Andre Ricardo dos Santos Bersani

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia (2014), Especialista em História e Sociedade (2012) e Graduado em Geografia Licenciatura (2010) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias - G-EsPI (UFMS/CNPq) e da equipe de pesquisadores do AGRÁRIA - Laboratório de Geografia Agrária do Departamento de Geografia - FFLCH/USP. Desenvolve pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos temas: questão agrária, territorialização do setor de celulose e reprodução social do campesinato. Foi professor orientador no curso de Especialização em Educação do Campo Ead - UFMS; é professor efetivo da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia (Geografia Humana)

2015 - Atual

Universidade de São Paulo
Valeria de Marcos.

Mestrado em Geografia

2012 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA: fatores da permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha-MG,Ano de Obtenção: 2014
Valeria de Marcos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: territorialização camponesa; estratégias territoriais de reprodução social; migrações; território-zona; territórios-redes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.

Especialização em História e Sociedade

2011 - 2012

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: TRABALHO FAMILIAR versus TRABALHO ASSALARIADO: os camponeses do Alto Jequitinhonha-MG e o trabalho no corte da cana em Mirandópolis-SP
Orientador: Maria Celma Borges

Graduação em Geografia Licenciatura

2007 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Encontro Nacional da ANPEGE - ENANPEGE. Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação da ação ao pensamento.O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) ENQUANTO POLÍTICA DE SOBERANIA ALIMENTAR: impactos no município de Mirandópolis-SP. 2017. (Encontro).

Simpósio Internacional de Geografia Agrária.NO CHÃO DA LUTA: histórias de espacialização da luta pela terra em MT e MS. 2015. (Simpósio).

VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária - VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária - I Jornada de Geografia das Águas..Campesinato: modo de vida e classe social. 2013. (Simpósio).

VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária - VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária - I Jornada de Geografia das Águas..Análise do processo de territorialização camponesa no município de Mirandópolis-SP. 2013. (Simpósio).

III Fórum Regional de Programas de Pós-graduação em Geografia do Centro-Oeste e Triângulo Mineiro.A QUESTÃO AGRÁRIA NO TERRITÓRIO DO ALTO JEQUITINHONHA/MG: RECRIAÇÃO CAMPONESA E FORMAS DE RESISTÊNCIA. 2012. (Outra).

XIII Jornada do Trabalho: ?A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do século XXI. Os novos desafios da Geografia do Trabalho?.AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E EXPLORAÇÃO CAPITALISTA DA FORÇA DE TRABALHO DOS CAMPONESES MIGRANTES TEMPORÁRIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA/MG. 2012. (Outra).

XVII Encontro Nacional de Geógrafoa.TERRITORIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CAMPONESA: A VENDA DO EXCEDENTE EM LOTES DO ASSENTAMENTO PRIMAVERA EM MIRANDÓPOLIS-SP. 2012. (Encontro).

XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária.DA TERRA DE TRABALHO À TERRA DE NEGÓCIO: O TRABALHO ACESSÓRIO DOS CAMPONESES MIGRANTES TEMPORÁRIOS DO ALTO JEQUITINHONHA/MG. 2012. (Encontro).

II Simpósio Internacional de História e XIV Semana de História do CPTL/UFMS.O TRABALHO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO ABSTRATO E AS POSSIBILIDADES DE EMANCIPAÇÃO PELO TRABALHO CONCRETO. 2011. (Simpósio).

VI CICLO DE PALESTRAS E I JORNADA DE HISTÓRIA ANTIGA - A HISTÓRIA EM MOVIMENTO: CULTURA E PODER NA ANTIGUIDADE E NO TEMPO PRESENTE.... 2010. (Outra).

XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 2010. (Encontro).

XVIII ENCONTRO SUL-MATO-GROSSENSE DE GEÓGRAFOS: NOVAS IDÉIAS E PERSPECTIVAS EM GEOGRAFIA.ESTUDO DE CASO: AMANDABA, UM BAIRRO SEGREGADO. 2010. (Encontro).

O CENTRO DE PRODUÇÃO, PESQUISA E CAPACITAÇÃO DO CERRADO - CEPPEC EM NIOAQUE/MS: EXPERIÊNCIA DE CAMPO DOS ALUNOS DE GEOGRAFIA.O CENTRO DE PRODUÇÃO, PESQUISA E CAPACITAÇÃO DO CERRADO - CEPPEC EM NIOAQUE/MS: EXPERIÊNCIA DE CAMPO DOS ALUNOS DE GEOGRAFIA. 2008. (Outra).

O PAPEL DO GEÓGRAFO E OS PARADIGMAS DA GEOGRAFIA NO SÉC. XXI.O PAPEL DO GEÓGRAFO E OS PARADIGMAS DA GEOGRAFIA NO SÉC. XXI. 2008. (Outra).

V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE.V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE. 2008. (Outra).

III CICLO DE PALESTRAS - PRÁTICAS DE ENSINO E DE PESQUISA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA.III Ciclo de Palestras - Práticas de ensino e de pesquisa em História e Geografia. 2007. (Outra).

IV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - TERRA - IMPACTOS AMBIENTAIS.IV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - TERRA - IMPACTOS AMBIENTAIS. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Guadalupe Brandão de Souza Gomes

ALMEIDA, R. A.; TEIXEIRA, J. C.;BERSANI, A. R. S.. Considerações temporais e espaciais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Paulicéia/SP. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Andreia Aparecida de Lima Uchida

LEMES, M. S.; MELO, D. S.;BERSANI, A. R. S.. Educação do Campo: o projeto político pedagógico na escola E.E. João Carreira em Andradina-SP. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Katia Mano Alves

LEMES, M. S.; MELO, D. S.;BERSANI, A. R. S.. A escola que temos e a escola que queremos no campo no assentamento São Joaquim em Selvíria-MS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucas Cabeçoni dos Santos

KUDLAVICZ, M.; SILVA, L. C.;BERSANI, A. R. S.. O Projeto da Horta na Escola Municipal São Joaquim: Entre a Teoria e a Prática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Antonio Carlos Barbosa da Silva

NARDOQUE, S.; GARCIA, P. H. M.;BERSANI, A. R. S.. O estudo do meio no ensino de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Victor Hugo Marcoviq Borges

ALMEIDA, R. A.; KUDLAVICZ, M.;BERSANI, A. R. S.. Considerações temporais e espaciais acerca do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Mato Grosso do Sul /MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mariana Santos Lemes

ALMEIDA, R. A.; KUDLAVICZ, M.;BERSANI, A. R. S.. Transformação Territorial e Educação do Campo: estudos da escola Elma Garcia Lata Batista no Distrito de Garcias em Três Lagoas-MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valeria de Marcos

MARCOS, V.; CAVALIERI, L.; NARDOQUE, S.. Territorialização camponesa: fatores de permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha-MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas.

Valeria de Marcos

MARCOS, V.; MARQUES, M. I. M.; NARDOQUE, S.. A construção do território camponês: fatores da permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha/MG. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas.

Marta Inez Medeiros Marques

MARCOS, Valeria de;MARQUES, M. I. M.; NARDOQUE, S.. A construção do território camponês: fatores da permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha/MG. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mieceslau Kudlavicz

KUDLAVICZ, M.. Trabalho Familiar X Trabalho assalariado: os camponeses do alto Jequitinhonha-MG e o trabalho no corte da cana em Mirandópolis-SP. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e sociedade) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

MARCOS, V.;OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M.. A Dinâmica da (Re)produção Camponesa em meio á Territorialização do Capital Silvícola-Celulósico nas microrregiões de Três lagoas e Paranaiba - MS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Usp.

Sedeval Nardoque

MARCOS, Valéria de.;NARDOQUE, Sedeval; Cavalieri, Lúcia. Territorialização camponesa: fatores da permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha-MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sedeval Nardoque

MARCOS, Valéria de.; MARQUES, M. I. M.;NARDOQUE, Sedeval. A construção do território camponês: fatores da permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha (MG). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Celma Borges

BORGES, MARIA CELMA. ?Trabalho familiar X trabalho assalariado: Os camponeses do alto Jequitinhonha-MG e o trabalho no corte da cana em Mirandópolis-SP?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Social) - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lúcia Cavalieri

CAVALIERI, L.; Sedeval Nardoque. Territorialização camponesa: fatores da permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vlale do Jequitinhonha/MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Verônica Passos Fachini

Sala Multisseriada: desafios e Realidades no Município de Selvíria-MS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: André Ricardo dos Santos Bersani;

Beatriz Aparecida Marques das Neves

A educação de jovens e adultos e a educação do campo como instrumento de conscientização e inclusão social; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: André Ricardo dos Santos Bersani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valeria de Marcos

A territorialização dos monopólios no setor de celulose e papel do leste de Mato Grosso do Sul: transformações territoriais, conflitualidades e resistência camponesa; Início: 2015; Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Valeria de Marcos

Territorialização camponesa: fatores de permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha-MG; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Valeria de Marcos;

Maria Celma Borges

Trabalho familiar X trabalho assalariado: Os camponeses do alto Jequitinhonha-MG e o trabalho no corte da cana em Mirandópolis-SP; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Maria Celma Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FACHINI, V. P. ; BERSANI, A. R. S. . SALA MULTISSERIADA: desafios e realidade no município de Selvíria/MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, p. 1, 2016.

  • BERSANI, A. R. S. . Contribuição ao estudo da Geografia Agrária: o debate sobre territorialização camponesa a partir do Vale do Jequitinhonha-MG. In: FERREIRA, Gustavo Henrique Cepolini. (Org.). Geografia Agrária no Brasil: disputas, conflitos e alternativas territoriais. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. , p. 1-392.

  • BERSANI, A. R. S. . O papel pedagógico do Estado e a hegemonia burguesa nos governos petistas: o caso do BNDES Fundo Social. In: VIII Seminário Internacional de Teoria Política do Socialismo e II Colóquio Internacional Gramsci: As categorias teóricas de Antonio Gramsci e a verdade efetiva das coisas, 2019. Anais, 2019.

  • OLIVEIRA, A. L. A. ; BERSANI, A. R. S. ; LIMA, P. C. ; DALTOE, M. A. . Breves considerações sobre o papel dos aparelhos privados de hegemonia na territorialização do agronegócio de silvicultura em Três Lagoas-MS. In: VIII Seminário Internacional de Teoria Política do Socialismo e II Colóquio Internacional Gramsci: As categorias teóricas de Antonio Gramsci e a verdade efetiva das coisas, 2019. Anais, 2019.

  • BERSANI, A. R. S. . Responsabilidade Social Empresarial e territorialização do setor de celulose: o caso da Fibria em Mato Grosso do Sul. In: XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2018. Anais - ENGA 2018, 2018.

  • ARLINDO, M. A. S. ; BERSANI, A. R. S. ; SILVA, M. O. . O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) ENQUANTO POLÍTICA DE SOBERANIA ALIMENTAR: impactos no município de Mirandópolis-SP. In: Simpósio Internacional de Geografia Agrária (SINGA), 2017, Curitiba. Geografia das redes de mobilização social na América Latina: resistência e rebeldia desde baixo nos territórios de vida, 2017.

  • MELO, D. S. ; BERSANI, A. R. S. ; NARDOQUE, S. . A organização das mulheres camponesas no Território Rural do Bolsão/MS. In: XII Encontro da ANPEGE - ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação da ação ao pensamento, 2017.

  • MELO, D. S. ; BERSANI, A. R. S. . NO CHÃO DA LUTA: histórias de espacialização da luta pela terra em MT e MS. In: Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2015, Goiânia. Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2015.

  • ARLINDO, M. A. S. ; BERSANI, A. R. S. . Análise do processo de territorialização camponesa no município de Mirandópolis-SP. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária - VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária - I Jornada de Geografia das Águas, 2013, João Pessoa. Anais SINGA, 2013.

  • BERSANI, A. R. S. . Campesinato: modo de vida e classe social. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária - VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária - I Jornada de Geografia das Águas, 2013, João Pessoa. Anais SINGA, 2013.

  • BERSANI, A. R. S. . Agronegócio canavieiro e exploração capitalista da força de trabalho dos camponeses migrantes temporários do Vale do Jequitinhonha/MG. In: XIII Jornada do trabalho 'a irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do Século XXI: os novos desafios da geografia do trabalho', 2012, Presidente Prudente. An da XIII jorn. trab. Oct. 2012, 2012.

  • BERSANI, A. R. S. . Da terra de trabalho à terra de negócio: o trabalho acessório dos camponeses migrantes temporários do Alto Jequitinhonha/MG. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. 'Territórios em disputa: Os desafios da Geografia Agrária nas contrações do desenvolvimento brasileiro'., 2012, Uberlândia. anais ENGA 2012, 2012.

  • ARLINDO, M. A. S. ; BERSANI, A. R. S. . Territorialização da produção camponesa: a venda do excedente em lotes do assentamento primavera em Mirandópolis-SP. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS: 'ENTRE ESCALAS, PODERES, AÇÕES, GEOGRAFIAS', 2012, Belo Horizonte. Anais ENG 2012, 2012.

  • BERSANI, A. R. S. . A recriação do campesinato no Alto Jequitinhonha-MG. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos: 'Entre Escalas, Poderes, Ações, Geografias', 2012, Belo Horizonte. Anais ENG 2012, 2012.

  • BERSANI, A. R. S. . ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: UMA PRÁTICA DIFERENCIADA NO ESTUDO DO CLIMA. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperanças, 2010.

  • BERSANI, A. R. S. . ESTUDO DE CASO: AMANDABA, UM BAIRRO SEGREGADO EM MIRANDÓPOLIS. In: XVIII ENCONTRO SUL-MATO-GROSSENSE DE GEÓGRAFOS: NOVAS IDÉIAS E PERSPECTIVAS EM GEOGRAFIA, 2010, Três Lagoas. XVIII ENSUL, 2010.

  • BERSANI, A. R. S. . O papel pedagógico do Estado e a hegemonia burguesa nos governos petistas: o caso do BNDES Fundo Social. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERSANI, A. R. S. . Responsabilidade Social Empresarial e territorialização do setor de celulose: o caso da Fibria em Mato Grosso do Sul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARLINDO, M. A. S. ; BERSANI, A. R. S. ; SILVA, M. O. . O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) ENQUANTO POLÍTICA DE SOBERANIA ALIMENTAR: impactos no município de Mirandópolis-SP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELO, D. S. ; BERSANI, A. R. S. ; NARDOQUE, S. . A organização das mulheres camponesas no Território Rural do Bolsão/M. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERSANI, A. R. S. . Campesinato: modo de vida e classe social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARLINDO, M. A. S. ; BERSANI, A. R. S. . Análise do processo de territorialização camponesa no município de Mirandópolis-SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERSANI, A. R. S. . A RECRIAÇÃO DO CAMPESINATO NO ALTO JEQUITINHONHA-MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BERSANI, A. R. S. . AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E EXPLORAÇÃO CAPITALISTA DA FORÇA DE TRABALHO DOS CAMPONESES MIGRANTES TEMPORÁRIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA/MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERSANI, A. R. S. . DA TERRA DE TRABALHO À TERRA DE NEGÓCIO: O TRABALHO ACESSÓRIO DOS CAMPONESES MIGRANTES TEMPORÁRIOS DO ALTO JEQUITINHONHA/MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERSANI, A. R. S. . O TRABALHO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO ABSTRATO E AS POSSIBILIDADES DE EMANCIPAÇÃO PELO TRABALHO CONCRETO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERSANI, A. R. S. . ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: UMA PRÁTICA DIFERENCIADA NO ESTUDO DO CLIMA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERSANI, A. R. S. . ESTUDO DE CASO: AMANDABA, UM BAIRRO SEGREGADO EM MIRANDÓPOLIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    A questão agrária no território do Alto Jequitinhonha/MG: recriação camponesa e formas de resistência, Descrição: O referido projeto diz respeito à nossa pesquisa de Mestrado cujo objetivo é compreender o processo de territorialização do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha/MG. As mudanças ocorridas durante a pesquisa reformularam o título do projeto que atualmente está intitulado: "TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA: fatores da permanência espaço-temporal do campesinato em Itinga, Vale do Jequitinhonha/MG". Analisamos algumas políticas públicas agrícolas e sociais, e seus desdobramentos para as famílias camponesas. Além do processo migratório, na perspectiva dos que saem e dos que permanecem na terra. A partir dessas análises, foi possível compreender as estratégias de reprodução social desenvolvidas pelos sujeitos pesquisados, caracterizando-as como territoriais por se desdobrarem em todas as dimensões do espaço geográfico: econômica, social, cultural, política e natural. Sendo elas: a organização social dentro da unidade familiar e da comunidade rural; as tramas tecidas pelas migrações; e as práticas cotidianas fora da comunidade, nos lugares para onde as famílias migram. Compreendemos que a articulação entre essas estratégias, criadas e recriadas, é a forma de territorialização do campesinato da comunidade Gangorra, garantindo sua permanência espaço-temporal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Ricardo dos Santos Bersani - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS. , Av. Ranulpho Marques Leal, Distrito Industrial, 79620080 - Três Lagoas, MS - Brasil, Telefone: (067) 35093786, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

    Outras informações:
    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Pesquisador do AGRÁRIA, Laboratório de Geografia Agrária do Departamento de Geografia - FFLCH/USP.

  • 2016 - Atual

    Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20

  • 2015 - 2015

    Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

    Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de Geografia e História no Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).

  • 2011 - 2011

    Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 24

  • 2015 - 2015

    Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas (MS)

    Vínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Diretor de Publicação

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência

    Outras informações:
    Estágio de docência realizado durante o 3º semestre do curso de mestrado, acompanhando a disciplina "Geografia e movimentos sociais" ministrada para o 4º semestre da graduação em Geografia Licenciatura, pela professora Rosemeire Aparecida de Almeida.

  • 2012 - 2012

    Colégio Objetivo - Três Lagoas (MS)

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 12