Eliana Rosa Correia

Lika Rosa (Eliana Rosa Correia) é Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), graduação em Artes Cênicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. É Docente no Senac Lapa Scipião na Área de Comunicação e Artes e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. É atriz, palhaça, diretora teatral e performer. Atualmente faz parte dos coletivos Cia Ímpar de Teatro e Trupe Trapo Cia Artística. É fundadora da Cia do Riso companhia que pesquisa o universo do cômico e do palhaço. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte educação, palhaçaria, direção, espetáculo, pesquisa, intervenção, performance e vídeo-performance.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Do cômico ao crítico nos processos de comunicação: o corpo do palhaço e a construção da criticidade nas mídias.,Ano de Obtenção: 2015
Helena Tânia Katz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: clown; comico; comunicação; crítico; corpo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Graduação em Pedagogia

2017 - 2017

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Graduação em Artes Cênicas - Direção Teatral

2002 - 2007

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: A poética do clown em cena e a construção de um espetáculo clownesco
Orientador: Paulo César Bicalho

Graduação em Artes Cênicas

2002 - 2006

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: A utilização do palhaço pessoal como nova alternativa no aprendizado da arte
Orientador: Neide das Graças

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

O Subsolo Produtivo do Ator com Cacá Carvalho. (Carga horária: 36h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em LAPCA - Laboratório de Processos de Criação Atorais. (Carga horária: 130h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Oficina de estratégias participativas de ensino e aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.

2016 - 2016

Educar para a paz. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.

2016 - 2016

A profissão de Radialista em tempos de internet e novas mídias. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.

2016 - 2016

Pensando a Antropologia da Performance, a Etnocenologia e a Antropologia Te. (Carga horária: 132h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

La Commedia Dell?Arte e II teatro cômico di piazza. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Núcleo Taanteatro ? Formação Pesquisa Criação. (Carga horária: 256h). , Taanteatro Companhia, TAANTEATRO, Brasil.

2013 - 2013

Introdução a Dublagem. (Carga horária: 42h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.

2012 - 2012

Estágio Experimental - Atuação e Intervenção. (Carga horária: 96h). , Teatro da Vertigem, VERTIGEM, Brasil.

2011 - 2011

Teorias das Artes. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Corpo e Cidade: Experimentos Práticos. (Carga horária: 96h). , Teatro da Vertigem, VERTIGEM, Brasil.

2011 - 2011

Núcleo Taanteatro ? Formação Pesquisa Criação. (Carga horária: 256h). , Taanteatro Companhia, TAANTEATRO, Brasil.

2011 - 2011

TAANTEATRO OFICINA RESIDÊNCIA 2012. (Carga horária: 36h). , Taanteatro Companhia, TAANTEATRO, Brasil.

2010 - 2010

A ANÁLISE-AÇÃO OU COMO SE SERVIR. (Carga horária: 24h). , Centro Internacional de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas, ECUM, Brasil.

2008 - 2008

Geografia da Palavra - Direção Antonio Abujamra. (Carga horária: 1200h). , Fundação Nacional das Artes, FUNARTE, Brasil.

2007 - 2007

Bufão. (Carga horária: 20h). , Cia do Giro, CIA DO GIRO, Brasil.

2007 - 2007

Mascára Neutra. (Carga horária: 20h). , Grupo Moitará, GRM, Brasil.

2006 - 2006

Oficia Central de Imagens. (Carga horária: 20h). , Imagem dos Povos - Mostra Internacional Audiovisual, IMAGEM POVOS, Brasil.

2006 - 2006

A Arte do Palhaço. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2006 - 2006

Oficina Central de Imagens e Audio Visual. (Carga horária: 46h). , T´ai Produções e Eventos, T´AI, Brasil.

2006 - 2006

XVI Congresso de Arte Educadores. (Carga horária: 16h). , Federação de Arte Educadores do Brasil, FAEB, Brasil.

2006 - 2006

Colóquio Nacional O Cômico e o Trágico. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2006 - 2006

Técnicas de Direção. (Carga horária: 20h). , Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.

2005 - 2005

Mergulho na menor máscara do mundo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2002 - 2002

Da energia à Ação. (Carga horária: 20h). , Lume - Núcleo Interdiscplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, LUME, Brasil.

2002 - 2002

O prazer da voz saudável. (Carga horária: 4h). , Circuito Telemig Cultural, TELEMIG, Brasil.

2002 - 2002

A ciência da tela. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.

2002 - 2002

Improvisação musical. (Carga horária: 10h). , Circuito Telemig Cultural, TELEMIG, Brasil.

2002 - 2002

Técnicas Circense - Perna de Pau. (Carga horária: 10h). , Festival de Inverno Cultural de Ouro Preto 2002, FESTIVAL OURO PR, Brasil.

2001 - 2001

O Ator é o Riso. (Carga horária: 15h). , Lume - Núcleo Interdiscplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, LUME, Brasil.

2000 - 2000

Dinâmica com objetos. (Carga horária: 25h). , Lume - Núcleo Interdiscplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, LUME, Brasil.

1997 - 1997

Tecnicas de preparação corporal para atores. (Carga horária: 32h). , Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTE EDUCAÇÃO.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CORREIA, E. R. . Lado B - Hoje tem Marmelada. 2017. (Exposição).

CORREIA, E. R. . Um olhar sobre si mesmo. 2011. (Exposição).

CORREIA, E. R. . Encontro do Programa - Teatro Educativo. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6º Encontro de Arte/Educação de Ouro Preto.Palhaçaria na Arte-educação: O corpo do palhaço e a construção de identidades. 2018. (Encontro).

V Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas.Palhaçaria e educação: O corpo do palhaço e a construção da criticidade.. 2018. (Encontro).

II Reunião Artístico Científica do Grupo de Trabalho (GT) ?Artes Cênicas na Rua?, da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE).Interferência artística: Saia-A- tempo. 2017. (Encontro).

SET EXPO 2017 - 29 Congresso de Tecnologia. 2017. (Congresso).

IV Simposio Internacional - Reflexões Cênicas Contemporâneas. 2015. (Simpósio).

27. Inverno Cultural da UFSJ 2014.CECI N'EST PAS UNE PIPE [ESTE NÃO É UM CACHIMBO. 2014. (Outra).

Congresso SET - Expo 2014 Broadcast and New Media Technology Trade Show & Conference. 2014. (Congresso).

ENCONTRART - Congresso Internacional de Artes Cênicas.O Despertar do palhaço pessoal. 2014. (Oficina).

Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais - Os novos Desafios da gestão Cultural. 2014. (Encontro).

ENCONTRART - Congresso Internacional de Artes Cênicas.A POETICA DO PALHAÇO EM CENA. 2013. (Oficina).

FESTIVAL BAIXO CENTRO.CECI N'EST PAS UNE PIPE [ESTE NÃO É UM CACHIMBO. 2013. (Encontro).

SATYRIANAS.CECI N'EST PAS UNE PIPE [ESTE NÃO É UM CACHIMBO. 2013. (Encontro).

25. Inverno Cultural da UFSJ 2012.Memórias da pele e outra s histórias. 2012. (Oficina).

ENCONTRART - Congresso Internacional de Artes Cênicas.O Despertar do palhaço pessoal. 2011. (Oficina).

Conversas com Arte Educador - Ingrid Domine Koudela. 2010. (Encontro).

ECUM- Encontro Mundial de artes cenicas. 2010. (Encontro).

ENCONTRART - Congresso Internacional de Artes Cênicas.A poética do clown em cena. 2010. (Oficina).

Práticas e Reflexões com Educadores.Corpo e comunicação - Expressão em Laban: Movimentos corporais e cotidianos com jogos teatrais, um trabalho lúdico na sala de aula.. 2010. (Encontro).

2006: Colóquio Nacional: O cômico e o trágico: reflexões estéticas (2006)); c. 2006. (Outra).

CONFAEB ? Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. A Dança-Teatro e o processo de intervenção híbrida na cena. 2006. (Congresso).

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.Espetáculo Teatral - Alguns Pecados Capitais. 2006. (Outra).

Mostra Internacional Audiovisual. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional do Audiovisual de Ouro Preto - Imagens dos Povos. 2006. (Seminário).

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.Espetáculo Teatral - Alguns Pecados Capitais. 2005. (Outra).

Fórum das Artes.O Deus do Povo. 2004. (Outra).

I Encontro de Mídia Universitária - Trama Universitário. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Tania Katz

KATZ, H.; HÉRCOLES, R. M.; Bolognesi, M.. Do cômico ao crítico nos processos de comunicação: o corpo do palhaço e a construção da criticidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rosa Maria Hercoles

HERCOLES, Rosa; KATZ, Helena; GAMBOGGI, A. L.. Do Cômico ao Crítico nos Processos de Comunicação: o corpo do palhaço e a construção de criticidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rosa Maria Hercoles

HERCOLES, Rosa; KATZ, Helena; BOLOGNESI, M. F.. Do cômico ao crítico nos processos de comunicação: corpo do palhaço e a construção da criticidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alunos de Qualificação Técnica de Apresentação de PGM T

Programa Senac Acontece; 2015; Orientação de outra natureza; (Apresentação de Programas de TV) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP; Orientador: Eliana Rosa Correia;

Alunos de Qualificação Técnica do curso Apresentação PGM TV

Programa Senac Acontece - Entrevista; 2014; Orientação de outra natureza; (Apresentação de Programas de TV) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP; Orientador: Eliana Rosa Correia;

Alunos de Qualificação Técnica - Apresentação de PGM TV

Programa Senac Acontece; 2014; Orientação de outra natureza; (Apresentação de Programas de TV) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP; Orientador: Eliana Rosa Correia;

Alunos de Qualificação Técnica do curso Apresentação PGM TV

Programa Senac Acontece; 2013; Orientação de outra natureza; (Apresentação de Programas de TV) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP; Orientador: Eliana Rosa Correia;

Alunos de Qualificação Técnica de Apresentação de PGM TV

Programa Senac Acontece; 2013; Orientação de outra natureza; (Apresentação de Programas de TV) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP; Orientador: Eliana Rosa Correia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Tania Katz

Do Cômico ao Crítico nos Processos de Comunicação: o Corpo do Palhaço e a Construção da Criatividade; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Tania Katz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORREIA, E. R. . A CONSTRUÇÃO DE UMA POÉTICA CLOWNESCA NAS NOITES DE CABÍRIA. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB) , v. 9, p. 73-85, 2018.

  • CORREIA, E. R. . O cômico e o crítico nos processos de comunicação: Chacrinha e a construção de um referencial clownesco na televisão.. Meória ABRACE , v. 19, p. 4003, 2018.

  • CORREIA, E. R. . Palhaçaria na arte educação: O corpo do palhaço e a construção de identidades.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREIA, E. R. . Palhaçaria e educação: O corpo do palhaço e a construção da criticidade.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREIA, E. R. . O Cômico e o Crítico nos Processos de Comunicação: O Palhaço e a construção de criticidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDIMARTE, A. C. G. ; CORREIA, E. R. . Interferência artística: Sai-A-tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDIMARTE, A. C. G. ; CORREIA, E. R. . As práticas performativas de rua e o olhar do espectador ao corpo feminino: uma análise sobre a performance ?Saia-A- Tempo? da Cia Impar de Teatro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREIA, E. R. . A poetica do clown em cena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, E. R. . O Despertar do palhaço pessoal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, E. R. . Corpo e comunicação - Expressão em Laban: Movimentos corporais e cotidianos com jogos teatrais, um trabalho lúdico na sala de aula.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, E. R. ; BRANDIMARTE, A. C. G. . A Dança-Teatro e o processo de intervenção híbrida na cena. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CORREIA, E. R. ; BOTELHO, L. R. ; LONGANO, A. C. . Interpretação para TV, Cinema e Web. 2016.

CORREIA, E. R. . O Despertar do Palhaço Pessoal. 2016.

CORREIA, E. R. ; SCIPIAO, S. L. ; RODRGIUES, A. . Senac Acontece - Moda nas Redes Sociais. 2014.

CORREIA, E. R. . Teatro na Comunidade, leva linguagem teatral a moradores de Guarulhos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, E. R. ; ABUJAMRA, A. . Os Possessos vem de todo o lugar. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, E. R. ; GASPERI, M. E. R. ; BRANDIMARTE, A. C. G. ; PADULA, G.M. . A importância do Riso como arte-terapia no ambiente hospitalar. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, E. R. ; GASPERI, M. E. R. . A importancia do riso como arte-terapia no ambiente hospitalar. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, E. R. ; BRANDIMARTE, A. C. G. ; PADULA, G.M. ; GASPERI, M. E. R. . Rir ainda é o melhor remédio. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TAANTEATRO, T. T. C. T. ; CORREIA, E. R. . Nutaan 2014. 2014; Tema: O Núcleo Taanteatro ? Formação, Pesquisa e Criação. (Blog).

CORREIA, E. R. ; BOTELHO, L. R. ; LONGANO, A. C. . Plano de Curso - Interpretação para TV, Cinema e Web. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de curso).

CORREIA, E. R. . A descoberta do Palhaço Pessoal. 2015. .

CORREIA, E. R. . A descoberta do Palhaço Pessoal. 2014. .

CORREIA, E. R. ; GASPERI, M. E. R. . Memórias da pele e outras histórias: oficina de teatro e expressão corporal. 2012. .

CORREIA, E. R. ; CAPPOMACIO, S. . Plano_Curso_Radialista_Apresentacao_Programas de TV_fev_12.pdf. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Curso).

CORREIA, E. R. . A poética do clown em cena. 2011. .

CORREIA, E. R. ; CAPPOMACIO, S. . Plano_Curso_Radialista_Locucao_Noticiarista_TV_fev_12.pdf. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Curso).

CORREIA, E. R. . A descoberta do palhaço pessoal. 2010. .

CORREIA, E. R. . Intervenções Cômicas em espaços de entretenimento. 2009. .

CORREIA, E. R. . Oficina de Contação de Histórias. 2009. .

CORREIA, E. R. . A descoberta do palhaço pessoal. 2007. .

CORREIA, E. R. . Dança, teatro e intervenções. 2006. .

CORREIA, E. R. . Arte na Rua. 2005. .

CORREIA, E. R. . O Palhaço no Hospital. 2004. .

Ava Soani Lourenço Brandão ; CORREIA, E. R. ; GOMES, C. . gesSELVAgens - A Fabulosa Viagem da Trupe Trapo. 2019. Performática.

BRANDIMARTE, A. C. G. ; CORREIA, E. R. . Saia Tempo. 2017. Performática.

BRANDIMARTE, A. C. G. ; CORREIA, E. R. . Sai-A-TEmpo. 2017. Performática.

Ava Soani Lourenço Brandão ; CORREIA, E. R. ; MELO, A. C. . Direção - Festival Flaskô. 2016. Teatral.

CARVALHO, R. ; CORREIA, E. R. ; ROXETTE, D. ; CATELAN, F. ; BENJAMIN, F. ; RUY, W. ; LEE, L. . Atuação - CECI N'EST PAS UNE PIPE - ESTE NÃO É UM CACHIMBO. 2014. Teatral.

ROXETTE, D. ; CORREIA, E. R. ; CATELAN, F. ; BENJAMIN, F. ; LEE, L. ; CARVALHO, R. ; RUY, W. . Atuação - CECI N'EST PAS UNE PIPE - ESTE NÃO É UM CACHIMBO. 2014. Performática.

TAANTEATRO, T. T. C. T. ; CORREIA, E. R. . Atuação - 50 DESENHOS PARA ASSASSINAR A MAGIA. 2014. Performática.

TAANTEATRO, T. T. C. T. ; CORREIA, E. R. . Atuação - 50 DESENHOS PARA ASSASSINAR A MAGIA. 2014. Performática.

ROXETTE, D. ; CORREIA, E. R. ; CATELAN, F. ; BENJAMIN, F. ; LEE, L. ; CARVALHO, R. ; RUY, W. . Atuação - CECI N'EST PAS UNE PIPE - ESTE NÃO É UM CACHIMBO. 2014. Teatral.

CARVALHO, R. ; LEE, L. ; RUY, W. ; CAMPELO, B. ; DUARTE, C. ; ROXETTE, D. ; CORREIA, E. R. ; CATELAN, F. ; BENJAMIN, F. . Atuação - Ceci n?est pas une pipe {Este não É um cachimbo}?. 2013. Performática.

CORREIA, E. R. ; BRANDIMARTE, A. C. G. ; Ava Soani Lourenço Brandão . Atuação - Espetáculo Antes do Café. 2011. Teatral.

CORREIA, E. R. . Dramaturgia do Espetáculo - Show de profissional, Madame Zuleica. 2009. Teatral.

ABUJAMRA, A. ; CORREIA, E. R. . Bolsista de direção - Os Possessos. 2008. Teatral.

MOURA, M. ; CORREIA, E. R. . Atuação - Espetáculo Manual de Barros. 2008. Teatral.

CORREIA, E. R. . Direção e concepção - Espetáculo Alguns Pecados Capitais. 2006. Teatral.

CORREIA, E. R. . Discutindo Arte no Brasil. 2006. Outra.

GASPERI, M. E. R. ; CORREIA, E. R. . Atuação - NOTURNOS. 2006. Teatral.

CAVALCANTE, D. ; CORREIA, E. R. . Atuação - Nunca lhe Prometi um Jardim de Rosas. 2006. Teatral.

CORREIA, E. R. . Direção e concepção - Espetáculo Alguns Pecados Capitais. 2006. Teatral.

CORREIA, E. R. . Direção e Concepção - Espetáculo Alguns Pecados Capitais. 2006. Teatral.

CORREIA, E. R. . Dramaturgia do Espetáculo - Alguns Pecados Capitais. 2006. Teatral.

CORREIA, E. R. . Direção e concepção no espetáculo - Clownvívios. 2005. Teatral.

JUNIOR, I. ; CORREIA, E. R. . Atuação - Espetáculo Anjo Negro. 2005. Teatral.

CORREIA, E. R. ; BRANDIMARTE, A. C. G. . Direção e atuação - Espetáculo O Deus do Povo. 2004. Teatral.

COELHO, P. A. ; CORREIA, E. R. . Atuação - Espetáculo A História é uma História. 1999. Teatral.

CORREIA, E. R. ; SOUZA, A. P. . O Homem na Lua. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

CORREIA, E. R. . Hoje Tem Marmelada - Exposição Professor Lado B. 2017. Fotografia.

RODRGIUES, A. ; CORREIA, E. R. . Senac Acontece. 2016. Vídeo.

RODRGIUES, A. ; CORREIA, E. R. . Por trás da lente. 2016. Vídeo.

CORREIA, E. R. . Clownvívios. 2010 (Trabalho de intervenção artistica).

CORREIA, E. R. ; GASPERI, M. E. R. ; BRANDIMARTE, A. C. G. ; PADULA, G.M. . O Palhaço Alegrando o Hospital. 2006 (Trabalho de intervenção artistica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Clube do Teatro, Descrição: Contemplado pelo Projeto Mais Educação São Paulo, desenvolve pesquisas teatrais e palhaçaria com adolescentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Rosa Correia - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    genSelvagens, Descrição: genSelvagens é um espetáculo performático de composições múltiplas entre performance, dança, artes plásticas, bufão, música e super 8. Desenvolve pesquisas de interpretação com o universo dos bufões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Rosa Correia - Coordenador / BRANDÃO, Ava Soani Lourenço - Integrante / Ana Cecília Melo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Cidades Invisíveis, Descrição: Projeto de Video-performance inspirado no livro de Italo Calvino - As cidades invisíveis, que busca imagens e referencias das várias cidades invisíveis que existem dentro da Cidade de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Rosa Correia - Coordenador / Ana Carolina Greco Brandimarte - Integrante / Wallace Ruy - Integrante / Danilo Roxette - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Ceci n?est pas une pipe {Este não É um cachimbo}?, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento do espetáculo ?Ceci n?est pas une pipe {Este não É um cachimbo}?, inspirado pelo surrealismo de René Magritte, conta a história de um Homem que decide mudar seu sexo para passar a ser uma Mulher. A peça é uma leitura sobre a cirurgia de transgenitalização, o procedimento que o transgênero se submete para a readequação de sexo, mediante um tratamento, sofrendo com isso alterações de ordem social e psicológica, o problema é retratado no espetáculo através de um mergulho surrealista, o diálogo com as Artes Visuais busca uma contemporaneidade fracionada, uma estética que represente a pluralidade no ato de se expressar. O espetáculo debate a (des)construção de identidades e os meandros que a compõe como: o gênero e seu comportamento imposto socialmente, a orientação sexual, imagem e autoimagem. O texto abre um campo para a discussão da necessidade ou não, e de até onde é possível classificar o indivíduo, queremos através da cena refletir junto ao público sobre uma diversidade que necessita ser compreendida, pode ser aceita e deve ser respeitada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Rosa Correia - Coordenador / Rafael Carvalho - Integrante / Bruno Campelo - Integrante / Flaviana Benjamin - Integrante / Wallace Ruy - Integrante / Fernando Catelan - Integrante / Camila Duarte - Integrante / Ramon Gustaff - Integrante / Leo Lee - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Sai-A.Tempo, Descrição: Projeto de performance de experimentação artística com uma pulsão mais livre e de configuração ao vivo. Proposta de construção de cenas apoiadas em processos distintos de atuação e criação, assim como o uso de outras relações de espaço-temporais e outras aproximações com o público, delineando um universo paralelo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliana Rosa Correia - Coordenador / Ana Carolina Greco Brandimarte - Integrante / BRANDÃO, Ava Soani Lourenço - Integrante.

  • 2003 - 2006

    O Palhaço Alegrando o Hospital, Descrição: Pesquisar o desenvolvimento do cômico clownesco no ambiente hospitalar e sua relação na recuperação de pacientes internados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliana Rosa Correia - Coordenador / Ana Carolina Greco Brandimarte - Integrante / Marcelo Educardo Rocco de Gasperi - Integrante / Gislaine Padula de Moraes - Integrante., Financiador(es): Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

BLANCHE - Melhor Montagem, Universidade Federal de Ouro Preto.

2005

D.Margarida - Melhor Monólogo - Júri Popular, Universidade Federal de Ouro Preto.

2005

D.Margarida - - Júri Popular, Universidade Federal de Ouro Preto.

2004

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO A CULTURA, Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.

2003

MELHOR ESPETÁCULO - Alguns Pecados Capitais, Universidade Federal de Ouro Preto.

2003

JOANA - Melhor Monólogo, Universidade Federal de Ouro Preto.

2003

JOANA - Melhor Cenário, Universidade Federal de Ouro Preto.

2000

Atriz revelação, Campanha de popularização do teatro de Campinas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, Senac Lapa Scipião. , Rua Scipião, Vila Romana, 05047060 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 34752200, Ramal: 2249

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    SENAC LAPA SCIPIÃO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de interpretação - comunicação e arte, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Docente de interpretação nas áreas de comunicação e artes (Teatro, Vídeo/TV e Rádio), participa do Projeto PonteS e dos projetos integrados entre áreas..

  • 2017 - Atual

    Cia Ímpar de TEatro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista/pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de performance de experimentação artística com uma pulsão mais livre e de configuração ao vivo. Proposta de construção de cenas apoiadas em processos distintos de atuação e criação, assim como o uso de outras relações de espaço-temporais e outras aproximações com o público.Pesquisa de género e feminismo.

  • 2007 - Atual

    Companhia do Riso

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADORA ARTISTICA, Carga horária: 4

    Outras informações:
    ELIANA ROSA CORREIA É UMA DAS FUNDADORAS DA CIA. DO RISO, NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO TEATRAL SOBRE O PALHAÇO EM VÁRIAS INSTÃNCIAS, TAIS COMO HOSPITAIS, TEATROS E DEMAIS ESPAÇOS ALTERNATIVOS

  • 2003 - 2007

    Companhia do Riso

    Vínculo: Diretora artística, Enquadramento Funcional: Diretora, dramaturga, atriz, pesquisadora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    A Companhia do Riso é um coletivo que desenvolve pesquisas sobre o universo do clown e sobre as linguagens que tenham o cômico como fator primordial.

  • 2016 - Atual

    Coletivo Trupe Trapo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora artistica

    Outras informações:
    Direção do espetáculo de performance gensSELVAgens ? A performance inspira-se em personagens marginais, outsiders, que habitam a selva urbana e também no universo da The Factory - estúdio artístico fundado por Andy Warhol em Manhattan (Nova Iorque), assim como na sonoridade de Velvet Underground, banda de Lou Reed que tocava regularmente nas festas no estúdio. Projeto Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura da Cidade de Campinas/SP.

  • 2012 - 2015

    Transitório 35

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produção, Atriz, Diretora e Pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Transitório 35 é um coletivo de teatro que atualmente está em pesquisa e desenvolvimento do Espetáculo Ceci n?est pas une pipe {Este não É um cachimbo}?. Inspirado pelo surrealismo de René Magritte, conta a história de um Homem que decide mudar seu sexo para passar a ser uma Mulher. A peça é uma leitura sobre a cirurgia de transgenitalização, o procedimento que o transgênero se submete para a readequação de sexo, mediante um tratamento, sofrendo com isso alterações de ordem social e psicológica, o problema é retratado no espetáculo através de um mergulho surrealista, o diálogo com as Artes Visuais busca uma contemporaneidade fracionada, uma estética que represente a pluralidade no ato de se expressar. O espetáculo debate a (des)construção de identidades e os meandros que a compõe como: o gênero e seu comportamento imposto socialmente, a orientação sexual, imagem e autoimagem. O texto abre um campo para a discussão da necessidade ou não, e de até onde é possível classificar o indivíduo, queremos através da cena refletir junto ao público sobre uma diversidade que necessita ser compreendida, pode ser aceita e deve ser respeitada.

  • 2009 - 2011

    Cia Casa de Pagu

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora, atriz, performer e pesquisadora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    A CIA CASA DE PAGU é um coletivo de experimentação teatral que investiga dramaturgias e linguagens artísticas contemporâneas para revelar uma nova possibilidade estética. Além das pesquisas entre os membros do grupo, a Cia Casa de Pagu realiza intercâmbios com outros artistas e companhias, permitindo uma prática constante de criação nos modos do fazer e pensar a arte. Instalada em São Paulo desde Janeiro de 2009, a Cia Casa de Pagu, com o intuito de investigar novas práticas artísticas e formar um repertório de grupo, conta com um elenco de artistas que possuem em comum, o desejo de experimentar no seu fazer teatral a junção de diversas linguagens artísticas privilegiando a criação em processo.

  • 2012 - Atual

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes - Ensino Fundamental II, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Professora de Artes para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental II e Coordenadora do Clube do Teatro que atende crianças e adolescentes dos Ensinos fundamental I e II. O Projeto objetiva oferecer um fazer teatral divertido, coordenado pedagogicamente, com atividades teatrais que possam desenvolver o senso de cooperação e autonomia, favorecendo por meio de jogos teatrais e de improvisação, a construção de cenas criativas e simples para a realização e pratica um teatro mais humano voltado para o desenvolvimento da criatividade e a socialização dos participantes, beneficiando o seu desenvolvimento através de suas expressões e possibilitando o conhecimento de si próprio e do outro.

  • 2010 - 2011

    Prefeitura Municipal de Guarulhos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista educador - Teatro, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora de Teatro e coordenadora e diretora dos espetáculos realizados pelos grupos do projeto Teatro na Comunidade. Este é um projeto do Programa Comunidade na Escola da Secretaria de Educação de Guarulhos em parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro. O teatro neste projeto é visto como uma ferramenta de educação integral do indivíduo, cidadão crítico e atuante na sociedade. São atendidos 15 pontos (pólos) da rede municipal de educação com 40 vagas em cada local, para participantes a partir de 15 anos.

  • 2011 - 2012

    Porto Seguro Cia de Seguros

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Cinema e Teatro, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de Artes e Teatro para crianças e adolescentes nas idades de 6 a 13 anos, na Casa Campos Elísios Melhor, ONG mantida pela Porto Seguro Cia de Seguros.

  • 2009 - 2010

    CVC - Agencia de Viagens e Pullmantur Cruiser

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Atriz/Humorista e Oficineira de Artes, Carga horária: 50

    Outras informações:
    TRABALHOU COMO ATRIZ, OFICINEIRA DE ARTES E DIRETORA DO ESPETÃCULO INFANTIL DE BORDO - CLOWNVÍVIOS PELA CIA. DO RISO, PRESTANDO SERVIÇÕES EM NAVIOS DA CVC - PULLMANTUR - NO ROTEIRO BRASIL- AMÉRICA LATINA.

  • 2009 - 2009

    CVC - Agencia de Viagens e Pullmantur Cruiser

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Atriz - Humorista, Oficineira de artes, Carga horária: 50

    Outras informações:
    TRABALHOU COMO ATRIZ, OFICINEIRA DE ARTES E DIRETORA DO ESPETÃCULO INFANTIL DE BORDO - CLOWNVÍVIOS PELA CIA. DO RISO, PRESTANDO SERVIÇÕES EM NAVIOS DA CVC - PULLMANTUR - NO ROTEIRO BRASIL- AMÉRICA LATINA.

  • 2003 - 2006

    Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Locutora e operadora da Rádio Educativa UFOP, Carga horária: 20

  • 1998 - 1999

    Projeto Gente Nova

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora de Artes, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Educadora de Teatro e Circo para crianças e adolescentes nas idades de 06 a 13 anos.

  • 2008 - 2008

    Sociedade de Beneficência Humboldt - Colégio Cruzeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Artes Cênicas, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de artes da cena, para adolescentes e jovens do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá - trabalho realizado dentro da Pedagogia Waldorf.

  • 2017 - Atual

    CEU Vila Atlântica

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de Artes para crianças e adolescentes e coordenadora do Projeto Clube do Teatro que atende crianças e adolescentes dos Ensinos fundamental I e II. Contemplado pelo Projeto Mais Educação, objetiva oferecer um fazer teatral divertido, coordenado pedagogicamente, com atividades teatrais que possam desenvolver o senso de cooperação e autonomia, favorecendo por meio de jogos teatrais e de improvisação, a construção de cenas criativas e simples para a realização e pratica um teatro voltado para o desenvolvimento da criatividade e a socialização dos participantes, beneficiando o seu desenvolvimento através de suas expressões e possibilitando o conhecimento de si próprio e do outro.