Elisangela Silva Heringer

Possui graduação em Letras- Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (2006) e especialização em História e Literatura pela mesma instituição de ensino (2010). É mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atua como docente na área de Língua Portuguesa em escolas públicas. É tutora presencial do Curso de Letras da UFF/ CEDERJ, atuando nas disciplinas de PortuguêsI, Português V, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II e Literaturas Africanas I.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA

2012 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: Meninos que lutam com risos: uma leitura de 'Quem me dera ser onda', de Manuel Rui, e 'Avódezanove e o segredo do soviético', de Ondjaki,Ano de Obtenção: 2014
Laura Cavalcante Padilha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em História e Literatura do século XIX aos dias atuai

2008 - 2009

Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia
Título: O riso inquieto e subversivo em
Orientador: Marcelo Brandão Mattos

Graduação em Letras- Literaturas de Língua Portugesa

2003 - 2006

Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia
Título: O riso inquieto e subversivo em "Quem me dera ser onda"e "Regresso Adiado"

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

Formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2011 - 2011

Leitura e formação de leitores. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2008 - 2008

Atualização em Informática Educativa. (Carga horária: 120h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

HERINGER, E. S. . Jornada Acadêmica Para além dos 200 anos. 2018. (Outro).

HERINGER, E. S. ; HERINGER, E. S. . IV Jornada de Letras. 2017. (Outro).

HERINGER, E. S. ; HERINGER, E. S. . IV Polo Poético do Polo CEDERJ. 2017. (Festival).

HERINGER, E. S. ; HERINGER, E. S. . IV Jornada de Letras. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Jornada de Letras do Polo EaD Nova Friburgo.Da palavra à margem: a escrita alimentando o ser (mulher). 2016. (Outra).

II Jornada de Letras do Polo EaD Nova Friburgo.Literatura Angolana em três faces: Luandino Vieira, Ondjaki e Manuel Rui - Infância e violência. 2015. (Outra).

II Semana de Africanidades do Curso Normal do Colégio Professor Carlos Bradão.Poesia e identidade na Literatura. 2015. (Outra).

II Semana de Africanidades do Curso Normal do Colégio Professor Carlos Bradão.Poesia e identidade na Literatura. 2015. (Outra).

3º Encontro Internacional de Estudos Africanos. 2014. (Encontro).

I Jornada de Letras do Polo EAD/CEDERJ Nova Friburgo.Formatar é preciso. 2014. (Outra).

VX Jornada de Letras "Leituras entrecruzadas".O risível como arma: crianças que lutam com riso. 2013. (Outra).

III Simpósio "Discurso, ressitẽncia e...". 2012. (Simpósio).

Seminário Internacional de Literatura Afrolatina.'Quem me dera ser onda": a infância e o risível numa leitura de Angola pós-colonial. 2012. (Seminário).

simpósio Internacional "As escritas de si". 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cristina Maria Paes dos Santos

PADILHA, Laura Cavalcante;SANTOS, C. M. P.; SILVA, Maria Teresa Salgado Guimarães da. Meninos que lutam com risos: uma leitura de. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Maria Teresa Salgado Guimarães da Silva

PADILHA, L. C.; Cristina Maria Paes dos Santos;SILVA, M. T. S. G.. Meninos que lutam com risos: uma leitura de Quem me dera ser onda, de Manuel Rui e de Avó Dezanove e o segredo do soviético, de Ondjaki. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.

Renata Flavia da Silva

SILVA, R. F.; PADILHA, Laura C.; Jorge, S. R.. Meninos que lutam com risos: uma leitura de 'Quem me dera ser onda', de Manuel Rui, e 'Avódezanove e o segredo do soviético', de Ondjaki. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Literatura) - Instituto de Letras / UFF.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Laura Cavalcante Padilha

Meninos que lutam com risos: uma leitura de "quem me dera ser onda", de Manuel Rui, e de "Avódezanove o segredo do soviético", de Ondjaki; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Laura Cavalcante Padilha;

Marcelo Brandão Mattos

O riso inquietante e subversivo em "Regresso Adiado" e "Quem me dera ser onda"; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação (LS) História e Literatura) - Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (Nova Friburgo); Orientador: Marcelo Brandão Mattos;

Renata Flavia da Silva

Meninos que lutam com risos: uma leitura de 'Quem me dera ser onda', de Manuel Rui, e 'Avódezanove e o segredo do soviético', de Ondjaki; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Literatura) - Instituto de Letras / UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Renata Flavia da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HERINGER, E. S. . 'Lutar com as palavras' nas Literaturas de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HERINGER, E. S. . Da palavra à margem: a escrita alimentando o ser (mulher). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HERINGER, E. S. . Literatura angolana em três faces: Luandino Vieira, Ondjaki e Manuel Rui- Infância e violência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HERINGER, E. S. . O risível como arma: crianças que lutam com risos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HERINGER, E. S. . Por entre riso e infância: diálogos críticos com a nação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HERINGER, E. S. . MENINOS QUE LUTAM COM RISO: UMA LEITURA DE ?QUEM ME DERA SER ONDA?, DE MANUEL RUI, E ?AVÓDEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO?, DE ONDJAKI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HERINGER, E. S. . 'Quem me dera ser onda': A infãncia e o risível numa leitura de Angola pós-colonial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAGALHAES, A. C. ; HERINGER, E. S. . ?Quem conta um conto...?: estudo de narrativas curtas angolanas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HERINGER, E. S. ; SABINO, C. L. ; MAGALHAES, A. C. ; VERISSIMO, M. A. . Africa em Letras e Imagens. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HERINGER, E. S. ; ROSA, A. B. A. ; MAGALHAES, A. C. . A lei 10.639/03 da teoria à prática: literaturas africanas na escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional