Juliana Wotzasek Rulli Villardi

Pós-doutorado (IEA-USP). Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ), Mestre em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (UFMS), Especialista na área de Vigilância em Saúde Ambiental (UFRJ). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente é assessora da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde na FIOCRUZ no Rio de Janeiro, pesquisadora assistente da Fiocruz, e Docente credenciada no Programa de Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo na Fiocruz/Gereb. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Ambiental, com mais de 25 anos de experiência na área.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2011 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A vigilância em saúde ambiental no Brasil ? uma reflexão sobre seu modelo de atuação: necessidades e perspectivas
Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado
, Ano de obtenção: 2015. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Vigilância em Saude Ambiental; Vigilância em Saúde; Saúde e Ambiente.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde e Ambiente. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

2006 - 2008

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: INFORMAÇÕES SOBRE INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2001 a 2005 e IDENTIFICAÇÃO DE INDICADORES DE EXPOSIÇÃO E EFEITO PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL, Ano de Obtenção: 2008
Elenir Rose Jardim Cury Pontes.Palavras-chave: Saúde Ambiental; Intoxicação, Agrotóxico; environmental health.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Ambiental. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Vigilância em Saúde. Setores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização em Vigilância Ambiental em Saúde

2002 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas

1995 - 2000

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Pós-doutorado

2022

Pós-Doutorado. , Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde e Ambiente.

Formação complementar

2016 - 2016

Avaliação de Impacto à Saúde de Grandes Empreendimentos. (Carga horária: 90h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2006 - 2006

Capacitacao em Mapeamento e Gerenciamento de Risco. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS, IPTC, Brasil.

2006 - 2006

Capacitacao em Geoprocessamento Aplicado a Vigilancia em Saude Ambiental. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2005 - 2005

Avaliacao de Risco à Saúde Humana por Eposição a Resíduos Perigosos. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Análise de Dados em Saúde. (Carga horária: 36h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2002 - 2002

Epidemiologia para Vigilância Ambiental em Saúde. (Carga horária: 32h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2002 - 2002

Curso Basico de Vigilancia Ambiental. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, SES/RJ, Brasil.

2002 - 2002

Metodos de investigacao Epidemiologica em Doencas Transmissiveis. , XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2002 - 2002

Geoprocessamento e Saúde Ambiental. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2002 - 2002

Capacitação em Metodologia para Avaliação de Risco. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2002 - 2002

Gerenciamento de Resíduos. (Carga horária: 10h). , Instituto Aqualung, AQUALUNG, Brasil.

2000 - 2000

treinamento de monitoria em laboratorios multidisciplinares de Biociencias. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Ambiental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Vigilância em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.

Organização de eventos

NETTO, G. F. ; ALMEIDA, V. ; VILLARDI, J. W. R. ; Lobato, G. ; Pereira, M. . 2 Ciclo de Debates em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. 2019. (Outro).

FERNANDES, V. R. ; NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; BRITTO, J. A. ; ALMEIDA, V. . Simpósio - Abordando a Emergência Sanitária: Contribuições da Fiocruz para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. 2016. (Outro).

NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; Tatsuo Shubo ; Renata Lima . JORNADA NACIONAL DE SAUDE E AMBIENTE. 2015. (Outro).

VILLARDI, J. W. R. . Coordenador de Oficina de extensao - Grandes Empreendimentos, Justica Ambiental e a Producao de Conhecimento - Avaliacao de impacto das hidrelettricas e do Agronegocio. 2010. (Outro).

CARNEIRO, F. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; FIRPO, M. ; RIGOTTO, R. . Oficina de Trabalho sobre Grandes Empreendimentos e Impactos na Saúde. 2010. (Outro).

VILLARDI, J. W. R. . X Fórum UniCEUB de Biociências. 1999. (Outro).

Participação em eventos

Ciclo de Debates de VSA ? ?Estratégia Unidade Sentinela para Vigilância de Populações Expostas a Poluição Atmosférica (VIGIAR).Contextualizando a Vigilância em Saúde Ambiental e estratégia de Unidade Sentinela para VIGIAR. 2022. (Outra).

4 Congresso Brasileiro de politica, Planejamento e Gestao em Saude. Saude, Ambiente e Sustentabilidade na Fiocruz: Historico e Governanca. 2021. (Congresso).

7º Congresso Ibero americano de Medicina de Família, 16º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e I Conferência Mundial de Saúde Planetária da Wonca. VIGILÂNCIA EM SAUDE AMBIENTAL E QUALIDADE DO AR NO BRASIL.. 2021. (Congresso).

coordenou a Oficina Autogestionária "BASES E FUNDAMENTOS ? LIVRO TEXTO DE SAÚDE, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.coordenou a Oficina Autogestionária "BASES E FUNDAMENTOS ? LIVRO TEXTO DE SAÚDE, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. 2021. (Oficina).

III Seminario Nacional de Vigilancia em Saude Ambiental.Unidade Sentinela como estratégia para a Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar. 2021. (Seminário).

III Seminario Nacional de Vigilancia em Saude Ambiental.Coordenacao da Conferência temática: Os últimos 10 anos da VSA no SUS. 2021. (Seminário).

2 Ciclo de Debate em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.Comissao Organizadora. 2019. (Outra).

I Seminário sobre estratégias de Avaliação de Impacto à Saúde - AIS das ações de saneamento e saúde ambiental da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.OBSERVATÓRIO REGIONAL DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: AVALIAÇÃO DE IMPACTO À SAÚDE NO LITORAL NORTE FLUMINENSE - MUNICÍPIOS DE MARICÁ , SAQUAREMA, ARARUAMA E ARRAIAL DO CABO. 2019. (Seminário).

Pesquisas Aplicadas à Vigilância em Saúde - sessão temática de Saúde Ambiental. 2019. (Encontro).

Fórum Mundial da Água. 2018. (Outra).

Jornada de Investigacion e Innovacion en Salud y Medioambiente de America Latina y el Caribe.Cuidado Y Proteccion del Medioambiente : Aportes desde la investigacion cientifica interdisciplinar. 2018. (Outra).

Seminario Nacional de Vigilancia em Saude Ambiental.Vigilancia em Saude Ambiental: historico e concepcoes. 2018. (Seminário).

Pré-Oficina e Oficina de Criação da Rede Saúde, Saneamento e Direitos Humano.VPAAPS e a Proposta do Programa de Territórios Saudáveis e Sustentáveis. 2017. (Oficina).

52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina tropical. Avaliação de impacto na saúde do processo de licenciamento ambiental no Brasil. 2016. (Congresso).

Abordando a Emergência Sanitária - Contribuições da Fiocruz para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. 2016. (Simpósio).

Seminário Nacional de Formação em Vigilância em Saúde. 2016. (Seminário).

11 Congresso Brasileiro de Saude Coletiva. avaliador comissao cientifica. 2015. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil - Uma reflexão sobre seu modelo de atuação: necessidades e perspectivas. 2015. (Congresso).

II Reunião do Comitê Técnico Assessor de Vigilância em Saude Ambiental. 2015. (Outra).

I Oficina de Integracao Curricular do Curso de Especializacao em Saude Coletiva.Saude e Meio Ambiente na pos graduacao. 2015. (Oficina).

I Oficina de Integração Curricular do Curso de Especialização em Saúde Coletiva.Especialização em Saude Coletiva - Saúde e Ambiente.. 2015. (Oficina).

Oficina sobre Diretrizes para Avaliação de Impacto à Saúde (AIS).Avaliação de Impacto à Saúde. 2015. (Oficina).

Encontro de Dirigentes de Vigilância em Saúde Ambiental.A exposição humana a Poluentes Atmosfericos. 2014. (Encontro).

Encontro de Dirigentes de Vigilância em Saúde Ambiental.Intra e Intersetorialidade no Desenvolvimento das Ações de Vigilância em Saúde Ambiental. 2014. (Encontro).

10 Internacional Conference on Urban Health. Reemerging Diseases in Contemporary Urban Environment - The Study of Tuberculosis in Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).

10º Congresso Internacional de Saúde Urbana. Planejamento e ações no campo teórico e prático de metodologias em Saúde Urbana. 2011. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade e 4º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral. A importancia da APS no controle do uso de agrptóxicos - Campanha Nacional Permanente contra o uso de Agrotóxicos. 2011. (Congresso).

11 EXPOEPI. 2011. (Outra).

Poluição Atmosférica e Saúde Humana.Programa VIGIAR: a visão do Ministério da Saúde. 2011. (Oficina).

Seminário Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos - Informação para ação. 2011. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2011. (Congresso).

10 EXPOEPI.Saude e Meio Ambiente. 2010. (Outra).

Dengue, Saúde e Ambiente - Tecnologias Sociais para Promoção da Saúde.Tecnologias Sociais e promoção da Saúde. 2010. (Seminário).

III Congreso de Salud y trabajo. Taller Precongreso de Cooperacion en Salud Ambiental y Ocupacional.. 2010. (Congresso).

II Workshop de atualizacao em Seguranca Quimica.Vigilancia em Saude Ambiental no Brasil. 2010. (Encontro).

I Simposio Brasileiro de Saúde Ambiental.Grandes Empreendimentos, Justica Ambiental e a Producao de Conhecimento: Avaliacao de impacto das hisdreletricas e do Agronegocio na Saude humana e nos ecossistemas. 2010. (Simpósio).

1 ENAVISS - Encontro Nacional de Vigilancia Sanitaria em Servicos de Saude.Vigilancia em Saude Ambiental. 2009. (Encontro).

1 Encontro Nacional de vigilancia Sanitaria em Servicos de Saude.Saude e Meio Ambiente. 2009. (Encontro).

VII MOstra Nacional de Experiencias Bem-sucedidas em Epidemiologia prevencao e Controle.Saude e Meio Ambiente. 2007. (Outra).

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Análise da Situação de Saúde Ambiental no Brasil - Avanços e desafios. 2006. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Saude Coletiva e 11 Congresso Mudnial de Saude Publica. Vigilancia em Saude Ambiental no Brasil e Analise de Situacao de saude Ambiental: Avancos e Desafios. 2006. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Saude Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saude Publica. Comite Tematico Interdisciplinar de Saude e Ambiente da RIPSA - A experiencia do Brasil. 2006. (Congresso).

III Simbravisa.Situacao real quanto a destinacao final dada aos residuos solidos nos municipios da bacia hidrografica do rio Paraguai - Mato Grosso do Sul. 2006. (Simpósio).

II Seminário Nacional sobre Áreas com Solos Contaminados e Populações Expostas.Relatoria de grupo. 2006. (Seminário).

VI Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Participação em oficinas de trabalho e evento. 2006. (Outra).

1 Seminário Nacional de Política de Saúde Ambiental.Política de Saúde Ambiental no Brasil. 2005. (Seminário).

II Simpósio Brasil-Alemanha.Environmental Health in Brazil. 2005. (Simpósio).

Oficina de Trabalho para a Construção dos Indicadores de Saúde Ambiental.Indicadores de Saúde Ambiental e a Vigilancia em Saude no Brasil. 2005. (Oficina).

Oficina de Trabalho sobre Empreendimentos no SUS.Vigilancia em Saude Ambiental. 2005. (Oficina).

Seminário Nacional de Vigilancia em Saude de Populacoes sob risco de exposicao a areas com solo contaminado.Áreas com Solos Contaminados e Populações Expostas. 2005. (Seminário).

V Mostra Nacional de Experiencias bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças..Exposição - Mostra Nacional - EXPOEPI. 2005. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Toxicologia. Notificacoes das Intoxicacoes por Agrotoicos no SINAN - Brasil 2004. 2005. (Congresso).

I Seminario Estadual sobre Acidentes com Produtos Perigosos.Saude e Meio Ambiente. 2004. (Seminário).

IV Mostra Nacional de Experiencias bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Exposição - Mostra Nacional - EXPOEPI. 2004. (Outra).

Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Saude e Meio Ambiente. 2003. (Congresso).

III Mostra Nacional de Experiencias Bem Sucedidas em Epidemiologia, prevenção e controle de doenças..Exposição - Mostra Nacional - EXPOEPI. 2003. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Saude Coletiva. Saude e Meio Ambiente. 2003. (Congresso).

II Mostra Nacional de Experiências bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Exposição - Mostra Nacional - EXPOEPI. 2002. (Outra).

XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A Vigilancia em Saude Ambiental no Brasil. 2002. (Congresso).

X Fórum UNICEUB de Biociências. 1999. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Daniela Queiroz Carneiro

Villardi, Juliana Wotzasek Rulli; SILVA, D. O. E.; MACHADO, G. C. X. M. P.; Dias, A. P. Representações Sociais Sobre Saneamento e Saúde na Comunidade Rural de Café Campestre/CE. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: Alan Raymison Tavares Rabelo

Villardi, Juliana Wotzasek Rulli; FENNER, A. L. D.;NETTO, G. F.; CARNEIRO, F. F.; Dias, A. P. O TERRITÓRIO DA SABIAGUABA E A CONSTRUÇÃO DA VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE E AMBIENTE. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: Antonia Sheilane Carioca Silva

SILVA, J. F. S.; SILVA, F. C. C. M.;MACHADO, J. M. H.; NASCIMENTO, E. F.;VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK. De que lado sopra o vento: desafios de pescadores e pescadoras artesanais ao acesso à saúde em Camocim- CE. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: João Paulo Pereira Alves

Dias, A. P;VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK; SILVA, L. V. C. E.;MACHADO, J. M. H.. Manejo das Águas Cinza na Promoção da Saúde na Promoção da Saúde: Assentamento Palestina, Independência Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: Gilson Panagiotis Heusi

GURGEL, H.; LIBONATI, R.; GRACIE, R.;Villardi, Juliana Wotzasek Rulli; Silva, E. L.. Marcos internacionais e protocolos de ações para o enfrentamento de impactos à saúde de ondas de calor em Portugal, França e Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Cláudia Gonçalves de Mello

Villardi, Juliana Wotzasek Rulli; FENNER, A. L. D.; TAPAJOS, A. M.;NETTO, G. F.; CAMPOS, R. F.. O viés internacionalista da Saúde Ambiental: As contribuições do Regime Internacional de Meio Ambiente ao Setor Saúde brasileiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: Wanderson Felipe de Andrade

FENNER, A. L. D.; CALDAS, R.; SEVERO, F. M. D.; GOES, R. N.;VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK. Políticas Públicas de Acesso à Saúde dos Detentos no DF e sua influência no Processo de Ressocialização. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: Ana Paula Dias de Sá

FENNER, A. L. D.;MACHADO, J. M. H.; FERREIRA, M. J. M.; SOUTO, K. M. B.;VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK. Agentes Populares de Saúde do Campo no contexto da pandemia da Covid 19 no estado do Ceará. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: Pedro Augusto da Silva Soares

Mendonça, Ana; Guilhem, Dirce;VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK; Carrijo, Renata. MUDANÇAS CLIMÁTICAS, ARBOVIROSES EMERGENTES NO BRASIL E DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA REVISÃO DE ESCOPO. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Waleska Coelho Sajnovisch de Gouveia

SILVEIRA, M.; Dias, A. P; LOPES, M. C.;VILLARDI, J. W. R.; FENNER, A. L. D.; KNIERIM, G. S.. AVALIAÇÃO DE IMPACTO À SAÚDE (AIS): Um instrumento para Análise do Programa Saneamento Brasil Rural em uma comunidade quilombola na ilha de Maré ? Salvador/Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Amanda Caroline Rodrigues de Oliveira

VILLARDI, J. W. R.; KRAUSS, T. M.. Gerenciamento de resíduos em laboratórios de ensino-pesquisa da UFMG/Campus Montes Claros: um desafio para a saúde ambiental e a saúde do trabalhador. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública - Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jane Mary de Miranda Lima

Oliveira, I.B.; Bonfatti, R. J.; DIAS, E. C.;VILLARDI, J. W. R.. O processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde na perspectiva da ecologia dos saberes. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública - Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Schramm

VILLARDI, J. W. R.; GALLO, E.;MACHADO, J. M. H.; CRUZ, F. N. B.. Promoção da Saúde no Território: Aprendizagem ativa para fortalecer a participação da comunidade na definição e controle social de políticas locais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz (DF).

Aluno: Lorena Lima Magalhaes

VILLARDI, J. W. R.; CRUZ, F. N. B.. A Promoção da Saúde na percepção dos profissionais de saúde que atuam nos serviços de Atenção Básica no Distrito Federal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Virgínia da Silva Correa

VILLARDI, J. W. R.; OLIVEIRA, S. S.; KNIERIM, G. S.;FENNER, A.MACHADO, J. M. H.; SILVEIRA, M.. As interfaces da formação desenvolvida por meio da especialização em Promoção e Vigilância em Saúde,Ambiente e Trabalho para a implementação do eixo de formação da PNSIPCFA: estudo de caso da especialização desenvolvida pela Fiocruz em parceria com a Funasa e a rede de médicas e médicos populares no Ceará em territórios saudáveis e sustentáveis.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz (DF).

Aluno: Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros Filho

VILLARDI, J. W. R.; LEAO, L. H. C.; VASCONCELLOS, L. C. F.. Exposição à sílica na cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento do noroeste do ES: contribuição para a vigilância da saúde dos trabalhadores. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública - Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

VILLARDI, J. W. R.; VASCONCELLOS, L. C. F.. Vigilância em saúde do trabalhador e participação social na citricultura da microrregião de Bebedouro (SP). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública - Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eduardo Lucena Colatino

SOUZA, R. A. G.;VILLARDI, J. W. R.. Avaliação integrada das mobidades decorrentes do uso de agrotóxicos nos trabalhadores rurais do município de Santana do Ipanema - AL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública - Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Amanda Caroline Rodrigues de Oliveira

VILLARDI, J. W. R.; KRAUSS, T. M.. Gerenciamento de Resíduos em laboratórios de ensino-pesquisa da UFMG/Campus Montes Claros: um desafio para a saúde ambiental e saúde do trabalhador. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública - Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Antonio da Silva Matos

VILLARDI, J. W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Territórios saudáveis e sustentáveis injustiças socioambientais no Distrito Federal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz (DF).

Aluno: Tatianne Fraga Cornélio

VILLARDI, J. W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Territórios saudáveis e sustentáveis injustiças socioambientais no Distrito Federal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz (DF).

Aluno: Waleska Coelho Sajnovisch de Gouveia

VILLARDI, J. W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Territórios saudáveis e sustentáveis injustiças socioambientais no Distrito Federal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz (DF).

Aluno: Jorge Henrique de Sousa e Silva Filho

VILLARDI, J. W. R.FENNER, A.. ESTUDO DE AVALIABILIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHDOR E TRABALHADORA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LACTU SENSU SAÚDE COLETIVA) - Fundação Oswaldo Cruz - Direb.

Aluno: Isabella Muniz de Souza

VILLARDI, J. W. R.; MONTAGNER, M. I.. OS EFEITOS AGUDOS E CRÔNICOS DA EXPOSIÇÃO A POLUENTES ATMOSFÉRICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO FRENTE AOS AGRAVOS RESPIRATÓRIOS NO TERRITÓRIO DO CERRADO NO ANO DE 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Comissão julgadora das bancas

Elenir Rose Jardim Cury

PONTES, E. R. J. C.; CARNEIRO, F. F.; PIRES, D. X.. Informações sobre intoxicações por agrotóxico no Estado de Mato Grosso do Sul no período de 2001 à 2005 e identificação de indicadores de exposição e efeito para a Vigilância em Saúde Ambiental.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Saúde e Desenvolvimento) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Paula do Amaral Zaitune

AMORIM, L. C. A.; NETTO, G. F.; BARCELLOS NETO, C. C.; FREITAS, C. M.; MACHADO, J. M. H.;ZAITUNE. A vigilância em saúde ambiental no Brasil - uma reflexão sobre seu modelo de atenção: necessidades e perspectivas. 2015 - Fundação Oswaldo Cruz.

Maria Paula do Amaral Zaitune

MACHADO, J. M. H.; BARCELLOS NETO, C. C.;ZAITUNE. A vigilância em saúde ambiental de populações expostas à poluição atmosférica em situações de impactos à saúde advindos de grandes empreendimentos - estudo de caso em Itaboraí/COMPERJ - Rio de Janeiro/RJ. 2013 - Fundação Oswaldo Cruz.

Leiliane Coelho André

ANDRÉ, L C. A vigilância em saúde ambiental no Brasil - uma reflexão sobre seu modelo de atuação: necessidades e perspectivas. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Carlos Machado de Freitas

Amorim LCA; FRANCO NETTO, G.;BARCELLOS, ChristovamMACHADO, Jorge Mesquita HuetFreitas CM. A vigilância em saúde ambiental no Brasil - uma reflexão sobre seu modelo de atenção: necessidades e perspectivas. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Dario Xavier Pires

Elenir Rose Jardim Cury Pontes;PIRES, D. X.. INFORMAÇÕES SOBRE INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2001 a 2005 e IDENTIFICAÇÃO DE INDICADORES DE EXPOSIÇÃO E EFEITO PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Christovam Barcellos

BARCELLOS, Christovam; MACHADO, J. H. M.. A vigilância em saúde ambiental no Brasil ? uma reflexão sobre seu modelo de atuação: necessidades e perspectivas. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Fernando Ferreira Carneiro

CARNEIRO, F. F.; VILLARDI, J. W. R.; Pontes, ERJCP; Pires, D. X; Pinto, A. M. A. C.. Informações sobre intoxicações por agrotóxicos no Estado do Mato Grosso do Sul no período de 2001 à 2005 e identificação de indicadores de exposições e efeito para a Vigilância em Saúde Ambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Orientou

Danillo Leal Marinho Vieira

VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO DISTRITO FEDERAL: do trabalho prescrito à gestão coletiva da vigilância em saúde em uma unidade básica de saúde; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Orientador: Juliana Wotzasek Rulli Villardi;

Daniela Queiroz Carneiro

Representações Sociais Sobre Saneamento e Saúde em uma Comunidade Rural Beneficiada com Sistema de Abastecimento de Água; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Orientador: Juliana Wotzasek Rulli Villardi;

Alan Raymison Tavares Rabelo

O território da Sabiaguaba e a construção da vigilância popular em saúde e ambiente; ; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Orientador: Juliana Wotzasek Rulli Villardi;

Daniella Fernanda Oliveira Soares

GRUPO DE TRABALHO INTERSETORIAL MUNICIPAL (GTI-M) DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): SEU PAPEL NO RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Orientador: Juliana Wotzasek Rulli Villardi;

Waleska Coelho Sajnovisch de Gouveia

Avaliacao de impacto a saude (AIS): um instrumento para Análise do Programa Saneamento Brasil Rural em uma comunidade quilombola na ilha de Maré ? Salvador/Bahia; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Politicas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Coorientador: Juliana Wotzasek Rulli Villardi;

Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros Filho

Exposição à sílica na cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento do noroeste do ES: contribuição para a vigilância da saúde dos trabalhadores; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública - Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Coorientador: Juliana Wotzasek Rulli Villardi;

Jorge Henrique de Sousa e Silva Filho

ESTUDO DE AVALIABILIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHDOR E TRABALHADORA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LACTU SENSU SAÚDE COLETIVA) - Diretoria Regional da Fundacao Oswaldo Cruz; Orientador: Juliana Wotzasek Rulli Villardi;

Foi orientado por

Elenir Rose Jardim Cury

Informações sobre intoxicações por agrotóxico no Estado do Mato Grosso do Sul no período de 2000 a 2005 e identificação de indicadores de exposição e efeito para a vigilância em Saúde Ambiental; ; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Elenir Rose Jardim Cury;

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, RAPHAEL MENDONÇA ; Villardi, Juliana Wotzasek Rulli ; SAMPAIO, JOÃO ROBERTO CAVALCANTE ; ELEUTERIO, TATIANA ARAUJO ; AYRES, ANDRÉIA RODRIGUES GONÇALVES ; OLIVEIRA, RICARDO ANTUNES DANTAS DE . Questões demográficas atuais e implicações para o modelo de atenção à saúde no Brasil. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , v. 29, p. 3-15, 2021.

  • OLIVEIRA, AMANDA CAROLINE RODRIGUES DE ; BRAGA, ANA MARIA CHEBLE BAHIA ; VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK ; KRAUSS, THOMAS MANFRED . Gerenciamento de resíduos em laboratórios de uma universidade pública brasileira: um desafio para a saúde ambiental e a saúde do trabalhador. Saúde em Debate , v. 43, p. 63-77, 2019.

  • FENNER, A. ; CALDAS, R. W. ; VILLARDI, J. W. R. ; MACHADO, A. A. ; GOMES, G. A. P. ; MOURA, B. C. . Nova Convenção Internacional sobre o mercúrio expõe desafios para Saúde Global. Comunicação em Ciências da Saúde , v. 28, p. 326-332, 2018.

  • NETTO, G. F. ; MACHADO, J. M. H. ; VILLARDI, J. W. R. ; Souza, M. S. ; BRITO, I. F. ; SANTORUM, J. A. ; OCKE-REIS, C. O. ; FENNER, A. L. D. . Vigilância em Saúde brasileira: reflexões e contribuição ao debate da 1a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 3137-3148, 2017.

  • VILLARDI, J. W. R. ; MACHADO, J. M. H. ; NETTO, G. F. ; FENNER, A. ; ROHLFS, D. B. . Health and Environment - historical, theoretical and reflections for public policies in Environmental Health Surveillance in Brazil. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA , v. 9, p. 105-120, 2015.

  • MACHADO, J. M. H. ; VILLARDI, J. W. R. ; NETTO, G. F. ; ROHLFS, D. B. ; RANGEL, C. F. ; VAZ, C. A. ; DANIEL, M. H. B. ; BUENO, P. C. ; Silva, E. L. . Vigilância em Saúde Ambiental e do trabalhador: reflexões e perspectivas. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 19, p. 399-406, 2011.

  • RODRIGUES, J. C. ; BUENO, P. C. ; FONSECA, F. R. ; ALONZO, H. G. A. ; VILLARDI, J. W. R. ; COSTA, L. C. A. ; ROHLFS, D. B. . Aplicabilidade do Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 19, p. 411-416, 2011.

  • VILLARDI, J. W. R. ; Luciana Cristina Alves da Costa ; Priscila Campos Bueno ; RODRIGUES, J. C. ; MACHADO, J. M. H. ; LEMOS, Alysson Feliciano ; BUOSI, D. . Vigilância em saúde ambiental de populações expostas à poluição atmosférica no Brasil ? um modelo em construção. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. XIX, p. 467-472, 2011.

  • CARNEIRO, F. F. ; OLIVEIRA, M. ; NETTO, G. F. ; GALVAO, L. A. C. ; CANCIO, J. A. ; BONINI, E. M. ; CORVALAN, C. F. ; VILLARDI, J. W. R. . Meeting Report: Development of Environmental Health Indicators in Brazil. Environmental Health Perspectives , v. 114, p. 1407-1408, 2006.

  • VILLARDI, J. W. R. ; CARNEIRO, F. F. ; NETTO, G. F. ; CANCIO, J. ; OLIVEIRA, M. ; SPANEMBERG, G. ; SANTOS, C. . A construção de uma área de análise da situação de saúde ambiental para a Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , NESC-UFRJ Rio de Janeiro, v. XII, n.4, p. 991-998, 2005.

  • A. C., Silveira ; VILLARDI, J. W. R. . Doença de Chagas e Controle do Vetor: Desafios Atuais, Habitacionais e Ambientais. Revista de Patologia Tropical , Brasil, v. 29, p. 199-212, 2000.

  • NETTO, G. F. (Org.) ; VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK (Org.) . Ambiente, saúde, sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz e Hucitec Editora, 2024. v. 1. 602p .

  • REIS, F. D. (Org.) ; SOUZA, G. S. (Org.) ; VILLARDI, J. W. R. (Org.) ; Luciana Cristina Alves da Costa (Org.) ; PAULA, O. (Org.) ; CAVENDISH, T. A. (Org.) . Queimadas e incêndios florestais : atuação da vigilância em saúde ambiental. 1. ed. Brasilia: Ministerio da Saude, 2021. 27p .

  • MACHADO, G. C. X. M. P. (Org.) ; VITALI, M. (Org.) ; BRANDAO, A. C. B. (Org.) ; NETTO, G. F. (Org.) ; VILLARDI, J. W. R. (Org.) . Territórios sustentáveis e saudáveis:experiências de saúde ambiental territorializadas marco teórico. 1. ed. Brasilia: , 2021. 139p .

  • MACHADO, G. C. X. M. P. (Org.) ; VITALI, M. (Org.) ; BRANDAO, A. C. B. (Org.) ; NETTO, G. F. (Org.) ; VILLARDI, J. W. R. (Org.) . Territórios sustentáveis e saudáveis:experiências de saúde ambiental territorializadas experiências e práticas. 1. ed. Brasilia: , 2021. 190p .

  • MACHADO, G. C. X. M. P. (Org.) ; VITALI, M. (Org.) ; BRANDAO, A. C. B. (Org.) ; NETTO, G. F. (Org.) ; VILLARDI, J. W. R. (Org.) . Territórios sustentáveis e saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas desdobramentos e perspectivas. 1. ed. Brasilia: , 2021. 202p .

  • REIS, F. D. (Org.) ; SOUZA, G. S. (Org.) ; VILLARDI, J. W. R. (Org.) ; BENICIO, L. (Org.) ; Luciana Cristina Alves da Costa (Org.) ; PAULA, O. (Org.) . Queimadas e incêndios florestais : alerta de risco sanitário e recomendações para a população. 1. ed. Brasilia: Ministerio da Saude, 2020. 15p .

  • NETTO, G. F. (Org.) ; VILLARDI, J. W. R. (Org.) ; ALMEIDA, V. (Org.) . Coleção Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. 1. ed. , 2018. v. 8.

  • NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; ALMEIDA, V. . Histórico e Governança. 1. ed. , 2018. 76p .

  • Dias, A. P ; GURGEL, A. M. ; ROSA, A.C.S. ; BURIGO, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; Niemeyer. C. B. ; SANTOS, E.H. A. ; Almeida, F. S. ; CARNEIRO, F. F. ; NETTO, G. F. ; GURGEL, I. D. G. ; VILLARDI, J. W. R. ; ROSA, J. C. S. ; FRIEDRICH, K. ; AUGUSTO, L. G. S. ; BASTOS, L. H. P. ; MEIRELLES, L. C. ; CARDOSO, M. H. W. M. ; COSTA, R. N. ; BOCHNER, R. ; et.al . Agrotóxicos e Saúde. 1. ed. , 2018.

  • FENNER, A. ; MAIOLI, O. L. G. ; MACHADO, J. M. H. ; Souza, M. S. ; MACHADO, A. A. ; LIMA, A. S. G. ; CORREA, V. S. S. ; VILLARDI, J. W. R. ; SILVEIRA, M. ; MOURA, B. C. ; GOMES, G. A. P. ; Almeida, F. S. ; SARAGOUSSI, M. ; MEDEIROS, M. S. ; Dias, A. P ; BURIGO, A. C. ; CARNEIRO, F. F. ; TEIXEIRA, A. C. A. ; PESSOA, V. M. ; GURGEL, I. D. G. ; et.al . Saúde dos Povos e Populações do Campos, da Floresta e das Águas. 1. ed. , 2018. 160p .

  • NETTO, G. F. (Org.) ; VILLARDI, J. W. R. (Org.) ; ALMEIDA, V. (Org.) . Histórico e Governança. 1. ed. , 2018. 76p .

  • HACON, Sandra ; Villardi, Juliana Wotzasek Rulli ; GOUVEIA, N. ; Ignotti, Eliane ; Caumo, Sofia ; VIANNA, N. A. ; CASTRO, Hermano . Poluição do ar e vigilância em saúde. Poluição do ar e vigilância em saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz e Hucitec Editora, 2024, v. , p. 377-389.

  • BASTOS, Rafael ; GRIGOLETTO, J. C. ; OLIVEIRA, Mara Lucia Barbosa Carneiro ; VALENTIM, L. S. O. ; CAVENDISH, T. A. ; Villardi, Juliana Wotzasek Rulli . A Vigilância da qualidade da água para consumo humano. A vigilância da qualidade da água para consumo humano. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz e Hucitec Editora, 2024, v. , p. 363-.

  • Villardi, Juliana Wotzasek Rulli ; CAVENDISH, T. A. ; ROHLFS, D. B. ; NETTO, G. F. . A estruturação e o desenvolvimento da vigilância em saúde ambiental no SUS. In: Guilherme Franco Netto; Juliana Wotzasek Rulli Villardi. (Org.). Ambiente, saúde, sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz e Hucitec Editora, 2024, v. 1, p. 341-351.

  • LEANDRO, B. B. S. ; VILLARDI, J. W. R. ; SABROZA, P. C. . Princípios Básicos e Norteadores da Atuação da Fiocruz. In: Luciano Medeiros de Toledo; Jussara Rafael Angelo; Paulo Chagastelles Sabroza. (Org.). Grandes Empreendimentos e Impactos sobre a Saúde. 1ed.: , 2018, v. 5, p. 32-49.

  • OLIVEIRA, M. S. ; ROHLFS, D. B. ; VILLARDI, JULIANA RULLI WOTZASEK . Vigilância em Saúde Ambiental. In: Gracia Maria de MIranda Gondim; Maria Auxiliadora Córdova Christófaro; Gladys Miyashiro Miyashiro. (Org.). Técnico de VIGILÂNCIA EM SAÚDE Contexto e Identidade. 1ed.Brasilia: Minist[erio da Saúde, 2017, v. , p. 243-273.

  • Valcler Rangel ; NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; Tatsuo Shubo ; Renata Lima ; AMORIM, A. C. ; GOSMES, M. L. . Considerações para uma agenda estratégica de Saúde e Ambiente e Sustentabilidade: horizontes da Fiocruz para 2022. In: Katia Maria Barreto Souto; Thiago Borges Lied. (Org.). Saúde e ambiente para as populações do campo, da floresta e das águas. 1ed.Brasilia: Ministério da Saude, 2015, v. , p. 47-62.

  • Villardi, Juliana Wotzasek Rulli ; MACHADO, J. M. H. ; BUOSI, D. ; CAVENDISH, T. A. ; BUENO, P. C. ; RESENDE, R. M. S. ; SALES, L. B. F. ; BANDEIRA, D. S. ; SANTOS, R. D. ; AGREDO, I. N. S. ; DANIEL, M. H. B. . Exposição humana a agrotóxicos no Brasil: ações de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Saúde Brasil 2014 - uma análise da situação de saúde e das causas externas.. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2015, v. , p. 217-240.

  • NETTO, G. F. ; CARNEIRO, F. F. ; ARAGAO, L. G. T. ; BONINI, E. M. ; DRUMOND, I. A. ; TAVARES, M. S. ; VILLARDI, J. W. R. ; ALONZO, H. G. A. . SAÚDE E AMBIENTE: REFLEXOES PARA UM NOVO CICLO DO SUS. In: Adriana Castro; Miguel Malo. (Org.). SUS ressignificando a promoção da saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2006, v. , p. 152-170.

  • NETTO, G. F. ; Villardi, Juliana Wotzasek Rulli ; ALMEIDA, V. . SAÚDE, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA FIOCRUZ: HISTÓRICO E GOVERNANÇA. In: 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLíTICA, PLANEJAMENTO E GESTãO DA SAúDE, 2021, Rio de Janeiro. ANAIS DO 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLíTICA, PLANEJAMENTO E GESTãO DA SAúDE, 2021, Rio de Janeiro. Campinas: Galoá, 2021. v. 4.

  • NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; ALMEIDA, V. . SAÚDE, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA FIOCRUZ: HISTÓRICO E GOVERNANÇA. In: 4 Congresso Brasileiro de politica, Planejamento e Gestao em Saude, 2021. O SUS e o projeto civilizatorio: cenario, alternativas e propostas, 2021. v. 1.

  • VILLARDI, J. W. R. . A Vigilancia em Saude Ambiental no Brasil. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiania. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • VILLARDI, J. W. R. ; CARNEIRO, F. F. ; LOUVANDINI, P. . Intoxicaçoes por agrotóxicos notificados no SINAN no Estado do Mato Grosso do Sul - 2001 a 2006. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • PINTO, A. M. A. C. ; VILLARDI, J. W. R. ; TISCHER, M. ; CORREA, A. A. ; DOMINGOS, L. L. S. ; CANAZARRO, P. T. ; COSTA, K. A. M. ; MAGGIONI JUNIOR, S. . Criaçao e Estruturçao da Vigilancia em Saúde Ambiental no Estado de Mato Grosso do Sul. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • PINTO, A. M. A. C. ; BELTRAMI, A. C. ; NOLETO, L. B. T. ; CANAZARRO, P. T. ; DOMINGOS, L. L. S. ; TISCHER, M. ; VILLARDI, J. W. R. . Estruturaçao da Vigilancia aos Acidentes com Produtos Perigosos em Mato Grosso do Sul. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • CANCIO, J. A. ; OLIVEIRA, M. L. ; CARNEIRO, F. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; DIAS, E. C. ; CAMARA, V. M. . Comitê Temático Interdisciplinar de Saúde e Ambiente da RIPSA - A experiência do Brasil. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um mundo Globalizado: Rompendo Barreiras sociais, economicas e politicas. rio de janeiro: abrasco, 2006.

  • LOUVANDINI, P. ; SPANEMBERG, G. ; BOCHNER, R. ; GLATT, R. ; VILLARDI, J. W. R. ; NETTO, G. F. . I Informe unificado das informações sobre intoxicações por agrotóxicos existentes no SUS. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, economicas e políticas. Rio de Janeiro: abrasco, 2006.

  • SOUZA, A. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; COSTA, K. A. ; CANAZARRO, P. T. . Situação Real Quanto a Destinação Final dada aos Resíduos Sólidos nos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai - Mato Grosso do Sul - 2005. In: Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2006, Florianópolis. SIMBRAVISA, 2006.

  • VILLARDI, J. W. R. ; ANDAHUR, J. P. ; NETTO, G. F. ; CARNEIRO, F. F. . Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil e Análise da Situação de Saúde Ambiental: Avanços e Desafios. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: Rompendo barreiras sociais, economicas e políticas. Rio de Janeiro: Abrasco, 2006.

  • LOUVANDINI, P. ; VILLARDI, J. W. R. ; ANDAHUR, J. P. ; SPANEMBERG, G. ; NETTO, G. F. ; CARNEIRO, F. F. . Notificação das Intoxicações por Agrotóxico no SINAN. Brasil 2004.. In: Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2005, Recife. Revista Brasileira de Toxicologia, 2005. v. 18. p. 217-217.

  • VILLARDI, J. W. R. ; NETTO, G. F. . Environmental Health in Brazil. In: II Simpósio Brasil-Alemanha, 2005, Santa Maria. II Simpósio Brasil-Alemanha, 2005.

  • LOUVANDINI, P. ; VILLARDI, J. W. R. ; ANDAHUR, J. P. ; Sapanemberg, G ; NETTO, G. F. ; CARNEIRO, F. F. . Notificacao das Inoticacoes por Agrotoxicos no Sinan - Brasil 2004. In: XIV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2005. XIV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2005.

  • Villardi, Juliana Wotzasek Rulli . Sistema Único de Saúde (SUS) e Vigilância Ambiental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; ALMEIDA, V. . Saude, Ambiente e Sustentabilidade na Fiocruz: Historico e Desafios. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Villardi, Juliana Wotzasek Rulli . Poluicao do ar como fator de risco para as Doencas Cronicas Nao Transmissiveis (DCNT). 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILLARDI, J. W. R. . Vigilância em Saúde Ambiental: Histórico e Concepções. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILLARDI, J. W. R. . Cuidado y protección del medioambiente: aportes desde la investigación científica interdisciplinar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILLARDI, J. W. R. ; NETTO, G. F. . Avaliação de impacto na saúde do processo de licenciamento ambiental no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILLARDI, J. W. R. . Vigilância em Saude Ambiental no Brasil - Uma reflexão dobre seu modelo de atuação: necessidades e perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILLARDI, J. W. R. . Intra e Intersetorialidade no Desenvolvimento das Ações de Vigilância em Saúde Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILLARDI, J. W. R. . A exposição humana a Poluentes Atmosfericos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COHEN, S. C. ; AMORIM, A. C. ; VILLARDI, J. W. R. ; MORAES NETO, A. H. A. . Planning Actions on Fild-Theoretical and Practical Methodology of Urban Health. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILLARDI, J. W. R. . Vigilãncia em Saúde Ambiental e a questão dos agrotóxicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

Villardi, Juliana Wotzasek Rulli . Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar. 2020.

VILLARDI, J. W. R. . Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Poluição Atmosférica no Brasil. 2014.

VILLARDI, J. W. R. . Documento de formação e instituição do Comitê Temático de Saúde e Ambiente (CTI-SA) no âmbito da Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA)e apresentação do Esquema Básico do produto a ser desenvolvido pelo Comitê.. 2005.

VILLARDI, J. W. R. . Diretrizes para a elaboração do Inventário de Sistemas de Informação em Saúde e Ambiente. 2005.

VILLARDI, J. W. R. . Formulário de Coleta de dados no sistema FormSUS e Instrutivo para o II Inventário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. 2005.

VILLARDI, J. W. R. . Termo de referencia e memorial da organização da Oficina sobre Informação da Vigilância em Saúde Ambiental no âmbito do SUS.. 2005.

VILLARDI, J. W. R. . Documento com a definição de diretrizes e estratégias de integração dos dados e articulação dos sistemas de informação do SINVSA com os gerenciados pelo DEVEP e DASIS. 2005.

VILLARDI, J. W. R. . Documento com estratégias para a incorporação do Sistema de Informação para o monitoramento de populações expostas a agentes químicos (SIMPEAQ) na Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.. 2005.

VILLARDI, J. W. R. . Texto analítico contendo o desenvolvimento das oficinas de trabalho e produto final apresentado pelo CTI-SA na RIPSA. 2005.

VILLARDI, J. W. R. . Trabalhos cientificos durante o 11 Congresso Brasieliro de Saude Coletiva. 2015.

SAUDE, M. ; VILLARDI, J. W. R. . Plano Setorial da Saúde para a Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima. 2013.

VILLARDI, J. W. R. . Documento técnico contendo proposta de protocolo para atuação em situações de emergência envolvendo queima de biomassa com impacto à saúde humana no contexto do VIGIPEQ. 2011.

VILLARDI, J. W. R. . Documento técnico contendo a inserção das ações de identificação de populações expostas previstas no contexto da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos no fluxo de atuação do VIGIPEQ. 2011.

NETTO, G. F. ; LOUVANDINI, P. ; GLATT, R. ; BOCHNER, R. ; SPANEMBERG, G. ; VILLARDI, J. W. R. ; CARNEIRO, F. F. . Iº INFORME UNIFICADO DAS INFORMAÇÕES SOBRE AGROTÓXICOS EXISTENTES NO SUS. 2005.

Villardi, Juliana Wotzasek Rulli . Tópicos Especiais: Saúde dos Povos e Populações do Campo, da Floresta e das Águas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. . Determinação Socioambiental da Saúde no Território. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. . INVERNO - Determinação Socioambiental da Saúde no Território. 2018. .

VILLARDI, J. W. R. . Vigilancia em Saude - Mestrado Profissional em Politicas Públicas em Saúde. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . A contribuicao das diferentes areas do conhecimento e abordagens para Vigilancia em Saude do Trabalhador (VISAT I)- Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. ; BRAGA, A. M. C. B. ; DIAS, E. C. . A contribuicao das diferentes areas do conhecimento e abordagens para Vigilancia em Saude do Trabalhador (VISAT II) - Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, M. S. ; ROHLFS, D. B. ; VILLARDI, J. W. R. . Técnico de vigilância em saúde: contexto e identidade: volume 1: VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS).

VILLARDI, J. W. R. . Saude, Trabalho e Ambiente - Mestrado Profissional em Politicas Publicas em Saude. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FENNER, A. ; MACHADO, J. M. H. ; VILLARDI, J. W. R. . Vigilancia em Saude - Mestrado Profissional em Politicas Publicas em Saude. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KOPTCKE, L. S. ; GUERRERO, A. V. P. ; MACHADO, J. M. H. ; FENNER, A. ; VILLARDI, J. W. R. . Promoção da Saúde e Intersetorialidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FENNER, A. ; VILLARDI, J. W. R. . Políticas de Saúde: Teoria e Prática - VIII Curso de Especialização em Direito Sanitário. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FENNER, A. ; MACHADO, J. M. H. ; VILLARDI, J. W. R. . MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE - VIGILÂNCIA EM SAÚDE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Vigilancia em Saude do Trabalhador e vigilancia ambiental - Mestrado Profissional em Politicas Publicas em Saude. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILLARDI, J. W. R. . I Oficina Integrada de Saúde Ambiental - Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILLARDI, J. W. R. . Indicadores de Vigilancia Ambiental em Saude - Curso Internacional sobre Saude, Desastres e Desenvolvimento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde Pública / Meio Ambiente e Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde Coletiva / Saúde Ambiental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde Coletiva / Saúde Ambiental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde da Família. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública / Meio Ambiente e Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública / Meio Ambiente e Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública / Meio Ambiente e Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde Pública / Meio Ambiente e Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública / Meio Ambiente e Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública / Meio Ambiente e Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública / Meio Ambiente e Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde Pública / Promoção em Saúde - Saúde Ambiental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde da Família. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública / Meio Ambiente e Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Saúde pública/ Meio Ambiente e Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILLARDI, J. W. R. . Proposta Nacional de Vigilancia Ambiental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Avaliacao de Impactos à Saude (AIS) na construcao de um complexo portuario no litoral do RJ - Marica e Saquarema, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Ana Maria Cheble Bahia Braga - Coordenador / Lise Barros - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Observatorio regional de tecnologias em saude, ambiente e sustentabilidade: avaliacao de impactos a saude e ao meio ambiente no litoral do estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa, sem financiamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Ana Maria Cheble Bahia Braga - Coordenador / Lise Barros - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Ministério da Saúde - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Ministério da Saúde - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Ministério da Saúde - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades de Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho, Descrição: Subsidiar e apoiar as Unidades regionais da Fiocruz para o desenvolvimento de ações relacionadas à Promoção da saúde, Ambiente e Trabalho junto as SES das regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Wotzasek Rulli Villardi - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Fenner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Presidência da Fiocruz, Vice-presidencia de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde. , Fundação Oswaldo Cruz, Bonsucesso, 21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38851828

Experiência profissional

2013 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora da Vice Presidência de Ambiente

Outras informações:
Colaborar e assessorar a Vice Presidencia de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nas atividades relacionadas à Saude e Ambiente e Vigilância em Saude Ambiental.

2013 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador - CESTEH

Outras informações:
Membro do Grupo de Pesquisa Impactos na Saude e no Ambiente relacionados aos Grandes Empreendimentos Produtivos.

2009 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa

2014 - 2016

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensao

2009 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Assessora da Vice-Presidencia de Ambiente

Atividades

  • 02/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Presidência da Fiocruz, Presidência da Fiocruz.,Atividade realizada, Assessorar técnico-cientificamente em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade..

2007 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador - Consultor

2001 - 2006

Ministério da Saúde

Vínculo: Contrato permanente, Enquadramento Funcional: Consultor

Atividades

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador/SVS/MS.,Cargo ou função, Assessorar e prestar consultoria em Saúde e Ambiente, Vigilância em Saúde Ambiental, incluindo atividades acadêmicas e gerenciais..

  • 12/2001 - 01/2006

    Serviços técnicos especializados , Coordenação geral de Vigilância Ambiental em Saúde.,Serviço realizado, Atividades relacionadas à Vigilância em Saúde Ambiental de forma geral. Gerente da área de Análise da Situação de Saúde Ambiental / Planejamento Estratégico e Programação das Atividades da Vigilância Ambiental em Saúde.

2017 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz - Direb

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Credenciada no Programa de Politicas Públicas

2016 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz - Direb

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa Pol Publicas

Outras informações:
Membro de Grupo de Pesquisa Politicas Publicas e Saude

2014 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz - Direb

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador - Politicas Publicas

2011 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz - Direb

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente

2017 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz - Direb

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria Regional de Brasília.,Linhas de pesquisa

2006 - 2007

Secretaria Estadual de Saúde - MS

Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Vigilância Saúde Ambiental, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2006 - 10/2007

    Direção e administração, Vigilância em Saúde Ambiental.,Cargo ou função, Coordenadora da VSA no Mato Grosso do Sul.

  • 03/2006 - 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vigilância em Saúde Ambiental.,Cargo ou função, Gerente da área de Vigilância em Saúde Ambiental, e consultora em Vigilância em Saúde, incluindo a Vigilância em Saúde do Trabalhador para o Estado do Mato Grosso do Sul.

2000 - 2001

Coordenação Nacional de Dst e Aids

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente de área, com as atividades desenvolvidas na Gerencia de Prevenção.

1997 - 2000

Fundação Nacional de Saúde - Presidência

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente da CGDT/FUNASA, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1997 - 09/2000

    Outras atividades técnico-científicas , CCDTV, CCDTV.,Atividade realizada, Colaboradora nas atividades relac ao Programa de Controle de Doença de Chagas, e atividades junto à OPAS , contribuindo na discussão da relação Saúde, Ambiente e Doença de Chagas (ver publicação); além de realizar atividades a.

2003 - 2003

Fundação Educacional do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

2000 - 2000

Fundação Educacional do Distrito Federal

Vínculo: Estagio Docente, Enquadramento Funcional: Estagio Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagio Docente

Atividades

  • 02/2003 - 10/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências e Matemática

2000 - 2000

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Vínculo: Estagio Docente, Enquadramento Funcional: Estagio Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagio Docente

2009 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador - grupo pesquisa

Outras informações:
Grupo de Pesquisa Saude Ambiental em Mato Grosso do Sul - desenvolvimento, meio ambiente e saude.