Gabriela Costa da Silva

Mestranda (Bolsista CAPES) em História na Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2018). Com experiência na área de História, atuando nos seguintes temas: História da Cultura Afro- Brasileira e Ensino de História e, atualmente, pesquisando na área da História Social do Trabalho, mais especificamente as mulheres trabalhadoras no contexto do "novo sindicalismo" em Campinas e região.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2018 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Orientador: Diorge Konrad;

Graduação em História

2013 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Eu tenho voz: Memórias da ditadura em Rio Grande. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCHIAVON, C. G. B. ; SBABO, J. S. ; OLIVEIRA, M. F. ; SILVA, G. C. . II Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas. 2014. (Outro).

PRADO, D. ; SILVA, G. C. . II Jornada Gaúcha de História Ambiental. 2013. (Outro).

SCHIAVON, C. G. B. ; SILVA, G. C. . Seminário de Políticas Públicas de Inserção da História e da Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar rio-grandino. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário Internacional Mundos do Trabalho. 2018. (Seminário).

Seminário Teoria e Prática Revolucionária: o centenário da Revolução Russa. 2017. (Seminário).

V Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em diálogo. 2017. (Seminário).

Seminário América Latina: Cultura, História e Política. 2015. (Seminário).

II Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo: Memórias, tecnologias e lucidade: ressignificando tempos, espaços e infâncias.pos. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional para pensar a pesquisa histórica: o sesquicentenário da Guerra do Paraguai e os 125 anos da República uai. 2014. (Outra).

XIII Mostra de Produção Universitária.Acervo Coriolano Benício CDH-FURG): possibilidades de atividades a partir da Educação Patrimonial. 2014. (Outra).

XX Jornada de Ensino de História e Educação: 20 anos de pesquisa em ensino de História. 2014. (Outra).

II Jornada Gaúcha de História Ambiental. 2013. (Outra).

Seminário de Políticas Públicas de inserção da História e da Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar rio-grandino. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raul Jose de Souza

SOUZA, R. J.. E-learning como forma de especialização em GDS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.

Everton das Neves Gonçalves

GONÇALVES, E. N.; BIRNFELD, C. A. S.; CAPORLÍNGUA, V.. A função sócio-ambiental da propriedade rural. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande.

Eduardo Rocha

ROCHA, E.; LAY, M. C.;CORREA, C. M. B.PORTELLA, A.; SILVA, G. P.. O Legado da Copa de 2014 a partir de diferentes olhares: a questão das remoções na cidade de Porto Alegre. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.

Vanessa Hernandez Caporlingua

CAPORLINGUA, V. H.; BIRNFELD, C. A. S.; GONCALVES, E. N.. A função sócio-ambiental da propriedade rural. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carmem Gessilda Burgert Schiavon

A PARTICIPAÇÃO DAS TRABALHADORAS DA CATEGORIA NO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE CAMPINAS E REGIÃO, NO ANO DE 1986; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Carmem Gessilda Burgert Schiavon;

DIORGE ALCENO KONRAD

Identidade e Conflito Social: as Relações de Trabalho Entre as Trabalhadoras da Categoria e os Patrões das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campinas/SP (1984 ? 1988); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PRADO, D. ; SILVA, G. C. . Jornal Chico Rei de Poços de Caldas (1987-1989) Uma estratégia de ensino e implementação da lei 10.639/03. REVISTA DO LHISTE , v. 2, p. 431-444, 2015.

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . As mulheres no Sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Campinas e Região no ano de 1986. In: III Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas, 2018, Rio Grande. Anais III Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas. Rio Grande: Editora da FURG, 2018. p. 161-176.

  • SILVA, G. C. . PIBID Interdisciplinar- FURG: uma possibilidade de reflexão sobre a prática docente. In: XVI Mostra de Produção Universitária, 2017, Rio Grande. Anais MPU 2017 - Seminário de Ensino, 2017. p. 1-2.

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . A participação das mulheres da categoria no Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Campinas e Região no ano de 1986. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais 2017, 2017.

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . O Jornal Chico Rei de Poços de Caldas (1987-1989) como mecanismo de implementação da Lei 10.639/03. In: Seminário América Latina: Cultura, História e Política, 2015, Uberlândia. SEMINÁRIO AMÉRICA LATINA: CULTURA, HISTÓRIA E POLÍTICA UBERLÂNDIA, 18 A 21 DE MAIO DE 2015 1ª EDIÇÃO ? 18 A 21 DE MAIO DE 2015, 2015.

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . ACERVO CORIOLANO BENÍCIO (CDH-FURG): POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES A PARTIR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. In: XIII Mostra da Produção Universitária da FURG, 2014, Rio Grande. Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, 2014.

  • SILVA, G. C. . Projeto Comunitário Educafro de Poços de Caldas: uma iniciativa de trabalho com a História e a Cultura Afro-brasileira. In: III Encontro dos Pré-Universitários Populares, 2015, Rio Grande. Anais do III Encontro dos Pré-Universitários Populares. Rio Grande: Editora da FURG, 2015.

  • SILVA, G. C. . 'Ser mulher, ser operária': realidade e resistência das trabalhadoras no Sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Campinas e Região em 1984. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. C. . A participação das trabalhadoras da categoria no Sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Campinas e Região no ano de 1984. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. C. . A Mulher brasileira no mundo do trabalho no século XX: uma análise historiográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. C. . O Estágio Supervisionado como instrumento para reflexão docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. C. . PIBID Interdisciplinar- FURG: uma possibilidade de reflexão sobre a prática docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . As mulheres no sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Campinas e região no ano de 1986. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . A participação das mulheres da categoria no Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Campinas e Região no ano de 1986. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRADO, D. ; SILVA, G. C. . O Jornal Chico Rei de Poços de Caldas(1987-1989) como uma estratégia de ensino e implementação da Lei 10.639/03.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. C. . Projeto Comunitário Educafro de Poços de Caldas: Uma iniciativa de trabalho com a Histórioa e a Cultura Afro-brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . O Jornal Chico Rei de Poços de Caldas (1987-1989) como mescanisno de implementação da Lei 10.639/03. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . El diario Chico Rei de Poços de Caldas (1987-1991): una herramienta de la enseñanza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. C. ; SCHIAVON, C. G. B. . Acervo Coriolano Benício (CDH-FURG): Possibilidade de atividades a partir da educação patrimonial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Mapeamento de políticas afirmativas voltadas à inserção da História e da Cultura Afro-Brasileira no Município do Rio Grande (RS), Descrição: A proposta das linhas de ação deste Projeto se coadunam com as políticas afirmativas desenvolvidas pelo Governo Federal visando a promoção da redução das desigualdades étnico-raciais no país. A partir das proposições da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), busca-se reduzir as desigualdades sociais dos grupos afro-descendentes, historicamente marginalizados. Assim, no que tange à educação, a Lei 10.639/2003 determina a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares de todo o país e, partindo-se da esfera global dessas políticas, percebe-se a necessidade de atividades a nível local que atendam às políticas afirmativas direcionadas ao fomento de ações para o combate o racismo e a discriminação, a fim da garantia de igualdade de oportunidades entre os diferentes grupos étnicos formadores da nacionalidade brasileira. Neste sentido, o presente Projeto coloca-se como uma ferramenta para o mapeamento destas discussões em nível municipal, a fim de diagnosticar os avanços e limitações da implantação destas políticas nas escolas e instituições públicas locais, de forma a trazer subsídios para os órgãos competentes na construção das medidas necessárias à redução das desigualdades, dos silêncios e do preconceito com as comunidades remanescentes da cultura afro-brasileira... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriela Costa da Silva - Coordenador / Carmem G. Burgert Schiavon - Integrante / Janaina Schaun Sbabo - Integrante / Milene Chaves Cabral - Integrante / Camila Rola Alves - Integrante / Nadia Jaques - Integrante / Norma Motta - Integrante / Moacir Silva do Nascimento - Integrante / Alexandre Silva Borges - Integrante / Natiele Gonçalves Mesquita - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2018

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID Interdisciplinar- FURG, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Programa de iniciação a docência realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, localizada na cidade de Rio Grande. Por meio de uma ação Interdisciplinar aplica-se o subprojeto Jogos e brincadeiras em sala de aula ? contribuindo com a aprendizagem. O projeto Jogos e brincadeiras intenciona o uso da ludicidade como ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Visa facilitar o processo de construção do conhecimento da criança, potencializando as habilidades de suas funções cognitivas, psicomotoras e emocionais Atividades realizadas: ministrar aulas, auxiliar professores e desenvolver projetos relacionados ao ensino-aprendizagem interdisciplinar.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Monitoria, Carga horária: 12

    Outras informações:
    A graduanda atuou como bolsista de monitoria, na unidade - IE - Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, no projeto 0223/2016 - 09783 - Políticas Públicas da Educação, sob a orientação de Carlos Roberto da Silva Machado, no período de 06/06/2016 à 31/07/2016, totalizando 96 horas trabalhadas.

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atendimento ao público, gestão de acervos e atividades técnicas.

    Atividades

    • 06/2014 - 06/2016

      Estágios , Centro de Documentação Histórica Prof. Hugo Alberto Pereira Neves - CDH, .,Estágio realizado, Atendimento ao público, gestão de acervos e atividades técnicas..