Acácia Bastos Couto Pinto

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2005), professora de Geografia para alunos do ensino médio do Colégio Estadual Governador César Borges (2007-atual). Especialista em Educação Geoambiental pela FACSUL/UNIME (2007), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC (2009) e Doutora em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia e Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, Braga - Portugal (2015). Durante o mestrado atuei na área de conhecimento Bacias Hidrográficas, especificamente, na região Sul da Bahia. Atualmente, sou membro integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Petrologia Aplicada à Pesquisa Mineral (GPA-UFBA) e atuo em projetos de pesquisa e extensão relacionados ao importante trinômio Geodiversidade, Geoconservacao e Geoturismo, promovendo ações de conhecimento e divulgação cientifica junto a sociedade. (Email: acaciabastos@yahoo.com.br)

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geologia Ambiental

2010 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: Geodiversidade e Patrimônio Geológico da cidade de Salvador - Bahia - Brasil: uma diretriz para a Geoconservação e a Educação em Geociências
Orientador: em ( )
com Débora Correia Rios. Coorientador: José Bernardo Rodrigues Brilha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Geodiversidade; Patrimônio Geológico; Geoconservação; Educação em Geociências; Geoturismo.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geologia Ambiental. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Geociências.

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

2007 - 2009

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Composição físico-química da precipitação na bacia hidrográfica do rio Cachoeira - sul da Bahia,Ano de Obtenção: 2009
Neylor Alves Calasans Rego.Palavras-chave: Bacia Hidrográfica; Precipitação total; Íons; Poluição atmosférica; "Spray" marinho.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Climatologia Geográfica.

Especialização em EDUCAÇÃO GEOAMBIENTAL

2005 - 2007

faculdade do sul
Título: A importância da qualidade da precipitação em Bacias Hidrográficas.
Orientador: Neylor Alves Calasans Rego

Graduação em Licenciatura em Geografia

2001 - 2005

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Ocupação Antrópica no Trajeto Ilhéus-Olivença e as Modificações Ambientais Decorrentes.
Orientador: Ana Maria Souza dos Santos Moreau

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Worshop on Natural and Cultural Values. (Carga horária: 72h). , University of California Berkeley, UCB, Estados Unidos.

2010 - 2011

Curso Livre de Inglês. (Carga horária: 50h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2003 - 2003

Extensão universitária em Geografia Aprender Discutir Planejar e Aplicar. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Geodiversidade Geoconservação e Geoturismo.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Educação Geo-Ambiental.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Divulgação Científica.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Bacias Hidrográficas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIOS, D. C. ; PINTO, Acacia Bastos Couto . Geologar - Dialogando com as Geociências. 2014. (Exposição).

PINTO, Acacia Bastos Couto ; Rubens Antonio da Silva Filho . Excursão guiada "Geoturismo no Centro HIstórico de Salvador". 2014. (Outro).

RIOS, D. C. ; BURGOS, C. M. G. ; PIRANHA, J. ; PINTO, Acacia Bastos Couto ; CARVALHO, Wilton ; BRICHTA, A. ; Rubens Antonio da Silva Filho ; ROSATO, C. S. de O. ; BEZERRA, R. N. L. . Geocientistas do Amanha - Curso de Capacitacao em Geociencias para Professores do Ensino Basico. 2014. (Outro).

RIOS, D. C. ; CARVALHO, Wilton ; COUTO, Acacia Bastos ; FERNANDES, D. M. ; PENA, Zilda Gomes ; OLIVEIRA, L. L. de ; SANTOS, I. P. L. dos ; ROSATO, C. S. de O. ; BEZERRA, R. N. L. ; BAIÃO, G. M. S. . Os Segredos dos Meteoritos. 2009. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

47º Congresso Brasileiro de Geologia. A cidade de Salvador e um novo modo de pensar Geologia: trilhando novas fronteiras da Educação em Geociências. 2014. (Congresso).

25º Simpósio de Geologia do Nordeste e III Simpósio da Província Borborema.A geodiversidade do centro histórico de Salvador contada numa história em quadrinhos: Pelas pedras do Pelô , um recurso didático para o público infanto-juvenil. 2013. (Simpósio).

46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa. Geoturismo em Salvador: as rochas ornamentais da Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim. 2012. (Congresso).

GAC MAC. Geotourism in Urban Environments: Salvador, the Former Capital of Brazil. 2012. (Congresso).

I Congresso Internacional "Geociências na CPLP". A divulgação da geodiversidade da cidade de Salvador-Bahia, Brasil como ferramenta para a educação em geociências.. 2012. (Congresso).

Iª Oficina de Avaliação da Pós-graduação UFBA.Geodiversidade e Patrimônio Geológico da cidade de Salvador - Bahia - Brasil: uma diretriz para a Geoconservação e a Educação em Geociências. 2012. (Oficina).

24º Simpósio de Geologia do Nordeste.Rochas Ornamentais do Centro Histórico de Salvador: Basílica de Conceição da Praia. 2011. (Simpósio).

II Jornadas Patrimônio Geológico, Geoturismo & Hidromedicina. 2011. (Outra).

International Congress of Geoturism - Arouca 2011 - Geotourism in action. Urban Geotourism in Salvador (Bahia, Brazil): a strategy for the promotion of geosciences education and geoconservation. 2011. (Congresso).

45º Congresso Brasileiro de Geologia. Primeiros passos em Geociências: rochas, minerais e os desafios na escola. 2010. (Congresso).

I Semana Baiana de Meteorítica. 2010. (Outra).

VIII Congresso Nacional de Geologia. Rochas ornamentais na geologia urbana: Uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. 2010. (Congresso).

Complexo Porto Sul: uma visão sistêmica da sustentabilidade do projeto. 2008. (Seminário).

Conferência Regional do Meio Ambiente. 2008. (Outra).

XII Seminário Integrador II e VII Encontro de Mestres da Rede PRODEMA.Deposição atmosférica e composição química da precipitação na bacia hidrográfica do rio Cachoeira - sul da Bahia. 2007. (Seminário).

Conferência Estadual de Meio Ambiente de Ilhéus e Itabuna. 2005. (Outra).

I Encontro Baiano de Estudantes de Geografia - EBEGEO. 2004. (Encontro).

V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia.A influência das características físicas e sócio-econômicas na ocupação e no uso da terra das Bacias Hidrográficas dos rios Caraíva e Corumbáu no sul da Bahia.. 2004. (Simpósio).

V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia.Caracterização física e sócio-econômica dos municípios do entorno da Península de Maraú-Bahia. 2004. (Encontro).

Reforma Administrativa - objetivos, finalidades e implicações nos rumos do serviço público. 2003. (Outra).

VI Encontro Baiano de Geografia. 2002. (Encontro).

Colóquio Globalização e Universidade. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Débora Correia Rios

RIOS, D. C.Brilha, J.B.R.Barreto, A.M.F.Pereira, R.G.F.A.Pereira, D.M.I.. Geodiversidade e Patrimônio Geológico da cidade de Salvador: uma diretriz para a geoconservação e a educação em Geociencias. 2015. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Jose Bernardo Rodrigues Brilha

BRILHA, J.B.; et al.. Geodiversidade e patrimônio geológico de Salvador: uma diretriz para a geoconservação e a educação em geociências. 2015. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Roberto Rodrigues Benevides Filho

Relatório de atividades de IC - Projeto Olhos d'água: uma visão responsável para o futuro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Acácia Bastos Couto Pinto;

Eliziane Moraes Costa

Relatório de atividades de IC Júnior - Projeto Olhos d'água: uma visão responsável para o futuro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Acácia Bastos Couto Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Débora Correia Rios

Geodiversidade e Patrimônio Geológico da cidade de Salvador: uma diretriz para a geoconservação e a educação em Geociencias; 2015; Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora Correia Rios;

Jose Bernardo Rodrigues Brilha

Geodiversidade e patrimônio geológico de Salvador: uma diretriz para a geoconservação e a educação em geociências; 2015; Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Jose Bernardo Rodrigues Brilha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; ROSATO, C. S. de O. ; RIOS, D. C. ; BARRETO, José Marden Costa ; OLIVEIRA, N. S. A. . Rochas ornamentais na geologia urbana: Uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. Revista Electrónica de Ciências da Terra (Online) , v. 15, p. 1-4, 2010.

  • RIOS, D. C. ; PINTO, Acacia Bastos Couto ; Rubens Antonio da Silva Filho . Uma viagem interplanetária. 1ª. ed. Salvador: Editora Cedraz, 2014. v. 1. 16p .

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. ; CEDRAZ, A. . Pelas Pedras do Pelo: O que nos contam as rochas em Salvador?. 1ª. ed. Salvador: Editora Cedraz, 2014. v. 1. 16p .

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; BRILHA, J. B. R. ; RIOS, D. C. ; ROSATO, Cláudio Sérgio . Urban Geotourism in Salvador (Bahia, Brazil): a strategy for the promotion of geosciences education and geoconservation. In: International Congress Arouca 2011 - Geotourism em action, 2011, Arouca. Proceedings of the International Congress of Geotourism - Arouca 2011. Arouca: AGA - Arouca Geopark Association / Arouca Municipality, 2011. p. 29-32.

  • Josimeire da Silva Leal ; BORGES, Evaldo ; SALOES, Raffael ; COUTO, Acacia Bastos ; REIS, Alan ; MOREAU, A. M. S. S. ; ANDRADE, Ana Cláudia da Silva ; MOREAU, M. S. . A influência das características físicas e sócio-econômicas na ocupação e no uso da terra das Bacias Hidrográficas dos rios Caraíva e Corumbáu no sul da Bahia.. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria. "Geomorfologia e Riscos Ambientais" - Anais de Trabalhos Completos. Santa Maria, 2004. v. 1.

  • ASSUNÇÃO, Patrícia Vivas ; MARTINS, Patrick Thomaz de Aquino ; AMORIM, Raul Reis ; Josimeire da Silva Leal ; COUTO, Acacia Bastos ; SCHIAVETTI, Alexandre . Caracterização física e sócio-econômica dos municípios do entorno da Península de Maraú-Bahia. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e II Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria. "Geomorfologia e Riscos Ambientais" - Anais de Trabalhos Completos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria - RS, 2004. v. 1.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. . A Geologia 'in situ' e 'ex situ': as diferentes facetas de apresentar a geodiversidade no ambiente urbano de Salvador-BA. In: III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2015, Lençóis. Anais III GeoBRheritage, 2015. v. 1. p. 255-258.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. . A cidade de Salvador-Ba e um novo modo de pensar Geologia: trilhando novas fronteiras da Educação em Geociências. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Bahia-Sergipe, 2014. p. 744-744.

  • PEREIRA, R. F. ; PINTO, Acacia Bastos Couto ; Rubens Antonio da Silva Filho . Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das Geociências. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Bahia-Sergipe, 2014. p. 354-354.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. ; Arley de Andrade Pinto . Guia Digital para dispositivos móveis: a geodiversidade de Salvador na ponta dos dedos.. In: 25º Simpósio de Geologia do Nordeste e III Simpósio da Província Borborema, 2013, Gravatá. Boletim de Conferências e Resumos. Recife: Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Nordeste, 2013. p. 15-16.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. . A geodiversidade do centro histórico de Salvador contada numa história em quadrinhos: Pelas pedras do Pelô , um recurso didático para o público infanto-juvenil. In: 25º Simpósio de Geologia do Nordeste e III Simpósio da Província Borborema, 2013, Gravatá. Boletim de Conferências e Resumos. Recife: Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Nordeste, 2013. p. 17-18.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. ; BRILHA, J. B. R. . Geodiversidade e Patrimônio Geológico da cidade de Salvador - Bahia - Brasil: uma diretriz para a Geoconservação e a Educação em Geociências. In: Iª Oficina de Avaliação Pós-graduação UFBA, 2012, Salvador. Iª Oficina de Avaliação Pós-graduação UFBA - Livro de Resumos, 2012. p. 25-25.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; ROSATO, C. S. de O. ; RIOS, D. C. ; OLIVEIRA, N. S. A. . Geoturismo em Salvador: as rochas ornamentais da Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - São Paulo. 46º Congresso Brasileiro de Geologia - Livro de resumos, 2012.

  • RIOS, D. C. ; PINTO, Acacia Bastos Couto ; BRILHA, J. B. R. ; ROSATO, C. S. de O. . Geotourism in urban environments: Salvador, the former capital of Brazil. In: GAC MAC, St. John's 2012 Technical Program, 2012, St. John. GAC MAC, St. John's 2012 Technical Program, 2012.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. ; BRILHA, J. B. R. . A divulgação da geodiversidade da cidade de Salvador-Bahia, Brasil como ferramenta para a educação em geociências.. In: I Congresso Internacional Geociências na CPLP, 2012, Coimbra. GeoCPLP 2012 - Livro de Resumos. Coimbra: Centro de Geociências & Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra, 2012. p. 242-242.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; ROSATO, Cláudio Sérgio ; OLIVEIRA, N. S. A. . Rochas Ornamentais do Centro Histórico de Salvador: Basílica de Conceição da Praia. In: XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011, Aracaju - SE. Anais do XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste : Geologia sem fronteiras. Aracaju: Editoração Eletrônica: Antônio Almeida, 2011. p. 87-87.

  • OTERO, O. M. F. ; BARBOSA, R. M. ; PINTO, Acacia Bastos Couto ; BRANDÃO, Williams Panfile Santos ; BENEVIDES, P. R. R. ; COSTA, E. M. . A utilização da bacia hidrográfica como ferramenta para a inovação no ensino das geociências. In: 45º Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém - Pará. 45º Congresso Brasileiro de Geologia - Livro de Resumos, 2010.

  • RIOS, D. C. ; ROSATO, Cláudio Sérgio ; PINTO, A. B. C. ; CARVALHO, Wilton ; BRANDÃO, Williams Panfile Santos ; OLIVEIRA, L. L. de . Primeiros passos em geociências: rochas, minerais e os desafios na escola. In: 45º Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém - Pará. 45º Congresso Brasileiro de Geologia - Livro de Resumos, 2010.

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; ROSATO, Cláudio Sérgio ; RIOS, D. C. ; OLIVEIRA, N. S. A. . Geoturismo em Salvador: as rochas ornamentais da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e sua utilização na Educação em Geociências. In: 45º Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém - Pará. 45º Congresso Brasileiro de Geologia - Livro de Resumos, 2010.

  • PEREIRA, R. F. ; PINTO, A. B. C. ; Rubens Antonio da Silva Filho . Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das Geociências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, A. B. C. ; RIOS, D. C. . A cidade de Salvador-Ba e um novo modo de pensar Geologia: trilhando novas fronteiras da Educação em Geociências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Acacia Bastos Couto . Geoturismo: ferramenta para a Educação em Geociências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; PEREIRA, R. F. . Geoturismo, Geoparques e Educação em Geociências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIOS, D. C. ; PINTO, Acacia Bastos Couto ; BRILHA, J. B. R. ; ROSATO, Cláudio Sérgio . Geotourism in urban environments: Salvador, the former capital of Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Acacia Bastos Couto ; ROSATO, C. S. de O. ; RIOS, D. C. ; OLIVEIRA, N. S. A. . Geoturismo em Salvador: as rochas ornamentais da Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, A. B. C. ; RIOS, D. C. ; ROSATO, C. S. de O. ; BRILHA, J. B. R. . A divulgação da geodiversidade da cidade de Salvador-Bahia, Brasil como ferramenta para a educação em geociências.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, A. B. C. ; BRILHA, J. B. R. ; RIOS, D. C. ; ROSATO, C. S. de O. . Urban Geotourism in Salvador (Bahia, Brazil): a strategy for the promotion of geosciences education and geoconservation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, A. B. C. ; ROSATO, C. S. de O. ; RIOS, D. C. ; OLIVEIRA, N. S. A. . Geoturismo em Salvador: as rochas ornamentais da Igreja Basílica de Conceição da Praia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIOS, D. C. ; ROSATO, C. S. de O. ; COUTO, Acacia Bastos ; CARVALHO, Wilton ; BRANDÃO, Williams Panfile Santos ; OLIVEIRA, L. L. de . Primeiros passos em Geociências: rochas, minerais e os desafios na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COUTO, Acacia Bastos ; ROSATO, C. S. de O. ; RIOS, D. C. ; OLIVEIRA, N. S. A. . Geoturismo em Salvador: as rochas ornamentais da Igreja da Ordem 3ª de São Francisco da Penitência e sua utilização na educação em geociências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OTERO, O. M. F. ; RIOS, D. C. ; PINTO, A. B. C. ; CRUZ, M. J. M. ; BARBOSA, R. M. . Olhos d'água: uma visão responsável para o futuro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, A. B. C. ; ROSATO, C. S. de O. ; RIOS, D. C. ; BARRETO, José Marden Costa ; OLIVEIRA, N. S. A. . Rochas ornamentais na geologia urbana: Uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OTERO, O. M. F. ; BARBOSA, R. M. ; COUTO, Acacia Bastos ; BRANDÃO, Williams Panfile Santos ; BENEVIDES, P. R. R. ; COSTA, E. M. . A utilização da bacia hidrográfica como ferramenta para a inovação no ensino das geociências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COUTO, Acacia Bastos ; REGO, N. A. C. . Deposição atmosférica e composição química da precipitação na bacia hidrográfica do rio Cachoeira - sul da Bahia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Josimeire da Silva Leal ; BORGES, Evaldo ; SALOES, Raffael ; COUTO, Acacia Bastos ; REIS, Alan ; MOREAU, A. M. S. S. ; ANDRADE, Ana Cláudia da Silva ; MOREAU, M. S. . A influência das características físicas e sócio-econômicas na ocupação e no uso da terra das Bacias hidrográficas dos rios Caraíva e Corumbáu no sul da Bahia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ASSUNÇÃO, Patrícia Vivas ; MARTINS, Patrick Thomaz de Aquino ; AMORIM, Raul Reis ; Josimeire da Silva Leal ; COUTO, Acacia Bastos ; SCHIAVETTI, Alexandre . Caracterização física e sócio-econômica dos municípios do entorno da Península de Maraú-Bahia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, Acacia Bastos Couto ; RIOS, D. C. ; Arley de Andrade Pinto ; QUADROS, R. . Geoturismo Salvador. 2014; Tema: Geoturismo e Patrimônio Geológico de Salvador. (Site).

RIOS, D. C. ; PIRANHA, J. ; PINTO, A. B. C. ; Rubens Antonio da Silva Filho ; ROSATO, Cláudio Sérgio . Geocientistas do Amanhã. 2014. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2017

    GeoLogar II: O Museu Geológico da Bahia em ações Museu-Escola-Comunidade, Descrição: O projeto GeoLogar em sua versão O Museu Geológico da Bahia em suas ações Museu- Escola-Comunidade envolve o aperfeiçoamento, ampliação, e interatividade das tradicionais ações desenvolvidas pelo MGB junto às escolas e comunidades da região de Salvador e interior baiano, as quais tem resultado ao longo dos anos na renovação da formação de professores de ensino fundamental e médio, através de sua capacitação para lecionar temáticas relacionadas às geociências. Recentemente, os temas das geociências passaram a integrar os currículos básicos das disciplinas de ciências e geografia exibindo uma carência na formação destes profissionais que se consolidou ao longo dos muitos anos em que a área das geociências foi renegada por nossa sociedade e academia a um segundo plano. O projeto entende as geociências como uma área de caráter multi e interdisciplinar, que envolve ainda noções de matemática, química e física e valoriza a experimentação e o toque, o fazer em ciências, para o desenvolvimento da linguagem escrita e do raciocínio lógico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Acácia Bastos Couto Pinto - Integrante / Débora Correia Rios - Coordenador / Wilton Cavalho - Integrante / Herbet Conceição - Integrante / Ivanara Pereira Lopes dos Santos - Integrante / Gracia Maria Santos Baião - Integrante / Heli Sampaio - Integrante / Cristina Maria Gusmão Burgos - Integrante / Marilda Santos Pinto Miedema - Integrante / Maria José dos Santos Rêgo - Integrante / Maria Elizabeth Zucolotto - Integrante / Simone Cerqueira Pereira Cruz - Integrante / Antonio Jose Dourado Rocha - Integrante / Rita Cunha Leal Menezes - Integrante / Maria de Lourdes da Silva Rosa - Integrante / Elizandra Pinheiro dos Reis - Integrante / Renilda Fatima Goncalves de Lima - Integrante / Maria da Graca Calazans Rodrigues - Integrante / Rubens Antonio da Silva Filho - Integrante / Davi Gouveia de Melo Junior - Integrante / Mauricio Brito Huttner - Integrante.

  • 2011 - 2014

    GeoLogar: Ciencias da Terra para a Sociedade (Fapesb), Descrição: As geociencias sao um campo multidisciplinar, contudo quatro areas basicas compoem o estudo das "ciencias da Terra": geologia, meteorologia, oceanografia e astronomia. Os campos de atuacao envolvem a busca por combustiveis e minerais, o estudo dos desastres naturais, e incluem ainda o desenvolvimento sustentavel, o impacto das atividades humanas no ambiente, e formas de minimizar os prejuizos e protejer o Planeta. Dentro desta proposta pretende-se aprimorar as atividades ja em operacao no Museu Geologico da Bahia (MGB) com instalacao de sala interativa e planetario. Isto inclui o desenvolvimento de um projeto de divulgacao e popularizacao, promovendo a interacao entre as geociencias com cultura e artes atraves do patrimonio geologico, geoconservacao e geoturismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Acácia Bastos Couto Pinto - Integrante / Débora Correia Rios - Coordenador / BARRETO, José Marden Costa - Integrante / Wilton Cavalho - Integrante / Cláudio Sérgio Rosato - Integrante / Herbet Conceição - Integrante / Ivanara Pereira Lopes dos Santos - Integrante / Gracia Maria Santos Baião - Integrante / Heli Sampaio - Integrante.

  • 2010 - 2014

    GeoLogar: Ciencias da Terra para a Sociedade (CNPq), Descrição: As geociências são um campo multidisciplinar, contudo quatro áreas básicas compoem o estudo das "Ciências da Terra": Geologia, Meteorologia, Oceanografia e Astronomia. Os campos de atuação envolvem a busca por combustíveis e minerais, o estudo dos desastres naturais, incluem ainda o desenvolvimento sustentável, o impacto das atividades humanas no ambiente e formas de minimizar os prejuízos e protejer o Planeta. Dentro desta proposta pretende-se aprimorar as atividades já em operação no Museu Geologico da Bahia (MGB) com instalação de sala interativa e planetário. Isto inclui o desenvolvimento de um projeto de divulgação e popularização, promovendo a interação entre as geociências com cultura e artes através do patrimônio geológico, geoconservação e geoturismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Acácia Bastos Couto Pinto - Integrante / Débora Correia Rios - Coordenador / BARRETO, José Marden Costa - Integrante / Wilton Cavalho - Integrante / Herbet Conceição - Integrante / Ivanara Pereira Lopes dos Santos - Integrante / Claudio Sérgio de Oliveira Rosato - Integrante / Gracia Maria Santos Baião - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Patrimônio Geológico da Bahia, Descrição: A proposta desta pesquisa é criar roteiros geológicos, a partir do inventário de geossitios, integrar as diferentes formas possíveis de turismo, promover ações de desenvolvimento sustentável e criar uma consciência de preservação do patrimônio natural, utilizando-se do Geoturismo como ferramenta que promova tanto a geoconservação como o fortalecimento e crescimento das bases sociais econômicas, culturais e ambientais. Os trabalhos estarão preferencialmente focados, nesta primeira etapa, nas comunidades englobadas na região da Chapada Diamantina, já que a implantação de um programa voltado ao Geoturismo e Geoconservação deste grupo de trabalho, teve início a partir do município pólo de Rio de Contas (Barreto, 2007), onde obedece à sistemática de roteiros de trilhas geológicas e naturais e onde procura-se unificar os diversos tipos de turismo, como o geológico (na trilha Estrada Real), o cultural (que tem ênfase na trilha Povoados), e o biológico (ressaltado na trilha Pico das Almas). Existem inúmeras outras áreas passiveis de serem trabalhadas, como o Roteiro das Cachoeiras (Boa Esperança), dos Poços (Andorinhas, Melado, Furnas), Roteiro dos Picos, e Roteiro dos Sítios Arqueológicos. Este trabalho gerará informações relevantes para o fortalecimento da Geoconservação e do Geoturismo na Bahia, em um programa integrado, que prega o engajar da população local no processo, através da popularização do conhecimento científico, e do desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Acácia Bastos Couto Pinto - Integrante / Débora Correia Rios - Coordenador / BARRETO, José Marden Costa - Integrante / Wilton Cavalho - Integrante / Herbet Conceição - Integrante / Maria de Lourdes da Silva Rosa - Integrante / Zilda Gomes Pena - Integrante / Raquel Nery Lima Bezerra - Integrante / Ivanara Pereira Lopes dos Santos - Integrante / Augusto José de Cerqueira Lima Pedreira da Silva - Integrante / Claudio Sérgio de Oliveira Rosato - Integrante / Diego Melo Fernandes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Olhos d'água: uma visão responsável para o futuro, Descrição: Este projeto propõe o exercício de um trabalho de educação ambiental no tocante ao estudo dos recursos hídricos, possibilitando a observação direta e as análises in loco do ambiente de vivência dos alunos e professores da escola. Portanto, a Bacia Hidrográfica servirá como ferramenta metodológica principal na obtenção de conceitos e informações sobre todo o ambiente em questão, que, para estudo deste projeto será a Microbacia do rio Jacutinga (inserida na Bacia do rio Jiquiriçá) cujo rio principal banha a cidade de Elísio Medrado. A programação do projeto-piloto Olhos dÁgua: Uma visão responsável para o futuro, envolve adequação do plano de curso das 6ª séries do turno matutino (7º ano do ensino fundamental), ensino e aprendizagem científica, atividades de campo, envolvimento da comunidade, participação de professores e alunos do Instituto de Geociências da UFBA, publicação de artigos pelos alunos e corpo técnico. Os resultados deste projeto mostrarão que a ciência pode ser vivenciada no cotidiano, em diversos conteúdos escolares, em várias disciplinas, além disso, mostrar que a ciência é para a vida dentro e fora da escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Acácia Bastos Couto Pinto - Integrante / Olga Maria Fragueiro Otero - Coordenador / Débora Correia Rios - Integrante / Ronaldo Montenegro Barbosa - Integrante / José Ângelo Sebastião Araujo dos Anjos - Integrante / Manoel Jerônimo Moreira Cruz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2009 - 2009

    Os segredos dos meteoritos: registros da evolução do sistema solar, Descrição: O projeto visa a divulgação da meteorítica junto ao público em geral e especialmente junto a estudantes do ensino médio e fundamental. Proporcionar ao grande público oportunidade para angariar conhecimentos sobre meteoritos, rochas espaciais que caem na Terra e assim desenvolver a criatividade e aguçar a curiosidade pela meteorítica, despertando novos talentos para atuar nesta área. Estimular a compreensão do conhecimento científico sobre o Universo e o Sistema Solar. Atividade desenvolvida para as Comemorações do Ano Internacional da Astronomia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Acácia Bastos Couto Pinto - Integrante / Débora Correia Rios - Integrante / BARRETO, José Marden Costa - Integrante / Wilton Cavalho - Coordenador / Zilda Gomes Pena - Integrante / Raquel Nery Lima Bezerra - Integrante / Ivanara Pereira Lopes dos Santos - Integrante / Lorena Lima de Oliveira - Integrante / Gracia Maria Santos Baião - Integrante / Almeidina Marinho Maciel Reis - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2018

Colégio Estadual Governador César Borges

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 20

Outras informações:
Cumprindo período de licença (interesse particular)

2004 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Serviços, Carga horária: 40

Outras informações:
Desempenha funções de gestão, planejamento e coordenação de ações de caráter administrativo que subsidiam as atividades da Universidade como: gestão de contratos terceirizados, gestão da frota de veículos e coordenação da equipe de motoristas.

2002 - 2003

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de 3º grau desenvolvendo atividades de suporte administrativo de modo geral: atendimento ao público, atualização e organização de planilhas e arquivos, elaboração de documentos, protocolização.

Atividades

  • 03/2007 - 06/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , PRODEMA, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2004 - 04/2008

    Direção e administração, Pró Reitoria de Administração e Finanças, Gerência Administrativa.,Cargo ou função, Coordenador de Serviços.

  • 07/2002 - 07/2003

    Direção e administração, Pró Reitoria de Administração e Finanças, Gerência Administrativa.,Cargo ou função, Estagiária.

2000 - 2000

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Supervisor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Supervisão e Pesquisa do Censo 2000 no município de Ilhéus-Bahia

Atividades

  • 06/2000 - 12/2000

    Direção e administração, IBGE - Agência Ilhéus, .,Cargo ou função, Agente Censitário Supervisor.

2018 - Atual

Colégio Estadual do Salobrinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Gegrafia, Carga horária: 20

2018 - 2018

Colégio Estadual do Salobrinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 20