Wagner José dos Santos

Especialista em Microbiologia Aplicada com ênfase em Alimentos e Meio Ambiente pela Universidade do Vale do Sapucaí - Univas (2019-2021). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014). Formação Técnica em Informática - Redes de Computadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC (2010). Atualmente é Servidor Público, atuando em toda parte administrativa de uma instituição de ensino estadual e também exerce a função de Professor de Educação Básica pelo estado de MG, atuando no Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Microbiologia Aplicada

2019 - Atual

Universidade do Vale do Sapucaí

Graduação em Ciências Biológicas

2011 - 2014

Universidade do Vale do Sapucaí
Título: Efeito anti-histamínico do óleo de melaleuca (Melaleuca alternifolia) em teste imunológicos em humanos.
Orientador: Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça

Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Informática - Rede de Computadores

2009 - 2010

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Pouso Algre

Formação complementar

2020 - 2020

Flavonóides em Alimentos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2020 - 2020

Microbiologia de Alimentos. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2013 - 2013

Perícia Criminal e Ambiental. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.

2012 - 2012

Elaboração de Artigo Científico (Ciências da Saúde). (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.

2012 - 2012

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico no Brasil. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.

2011 - 2011

Macroinvertebrados Bentônicos como bioindicadores qualidade da água. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.

2011 - 2011

Aplicações do Programa Past em análises de dados. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.

Participação em eventos

VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais e III Simpósio Ibero-Americano de Investigação do Câncer.Efeito Anti-Histamínico do Óleo de Melaleuca sp em Testes Imunológicos em Humanos. 2016. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Efeito anti-histamínico do óleo de melaleuca (Melaleuca alternifolia) em testes imunológicos em humanos., Descrição: Nas ultimas décadas tem aumentado o interesse pela medicina alternativa que tem se mostrado muito eficaz para a resolução de enfermidades. Esses medicamentos são provenientes de extratos naturais nos quais são de baixo custo, fácil manipulação e com alto poder de eficácia, sendo facilmente encontrado ou ate mesmo cultivado. Sendo assim, o óleo a ser pesquisado é o de Melaleuca alternifolia, árvore nativa da Austrália, mas que se adapta muito bem em países de clima tropical. Estudos já comprovaram a eficácia do óleo essencial de Melaleuca alternifólia como, anti-infeccioso, anti-inflamatório, antisséptico, antiviral, febrífugo, inseticida, imunoestimulante, além de várias outras aplicações na área fitoterápica. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito anti-histamínico do óleo de melaleuca. De acordo com os resultados obtidos através da realização de teste de Prick em 60 voluntários, foi possível observar que o óleo possui propriedades anti-histamínicas, fortificando a importância social e científica desse trabalho, que visa descobrir princípios ativos anti-histamínicos provenientes de espécies ainda pouco exploradas, gerando a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner José dos Santos - Integrante / Geovani Renato Moreira Paschoal - Integrante / Santiago Barbosa - Integrante / Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Sapucaí, Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVAS. , Avenida Alfredo Custódio de Paula, 270, Centro, 37550000 - Pouso Alegre, MG - Brasil, Telefone: (35) 34298781

Experiência profissional

2016 - Atual

secretaria de educação de minas gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Educação Básica, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuando na área administrativa da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva. Confecção de histórico, realização de matrículas, atendimento ao público, auxílio ao professores e supervisores, atualização do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), emissão de contagem de tempo de serviço, aposentadoria, acúmulo de cargos,regularização da vida funcional do servidor, folha de pagamento, contas a pagar, prestação de contas, licitações e chamada pública.

2015 - 2022

Universidade do Vale do Sapucaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando em Laboratório de Microbiologia, no manuseio e manutenção de vidrarias e equipamentos de média complexidade (estufas, capelas de fluxo laminar, centrífugas, microscópios ópticos, autoclaves, balanças, espectrofotômetros). Manipulação de soluções químicas, reagentes e preparo de meios de cultura. Coleta e preparo de material, matéria prima e amostras, testes, análise para subsidiar aulas, pesquisas e diagnósticos. Experiência teórica e prática na área de Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Clínica, Controle Microbiológico e Imunologia.

2022 - Atual

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).