Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro

Administradora, com mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do programa de pós-graduação em Gestão da Qualidade em Saúde (UFRN em parceria com Universidade de Murcia-Espanha). Colabora com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva-UFRN e participa da Base de Pesquisa em Saúde Coletiva-UFRN. Coordenou a avaliação externa realizada pelo Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS), do Ministério da Saúde (MS), nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Piauí e Pernambuco, no período de 2013 a 2016. Participa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), como membro da coordenação (co-gestão), de 2011 a 2017 desenvolvendo a avaliação externa de serviços de saúde nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Trabalhou na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). É autora dos livros Meandros e Dilemas de uma Reforma em Saúde (2012) e Saúde Pública, História e Política (2015). Atua na área de Políticas, planejamento, avaliação e gestão de serviços de saúde..

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

1999 - 2003

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: Meandros e Dilemas de uma Reforma em Saúde: a prática dos primórdios
Cid Manso Mello Vianna. Palavras-chave: Reforma. gestão, saúde; hospital universitário.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Administração

1989 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Saúde Pública, Burocracia e Ideologia: um estudo sobre o Serviço Especial de Saúde Pública - 1942 a 1974,Ano de Obtenção: 1992
José Willington Germano.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Saúde Pública; burocracia; modelo assistêncial.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Administração

1972 - 1975

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Inexistente à Época

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1997

Metodologia de Elaboração Plano Municipal Saúde. (Carga horária: 12h). , Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, CONASEMS, Brasil.

1993 - 1993

Paradigmas para Análise de Conjuntura. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1988 - 1988

Introdução Área de Força de Trabalho em Saúde. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1987 - 1987

Aperfeiçoamento em Sistemas Intergrados de Saúde. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1986 - 1986

Administração de Cargos e Salários. (Carga horária: 20h). , Confederação Nacional da Indústria, CNI, Brasil.

1981 - 1981

Organização, Métodos e Desenvolvimento Organizacio. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Planejamento do RN, SPRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINHEIRO, T. X. A. ; ROCHA, P. M. ; UCHOA, A. C. . I Simpósio Internacional de Meta-avaliação e Gestão do Conhecimento em Políticas de Saúde. 2016. (Congresso).

PINHEIRO, T. X. A. . III Conferência Estadual de Saúde Bucal. 2004. (Outro).

PINHEIRO, T. X. A. . III Conferência Estadual da Saúde. 1996. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12 Congresso Internacional da Rede Unida. PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: A FUNÇÃO DO APOIADOR NOS ESTADOS CORRESPONDENTES À INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR UFRN. 2016. (Congresso).

12 Congresso Internacional da Rede Unida. PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: A FUNÇÃO DO APOIADOR NOS ESTADOS CORRESPONDENTES À INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR UFRN. 2016. (Congresso).

4th Internacional Conference on Epidemiology & Public Health.The improvement of Brazilian Primary Health Care Program (Estratégia Saúde da Família) based on PMAQ external avaliation. 2016. (Outra).

4th Internacional Conference on Epidemiology & Public Health.The 3rd cycle of the Brazilian national programme for improving access and quality of primary care (PMAQ-AB). 2016. (Outra).

I Simpósio Internacional de Meta-avaliação e Gestão do Conhecimento em Políticas de Saúde.Coordenação da Mesa de abertura:Observatório de Sistemas de Saúde - estratégia, alcance, interface com a avaliação de saúde.. 2016. (Simpósio).

III Semana Internacional QualiSaúde... 2015. (Encontro).

Oficina Internacional do PPg QualiSaúde: Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde... 2015. (Oficina).

2 Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2013. (Congresso).

II Seminário de Articulação Interfederativa. 2013. (Seminário).

I Jornada Acadêmica de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde. 2013. (Outra).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).

10 Congresso Internacional da Rede Unida. Formação médica: nova experiência no Internato em Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).

Curso de Atualização Pedagógica. 2012. (Outra).

Seminário Organização da Saúde: pactos interfederativos e as novas normativas do SUS. 2012. (Seminário).

Participou do IX Congresso Brasileiro de Ciências Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva? promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, realizado no período de 17 a 20 de abril. 2011. (Congresso).

XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Rodas de equipe como instrumento de co-gestão e participação comunitária - a experiência do estágio em saúde coletiva no município de macaíba. 2011. (Outra).

Participou do 1 Congresso de Ciência Ética e Educação Integrada (Em Natal: Vendo o que Não se Vê) com carga horária de 25 horas, de 28 a 30 de outubro. 2010. (Congresso).

Participou do II Seminário de Regionalização da Saúde do Rio Grande do Norte: Seguindo em frente...para fortalecer as Regiões de Saúde e qualificar o SUS, realizado no dia 27 de setembro. 2010. (Seminário).

Participou do Minicurso de Elaboração de Projetos de Extensão e de Pesquisa, pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, com carga horária de 04 horas, no dia 17 de setembro. 2010. (Outra).

Participou do Seminário Internacional sobre Desigualdades Socieconômicas em Saúde promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 22 a 24 de março. 2010. (Seminário).

Participou do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva, no período de 31 de outubro a 04 de novembro. 2009. (Congresso).

Participou do X Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN no curso Desafios da execução orçamentária e financeira do SUS: operacionalizando o uso dos fundos de saúde, no período de 21 à 23 de outubro. 2009. (Congresso).

III Conferência Municipal de Saúde.A situação de saúde no município de Tangará no contexto da 13ª Conferência Nacional de Saúde. 2007. (Outra).

3ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.A Gestão Democrática e Participativa no Trabalho em Saúde. 2006. (Outra).

III Conferência Estadual de Saúde Bucal.Relatoria do Evento. 2004. (Outra).

V Congresso Brasileiros de Saúde Coletiva - V Congresso Paulista de Saúde Pública. Gestão dos Serviços Municipais de Saúde: um estudo sobre o perfil dos secretários municipais do Estado do RN. 1997. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 1997. (Encontro).

III Conferência Estadual de Saúde.Relatoria do Evento. 1996. (Outra).

Seminário Nacional de Servidores da FNS. 1993. (Seminário).

Seminário Estadual sobre Organização Sindical na FNS. 1992. (Seminário).

14 Encontro Nacional de Programa de Pós-Graduação em Administração.Os Caminhos da Crítica da Teoria da Administração no Brasil ? breve ensaio. 1990. (Encontro).

Novas Concepções em Admnistração e Desafios do SUS. 1990. (Seminário).

9 Encontro Brasileiro de Admnistradores. 1988. (Encontro).

Encontro Macro Regional de Programação e Orçamentação Integrada. 1987. (Encontro).

Encontro Nacional da Fundação SESP. 1987. (Encontro).

Seminário Gestão Administrativa, Descentralização e Desburocratização. 1987. (Seminário).

Seminário Interinstitucional sobre Reforma Sanitária e Organização dos Serviços de Saúde no RN. 1987. (Seminário).

Seminário Reforma Sanitária. 1987. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Enfermagem. Administração Científica e Prática de Enfermagem (CURSO). 1987. (Congresso).

IV Encontro de Enfermagem do Nordeste.Administração: da teoria Classica às Propostas Participativas. 1986. (Encontro).

Seminário Reorganização das Ações de Saúde e Saneamento. 1986. (Seminário).

Encontro de Diretores de Escolas Públicas de Natal.A Organização e o Funcionamento da SEC-RN. 1985. (Encontro).

Feira de Arte, Ciência e Tecnologia - A questão nordestina.A Organização e o Funcionamento da Secretaria de Educação e Cultura do RN no período de 1970/1979 (Expositora). 1985. (Outra).

XI Simpósio Brasileiro de Administração da Educação. 1982. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sibele Ferreira de Araújo

PINHEIRO, T. X. A.. Adesão a boas práticas de prevenção de infecções relacionadas à assistência a saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alanny Ferreira Moutinho; Andréa Larissa Delgado de Brito

PINHEIRO, T. X. A.. A infecção hospitalar na UTI Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco: um desafio aos gestores da saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edleuza Cris Silva Tomaz; Jussara Lisboa Viana

PINHEIRO, T. X. A.. O panorama dos serviços hospitalares segundo a natureza dos prestadores no Município de Natal/RN: 2009-2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Williane Marreiro de Andrade

PINHEIRO, T. X. A.. Gestão participativa no Hospital Giselda Trigueiro: a percepção dos trabalhadores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rudênia M

PINHEIRO, T. X. A.; PIUVEZAM, G.; NUNES, V. M. A.. B. dos Santos Azevedo; Sávio L. Silva dos Santos.Mortalidade por causa externa na Região de Saúde Metropolitana do Rio Grande do Norte de 2001 a 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssica de Souza Sales; Marcos Reinaldo Dantas de Oliveira

PINHEIRO, T. X. A.; MACEDO, M. R. C.; NUNES, V. M. A.. Judicialização: demanda judicial pelo direito a saúde no Município de Natal/RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávia Pereira da Silva; Maria Aline da Silva

PINHEIRO, T. X. A.; SOUZA, D. L. B.; ALMEIDA JUNIOR, J. J.. Acidentes de trabalho com material biológico no HMWG no Biênio 2010/2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Suzana Karla Martins Lima

PINHEIRO, T. X. A.. Participação População e Promoção da Saúde no Cotidiano da Estratégia Saúde da Família do Distrito Norte e I e II em Natal/RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PINHEIRO, T. X. A.; NEGRÃO, O. G. C.; SAMPAIO, A. T. L.; COSTA, N. D. L.. Presidente da Comissão de Seleção do Concurso para Professor Substituto do Departamento de Saúde Coletiva. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PINHEIRO, T. X. A.; SAMPAIO, A. T. L.; BRITO, E. W. G.; NEGRÃO, O. G. C.. Presidente da Comissão de Seleção do Concurso para Professor Substituto do Departamento de Saúde Coletiva. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MACEDO, M. R. C.; ROCHA, P. M.;PINHEIRO, T. X. A.; CASTRO, J. L.. Membro da comissão organizadora do concurso para professor adjunto da Disciplina de Vigilância em Saúde. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ROCHA, P. M.; ROSENDO, T. M. S. S.;PINHEIRO, T. X. A.SOUZA, E. C. F.. Membro da comissão examinadora do concurso para professor substituto em Saúde Coletiva. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PINHEIRO, T. X. A.. Parecerista na ação de extensão: ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PORTADORES DE ÚLCERAS VENOSAS. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PINHEIRO, T. X. A.. Parecerista na ação de extensão: ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CASTRO, J. L.; MACEDO, I. M. H.;PINHEIRO, T. X. A.. Comissão Julgadora de Dispensa de Componente Curricular do Departamento de Saúde Coletiva. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PINHEIRO, T. X. A.. Avaliadora do Artigo "Território e territorialidade no contexto hospitalar: uma abordagem interdisciplinar" submetido a revista Saúde e Sociedade. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PINHEIRO, T. X. A.. Avaliadora de Trabalhos Científicos do 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 2012. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PINHEIRO, T. X. A.. Processo de avaliação dos resumos de Iniciação Científica submetidos no XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisca valda da Silva

GERMANO, J. W.;OLIVEIRA, F. V. S.. Saúde Pública, Burocracia e Ideologia: um estudo sobre o Serviço Especial de Saúde Pública - 1942 a 1974. 1992. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Célia Regina Pierantoni

PIERANTONI, Celia Regina. Em Busca de um Modelo da Análise da Aministração Capaz de Superar as Limitações das Lógicas Dominantes. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cid Manso de Mello Vianna

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Meandros e Dilemas de uma Reforma em Saúde: A Prática dos Primórdios. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Amônia N

da Silva, Djailson J; S; Farias e Luzimar P; Souza; Conselhos Gestores de Unidades de Saúde no Município de Natal: A Prática na Gestão 2004 a 2008; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

Elizabete M

da Costa e Silvana Cosme na Saúde; Estruturação da Área de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

José Aderson Leão

Gerenciamento de Materiais no Hospital Universitario Ana Bezerra; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Hospitais Públicos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

Camila de Albuquerque Pinheiro

Avaliaçao da Implantação do PSF no Município de Macaíba/RN: a escuta do usuário; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

Ana Fernanda da Silva

Sobrepeso e obesidade: inventário técnico e teórico como subsídio para a gestão em saúde; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

Marcos R

Dantas de Oliveira e Jéssica de Souza Sales; Judicialização: demanda judicial pelo direito a saúde no município de Natal/RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

Flávia P

da Silva e Maria Aline da S; Ribeiro; Acidentes deTrabalho com Material Biológico no HMWG no Biênio 2010/2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

Sávio Luan S

dos Santos e Rudênia M; B; dos Santos Azevedo; Mortalidade por causa externa na região de saúde metropolitana do RN de 2001 a 2010; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Débora Mayara Varela da Silva

SITUAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NA PERSPECTIVA DOS AVALIADORES DO PNASS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura; Orientador: Débora Mayara Varela da Silva;

José Willington Germano

Saúde Pública, burocracia e ideologia: um estudo sobre o SESP (1942-1974); 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Willington Germano;

Cid Manso de Mello Vianna

Meandros e Dilemas de uma reforma em Saúde: a prática dos primódios; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, A. P. G. F. ; DIAS, M. S. A. ; VASCONCELOS, M. I. O. ; ROUBERTE, E. S. C. ; ALMEIDA, A. M. B. ; PINHEIRO, T. X. A. ; SAINTRAIN, M. V. L. ; MACHADO, M. F. A. S. ; DUFAULT, S. ; REYNOLDS, S. A. ; FERNALD, L. . What is the relative impact of primary health care quality and conditional cash transfer program in child mortality?. Springer International Publishing , v. 29 July 20, p. 1-12, 2019.

  • PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA-MEY, ANYA ; DE MEDEIROS ROCHA, PAULO ; DE ALBUQUERQUE PINHEIRO, THEMIS XAVIER ; DA COSTA UCHOA, SEVERINA ALICE ; ANTERO S MACHADO, MARIA DE FÁTIMA ; LOPES SAMPAIO SAMPAIO, ANA TÂNIA . A National Programme for Improving Access and Quality of a multiprofessional Primary Care system. International Journal of Integrated Care , v. 18, p. 52, 2018.

  • MELO, LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO ; MARTINIANO, CLAUDIA SANTOS ; COELHO, ARDIGLEUSA ALVES ; SOUZA, MARIZE BARROS DE ; PINHEIRO, THEMIS XAVIER DE ALBUQUERQUE ; ROCHA, PAULO DE MEDEIROS . CARACTERÍSTICAS DO APOIO INSTITUCIONAL OFERTADO ÀS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA NO BRASIL. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 15, p. 685-708, 2017.

  • PINHEIRO, T. X. A. . Uma visâo do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 16, p. 1045-1056, 2009.

  • ROCHA, P. M. ; UCHOA, A. C. ; ROCHA, N. S. P. D. ; SOUZA, E. C. F. ; ROCHA, M. L. ; PINHEIRO, T. X. A. . Avaliação do Programa Saúde da Família em Municípios do Nordeste Brasileiro: velhos e novos desafios. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 24, p. 569-578, 2008.

  • PINHEIRO, T. X. A. . Administração Pública em Saúde. Paradígma (UNP) , Natal, v. 11, p. 95-101, 1998.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINHEIRO, T. X. A. ; LIRA, A. L. B. C. . Avaliadora "AD HOC" de orgãos de fomento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2011.

PINHEIRO, T. X. A. ; VIANA, E. S. . Avaliadora "AD HOC" de orgãos de fomento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2011.

PINHEIRO, T. X. A. . Complexidade dos Modelos de Gestão. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Avaliação da Atenção Básica no 3 ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da AB (PMAQ), Descrição: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011. Seu principal objetivo é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica e criar padrões comparáveis nacional, regional e local de modo a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais. Além da certificação das equipes de saúde, o PMAQ-AB preconiza na sua terceira fase a realização da Avaliação Externa, ou seja, um processo avaliativo executado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) com foco nas equipes de atenção básica, nas equipes de saúde bucal, e núcleos de apoio ao saúde da família (NASF). Como parte de uma processo mais abrangente de um Ciclo de Melhoria Contínua da Qualidade na Atenção Primária em Saúde, preconizado pelo Ministério da Saúde (Departamento de Atenção Básica), em 2010, já foram realizados o primeiro e o segundo ciclos da avaliação externa, em todo o território nacional, em 2012 e 2014, respectivamente. Com o propósito de dar continuidade à essas ações avaliativas na atenção primária em saúde brasileira, o Ministério da Saúde-DAB está induzindo o 3 ciclo do programa que contará também com a avaliação externa a ser realizada, em estudo multicêntrico, pelas IES participantes. Nesta etapa o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN, com expertise acumulada nos ciclos anteriores, coordenará sua execução nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. O objetivo desta pesquisa avaliativa é realizar a verificação in loco do conjunto de padrões de qualidade dos processos de trabalho das referidas Equipes de Unidades de Atenção Básica (EAB), das Equipes de Saúde Bucal (ESB) e dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). Com relação à metodologia, trata-se de um inquérito (survey), com aplicação de um único questionário nacional e que tomará como parâmetro aquele aplicado nos ciclo anteriores do PMAQ-AB. O mesmo será previamente validado por Técnica de Consenso (Delfos) com cerca de 100 especialistas indicados pelos DAB/MS e 8 centros de pesquisa, além de Estudo Piloto. O questionário será aplicado em cerca de 3.258 EAB/ESB, além de 343 NASF, totalizando 3.601 equipes nos dois estados. O questionário será organizado em 3 grande eixos: condições de infraestrutura; processo de trabalho das equipes e organização do cuidado; satisfação e percepção dos usuários sobre acesso e utilização dos serviços. Todos os questionários serão aplicados com o uso de tablets enviados via internet para um sistema centralizado no MS. O DAB/MS também ficará responsável pela validação dos questionários respondidos de forma automatizada e em tempo real. Para o trabalho de campo no RN e CE serão recrutados 150 avaliadores de qualidade que serão capacitados de forma semipresencial pela Secretaria de Educação à Distância (SEDIS-UFRN), com base em diretrizes comuns a todos os centros de pesquisa participantes. Cada grupo de cinco avaliadores terá um supervisor de campo. As análises dos dados serão realizadas pela equipe de pesquisadores da UFRN, com uso de estatística descritiva e análise multivariada. São esperados benefícios acadêmicos variados para a UFRN - Departamento de Saúde Coletiva (integração de pesquisadores, publicações, teses/dissertações).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Paulo de Medeiros Rocha - Coordenador / Severina Alice da Costa Uchoa - Integrante / Oswaldo Gomes Correa Negrão - Integrante / Ana Tânia Lopes Sampaio - Integrante / Nilma Dias Leão Costa - Integrante / Ewerton William Gomes Brito - Integrante / Claudia Santos Martiniano - Integrante / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira - Integrante / Ardigleusa Alves Coelho - Integrante / Jussara Lisboa Viana - Integrante / Marie Marcelle Prestes Câmara - Integrante / Monique da Silva Lopes - Integrante / Jéssica Daniella da Silva Santos - Integrante / Débora Mayara Varela da Silva - Integrante / Kelienny de Meneses Sousa - Integrante / LYANE RAMALHO CORTEZ - Integrante / LAVINIA UCHOA AZEVEDO DE ARAUJO - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Implementação de ações de controle, regulação e avaliação dos serviços de saúde, Descrição: Atualmente, a avaliação da qualidade dos serviços de saúde vem sendo reconhecida em todo o mundo como estratégia para garantia de prestações de cuidados adequados e equânimes. No Brasil, destaca-se o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS). Neste contexto esta pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade da gestão, dos processos de trabalho e satisfação dos usuários dos serviços de saúde de média e alta complexidade públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Amapá. A pesquisa tem caráter multicêntrica envolvendo diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) em todo território nacional. Nos referidos estados será nucleada pela UFRN, através do Departamento de Saúde Coletiva. Será financiada pela Coordenação-Geral de Regulação e Avaliação do Ministério da Saúde. Trata-se de Pesquisa Avaliativa, observacional, descritiva com abordagem quantitativa. O período preparatório compreendeu oficinas de discussão e sistematização dos instrumentos, em conjunto com as instituições nucleadoras, dois estudos pilotos pela Universidade Nacional de Brasília (UNB) e demais instituições como a UFRN. Uma capacitação dos instrutores para aplicação dos instrumentos será realizada pelo Ministério da Saúde entre setembro a outubro de 2014. A coleta de dados será realizada entre janeiro a abril de 2015. A técnica de coleta de dados será aplicação de questionários eletrônicos disponibilizados em tablets. Os questionários abordarão as seguintes dimensões: gestão organizacional, apoio técnico e logístico, gestão da atenção a saúde e do cuidado, serviços e unidades específicas, satisfação dos usuários, e condições e relações de trabalho. Os questionários serão aplicados por 60 pesquisadores e ou alunos de pós-graduação da UFRN capacitados e supervisonados por 5 pesquisadores com expertise na área em 343 serviços de saúde para verificação de padrões de conformidade e com pelo menos 1 profissional superior e uma amostra de usuários. Os dados serão enviados eletronicamente, processados e validados por sistema do Ministério da Saúde com apoio de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação a Distancia da UFRN. As variáveis serão analisadas descritivamente, utilizando-se os recursos tradicionais para esse tipo de análise (representação em tabelas e gráficos), submetendo-os, quando possível a testes confirmatórios do tipo t-Student ou Qui-quadrado (2), admitindo-se uma significância estatística ao nível de 5% ( = 5%). Para tais análises serão utilizados os SPSS (versão 17.0), além das planilhas do Microsoft Excel. Divulgação dos resultados O banco de dados será disponibilizado pelo Ministério da Saúde inicialmente para IES e posteriormente para gestores e sociedade. Está previsto elaboração de 1 oficina de capacitação, 1 artigo, 1 dissertação, 1 relatório final e participação em 1 congresso internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Coordenador / Paulo de Medeiros Rocha - Integrante / Severina Alice da Costa Uchoa - Integrante / Ana Tânia Lopes Sampaio - Integrante / Marize Barros de Souza Araújo - Integrante / Zenewton Andre da Silva Gama - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante / Dyego Leandro Bezerra de Souza - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (PMAQ 2 ciclo), Descrição: Em 2011 o Ministério da Saúde lança o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica ? PMAC-AB cujo principal objetivo é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.Neste contexto esta pesquisa tem como objetivo avaliar as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e atendimento das Equipes da Atenção Básica; certificar as equipes em todos os municípios que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Também avaliará as condições de infra-estrutura de todas as unidades de todos os municípios destes estados independente da adesão. O trabalho de campo ocorrerá de março a julho de 2012. A população do estudo será gestores (municipais e atenção básica), um profissional de cada equipe indicada pelo gestor, 3 responsáveis por crianças menores de 7 anos e 3 idosos por equipe. As dimensões de análise serão gestão ( implantação e implementação da atenção básica no município, organização e integração da rede de atenção à saúde; gestão do trabalho; satisfação do usuário e participação popular; apoio institucional, educação permanente e integração ensino-serviço; gestão do monitoramento e avaliação) Unidades Básicas de Saúde (infraestrutura e equipamentos; insumos, imuno-biológicos e medicamentos) e Equipes de Atenção Básica ( perfil da equipe. organização do processo de trabalho; atenção integral à saúde; participação social e satisfação do usuário).Espera-se favorece a criação de padrões de qualidade comparáveis pautados em evidencias científicas. Além de conferir um grau desejável de objetividade e solidariedade no aporte de subsídios a gestão da atenção e do cuidado na decisão de implementação dos ciclos de melhoria da qualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Paulo de Medeiros Rocha - Coordenador / Severina Alice da Costa Uchoa - Integrante / Maurício Roberto Campelo de Macedo - Integrante / Nilma Dias Leão Costa - Integrante / Marize Barros de Souza Araújo - Integrante / Claudia Santos Martiniano - Integrante / Renata Melo Maroto - Integrante / Annya Vieira - Integrante / José Ivo Pedrosa - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Outra.

  • 2012 - 2013

    Ampliação da Resolutividade da Saúde Bucal na Atenção Básica e Especializada (PMAQ 1 ciclo), Descrição: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ/AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2011. Seu principal objetivo é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica e criar padrões comparáveis nacional, regional e local de modo a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais. O processo de verificação in loco destes padrões de qualidade foi iniciado nos estados do Rio Grande do Norte, em maio de 2012,pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN e de instituições parceiras destes estados. No decorrer desta verificação constatou-se a necessidade de aprofundamento da avaliação da Saúde Bucal na perspectiva de ampliar sua resolutividade na Atenção Básica integrada atenção especializada. Esta avaliação em curto espaço de tempo para certificação dos municípios que aderiram ao PMAQ exige aumento da capacidade logística e de análise. O objetivo desta pesquisa é realizar a verificação in loco do conjunto de padrões de qualidade dos processos de trabalho das equipes de atenção básica de saúde bucal, no âmbito do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. O estudo será transversal em 524 municípios nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. As técnicas de coleta de dados serão aplicação de roteiro de observação (unidades básicas) e questionário com profissionais e usuários. Constarão de duas dimensões e respectivas categorias: Infra-estrutura ( existência e quantidade de insumos, equipamentos e materiais de odontologia e e suas condições de uso e Processo de Trabalho (acolhimento à demanda espontânea específico para saúde bucal, garantia de agenda para a continuidade de tratamento e realização de campanhas para detecção de lesões bucais, registro e acompanhamento e encaminhamento de casos suspeitos de câncer de boca, referência para especialidades odontológicas e acesso à prótese dentária).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Paulo de Medeiros Rocha - Coordenador / Severina Alice da Costa Uchoa - Integrante / Maurício Roberto Campelo de Macedo - Integrante / Nilma Dias Leão Costa - Integrante / Marize Barros de Souza Araújo - Integrante / Claudia Santos Martiniano - Integrante / Renata Melo Maroto - Integrante / Annya Vieira - Integrante / José Ivo Pedrosa - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Outra.

  • 2009 - 2011

    Regionalização no Trairí-Potengi: referenciais e práticas no cotidiano das instituições do Sistema Único de Saúde, Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se no campo de investigação sobre as praticas cotidianas nas instituições de saúde na região do Trairí-Potengí - V Unidade Regional de Saúde-URSAP, da Secretaria Estadual de Saúde Pública-SESAP - no estado do Rio Grande do Norte-RN, no que concerne às inovações na regionalização. Tem como objetivo analisar em que medida a proposta de regionalização ?viva? que o Ministério da Saúde adotou no Pacto pela Saúde 2006 vem constituindo novos referenciais e práticas de gestão e atenção à saúde e, na formação profissional. A regionalização da saúde no RN, como no Brasil, se mantém como um desafio na perspectiva de uma mudança qualitativa no Sistema Único de Saúde-SUS. Constitui princípio e eixo estruturante da política de saúde devendo orientar um processo de organização das ações e serviços de saúde numa determinada região, visando a universalidade do acesso, a equidade, a integralidade e resolutividade na assistência à população, a gestão democrática. Neste trabalho, as ferramentas metodológicas são de natureza qualitativa e apóiam-se em aportes da saúde coletiva, sociologia, administração pública, ciência política. Nas atividades de campo serão adotados os procedimentos de entrevista, observação participante e, pesquisa documental. Os resultados esperados dizem respeito a disponibilizar um novo conhecimento que contribua para: A compreensão dos referenciais e práticas no cotidiano das instituições do SUS do Trairí-Potengí; A identificação das praticas e redes criativas que vêm contribuindo ou dificultando a institucionalização da regionalização ?viva?; A reorganização regional da saúde; ajustes no plano diretor e de investimento regional; A impulsão do processo de regionalização no Traíri-Potengí.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Maurício Roberto Campelo de Macedo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Apoio a Implementação da Regionalização do Sistema de Saúde no Rio Grande do Norte, Descrição: Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN com o objetivo de contribuir para a melhoria da integração e da articulação entre os sistemas municipais de saúde na perspectiva da constituição de subsistemas regionais de saúde mais efetivos. As principais ações do projeto foram: Cooperação técnica ao processo de planejamento e gestão dos subsistemas regionais de saúde. Realização de Oficinas regionais e Seminário Estadual para discutir a funcionalidade da regionalização vigente e propostas de mudanças nas regiões de saúde na perspectiva de aumentar a eficiência dos subsistemas regionais; Apresentação de proposta de novas regiões de saúde gerada ao final do processo desencadeado pelo projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Cipriano Maia Vasconcelos - Coordenador / Aldo Aloísio Dantas da Silva - Integrante.

  • 2005 - 2005

    Pesquisa Avaliativa Estudos de Linha de Base, Descrição: A pesquisa avaliativa Estudos de Linha de Base, foi desenvolvida em 21 municípios com mais de 100 mil habitantes em três estados do Nordeste do Brasil. O objetivo geral foi avaliar experiências de implementação do Programa Saúde da Família (PSF), com foco nas induções do PROESF. Foi realizada Análise de Implantação utilizando-se como método o estudo de caso. Na análise utilizaram-se as dimensões: político-institucional, organização da atenção e cuidado integral. Como avanços destacam-se: priorização do PSF em áreas de risco; aprendizado institucional, qualificação dos gestores e equipes; centrais de regulação, vínculo e percepção positiva sobre PSF. Em relação aos desafios observaram-se: fortalecimento da capacidade formuladora local, alocação dos recursos na Atenção Básica, desprecarização do trabalho, efetivação de rede de atenção, fortalecimento da participação social, qualificação do monitoramento e avaliação para tomada de decisão; acolhimento; filas para exames, consultas e internação; implementação do trabalho em equipe e atividades promocionais e intersetoriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Paulo de Medeiros Rocha - Coordenador / Elizabeth Cristina Fagundes de Souza - Integrante / Marcone de Lima Rocha - Integrante / Alice da Costa Uchoa - Integrante / Nadja de Sá Pinto Dantas - Integrante.

  • 1999 - 2003

    Meandros e Dilemas de uma Reforma em Saúde, Descrição: O presente estudo trata da reforma na área de saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), implantada através da criação do Complexo de Atenção à Saúde (CAS), no ano 2000. O objetivo precípuo consiste em compreender o CAS, examinando-o como tentativa de reconstruir as organizações médicas da UFRN. Reconhecemos as organizações como criações que partem do que havia antes, do que herdaram, porém é no movimento histórico que suas práticas são redefinidas. O projeto reformista firmou âncora na busca de superar a fragmentação dos espaços e serviços, inserir as organizações médicas universitárias no Sistema Único de Saúde, constituindo, desse modo, mudança com repercussões na assistência, no ensino, na pesquisa e na extensão. Tal projeto tem enfrentado condicionantes restritivos de duas ordens principais: de um lado, a prevalência da cultura organizacional tradicional, que resiste ao novo; de outro, a hegemonia de políticas governamentais de cunho neoliberal, que privilegiam a lógica empresarial em detrimento de uma ação calcada na idéia de espaço público. Nesse sentido, as organizações médicas, em questão, permanecem dissonantes diante dos desafios contemporâneos, que extrapolam a perspectiva de reformas parcelares. A experiência, contudo, representa uma forma de resistência, uma dissidência criativa, em relação aos processos existentes. Sinaliza a importância de rejuntar as organizações médicas universitárias no contexto do Sistema Único de Saúde e amplia a consciência dos problemas e da necessária transformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / Cid Manso de Mello - Coordenador / Jane Dutra Sayd - Integrante.

  • 1989 - 1992

    Saude Publica, Burocracia e Ideologia: um estudo sobre o SESP (1942-1974), Descrição: Enfoca, no plano da politica social no Brasil, a Instituicao Servico Especial de Saude Publica - SESP, enquanto modelo de intervencao medico-sanitaria estatal e pratica social, no periodo de 1942 a 1974.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante / José Willington Germano - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva. , Rua General Gustavo Cordeiro de Faria, S/N, Petrópolis, 59012570 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33429750

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

1982 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docência/Pesquisa/Consultoria

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa de Professor Associado da UFRN - Processo n 23077.027949/2004-09. Desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC).

1989 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestranda de Administração

1972 - 1975

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Graduando em Administração, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2014

    Ensino, Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Programas externos , Diagnóstico Organizacional

  • 06/2014

    Ensino, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

  • 01/2014

    Ensino, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de Estágio em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde I, Espaço Integrativo V, Modelos de Gestão na Saúde, Práticas Integradas V: análise das condições de gestão nos Sistemas Municipais de Saúde, Seminário de Integração I

  • 06/2011

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Vice-Chefe do Departamento de Saúde Coletiva.

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de Estágio em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde II, Espaço Integrativo VI, Gestão dos Sistemas de Saúde, Práticas Integradas VI: avaliação da gestão dos recursos e do funcionamento dos Sistemas e Serviços de Saúde, Seminário de Integração II

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de Estágio em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde I - T01 - 90h, Espaço Integrativo V - 10h, Modelos de Gestão na Saúde - 60h, Práticas Integradas V: Análise das condições de gestão nos sistemas municipais de saúde - 15h, Seminário de Integração I - 45h

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão em Serviços de Saúde - 60h

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de Estágio em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde I - 300h, Modelos de Gestão na Saúde - 60h, Seminário de Integração I - 45h, Teoria Geral das Organizações - 60h, Acompanhamento de Estágio em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde II - 300h, Seminário de Integração II - 45h

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção a Saúde (30 hs/aulas), Gestão de Sistemas de Saúde (45 hs/aulas)

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Internato em Saúde Coletiva (45 hs/aulas) turma (01), Internato em Saúde Coletiva (45 hs/aulas) turma (02), Internato em Saúde Coletiva (45 hs/aulas) turma (03)

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de Gestão na Saúde - (90 hs/aulas)

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Internato em Saude Coletiva (45 hs/aulas) turma (01), Internato em Saude Coletiva (45 hs/aulas) turma (02), Internato em Saude Coletiva (45 hs/aulas) turma (03)

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão do Trabalho, Metodologia da Pesquisa e Elaboração do Trabalho Cientifico

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Saúde Coletiva (135 hs/aulas), Internato em Saude Coletiva (45 hs/aulas) turma (01), Internato em Saude Coletiva (45 hs/aulas) turma (02), Internato em Saude Coletiva (45 hs/aulas) turma (03)

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção a Saúde (30 hs/aulas)

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção à Saúde (90 hs/aulas)

  • 09/2008 - 10/2008

    Extensão universitária , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa de Extensão "Educação Continuada de Egressos" do Curso de Especialização em Gestão de Hospitais Públicos.

  • 05/2008 - 09/2008

    Ensino, Gestão de Hospitais Públicos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas de Assistência Hospitalar (16 hs/aula)

  • 04/2008 - 09/2008

    Serviços técnicos especializados , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, .,Serviço realizado, Apoio Pedagógico à Coordenação do Curso de Especialização em Gestão de Hospitais Públicos, correspondendo a 180 hs/aula do curso.

  • 07/2008 - 07/2008

    Ensino, Gestão de Hospitais Públicos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Construção dos Projetos de Intervenção (4hs/aula)

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Qualificação da Gestão do Cuidado na Atenção Básic, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Processos de Gestão do SUS no Município de Natal (56 hs/aula). Direcionado à Secretaria Municipal de Saúde do Natal

  • 05/2008 - 05/2008

    Ensino, Gestão de Hospitais Públicos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Período de Atividade 1: Abordagens (histórica e contemporânea) sobre o hospital na sociedade (4 hs/aula)

  • 10/2007 - 10/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Instrutora da Oficina: "A Co-Gestão e o Colegiado de Gestão Regional e a Organização da Rede de Atenção em Saúde na Região" (12 hs/aula), Secretaria Municipal de Saúde do Natal.

  • 11/2006 - 10/2007

    Serviços técnicos especializados , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, .,Serviço realizado, Apoio Pedagógico à Coordenação do Curso de Especialização (400 hs/aula) em Gestão de Hospitais Públicos.

  • 08/2007 - 09/2007

    Ensino, Gestão Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de Organização e Gestão (45 hs/aula)

  • 07/2007 - 08/2007

    Ensino, Gestão Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias de Administração (30 hs/aula)

  • 05/2007 - 05/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Curso Ministrado: Atualização em Gestão de Sistemas Municipais de Saúde (6 hs/aula), Secretaria Municiapal de Saúde do Natal.

  • 12/2006 - 05/2007

    Ensino, Gestão de Hospitais Públicos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Modelos Organizativos e de Gestão Hospitalar (36 hs/aula)

  • 11/2006 - 11/2006

    Ensino, Gestão de Hospitais Públicos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo I - Gestão de Hospitais (6 hs/aula)

  • 08/2005 - 09/2005

    Ensino, Gestão em Políticas Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política de saúde ( turma I 20 horas aula, turma II 20 horas aula

  • 12/2004 - 12/2004

    Ensino, Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo IV - Planejamento em Saúde (40 hs/aula)

  • 08/2004 - 08/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Instrutora da Oficina Temática Saúde do Trabalhador (16 horas/aula).

  • 06/2004 - 06/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Participante da III Oficina Pedagógica do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária (16hs/aula).

  • 04/2000 - 05/2000

    Ensino, Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Planejamento em Saúde (40 hs/aula)

  • 10/1999 - 04/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Maternidade Escola Januário Cicco (MEJEC), .,Cargo ou função, Consultoria para Reestruturação Administrativa (reforma do regimento e implantação de novo modelo de estrutura e gestão).

  • 01/2000 - 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Projeto de Criação do Complexo Hospitalar da UFRN (portaria n 034/00-R, 31/01/2000).

  • 01/1999 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Planejamento, .,Cargo ou função, Consultora para Criação das Superintendências de Comunicação, Informática e Infra-estrutura.

  • 06/1998 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Instrutora no Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde do RN (160 hs/aula).

  • 07/1999 - 07/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Instrutora da Oficina: A cidadania e o social no contexto atual, Secretaria de Estado do trabalho, Justiça Social e Cidadania do RN (40 hs/aula).

  • 02/1998 - 05/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Gestão Municipal em Saúde (128 hs/atividades) - Atualização

  • 04/1996 - 12/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde do Natal (528 hs/aula).

  • 01/1995 - 12/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Planejamento, .,Cargo ou função, Consultora do Plano Estratégico de Ação da UFRN - 1995/1999.

  • 06/1994 - 09/1995

    Ensino, Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação, Processo de Produção e Reorganização de Serviços na Unidade Básica (300 hs/aula)

  • 04/1995 - 04/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Instrutor da Oficina de Capacitação para Conselheiros de Saúde (24 hs - João Câmara-RN).

  • 11/1993 - 11/1993

    Ensino, Serviço Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias de Política Social (40 hs/aula)

  • 03/1993 - 03/1993

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Aplicada à Enfermagem (08 hs/aula)

  • 08/1992 - 09/1992

    Ensino, Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Planejamento em Saúde (40 hs/aula)

  • 04/1989 - 04/1989

    Ensino, Gerência de Serviços de Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Introdução à Gerência e Prática Gerencial (68 hs/aula)

  • 03/1989 - 04/1989

    Ensino, Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Planejamento em Saúde (40 hs/aula)

  • 10/1986 - 11/1986

    Ensino, Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Planejamento em Saúde (40 hs/aula)

  • 08/1985 - 07/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Membro do Colegiado (Pró-tempore) do Curso de Especialização em Saúde Pública.

  • 04/1983 - 05/1983

    Ensino, Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Planejamento em Saúde (40 hs/aula)

  • 03/1973 - 04/1974

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Monitoria da Disciplina Psicologia Geral.

1986 - 2008

fundação nacional de saúde

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Administradora

Atividades

  • 09/1993 - 09/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Fundação Nacional de Saúde, Fundação Nacional de Saúde.,Atividade realizada, Expositora da Oficina para Diagnóstico de Saúde dos Municípios (Natal-RN - 16 hs).

  • 04/1993 - 04/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Fundação Nacional de Saúde, Fundação Nacional de Saúde.,Atividade realizada, Delegado no Seminário Nacional dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde.

  • 11/1992 - 11/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Fundação Nacional de Saúde, Fundação Nacional de Saúde.,Atividade realizada, Participante do Seminário Estadual sobre Organização Sindical na Fundação Nacional de Saúde.

  • 08/1992 - 09/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Noções Básicas de Epidemiologia e Vigilânica Epidemiológica (4 hs/aula)

  • 10/1986 - 02/1989

    Direção e administração, Núcleo de Planejamento, .,Cargo ou função, Coordenação do Núcleo de Planejamento.

  • 10/1988 - 10/1988

    Outras atividades técnico-científicas , Recursos Humanos, Recursos Humanos.,Atividade realizada, Participante do Treinamento para Atualização dos Técnicos dos Núcleos de Planejamento da Fundação SESP (24 hs/aula).

  • 03/1987 - 03/1987

    Estágios , Direção Regional, .,Estágio realizado, Capacitação para Coordenadores de Núcleo de Planejamento da Fundação Serviços de Saúde Pública.

1994 - 2006

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 05/2006 - 05/2006

    Ensino, Administração de Organizações de Saúde e Hospitala, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Adminstração dos Sistemas de Saúde (18 ha/aula)

  • 02/1995 - 12/1995

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração

  • 08/1994 - 08/1994

    Ensino, Administração de Empresas Turísticas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração de Planejamento

  • 06/1994 - 06/1994

    Ensino, Administração Geral, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos Administrativos

2006 - 2006

Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 10/2006 - 11/2006

    Ensino, Saúde Pública e Serviço Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão nos Serviços de Saúde (32 hs/aula)

1999 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutoranda de Saúde Coletiva

1995 - 1996

ASSOCIAÇÃO POTIGUAR DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

  • 08/1994 - 08/1994

    Ensino, Administração de Empresas Turisticas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração de Planejamento Aplicada ao Turismo

  • 06/1994 - 06/1994

    Ensino, Administração Geral, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos Administrativos

1988 - 1994

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Atividades

  • 08/1994 - 09/1994

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Planejamento em Saúde (40 hs/aula - NESC/CCS)

  • 08/1993 - 09/1993

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Planejamento em Saúde (40 hs/aula - NESC/CCS)

  • 08/1988 - 09/1988

    Ensino, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Módulo II (Força de Trabalho em Saúde - FNS/UFPB)

1988 - 1988

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Convidado

Atividades

  • 12/1988 - 12/1988

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração Geral (40 hs/aula)

1985 - 1987

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 03/1987 - 03/1987

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Adminstração Geral (40 hs/aula)

  • 03/1985 - 03/1985

    Ensino, Mestrado em Pediatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral (40hs/aula)

1982 - 1986

Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão

Atividades

  • 01/1982 - 12/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Planejamento de Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Planejamento de Saúde.

  • 03/1986 - 03/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Comissão de Planejamento de Saúde, Comissão de Planejamento de Saúde.,Atividade realizada, Participante de Reunião Conjunta da Diretoria Nacional, Conselho e Comissão da Associação.

  • 11/1983 - 11/1983

    Outras atividades técnico-científicas , Comissão de Planejamento de Saúde, Comissão de Planejamento de Saúde.,Atividade realizada, Participante do Curso de Atualização para Docentes e Pesquisadores de Planejamento em Saúde (88 hs/aula).

  • 09/1982 - 09/1982

    Outras atividades técnico-científicas , Comissão de Planejamento de Saúde, Comissão de Planejamento de Saúde.,Atividade realizada, Participante da 1ª Reunião Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Administração e Planejamento na Área da Saúde Coletiva.

1982 - 1986

Álcalis do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/1982 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados , Assessoria de Planejamento, .,Serviço realizado, Organização e Métodos, Planejamento e Recursos Humanos.

1976 - 1982

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40

1976 - 1976

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1996 - 12/1996

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, .,Serviço realizado, Coordenação da Avaliação do Projeto Nordeste I (1986-1995).

  • 01/1995 - 03/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, .,Cargo ou função, Consultora do Processo de Reforma Administrativa.

  • 01/1995 - 03/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, .,Cargo ou função, Consultora do Processo da Reforma Administrativa.

  • 06/1976 - 09/1982

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, .,Serviço realizado, Adminstrador da Unidade Setorial de Planejamento.

  • 03/1980 - 07/1980

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, .,Cargo ou função, Consultoria para Reestruturação da Coordenadoria de Apoio ao Ensino.

  • 03/1976 - 12/1976

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração de Material e Pessoal, Organização de Serviços Públicos, Organização de Empresas

1972 - 1972

Confecções Guararapes - Escola

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1972 - 12/1972

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Alfabetização Infantil