Rubens Aquino de Oliveira

Jornalista, professor, escritor, poeta, compositor, pesquisador cultural, atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Registro no Ministério do Trabalho (DRT 028/MS). Atuou nos principais veículos de comunicação do estado na área de cultura, divulgando literatura e a música. Desenvolveu projetos nessas áreas, na TV Globo local (TV Morena), TV Educativa, TV Bandeirantes local (TV Guanandi), Jornal Diário da Serra e Jornal Correio do Estado, além da área técnica de Comunicação Social da UFMS, onde divulga pesquisas científicas, histórias culturais, atividades de produção do conhecimento e eventos acadêmicos e educacionais. Atualmente é editor responsável pela Revista Eletrônica de Extensão - SINAPSE, veículo oficial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que divulga bi-mensalmente, projetos universitários de extensão. Antes, foi professor da rede estadual de ensino. Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989). Tem curso de Pós-Graduação Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela UNAES-Anhnaguera (2011). Concluiu o curso de Pós-Graduação de Mestrado em Estudos de Linguagens - Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2013. Anteriormente, ocupou, por cinco gestões administrativas, a função de chefe de Assessoria de Comunicação Social da UFMS, onde atualmente trabalha. Recentemente, de 2009 a 2010, exerceu a função de editor de Economia, Mundo, Agronegócios e Imóveis do Jornal O Estado. Como escritor, participou e venceu diversos concursos de ficção e poesia, nacionais e de Mato Grosso do Sul. No último destes, intitulado "Antologia de Textos da Literatura Sul-Mato grossense", em 2013, organizada pelas profª drª Maria Adélia Menegazzo, profª drª Maria da Gloria Sá Rosa e profª drª Alvana Xavier Nogueira. Atualmente encaminha para o prelo o romance "Biógrafa de Baía Negra", o livro de contos "Lanterna dos Afogados" e o livro de poesia "Ideário de Assombros", a serem lançado em setembro de 2014. Paralelamente à atividade literária e jornalística, também desenvolveu, na história cultural de MS, atividades musicais como compositor.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2011 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Do Livro Sobre Nada ao Livro de Areia: o papel do leitor em Jorge Luís Borges e Manoel de Barros,Ano de Obtenção: 2013
Rosana Cristina Zanelatto Santos.Coorientador: Adélia Meneghazzo. Palavras-chave: literatura; estudos de linguagem; literatura comparada; poesia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior

2010 - 2011

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: O Ensino de Literatura Comparada em Ciências Humanas
Orientador: Nésio Alamini

Graduação em Pedagogia

1986 - 1989

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A utilização da literatura infanto-juvenil em sala de aula como ferramenta didática
Orientador: Eron Brum

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Interpretação de Textos em Inglês. (Carga horária: 180h). , EducaMundo Qualificação, EDUCAMUNDO, Brasil.

2013 - 2013

Língua Portuguesa: novo acordo ortrográfico. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2007 - 2007

Linguagem Web para Educação (Design Dreamweaver). (Carga horária: 150h). , Treinacon Informática e Internet Educacional, TREINACON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II ENCONTRO NACIONAL DO GELCO.A LINGUAGEM DA PEDRA NA POESIA DE NERUDA, JOÃO CABRAL, DRUMMOND E OCTÁVIO PAZ. 2012. (Encontro).

XVII SEMANA DE LETRAS E I JORNALDA DE ESTUDOS DE LINGUAGENSNS: TEMAS E PRÁTICAS.LITERATURA COMPARADA: AS NARRATIVAS DE BORGES E BARROS. 2012. (Encontro).

I ENCONTRO REGIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO-OESTE (GELCO).Linguagem de Ficção, Linguagem Poética em Literatura Comparada. 2011. (Encontro).

IV ENCONTRO DE LETRAS E LINGUÍSTICA.A POESIA COMPARADA DE JORGE LUIS BORGES E MANOEL DE BARROS. 2011. (Encontro).

ENCONTRO DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO DAS IFES.O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA VISIBILIDADE DO FAZER UNIVERSITÁRIO. 2005. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tania Pardinho

OLIVEIRA, R. A.; CANCIO, Marcelo.; SILVA, Edson.. UM OLHAR FOTOGRÁFICO PARA OS TRILHOS DA NOROESTE DO BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosana Cristina Zanelatto Santos

SANTOS, R. C. Z.; PEREIRA, D. de C.; MARTINS, Geraldo Vicente. Do Livro de Areia ao Livro sobre Nada: o projeto literário e o papel do leitor em Jorge Luis Borges e Manoel de Barros. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Adélia Menegazzo

RODRIGUES, R.R.; DURIGAN, M.; BATISTOTE, M. L. F.; BUSATO, S.;MENEGAZZO, MARIA ADÉLIA. A metáfora da pedra em Manoel de Barros: espaço, alteridade, ontologia. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Rauer Ribeiro Rodrigues

RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]; DURIGAN, M.; BUSATO, S.; MENEGAZZO, Maria Adélia; BATISTOTE, Maria Luceli Faria. A METÁFORA DA PEDRA EM MANOEL DE BARROS: ESPAÇO, ALTERIDADE, ONTOLOGIA. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Luceli Faria Batistote

RODRIGUES, K. G.;BATISTOTE, M. L. F.; DURIGAN, Marlene; MENEGAZZO, M. A.; BUSATO, S.; RODRIGUES, R. R.. A metáfora da pedra em Manoel de Barros: espaço, alteridade, ontologia. 2018. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

GERALDO VICENTE MARTINS

MARTINS, G. V.; SANTOS, R. C. Z.; Pereira, D. de C.. Do Livro de Areia ao Livro sobre Nada: o projeto literário e o papel do leitor em Jorge Luis Borges e Manoel de Barros. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

GERALDO VICENTE MARTINS

MARTINS, G. V.; SANTOS, R. C. Z.; DANIEL, M. E. B.. Do Livro de Areia ao Livro sobre Nada: o projeto literário e o papel do leitor em Jorge Luis Borges e Manoel de Barros. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Kelcilene Grácia-Rodrigues

GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene; MARINHO, M.;RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. Das palavras às pré-coisas: as metáforas da pedra no tempo e no espaço na poética de Manoel de Barros. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jessica dos Santos

LINGUAGEM DE FICÇÃO APLICADA AO JORNALISMO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rubens Aquino de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Batista de Sales

DAS PALAVRAS ÀS PRÉ-COISAS: AS METÁFORAS DA PEDRA, NO TEMPO E NO ESPAÇO, EM MANOEL DE BARROS, JOÃO CABRAL E OCTÁVIO PAZ; Início: 2014; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Rosana Cristina Zanelatto Santos

Do Livro de Areia ao Livro sobre Nada: o projeto literário e o papel do leitor em Jorge Luis Borges e Manoel de Barros; 2013; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosana Cristina Zanelatto Santos;

Kelcilene Grácia-Rodrigues

A metáfora da pedra em Manoel de Barros: espaço, alteridade, ontologia; 2018; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Kelcilene Grácia-Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AQUINO, Rubens. . Os espaços do leitor empírico e do leitor-autor em literaturas em (des)construção: Borges e Barros. ANAIS II ENCONTRO REGIONAL DO GELCO , v. II, p. 199, 2011.

  • AQUINO, Rubens. ; BARROS, Manoel de ; THOME, Flora ; MATOS, Lobivar. . Antologia de Textos da Literatura Sul-mato-grossense. 23. ed. Campo Grande: Life Editora, 2013. v. 5000. 304p .

  • OLIVEIRA, R. A. . Coragem Moçada, aí vem os caçadores. 1. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 1987. v. 1. 40p .

  • OLIVEIRA, R. A. . Ciclo da Erva Mate em Mato Grosso do Sul: 1883-1947. Campo Grande: Instituto Euvaldo Lodi, 1986. v. 1. 122p .

  • OLIVEIRA, R. A. . Sob a sombra. In: Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Campo Grande; Prefeitura Municipal de Campo Grande; União Brasileira de Escritores - MS; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Org.). Noite da Poesia de Campo Grande - Dez anos. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 1998, v. 1, p. 17-18.

  • OLIVEIRA, R. A. . Guardiães do desejo. In: Secretaria Municipal da Cultura e do Esporte. (Org.). II Concurso campo-grandense de crônica e poesia. 1ed.Campo Grande: Ed. Semce, 1994, v. 1, p. 38-39.

  • OLIVEIRA, R. A. . Olhos azuis. In: Secretaria Municipal de Cultura de Campo Grande. (Org.). I Concurso Campo-grandense de crônica e poesia. 1ed.Campo Grande: Ed. Semce, 1991, v. 1, p. 28-29.

  • OLIVEIRA, R. A. . A Ilha. In: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Org.). I Concurso de Contos Regionais de Mato Grosso do Sul. 1ed.: Editora UFMS, 1981, v. 1, p. 026-035.

  • AQUINO, Rubens. . A poesia contemporânea de Mato Grosso do Sul. O Estado, Campo Grande. MS, p. 4-B - 4-B, 17 fev. 2011.

  • AQUINO, Rubens. . Estudos Comparados em Literatura: o caso Barros, Drummond e Rosa. Revista A Gente, 02 fev. 2010.

  • OLIVEIRA, R. A. . A nova face da pecuária em Mato Grosso do Sul com o boi orgânico. Revista A Gente, Campo Grande, p. 76 - 79, 03 jul. 2009.

  • OLIVEIRA, R. A. . Em busca do tempo perdido: todos os caminhos levam à sustentabilidade. Revista A Gente, Revista A Gente, p. 88 - 89, 03 jun. 2009.

  • OLIVEIRA, R. A. . O ensino construtivista em escolas de Campo Grande. Revista Nova Escola, p. 34 - 37, 03 maio 1989.

  • OLIVEIRA, R. A. . A infância Perdida: meninos carvoeiros em Mato Grosso do Sul. Revista Nova Escola, São Paulo, SP, p. 35 - 41, 03 jun. 1988.

  • AQUINO, Rubens. ; ENEDINO, Wagner Corsino ; NOLASCO, Edgar Cézar . ANAIS II ENCONTRO REGIONAL DO GELCO. In: AS PESQUISAS EM LETRAS: DIVERSIDADE E ENSINO - II ENCONTRO DO GELCO, 2011, Três Lagoas. AS PESQUISAS EM LETRAS: DIVERSIDADE E ENSINO, 2011. v. II. p. 199.

  • AQUINO, Rubens. . METÁFORAS LÉXICAS E METÁFORAS SEMÂNTICAS EM MANOEL DE BARROS E JORGE LUIS BORGES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AQUINO, Rubens. . DO LIVRO DE AREIA AO LIVRO SOBRE LNADA: O PROJETO LITERÁRIO E O PAPEL DO LEITOR EM BORGES E MANOEL DE BARROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, R. A. . LIVRO DE AREIA E LIVRO SOBRE NADA: OS PROJETOS LITERÁRIOS E O PAPEL DO LEITOR EM JORGE LUIS BORGES E MANOEL DE BARROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, R. A. . RECORTES POÉTICOS PARA ESTUDOS COMPARADOS EM LITERATURA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AQUINO, Rubens. . O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA VISIBILIDADE DO FAZER UNIVERSITÁRIO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, R. A. ; SATER, Almir. ; ESPINDOLA, Geraldo. ; SIMOES, Paulo. ; ESPINDOLA, Tetê. . MÚSICAS E SONS. Campo Grande. MS, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • OLIVEIRA, R. A. . Anuário Estatístico de MS. Campo Grande: EdiUFMS, 2008 (Catálogo).

  • OLIVEIRA, R. A. ; Boaventura . Oceanos no Céu. Campo Grande: Autores Independente, 1994. (Partitura Musical/Canto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, R. A. . HOMENS E LIVROS. 2008.

OLIVEIRA, R. A. ; RAMIREZ, Eduardo . Sinapse Revista Eletrônica de Extensão da UFMS. 2013; Tema: Veiculação de projetos de pesquisa e extensão da UFMS. (Site).

Boaventura ; AQUINO, Rubens. . Violeiros - MÚSICAS E SONS DE MATO GROSSO DO SUL. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

OLIVEIRA, R. A. ; Boaventura . OCEANOS NO CÉU. 1995. Arranjo.

OLIVEIRA, R. A. . TODAS AS ARTES. 2004 (Programa de televisão - tv a cabo, da net).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    A História do Chamamé - de Corrientes, Argentina, a Campo Grande, MS, Descrição: Projeto de pesquisa cultural, no âmbito da música de Mato Grosso do Sul e formação cultural da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Rubens Aquino de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Anuário Turístico e Cultural de Mato Grosso do Sul, Descrição: Projeto multidisciplinar de mapeamento cultural (gastronomia, musica, literatura e potencial turístico natural) em 28 municípios de Mato Grosso do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rubens Aquino de Oliveira - Coordenador.

  • 1984 - 1986

    Ciclo da Erva-Mate em Mato Grosso do Sul: 1883-1947, Descrição: Pesquisa de caráter histórico, com ampla abordagem sobre a economia e suas consequancias para a exploração do trabalho em Mato Grosso no final do Século XIX e início do Século XX. A erva-mate trouxe muita riqueza para poucos, em detrimento do trabalho sofrido de muitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rubens Aquino de Oliveira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1998

Noite da Poesia de Campo Grande, dez anos, Secretaria Municipal de Cultura.

1994

II Coincurso Campo-grandense de poesia, Secretaria Municipal de Cultura.

1990

Prêmio Fuji de Fotografia Ambiental, Fuji Films do Brasil.

1989

Concurso Fuji de Fotografia Profissional, Fuji Fims do Brasil.

1985

I Concurso Campo-grandense de crônica e poesia, Secretaria Municipal de Cultura.

1982

I Concurso de Contos Regionais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

1981

I Concurso de Poesia de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Cultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. , Avenida Costa e Silva, Cidade Universitária, 79070900 - Campo Grande, MS - Brasil - Caixa-postal: 549, Telefone: (067) 33457024, Ramal: 7026, Fax: (067) 33457142, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2011

Jornal O Estado

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Editor de Economia, Agronegócio, Mundo,Brasil, Carga horária: 30

1984 - 1986

Instituto Euvaldo Lodi Nacional

Vínculo: Pesquisador patrocinado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 22

1983 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Funcionário concursado, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou sempre com Redator, Repórter e Fotógrafo. Desde 1987 ocupou o cargo de Chefe de Assessoria de Comunicação Social, por cinco gestões de reitoria.

1980 - 1982

Escola Estadual de I e II Graus Coração de Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Literatura, Carga horária: 22

1979 - 1980

Escola Estadual de I e II Graus Paulo VI

Vínculo: Professor Convocado, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Literatura, Carga horária: 22

1978 - 1979

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

Vínculo: Professor Convocado, Enquadramento Funcional: Professor de I e II Graus, Carga horária: 22

1977 - 1978

Escola Estadual Vespaziano Martins

Vínculo: Professor convocado, Enquadramento Funcional: Professor de I e II Graus, Carga horária: 22

1974 - 1977

Jornal Diário da Serra

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter e redator, Carga horária: 40

1973 - 1974

Jornal Correio do Estado

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter e redator, Carga horária: 40

1982 - 1986

TV MORENA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe de Reportagem, Carga horária: 40

1994 - 1995

Tv Educativa

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Jornalismo, Carga horária: 36

1987 - 1988

TV Guanandi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Produtor de TV, Carga horária: 36