Priscila Freitas Chaves

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (FURG). Professora da rede Municipal de Ensino de Rio Grande - RS desde 2010. Atualmente leciona na Escola M. E. F. Professor João de Oliveira Martins. Nesta trabalha com anos iniciais, tendo experiência com 2, 3°, 4 e 5 anos. Também trabalha na rede Estadual de ensino desde 2012. Até o momento atua na Escola E. E. M. Engenheiro Roberto Bastos Tellechea, ministrando a disciplina de Ciências do 6 ao 8 ano. Foi Coordenadora do Projeto Mais Educação, na Escola João de Oliveira Martins no ano de 2012. Também já exerceu a docência no Ensino Médio no Colégio Estadual Lemos Júnior e em um Curso pré-vestibular gratuito no Bairro Quinta, Rio Grande - RS, ministrando a disciplina de Biologia. Tem experiência na área da Educação Ambiental e também na área da Microbiologia, com ênfase na Biologia e Fisiologia de cianobactérias. Realizou estudos no Departamento de Ciências Morfo-biológicas (FURG) na área da Botânica; na Unidade de Pesquisas em Cianobactérias (UPC/FURG); no Centro de Estudos Psicológicos sobre meninos e meninas de rua (CEP-RUA/FURG) e no Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias em situação de risco (NEAF- FURG), tendo como principal Teoria a Bioecologia do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. Nos grupos CEP-RUA e NEAF desenvolveu projetos com famílias de catadores de resíduos sólidos urbanos e pescadores, ambas em situação de vulnerabilidade socioambiental.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Ambiental

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Famílias de catadores de resíduos sólidos urbanos na perspectiva da Educação Ambiental: condições de risco e processos de resiliência.,Ano de Obtenção: 2011
Maria Ângela Mattar Yunes.Palavras-chave: catadores de resíduos sólidos; famílias; Educação Ambiental; resiliência.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DO MAGISTÉRIO. (Carga horária: 125h). , CURSO DE ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO, CAT, Brasil.

2006 - 2007

NEW HEADWAY ELEMENTARY. (Carga horária: 100h). , INDEPENDENT IDIOMAS, IDI, Brasil.

1998 - 2001

Habilitação Profissional Plena do Magistério. , Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, IEEJR, Brasil.

1997 - 1997

WINDOWS, COREL DRAW , PAGE MAKER, POWER POINT. (Carga horária: 80h). , WINNERS INFORMÁTICA LTDA, WI, Brasil.

1996 - 1996

IPD, MS-DOS 6.22, WINDOWS 95, WORD 6.0. (Carga horária: 57h). , DEGRAUS CURSOS DE COMPUTAÇÃO, DCC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Bacteriologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHAVES, P. F. . VII JORNADA DE ESTUDOS DO CEP-RUA E I SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE RISCO. 2009. (Outro).

CHAVES, P. F. . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS. 2009. (Outro).

CHAVES, P. F. ; GARCIA, N. M. ; YUNES, M. A. M. . VI Jornada de Estudos do CEP-RUA/FURG: Discutindo e Retratando Cenários de Violência. 2008. (Outro).

CHAVES, P. F. . "Simuladão 2007". 2007. (Outro).

CHAVES, P. F. ; GARCIA, N. M. ; YUNES, M. A. M. . As políticas públicas de atendimento a população em situação de risco: ressignificando as ações e interações socioambientais dos conselheiros tutelares. 2006. (Congresso).

CHAVES, P. F. ; YUNES, M. A. M. ; GARCIA, N. M. . IV Jornada de Estudos do CEP-RUA/FURG - Família em Foco: Transformações e desafios. 2006. (Outro).

CHAVES, P. F. ; GARCIA, N. M. ; YUNES, M. A. M. . III Jornada de Estudos do CEP-RUA - Populações em situação de risco: desconstruindo crenças. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3° Olimpíada Municipal de Matemática das Escolas do Rio Grande ( OMMERG).. 2019. (Olimpíada).

Curso de Formação Continuada de Professores do Programa PACTO NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2017. (Outra).

Curso de Elaboração de Projetos.. 2015. (Outra).

Desafios, perspectivas e possibilidades a prática pedagógica transformadora.. 2015. (Outra).

Formação de professores do Programa Ciência e Tecnologia com Criatividades - CTC - Unidade: Tempo e Clima. 2015. (Outra).

Jornada Pedagógica Agnella do Nascimento. 2015. (Encontro).

Formação de professores do Programa Ciência e Tecnologia com Criatividades - CTC - Unidade: Vida dos Animais. 2014. (Outra).

Projeto Formação inicial e continuada de professores (as): pensando práticas alfabetizadoras a partir do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.. 2013. (Outra).

Leitura e Escrita nos Anos Iniciais : Desafios.. 2012. (Encontro).

II EDEA - Encontro de Diálogos em Educação Ambiental. 2010. (Encontro).

IV Congresso Municipal de Educação - COMED. 2010. (Congresso).

IX Mostra de Produção Universitária - II Encontro de Pós-Graduação. Famílias de catadores de resíduos sólidos na perspectiva da Educação Ambiental. 2010. (Congresso).

IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia.Famílias de catadores de resíduos sólidos urbanos na perspectiva da Educação Ambiental: condições de risco e processos de resiliência. 2010. (Seminário).

Seminário Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?.Famílias de catadores de resíduos sólidos urbanos na Perspectiva da Educação Ambiental. 2010. (Seminário).

VI Encontro Municipal de Educação Ambiental - EMEA.Educação Ambiental no contexto escolar: um novo olhar sobre a questão socioambiental do lixo. 2010. (Encontro).

VIII Jornada de Estudos do CEP-RUA e I Seminário do Projeto Rede Família: garantindo o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar.. 2010. (Seminário).

4 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária-CBEU. "A EXPERIÊNCIA DOS PLANTÕES DE ATENDIMENTO PSICOEDUCACIONAL". 2009. (Congresso).

Curso de Bases Para Redação e Publicação Científica Internacional. 2009. (Encontro).

VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA: FAZENDO METODOLOGIA.FAMÍLIAS DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: PROCESSOS DE RESILIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009. (Seminário).

VII JORNADA DE ESTUDOS DO CEP-RUA E I SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DESENVOVIMENTO DE POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE RISCO. 2009. (Seminário).

Programa de Intervenção Psicoeducacional com Professores e alunos do Ensino Fundamental: Construindo estratégias para denuncias de Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.Família e violência: fatores determinantes. 2008. (Encontro).

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOEDUCACIONAL COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA DENÚNCIAS DE ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES..Família e violência: fatores determinantes. 2008. (Encontro).

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOEDUCACIONAL COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA DENÚNCIAS DE ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. 2008. (Encontro).

VI Jornada de Estudos do CEP-RUA/FURG: Discutindo e Retratando Cenários de Violência. 2008. (Encontro).

VI MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA. Crescimento e toxicologia de cianobactérias nocivas marinhas e de água doce. 2007. (Congresso).

VI Seminário de Pesquisa Qualitatva: fazendo metodologia, promovido pelo Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) -FURG e pela Faculdade de Educação (FAE) - UFPEL.A inserção ecológica como método de pesquisa na educação ambiental. 2007. (Seminário).

V Jornada de Estudos do CEP-RUA/FURG: Fortalecendo Vínculos com a Comunidade. 2007. (Encontro).

II Semana do Meio Ambiente. 2006. (Encontro).

IV JORNADA DE ESTUDOS DO CEP-RUA/FURG - FAMÍLIA EM FOCO."Transmissão geracional da cultura da pesca: um estudo com famílias de pescadores artesanais do município de Rio Grande/RS". 2006. (Encontro).

Movimento alerta contra os Desertos Verdes e Pólos de celulose na Metade Sul do Rio Grande do Sul. 2006. (Encontro).

V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2006. (Congresso).

V Mostra de Produção Universitária. Transformações e linearidades na transmissão geracional da atividade pesqueira em famílias de pescadores artesanais. 2006. (Congresso).

10ª Festa do Mar.Atuou como bolsista no estande da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, carga horária de 10 horas.. 2005. (Outra).

III Jornada de Estudos do CEP-RUA/FURG - Populações em situação de risco: desconstruindo crenças. 2005. (Encontro).

I Semana Aberta Sobre Meio Abiente. 2005. (Encontro).

VIII Simpósio de Biologia Marinha. 2005. (Simpósio).

VIII Simpósio de Biologia Marinha - Minicurso Programa de Observadores de Bordo do Brasil e da CCAMLR. 2005. (Simpósio).

VII JORNADA BIOLÓGICA. 2005. (Encontro).

VII JORNADA BIOLÓGICA - Participante do minicurso Biologia e Ecologia de fitoplâncton de água doce.. 2005. (Encontro).

VI Jornada Biológica. 2004. (Encontro).

VI Jornada Biológica - Participante do Minicurso Ecologia e Manejo de Marismas. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Balduino Antonio Andreola

YUNES, M. A. M.;ANDREOLA, B. A.. FAMÍLIAS DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONDIÇÕES DE RISCO E PROCESSOS DE RESILIÊNCIA. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Danilo Giroldo

Yunes J. S.; Palma-Silva C.;GIROLDO, D.. Ocorrência de de cianobactérias no Rio dos Sinos entre os anos de 2006 e 2007. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

Clarissa De Antoni

PALUDO, S.;DE ANTONI, C.YUNES, M. A. M.. Familias de catadores de resíduos sólidos urbanos na perspectiva da Educação Ambiental: condições de risco e processos de resiliência. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Simone dos Santos Paludo

De Antoni, C.;PALUDO, S. S.; YUNES, M. A.. Familias de catadores de residuos sólidos urbanos na perspectiva da Educação Ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Cleber Palma Silva

GIROLDO, D.;PALMA-SILVA, C.; Yunes, J.S.. Ocorrência de cianbactérias no Rio dos Sinos entre os anos de 2006 e 2007. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Sarkis Yunes

Ocorrência de Cianobactérias no Rio dos Sinos entre os anos de 2006 e 2007; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Sarkis Yunes;

Maria Angela Mattar Yunes

FAMÍLIAS DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONDIÇÕES DE RISCO E PROCESSOS DE RESILIÊNCIA; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Angela Mattar Yunes;

Maria Angela Mattar Yunes

Educação em famílias de pescadores artesanais: transgeracionalidade e processos de resiliência; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Angela Mattar Yunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GARCIA, N. M. ; YUNES, M. A. M. ; CHAVES, P. F. ; SANTOS, L. O. . EDUCANDO MENINAS E MENINOS: TRANSMISSÃO GERACIONAL DA PESCA NO AMBIENTE FAMILIAR.. Psicologia da Educação , v. 25, p. 93-112, 2009.

  • CHAVES, P. F. ; DUTRA, A. ; LA ROCHA, S.B. de ; YUNES, J. S. . OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS PRODUTORAS DE TOXINAS NO RIO DOS SINOS (RS) ENTRE OS ANOS DE 2005 E 2008.. Oecologia Brasiliensis , v. 13, p. 319-328, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHAVES, P. F. . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Famílias de catadores de resíduos sólidos urbanos na perspectiva da educação ambiental: condições de risco e processos de resiliência., Descrição: A presente proposta visa a investigar as possibilidades de resiliência existentes em famílias de catadores de resíduos sólidos urbanos. Tais manifestações serão analisadas na associação com as condições de risco e de proteção, buscando também compreender a influência dos diferentes contextos ecológicos na promoção do desenvolvimento humano. A metodologia que orientará esse estudo será a ?Inserção Ecológica? e terá co mo foco a compreensão do ?desenvolvimento em contexto? (BRONFENBRENNER, 1996) e dos processos implicados. Diante das diferentes situações que surgirem ao longo da investigação, será utilizado os seguintes procedimentos: observação naturalística, diário de campo e a história de vida na modalidade reflexiva, entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2001). A análise dos dados seguirá os princípios da grounded-theory, através da qual organizaremos categorizações partindo da codificação das entrevistas realizadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Freitas Chaves - Coordenador / Maria Ângela Mattar Yunes - Integrante / Sheila Fernandez Garcia dos Santos - Integrante / Juana Benitez - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Programa de Educação Familiar: Reflexões sobre as práticas educativas parentais, Descrição: Na atualidade, há um consentimento de toda a sociedade sobre a relevância da tarefa educativa atribuída as famílias. Há uma expectativa social e uma incorporação/ identificação, na maioria das vezes; pelos menbros da família sobre os papéis que devem exercer e sobre os principais valores e atitudes que devem ser perpetuados dentro deste ambiente como o amor, o afeto, o cuidado, etc. O papel da família na educação das crianças e adolescentes pode ser representado pelo conceito de parentalidade. Este é um conceito recente que está sendo utilizado como referência das possibilidades e processos de exercício da função parental. Diz respeito "a um conjunto de capacidades globais dos pais para educar as crianças, construíndo ao longo da vida, a partir das esperiências com os próprios pais e das esperanças criadas pelo nascimento dos filhos" (CRUZ & PINHO, 2006,p.11). Tendo em vista o entendimento da parentalidade como uma construção de papéis expressos pela cultura familiar e as expectativas sociais, percebe-se a relevância de problematizar questões que possam implicar negativamente no desenvolvimento infantil, como as punições verbais e físicas e a negligência no cuidado/ educação de crianças e adolescentes. Poder-se-ia dizer que os pais aprendem a educar seus filhos com seus pais. Nesta perspectiva, os modelos são reproduzidos ou reinventados nas interações entre gerações familiares. No entanto, na maioria das vezes, não são oportunizadas às famílias situações para a reflexão crítica sobre esta transmissão geracional e a formação/ construção dos papéis e de práticas dos integrantes da família. Diante disso, programas de educação familiar podem contribuir ao potencializar e possibilitar condições para que as famílias possam refletir e construir ações educativas mais dialógicas e emancipatórias (GARCIA,2007).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Freitas Chaves - Coordenador / Narjara Mendes Garcia - Integrante / Maria Ângela Mattar Yunes - Integrante / Adriana Matos de Carvalho Mendes - Integrante / Sandra Helena S. Azevedo - Integrante / Sheila Fernandéz Garcia - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Convênio existente entre a FURG e a REFAP, sobre a identificação e contagem de cianobactérias presentes nas amostras de água da empresa. Parte do Programa AGUAAN existente na Unidade de Pesquisa em Cianobactérias/ UPC - FURG, Descrição: Programa AGUAAN - Agilização do Gerenciamento e Utilização de Águas com Algas Nocivas. O programa AGUAAN é o instrumento de trabalho pelo qual a Unidade de Pesquisas em Cianobactérias se relaciona com as Empresas de Abastecimento de Água, Vigilância Sanitária, outros Órgãos Ambientais Estaduais e Nacionais. Este programa de cooperação entre a Unidade de Pesquisas em Cianobactérias (UPC) da FURG (RS, Brasil) e as empresas de saneamento de níveis estaduais: CORSAN (Rio Grande do Sul) e municipais como DMAE (Porto Alegre, RS), SANEP - Pelotas (, RS) e DAEB (Bagé, RS) foi implantado no final de 1999 no estado do Rio Grande do Sul com apoio da FAPERGS no intuito de criar-se uma política para tomada de decisões quando os mananciais apresentam-se impactados por cianobactérias nocivas. Esse programa mais tarde teve a adesão do SAMAE (Caxias do Sul) e da SANEPAR (todo o Estado do Paraná). Esse programa teve por objetivos a complementação da capacidade analítica da UPC, a organização de visitas e reuniões técnicas, o monitoramento completo dos mananciais, a determinação da toxicidade e análise de toxinas, além da confecção de propostas e políticas ambientais pelas empresas aos órgãos ambientais. Durante os primeiros doze meses de trabalho, o programa interveio com análises de cianotoxinas nos mananciais e em água tratada, aconselhando as equipes de tratamento, apontando medidas para a remoção das cianotoxinas e transferindo segurança às equipes do tratamento, vigilância sanitária e população em geral. Hoje, o Programa AGUAAN traduz-se como um eficiente instrumento de trabalho e contatos entre a demanda por análises de cianotoxinas e aconselhamento técnico e as respostas imediatas pelos laboratórios conveniados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Freitas Chaves - Coordenador / João Sarkis Yunes - Integrante / Fabiana Dias Behrend - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Crescimento e toxicologia de cianobactérias nocivas marinhas e de água doce, Descrição: As cianobactérias são microorganismos procariontes fotossintetizantes encontrados em diversos habitats. Sua abundância é controlada pela dinâmica do ecossistema, que sob condições ideais de temperatura, pH e concentrações de nitrogênio e fósforo, apresentam um intenso crescimento, gerando florações. Estudos são desenvolvidos com cepas (Banco de Cultivo), obtidas a partir de amostras ambientais, estas são manipuladas e mantidas em laboratório. Este projeto tem o objetivo de isolar, manter e expandir o Banco de Cultivo existente na UPC - Unidade de Pesquisa em Cianobactérias. Esta coleção contém aproximadamente 35 cepas, as quais foram classificadas em estudos anteriores como tóxicas e não-tóxicas através da realização de testes de toxicidade (DL50 em cobaias). Para o isolamento são utilizados meios sólidos, em placas contendo ágar bacteriológico (1%) ou em líquido, inoculando-se nos meios de cultivo BG11, BGN, BGN/2, BGN/3, ASM-1 e VB-S, e repicando-assucessvamente. Após o isolamento da cepa, deve-se mantê-la em meio próprio para a sua adaptação, permanecendo em incubadora a 25C e fotoperíodo de 12/ 12h(luz/escuro). Mensalmente essas cepas são reinoculadas em novos meios de cultivo. Além disso, realiza-se uma reavaliação das cepas presentes no Banco através da identificação dos gêneros por microscopia óptica e avaliando-se a pureza de cada uma. Embora de modo geral, o principal objetivo de manter cada clone isolado, tenha sido atingido, a reavaliação revelou organismos contaminantes em algumas cepas, sendo estas tratadas adequadamente objetivando a purificação e evitando novas perdas. No momento, estão sendo realizadas tentativas de novos isolamentos bem sucedidos com origem de florações ocorridas nas proximidades da Lagoa dos Patos. Tem-se como perspectiva futura, a continuidade deste trabalho, além do monitoramento de novas florações, visando a obtenção de novas cepas que serão utilizadas em pesquisas futuras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Freitas Chaves - Coordenador / João Sarkis Yunes - Integrante / Fabiana Dias Behrend - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Um estudo sobre famílias de pescadores artesanais no Município de Rio Grande/ RS: possibilidades de resiliência em situações de vulnerabilidade socioambiental e a educação familiar., Descrição: Esta pesquisa teve por objetivos investigar as crenças, os significados da educação em famílias de pescadores artesanais, os modelos de práticaseducativas transmitidos bem como compreender se estes modelos se constituem em fatores de risco, proteção e resiliência para estes grupos. Foram escolhidas aleatoriamente duas famílias do Município de Rio Grande/ RS, uma da zona rural e outra da zona urbana. Foram estudadas três gerações de cada família participante. Para tanto, foi escolhido o método da inserção ecológica que pressupõe a imersão do pesquisador no ambiente a ser estudado e requer diferentes estratégias de coleta de dados: diário de campo, entrevistas semi-estruturadas, histórias de vida e genogramas. A análise qualitativa dos dados seguiu os passos da Grounded-Theory. Os rtesultados apontam para mudanças na atividade pesqueira ao longo das diferentes gerações, principalmente no que se refere aos materiais utilizados para a atividade da pesca artesanal e a comercialização do pescado. Há evidências de linearidades na transmissão geracional dos saberes sobre a pesca e na definição de papéis do homem e da mulher no desempenho desta atividade. Além disso, foram detectadas transformações no modelo educacional das gerações anteriores. A nova forma de pensar a educação dos filhos é direcionada pelo diálogo e expressão da afetividade, antigamente mediadas por punições e autoritarismo. Fica explícita a mudança no padrões de comunicação familiar com a ruptura do silêncio e abertura para tomada das decisões. Para o enfrentamento das situações de risco são incluídas as crianças e os idosos do grupo familiar. estes resultados salientam que a atual educação familiar destes grupos promove oportunidades de reflexão sobre as situações de vulnerabilidade socioambiental e pode formar sujeitos sociais participativos que podem escolher continuar ou não com a atividade pesqueira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Freitas Chaves - Coordenador / Narjara Mendes Garcia - Integrante / Maria Ângela Mattar Yunes - Integrante / Lídia Oliveira dos Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

3 lugar na área das Ciências Humanas no XV Congresso de Iniciação Científica, dentro da V MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA promovida pela FURG, Fundação Universidade Federal de Rio Grande.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e de Biologia, Carga horária: 20

2012 - 2012

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de Biologia, Carga horária: 20

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Anos iniciais, Carga horária: 20

2012 - 2012

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Mais Educação, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio ao NEAF (FURG), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou como apoio do Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora do Programa de Educação Parental, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua como colaboradora no Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias.

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do trabalho: Crescimento e toxicologia de cianobactérias nocivas marinhas e de água doce

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio no convênio existente entre a FURG e a REFAP,sobre a identificação e contagem de cianobactérias presentes nas amostras de água da empresa.

2007 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista voluntário, Enquadramento Funcional: Acadêmica, Carga horária: 4

Outras informações:
"Projeto de extensão "Curso pré-vestibular gratuito no Bairro da Quinta, Rio Grande, RS."

2005 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 16

Outras informações:
Título do trabalho: Um Estudo sobre famílias de pescadores artesanais do município de Rio Grande/ RS: Possibilidade de resiliência em situações de vulnerabilidade socioambiental e a Educação familiar

2004 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do trabalho: Efeitos de fatores ambientais na germinação de sementes de Nymphoides indica

Atividades

  • 06/2006 - 03/2008

    Estágios , Unidade de Pesquisa em Cianobactérias, .,Estágio realizado, Microbiologia e Toxicologia.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Curso pré-vestibular gratuito no Bairro Quinta., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Biologia

  • 08/2006 - 12/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Pesquisa em Cianobactérias, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2005 - 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua - CEP-Rua, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2004 - 12/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Morfo-biológicas, .,Linhas de pesquisa