André Araújo da Silva

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM).Participa, na UFRN, do PROCAD Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: Usos Midiáticos, Culturais e Linguagens (USP/UFRN/UFMS, EDITAL N° 071/2013 - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA). Participante dos grupos de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma - UFRN). Jornalista, graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador em Comunicação. Durante a graduação, participou do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva (LAPECCOS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN e que integra o Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária (INPECC).

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estudos da Mídia

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador:Maria do Socorro Furtado Veloso.Coorientador: Juciano de Sousa Lacerda. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização interrompida em 2015 em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais

2015 - Interrompido

Universidade Anhembi Morumbi
Ano de interrupção: 2015

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Fé - As Singularidades de um Universo Plural
Orientador: Juciano de Sousa Lacerda

Graduação interrompida em 2010 em Ciências Biológicas

2008 - Interrompido

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ano de interrupção: 2010

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA APLICADA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS,. (Carga horária: 15h). , Sesc - serviço social do comércio (SP), SESC, Brasil.

2014 - 2014

Formação em Social Media. (Carga horária: 80h). , Lab Social Media, LABSM, Brasil.

2014 - 2014

Rotina Prática em Mídias Sociais 2.0. (Carga horária: 24h). , Lab Social Media, LABSM, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Analista de Mídias Sociais. (Carga horária: 40h). , Gestor de Marketing, GM, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em A Educomunicação no contexto escolar: por uma peda. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Evento Flusser. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em PROJETO AGÊNCIA FOTEC: A COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA NA. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Direção de arte. (Carga horária: 20h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em Projeto de Extensão Convergência Digital. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Cinema e educação: um olhar pós-estruturalista. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

PRÁTICA DE TEXTO PARA TELEJORNALISMO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Planejamento para Mídia Social. (Carga horária: 1h). , Miranda Informática, MIRANDA, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Projeto de Extensão Tela Livre. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2011

Photoshop. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RN (RN), SENAC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Programa Trilhas Potiguares. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Narrativa Transmídia: do cinema p/ as novas mídias. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Curso Prático de Iniciação ao Cinema Digital. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Práticas discursivas experimentais em Rádio e TV. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Projeto de Extensão Raia de Fogo. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

Minicurso: Ecologia Evolutiva ? A Guerra Armamen. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, André A. . VII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras e IV Seminário Discente da Rede AMLAT - ?Processos transmidiáticos, educomunicação e cidadania na América Latina?. 2013. (Outro).

SILVA, André A. . I Seminário Internacional de Educação a Distância. 2013. (Outro).

SILVA, André A. . Oficina de Sustentabilidade para o Projeto Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção de DST/Aids:conhecer e intervir. 2012. (Outro).

SILVA, André A. . II Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza: conhecer e prevenir. 2012. (Outro).

SILVA, André A. . I Encontro Nordestino de (in)Formação em Mídias Alternativas e Educomunicação. 2011. (Outro).

SILVA, André A. . I Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza, com o tema DST/AIDS, conhecer para prevenir. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Internacional de Educação a Distância. 2013. (Seminário).

MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO. Produção Audiovisual e o Processo de Ensino-aprendizado da Disciplina Teoria da Comunicação. 2013. (Congresso).

3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária. O uso de redes sociais digitais na prevenção de DST/Aids: Uma análise das ações do "Projeto de Fortalecimento de redes de ação comunitária para prevenção em DST/Aids: conhecer e intervir". 2012. (Congresso).

I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação.Oficinas de Comunicação na Comunidade Quilombola de Acauã. 2012. (Encontro).

5° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2011. (Congresso).

I Encontro Nordestino de (in)Formação em Mídias Alternativas e Educomunicação. 2011. (Encontro).

II Encontro de Comunicação e Marketing Digital do RN. 2011. (Encontro).

I Seminário Avançado em Interações Midiatizadas - A promoção do capital humano: mídia, subjetividade e novo espírito do capitalismo. 2011. (Seminário).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Uso de Encontros de Comunicação Para Estabelecimento de ?Redes? e o Debate Midiático: Uma Análise do I Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal. 2011. (Congresso).

I ECO-NORDESTE 1º Encontro de Comunicação Organizacional do Nordeste. 2010. (Encontro).

I Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas e Promoção da Saúde da UFRN. 2010. (Seminário).

SBPC Jovem 2010. 2010. (Congresso).

XVIII Semana de Humanidades da UFRN. 2010. (Outra).

Congresso Nordestino de Biólogos (30 anos de Profissão no Brasil). Músicas, vídeo-aula e teatralizações como aliados da educação para o KAmptozoa, Cycliophora e Mollusca. 2009. (Congresso).

I Congresso Nacional de Educação Ambiental. 2009. (Congresso).

III Encontro Nordestino de Biogeografia. 2009. (Encontro).

I Seminário sobre Biodiversidade do DBEZ-UFRN.MÚSICAS, VÍDEO-AULA E TEATRALIZAÇÕES COMO ALIADOS DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE GRUPOS TROCOZOÁRIOS: ÊNFASES AOS TÁXONS KAMPTOZOA, CYCLIOPHORA E MOLLUSCA,. 2008. (Seminário).

VII Simpósio do Centro de Biociências - X Mostra Científica do Centro de Biociências. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Láyron Ramon Silva de Sales

SEGUNDO, C. A. S.; PEREIRA FILHO, S. F.;SILVA, André A.. Relatório de Experiência do Documentário "Protagonistas da Cena". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emanoel Francisco Pinto Barreto

BARRETO, E. F. P.. FÉ, SINGULARIDADES DE UM UNIVERSO PLURAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Érica de Oliveira Lima

VELOSO, Socorro;LIMA, M. É. O.; Itamar de Morais Nobre. DAMAS DE PAUS ? REPRESENTAÇÃO E PROTAGONISMO TRANS NA MÚSICA BRASILEIRA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria do Socorro Furtado Veloso

VELOSO, Maria do Socorro F.; BARRETO, E. F.; LACERDA, J. S.. Fé - As singularidades de um universo plural (Livro-reportagem). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicaçao Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fernanda Ariane Silva Carrera

VELOSO, S.;CARRERA, F. A. S.. Pré-qualificação: Dama de paus: As Bahias e a Cozinha Mineira, identidade trans e contra-hegemonia na música brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

André Araújo da Silva

A articulação entre teoria e prática na vivência didática da disciplina Teoria da Comunicação em Jornalismo (Iniciação à Docência); 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró-reitoria de Graduação UFRN; Orientador: André Araújo da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Araújo da Silva

A articulação entre teoria e prática na vivência didática da disciplina Teoria da Comunicação em Jornalismo (Iniciação à Docência); 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró-reitoria de Graduação UFRN; Orientador: André Araújo da Silva;

Maria do Socorro Furtado Veloso

REDES SOCIAIS DIGITAIS E FORTALECIMENTO DA CENA DRAG QUEEN NATALENSE: USOS E APROPRIAÇÕES DO FACEBOOK E DOS ESPAÇOS CULTURAIS EM SUAS PRÁTICAS SOCIAIS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Juciano de Sousa Lacerda

Fé: as singularidades de um universo plural; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Juciano de Sousa Lacerda;

Juciano de Sousa Lacerda

Comunicação para promoção dos direitos e prevenção em DST/AIDS no bairro de Mãe Luiza, em Natal-RN; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura; Orientador: Juciano de Sousa Lacerda;

Juciano de Sousa Lacerda

A articulação entre teoria e prática na vivência didática da disciplina Teoria da Comunicação em Jornalismo (Iniciação à Docência); 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró-Reitoria de Graduação da UFRN; Orientador: Juciano de Sousa Lacerda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, André A. ; ROCHA, A. O. ; DANTAS, J. B. A. ; LACERDA, J. S. . Reflexões éticas sobre a cobertura fotojornalística da Folha de São Paulo no desastre de Bangladesh. Rastros (Joinville) , v. 14, p. 99-110, 2013.

  • SILVA, André A. . O Universo das 'Bicha Natalense' como 'Proposta' de Mídia Alternativa da Comunidade LGBT e da Cena Drag de Natal-RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, André A. . Representatividade LGBTI e ?Comusicação Cidadã? d?as Bahias e a Cozinha Mineira?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, S. C. M. ; SILVA, André A. ; MEDEIROS, K. B. ; LACERDA, J. S. . Produção Audiovisual e o Processo de Ensino-aprendizado da Disciplina Teoria da Comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, André A. ; SOUSA, S. C. M. ; LACERDA, J. S. . A articulação entre teoria e prática na vivência didática da disciplina teoria da comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, André A. ; ROCHA, A. O. ; DANTAS, J. B. A. ; LACERDA, J. S. . A Construção Ética da Notícia Frente às Técnicas de Fotojornalismo: Uma Análise da Cobertura da Folha de São Paulo sobre o Desastre de Bangladesh. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, André A. ; MEDEIROS, K. B. ; LACERDA, J. S. . Apropriação do Circuito Cultural Ribeira como Expressão Cultural: Uma Problematização a partir das Teorias da Comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, André A. ; GARCIA, Luciana L. ; LACERDA, J. S. . Oficinas de Comunicação na Comunidade Quilombola de Acauã. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, André A. ; LACERDA, J. S. ; DANTAS, Susana M. M. ; PERES, Michele S. . O uso de redes sociais digitais na prevenção de DST/Aids: Uma análise das ações do. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, André A. ; ROCHA, F. J. S. ; ROCHA, J. S. ; COSTA, R. G. M. ; COSTA, S. G. A. . A descartabilidade dos relacionamentos humanos em programas televisivos: Uma análise crítica dos quadros de namoro na TV. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, André A. ; GARCIA, Luciana L. ; SIQUEIRA, A. C. ; COELHO, D. X. ; LACERDA, J. S. . Projeto Convergência: Ações para Fazer-se Ouvir a ?A Voz de Acauã?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAZZO, D. A. ; SILVA, André A. ; DANTAS, J. B. A. ; LACERDA, J. S. . Comunicação Comunitária e Alternativa em Tempos de Convergência Digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, André A. ; ROCHA, A. O. . Comunicação alternativa: experiências do projeto de TV experimental Tela Livre na UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, A. O. ; SILVA, André A. ; CERQUEIRA, Camila Robéria ; ROCHA FILHO, Ruy A. . EXTENSÃO, PRÁTICA EXPERIMENTAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM MÍDIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE TV EXPERIMENTAL TELA LIVRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, J. B. A. ; SILVA, André A. . O uso de encontros de comunicação como forma de ampliar o debate midiático, uma análise do 1° Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, André A. ; LACERDA, J. S. . Comunidade Quilombola Acauã no projeto Convergência digital no cotidiano das práticas de comunicação comunitária e alternativa em rede na região metropolitana de natal-rn. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, André A. ; ROCHA, A. O. . TV Experimental Tela Livre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, André A. ; DANTAS, J. B. A. ; LACERDA, J. S. . O Uso de Encontros de Comunicação Para Estabelecimento de ?Redes? e o Debate Midiático: Uma Análise do I Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araújo de Almeida, Elineí ; Pinheiro, Aline Camila Medeiros ; SILVA, André A. ; Neto, Antônio Moreira Marques ; Oliveira, Lana Sarita Souza . Músicas, vídeo-aula e teatralizações como aliados da educação para o KAmptozoa, Cycliophora e Mollusca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pinheiro, Aline Camila Medeiros ; SILVA, André A. ; Neto, Antônio Moreira Marques ; Oliveira, Lana Sarita Souza ; Araújo de Almeida, Elineí . MÚSICAS, VÍDEO-AULA E TEATRALIZAÇÕES COMO ALIADOS DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE GRUPOS TROCOZOÁRIOS: ÊNFASES AOS TÁXONS KAMPTOZOA, CYCLIOPHORA E MOLLUSCA,. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, André A. ; ROCHA, A. O. . Monitoramento e gerenciamento de mídias sociais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COELHO, D. X. ; SILVA, André A. ; LACERDA, J. S. ; DANTAS, S. M. M. ; SOLTOSKY, M. . Aids, podemos evitar. 2013. Vídeo.

COELHO, D. X. ; SILVA, André A. ; LACERDA, J. S. ; DANTAS, S. M. M. ; SOLTOSKY, M. . Aids, podemos evitar. 2012. Vídeo.

ROCHA, A. O. ; SILVA, André A. . Curtametragem Difluido. 2010. Vídeo.

SILVA, André A. ; ROCHA, A. O. ; SCHAMO, L. ; SOARES, M. ; DANTAS, P. ; TRIGUEIRO, V. . Além do que se vê. 2010. Vídeo.

LUIZA, A. ; SILVA, André A. ; ROCHA, A. O. ; MENDONCA, F. ; THIAGO, H. ; BARROS, H. ; CERQUEIRA, T. . Animar é Massa. 2010. Vídeo.

Pinheiro, Aline Camila Medeiros ; SILVA, André A. ; Neto, Antônio Moreira Marques ; Oliveira, Lana Sarita Souza ; Araújo de Almeida, Elineí . Festa da Mollusca. 2008. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Comunicação e mediações em contextos regionais: usos midiáticos, culturas e linguagens, Descrição: Trata-se de Projeto de Cooperação Acadêmica em âmbito de Pós-Graduação entre os Programas: PPGCOM/USP (Proponente) e PPGEM/UFRN e PPGCOM UFMS (Associadas). A partir da consolidada tradição de pesquisas no campo das mediações culturais no âmbito das Ciências da Comunicação da IES proponente (40 anos - Capes nota 5), pretende-se compartilhar, por meio de projetos de ensino e pesquisa para formação pós-graduada, esta experiência a favor do permanente desenvolvimento das IES associadas (ambas Capes nota 4 e 3, respectivamente). A temática da comunicação e das mediações, como abordagem teórica, para análise de fenômenos das mídias em contextos regionais busca promover o respeito e à valorização da discussão sobre as produções sociais de sentidos nos diversos âmbitos de ocorrências dos fenômenos midiáticos, neste caso, restritos aos contextos vividos pelas realidades dos Programas envolvidos nesta ação cooperada, ressaltando, sobretudo, as dimensões dos usos midiáticos manifestados pelas mídias tradicionais e dos novos formatos tecnológicos de comunicação em seus modos e lógicas de interação nos contextos de suas apropriações; das dinâmicas e reconfigurações das culturas locais mediadas pelos produtos midiáticos frente às demandas hegemônicas da globalização, bem como de suas linguagens que constituem parte das dimensões do poder simbólico que se faz revelar, articular e desarticular, ao nos defrontarmos com os meandros destes fenômenos comunicacionais. Tal perspectiva tem por finalidade, ainda, propiciar construções teórico-metodológicas que traduzam possibilidades do exercício de ?rebeldias competentes? (CUNHA, 2013) que estejam mais apropriadas às realidades culturais e midiáticas do contexto ibero-americano, brasileiro especificamente, o que tende a ser revelador de uma identidade do pensamento teórico da área de comunicação. A natureza deste projeto de cooperação é a de abrigar projetos docentes de pesquisa, de pós-doutorado, de dissertações e teses mestrados. Processo PROCAD Edital 071/2013: No. 88881.068497/2014-01, aprovado em outubro de 2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: André Araújo da Silva - Coordenador / Juciano de Sousa Lacerda - Integrante / Kalianny Bezerra de Medeiros - Integrante / MARIA ANGELA PAVAN - Integrante / Taciana Burgos - Integrante / Kênia Beatriz Ferreira Maia - Integrante / Marcelo Bolshaw Gomes - Integrante / Eneus Trindade Barreto Filho - Integrante / Maria Immacolata Vassallo de Lopes - Integrante / Greicy Mara França - Integrante / Maria Cristina Palma Mungioli - Integrante / Maria Clotilde Perez Rodrigues - Integrante / Roselí Aparecida Fígaro Paulino - Integrante / Luciano Victor Barros Maluly - Integrante / Odlinari Ramon Nascimento da Silva - Integrante / Francisco Gilberto Silva de Oliveira - Integrante / Letícia Leite de Paiva - Integrante / Priscilla Xavier de Macedo - Integrante / Victória Hanna Braga Matias - Integrante / Érika Sarah Meira Cavalcanti - Integrante / Mariana Lemos de Morais Bezerra - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2012

    Midias e Práticas Sociais em Saúde Coletiva, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Araújo da Silva - Integrante / Juciano de Sousa Lacerda - Coordenador / Diolene Borges Machado - Integrante / Sueli Alves Castanha - Integrante / Cinthia Rayanne Peixoto Rocha - Integrante.Financiador(es): Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    PPGCOM USP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno especial

    Outras informações:
    Missão de estudos realizada pelo PROCAD. Foram cursadas as disciplinas "Alteridade em diálogo: Educomunicação, relações de gênero e narrativas midiáticas não ficcionais" (ministrada pela professora Claudia Lago) e "Epistemologia do Diálogo Social: Razão complexa, sensibilidade solidária e estética transformadora", na Escola de Comunicações e Artes (ECA), na USP.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN No contexto da comunicação regional e da relação local-global dos estudos midiáticos, propomos uma Ação Acadêmica Associada como estratégia para investigar as lógicas e práticas solidárias de convergência digital, desenvolvidas por agentes produtores de comunicação comunitária e informação local de caráter alternativo, na Região Metropolitana de Natal-RN (RMNatal). Interessa-nos identificar apropriações dos processos de convergência digital, no contexto das condições de produção e circulação dos produtos midiáticos comunitários e alternativos aos conteúdos difundidos pelas grandes redes de mídia e suas associadas locais, tendo em vista mapear as estratégias e táticas de uso híbrido de tecnologias de comunicação digitais e analógicas. Adotamos, como referencial metodológico, a perspectiva da Pesquisa-participante, num modelo plural e flexível de Midiografia dos usos das tecnologias digitais e analógicas no processo produtivo e na circulação dos produtos. Com isso, pretendemos fazer o mapeamento dos distintos modos de convergência digital e das práticas de comunicação comunitária e alternativa, realizadas na RMNatal, tendo em vista: a) identificar os possíveis agenciamentos de práticas articuladas em rede e b) as estratégias de circulação e visibilidade das ações de cidadania ou contra-hegemônicas de seus produtos midiáticos. Em termos de ensino-aprendizagem, a proposta associada contribuirá para fortalecer o campo de estudo dos processos de convergência digital e de comunicação comunitária no âmbito das Teorias da Comunicação. No campo da Extensão, a proposta visa contribuir na construção de estratégias de contato, articulação e ação em rede por parte dos produtores de comunicação comunitária e alternativa na RMNatal. Este projeto de Ação Acadêmica Associada será integrado, ainda, à Rede Temática AMLAT ?Comunicação, Cidadania, Educaçã

    Atividades

    • 03/2011

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Atividade de extensão realizada, Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN.