LEONARDO DE BARROS LOPES
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014), Graduação em Gestão de Marketing pela Faculdade de Boa Viagem - FBV (2010), Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2013) Pós graduação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho - Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023) e Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco - UPE (2020), Graduando em Engenharia de Produção - UNIVERSO (7 período). Atualmente é professor da Sociedade Recifense de Estudos de Ciências Humanas, professor da Associação Pernambucana de Ensino Superior - APESU/FAREC e professor da Universidade Paulista - UNIP/IPESU. Profissional com experiência acadêmica e mercadológica.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável
2018 - 2020
Universidade de Pernambuco
Título: GERENCIAMENTO DO RESÍDUO MARISQUEIRO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL, Ano de Obtenção: 2020
Andrea Karla Pereira da Silva.Palavras-chave: Resíduos sólidos; Comunidade pesqueira; Identidade marisqueira; Desenvolvimento local sustentável; Práticas sustentáveis.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: gestão. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sociologia.
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS E O MUNDO DO TRABALH
2022 - 2023
Universidade Federal do Piauí
Título: Não contemplado na modalidade.
Especialização em Gestão Pública Municipal
2010 - 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Aluno Conectado: Uma análise da implementação da ferramenta tablet/PC na Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco
Orientador: Claudinete Santos
Graduação em Gestão de Marketing
2008 - 2010
Faculdade de Boa Viagem
Título: Ideia Jeans: Uma visão Inovadora
Orientador: Reginaldo Cardin
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Educação e Desigualdade Social. 2014. (Seminário).
Orientou
Programa Aluno Monitor; 2015; Orientação de outra natureza - ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE ENSINO SUPERIOR - APESU; Orientador: Leonardo de Barros Lopes;
Outras produções
LOPES, Leonardo de Barros. . MARKETING VERDE- APLICABILIDADE E RETORNO SOCIOAMBIENTAL.. 2018. (Minicurso).
LOPES, Leonardo de Barros. . 'MARKETING, CONSUMO E OS EFEITOS SOCIAIS'. 2018. (Minicurso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2015
Escola Técnica Estadual Cicero DiasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Disciplinas ministradas no Curso Técnico em Administração: Administração Financeira e Informática Aplicada. | Disciplina ministrada no Curso Técnico em Logística: Sistema de Informação e Logística.
2014 - 2022
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrante das disciplinas: 2014.1 Fundamentos da administração. 2014.2 Comunicação e expressão / Administração dos recursos materiais e patrimoniais/ Ciências sociais/ Administração do planejamento social. 2015.1 Antropologia e cultura brasileira/ Serviço social: surgimento e institucionalização no Brasil. 2015.2 Antropologia e cultura brasileira/ Ação Social junto a criança, adolescente e terceira idade. 2016.1 Ação social junto a criança, adolescente e terceira idade/ Antropologia/ Fundamentos da filosofia e educação/ Serviço social e a realidade regional. 2016.2 Serviço social e a realidade regional/ Monitoramento e avaliação em serviço social. 2017.1 Serviço Social e a Realidade Regional/ Projetos Sociais no Terceiro Setor. 2017.2 Monitoramento e Avaliação em serviço Social / Psicologia do desenvolvimento e teorias da aprendizagem. 2018.1 Comunicação empresarial. 2018.2 Homem e sociedade. 2019.1 Economia e mercado/ Recursos materiais e patrimoniais. 2019.2 Administração do relacionamento com o cliente/Suprimento de mão de obra/ Técnicas de negociação. 2020.1 Administração do relacionamento com o cliente/ COmunicação empresarial/ História do pensamento filosófico/ Teoria política. 2020.2 Saúde e segurança no trabalho/ Fundamentos de filosofia e educação/ Introdução ao pensamento sociológico/ Homem e sociedade/ 2021.1 Educação de jovens e adultos/ História do pensamento filosófico/ Metodologia e prática do ensino da história e da geografia./2021.2 Antropologia e Cultura Brasileira e Processos Organizacionais/ 2022.1 Ciências Sociais e Filosofia.
2014 - 2022
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE ENSINO SUPERIOR - APESUVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrante das disciplina: 2014.1 Princípios da administração. 2014.2 Modelos de liderança. 2015.1 Modelos de liderança. 2015.2 Mercadologia. 2016.1 Modelos de liderança. 2016.2 Gerenciamento de pessoas. 2017.1 Avaliação de Desempenho. 2017.2 Mercadologia. 2018.1 Administração de Cargos e Salários/ Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial. 2018.2 Sistema da qualidade/ Suprimento de mão de obra. 2019.1 Gestão de recursos patrimoniais e logísticos.
2012 - 2015
Centro de Treinamento Tático de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 44
2010 - 2010
Faculdade de Boa ViagemVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
Sociedade Recifense de Estudos de Ciências HumanasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
2016.1 Gestão da Comunicação e Marketing 2016.2 Redação publicitária impresso
2016 - 2017
Faculdade José Lacerda Filho de Ciências AplicadasVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações:
Ministrante da disciplina FUNDAMENTOS DE MARKETING, ENDOMARKETING E MARKETING DE RELACIONAMENTO para o curso de PÓS GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO em RECURSOS HUMANOS.
2016 - 2017
Centro de Integração Empresa EscolaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 44
Outras informações:
Instrutor/professor do PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL JOVEM APRENDIZ nos módulos de ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO E VAREJO E PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
2022 - 2022
ASSOCIAÇÃO OBJETIVO DE ENSINO SUPERIOR - ASSOBESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrante das disciplina 2022.1 Ciências sociais (sociologia) /Filosofia. 2022.1 Direitos humanos.
2022 - Atual
ENSINO SUPERIOR DE PERNAMBUCO LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor nível III, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor universitário!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LEONARDO DE BARROS LOPES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?