Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2016), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011-2013) e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal da Grande Dourados, na graduação de Licenciatura em Educação do Campo. Docente do Mestrado Educação e Territorialidade - PPGET/UFGD. É bolsista Pesquisador Ingressante UFGD (2018-2019). Possui experiência na área de sociologia rural com pesquisas sobre ruralidades, famílias agricultoras, campesinato e trabalho rural. É integrante do grupo de pesquisa "Ruralidades, Ambiente e Sociedade (RURAS - UFSCar)". É parecerista e membra da Comissão Editorial da Revista dos Discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar (Áskesis), e membra no NEAB/UFGD.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2013 - 2016

Universidade Federal de São Carlos
Título: Entre o canavial e o porto: Identidades e trajetórias dos trabalhadores rurais na Zona da Mata Sul de Pernambuco
Rodrigo Constante Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciências Sociais

2011 - 2013

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Ruralidades em perspectivas: trajetórias de famílias agricultoras e metamorfoses do mundo rural - o caso do município de Jaboatão dos Guararapes-PE,Ano de Obtenção: 2013
Ramonildes Alves Gomes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ruralidades; Famílias agricultoras; Trajetórias de vida; Muribeca dos Guararapes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

Especialização em Gestão Pública Municipal

2010 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: As condições de vida dos agricultores familiares: um estudo de caso do PRONAF no município de Jaboatão dos Guararapes
Orientador: Carlos José de Albuquerque

Graduação em Ciências Sociais

2005 - 2009

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: REPRODUÇÃO SOCIAL DA POBREZA: ANÁLISE DE UM ESTUDO DE CASO COM OS JOVENS DE MURIBECA DOS GUARARAPES
Orientador: Giuseppa Maria Daniel Spenillo

Formação complementar

2020 - 2020

Formação Continuada: Sala de aula online como ponto de convergência entre a. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2020 - 2020

FORUM DE EDITORES DA ANPOLL. (Carga horária: 20h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ANPOLL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Gestão Estratégica de Desenv Regional e Local. (Carga horária: 120h). , Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, IICA, Brasil.

2008 - 2008

Cidadania e Educação Ambiental. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2008 - 2008

Iniciação aos Programas Conexões de Saberes. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direitos, Cidadania e Mudanaças Sociais.

Organização de eventos

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . I Congresso Internacional em Educação, Língua, Cultura e Território. 2021. (Congresso).

MOURA, J. M. B. . GT 7 - Saberes e Fazeres do campo. 2017. (Congresso).

MOURA, J. M. B. . II Congresso Internacional Sobre Estudos Interculturais - II Ciei. 2017. (Congresso).

MOURA, J. M. B. . AGROECOL 2016. 2016. (Outro).

MARTINS, R. C. ; MELO, B. M. ; SILVA, M. A. M. ; SCOPINHO, R. ; MOURA, J. M. B. . III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. 2015. (Congresso).

MOURA, J. M. B. . 1ª SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE: Ciências Sociais e Mundo Contemporâneo: crises, desafios e oportunidades.. 2009. (Congresso).

MOURA, J. M. B. . SIMPÓSIO TRISTES TRÓPICOS: 50 ANOS DEPOIS. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

I Congresso Internacional em Educação, Língua, Cultura e Território. 2021. (Congresso).

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. MR49 - Novos desafios teóricos e empíricos para a Sociologia Rural. 2019. (Congresso).

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. MR49 - Novos desafios teóricos e empíricos para a Sociologia Rural. 2019. (Congresso).

III Seminário Sul-Mato-Grossense em Educação, Gênero, Raça e etnia 2019 e I Seminário Diálogos Transnacionais: Saberes Decoloniais, Lutas Antirracistas e Antipatriarcais.Diálogos Transnacionais: Saberes Decoloniais, Lutas Antirracistas e Antipatriarcais. 2019. (Seminário).

I Seminário do Fórum das Licenciaturas da UFGD. 2019. (Seminário).

11 ENEPEX - Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão.Fatores que influenciam na escolha do curso superior entre os estudantes de escola pública. 2017. (Encontro).

5ª Semana Acadêmica de Ciências Sociais - UFGD. 2017. (Outra).

II Congresso Internacional Sobre Estudos Interculturais - CIEI. Trabalho Familiar e Produção nos assentamentos Colônia Conceição e Andalucia no município de Nioaque - MS. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional Sobre Estudos Interculturais - CIEI. O trabalho agrícola familiar nos assentamentos Colônia Santo Antônio e Palmeira/ Nioaque e Guia Lopes da Laguna. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional Sobre Estudos Interculturais - CIEI. O trabalho familiar agrícola em Itaquiraí- MS. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional Sobre Estudos Interculturais - CIEI. Renda Familiar dos Assentados de São Judas/ Rio Brilhante-MS. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional Sobre Estudos Interculturais - CIEI. Educação se apreende em casa: a relação entre capital sociocultural e a trajetória escolar dos jovens camponeses em Nioaque-MS. 2017. (Congresso).

Agroecol 2016 - Agroecologia e Soberania Alimentar: saberes em busca do bem viver. 2016. (Congresso).

ANPOCS - 40 Encontro Anual da ANPOCS. 2016. (Encontro).

II COLÓQUIO REGIONAL MULHER E SOCIEDADE: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 2016. (Outra).

Seminário das Licenciaturas e de Estágio Supervisionado. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional Ruralidades Trabalho e Meio Ambiente. 2015. (Seminário).

Quartas Sociológicas - Lições aprendidas e vividas: Conversando com estudantes sobre pesquisa social. 2015. (Outra).

Quartas sociológicas - Por uma atualização da ?formação? - conservadorismo em um país modernizadoado. 2015. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Sociologia: Sociologia em Diálogos Transnacionais. Os sindicatos ?em cana? e o Porto de Suape em ascensão: transformações produtivas na Zona da Mata de Pernambuco e estratégias sindicais. 2015. (Congresso).

III Seminário Internaciona: infância e relações étnico-raciais. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio ambiente.Ruralidades em perspectivas: Trajetórias de famílias agricultoras e metamorfoses do trabalho no mundo rural : o caso do município de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2013. (Seminário).

5 Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: Paradigmas e atores em conflito.Dinâmicas de desenvolvimento local no meio rural: o caso do município de Jaboatão dos Guararapes-PE . 2012. (Encontro).

III Seminário do programa de Pós-graduação em sociologia da UFScar.Dinâmicas de desenvolvimento local e resistência no meio rural: o caso do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. 2012. (Seminário).

XIII Congress of Rural Sociology: The new rural world from crises to opportunities. The demands of the rural youth in the face of social change: challenges for inclusion. 2012. (Congresso).

XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - Pré- Alas Brasil.Ruralidades em perspectivas: desenvolvimento e resistência no meio rural do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. 2012. (Encontro).

SOBER NE - Nordeste: Desafios do desenvolvimento para a inclusão social.. DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO: OS ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO RURAL.. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. A nova ruralidade: Um estudo sobre exclusão, perspectivas e desafios da juventude de Muribeca dos Guararapes/PE frente as mudanças no campo. 2010. (Congresso).

14 CISO - Desigualdade e Justiça Social: regiões, classes e identidades no mundo globalizado.A inserção dos jovens na sociedade apartir da prática de esportes. 2009. (Encontro).

1ª Semana de Ciências Sociais da UFRPE: Ciências Sociais e mundo contemporâneo: crises, desafios e oportunidades.. 2009. (Outra).

IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE..A Reprodução Social do Lixo para a Comunidade de Aguazinha - Olinda/PE. 2009. (Outra).

Ciclo de Palestra: Coloquio Guerra e Paz no Oriente Médio. 2008. (Encontro).

XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais: As ciências sociais pensando o mundo: Os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas.. 2008. (Encontro).

Encontro da Juventude das Mercocidades. 2007. (Encontro).

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL. 2007. (Congresso).

XIII ERECS ? Encontro Regional dos Estudantes das Ciências Sociais Norte-Nordeste.Vestir-se Bem: Análise Antropológica do Estereótipo do Jovem de Santo Amaro.. 2007. (Encontro).

Tristes trópicos: 50 anos depois. 2005. (Simpósio).

VIII ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFPE. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Romário de Assis Hipólito Barros

MOURA, J. M. B.; MARTINS, R. C.; MANCUSO, M. I. R.. Transformações Inacabadas nas margens do São Francisco: o caso da UHE de Itaparica. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Sérgio Paulo Lima dos Santos

YAMAZAKI, R. M. O.;MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE. Educação Escolar Indigena no Tekohá Jarará: elaboração de uma unidade de estudo de ciências numa perspectiva intercultural. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: André Aparecido Bispo

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE. A INTERPRETAÇÃO DO RURAL BRASILEIRO NA LITERATURA: AS CONTRIBUIÇÕES DE GRACILIANO RAMOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO CRÍTICA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Manoel Soares de Oliveira junior

FABRINI, J.E.;MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE. Assentamento Geraldo Garcia: o Trabalho Assalariado e a Resistência Camponesa. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Thaís Isis da Cruz Vera

SANGALLI, A.;MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE. ESTUDANTES FRONTEIRIÇOS E AS IMPLICAÇÕES DA FRONTEIRA FÍSICA E CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR: Um estudo de caso na cidade de Corumbá-MS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Francieli Aparecida Zenatti

CAMACHO, R. S.;MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE. Agricultura Camponesa no Assentamento São Judas: modo de vida, trabalho e resistências. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ricardo da Cruz Moreira

BARROS, R. A. L.; GUMIERO, R. G.;MOURA, J. M. B.. Análise do desempenho escolar dos beneficiários do programa Bolsa-família: um estudo de caso da Escola Municipal Elpídio Reis de Campo Grande - MS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação (especialização) em sociologia) - UFGD.

Aluno: Anderson de Moura dos Santos

RODELINI, C. F. C.; GUMIERO, R. G.;MOURA, J. M. B.. EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA ESCOLA ESTADUAL CARMELITA CANALE REBUÁ- MIRANDA M. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação (especialização) em sociologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: João Alves de Souza,

MOURA, J. M. B.; SANGALLI, A.; BARBOZA, E. N.. ?OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Silvana da Silva Santos

MOURA, J. M. B.; BARBOZA, E. N.. A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO ASSENTAMENTO ITAMARATI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Kamila de Aguiar Gomes Soares

MOURA, J. M. B.; CAMACHO, R. S.. A importância da escola Municipal Dr. José Garcia Neto para a comunidade rural do assentamento Palmeira no município de Nioaque - MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Andreia Aparecida Kuzniewski Schein

MOURA, J. M. B.; CAMACHO, R. S.. O modo de vida camponês: a produção de leite no assentamento Eldorado - Sidrolândia/MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Agélica Soares

MOURA, J. M. B.; SILVA, A. L. F.. História em movimento: aspectos históricos da criação e desenvolvimento do assentamento São Judas na voz dos antigos moradores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ana Carla Ferreira

MOURA, J. M. B.. Políticas Públicas da Educação do Campo: aplicabilidade e importância para a escola estadual professor Carlos Pereira da Silva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Marcilene Peres Rodrigues

MOURA, J. M. B.. Importância e desafios da educação do campo: uma análise contextual do fechamento da escola rural Retirada da Laguna. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Maria de Fátima Pereira da Silva

MOURA, J. M. B.. LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS NOS QUINTAIS DA COMUNIDADE BARRA NOVA E SUA UTILIZAÇÃO COMO APOIO A ALIMENTAÇÃO E SAUDE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: TAYSE GONÇALVES DOS SANTOS

MOURA, J. M. B.. História e Perspectivas da Escola Municipal Dr. José Garcia Netto Nioaque/MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Luana Laurindo

MOURA, J. M. B.. HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL TAMAKAVI (EXTENSÃO PROF. JAIR ALVES DA COSTA) NO MUNICÍPIO DE ITAQUIRAI/MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Francieli Aparecida Zenatti

MOURA, J. M. B.. AS DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA DOS ASSENTADOS EM LOTES IRREGULARES NO ASSENTAMENTO SÃO JUDAS.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Kimberly Graziela Santos de Amorim

MOURA, J. M. B.. Cozinha e classes sociais: trajetórias no ramo da confeitaria em Manaus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amazonas.

MOURA, J. M. B.. Seleção docente temporário. 2018.

Comissão julgadora das bancas

Aldenor Gomes da Silva

GOMES, R. A.;GOMES DA SILVA, A.; MENEZES, M. A.. Ruralidades em Perspectivas: As trajetórias das famílias agricultoras de Jaboatão dos Guararapes-PE e as metamorfoses do mundo rural. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia Rural) - Universidade Federal de Campina Grande.

Gilvando Sá Leitão Rios

SPENILLO, G. M. D.;RIOS, G. S. L.; CYSNEIROS, M.. Reprodução social da pobreza: um estudo de caso com os jovens de Muribeca dos Guararapes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Rodrigo Constante Martins

MARTINS, Rodrigo Constante; MENEZES, Marilda Aparecida de; JARDIM, Maria Aparecida Chaves; SCOPINHO, Rosemeire; LIMA, Jacob Carlos. Entre o canavial e o porto: um estudo sobre os cortadores de cana e suas trajetórias rumo ao complexo industrial portuário de Suape ? PE. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria Aparecida de Moraes Silva

MARTINS, R. C.SILVA, M. A. M.; LIMA, J. C.. Entre a cana e Suape: identidades e trajetórias na Zona da Mata Pernambucana. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Jacob Carlos Lima

LIMA, J. C.; MARTINS, R. C.; SCOPINHO, R; MENEZES, M.; JARDIM, M. A. C.. Entre a cana e Suape: identidades e trajetórias dos trabalhadores rurais na Zona da Mata Sul de Pernambuco. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Rosemeire Aparecida Scopinho

Scopinho, Rosemeire Aparecida; Martins, R C; Lima, J.C.; Menezes, M. A.; Jardim, M.L.C.. Entre a cana e Suape: identidades e trajetórias dos trabalhadores rurais na Zona da Mata Sul de Pernambuco. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Orientou

Leonice Alexandra Tessmann Correia

DIAGNÓSTICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO FORTALECIMENTO DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO COMPLEXO ?ITAMARATI? - PONTA PORÃ-MS; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

André Aparecido Bispo

A INTERPRETAÇÃO DO RURAL BRASILEIRO NA LITERATURA: AS CONTRIBUIÇÕES DE GRACILIANO RAMOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO CRÍTICA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Valéria Ribeiro da Silva

A TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA URBANA EM ESCOLA DO CAMPO: OS DESAFIOS DA ESCOLA ESTADUAL JONAS BELARMINO DA SILVA ? CULTURAMA/ FÁTIMA DO SUL-MS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Eliane Rodrigues da Silva

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA DO CAMPO CARLOS PEREIRA DA SILVA: DIFICULDADES, DILEMAS E REPRODUÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Jaqueline Pardinho Braz

Um lugar em disputa: a luta pela terra na formação do assentamento Colônia Conceição- Nioaque/MS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Leonice Alexandra Tessmann de Correia

A fragmentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): os impactos dos cortes sobre as famílias excluídas do PAA entre 2015-2017 no assentamento Itamarati II; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Vilma Pereira da Silva

A trajetória das mulheres camponesas do assentamento Eldorado I - joão Batista- Sidrolândia- MS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Jussara Tibola Favero

A PRESENÇA DO SENAR NO ASSENTAMENTO ELDORADO 2 ? SIDROLÂNDIA/MS: UM ESTUDO DE CASO COM AS FAMÍLIAS AGRICULTORAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Eva Alves Rodrigues Calado

MA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL AGROTÉCNICA PADRE ANDRÉ CAPELLI SOBRE O LIXO PRODUZIDO NA ESCOLA E A POSSIBILIDADE DE RECICLAGEM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Glauzia Falconieri

?O VENENO AQUI É REI!?: UMA ANÁLISE DA FORMA DE PRODUÇÃO NO ASSENTAMENTO ALAMBARI-Faf A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO COM AS MULHERES ASSENTADAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Mateus Melquisedeque dos Santos Gomes

Como surgem os professores das escolas do campo? Uma gênese dos processos socio-históricos que contribuem na formação dos professores e as implicações sobre o Ensino no assentamento Itamarati/MS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Wesley Garcete Ajala

O trabalho rural nas fazendas de Itahum; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Jaqueline Pardinho Braz

Um lugar em disputa: a luta pela terra na formação do assentamento Colônia Conceição- Nioaque/MS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Leonice Alexandra Tessmann de Correia

Programa de Aquisição de Alimentos no Assentamento Itamarati II/Ponta Porã-MS: os impactos sociais e econômicos sobre as famílias excluídas do programa; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - UFGD, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Muíara Ferrari Dias

Ensino de ciências na escola do campo de Itamarati - Ponta Porã; 2018; Iniciação Científica - UFGD, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Karoline Barille Dias

O ensino de Matemática na educação do campo: um estudo de caso no assentamento Itamarati - Ponta Porã-MS; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Gabriela Ribeiro Essi

EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS JOVENS DA ESCOLA ESTADUAL ETALÍVIO PEREIRA MARTINS; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Marizudete da Silva Nunes

O agronegócio e o indígena: um estudo de caso sobre o trabalho os canaviais de Mato Grosso do Sul; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Angelica Quevedo Gonçalves

Jogos escolares indígena na Escola Indígena Intercultural Guateka -Marçal de Souza: estudo de caso; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel

As influências na escolha profissional dos estudantes do ensino médio de Dourados- MS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Eliane Rodrigues da Silva

Uma analise das dificuldades de aprendizagem entre os estudantes do campo da escola estadual professor Carlos Pereira da Silva - Itamarati - Ponta Porã MS; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Dheisson Leonardo dos Santos Silva

Capital sociocultural familiar e trajetória escolar: uma análise; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Jaqueline Pardinho Braz

Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas)) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Kamila de Aguiar Gomes Soares

Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Dheisson Leonardo dos Santos Silva

Mapeamento do capital sociocultural familiar e trajetória escolar - PROLICEN; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Foi orientado por

Romulo Quaresma Sales

As condições de vida dos agricultores familiares: um estudo de caso do Pronaf no município de Jaboatão dos Guararapes / PE; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Romulo Quaresma Sales;

Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel

As influências na escolha profissional dos estudantes do ensino médio de Dourados- MS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel;

Produções bibliográficas

  • BRITO DE MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL ; SANGALLI, ANDRÉIA . Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo. Revista Insignare Scientia - RIS , v. 3, p. 124-148, 2020.

  • MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE MOURA ; CAMACHO, RODRIGO SIMÃO . Entrevista: Educação do Campo e a produção de conhecimento: avanços, conquistas e desafios com Mônica Castagna Molina. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade - RIET , v. 1, p. 270-280, 2020.

  • MACIEL BRITO, CLEITON FERREIRA ; MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . -Livrai-nos do mal-: a secularização e os -espíritos- do fundamentalismo evangélico brasileiro. ÁSKESIS , v. 8, p. 236-257, 2020.

  • MACIEL BRITO, C. F. ; MOURA MACIEL, J. M. B. . As fábricas selvagens: transformações do trabalho no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. NOVOS CADERNOS NAEA , v. 22, p. 137-158, 2019.

  • MACIEL, C.F ; MOURA MACIEL, J. M. B. . Transformações do rural/urbano na China e os gerentes chineses no Amazonas: novas conexões do trabalho. Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar , v. 5, p. 5-17, 2016.

  • MACIEL, C.F ; MOURA, J. M. B. . Estratégias empresariais e esfera pública: a Zona Franca de Manaus como colonização sócio-política. Revista Novos Cadernos NAEA , v. 19, p. 159-172, 2016.

  • MACIEL, C.F ; MOURA, J. M. B. . Estratégias empresariais e esfera pública: a Zona Franca de Manaus como colonização sócio-política. Novos Cadernos NAEA , v. 19, p. 159-172, 2016.

  • MACIEL, C.F ; MOURA, J. M. B. . NA CASA DO SENHOR?? O papel da religião nas relações de trabalho do emprego doméstico. Revista Relicário , v. 2, p. 145-153, 2015.

  • MACIEL, C. F. ; MOURA, J. M. B. . ?De Mao a pior?? A questão trabalhista na China contemporânea. Novos Cadernos NAEA , v. 17, p. 141-166, 2014.

  • MOURA, J. M. B. ; MACIEL, C. F. . A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DE PIERRE BOURDIEU E ANTHONY GIDDENS: AS ARTICULAÇÕES ENTRE AS AÇÕES DOS SUJEITOS E A ESTRUTURA SOCIAL. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais , v. 11, p. 317-332, 2013.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. . ?Homens do barro? e estratégias empresariais: uma análise da relação capital-trabalho no polo oleiro-cerâmico de Iranduba-AM. Plural (São Paulo. Online) , v. 20, p. 9-30, 2013.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. ; MOURA, J. M. B. . Caminhos cruzados: relação entre empresa, trabalhadores e sindicato em Polo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus-AM. Revista Novos Cadernos NAEA , v. 16, p. 127-162, 2013.

  • MOURA, J. M. B. ; MACIEL, C. F. . Entre a indústria e a vida no engenho: Uma análise das transformações do trabalho na ?zona? da cana de Pernambuco. Revista IDEAS (Online) , v. 7, p. 239-272, 2013.

  • MACIEL, C.F ; MOURA, J. M. B. . Pontos de confluência e de divergências entre as abordagens sociológicas de Erving Goffman e Pierre Bourdieu. Revista Elaborar , v. 1, p. 73-90, 2013.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. . Globalização, reestruturação produtiva e controle do trabalho no Pólo oleiro-cerâmico de Iranduba- AM. Revista Novos Cadernos NAEA , v. 15, p. 311-331, 2012.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. . As artimanhas do capital: um estudo das estratégias empresariais no Pólo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus. Cadernos Ceru (USP) , v. 23, p. 169-184, 2012.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. . As estratégias do empresariado oleiro-cerâmico da Reg Região Metropolitana de Manaus. Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar , v. 1, p. 40-53, 2012.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. ; ANDRADE, A. S. . ?Os donos do barro?: reflexão sobre as artimanhas do capital no Polo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus. Somanlu (UFAM) , v. 11, p. 171-193, 2011.

  • SANGALLI, A. ; MOURA, J. M. B. ; DOMINGOS, D. C. A. . Entre fios e tramas da formação inicial e continuada de professores. 1. ed. Goiânia-GO: kELPS, 2020. v. 7. 522p .

  • MACIEL, C.F ; MOURA, J. M. B. . COMO SE ORGANIZA O TRABALHO NAS FÁBRICAS CHINESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DA ZONA FRANCA DE MANAUS. In: ANPOCS - 40 Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu - MG. ANPOCS - 40 Encontro Anual da ANPOCS, 2016.

  • MOURA, J. M. B. ; MARTINS, Rodrigo Constante . Os sindicatos ?em cana? e o Porto de Suape em ascensão: transformações produtivas na Zona da Mata de Pernambuco e estratégias sindicais. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia: Sociologia em Diálogos Transnacionais, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia: Sociologia em Diálogos Transnacionais, 2015.

  • MACIEL, C.F ; MOURA, J. M. B. . Transformações no rural-urbano da China e gerentes chineses em Manaus: novas conexões do trabalho. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia: Sociologia em Diálogos Transnacionais, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia: Sociologia em Diálogos Transnacionais, 2015.

  • MOURA, J. M. B. ; MACIEL, C. F. . Ruralidades em perspectivas: Trajetórias de famílias agricultoras e metamorfoses do trabalho no mundo rural : o caso do município de Jaboatão dos Guararapes - PE. In: II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio ambiente, 2013, São Carlos. Anais do II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio ambiente, 2013.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. ; MOURA, J. M. B. . Globalização, reestruturação produtiva e organização do trabalho no pólo oleiro-cerâmico de Iranduba-AM. In: Sociologia em movimento: novos olhares, novas perspectivas, 2012, São Carlos- SP. Sociologia em movimento: novos olhares, novas perspectivas, 2012.

  • MOURA, J. M. B. ; GOMES, R. A. ; MACIEL, C. F. . Dinâmicas de desenvolvimento local no meio rural: o caso do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. In: 5 Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: Paradigmas e atores em conflito, 2012, Belém - PA. Rede de Estudos Rurais, 2012.

  • MOURA, J. M. B. ; GOMES, R. A. ; MACIEL, C. F. . The demands of the rural youth in the face of social change: challenges for inclusion. In: XIII Congress of Rural Sociology: The new rural world from crises to opportunities, 2012, Lisbon - PT. XIII Congress of Rural Sociology: The new rural world from crises to opportunities, 2012.

  • MOURA, J. M. B. ; MACIEL, C. F. . Ruralidades em perspectivas: desenvolvimento e resistência no meio rural do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. In: CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - Pré- Alas Brasil, 2012, Teresina. Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana no Norte /Nordeste: Desafios e Perspectivas, 2012.

  • MACIEL, C. F. ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. . A relação capital-trabalho na organização produtiva do polo Oleiro-Cerâmico de Iranduba - AM. In: Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-Alas Brasil, 2012, Teresina. Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana no Norte /Nordeste: Desafios e Perspectivas, 2012.

  • MACIEL, C.F ; VALLE, M. I. M. ; ANDRADE, A. S. ; MOURA, J. M. B. . Productive restructuring and labor organization in the pottery pole of Iranduba. In: ISA- Forum of sociology Social Justice and Democratization, 2012, Buenos Aires- Argentina. ISA- Forum of sociology Social Justice and Democratization, 2012.

  • MOURA, J. M. B. ; GOMES, R. A. ; MACIEL, C. F. . DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E RESISTÊNCIA NO MEIO RURAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE. In: Sociologia em movimento: novos olhares, novas perspectivas, 2012, São Carlos- SP. Sociologia em movimento: novos olhares, novas perspectivas, 2012.

  • MOURA, J. M. B. ; SPENILLO, G. M. D. ; SILVA, A. C. C. M. . DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO: OS ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO RURAL.. In: SOBER NE - Nordeste: Desafios do desenvolvimento para a inclusão social., 2011, Petrolina-PE. SOBER- NE, 2011.

  • MOURA, J. M. B. ; MORAIS, O. . A nova ruralidade: Um estudo sobre exclusão, perspectivas e desafios da juventude de Muribeca dos Guararapes/PE frente as mudanças no campo. In: VIII congresso Latinoamericano de Sociologia Rural - ALASRU: América Latina: realineamientos políticos y proyectos en disputa, 2010, Porto de Galinhas- PE/Brasil. VIII congresso Latinoamericano de Sociologia Rural - ALASRU, 2010.

  • MOURA, J. M. B. ; RODRIGUES, J. P. . A inserção dos jovens na sociedade apartir da prática de esportes. In: 14 CISO - Desigualdade e Justiça Social: regiões, classes e identidades no mundo globalizado, 2009, Recife. 14o CISO - Desigualdade e Justiça Social: Regiões, Classes e Identidades no Mundo Globalizado, 2009.

  • MOURA, J. M. B. ; RODRIGUES, J. P. . A Reprodução Social do Lixo para a Comunidade de Aguazinha - Olinda/PE. In: IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE., 2009, Recife. IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2009.

  • MACIEL, C.F ; MOURA, J. M. B. . Secularização e identidades sociais: os ?espíritos? do fundamentalismo religioso no Brasil. Sinais Sociais , 2015.

  • MOURA, J. M. B. ; MARTINS, Rodrigo Constante ; MACIEL, C.F . Os sindicatos ?em cana? e o Porto de Suape em ascensão: transformações produtivas na Zona da Mata de Pernambuco e estratégias sindicais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, C. F. ; LIMA, J. C. ; MOURA, J. M. B. . Transformações no rural-urbano da China e gerentes chineses em Manaus: novas conexões do trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; MACIEL, C.F . Ruralidades em perspectivas: Trajetórias de famílias agricultoras e metamorfoses do trabalho no mundo rural : o caso do município de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACIEL, C.F ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. . A relação capital-trabalho na organização produtiva do polo Oleiro-Cerâmico de Iranduba - AM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; GOMES, R. A. ; MACIEL, C.F . DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E RESISTÊNCIA NO MEIO RURAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOURA, J. M. B. ; GOMES, R. A. ; MACIEL, C.F . Dinâmicas de desenvolvimento local no meio rural: o caso do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, C.F ; VALLE, M. I. M. ; MOURA, J. M. B. . As inovações tecnológicas no polo oleiro-cerâmico de Iranduba-AM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; MACIEL, C.F . Ruralidades em perspectivas: desenvolvimento e resistência no meio rural do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; GOMES, R. A. ; MACIEL, C.F . The demands of the rural youth in the face of social change: challenges for inclusion. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, C.F ; VALLE, M. I. M. ; ANDRADE, A. S. ; MOURA, J. M. B. . Productive restructuring and labor organization in the pottery pole of Iranduba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; SPENILLO, G. M. D. ; SILVA, A. C. C. M. . DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO: OS ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO RURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; MORAIS, O. . A nova ruralidade: Um estudo sobre exclusão, perspectivas e desafios da juventude de Muribeca dos Guararapes/PE frente as mudanças no campo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. . Reprodução social da pobreza: um estudo de caso com jovens de Muribeca dos Guararapes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOURA, J. M. B. ; RODRIGUES, J. P. . A inserção dos jovens na sociedade apartir da prática de esportes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; RODRIGUES, J. P. . A Reprodução Social do Lixo para a Comunidade de Aguazinha - Olinda/PE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. M. B. ; SANTANA, M. ; MOURA, N. ; MORAIS, O. ; BONIFACIO, R. ; AUXILIADORA, M. . Vestir-se Bem: Análise Antropológica do Estereótipo do Jovem de Santo Amaro.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Parecerista Ad Hoc - Revista RIET 2021. 2021.

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Parecerista Ad Hoc - Revista RIET - 2021. 2021.

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Parecerista Ad Hoc - Revista RIET. 2021.

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Parecerista Ad Hoc - Revista RIET - 2020. 2020.

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Parecerista Ad Hoc - Revista Contemporânea - 2019. 2019.

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Parecerista Ad Hoc - Revista Contemporânea - 2019. 2019.

MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Avaliador AdHoc do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-Pibex UNIFESSPA. 2019.

MOURA MACIEL, J. M. B. . Parecerista Ad Hoc - Revista Contemporânea - 2018. 2018.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2016 - Revista Askesis (Parecer 1). 2016.

MOURA MACIEL, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - III ENEPEX 2016 (1 Parecer). 2016.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad Hoc do congresso Agroecol 2016. 2016.

MOURA, J. M. B. ; COSTA, E. A. ; FEIDEN, A. . Coordenação do GT: Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas - Agroecol 2016. 2016.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2015 - Revista Pensata - 8ª edição PPGCS/UNIFESP 2015. 2015.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2014 - Revista Askesis (Parecer 4). 2014.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2014 - Revista Askesis (Parecer 6). 2014.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2014 - Revista Askesis (Parecer 1). 2014.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2014 - Revista Askesis (Parecer 3). 2014.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2014 - Revista Askesis (Parecer 2). 2014.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2014 - Revista Askesis (Parecer 7). 2014.

MOURA, J. M. B. . Parecerista Ad hoc - 2014 - Revista Askesis (Parecer 5). 2014.

MOURA, J. M. B. ; TENORIO, AC . Pesquisa Censitária. 2008.

MOURA, J. M. B. ; SILVA, JGF . Grupo de Pesquisa Práticas e saberes populares: interações com diferentes espaços sociais. 2008.

CAMACHO, R. S. ; MOURA MACIEL, JEANNE MARIEL BRITO DE . Educação do Campo e a produção de conhecimento: avanços, conquistas e desafios com Mônica Castagna Molina. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2021

    RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: IDENTIDADE, CULTURA E FORMAS DE PRODUÇÃO NOS ASSENTAMENTOS DE MATO GROSSO DO SUL, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como se caracteriza na atualidade o espaço rural do Mato Grosso Sul, apontando para a história de vida da população dos assentamentos, e das fazendas de seu entorno, em termos econômicos, social, cultural e na relação homem-natureza. A pesquisa terá duração de três anos, 2018-2021, e ocorrerá nos municípios em que o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFGD possui estudantes, dentre os quais se destacam Ponta Porã, Nioaque e Corumbá. Sabendo-se que o Mato Grosso do Sul possui uma população de aproximadamente 351.625 pessoas que habita no campo - no censo de 2010 do IBGE -, e que também possui 27.764 famílias assentadas distribuídas em 204 assentamentos espalhados pelo estado (INCRA, 2017), cada vez mais se faz necessário compreender como esta população vive e atualiza suas trajetórias. Assim, proponho aqui esmiuçar como se configura o rural em uma região de fronteira, com os seus tensionamentos, mudanças e permanências. Isso porque, após décadas de criação do estado e de expansão das atividades do agronegócio em seu território, cabe agora chegar o ficou ou não ficou em seu meio rural, ou seja: como se atualiza a identidade dos moradores do campo? Quais as implicações das peculiaridades de uma região de fronteira ? tanto em termos de lugar, como de atividades agrícolas - na vida dos assentados? Como ocorre a integração social dentro dos assentamentos formados por pessoas de diferentes cidades do Mato Grosso do Sul, de outros estados e de outro país, como o Paraguai? Quais as tensões e conflitos atuais? Qual o futuro dos lotes e da juventude rural? O que é o rural no Mato Grosso do Sul, e em que medida poder-se-ia criar modelos de comparação com outras regiões do país? Essas são questões que esse projeto de pesquisa se propõe a investigar. Em termos metodológicos, a condução da pesquisa será feita de forma qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observação e análise de documentos junto aos assentados alvo deste trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Coordenador / Cleiton Ferreira Maciel Brito - Integrante / Rodrigo Constante Martins - Integrante / Andreia Sangalli - Integrante / Marco Antonio Rodrigues Paulo - Integrante / Rodrigo Simão Camacho - Integrante / Diane Cristina Araújo Domingos - Integrante / André Luis Freitas da Silva - Integrante / Walter Roberto Marschner - Integrante / Elâine da Silva Ladeia - Integrante / Lucas Oliveira de Souza - Integrante / Jaqueline Pardinho Braz - Integrante / Leonice Alexandra Tessmann De Correia - Integrante / ANDRÉ APARECIDO BISPO - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Educação do campo: Trajetória social, transmissão do saber e processos de aprendizagem entre os jovens rurais do Mato Grosso do Sul, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco de análise investigar os processos de aprendizagem escolar que envolvem os jovens camponeses do Mato Grosso do Sul dos municípios que possuem polo de atendimento da Licenciatura em educação do campo: Ponta Porã, Nova Alvorada do Sul, Amambaí, Itaquiraí, Dourados, Nioaque, Sidrolândia, Corumbá. Assim, a problemática proposta busca se debruçar sobre as seguintes indagações: em que medida a trajetória escolar dos jovens do campo vincula-se ao tipo de capital social e cultural experimentado na família e/ou na escola? Como ocorre o envolvimento da família camponesa com o desempenho escolar dos filhos? Como ocorre a transmissão dos diversos tipos de saberes nas famílias? E, ainda, quais são os saberes (bens socioculturais) valorizados pelas famílias camponesas? Como a escola do campo articula o saber local com o saber escolar? Partindo desses questionamentos buscar-se-á compreender como a vida em nível micro da unidade familiar interfere na trajetória dos estudantes da educação básica e nas suas escolhas e como a escola se relaciona com essas questões, a fim de se lançar luzes explicativas sobre o amplo processo que envolve o desempenho escolar, o processo de aprendizagem e a transmissão do saber no campo. No que diz respeito aos sujeitos investigados e ao lugar da pesquisa, o foco serão os estudantes do ensino fundamental (6 ano ao 9 ano) e do ensino médio. Como recurso metodológico, serão utilizados o levantamento bibliográfico, documental e a pesquisa de campo - que comportará o método da história oral -, juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes do ensino básico e suas famílias, e aos professores das unidades escolares investigadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Coordenador / Andreia Sangalli - Integrante / Marco Antonio Rodrigues Paulo - Integrante / Eliane Rodrigues da Silva - Integrante / Cleiton Ferreira Maciel Brito - Integrante / Rodrigo Simão Camacho - Integrante / Diane Cristina Araújo Domingos - Integrante / André Luis Freitas da Silva - Integrante / Walter Roberto Marschner - Integrante / Elâine da Silva Ladeia - Integrante / Lucas Oliveira de Souza - Integrante / Mateus Melquisedeque dos Santos Gomes - Integrante / Valéria Ribeiro da Silva - Integrante / Stefany Rodrigues Cardoso - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Educação se apreende em casa: a relação entre capital sociocultural e a trajetória escolar dos jovens camponeses em Nioaque-MS, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco de análise investigar a relação existente entre capital sociocultural e a trajetória escolar dos jovens camponeses do assentamento Palmeira em Nioaque-MS. Assim, a problemática proposta busca se debruçar sobre as seguintes indagações: em que medida a trajetória escolar dos jovens do campo vincula-se ao tipo de capital social e cultural experimentado na família e/ou na escola? Como ocorre o envolvimento da família camponesa com o desempenho escolar dos filhos? Como ocorre a transmissão dos diversos tipos de saberes nas famílias? E, ainda, quais são os saberes (bens socioculturais) valorizados pelas famílias camponesas? Partindo desses questionamentos buscar-se-á compreender como a vida em nível micro da unidade familiar interfere na trajetória dos estudantes da educação básica e nas suas escolhas e como a escola se relaciona com essas questões, a fim de se lançar luzes explicativas sobre o amplo processo que envolve o desempenho escolar, o processo de aprendizagem e a transmissão do saber no campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Coordenador / Cleiton Ferreira Maciel Brito - Integrante / Dheisson Leonardo dos Santos Silva - Integrante.

  • 2015 - 2020

    A ETNOCIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL DOS POVOS DO CAMPO E DOS POVOS INDÍGENAS, Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar, registrar e analisar a relação homem, recursos naturais e conhecimentos tradicionais que caracterizam os povos do campo e os indígenas Guarani/Kaiowá do MS e como refletem na vida em sociedade (in situ e ex situ). A pesquisa será desenvolvida no período de agosto de 2015 a julho de 2018. As atividades serão desenvolvidas em assentamentos e aldeias onde residem acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena, considerando maior facilidade de acesso e comunicação, principalmente com os indígenas em função da língua materna, e em função do número expressivo de assentamentos e aldeias no Estado. A primeira etapa consiste em localizar nos assentamentos os informantes. Mediante o aceite, o interesse e a disponibilidade do informante em participar da pesquisa, será solicitado o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo esclarecida sua participação na pesquisa. Serão aplicados questionários semiestruturados, com a intenção de realizar a Catalogação das espécies e registros etnobotânicos, etnozoológicos, etnoecológicos. Para o reconhecimento dos grupos biológicos de importância tradicional serão realizadas caminhadas aleatórias na companhia dos informantes. Pretende-se também realizar a análise quantitativa dos dados etnobiológicos, através de fórmulas matemáticas determinando: Nível de fidelidade ? FL do informante; Prioridade de ordenamento- ROP;Fator de Concenso do Informante ?FCI; Valor de Uso ? VU; Importância Relativa (IR) das espécies citadas, além de um diagnóstico sócio ambiental cultural nas comunidades participantes da pesquisa no intuito de obtermos informações a cerca da realidade de vida dos povos do campo e indígenas de MS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Integrante / Andreia Sangalli - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Entre a cana e Suape: um estudo sobre os cortadores de cana e seus deslocamentos rumo ao Complexo Industrial Portuário de Suape ? PE, Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as mudanças que tem ocorrido na vida dos trabalhadores rurais de cana-de-açúcar da Zona da Mata Sul de Pernambuco face a chegada do Complexo Portuário Industrial de Suape na região. Nessa nova conjuntura a monocultura da cana-de-açúcar perde espaço e novas relações de trabalho emergem no meio rural da Zona da Mata Sul. Seu contingente humano que historicamente se constituiu reserva de mão de obra para os canaviais da região e de outros estados do país passa agora a ter em Suape outra forma de emprego, o emprego industrial. A fim de compreender essa passagem do meio rural para a indústria e os desdobramentos que permeiam essa nova conjuntura, a pesquisa comporta um grupo de objetivos que buscam: caracterizar quem são estes trabalhadores; compreender como ocorre a inserção deles no Complexo de Suape; mostrar os possíveis conflitos existentes entre os trabalhadores rurais e a gerência do Porto de Suape; identificar as transformações no projeto de vida dos trabalhadores rurais face à inserção no porto e revelar como eles percebem as mudanças que estão vivenciando. Como recurso metodológico será utilizado a pesquisa documental, o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo que comportará a metodologia da história oral, juntamente com a realização entrevistas semiestruturadas junto aos trabalhadores rurais inseridos no Porto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. , Rod. Washington Luís - Km 235, Jardim Guanabara, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33518673, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

ufgd

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2016

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de doutorado

2011 - 2011

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de Sociologia- EAD, Carga horária: 20

2008 - 2008

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduanda, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como bolsista junto ao Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC), através desta Pró-Reitoria de Extensão (PRAE/UFRPE), no período de Fevereiro de 2008 a Junho de 2008, com carga horária total de 400 horas, desempenhando atividades de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO nas áreas, pertinentes ao referido programa, de Direitos Humanos, Desenvolvimento Humano, Cidadania e Leituração, na perspectiva de promover a Democratização da Escola Pública.

2008 - 2008

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 8

Outras informações:
Enquanto bolsista do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, atuou como educadora social no Programa Escola Aberta (MEC), através desta Pró-Reitoria de Extensão (PRAE/UFRPE), mediando a oficina ?Descobrindo Tesouros?, com ênfase em Direitos Humanos e Leituração, na perspectiva de promover a Democratização da Escola Pública, no período de Fevereiro de 2008 a Junho de 2008, com carga horária total de 160 horas.

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes

Vínculo: Orientadora Social, Enquadramento Funcional: Orientadora Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientadora Social do Núcleo do Conjunto Muribeca, com carga-horária de 20h semanais, do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome e executado pela Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes.

2018 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Pós-graduação PPGET, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente permanente do Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade - PPGET/UFGD.

2015 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta - classe A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) / Licenciatura em Educação do Campo. Bolsista pesquisador ingressante (2018-2019)

2019 - 2019

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso de graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Intercultural Indígena.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Pesquisa.

  • 02/2020

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS HUMANAS, ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O BRASIL I, T1 - P112008960 - ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O BRASIL II

  • 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, NEAB- Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro.

  • 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Intercultural Indígena.,Cargo ou função, Conselho Diretor.

  • 10/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Intercultural Indígena.,Linhas de pesquisa

  • 03/2021 - 04/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Intercultural Indígena.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Consulta Prévia das Licenciaturas da FAIND.

  • 02/2018 - 04/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Intercultural Indígena.,Cargo ou função, Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante.

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Educação e Territorialidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS EM TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE, METODOLOGIA DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE TEXTO INTERCULTURAL

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II, ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O BRASIL I, PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, TEORIAS SOCIAIS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS HUMANAS

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação e Territorialidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações de trabalho Rural e construção de identidades

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio curricular Supervisionado I, Estudos Interdisciplinares Sobre o Brasil 1, Leitura e Produção de Textos, Pesquisa e prática Pedagógica I, Pesquisa e prática Pedagógica III, Pesquisa e prática Pedagógica VI, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 04/2018 - 12/2018

    Ensino, Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I, Estudos Interdisciplinares Sobre o Brasil I, Estudos Interdisciplinares Sobre o Brasil II, Estudos Interdisciplinares Sobre o Brasil III, Pesquisa e Prática Pedagógica III, Pesquisa e Prática Pedagógica VI, Pesquisa e Prática Pedagógica VIII

  • 07/2016 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Intercultural Indígena.,Cargo ou função, Representante docente na comissão de Pesquisa e Pós-Graduação.

  • 06/2016 - 07/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Membra titular do núcleo de Estudos de Diversidade de gênero e Sexual - NEDGS/UFGD.

  • 03/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Intercultural Indígena.,Cargo ou função, Comissão Especial de Seleção - Banca de contratação de professor substituto.

  • 09/2017 - 04/2018

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica III, Pesquisa e Prática Pedagógica II, Pesquisa e Prática Pedagógica V, Política, Economia e Sociedade, Teorias Sociais

  • 11/2016 - 03/2017

    Ensino, Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Interdisciplinares sobre o Brasil II, Pesquisa e Prática Pedagógica III, Pesquisa e Prática Pedagógica III -

  • 04/2016 - 10/2016

    Ensino, Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica II, Pesquisa e Prática Pedagógica III, Teorias Sociais

  • 11/2015 - 03/2016

    Ensino, Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Interdisciplinares sobre o Brasil I

  • 11/2015 - 03/2016

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, Direitos humanos e cidadania, Pesquisa e Práticas Pedagógicas I, Pesquisa e Práticas Pedagógicas III

2011 - 2013

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - Mestrado em Ciências Sociais