Juliana Devito

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é voluntária do Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, marion milner, winnicott, psicanálise e cultura.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Marion Milner e a clínica da criatividade: estilo, ética e técnica,Ano de Obtenção: 2016
Luis Claudio Mendonça Figueiredo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Psicanálise; Criatividade; Clínica; Marion Milner.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Intervenção Terapêutica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Psicologia

1998 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Lugar da Música na Psicoterapia e na Educação
Orientador: Sergio Wajman

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2017

Especialização em Psicanálise com Crianças. (Carga horária: 618h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Intervenção Terapêutica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott ? Psicanálise e Arte: por um viver mais criativo..O despertar da criatividade psíquica: ilustrações de William Blake para o livro de Jó. 2016. (Encontro).

XI Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott ? Psicanálise e Arte: por um viver mais criativo..Loucura a céu aberto: Arte e Psicose. 2016. (Encontro).

IX Jornada Interna, Departamento de Psicanálise com Crianças. Instituto Sedes Sapientiae.. 2015. (Outra).

VIII Encontro Brasileiro Sobre o Pensamento de D.W. Winnicott - O brincar e a realidade.A Contribuição de Marion Milner para a Criatividade na Psicanálise. 2013. (Encontro).

XVI Colóquio Winnicott. A ética do cuidado.. 2011. (Outra).

IV Colóquio Winnicott de Campinas. Winnicott e a teoria da sociedade.. 2010. (Outra).

XV Colóquio Winnicott. O verdadeiro e o falso si-mesmo.. 2010. (Outra).

III Colóquio Winnicott de Campinas. Interpretação na clínica winnicottiana. 2009. (Outra).

XIV Colóquio Winnicott. O psíquico, o mental e o simbólico em Winnicott. 2009. (Outra).

XIII Colóquio Winnicott. Os casos clínicos de Winnicott. 2008. (Outra).

XII Colóquio Winnicott. Winnicott na história da psicanálise.. 2007. (Outra).

XI Colóquio Winnicott. Criatividade e experiência cultural.. 2006. (Outra).

IX Colóquio Winnicott. A teoria e a clínica das depressões. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elisa Maria de Ulhôa Cintra

DEVITO, J.; FIGUEIREDO, L. C.; De Deus, R. T.;CINTRA, ELISA MARIA DE ULHÔA. Marion Milner e a Clinica da Criatividade: Estilo, Ética e Técnica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Estudos Pós Graduados Psicologia Clinica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ricardo Telles de Deus

FIGUEIREDO, L. C. M.; CINTRA, E. M. U.;DEUS. Marion Milner e a clínica da criatividade: estilo, ética e técnica. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ricardo Telles de Deus

FIGUEIREDO, L. C. M.; CINTRA, E. M. U.;DEUS. Marion Milner e a clínica da criatividade: estilo, ética e técnica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LUIS CLÁUDIO MENDONÇA FIGUEIREDO

Marion Milner e a clínica da criatividade: estilo, ética e técnica; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade catolica de Sao paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luis Claudio Mendonca Figueiredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DEVITO, J. . Loucura a céu aberto: arte e psicose. Rabisco: revista de psicanálise , v. 7, p. 15-20, 2017.

  • DEVITO, J. . A contribuição de Marion Milner à noção de Criatividade na Psicanálise. Rabisco: revista de psicanálise , v. 4, p. 53-62, 2014.

  • DEVITO, J. . Em busca de representação: a psicanálise e o trabalho de simbolização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DEVITO, J. . Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DEVITO, J. . Loucura a céu aberto: Arte e Psicose. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DEVITO, J. . O Despertar da criatividade psíquica: ilustrações de William Blake para o livro de Jó. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DEVITO, J. . A Contribuição de Marion Milner para a Criatividade na Psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Marion Milner e a clínica da criatividade: estilo, ética e técnica, Descrição: Despertado pelo interesse de estudar o papel das artes na vida cotidiana e no espaço terapêutico e aprofundar o estudo sobre a criatividade nesses dois campos, o objetivo deste estudo é apresentar as ideias e os insights da psicanalista e artista inglesa Marion Milner acerca dos fenômenos psíquicos, do processo terapêutico e como eles ampliaram consideravelmente o âmbito da criatividade na Psicanálise. Veremos como sua obra dá ênfase ao papel da criatividade e da experiência estética no favorecimento do crescimento psíquico, tanto do paciente quanto do analista e como o encontro psicanalítico é visto em termos de valor estético. A pesquisa consistiu em um estudo hermenêutico historiográfico das obras de Marion Milner, através de uma leitura que procura contextualizar seu pensamento na história da Psicanálise e em uma determinada ?escola? à qual pertenceu, na tentativa de revelar o desenvolvimento do pensamento da autora, desde os momentos anteriores à sua formação psicanalítica até seu pleno desenvolvimento. Em momentos específicos, é feita uma leitura desconstrutiva, problematizante e interpretativa para a compreensão de tensões internas contidas no pensamento da autora. A dissertação parte de uma breve biografia de Marion Milner e das quatro autobiografias da autora, ilustrando a intensa pesquisa sobre sua própria experiência subjetiva e a influência disso em todo o seu percurso. Em seguida apresenta a teoria da criatividade proposta pela autora a partir das ilustrações de William Blake para o livro de Jó seguido do grande caso clínico que a destacou como psicanalista, no qual é possível acompanhar as condições que permitem a emergência da criatividade, trazendo também uma profunda reflexão sobre os problemas fundamentais da constituição do psiquismo humano. Finalmente são apresentadas as questões da ética e técnica psicanalíticas, isto é, a posição da autora em relação ao enquadre analítico, sua instalação e sustentação, a função analítica e suas eventuais modificações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Devito - Integrante / Luis Claudio Mendonça figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda

    Outras informações:
    Método Psicanalítico e Formações da Cultura Desenvolve a investigação epistemológica do próprio método da Psicanálise, bem como sua aplicação ao estudo das formações da cultura, cujos resultados iluminam também a psicopatologia e o tratamento psicanalítico individual. A clínica psicanalítica ? com seus processos de singularização a partir da dinâmica inconsciente-consciente, que assumem diferentes feições em função de diferentes tipos de escuta, acolhimento e interpretação ? delimita o cenário privilegiado de pesquisa, embora a educação, a saúde pública, as produções culturais e os movimentos sociais também sejam considerados importantes áreas de estudo.

    Atividades

    • 02/2013 - 10/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Instituto Sedes Sapientiae

    Vínculo: Psicoterapeuta, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Grupo Acesso ? Estudos, Intervenções e Pesquisa sobre Adoção do Instituto Sedes Sapientiae Atendimento psicoterápico a crianças e adolescentes institucionalizados, em processo de adoção e adotivos. Atendimento a pais adotivos e candidatos à adoção. Pesquisa psicanalítica focada nas práticas clínicas desenvolvidas. Atendimento em grupo de adolescentes que participam do Projeto de Apadrinhamento Afetivo.

  • 2016 - 2017

    Instituto Sedes Sapientiae

    Vínculo: Psicoterapeuta, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Atendimento psicanalítico a pessoas que estejam vivendo momentos depressivos ou melancólicos, com dificuldade de dar continuidade ou reinvestir os projetos e os ideais que dão sentido a suas vidas. E atendimento em composição estética, para possibilitar a figurabilidade por meio da construção de cenas com imagens fotográficas.

  • 2015 - 2017

    Instituto Sedes Sapientiae

    Vínculo: Psicoterapeuta Aprimoranda, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10