Ana Eulina de Araújo e Silva

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco em 2011, com interesses profissionais na área de Saúde da mulher, Terapia Manual, Fisioterapia motora e em pesquisa científica em saúde. Tem o curso de formação em Pilates com a visão Australiana pela empresa Mesospilates. Especialização em Saúde da Mulher pela Residência Multiprofissional Integrada em Saúde - Saúde da Mulher no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (Laboratório de Fisioterapia de Saúde da Mulher e Assoalho Pélvico - LAFISMA)

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Fisioterapia

2017 - 2019

Universidade Federal de Pernambuco
Título: ?EFICÁCIA DO PUXO ESPONTÂNEO COM O FRENO LABIAL COMPARADO AO PUXO DIRECIONADO NOS DESFECHOS MATERNOS E NEONATAIS: Um ensaio clínico randomizado?,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Andrea Lemos
Coorientador: Caroline Wanderley Souto Ferreira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Trabalho de parto; Segunda Fase do Trabalho de Parto.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde

2013 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Orientações respiratórias e satisfação materna durante o trabalho de parto
Orientador: Andrea Lemos
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Graduação em fisioterapia

2006 - 2011

Universidade Católica de Pernambuco
Título: Cinesioterapia na melhora da qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária em uma unidade básica de saúde do SUS/Recife/PE.
Orientador: Valéria Conceição Passos de Carvalho
Bolsista do(a): aplub, APLUB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Identificação dos Grupos de Risco para DRC. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Estratégias de Prevenção da DRC nos Pacientes dos Grupos de Risco. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2011 - 2011

Formação básica no recursos eletrotermoterapicos. (Carga horária: 20h). , Clínica do Esporte Rogério Antunes, CERA, Brasil.

2011 - 2011

Formação no método Pilates na visão Australiana. (Carga horária: 200h). , Mesospilates, MESOSPILTES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher e I Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem. 2014. (Encontro).

Simpósio Comunitário de Fisioterapia - SIMCOMFISIO. 2010. (Simpósio).

Pilates na bola. 2009. (Oficina).

Reeducação do assoalho pélvico através da bola suíça. 2009. (Oficina).

Workshop IAV- UNICAP Mielomeningocele Multidisciplinar.Monitor. 2009. (Outra).

I OFICINA DE MOBILIZAÇÃO NEURAL NAS AUTOPOSTURAS. 2008. (Oficina).

I SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA DA UNICAP. 2008. (Simpósio).

PRIMEIRA JORNADA DE CIENCIAS DO ESPORTE DA SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA REGIONAL PERNAMBUCO. 2008. (Outra).

SEMANA DA MULHER 2008, CUIDADORES DE IDOSOS/AS. 2008. (Outra).

5° SEMANA DE INTEGRAÇÃO- I OFICINA DE AVALIAÇÃO POSTURAL. 2007. (Oficina).

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO- SIPAT 2006. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sofia Sâmela de Sousa Brandão

BRANDÃO, S. S. S.. Cinesioterapia na melhora da qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária em uma unidade básica de saúde do SUS/Recife/PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Eduila Maria Couto Santos

SANTOS, E. M. C.. ORIENTAÇÕES RESPIRATÓRIAS UTILIZADAS DURANTE O TRABALHO DE PARTO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teresa Cristina da Costa Vieira

VIEIRA, T. C. C.. Cinesioterapia na melhora da qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária em uma unidade básica de saúde do SUS/Recife/PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Valéria Conceição Passos de Carvalho

Carvalho, Valéria Conceição Passos de; REINAUX, C.M.A; CAMPOS. S.L.. EFICACIA DO PUXO ESPONTANEO COMPARADO AO PUXO DIRECIONADO NOS DESFECHOS MATERNOS E NEONATAIS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alex Sandro Rolland de Souza

CAMPOS, S. L.;SOUZA, Alex Sandro Rolland de. Eficácia do puxo espontâneo comparado ao puxo direcionado nos desfechos maternos e neonatais: um ensaio clínico randomizado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Shirley Lima Campos

SOUZA, A. S. R.;CAMPOS, Shirley Lima. Eficácia do puxo espontâneo comparado ao puxo direcionado nos desfechos maternos e neonatais: um ensaio clínico randomizado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Silvana Maria de Macêdo Uchôa

UCHÔA, S. M. M.. Cinesioterapia na qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária em uma unidade básica de saúde do SUS/Recife/PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lethycia Jamile da Silva

"Nível de atividade física em gestantes de baixo risco com dor lombar pertencentes a uma unidade de saúdeno Município de Recife-PE""; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Ana Eulina de Araújo e Silva;

Thais Emanuelle da silva Araújo

"Nível de atividade física em gestantes de baixo risco com dor na cintura pélvica relacionada a gestação"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Ana Eulina de Araújo e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valéria Conceição Passos de Carvalho

Cinesioterapia na melhora da qualidade de vida de mulheres com incontinência urinária em uma unidade básica de saúde do SUS/Recife/PE; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Cactólica de Pernambuco; Orientador: Valeria Conceiçao Passos de Carvalho;

Andréa Lemos Bezerra de Oliveira

Eficácia do puxo com frenolabial comparado ao puxo direcionado nos desfechos maternos e neonatais; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andrea Lemos Bezerra de Oliveira;

Andréa Lemos Bezerra de Oliveira

Orientações Respiratórias e Satisfação Materna durante o Trabalho de Parto; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residêcia Multiprofissional Integrada em Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andrea Lemos Bezerra de Oliveira;

ALESSANDRA DA BOAVIAGEM FREIRE

ORIENTAÇÕES RESPIRATÓRIAS UTILIZADAS DURANTE O TRABALHO DE PARTO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Pernambuco, Ministerio de educaçao; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;

Caroline Wanderley Souto Ferreira

EFICÁCIA DO PUXO ESPONTÂNEO COMPARADO AO PUXO DIRECIONADO NOS DESFECHOS MATERNOS E NEONATAIS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO; 2018; Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Caroline Wanderley Souto Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • EULINA DE ARAÚJO, ANA ; DELGADO, ALEXANDRE ; BOAVIAGEM, ALESSANDRA ; LEMOS, ANDREA . Prescription of breathing orientations given by the healthcare team during labor: a cross-sectional study. O MUNDO DA SAÚDE (CUSC. IMPRESSO) , v. 42, p. 628-641, 2018.

  • ARAUJO, A. E. ; MELO,M.L. ; BARROS, R. Q. ; FERNANDES, M. G. ; GALDINO,J.D.S.A . BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA UTLIZAÇÃO DO APARELHO DE ONDAS CURTAS- ARTIGO DE REVISÃO. The FIEP Bulletin , 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Eficácia do puxo espontâneo comparado ao puxo direcionado nos desfechos maternos e neonatais, Descrição: Trata-se de um ensaio clínico envolvendo mulheres no segundo período do trabalho de parto com o objetivo de comparar o puxo espontâneo com o puxo direcionado em diversos desfechos maternos e neonatais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Eulina de Araújo e Silva - Coordenador / Andrea Lemos - Integrante / Juliana Netto Maia - Integrante / Caroline Wanderley Souto Ferreira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    ORIENTAÇÕES RESPIRATÓRIAS E SATISFAÇÃO MATERNA DURANTE O TRABALHO DE PARTO, Descrição: Tratou-se de um estudo observacional envolvendo mulheres no pós- parto assistidas na maternidade do Hospital das Clínicas da UFPE, com o objetivo identificar a presença da prescrição de orientações respiratórias materna pela equipe de saúde durante o Trabalho de Parto e avaliar a associação entre a presença dessas orientações com a satisfação materna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Eulina de Araújo e Silva - Coordenador / Andrea Lemos - Integrante.

  • 2010 - 2011

    RECURSOS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICAS NOS SISTEMAS REPRODUTIVO E GENITOURINÁRIO FEMININO., Descrição: "Cinesioterapia na melhora da qualidade de vida de mulheres com incontinencia urinária em uma unidade básica de saúde do SUS/Recife/PE.". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Eulina de Araújo e Silva - Integrante / JACQUELINE DOMINGUES DA SILVA GALDINO - Integrante / VALÉRIA C. PASSOS DE CARVALHO - Coordenador / Girlanne Ribeiro Cosme da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: RESIDENCIA, Enquadramento Funcional: RESIDENTE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, na área de concentração de Saúde da Mulher no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

  • 2010 - 2011

    Universidade Católica de Pernambuco

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 26, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2019

    Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

    Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Docente supervisor prática na clínica escola da instituição de ensino superior Centro Universitário Maurício de Nassau, na especialidade da fisioterapia em reabilitação pélvica e obstetrícia com atendimentos ambulatoriais de pacientes na clínica escola, promovendo orientações e treinamento, através de métodos pedagógicos, incluindo a avaliação de conhecimentos dos discentes do bacharelado em Fisioterapia.

  • 2019 - Atual

    Instituto Paiva

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Docente nas Disciplinas de Reabilitação Pélvica no paciente Oncológico e Recursos Fisioterapêuticos nas Disfunções do Assoalho Pélvico

  • 2018 - 2018

    Faculdade Redentor

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Ministrada nos dias 07 e 08 de Julho de 2018, a disciplina ASSISTÊNCIA FISIOTERAPEUTICA NO PUERPÉRIO, com carga horária de 20 horas aula, na pós- graduação Lato Sensu FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA.