Luiz Francisco Albuquerque de Miranda

Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João Del-Rei, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilustração, processo civilizador, história da historiografia e pensamento político moderno. Participa do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores cadastrado no CNPq e do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Política.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1999 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: Voltaire e a História do Estado Civilizador
Orientador: Roberto Romano da Silva
Palavras-chave: Processo civilizador; Progresso; Voltaire; Filosofia Política; Processo Histórico; Iluminismo. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Filosofia

1986 - 1998

Universidade Estadual de Campinas
Título: Processo Histórico e Noção de Vida Civilizada em Voltaire,Ano de Obtenção: 1998
Roberto Romano da Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Processo civilizador; Processo Histórico; Historiografia; Filosofia Política; Iluminismo; Voltaire. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em História

1982 - 1985

Universidade Estadual de Campinas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Organização de eventos

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . ?IX Colóquio Nacional de Filosofia da História? e ?VI Encontro Nacional do GT Filosofia e Direito da ANPOF? ? Memória, Direito e Utopia. 2019. (Congresso).

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFSJ. 2019. (Congresso).

Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de . I Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos. 2015. (Congresso).

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de ; GEBARA, Ademir . I Encontro do Grupo de Pesquisa Representações do Brasil. 2006. (Outro).

Participação em eventos

31 Simpósio Nacional de História ? História, Verdade e Tecnologia.A soberba e os reformistas portugueses do século XVIII. 2021. (Simpósio).

XXVII Seminário de Iniciação Científica.História, Sociologia. 2021. (Seminário).

XVIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores 2020: Interdependencias en proceso.Três propostas luso-brasileiras para a educação do corpo infantil no século XVIII. 2020. (Simpósio).

IX Colóquio Nacional de Filosofia da História.Filosofia, História e Utopia. 2019. (Encontro).

Aula Inaugural do Curso de História da UNIMEP.Controle da emoções na obra de Ribeiro Sanches. 2018. (Outra).

XVI Simpósio Internacional Processos Civilizadores.A monarquia portuguesa e o mecanismo monopolista no Estado moderno. 2016. (Simpósio).

I Semana de Integração dos Cursos de Filosofia e História da UFSJ.Mesa Redonda sobre Iluminismo. 2015. (Encontro).

XXVIII Simpósio Nacional de História.Impérios Coloniais e Historiografia Ilustrada. 2015. (Simpósio).

Ciclo de Palestras do Programa de Educação Tutorial do Curso de Filosofia.A história filosófica do século XVIII e o mundo colonial. 2014. (Outra).

VI Seminário do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador.Historiografia ilustrada: instruir para civilizar. 2014. (Seminário).

6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.A narrativa histórica de Voltaire e a centralização monárquica. 2012. (Seminário).

Colóquio Internacional Conceitos e Linguagens:Construções Identitárias.Natureza-campo / paisagem. 2012. (Outra).

XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores - Civilização, Fronteiras e Diversidade.Controle das emoções e sexualidade na América portuguesa. 2012. (Simpósio).

XXIX Semana de História da UFSJ.Voltaire e a história do poder político. 2012. (Encontro).

XI Semana de História da UFSJ.História Política e História Cultural. 2011. (Encontro).

XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH.A expansão européia no século XVIII e a história filosófica do Abade Raynal. 2011. (Simpósio).

XIII Semana de Filosofia da UFSJ.Minicurso "O Iluminismo francês e a origem do Estado". 2010. (Encontro).

XIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores.Representações da América no século XVIII e a sociogênese do conceito de civilização. 2010. (Simpósio).

XII Simpósio Internacional do Processo Civilizador.A caricatura da civilização: a sociedade de corte no Ingênuo de Voltaire. 2009. (Simpósio).

As utopias são sonhos irrealizáveis?.As utopias são sonhos irrealizáveis?. 2008. (Outra).

Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisa "História e Filosofia da Educação".Condorcet e a historiografia moderna. 2008. (Encontro).

II Bienal de Profissões do Colégio Hoelle.História. 2008. (Outra).

II Ciclo de Estudos em Filosofia: a Cultura Renascentista.Política e História no Final do Renascimento. 2008. (Outra).

VI Congresso de Pesquisa da UNIMEP na VI Mostra Acadêmica. Representações do homem do sertão. 2008. (Congresso).

XI Simposio Internacional Proceso Civilizador.Voltaire e a sociogenese do conceito de civilização. 2008. (Simpósio).

XIX Encontro Regional de História da ANPUH São Paulo - Poder, Exclusão e Violência.O sertão dos viajantes. 2008. (Encontro).

Ciclo de Estudos em Filosofia.Mito na Antiguidade Clássica. 2007. (Outra).

Projeto Filosofiando - SESC/SP.Na vida pública: Quem deve mandar? Quem deve obedecer?. 2007. (Outra).

V Congresso de Pesquisa da V Mostra Acadêmica da Unimep. Representações do homem do sertão. 2007. (Congresso).

X Simpósio Internacional Processo Civilizador - Sociabilidades e Emoções.Viajantes do século XIX e a representação do sertão brasileiro. 2007. (Simpósio).

III Seminário de História da Educação da UNESP.Educação, processo histórico e Iluminismo. 2006. (Seminário).

XVIII Encontro Regional de História: o historiador e seu tempo..Os primórdios do Jeca: os caipiras nos relatos de viagem. 2006. (Encontro).

V Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura: Brasil, 1549-1759.Debatedor da mesa redonda: Sociabilidade, retórica e modelagem da identidade de corte: uma leitura de Baldassare Castiglione e de Torquato Accetto.. 2005. (Encontro).

XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz..Historiografia ilustrada e interpretação das Cruzadas.. 2005. (Simpósio).

Ciclo de Estudos sobre Filosofia Moderna..A concepção de Estado no Segundo Tratado sobre o Governo de John Locke. 2004. (Outra).

XVII Encontro Regional de História..Matizes do selvagem no pensamento ilustrado: os primórdios da história humana e o Debate entre Voltaire e Rousseau. 2004. (Encontro).

Primeiro Simpósio USP/IUPERJ de Pós-Graduação em Teoria Política..Voltaire contra Montesquieu: o conceito de despotismo em debate. 2003. (Simpósio).

Semana da Filosofia: ciência em diálogo.Filosofia na história moderna. 2003. (Encontro).

Orientação técnica na Diretoria de Ensino de Americana.Iluminismo. 2000. (Oficina).

Série "Diálogos pertinentes" do Projeto Nietzsche.Filosofia e história - Da utilidade e desvantagens da história para a vida. 2000. (Outra).

5 Congresso de Iniciação Científica. O Liberal: Tecendo a Vida de Americana. 1997. (Congresso).

4 Congresso de Iniciação Científica. O Serviço de psicologia da Unimep: Uma Análise da Demanda a Partir dos Encaminhamentos. 1996. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Hugo Garin do Nascimento Lima

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; FERRETTI, Danilo J. Zioni; FRAGOSO, Vítor M. M.. Memória e exemplaridade no dietário do Mosteiro de São Bento da Bahia ( 1720 - 1815). 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Pedro Henrique Pereira da Silva

TORRES, Moisés R.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. ?Quod mundus est eternus?: A questão da identidade do ?Filósofo? na discussão do problema da eternidade do mundo em Boécio de Dácia. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Luiz Filipe Cristino Teixeira

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SILVA, Fábio B.; LEITE, Ingrid S. O.; COSTA, Célio J.. Razão de Estado católica: a questão econômico-administrativa em Botero e Ribadeneyra. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: MARAÍSA MEDEIROS NASCIMENTO

FERRETTI, Danilo J. Zioni;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; BARBOSA, Silvana M.. O ?CORREIO PAULISTANO? E AS REPRESENTAÇÕES DAS POLÍTICAS DEMÃO DE OBRA: PROJEÇÕES SOBRE ESCRAVIDÃO E IMIGRAÇÃO (1882-1888). 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Gustavo Geraldo Franco Gomes

TORRES, Moisés R.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; MOSCATELI, Renato. ROMA ILUMINADA: O EXEMPLO ROMANO NA LEITURA MONTESQUIANA DO ANTIGO REGIME NAFRANÇA. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Vítor Bicalho Mota

ALMEIDA, Paulo R.; FERRETTI, Danilo J. Zioni;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. As Memórias do diplomata Luís da Cunha: um relato do jogo de forças no Congresso de Utrecht (1712-1715). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Natália Cristina Santos Ribeiro

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; RODRIGUES, João Paulo C. de Souza; SCHIAVINATTO, Iara L. F.. Diagnósticos históricos do governo colonial: estudo da obra de José João Teixeira Coelho - Minas Gerias, século XVIII. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Juan Weltner Braga

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SILVA, Maria Leda O. A.; GONZALEZ, Rafael R.. Milenarismo e razão de Estado em Tommaso Campanella (1568-1639). 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Augusto Gomes

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; FERRETTI, Danilo J. Zioni; KURY, Lorelai B.. Humanidade, filantropia e civilização indígena em Auguste de Saint-Hilaire. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Juliana Soares de Resende Santos

ALMEIDA FILHO, Orolando J.; MORAIS, Christianni;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Os professores e o ensino mútuo: uma análise sobre o tempo e a disciplina escolar no Termo de Mariana (1827-1835). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Luís Antônio de Castro Morais

RESENDE, Maria Leônia C.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; FEITLER, Bruno G.. Das cousas reservadas ao Inquisidor Geral e ao Conselho: uma análise da atuação do Conselho Geral do Tribunal da Inquisição de Portugal. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Luiz Eduardo Ferreira Martins

LIMA, Valéria A. E.; FERRETTI, Danilo J. Zioni;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Montanhas e morros mineiros: as representações das montanhas de Minas Gerais nos relatos de viagem de Auguste de Saint-Hilaire. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Bruce Souza Portes

ANDRADE, Letícia M.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Barroco, queijo e goiabada: a construção conceitual de um barroco mineiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Michelli Isabela dos Santos

TORRES, Moisés R.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. O livre-arbítrio na ética agostiniana. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Lidiane Vicentina dos Santos

RESENDE, Maria Leônia C.; GOUVEA, Jaime R. T.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Terra inficcionada: as práticas mágico-religiosas indígenas e a Inquisição na Amazônia portuguesa setecentista. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Larissa Freire Pereira

VELLASCO, Ivan A.; SANTOS, Patrícia F.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Faces do feitiço: os feiticeiros e suas práticas mágicas nas Minas setencentistas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Tiago Aparecido da Silva

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; RODRIGUES, João Paulo C. de Souza; SCHIAVINATTO, Iara L. F.. Representações do Novo Mundo: as Américas portuguesa e inglesa na Histoire de deux Indes de Guillaume-Thomas Raynal. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Raphael Chaves Ferreira

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; GRACA FILHO, Afonso de A.; SAMPAIO, Antônio C. Jucá de. As três chaves do Juízo: o cofre dos órfãos e o crédito nos tempos do declínio do ouro - Vila de São João Del Rei (1774-1806). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Milton Schubert Souto

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; PAIVA, José Maria de; SILVA, Fernando A. F.. Comenius: um olhar indignado sobre o século XVII. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - UNIMEP.

Aluno: Rafael José de Sousa

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; RESENDE, Maria Leônia C.. Minas inficcionada: proposições heréricas, manifestações blasfematórias e livros proibidos (1700-1821). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Guilherme Ferreira Oliveira

FERRETTI, Danilo J. Zioni; JUNQUEIRA, Mary A.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Para a glória de Deus e para o progresso dos homens. Pensamento missionário norte-americano e representações de Brasil a partir de The Evangelical Invasion de Samuel Gammon. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Bruna Bobato Serejo

SANTOS, Reinaldo; FERREIRA, Maria Beatriz R.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Em Mato Grosso do Sul é assim: as contribuições do ensino de sociologia na Educação Básica para a construção de identidades em Mato Grosso do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Seles Pereira da Silva

DIENER, P.; LEITE, M. C. S.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Os índios do Brasil no pensamento de Carl F. von Martius (1823-1844). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Carlos Guilherme Rocha

KARNAL, Leandro; ALMEIDA, Néri de Barros;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. A disputa por poder em Cartagena das Índais: o embate entre o governador Francisco de Murga e o Tribunal do Santo Ofício (1629-1636). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maurício Alves Carrara

TORRES, Moisés R.; FROES, Vânia L.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. A questão filosófica do indivíduo singular no campo do saber universitário medieval: o caso de João Duns Scotus. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Fernando Marcelo Seabra de Oliveira Santos

RODRIGUES, João Paulo C. de Souza;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; BARATA, Alexandre Mansur. Lições de civilidade: a didática do bem viver e regras de sociabilidade em um período de Ouro Preto (1845-1848). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Albert Stuart Rafael Pinto da Silva

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; GEBARA, Ademir; CAMILOTTI, Virgínia Célia; NAXARA, Márcia R. Capelari. Representações de caipira nas práticas literárias de Cornélio Pires. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Bruna Torlay Pires

SILVA, Roberto Romano da;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; MARQUES, José Oscar de Almeida. A presença de Francis Bacon na Enciclopédia. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristina Crupi

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SANTANA, Luiz Carlos; CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. A natureza nos livros didáticos de História: uma investigação a partir do PNLD. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Daniela Fernanda Cardozo Forster Lima

PAIVA, José Maria;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; FERREIRA JÚNIOR, Amarilio. O homem segundo o Ratio Studiorum. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Fábio Eduardo Cressoni

PAIVA, José Maria de;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; COSTA, Célio Juvenal. Educação de escravos africanos: uma leitura de Vieira. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Janaína Giusti Barbosa

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; PAIVA, José Maria de; BOAVENTURA, Elias; TOLEDO, Cezar de Alencar Arnaut de. A concepção de diabo nas cartas jesuíticas - 1549-1568. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Lilian Sarat de Oliveira

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; GEBARA, Ademir; BOAVENTURA, Elias; PRONI, Marcelo Weishaupt. Martha Watts: um olhar sobre o Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: André Dela Vale

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; GEBARA, Ademir; DECCA, Edgar Salvatori de; CAMILOTTI, Virgínia Célia. Tales de Andrade: representações de Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maércio Antonio de Oliveira

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SILVA, Roberto Romano da; MARQUES, José Oscar de Almeida. A relação entre o entendimento e a vontade na Ética de Espinosa. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilherme Ferreira Oliveira

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SCHITTINO, Renata T.. A utopia de uma América protestante: missionários norte-americanos e projetos de modernidade para a América Latina. 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carla Viviane Paulino

JUNQUEIRA, Mary A.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. A viagem da U. S. Astronomical Expedition (1849-1852): observar estrelas e relatar a América do Sul. 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Luís Leite Ferraz

ALBIERE, Sara; FLORENZANO, Modesto; KUNTZ, Rolf; PAIVA, José Maria de;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Rousseau e o Evangelho dos direitos do homem. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vladimir Chaves dos Santos

SILVA, Roberto Romano da;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SOUZA NETO, Francisco Benjamin de; SOUZA, Vilma de Katinszky B. de; GUIDO, Humberto Ap. de Oliveira. O conceito de engenho e de invenção na Scienza Nouva de Giambattista Vico. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcelo Pastre

GEBARA, Ademir;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; PAIVA, José Maria de; MARCHI JR, Wanderley; CRUZ, Maria Nazaré da. Clube Curitibano: representações de lazer na formação da sociedade curitibana. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Manuel Pacheco Neto

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; PAIVA, José Maria de; COSTA, Célio Juvenal; MENEZES, Sezinando Luiz; BOAVENTURA, Elias. O bandeirante como tema da educação brasileira: um estudo dos livros didáticos publicados entre 1894 e 2006. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Sady Carnot

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; PAIVA, José Maria de; FERREIRA JÚNIOR, Amarilio; BORTOLETO, Edivaldo José; BITTAR, Marisa. O mito cristão contra Guaixará e outros diabos - Educação e conversão, séculos XVI e XVI. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Karen Kazue Kawana

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SILVA, Roberto Romano da; MARQUES, José Oscar de Almeida; PIOZZI, Patrizia; REIS, Cláudio Araújo. Natureza dividida: considerações sobre a idéia de natureza no século XVIII e sua influência na formação do pensamento romântico. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carmelindo Rodrigues da Silva

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; PAIVA, José Maria de; COSTA, Célio Juvenal; BOAVENTURA, Elias; MARCHI JR, Wanderley. Educação e cultura: um estudo da sociedade colonial - Bahia e Pernambuco, 1532-1654. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Célio Juvenal Costa

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; PAIVA, José Maria; GEBARA, Ademir; MENEZES, Sezinando Luiz; ROSA, Silvina. A Racionalidade Jesuítica em Tempos de Arredondamento do Mundo: O Império Português (1540-1599). 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: GEnildo Ferreira da Silva

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; SILVA, Roberto Romano da; PIOZZI, Patrizia; MARQUES, José Oscar de Almeida; SOUZA NETO, Francisco Benjamin de. Rousseau e a fundamentação da moral: entre razão e religião. 2004. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Tiago Aparecido da Silva

SCHIAVINATTO, Iara L. F.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. A Filosofia das Luzes e Memórias da Academia Real das Ciências de Lisboa. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniel Gonzaga Miranda

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; RODRIGUES, João Paulo C. de Souza. Representações das colônias espanholas na obra História da América, de William Robertson. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: MARAÍSA MEDEIROS NASCIMENTO

FERRETTI, Danilo J. Zioni;Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de. O ?Correio Paulistano? e as representações das políticas de mão de obra: projeções sobre escravidão e imigração (1882-1888). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Luiz Filipe Cristino Teixeira

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Razão de Estado: aspectos econômicos-administrativos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

Aluno: Pedro Luís Pereira Miatello

TORRES, Moisés R.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. A identidade de Filósofo e o problema da eternidade do mundo em Boécio de Dácia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; FERRETTI, Danilo J. Zioni; SILVA, Wlamir. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto ? CPD 059/2018, na área de História. 2018. Universidade Federal de São João del Rei.

ALMEIDA FILHO, Orlando J.; PALHA, Cássia R. L.;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de São João Del-Rei.

ASSIS, Ângelo A. Faria de;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; ARAÚJO, Patrícia V. Lopes de. Concurso Público de Provas e Títulos para a Seleção de Professor Assistente na Área de História Moderna e Contemporânea. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

GARBIN, Tânia;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; MACHADO, Arthur Versiani. Concurso Público de Provas e Títulos para a Seleção de Professor Classe Adjunto, Nível I, na Área de História: Historiografia e Sociedade no CEAD. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

CAMILOTTI, Virgínia Célia; CEROSOLI, Josiane Frância;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Banca de Seleção Pública de Docentes em Regime de Horas/Aula para as disciplinas: Projeto de Prática de Ensino I, História da África. 2008. Universidade Metodista de Piracicaba.

CAMILOTTI, Virgínia Célia; CEROSOLI, Josiane Frância;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Banca de Seleção Pública de Docentes em Regime de Horas/Aula para as disciplinas: História do Brasil IV, Historiografia e Ensino da História no Brasil, História da Cultura. 2008. Universidade Metodista de Piracicaba.

BRIENZA, Sandra Maria Boscolo;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de; LIMA, Valéria Alves Esteves. Banca de Seleção Pública de Docentes em Regime de Horas/Aula para as disciplinas: Introdução à História, História da África, História da América III, História da Ciência e da Técnica. 2008. Universidade Metodista de Piracicaba.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Banca de Seleção Pública de Docente em Regime de Horas-Aula para Disciplinas: História da Arte e História da Arte no Brasil. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Processo de Seleção PIBIC/FAPEMIG/PIIC na área de Ciências Humanas. 2010. Universidade Federal de São João Del-Rei.

Comissão julgadora das bancas

Patrizia Piozzi

PIOZZI, P.. Voltaire e a historia do estado civilizador. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

José Oscar de Almeida Marques

MARQUES, José O. A.; SILVA, Roberto Romano da; MORAES, Reginaldo Carmello Correa de; NASCIMENTO, Milton Meira Do; PIOZZI, Patrizia. Voltaire e a História do Estado Civilizador. 2003. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

José Oscar de Almeida Marques

MARQUES, José O. A.; SILVA, Roberto Romano da; MORAES, Reginaldo Carmello Correa de. O Estado como agente civilizatório em Voltaire. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Daniel Gonzaga Miranda

Representações da colonização espanhola na obra História da América de W; Robertson; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei; (Orientador);

Camilo Augusto Carvalho de Souza

A experiência religiosa nas obras de Friedrich Engels; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de São João del Rei, Universidade Federal de São João del Rei; (Orientador);

Hugo Garin do Nascimento Lima

Memória e exemplaridade no dietário do Mosteiro de São Bento da Bahia (1720 -1815); 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Luiz Filipe Cristino Teixeira

Razão de Estado católica: a questão econômico-administrativa em Botero e Ribadeneyra; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei,; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Vítor Bicalho Mota

As Memórias do diplomata Luís da Cunha: um relato do jogo de forças no Congresso de Utrecht (1712-1715); 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Natália Cristina Santos Ribeiro

Diagnósticos históricos do governo colonial: estudo da obra de José João Teixeira Coelho - Minas Gerias, século XVIII; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei,; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Rafael Augusto Gomes

Humanidade, filantropia e civilização indígena em Auguste de Saint-Hilaire; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Juliana Soares de Resende Santos

Os professores e o ensino mútuo: uma análise sobre o tempo e a disciplina escolar no Termo de Mariana (1827-1835); 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei,; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Luiz Eduardo Ferreira Martins

Montanhas e morros mineiros: as representações das montanhas de Minas Gerais nos relatos de viagem de Auguste de Saint-Hilaire; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Tiago Aparecido da Silva

Representações do Novo Mundo: As Américas Portuguesa e Inglesa na Histoire des Deux Indes de Guillaume-Thomas Raynal; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Hugo Gartin do Nascimento Lima

Uma história monástica: algumas considerações a respeito da produção historiográfica sobre a Ordem de São Bento no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Carlos Magno Rodrigues Pinto Júnior

The history of America: análise de Robertson sobre as colônias inglesas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

William Gregório da Silva

Condorcet: a escravidão dos negros; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

CRISTIANE PINTO DA SILVA

Revolução Francesa: a historiografia e as divergências das interpretações de Soboul e Furet; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Carlos Guilherme Rocha

Em defesa da real jurisdição: o governador Francisco de Murga contra o Tribunal da Inquisição de Cartagena de Indias (1629-1636); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Guilherme Ferreira Oliveira

A civilização como missão: Samuel Gammon e o protestantismo no Brasil República (1893 - 1910); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Guilherme Campesato

Impressões sobre o Brasil do século XIX do viajante inglês John Mawe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Cláudia R

Chiqueto; O relaxamento dos princípios morais no interior do Brasil segundo Auguste de Saint-Hilaire: um empecilho para o progresso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Erick Tedesco Gimenes

Homem e natureza: focos de uma narrativa romântica em Alexander von Humboldt; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Thalita Martinez Colombe

Dinâmica e continuidade das tradições populares: análise das concepções de Amadeu Amaral; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Flávio Camilo Jorge

Missão da Igreja no Brasil do século XIX; A importância do catolicismo como instrumento civilizador; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Carlos Valentim

Kidder e a religiosidade brasileira no século XIX: relatos de viagem de Daniel Parish Kidder pelo sul e norte do Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

João Paulo Fernandes de Oliveira

Divulgação e história da ciência: os "Elementos de Filosofia" de Voltaire; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Patrícia Ferraz de Mello

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a discussão sobre a origem, passado e natureza dos índios; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Joao Paulo Pontes Ferreira

Fé, lei e miscigenação: a análise do sistema colonial brasileiro por Robert Southey; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Carla Viviane Paulino

Thomas Ewbank: um olhar norte-americano sobre o Rio de Janeiro imperial?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Edson de Lima Silva Júnior

Civilização e barbárie no Brasil: as impressões do barão J; J; von Tschudi; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Flávio Augusto Pinheiro Machado

Representações de Johann Emanuel Pohl; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Guilherme Marcheze

O contexto religioso e as populações do interior do Brasil no início do século XIX - Relatos de viagem de Auguste de Saint-Hilaire; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Maurício Jose Pinto

Progresso, filantropia e civilização: A história da nação brasileira nos relatos de viagem de Auguste de Saint-Hilaire; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Paulo Eduardo Vieira

O "Manual do Agricultor Brasileiro": o projeto político e econômico de Carlos Augusto Taunay; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Raphaela da Costa Jardim

A ascendência do indígena brasileiro na concepção de Francisco Adolfo Varnhagen; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Giovana Carpin Borba

Guerreiros inconstantes, heróis indolentes: as representações do indígena pelo IHGB; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Rute Luciancencov Redivo

O mestiço e suas qualidades laboriosas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Daniel Travaina

Negros, mulatos e índios: raça, cultura e civilização na "Viagem Pelo Interior do Brasil" de Johann Emanuel Pohl; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Douglas Maia da Silva Sobrinho

Propostas de Luís Antônio Verney (1713-1792) para a reforma do Estado e da Igreja; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Douglas Maia de Silva Sobrinho

Luís Antônio Verney e a representação do atraso português; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Igor Monteiro do Nascimento

O Império portugues na obra de Azeredo Coutinho; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Luiz Filipe Cristino Teixeira

Razão de Estado em Botero; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Arthur Marinho Silva Vargas

Discursos sobre a capitania de Minas Gerais no século XVIII: a obra de Diogo de Vasconcelos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Rafael Augusto Gomes

Representações das sociedade indígenas nas obras de Saint-Hilaire; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Juan Weltner Braga

Religião e política no pensamento utópico de Tomasso Campanella; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Daniel Gonzaga Miranda

As representações do selvagem americano da obra de William Robertson; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Tiago Aparecido da Silva

A História Filosófica de Raynal e a América Portuguesa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Lucy Desjardins Romani

Representações do homem do sertão na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1839-1859); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Produções bibliográficas

  • Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de ; RIBEIRO, NATÁLIA CRISTINA SANTOS . A história dos governadores da capitania de Minas Gerais nas instruções de José João Teixeira Coelho. CLIO (RECIFE) , v. 39, p. 468-489, 2021.

  • Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de . RIBEIRO SANCHES E A HISTÓRIA DA MONARQUIA PORTUGUESA. HISTÓRIA (SÃO PAULO) , v. 40, p. e2021027, 2021.

  • Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de . VIRTUDE E AUTOCONTROLE EM RIBEIRO SANCHES. ALMANACK , v. 2019, p. 529-564, 2019.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de ; MOTA, Vitor B. . Luís da Cunha, o Congresso de Utrecht e a política externa inglesa no início do século XVIII. FACES DA HISTÓRIA , v. 6, p. 425-446, 2019.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A História das duas Índias e os colonizadores da América. CADERNOS DE HISTÓRIA , v. 19, p. 53, 2018.

  • GOMES, RAFAEL AUGUSTO ; ALBUQUERQUE DE MIRANDA, LUIZ FRANCISCO . Auguste de Saint Hilaire e a civilizaÃÃo indÃgena: conquista ou filantropia?. Mosaico (Rio de Janeiro) , v. 7, p. 121-135, 2016.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Os selvagens americanos e a filosofia das Luzes. Tempos Gerais (São João del Rei) , v. 5, p. 21-31, 2014.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Progresso e decadência na história filosófica de Voltaire. História da Historiografia , v. 7, p. 279-299, 2011.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Voltaire e o Século de Luís XIV: a vitória das Luzes. Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 24, p. 457-479, 2010.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . O deserto dos mestiços: o sertão e seus habitantes nos relatos de viagem do início do século XIX. História (UNESP. Impresso) (Cessou em 2004) , v. 28, p. 621-643, 2009.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Significado político da tolerância em Locke e Voltaire. Filosofia Unisinos (Impresso) , v. 8, p. 287-299, 2007.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A razão ilustrada e a diversidade humana. Educação e Sociedade , São Paulo; Campinas, v. 27, n.n. 95, p. 341-360, 2006.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Os limites da missão jesuítica. Diálogos (Maringá) , v. 10, p. 63-67, 2006.

  • TAVARES, Adriana G. ; VIANINI, Bruna ; MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Desafios de uma experiência: projeto de residência pedagógica do curso de história da UFSJ. In: BONFIM, F. M. A.; ANDRADE, M. J. N.; ALMEIDA, O. J.; REIS, S. C.. (Org.). 100 anos de Paulo Freire: Conexões educomunicativas no terceiro milênio. 1ed.Porto Alegre: Simplíssimo Livros Ltda., 2021, v. , p. 124-139.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Três propostas luso-bradileiras para a educação do corpo infantil no século XVIII: Pina e Proença, Sanches e Franco. In: Ana Flavia Braun Vieira; Miguel Archanjo de Freitas Junior. (Org.). Norbert Elias em debate: usos e possibilidades de pesquisa no Brasil. 27ed.Ponta Grossa - PR: Texto e Contexto, 2020, v. , p. 158-185.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Controle das emoções e sexualidade na América Portuguesa. In: COSTA, Célio; GEBARA, Ademir; SARA, Magda. (Org.). Leituras de Norbert Elias: processo civilizador, educação e fronteiras. 1ed.Maringa: EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014, v. , p. 245-258.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Significados do sertão. In: NAXARA, Márcia; CAMILOTTI, Virgínia. (Org.). Conceitos e linguagens: construções identitárias. 1ed.São Paulo: Intermeios; Capes, 2013, v. , p. 123-133.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Voltaire y el concepto de civilización. La importancia histórica de la corte. In: Carina Kaplan; Victoria Orce. (Org.). Poder, prácticas sociales y proceso civilizador. Los usos de Nobert Elias. 1a.ed.Buenos Aires: Noveduc Libros, 2009, v. , p. 59-64.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Deserto de mestiços. Leituras da História, São Paulo, p. 36 - 41, 15 dez. 2018.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . O ideal da colonização. Leituras da História, São Paulo, p. 36 - 41, 15 nov. 2018.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A vitória das Luzes. Leituras da História, São Paulo, p. Encarte 89 - Encarte 89, 15 out. 2018.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Progresso. História Viva Especial: Idade Moderna de A a Z, Rio de janeiro, p. 34, 01 nov. 2009.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Despotismo. História Viva Especial: Idade Moderna de A a Z, Rio de Janeiro, p. 47 - 48, 01 nov. 2009.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Liberdade. História Viva Especial: Idade Moderna de A a Z, Rio de Janeiro, p. 53, 01 nov. 2009.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A monarquia portuguesa e o mecanismo monopolista no Estado moderno. In: XVI Simpósio Internacional Processos Civilizadores, 2017, Vitória. Anais do Simpósio Internacional Processos Civilizadores: política, contexto e processos sociais. Vitória-ES: UFES, 2017. p. 669-676.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Controle da emoções e sexualidade na América portuguesa. In: XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores - Civilização, Fronteiras e Diversidade, 2012, Dourados - MS. Anais do XIV SIPC 2012. Dourados - MS: UFGD, 2012.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A narrativa histórica de Voltaire e a centralização monárquica. In: 6. Seminário Brasileiro de História da Historiografia ? O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas, 2012, Ouro Preto. Caderno de resumos & Anais do 6. Seminário Brasileiro de História da Historiografia ? O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas. Ouro Preto: EDUFOP, 2012.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A expansão européia no século XVIII e a História Filosófica do Abade Raynal. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Representações da América no século XVIII e a sociogênese do conceito de civilização. In: XIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores, 2010, Bogotá. XIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores - Conferencia Inaugural y Ponencias. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2010.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A caricatura da civilização: a sociedade de corte no Ingênuo de Voltaire. In: XII Simpósio Internacional do Processo Civilizador, 2009, Recife. Anais do XII Simpósio Internacional do Processo Civilizador. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/UFPE, 2009.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Voltaire e a sociogenese do conceito de civilização: a importância histórica da corte. In: XI Simposio Internacional Proceso Civilizador, 2008, Buenos Aires. Anales XI Simposio Internacional Proceso Civilizador. Bueno Aires: Universidad Buenos Aires/Agencia Nacional de Promoción Cientifica y Tecnológica, 2008. p. 393-400.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . O sertão dos viajantes. In: XIX Encontro Regional de História da ANPUH Seção de São Paulo: poder, exclusão e violência, 2008, São Paulo. Anais do XIX Encontro Regional de História da Seção São Paulo da ANPUH. São Paulo: FFLCH- USP, 2008.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Viajantes do início do século XIX e a representação do sertão brasileiro. In: X Simpósio Internacional do Processo Civilizador - Sociabilidades e Emoções, 2007, Campinas. Cd-Rom: X Simpósio Internacional Processo Civilizador - Sociabilidades e Emoções. Campinas: UNICAMP - FEF, 2007.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Representações do homem do sertão. In: V Congresso de Pesquisa da V Mostra Acadêmcia da Unimep, 2007, Piracicaba. Anais do V Congresso de Pesquisa da V Mostra Acadêmica da Unimep, 2007.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Os primórdios do Jeca: os caipiras nos relatos de viagem. In: XVIII Encontro Regional de História: o Historiador e seu Tempo - ANPUH São Paulo, 2006, Assis. Anais do XVIII Encontro Regional de História - ANPUH São paulo, 2006.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Historiografia Ilustrada e a Interpretação das Cruzadas. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina - PR. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz (CD-ROM), 2005.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Matrizes do Selvagem no Pensamento Ilustrado: os Primórdios da História Humana e o Debate entre Voltaire e Rousseau. In: XVII Encontro Regional de História, 2004, Campinas. Anais do XVII Encontro Regional de História, 2004.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A soberba e os reformistas portugueses do século XVIII. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Três propostas luso-brasileiras para a educação do corpo infantil no século XVIII. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A monarquia portuguesa no pensamento político do século XVIII. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . As Luzes a Monarquia Portuguesa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Controle do corpo e das emoções na proposta educacional de Ribeiro Sanches. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Relações entre História e Filosofia Política: alguns pontos para reflexão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Controle da emoções na obra de Ribeiro Sanches. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Ilustração e monarquia: observações sobre o problema da soberania no século XVIII. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Liberdade e igualdade: abordagem da Filosofia das Luzes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A monarquia portuguesa e o mecanismo monopolista no Estado moderno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Inconfidência Mineira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Filosofia e história: virtudes, história e Luzes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A História Filosófica no Século XVIII e o mundo colonial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Historiografia ilustrada: instruir para civilizar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A Ilustração francesa e a história da América. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de ; RODRIGUES, João Paulo C. de Souza ; FERRETTI, Danilo J. Zioni . Mesa-redonda: História intelectual e da representações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de ; MIRANDA, Daniel G. . Representações do selvagem americano na obra de William Robertson. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Tiago A. ; MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A História Filosófica de Raynal e a América Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Voltaire e a história do poder político. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de . A narrativa histórica de Voltaire e a centralização monárquica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Comentador da mesa: natureza-campo / paisagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Controle das emoções e sexualidade na América portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A expansão européia no século XVIII e a história filosófica do Abade Raynal.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Representações da América no século XVIII e a sociogênese do conceito de civilização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A caricatura da civilização: a sociedade de corte no Ingênuo de Voltaire. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . O sertão dos viajantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Política e história no final do Renascimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Representações do homem do sertão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Condorcet e a hsitoriografia moderna (século XVIII). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Voltaire e a sociogênese do conceito de civilização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Viajantes do início do século XIX e a representação do sertão brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Representações do homem do sertão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Os primórdios do Jeca: os caipiras nos relatos de viagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Educação, processo histórico e iluminismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Historiografia ilustrada e a interpretação das cruzadas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Matizes do selvagem no pensamento ilustrado: os primórdios da história humana e o debate entre Voltaire e Rousseau. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A concepção de Estado no Segundo Tratado sobre o Governo de John Locke. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Rodrigo L. ; MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Prefácio. In: São Pedro: educação, cultura e turismo. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Para uma leitura do livro '1789, os emblemas da razão' de Jean Starobinski. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989 (Artigo na Revista de História (UNICAMP), n. 1).

Outras produções

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecer para Revista Sofia da UFES. 2020.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecerista 'ad hoc' da Revista Sociologias. 2019.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecerista 'ad hoc' em projeto de Iniciação Científica. 2018.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecerista ad hoc do periódico Comunicações: Revista de Educação. 2017.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecer para a Revista História (São Paulo). Vol. 34. 2015.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Consultor ad hoc de avaliação de proposta de pesquisa submetida à FUNDECT/CAPES 11/2015-EDUCA-MSS. 2015.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecerista 'ad hoc' em projetos de iniciação científica - CNPq. 2015.

KAPLAN, Carina ; SARAT, Magda ; MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecerista, livro: Educação, subjetividade e diversidade. 2014.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Revista Escrita da História. 2014.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecerista Ad hoc da Revista História e Perspectivas da UFU. 2013.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Parecerista de comissão de seleção de trabalhos científicos. 2013.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Avaliação de originais para publicação pela Editora FAP-UNIFESP. 2012.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Consultor ad hoc da Editora da UNIFESP. 2011.

Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de . Processo de seleção PIBIC/FAPEMIG/UFSJ/PIIC. 2010.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Revista Educação e Filosofia. 2009.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Revista Pesquisa em Educação Ambiental. 2009.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Revista Tempos Gerais. 2014. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Constituição e representação do público na América Latina e no Império Português, Descrição: Projeto deriva das discussões promovidas pelo Grupo de Pesquisa História, Cultura e Política (GHCP), inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, composto pelos pesquisadores Danilo José Zioni Ferretti (UFSJ), João Paulo Coelho de Souza Rodrigues (UFRJ) e Luiz Francisco Albuquerque de Miranda (UFSJ), todos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São João del Rey, e Josiane de Paula Nunes (UEMG). O GPHC objetiva articular e promover pesquisas históricas que relacionem os âmbitos da cultura e da política. Entendendo a cultura como conjunto das práticas simbólicas que visam conferir sentido ao mundo e concentrando-se nas manifestações escritas. A política, por sua vez, remete aos embates em torno das múltiplas formas de concepção e direção do Estado e da sociedade. Privilegiando as sociedades modernas, compreendidas entre os meados dos séculos XVIII e XX, as pesquisas se concentram em três eixos. 1) As práticas de produção intelectual e letrada, da literatura às formas diversas de saber social, conferindo papel importante para a imprensa e os discursos científico, político e educacional. 2) As redes de sociabilidade e demais formas de inserção social dos letrados, que viabilizam essa produção e sua difusão, desde as práticas de correspondências às formas mais institucionalizadas (associações, círculos, sociedades, clubes, academias e universidades), sem desconsiderar os periódicos, organizações políticas, sociais e órgãos do Estado. 3) Os modos de circulação desse saber, suas modalidades de publicação e apropriação, abrindo-se assim para as práticas educacionais, as de edição e leitura, em âmbito nacional ou além dele.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda - Coordenador / João Paulo Coelho de Souza Rodrigues - Integrante / Daniel Gonzaga Miranda - Integrante / Danilo José Zioni Ferretti - Integrante / Douglas Maia de Silva Sobrinho - Integrante / Luiz Filipe Cristino Teixeira - Integrante / Hugo Garin do Nascimento Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2012

    O selvagem americano e a História Filosófica do século XVIIII, Descrição: O projeto propõe a investigação das representações do selvagem americano presentes na ?História Filosófica? da segunda metade do século XVIII. Trata-se de aprofundar a análise da dicotomia entre civilização e selvageria proposta no período pelos pensadores comprometidos com a ?filosofia das Luzes?, em um momento decisivo para a estruturação da epistemologia das ciências humanas e para a redefinição da expansão européia. Busca-se compreender o conjunto de referências legado pelo século XVIII às elites envolvidas na formação dos Estados americanos no início do século XIX. Sendo assim, prioriza-se o estudo de autores que reconhecidamente foram lidos e comentados por membros daquela elite, como: William Robertson, Voltaire, Guillaume-Thomas Raynal e Denis Diderot.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda - Coordenador / Daniel Gonzaga Miranda - Integrante / Tiago Aparecido da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 9

Prêmios

2012

Destaque entre trabalhos apresentados no XIX Seminário de Iniciação Científica, Universidade Federal de São João Del-Rei.

2007

Destaque no Programa de Iniciação Científica do FAP-UNIMEP como segundo colocado do FAPIC na Área de CIências Humanas e Sociais, no perído de 08/2006 a 07/2007., Universidade Metodista de Piracicaba.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São João Del-Rei, DECIS. , Praça Dom Helvécio, 74, sala 3.60, Campus Dom Bosco, 36301160 - Sao Joao Del Rei, MG - Brasil, Telefone: (32) 33792437, Fax: (32) 33792454

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Habilitação em Concurso Público - CDD número 029/2008

Atividades

  • 11/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em História.,Cargo ou função, Membro.

  • 01/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de História, Colegiado dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em História da UFSJ.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do referido Curso.

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, Câmara da Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Coordenador da área de Ciências Humanas.

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Pesquisa: História Cultura e Política.,Linhas de pesquisa

  • 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de História.,Cargo ou função, Membro titular.

  • 09/2012

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e identidade, DIssertação de mestrado I - Orientação de Tiago Aparecido da Silva, Expansão europeia e o Antigo Regime

  • 02/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História da América III, História Moderna

  • 02/2016 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, Câmara da Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro.

  • 03/2017 - 05/2017

    Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 05/2011 - 04/2013

    Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 09/2009 - 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de História.,Cargo ou função, Membro.

1993 - 2009

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

  • 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Humanas, Curso de História.,Linhas de pesquisa

  • 02/2003 - 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, Curso de História.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho do Curso de História.

  • 03/1993 - 01/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Científico, História e Filosofia, História Medieval I, História Medieval II, História Moderna I, História Moderna II, Teoria e Pesquisa em História I, Teoria e Pesquisa em História II

  • 03/1993 - 01/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga, História dos Movimentos Sociais no Brasil, Historiografia Brasileira

  • 07/2003 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante docente no Conselho da Faculdade de Ciências Humanas.

  • 06/2005 - 12/2005

    Ensino, Programa de Formação Continuada Teia do Saber, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Curso de Metodologias de Ensino de História e Geografia no Ciclo II do Ensino Fundamental I (Curso Inicial)

  • 09/2003 - 12/2004

    Ensino, História e Cultura Diálogos e Fronteiras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História e Memória, Seminário Temático

  • 02/1994 - 06/2004

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Rádio e Televisão, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil

  • 03/2001 - 03/2001

    Ensino, História e Cultura Diálogos e Fronteiras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História e Memória

1986 - 1988

Associação Limeirense de Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1986 - 02/1988

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica

1987 - 1995

Secretária de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
O professor foi aprovado no concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargo P3 - História, com média 142,95, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 3/9/1986.

1991 - 1991

Sociedade Educacional Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 19

Atividades

  • 02/1991 - 12/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, OSPB, História