Géssica Góes Guimarães Gaio

Professora Adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e líder do Grupo de Pesquisa COMUM (Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ), onde atualmente desenvolve a pesquisa "Tempo histórico como "urgência": considerações sobre a experiência de tempo no Brasil de JK", financiado pela FAPERJ. Pesquisadora do NUBHES (Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades), onde atualmente desenvolve a pesquisa "Teoria de gênero e ideologia de gênero: por uma prática educativa democrática". Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, epistemologias da história, história da historiografia, modernidade, historicismo, iluminismo, historiografia brasileira e teoria e ensino de história. Atualmente tem desenvolvido estudos sobre as mulheres e os debates de gênero na sociedade brasileira contemporânea.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social da Cultura

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Sonho de imortalidade: o Ideal do homem moderno nos escritos filosóficos de Friedrich Schiller.
Orientador: Prof.º Dr.º Luiz Costa Lima
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Friedrich Schiller; Romantismo; Classicismo; Tragédia; Educação Estética..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia alemã. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em História Social da Cultura

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A tarefa do historiador no alvorecer do Historicismo,Ano de Obtenção: 2007
Marcelo Gantus Jasmin.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: historicismo; Iluminismo; Pietismo.

Graduação em História

2001 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: José Honório Rodrigues: por uma história combatente.
Orientador: Lúcia Maria Paschoal Guimarães

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Historiografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Ensino de História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia alemã.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUIMARÃES, Géssica . II Seminário Interno da COMUM. 2018. (Outro).

GUIMARÃES, Géssica. . I Seminário Interno da Comunidade de Estudos em Teoria da História da UERJ. 2017. (Outro).

GUIMARÃES, Géssica. . Semana Inaugural do Departamento de História da UERJ. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Circuito pela Democracia UERJ/UFRRJ.Teatro e Ditadura. 2019. (Outra).

Semana de Recepção dos Calouros CAHIS UERJ."A história que a história não conta"? Considerações sobre o ensino de história hoje.. 2019. (Outra).

Semana de Recepção dos Calouros da Universidade Estácio de Sá.Universidade para que?. 2019. (Encontro).

Semana de Recepção dos Calouros do Centro Acadêmico do Direito UERJ.A universidade que queremos: notas de uma trajetória.. 2019. (Seminário).

I Semana das Mulheres - Pedagogia UERJ.História da Mulheres na Educação Brasileira. 2018. (Seminário).

VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Diálogos Necessários.O desmonte da Universidade como projeto de uma "não-república". 2018. (Encontro).

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.Experiências de tempo e modernização no Brasil da década de 1950. 2018. (Seminário).

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.O avanço do conservadorismo no Brasil e a despatriarcalização do Estado.. 2018. (Seminário).

X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade.Experiências de modernidade e democratização pós 1945.. 2018. (Seminário).

X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade.Teorias e abordagens de História de Gênero. 2018. (Seminário).

Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas-IHGB.José Honório Rodrigues e a autonomização da História da Historiografia. 2017. (Outra).

II Jornada de História - UFF.Políticas públicas e cortes na educação: da expansão universitária à crise na UERJ/UENF.. 2017. (Seminário).

I Seminário Interno da Comunidade de Estudos em Teoria da História da UERJ da.O desmonte da Universidade pública como desafio à reflexão histórica. 2017. (Seminário).

XII Semana de História Política da UERJ.Tempo histórico como urgência: a experiência de tempo no Brasil de JK.. 2017. (Seminário).

XII Semana de História Política da UERJ.Experiências de Modernidade e democratização pós-1945.. 2017. (Seminário).

XII Semana de História Política da UERJ.Historiografia e Teoria da História. 2017. (Seminário).

XII Semana de História Política da UERJ.#UERJResiste. 2017. (Seminário).

XVI Jornada de História da Universidade Estácio de Sá.A tarefa das humanidades em tempos de "crise".. 2017. (Encontro).

9 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Uma historiografia sentimental: estética e história na modernidade.. 2016. (Seminário).

Roda de conversa: "A democracia em questão: disputas no Brasil Contemporâneo".A construção discursiva da realidade e as disputas pela narrativa do processo histórico no Brasil Contemporâneo.. 2016. (Outra).

Second Conference of the International Network for Theory of History. Historical Time as Urgency: Considerations about the Experience of Time on the late 1950's in Brazil.. 2016. (Congresso).

XIII Jornada de História da Universidade Estácio de Sá.A democracia em questão: disputas políticas no Brasil Contemporâneo.. 2016. (Encontro).

XI Semana de História Política da UERJ.Simpósio Temático Culturas Políticas e Textos Literários. 2016. (Seminário).

12º Congresso Internacional de Estética ? Brasil: O trágico, o sublime e a melancolia.. O trágico e a modernidade em Schiller.. 2015. (Congresso).

XI Jornada de História da Universidade Estácio de Sá.O lugar do historiador: considerações sobre história e literatura.. 2015. (Seminário).

VIII Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto.."O ingênuo e o sentimental em Morte em Veneza". 2014. (Seminário).

X Jornada de História da Universidade Estácio de Sá.A "Revolução Brasileira": disputas teóricas e políticas entre Caio Prado Jr. e Nelson Werneck Sodré". 2014. (Simpósio).

7º Seminário Brasileiro de História da Historiografia."O diálogo entre a política e a arte na cultura romântica alemã.". 2013. (Seminário).

VII Jornada de História e II Jornada de História EAD da Universidade Estácio de Sá."Por uma abordagem teórica do ensino de história".. 2013. (Outra).

IV Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado.A tragédia grega e o homem moderno nos escritos de Schiller. 2010. (Seminário).

III Seminário Nacional de História da Historiografia.Schiller e o Teatro Moral. 2009. (Seminário).

II Seminário Nacional de História da Historiografia.Herder e a emergência do Historicismo. 2008. (Seminário).

XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.O Pietismo e o surgimento do Historicismo. 2008. (Encontro).

III Semana de História da Universidade Estácio de Sá.?Historicismo e Iluminismo: uma perspectiva historiográfica?. 2007. (Seminário).

VI Semana de História do Departamento de História da UERJ.Historicismo e História no Século das Luzes. 2007. (Seminário).

V Semana de História do Departamento de História da UERJ.Tempos Interessantes: Memória e História no século XX. 2005. (Seminário).

V Semana de História do Departamento de História da UERJ.A ?urgência histórica? e o papel do intelectual: um estudo sobre Guerreiro Ramos e Karl Mannheim. 2005. (Oficina).

XXIII Simpósio Nacional de História ? ANPUH.José Honório Rodrigues: por uma história combatente. 2005. (Simpósio).

IV Semana de História do Departamento de História da UERJ.Historiografia Luso-Brasileira em Questão: Jaime Cortesão. 2004. (Seminário).

XI Encontro Regional de História: ?Democracia e Conflito?.Historiografia Luso-Brasileira em Questão: Jaime Cortesão. 2004. (Encontro).

12ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Análise do Discurso do ?O Petróleo é Nosso?. 2003. (Seminário).

III Semana de História do Departamento de História da UERJ.O Conhecimento na Sociologia de Karl Mannheim. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana Timbó Martins

GUIMARÃES, Géssica.; NERY, L. M.; PINTO, F. M.. Antigos e Modernos: a querela francesa e a disputa pelo gosto no século XVII. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tiago dos Santos de Souza

GUIMARÃES, Géssica.; VOLPE, M. A.; NOGUEIRA, M.. João Gilberto, Caetano Veloso e a busca pela organicidade na música popular brasileira (1965-1968). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Coutinho Cardoso

GUIMARÃES, Géssica.; SILVA, D. P.; RANGEL, Marcelo de Mello. Jogo de cartas: a ética da alteridade na Idade Moderna e o ensino de história no mundo contemporâneo.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Oliveira de Mello

GUIMARÃES, Géssica; TEIXEIRA, F. C.; CÔRTES, Norma.; LYNCH, Christian.. Brasil, país do futuro? Esperança, urgência e ação intelectual na obra de Guerreiro Ramos (1954-1964). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Luis de Azevedo Rodrigues Leonardo

GUIMARÃES, Géssica; MOERBECK, Guilherme.; WANDERLEY, Sônia.. Produção de curtas-metragens como prática de aprendizagem escolar em História.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Stutz Klem

GUIMARÃES, Géssica.; FREIXO, André de Lemos; MOLLO, Helena Miranda. Clandestinas: as mulheres na história da historiografia brasileira(1930-1990). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Juliana Timbó Martins

GUIMARÃES, Géssica; NERY, L. M.; PINTO, F. M.. Antigos e Modernos: a querela francesa e a disputa pelo gosto no século XVII. 2018.

Aluno: Roberta Senra Silva

GUIMARÃES, Géssica; MORAES, Renata Figueiredo; BORGES, C.. NÍSIA FLORESTA E SUA PROPOSTA DIFERENCIADA DE INSERÇÃO EDUCACIONAL ÀS MULHERES NO PERÍODO IMPERIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Felipe Oliveira de Mello

GUIMARÃES, Géssica; SILVA, D. P.; NICODEMO, T. L.. O nacionalismo visto do lado de cá: Alberto Guerreiro Ramos a busca pela superação do subdesenvolvimento do Brasil (1955-1964). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Alves Gomes

GUIMARÃES, Géssica.; GOMES, V. A.; MELIANDE, H.; SILVA, D. P.. POVOS INDÍGENAS EM PERSPECTIVA: A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988; A LEI 11.645/08 E O LIVRO DIDÁTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciane Domingues Ribeiro

GUIMARÃES, Géssica.; SILVA, D. P.; RODRIGUES, A. E.. Projeto Unesco 1950 e a perspectiva de Oracy Nogueira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jessica Esteves dos Santos

GUIMARÃES, Géssica; PINTO, Carlos Eduardo Pinto de.; VIEIRA, B.. Quando o sol nascer quem se lembrará??: Gonzaguinha e a interpretação da abertura no disco ?de volta ao começo? (1980). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Ramos Parente

GUIMARÃES, Géssica; SILVA, D. P.; PINTO, Carlos Eduardo Pinto de.. Juscelino Kubitschek em caricatura.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: O ano de 1896 e o debate literário acerca da Revolta da Arma

GUIMARÃES, Géssica; SOUSA, Francisco de.; SILVA, D. P.. O ano de 1896 e o debate literário acerca da Revolta da Armada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Stutz Klem

GUIMARÃES, Géssica.; NICODEMO, T. L.; FELIPPE, E.. Historiografia brasileira contemporânea: a inserção da mulher como sujeito histórico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafaella De Souza Serafim

GUIMARÃES, Géssica; SILVA, D. P.; BORGES, C.. José de Alencar e a escravidão: uma análise das Cartas de Erasmo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Timbó Martins

GUIMARÃES, Géssica.; SILVA, D. P.. OS CONTOS MARAVILHOSOS E A DIMENSÃO MODERNA DA LITERATURA DE CHARLES PERRAULT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Silva Lemos

GUIMARÃES, Géssica; SILVA, D. P.; VIEIRA, B.. Práticas esportivas e popularização do futebol no Rio de Janeiro da Primeira República. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GUIMARÃES, Géssica. Comitê de Avaliação dos projetos de Iniciação à Docência do Programa de Bolsas-Auxílio da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GUIMARÃES, Géssica. Comitê de Avaliação dos projetos de Monitoria do Programa de Bolsas-Auxílio UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GUIMARÃES, Géssica. 28 UERJ Sem Muros. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GUIMARÃES, Géssica. Banca da correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual de 2019. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GUIMARÃES, Géssica. Banca de correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GUIMARÃES, Géssica.. Banca de Correção da Prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Danrlei de Freitas Azevedo

LIMA FILHO, L. F. C.; RODRIGUES, A. E. M.; EYLER, F. M. S.; BENTIVOGLIO, J. C.;AZEVEDO, D. F.. Sonho de imortabilidade: o ideal do homem moderno nos escritos filosóficos de Friedrich Schiller. 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Antonio Edmilson Martins Rodrigues

Costa Lima, L.;RODRIGUES, A. E. M.; EYLER, Flávia Maria Schlee; Bentivoglio, Júlio; Azevedo, Danrlei. Sonho de imortalidade: o ideal do homem moderno nos escritos filosóficos de Friedrich Schiller. 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Flávia Maria Schlee Eyler

EYLER, F. M. S.; LIMA FILHO, L. F. C.; RODRIGUES, A. E. M.; BENTIVOGLIO, J. C.; AZEVEDO, D. F.. Sonho de imortalidade: O Ideal do homem moderno nos escritos filosóficos de Friedrich Schiller. 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Claudia Nunes Gonzaga

A Construção do Conhecimento Histórico nas Classes Iniciais; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Laura dos Santos Paiva

A Disputa da Narrativa Democrática e Nacionalista nos anos 60: O Discurso Político da Coleção ?HISTÓRIA NOVA DO BRASIL?; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Géssica Góes Guimarães Gaio;

Letícia Xavier de Figueiredo

A difusão do Espiritismo no Rio de Janeiroe sua Trajetória com a FEB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Géssica Góes Guimarães Gaio;

Laura dos Santos Paiva

Tempo histórico como urgência: considerações sobre a experiência de tempo no Brasil de JK; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Géssica Góes Guimarães Gaio;

Maria Carolina Garcia Ramos

Monitoria em Introdução aos Estudos Históricos; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Treinamento e bolsas da UERJ; Orientador: Géssica Góes Guimarães Gaio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz de França Costa Lima Filho

Sonho de imortalidade: o Ideal do homem moderno nos escritos filosóficos de Friedrich Schiller; 2012; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 GUIMARÃES, Géssica. . A IDEIA DO BELO NA TRADIÇÃO GERMÂNICA: DEBATES EM TORNO DO LAOCOONTE. REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA , v. 19, p. 74-94, 2018.

  • 2018 GUIMARÃES, Géssica . JOSÉ HONÓRIO RODRIGUES E A AUTONOMIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA NO BRASIL. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO , v. 179, p. 97-126, 2018.

  • 2017 GUIMARÃES, Géssica. . A Tragédia Ática e e Teatro de Schiller.. Revista Ars Histórica , v. 14, p. 80-101, 2017.

  • 2017 GUIMARÃES, Géssica. . Por uma teoria da modernidade em Poesia Ingênua e Sentimental. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 23, p. 97-113, 2017.

  • 2017 GUIMARÃES, Géssica. ; NICODEMO, T. L. ; SOUSA, Francisco de. . Uma lágrima sobre a cicatriz: O desmonte da Universidade pública como desafio à reflexão histórica (#UERJResiste). REVISTA MARACANAN , v. 17, p. 71-87, 2017.

  • 2017 GUIMARÃES, Géssica. . O Trágico e a Modernidade em Schiller. REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA , v. 18, p. 179, 2017.

  • 2010 GUIMARÃES, Géssica. . A aporia da História em dois momentos: na Antiguidade Clássica e no historicismo. Dimensões - Revista de História da UFES , v. 24, p. 135-156, 2010.

  • 2009 GUIMARÃES, Géssica. . Sattelzeit: modernidade e história. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 1, p. 1-8, 2009.

  • GUIMARÃES, Géssica. ; PEREZ, R. (Org.) ; BRUNO, L. (Org.) . Conversas sobre o Brasil: Ensaios de crítica histórica.. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017. v. 1. 291p .

  • GUIMARÃES, Géssica . Apontamentos sobre a modernidade e o ensino de história: a "aula como texto" de Manoel Luiz Salgado Guimarães na UERJ. In: FREIXO, André; LAURANDI, Fábio; PEREZ, Rodrigo. (Org.). Experiências de formação: Um tributo ao professor Manoel Salgado. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2019, v. 1, p. 147-180.

  • GUIMARÃES, Géssica. . Tempo Histórico como 'urgência': considerações sobre a experiência de tempo no Brasil de JK.. In: GUIMARÃES, Géssica; BRUNO, Leonardo; PEREZ, Rodrigo. (Org.). Conversas sobre o Brasil: Ensaios de Crítica Histórica. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 158-188.

  • GUIMARÃES, Géssica . O Desmonte da Universidade como possibilidade de superação do atomismo do indivíduo moderno (partes III e IV). MEDIUM, 11 dez. 2017.

  • GUIMARÃES, Géssica. . O Desmonte da Universidade como possibilidade de superação do atomismo do indivíduo moderno (partes I e II). MEDIUM, 04 dez. 2017.

  • GUIMARÃES, Géssica. . A tragédia grega e o homem moderno nos escritos de Schiller. In: IV Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado, 2010, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado, 2010. p. 1-8.

  • GUIMARÃES, Géssica. . Schiller e o Teatro Moral. In: III Seminário Nacional de História da Historiografia. Mariana, 2009, Mariana. Anais Eletrônicos do III Seminário Nacional de História da Historiografia. Mariana, 2009. p. 1-10.

  • GUIMARÃES, Géssica. . O Pietismo e o surgimento do Historicismo. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.

  • GUIMARÃES, Géssica. . Herder e a emergência do Historicismo. In: II Seminário Nacional de História da Historiografia: a dinâmica do historicismo:tradições historiográficas modernas, 2008, Mariana - MG. Anais Eletrônicos do II Seminário Nacional de História da Historiografia. Mariana, 2008.

  • GUIMARÃES, Géssica. . José Honório Rodrigues: por uma história combatente. In: XXIII Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2005, Londrina. XXIII ANPUH ? Anais Eletrônicos Suplementar, 2005.

  • GUIMARÃES, Géssica. . Historicismo e História no Século das Luzes. In: VI Semana de História do Departamento de História da UERJ, 2007. Livro de Resumos da VI Semana de História do Departamento de História da UERJ, 2007.

  • GUIMARÃES, Géssica. . O Congresso Luso-Brasileiro de História de 1940. In: XI Encontro Regional de História da ANPUH, 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do XI Encontro Regional de História da ANPUH: ?Democracia e Conflito, 2004.

  • GUIMARÃES, Géssica. . Análise do discurso do ?O Petróleo é Nosso!?. In: 12ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 12ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2003. p. 322-322.

  • GUIMARÃES, Géssica . História das Mulheres na Educação Brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica . O desmonte da Universidade Pública no Brasil: não é crise, é crime!. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica. . O desmonte da Universidade como projeto de uma 'não-república'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica . Experiências de tempo e modernização no Brasil da década de 1950. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica ; COSTA, A. D. . O avanço conservador no Brasil e a despatriarcalização do Estado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, Géssica. . José Honório Rodrigues e a autonomização da História da Historiografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica. . O Desmonte da Universidade e a possibilidade de superação do atomismo do indivíduo moderno.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica . #UERJResiste. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica. . A tarefa das humanidades em 'tempos de crise'.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica . Políticas públicas e cortes na educação: da expansão universitária à crise.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica. . O desmonte da Universidade pública como desafio à reflexão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica. . Uma historiografia sentimental: estética e história na modernidade.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARÃES, Géssica. . A democracia em questão: disputas no Brasil Contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, Géssica. . O trágico e a modernidade em Schiller.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, Géssica. . O Ingênuo e o Sentimental em Morte em Veneza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARÃES, Géssica. ; BRUNO, L. ; PEREZ, R. . Apresentação. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GUIMARÃES, Géssica. . Reflexões sobre a história em um tempo de crise.. Mariana-MG: Revista História da Historiografia, 2014 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Teoria da História. 2019.

GUIMARÃES, Géssica . Revista Mosaico. 2019.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Acesso Livre. 2017.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Hydra. 2017.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Topoi. 2017.

GUIMARÃES, Géssica . Revista Maracanan. 2017.

GUIMARÃES, Géssica . Revista História da Historiografia. 2017.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Acesso Livre. 2016.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Eletrônica Mundo Livre. 2016.

GUIMARÃES, Géssica. . Ágora ? Revista de História da Ufes. 2015.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Tempos Históricos. 2015.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista Eletrônica Intellèctus. 2015.

GUIMARÃES, Géssica. . Revista História da Historiografia. 2011.

GUIMARÃES, Géssica . Mulheres e o avanço do conservadorismo no Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, Géssica ; COSTA, A. D. . Mulheres, gênero e o avanço do conservadorismo.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Teoria de gênero e "ideologia de gênero": por uma prática educativa democrática., Descrição: Esse projeto tem como eixo principal a investigação acerca das diferenças entre a Teoria de Gênero e a ?Ideologia de Gênero? ? desde já assinalando que se trata de perspectivas deveras distintas acerca das relações gênero em nossa sociedade ? e o papel que o estudo crítico acerca das relações de gênero pode exercer para a construção de uma educação democrática. Sendo assim, nosso objetivo consiste em historicizar o significado e conteúdo atribuído tanto à Teoria de Gênero quanto à ?Ideologia de Gênero?, e identificar como ambas as concepções podem afetar o ensino de história.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Géssica Góes Guimarães Gaio - Coordenador / Bianca Costa - Integrante / Júlia Reis - Integrante / Victor Hugo Vasconcelos - Integrante / Carine Fernandes - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Tempo histórico como urgência: considerações sobre a experiência do tempo no Brasil de JK., Descrição: A especificidade do tempo histórico é constituída em uma complexa dinâmica na qual a vivência do presente é afetada de diferentes maneiras pelas demais dimensões do tempo, em outras palavras, o tempo histórico pode ser pensado como uma forma de experimentarmos o tempo, na qual estão conjugados passado, presente e futuro, todavia, sempre em constante tensão. Interessa-nos aqui pensar a relação entre a particular forma de experimentar o tempo e os projetos políticos formulados no bojo do governo do presidente Juscelino Kubitschek, a fim de investigar os sentidos do processo histórico daí resultantes. Nesta pesquisa será priorizado o estudo dos discursos e mobilizações em defesa da ?revolução brasileira? e de uma espécie de ?urgência histórica? para sua realização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Géssica Góes Guimarães Gaio - Coordenador / Laura dos Santos Paiva - Integrante / Bianca Costa - Integrante / Rafael Reis - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    A estética como ação: Friedrich Schiller e um outro projeto de modernidade., Descrição: O objetivo desta pesquisa consiste em analisar o tratado estético de Schiller, Poesia Ingênua e Sentimental, tencionando compreender como sua proposta é constituinte de uma experiência temporal notadamente moderna; assim como ponderar acerca de sua contribuição para a construção da identidade do homem moderno ? a partir de sua diferenciação com o passado clássico; e investigar sua relação e influência em um ambiente cultural no qual a criação intelectual era cada vez mais associada a um procedimento reflexivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Géssica Góes Guimarães Gaio - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    O surgimento do homem moderno: uma abordagem a partir de sua formação sociocultural., Descrição: A formação do mundo moderno configura como um dos momentos fulcrais para a constituição da tradição ocidental. Nos meandros do processo histórico ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, podemos perceber a emergência de um novo referencial cosmológico, bem como uma forma inédita de conceber o homem e a própria experiência histórica. Centrado nessa vivência do novo, o projeto pretende articular as diferentes temporalidades, ao refletir sobre as permanências das formas intelectuais oriundas do medievo nessa idealização do homem moderno, bem como problematizar tal idealização na escrita da história. Mais do que um balanço historiográfico sobre esta questão, a pesquisa almeja a compreensão do conceito de ?homem moderno?, a partir da articulação entre duas experiências, inúmeras vezes compartilhadas, na construção da realidade na Europa quinhentista: a arte do Renascimento e as Reformas Religiosas. Este projeto tem como objetivo central iniciar alunos da graduação em uma pesquisa historiográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Géssica Góes Guimarães Gaio - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da Área de Teoria da História e História da Historiografia. Membro da Chefia do Departamento de História no biênio 2016-2017. Professora regente nas disciplinas: Teoria da História, Historiografia, Introdução aos Estudos Históricos e Estágio Supervisionado em História. Líder da COMUM (Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ) no biênio (2018-2019), atuando nas seguintes áreas: Teoria da História, História da Historiografia e Teoria e Ensino de História. Pesquisadora do NUBHES (Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades). Coordenadora do grupo de estudos "Modernidades e experiências de história".

    Atividades

    • 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

    • 03/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História, Introdução aos Estudos Históricos I, Introdução aos Estudos Históricos II, Pesquisa Histórica, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em História I e Seminário Especial em Ensino de História.

    • 01/2016 - 12/2017

      Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Chefia do Departamento de História..

  • 2013 - 2015

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora vinculada ao curso de História, ministrando as disciplinas: História Moderna, História do Rio de Janeiro e Estágio e Prática de Ensino em História.

    Atividades

    • 07/2013 - 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Curso de História, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professora da Pós-Graduação no curso de Especialização em História do Brasil Cultura, Política e Sociedade. Atuação nas seguintes disciplinas: Historiografia Brasileira e Metodologia de Pesquisa em História.

  • 2008 - 2015

    Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Regente I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora de História no Ensino Fundamental.

  • 2008 - 2015

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Regente I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora de História no Ensino Médio e Ensino Fundamental.

  • 2010 - 2013

    Colégio Curso Equipe Grau LTDA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora de História no Ensino Fundamental Bilíngue em Língua Inglesa, ministrando a disciplina "History in English" e professora no Ensino Fundamental regular.