Natália Martins Besagio

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2008), graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Maringá (2010) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia América do Sul. Atualmente é professora de História no Colégio CCIM e mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência nas áreas de história, educação e comunicação.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2015 - 2017

Universidade Estadual de Maringá
Título: Resistência impertinente: a subversão do Regime no humor de Ziraldo,Ano de Obtenção: 2017
Sidnei J. Munhoz.Palavras-chave: Ditadura Militar; Contracultura; Imprensa alternativa; Humor; Marxismo Heterodoxo; Análise do Discurso. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2012 - 2012

Instituto Paranaense de Ensino, Instituto
Título: A inter-relação entre educação e comunicação e a docência do ensino superior
Orientador: Cristina Cerezuela Jacobsen

Graduação em Jornalismo

2005 - 2010

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Educação e comunicação: caminhos para o ensino da História
Orientador: Ana Paula Machado Velho

Graduação em História

2005 - 2008

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colegio Nobel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Pedagógico Regional Sul - Sistema Maxi de Ensino. 2016. (Encontro).

Encontro Pedagógico Regional Sul - Sistema Maxi de Ensino. 2015. (Encontro).

VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistória Regional e XX Semana de História. É proibido proibir. 2015. (Congresso).

Encontro Pedagógico Regional Sul - Sistema Maxi de Ensino. 2014. (Encontro).

IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos olhares. A educação no espaço digital: Kit anti-homofobia e os efeitos de sentido no discurso midiático. 2013. (Congresso).

Publistorm.com: Vamos mudar as mídias?. 2010. (Outra).

VI Semana de Jornalismo Cesumar.Re-produções imaginárias do movimento estudantil nas eleições do DCE-UEM 2008. 2009. (Outra).

IV ERIC - Encontro Regional de Iniciação Científica.A arte clássica e seu renascimento na era moderna: problemas e métodos. 2008. (Encontro).

III Seminário Internacional de História: instituições, fronteiras e política na história sul-americana. 2007. (Seminário).

X Encontro Regional da ANPUH-PR e XII Seminário de Pesquisa do DHI/UEM - O Profissional da História. 2006. (Seminário).

II Simpósio Maringaense de Jornalismo/ IV Semana de Jornalismo do Cesumar: Os novos rumos do jornalismo brasileiro. 2005. (Simpósio).

Oficina "Imagem e o vínculo" - II Simpósio Maringaense de Jornalismo. 2005. (Oficina).

Oficina de Fotografia - II Simpósio Maringaense de Jornalismo. 2005. (Oficina).

Seminário de cinema e comunicação. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sidnei José Munhoz

MUNHOZ, Sidnei J.; SILVA, F. C. T.; DIAS, Reginaldo. B.. Resistência Impertinente: a subversão do regime no humor de Ziraldo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Renata Marcelle Lara

MUNHOZ, Sidnei;LARA, Renata Marcelle; DIAS, Reginaldo Benedito. Resistência impertinente: a subversão do regime no humor de Ziraldo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Elias Gomes de Paula

COL, A. F. S.;PAULA, E. G.. Educação e Comunicação: Caminhos Para o Ensino da História. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Cícero Cavallini

A Arte Clássica e seu Renascimento na Era Moderna - Problemas e Métodos; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marco Cicero Cavallini;

Sidnei José Munhoz

Resistência impertinente: a subversão do regime no humor de Ziraldo; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Sidnei José Munhoz;

Ana Paula Machado Velho

Educação e Comunicação: caminhos para o ensino de história; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Ana Paula Machado Velho;

Renata Marcelle Lara

RE-PRODUÇÕES IMAGINÁRIAS NA TEXTUALIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NAS ELEIÇÕES DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DE 2008; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Renata Marcelle Lara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BESAGIO, N. M. . Imprensa alternativa e desbunde: o Pasquim, a contracultura e os movimentos de esquerda nos 'Anos de Chumbo'. Em tempo de História (digital) , v. 1, p. 81-91, 2015.

  • NASSER FILHO, O. ; BESAGIO, N. M. ; GAMBASSI, A. C. ; TORRES, P. . Como gente grande. Observatório da Indústria, Curitiba - PR, p. 42 - 47, 01 mar. 2010.

  • BESAGIO, N. M. . É proibido proibir. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BESAGIO, N. M. ; VELHO, A. P. M. . Radio's Anarcheology. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BESAGIO, N. M. . Re-produções imaginárias do movimento estudantil nas eleições do DCE-UEM 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BESAGIO, N. M. . A arte clássica e seu renascimento na era moderna - Problemas e métodos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Reproduções imaginárias do movimento estudantil nas eleições do DCE-UEM 2008, Descrição: O Diretório Central dos Estudantes (DCE) tem, teoricamente, a finalidade de representar e defender o corpo discente dentro da Universidade. No ano de 2008, quatro chapas concorreram às eleições do DCE na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para a gestão 2009. A chapa 3, denominada BONDE DO AMOR, foi a vencedora. O presente projeto tem por finalidade analisar o material utilizado na campanha para eleição, por meio de uma leitura discursiva, buscando compreender como o movimento estudantil se representa e é representado na e pela textualização de tal chapa, considerando os processos de des-identificação resultantes do trabalho das formações discursivas. O incômodo norteador deste estudo está sintetizado no seguinte questionamento: De que forma a textualização do material de campanha põe ou não em confronto formações discursivas distintas quanto aos sentidos do movimento estudantil na atualidade, e como a re-produção imaginária, resultante dessas relações, des-valida determinados discursos institucionalizados e/ou midiatizados? Para o desenvolvimento deste estudo, toma-se como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso francesa, cujos fundamentos são esboçados pelo filósofo Michel Pêcheux. Como o pensamento pecheutiano, no Brasil, se propagou e continua avançado, de forma especial devido aos estudos impetrados pela lingüista Eni Orlandi, estes conduzem, centralmente, a pesquisa proposta. Com base em tal teoria, o estudo a ser desenvolvido se marca na compreensão de que os sentidos podem ser sempre outros. É isso que leva a explicitar quais sentidos se põem em circulação para o movimento estudantil na universidade pública, no contexto contemporâneo, do lugar social de estudante, numa dada posição-sujeito do discurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Martins Besagio - Integrante / Renata Marcelle Lara Pimentel - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Discursos midiáticos e interfaces urbanas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Martins Besagio - Integrante / Renata Marcelle Lara Pimentel - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    A arte clássica e seu renascimento da Era Moderna: Problemas e métodos, Descrição: A ideia de que o Renascimento retoma os conceitos de arte da Antiguidade, e de que representa o apogeu da arte européia nos séculos XV e XVI, tornou-se lugar comum nos escritos sobre o período. Erwin Panofsky, Ernest Gombrich e Giulio Carlo Argan, por meio de linhas de pesquisa diversas, abordaram os problemas referentes à continuidade, ruptura e sobrevivência da tradição clássica, levantando uma série de questões relativas à utilização dos testemunhos figurativos como fonte histórica. A tese central giraria em torno das relações entre as mudanças estéticas e de estilo e as transformações políticas, sociais, econômicas e culturais. O presente projeto tem como objetivo, realizar uma discussão bibliográfica entre as diferentes abordagens, metodologias e soluções apresentadas para o problema, apontando os caminhos a serem trilhados na utilização dos testemunhos figurativos para explicar as mudanças referentes à história, bem como romper com algumas verdades absolutas construídas em torno do período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Martins Besagio - Integrante / Marco Cícero Cavallini - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Ocepar de Jornalismo, Ocepar.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional