Bruna Milene Ferreira
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Mestrado em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás (2004). Atualmente é professora de Filosofia Geral e da Educação, Sociologia Geral e da Educação e Pesquisa Educacional no curso de Pedagogia. Ministra Bases Filosóficas da Psicologia e TCC1 no curso de Psicologia. Coordena o Programa de Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Superior de Educação e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Alfredo Nasser. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Ética, Política e Linguagem. É integrante do grupo de estudos sobre Indústria Cultural e Sociedade do Espetáculo. É editora chefe da Revista Acadêmica do ISE - UNIFAN (Educação e Cultura em Debate). Colaboradora da Revista Sociedade, Saúde e Meio Ambiente. Integrante do NDE do curso de Pedagogia. É orientadora de trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia (UNIFAN). Revisora de textos científicos: artigos científicos e de opinião, ensaios, monografias e resenhas.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Filosofia
2002 - 2004
Universidade Federal de Goiás
Título: Dualismo antropológico kantiano: instauração e superação de um drama
, Ano de Obtenção: 2004.Dr Adriano Naves de Brito.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: política ética filosofia da história.Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Participação em eventos
Semana de formação continuada. 2009. (Seminário).
Semana de formação continuada.O plano ensino-pesquisa-extensão na educação superior. 2009. (Seminário).
Segunda semana pedagógica UNIFAN.A afetividade na filosofia: paixão, amor e amizade. 2007. (Encontro).
Semana de formação continuada: a gestão da aula e a produção do trabalho acadêmico. 2006. (Seminário).
Lançamento da Revista Acadêmica UNIFAN. 2005. (Encontro).
Lançamento da Revista Acadêmica UNIFAN.Contra a dissociação entre política e moral em Maquiavel. 2005. (Encontro).
Semana acadêmica UNIFAN.Metodologia Científica. 2005. (Oficina).
Semana Científica e Cultural de Letras e Pedagogia.Ética profissional. 2004. (Encontro).
Seminário: Questões em torno do poder e da soberania UCG. 2003. (Seminário).
I Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem. 2002. (Outra).
IX Semana de Filosofia da UFG - Verdade e Política. 2002. (Congresso).
Minicurso: A virtude segundo Aristóteles - Prof. Dr. Marco Zingaro - USP. 2001. (Outra).
VIII Semana de Filosofia Política UFG. 2001. (Congresso).
Conferência: Como devem os valores influenciar as Ciências - Prof. Hugh Lacey. 2000. (Outra).
II Semana de integração do Mestrado e da Graduação em Filosofia UFG. 2000. (Encontro).
VII Semana de Filosofia Política UFG. 2000. (Congresso).
I Semana de integração do Mestrado em Filosofia Política com a Graduação em Filosofia UFG. 1999. (Encontro).
Semana de filosofia política UFG. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
FERREIRA, B. M.. OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XXI: A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO AMBIENTE VIRTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.; MONTEIRO, N. P.. METODOLOGIAS PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. A FORMAÇÃO MUSICAL DO PEDAGOGO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO LUIZ DA SILVA MIRANDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.; Costa, A F de C.. IDEOLOGIA E CONTRAIDEOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO INTELECTUAL ORGÂNICO NA SOCIEDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. A importância da leitura no contexto escolar e para a vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. A indisciplina na pré-adolescência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. A música como recurso didático-metodológico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. A proposta da educação por princípios no contexto da educação brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Afetividade e aprendizagem no ensino fundamental: implicações no sucesso escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Arte-educação ou educação artística: novos caminhos, novas possibilidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. As crianças e os meios de comunicação: um desafio para a educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Compreensão das consequências das novas implantações das políticas aplicadas à educação infantil a partir da promulgação da Lei 9394/96 na vida do educador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Educação inclusiva: do ideal ao real. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Educação inclusiva: transformação através do lúdico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Indisciplina na sala de aula: um fenômeno escolar de um reflexo da crise social contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. O lúdico na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. O lúdico nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Possibilidades funcionais do pedagogo em espaços escolares e não-escolares. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Repensando a prática pedagógica na alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
FERREIRA, B. M.. Violência doméstica e educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser.
Orientou
METODOLOGIAS PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XXI: A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO AMBIENTE VIRTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
IDEOLOGIA E CONTRAIDEOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO INTELECTUAL ORGÂNICO NA SOCIEDADE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Docência no ensino superior: professor aulista ou pesquisador?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
O pedagogo e o mundo do trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
A ética aristotélica: a contribuição da filosofia para a formação de valores na contemporaneidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
A evasão escolar no ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
A importância da educação alimentar na matriz curricular; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
A importância dos contos de fadas na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Relação educar-educando no contexto escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Despertar da sexualidade infantil segundo Foucault e Freud; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Evasão e fracasso escolar no ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Motivação em sala de aula: em busca da aprendizagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
O papel do brincar na aprendizagem e desenvolvimento infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Indisciplina: conflito ou consenso?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
O papel da mãe nos contos de fadas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Os paradigmas da educação infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Crítica da razão na filosofia moral de Kant; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Faculdade Alfredo Nasser; Orientador: Bruna Milene Ferreira;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, B. M. . A educação não pode salvar o mundo: reflexões acerca da sobrecarga de trabalho docente e da responsabilidade sobre a formação das crianças. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate , v. 7, p. 220-225, 2021.
-
FERREIRA, B. M. ; FARIAS, N. . O poder das mídias na sociedade do espetáculo: indústria cultural, comunicação de massa e consumo na modernidade. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate , v. 6, p. 117-131, 2020.
-
FERREIRA, B. M. . Docilização dos Corpos na Educação: disciplina, indisciplina e relações de poder no espaço do conhecimento. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate , v. 5, p. 1-22, 2019.
-
FERREIRA, B. M. . Um olhar ético na relação professor-aluno na pós-Modernidade. Educação e Cultura em Debate , v. 3, p. 130-150, 2017.
-
FERREIRA, B. M. . Análise crítica do diálogo Alcibíades de Platão. Revista acadêmica UNIFAN , v. 5, p. 167-177, 2008.
-
FERREIRA, B. M. ; BATISTA, Fernanda Moreira . Crítica da razão na filosofia moral de Kant. Revista acadêmica UNIFAN , v. 1, p. 17-33, 2007.
-
FERREIRA, B. M. ; SILVA, Fabiane Michele da . Despertar da sexualidade infantil segundo Foucault e Freud. Revista acadêmica UNIFAN , v. 1, p. 35-54, 2007.
-
FERREIRA, B. M. . Depois da virtude: a fragmentação da moralidade na contemporaneidade. Revista acadêmica UNIFAN , v. 4, p. 83-98, 2007.
-
FERREIRA, B. M. . Ofício do professor universitário: o ethos do mestre. Revista acadêmica UNIFAN , v. 3, p. 203-217, 2006.
-
FERREIRA, B. M. . O banquete de Platão e a erótica da Grécia Clássica. Revista acadêmica UNIFAN , v. 3, p. 179-187, 2006.
-
FERREIRA, B. M. . Contra a dissociação entre política e moral estabelecida por Maquiavel. Revista acadêmica UNIFAN , v. 2, p. 89-95, 2005.
-
FERREIRA, B. M. . A moralidade kantiana frente à concepção moderna de natureza humana má. Revista acadêmica UNIFAN , v. 2, p. 25-34, 2005.
-
FERREIRA, B. M. . Kant da legalidade à moralidade: o itinerário do humano na história e sua destinação moral. Phronesis (PUCCAMP) , v. 5, p. 25-47, 2003.
-
FERREIRA, B. M. . Lei Moral, Virtude e Felicidade em Kant. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , Goiânia, v. 12, p. 99-111, 2002.
-
FERREIRA, B. M. . O estatuto da vontade livre na filosofia prática de Kant. Philósophos (UFG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1982-2928 Revista Philósophos) , v. 4, p. 17-35, 1998.
-
FERREIRA, B. M. . Ética Profissional na Docência Superior. Revista Acadêmica UNIFAN, Aparecida de Goiânia, p. 25 - 26, 02 dez. 2004.
-
FERREIRA, B. M. . Lei moral, virtude e felicidade em Kant. In: Seminário: Questões em torno do poder e da soberania, 2003, Goiânia. Questões em torno do poder e da soberania, 2003.
-
FERREIRA, B. M. . Kant da legalidade à moralidade: o itinerário do humano na história e a sua destinação moral. In: I Seminário de filosofia moderna e contemporânea, 2003, Goiânia. I Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2003.
-
FERREIRA, B. M. . O estatuto da vontade livre na filosofia prática de Kant. In: IX Semana de Filosofia da UFG, 2002, Goiânia. Verdade e Política, 2002.
-
FERREIRA, B. M. . As virtudes morais como condição capital para a felicidade aristotélica. Revista acadêmica UNIFAN , 2011.
-
FERREIRA, B. M. . A Paz Perpétua kantiana: utopia ou dever incondicionado da razão?. Revista acadêmica UNIFAN , 2011.
-
FERREIRA, B. M. . Artigo Científico segundo as novas normas da ABNT. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. M. . A filosofia como precursora dos saberes científicos: a importância do espanto e do estranhamento diante do mundo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, B. M. . Vontade livre e Capitalismo: Kant e Marx diante dos desafios da atualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. M. . Educação e Religião: a filosofia como arma contra esta união perversa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. M. . Moral e contemporaneidade: a era do consumo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. M. . A erótica platônica: implicações epistemológicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. M. . Ética profissional: uma discussão filosófica baseada nos pressupostos kantianos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. M. . O ethos do professor universitário: uma discussão filosófica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. M. . Kant da legalidade à moralidade: o itinerário do humano na história e sua destinação moral. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, B. M. . Lei moral, virtude e felicidade em Kant. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, B. M. . O estatuto da vontade livre na filosofia prática de Kant. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, B. M. . Revista Acadêmica UNIFAN. Aparecida de Goiânia, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
FERREIRA, B. M. ; FARIA, L. A. de. ; ALMEIDA, C. R. . Guia Metodológico da Faculdade Alfredo Nasser. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
FERREIRA, B. M. . Escrita e reescrita de trabalhos acadêmicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERREIRA, B. M. . Metodologia filosófica: como ler e interpretar textos de natureza filosófica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERREIRA, B. M. . O estatuto da vontade livre na filosofia moral de Kant. 2001. (Relatório de pesquisa).
FERREIRA, B. M. . O estatuto da vontade livre na filosofia prática de Kant. 2001. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2000 - 2001
O estatuto da vontade livre na filosofia moral de Kant, Descrição: O projeto em questão pretende analisar o dualismo antropológico kantiano frente ao postulado da liberdade. Para tanto serão lidas e discutidas as obras: Fundamentação da metafísica dos costumes, Crítica da razão prática e Religião nos limites da simples razão de Kant. O objetivo central da pesquisa é compreender a possibilidade de realização da ação moral pautada na Lei Moral como Fato da Razão diante das contingências do mundo e das influências das inclinações sobre o homem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Milene Ferreira - Integrante / Adriano Naves de Brito - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2013
Láurea Acadêmica, Faculdade Alfredo Nasser.
2006
Professora Destaque UNIFAN II, Faculdade Alfredo Nasser.
2005
Professora Destaque UNIFAN, Faculdade Alfredo Nasser.
2004
Mestre, Universidade Federal de Goiás.
2001
Graduada em Filosofia, Universidade Federal de Goiás.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Alfredo Nasser, Centro Universitário Alfredo Nasser. , Av. Bela Vista, 26, Jardim das Esmeraldas, 74000535 - Aparecida de Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 30949494
Experiência profissional
2002 - 2002
Universidade Federal de GoiásVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágio Docência na Fac. de Comunicação UFG, Carga horária: 12
2000 - 2000
Universidade Federal de GoiásVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitoria de Lógica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - Atual
Centro Universitário Alfredo NasserVínculo: Professora Efetiva, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruna Milene Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?