Luizan Pinheiro da Costa

Professor Doutor. Adjunto da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará FAV/ICA/UFPA. Diretor da Faculdade de Artes Visuais FAV/UFPA. (2017/2018) Artista ? Músico ? Compositor - Poeta ? Escritor ? Anarcometodólogo - Doutorado: (2008- UFRJ) em Artes Visuais/ História e Crítica da Arte. Tese: Pixação: Arte Contemporânea. Mestrado (2003-UFRJ): Dissertação: Belém: Cidade-Obra Revelada em Fragmentos Caóticos (2002- UFRJ); Especialização: Educação e Problemas Regionais (ICED/2000); Licenciatura: Educação Artística/Artes Plásticas/ UFPA (1994). Disciplinas: Estética e Filosofia da Arte, História da Arte, Crítica de Arte, Epistemologia e Metodologia de Pesquisa e Pesquisa em Artes. Áreas de Pesquisa: Arteciência, Artecidade, Arte e Epistemologia, Metodologia de Pesquisa em Arte: todas relacionadas com a Educação Básica. Atuação Acadêmica: Membro do Programa de Pós-Graduação/ PPGARTES-ICA/UFPA de a 2010 a 2015. Coordenação das Licenciaturas em Artes Visuais do Plano Nacional dos Professores da Educação Básica - PARFOR/UFPA. Coordenação do Programa de Extensão Coroatá Incubadora de Empreendimentos Culturais (PROEXT/MEC) de 2015 a 2016 e o Projeto de Pesquisa Anarcometodogia: O que pode uma pesquisa em arte (2013-2015) Livros: Adolescendo Solar - Contos- (CROMOS-2009); Anarcometodologia: O que pode uma pesquisa em artes (UFPA-2016) Projeto de Pesquisa: 1- Narrativas de Trincheiras: A Formação de Professores no Parfor de Artes Visuais nos territórios da Amazônia. (2016/2017) 2- Projeto de Extensão: ARTE-URBE.(2018) 3. PROJETO PÓS-DOC - NAU À DERIVA...uma viagem - narrativas memoriais livres (2019)

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Pixação: Arte Contemporânea
Orientador: Profª Dra. Angela Ancora da Luz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arte; Estética; História da Arte; Pixação.

Mestrado em Artes Visuais

2001 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Belém: cidade-obra revelada em fragmentos caóticos,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Profª Drª Angela Ancora da Luz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arte; Cidade; Estética.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação; Educação Superior.

Especialização em Educação e Problemas Regionais

2000 - 2000

Universidade Federal do Pará
Título: Postais Caóticos
Orientador: Profª Dra. Vera Jacob

Graduação em Educação Artística

1989 - 1994

Universidade Federal do Pará
Título: A Linguagem LOGO na Oficina de Arte
Orientador: Ronaldo Moraes Rego

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte-Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Campanha do Carimbó Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro.Participação da Universidade na Campanha. 2018. (Encontro).

Seminario de Psquisa em Teatro.Anarcometodologia:: o que pode uma pesquisa em arte. 2016. (Seminário).

IV Colóquio Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação: Políticas e Poéticas da Existência.Anarcometodologia:: o que pode uma pesquisa em arte e outras paradas. 2015. (Seminário).

Congresso da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. COITUM ALEATORIUM: UMA SUÍTE SUADA PARA A SUÍTE SAFADA DE GIL VICENTE. 2011. (Congresso).

Cine na Memória: O curta metragem ?Cândido Portinari, o Pintor de Brodósqui? de João Batista de Andrade.Panorâmica das artes plásticas no Pará. 2010. (Outra).

Colóquio Visualidades: pornografias e erotismos.AS MEMÓRIAS LITEROFRAGMENTÁRIAS DO P.... 2010. (Outra).

11ª Mostra de Arte do Cariri - Seminário Arte e Pensamento: A Reinvenção do Nordeste.Ontologia do Cariri: a cidade atravessada por múltiplos olhares. 2009. (Seminário).

18º Congresso Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. INTERVENÇÃO URBANA: DA MÁQUINA DE GUERRA, OS DISPAROS. 2009. (Congresso).

ENEARTE - Encontro Nacional dos Estudantes de Arte.Intervenção Urbana, da Máquina de Guerra, os disparos. 2008. (Encontro).

!7º Congresso Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Grafite: Submissão, asfixia e blá, blá, blá.. 2007. (Congresso).

III Encontro de História da Arte ? IFCH-UNICAMP.Grafite e Pixação: institucionalização e transgressão na na contemporânea. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maryclea Carmona Maues Neves

SOUZA, José Afonso Medeiros; MOKARZEL, M.;PINHEIRO, Luizan. Deslocamentos e aproriações do design no território da Arte: os Campana a partir de Duchamp". 2011. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: John Fletcher Couston Júnior

SOUZA, José Afonso Medeiros; MOKARZEL, M.;PINHEIRO, Luizan. Trânsitos (in)visíveis: diálogos na arte contemporânea. 2011. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jacksonilson dos Santos Castro

CASTILO, L. H. M.;PINHEIRO, Luizan; FERNANDES. Palavra e Imagem: encontros da escritura literária com a escritura cinematográfica. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Glaucio Augusto Lima do Nascimento

PINHEIRO, Luizan; VIANA, Rosely Risuenho Viana; GOLOBOVANTE, Maria da Conceição da Costa. Outros caminhos para a conscientização urbana e educação púlbica:a propaganda experimental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Semiótica e Cultura Visual) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marina da Cunha Gomes

PINHEIRO, Luizan; FARIAS, Edison da Silva; DEUS, Z. A.. Brinquedos de Miriti: Cultura e Educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Denis Gomes dos Santos

PINHEIRO, Luizan; BORGES, Erasmos; HIMERCIRIO, A.. NTCI, Artes Visuais e Educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Edilena Florenzano Marialva

MAROJA, Arthur L. M.; SANTOS, M. R. S.;PINHEIRO, Luizan. ninhos Urbanos; uma poética reflexiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marlon de Albuquerque Uchoua

PINHEIRO, Luizan; SOUZA, José Afonso Medeiros; CHARONE, Neder R.. Erotismo e Quadrinhos: Um Estudo de HQ's eróticas a partir de Carlos Zéfiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joana Barbosa Sena de Carvalho

PINHEIRO, Luizan; CHARONE, Neder R.; HAMOY, Idanise S. A.. Comedere. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. NDE ? Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura de Artes Visuais. 2020. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Banca de Avalição de Desempenho (Progressão Funcional) - Profª Ana Cláudia do Amaral Leão. 2020. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Comissão de reformulação das Normas complementares para a Execução de trabalhos de Conclusão de curso ? TCC da Faculdade de Artes Visuais. 2019.

PINHEIRO, Luizan; ASSIS, B. M.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2018. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan; LEAO, C. A.. Banca de Avalição de Desempenho (Progressão Funcional). 2018. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Comitê Gestor Institucional de Formação inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica.. 2018. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Comissão de Regulamentação de Uso da galeria Cesar Moraes Leite. 2018. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Banca de Avalição de Desempenho (Progressão Funcional) - Profª Ana Cláudia da Cruz Melo. 2018. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Banca de Avalição de Desempenho (Progressão Funcional) - Profª Idanise. 2018. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura de Artes Visuais. 2017. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Banca de Avalição de Desempenho (Progressão Funcional) - Profª Jorane Ramos de Castro. 2017. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Comissão de Regulamentação Interna da FAV:1 Regulamentação Interna para a aprovação de projetos de pesquisa, ensino e extensão. 2. Regulamentação Interna para a concessão de afastamento de docentes. Trabalho de campo no ensino-pesquisa-extensão.. 2017. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Comissão de Avaliação do projeto de Especialização UX DESIGN ? Pós-Graduação Lato Sensu ? Curso de Produção em Multimídia. 2017. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Comissão para tratar sobre a Galeria César Morais Leite. 2017. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan. Banca de Avalição de Desempenho (Progressão Funcional) ? Profº Hugo Menezes Neto. 2017.

PINHEIRO, Luizan. Banca de Avalição de Desempenho (Progressão Funcional). 2017. Universidade Federal do Pará.

OLIVEIRA;PINHEIRO, Luizan; FARIAS, Edison da Silva. Concurso Público para Professor Efetivo da Carreira do Magistério Superior - Edital nº 110-Documentação Museológica. 2010. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan; GOMES, A. N. S.. Comissão de Avaliação de Estágio. 2018. Universidade Federal do Pará.

PACHECO, Agenor S.; MENDES, Ana Flávia de M.; FREITAS, Áureo D. de;PINHEIRO, Luizan; AMORIM, Ana K. J.. Processo Seletivo do Edital 2011 - curso de Mestrado Acadêmico em Artes. 2011. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan; FIGUEIREDO, A. M.; SILVEIRA, Flavio Leonel da. Concurso Público para Professor Efetivo da Carreira do Magistério Superior - Edital nº 110-Historia Social da Cultura. 2010. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan; FARIAS, Edison da Silva; MALHEIROS, Ubiraélcio da Siva. Concurso Público para Professor Efetivo da Carreira do Magistério Superior - Edital nº 45. 2009. Universidade Federal do Pará.

VERGARA, Luiz G.; LOPES. Angela; SIMAO, L. V.;PINHEIRO, Luizan. Concurso Público para Professor Magistério Superior. 2009. Universidade Federal Fluminense.

PINHEIRO, Luizan; FARIAS, Edison da Silva; ZAGO, R. S. B.. Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Público Superior da Universidade do Estado do Amazonas. 2009.

PINHEIRO, Luizan; SOUZA, José Afonso Medeiros; BORGES, Erasmos. Concurso Público para Professor Efetivo da Carreira do Magistério Superior - Edital nº 45. 2009. Universidade Federal do Pará.

PINHEIRO, Luizan; SAMPAIO, V. F.; BRITTO, Rosangela. Curso de Especialização em Arte, Expressão e Ensino da Faculdade de Artes Visuais - FAV/ UFPA. 2009. Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Luís dos Santos Queiroz

QUEIROZ, A. L. S.; Ancora da Luz, A.; Távora, Maria Luiza Luz; Knauss, P.; Costa, Roaleno Ribeiro Costa. Pixação: arte contemporânea. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria Tavares Cavalcanti

CAVALCANTI, A. M. T.; LUZ, Angela Ancora da; CONDURU, Roberto Luís Torres. Pixação: arte contemporânea. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Afonso Medeiros Souza

LUZ, A. A.;SOUZA, José Afonso Medeiros; TAVORA, M. L. L.. Belém: A cidade-obra revelada em fragmentos caóticos. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Luisa Luz Távora

Tavora, Maria Luisa Luz; LUZ, A. A.; Queiroz, André; Knauss, Paulo; Costa, Roaleno. Pixação: arte contemporânea. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes PPGAV.

Roberto Luis Torres Conduru

LUZ, Â. B. Â. da; CAVALCANTI, A. M. T.;CONDURU, R. L. T.. Pixação: Arte Contemporânea. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Knauss de Mendonça

KNAUSS, Paulo; Angela Ancora; André Queiroz; Távora, Maria Luiz; COSTA, Roaleno. Pixação: arte contemporânea. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Roberto Santana Furtado

GRUPO DE TEATRO PALHA: A Construção de uma Identidade Teatral ? A Trajetória de um Grupo de Teatro; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Carmen Mª Bragança de Souza Machado

A CIDADE QUE NOS SUPORTE! Olhando pro mundo, enxerguei o muro ? uma visão sobre a poética dos grafiteiros; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Bárbara Lívia Damasceno de Souza

desconstrução: entre escritos e imagens nos diários do poeta paraense Max Martins; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

FRANCISCO DE ASSIS WEYL ALBUQUERQUE COSTA

A Escola Poética da Marambaia: arte, política e afetos periféricos; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa; (Orientador);

RAPHAELLA MARQUES DE OLIVEIRA

Ver-o-peso: poesia e postais do submundo; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mara Rodrigues Tavares

A imagem por fora: uma experiência fotográfica pelos caminhos da errância; ; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruna Suelen Silva Barros

Nu[Aparelho]-: Redes, Arte e Colaboração; 2011; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

FRANCISCO DE ASSIS WEYL ALBUQUERQUE COSTA

CENAS POÉTICAS DA MARAMBAIA; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Bárbara Lívia Damasceno de Souza

O traço da traça num troço chamado livro: Processos de criação de um Livro de Artista; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Juan Pablo Freire Guimarães

Por uma desterritorialização da antropofagia oswaldiana; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Sissa Aneleh Assis

A arte das mulheres amazônicas:discursos, poéticas e protestos; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Lídia Matilde Souza

Corpos Desejantes: acontecimentos esteticulturais na Praça da República; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Fernando de Pádua Mesquita de Azevedo

Cidade, Processos de Criação e Intervenção: práticas poe[li]ticas na dimensão ordinária da experiência estética; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Walter Gomes Rodrigues Jr

; Do click na EJA ao furo da lata: experimentações fotográficas na educação e no cotidiano; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Danielle Calazans Valente

Corpos Convergentes: visualidade da Performance na Arte e no Cotidiano; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Luciana Loureiro Figueira Magno

Miguel Chikaoka: A Fotografia como Prática da Liberdade; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Elane Cristina do Carmo Queiroz

Interstícios do Vídeo: mídia, artes e representações femininas em The Fallen Angels; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Walter Chile Rodrigues Lima

O Cacuri no ambiente cênico; narrativa de vida e arte na Amazônia; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Paulo sergio Souza

Líricas Formas: arte, beleza e erotismo em corpos de travestis na cidade de Belém; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Daniely Meireles do Rosário

Naïf Urbano: percepção visual no trânsito de Bragança, Castanhal e Belém; 2011; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Silvana Palheta

Palimpsestos Urbanos: ensaios sobre a percepção da paisagem urbana; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Semiótica e Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Nayane Cardoso de Lima

Experiência e Ações Interdisciplinares no Projeto Papim: As Visões e Perspectivas do Ensino da Arte Na Escola de Aplicação da UFPA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Thiago de Melo Macedo

TCC BLOG - Caos Produtivo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Allan Nazaré da Silva Gomes

Artes de Inclusão: pintura coletiva Observações da oficina de grafite, na EMEF Odete Barbosa Marvao, em Igarapé-açu, Pará; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Daniel Cristian Gomes Amaral

Riscos de Vida; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Ramon Reis

Aqui nos despedimos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

1

Thiago de Melo Macedo; Contos didáticos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

2

Luciana Ramos do Carmo; Ayahuasca, Arte Visionária e Educação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Allan Patrick Lima da Silva

ALTERNOVÉRTICE:as Festas alternativas de Belém do Pará como indutor para a prática do contato Improvisação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Angélica Monteiro

Companhia de Dança Mirai: um estudo acerca dos caminhos do corpo que dança e ensina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Joana Barbosa Sena de Carvalho

COMMEDERE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Marlon de Albuquerque Uchoua

Erotismo e Quadrinhos: um estudo de HQ?s eróticas a partir da Carlos Zéfiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Richard Rizzi

Radical Park: o grafite na periferia de Belém; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Bruna Suelen Silva Barros

Arte e Filosofia: diálogos atravessados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Priscila Fragoso da Silva Porto

Rua General Gurjão: um registro visual do fluxo urbano por um olhar poético da cidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Dheyvyth Guylhermet de Oliveira Lourinho

Corporocidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Paulo Ricardo S

Ferreira; História em quadrinhos: um estudo das ações de conhecimento e práticas na produção de projeto Gráfico autoral; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Fernando de Pádua Azevedo de Mesquita

Grafie e Pichação: uma experiência de à parte da prática pedagógica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Janaina Ribeiro Cardoso

Um quase-manual de montagem no Espaço Cultural do BASA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luizan Pinheiro da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz

***; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz;

JORGE LUIZ ROCHA DE VASCONCELLOS

2019; Universidade Federal Fluminense,; Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, Luizan . Rizoma-pixo, devir-rato. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 2, p. 48-53, 2011.

  • PINHEIRO, Luizan . A obra possuíd pela cidade, mesmo. Poiésis (Niterói) , v. 11, p. 83-92, 2009.

  • PINHEIRO, Luizan . A cidade-obra ou 'os olhos da cidade são meus'. Sinais Sociais , v. 06, p. 74-99, 2008.

  • PINHEIRO, Luizan . Anarcometodologia: o que pode uma pesquisa em artes. 1. ed. Belém: Ufpa, 2016. v. 1. 307p .

  • PINHEIRO, Luizan . CADERNO DE PENSAMENTOS SESC/AR/PA: Pulsão da arte e da violência. Brasil 2013.. 1. ed. Belém: SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC/AR/PA, 2014. v. 1. 86p .

  • PINHEIRO, Luizan . Adolescendo Solar. 1. ed. Belém: Cromos Editora Artesanal, 2009. v. 100. 103p .

  • PINHEIRO, Luizan . Anarcometodologia: Corpo informe e Objetico é.... In: ROCHA, Maurilio Andrade; SOUZA, José Afonso Medeiros. (Org.). Fronteiras e alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade. 1ed.Belém: PPGARTES/ UFPA, 2014, v. 1, p. 39-48.

  • PINHEIRO, Luizan . Ontologia do Cariri: a Cidade atravessada por Múltiplos Olhares. In: André Queiroz (Org.). (Org.). Arte e Pensamento: a Reinvenção do Nordeste. 01ed.Fortaleza: Serviço Social do Comércio - AR/CE, 2010, v. 01, p. 100-108.

  • PINHEIRO, Luizan . Cidade-obra:instauração de um Corpo sem Órgãos. In: Lia Braga; Edson Farias. (Org.). Interfaces: Desejos e hibridizações na arte. 1ed.Belém: Edtora da UFPa, 2009, v. 1, p. 25-32.

  • PINHEIRO, Luizan . COITUM ALEATORIUM: UMA SUÍTE SUADA PARA A SUÍTE SAFADA DE GIL VICENTE. In: Congresso da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Rio de Janeiro/RJ: ANPAP/ UERJ, 2011.

  • PINHEIRO, Luizan . O que pode uma Pesquisa em Arte. In: V Fórum de Pesquisa em Arte, 2010, Belém. V Fórum de Pesquisa em Arte. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2010. v. 1. p. 272-279.

  • PINHEIRO, Luizan . INTERVENÇÃO URBANA: DA MÁQUINA DE GUERRA, OS DISPAROS. In: 18º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, 2009, Salvador-BA. Anais do 18º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Salvador: Edufba, 2009. v. v. 1. p. 25-30.

  • PINHEIRO, Luizan . Grafite: submissão, asfixia e blá, blá, blá. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP, 2007, Florianópolis/ SC. Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP, 2007. v. XVI.

  • PINHEIRO, Luizan . Grafite e Pixação: institucionalização e transgressão na cena contemporânea. In: III Encontro de História da Arte ? IFCH-UNICAMP, 2007, Campinas/ SP. Anais do III Encontro de História da Arte ? IFCH-UNICAMP, 2007. v. III.

  • PINHEIRO, Luizan . Pichação; expressionismo abstrato e caos urbano. In: II Congresso Panamericano de Comunicação, 2005, Buenos Aires. Anais do II Congresso Panamericano de Comunicação, 2005. v. 2. p. 242-252.

  • PINHEIRO, Luizan . O que pode uma pesquisa em arte?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, Luizan . Indicial é o Casarão! 2010 (Artigo).

  • PINHEIRO, Luizan . Carlito Rodrigues: A Pintura Como Passagem Para Uma Terra De Lugares Movediços. 2007 (Texto do Catálogo de Exposição).

  • PINHEIRO, Luizan . Mutabilidade Quântica E Beleza Infinitesimal Na Pintura De Carlito Rodrigues. 2006 (Texto do Catálogo de Exposição).

  • PINHEIRO, Luizan . Entre Elas; as armadilhas da matéria 2005 (Texto do Catálogo de Exposição).

  • PINHEIRO, Luizan . Pichação: Expressionismo Abstrato e Caos Urbano. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo (on line), 2005 (Artigo).

  • PINHEIRO, Luizan . Disparos perdidos no abismo do que guardamos 2004 (Texto do Catálogo de Exposição).

  • PINHEIRO, Luizan . Da experimentação do objeto e sua condição fragmentária 2004 (Texto autoral para disciplina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, L. P. ; DEUS, Z. A. ; PINHEIRO, Luizan . Entrevista para Vídeo Digital. 40 anos da Faculdade de Artes Visuais - FAV. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINHEIRO, Luizan ; VILHENA, R. . I Encontro Libertário do CCSE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO, Luizan . SEM CENSURA PARÁ. 2014.

PINHEIRO, Luizan . Lab. de Desenho I. 2017. (Docência).

PINHEIRO, Luizan . Estética E Fil. Da Arte II. 2017. (Docência).

PINHEIRO, Luizan . Desenho Livre. 2016. (Docência).

PINHEIRO, Luizan . Estética E Fil. Da Arte I. 2016. (Docência).

PINHEIRO, Luizan . Metodologia da Pesquisa em Artes. 2016. (Docência).

PINHEIRO, Luizan . Metodologia do Trabalho Científico. 2016. (Docência).

PINHEIRO, Luizan . CARIMBÓ TAMARUTEUA. 2018. Registro Fonográfico.

PINHEIRO, Luizan . LP (Luizan Pinheiro). 2015. Composição (estréia).

PINHEIRO, Luizan . Debate sobre Pixação. 2009.

PINHEIRO, Luizan . Gladstone. 2007.

PINHEIRO, Luizan . Grafite toma conta da cidade. 2010 (ENTREVISTA) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    NAU À DERIVA... uma viagem - narrativas memoriais livres, Descrição: 2019. Marcamos aqui em aceno e pela i-lógica da deriva uma NAU de escrituras memoriais livres que se funda na Amazônia mas se interconecta com outros lugares teóricos e vivenciais principalmente o Rio de Janeiro que atravessamos tais os territórios nos quais atuamos e sentimos tantos acontecimentos válidos para esta formulação teórica em fluidez. Num estado de Estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense ? UFF em vias de encontro com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro ? UERJ no percurso e deslize nas corredeiras fluminense a cidade as pessoas o lugar os textos as músicas teorias a arte a ciência a filosofia a política o tempo dos acontecimentos e as percepções de mundo num tanto de tempo que a Nau à Deriva deixa-se levar pelos trajetos.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luizan Pinheiro da Costa - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    NARRATIVAS DE TRINCHEIRAS : A Formação de Professores no Parfor de Artes Visuais nos territórios da Amazônia., Descrição: 1. Um Projétil. Narrativas de Trincheiras. Afirma-se na fala-palavra-vida das professores e alunos que compõem o processo de formação no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica ? Parfor de Artes Visuais da Ufpa. Com sua potência de intervenção e força, a perspectiva de uma cartografia aberta, descontínua em sua formulação anarcometodológica. Um Projétil que intui sua constituição num emaranhado de noções, definições e conceitos criados por Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari entre outros usados como arma nas trincheiras da formação. Mapas. Debates. Combates nas linhas formativas do Parfor. Narrativas dispõe-se incessantemente a investigar, cartografar, compor, construir mapas fragmentários da formação em arte nos territórios da Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luizan Pinheiro da Costa - Coordenador / Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan - Integrante.

  • 2013 - Atual

    ANARCOMETODOLOGIA: o que pode uma Pesquisa em Arte, Descrição: Anarcometodologia é um projeto de pesquisa que visa experienciar a Pesquisa em Arte a partir de bases da arte e da literatura. Assim, discutimos e experimentamos o trabalho da pesquisa em outras bases teóricas, incluso a relação entre filosofia e a poesia. Nesse sentido as questões envolvidas na Pesquisa articulam os campos da Ciência, da Filosofia e da Arte. Há um embricamento no projeto entre Metodologia e Epistemologia na medida em que temos discutido no interior da pós-graduação as transformações que se deram nos paradigmas de pesquisa tanto das ciências da natureza quanto das ciências humanas e sociais, e num último estágio, sua diferença com as formulações e experimentos poéticos na modernidade e contemporaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Luizan Pinheiro da Costa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, FAV/ICA - Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte. , Av. Augusto Correa S/N, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017974, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1997 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1996

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , FAV/ICA - Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2008

    Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte

  • 03/2008

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética, História da Arte