Filipe de Castro Guimarães

Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2013), possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2008). Atualmente é advogado no Rio de Janeiro, com experiência em Contencioso Cível (contencioso judicial e arbitragem), reestruturações financeiras e processos de recuperação judicial e falências.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2011 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Iniciativa probatória judicial: uma análise crítica das premissas teóricas do modelo publicista de participação do juiz na fase probatória do processo,Ano de Obtenção: 2013
Leonardo Greco.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Direito

2003 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A cláusula da boa-fé objetiva no direito processual civil: notas sobre o abuso dos direitos processuais
Orientador: Leonardo Greco

Graduação interrompida em 2004 em Ciências Econômicas

2003 - Interrompido

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil. Ano de interrupção: 2004

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Colegio Sao Bento

Ensino Fundamental (1º grau)

1992 - 1999

Colegio Sao Bento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2007

Básico de Italiano. , Associação Cultural Ítalo-Brasileira, ACIB, Brasil.

1996 - 2002

Básico e Avançado de Inglês. , Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Processual.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17º Congresso Internacional de Arbitragem. 2018. (Congresso).

Mesa Redonda Turnaround Management Association do Brasil. 2018. (Seminário).

Ciclo de Debates Arbitragem e Precedentes. 2017. (Simpósio).

Congresso Internacional do IBPD: o novo CPC em debate. 2017. (Congresso).

Evento em homenagem a professora Ada Pellegrini Grinover. 2017. (Encontro).

Execução civil: a atipicidade dos meios executórios do novo CPC. 2017. (Simpósio).

Incidente de resoluções de demandas repetitivas. 2017. (Simpósio).

VIII Congresso TMA Brasil de reestruturação e recuperação de empresas. 2016. (Congresso).

IX Jornadas de Direito Processual Civil- Homenagem ao Professor José Carlos Barbosa Moreira. 2012. (Congresso).

1º Encontro Regional do IBDP - Reflexões sobre o Direito Processual Civil. 2009. (Encontro).

Congresso Internacional de Direito Processual Civil - Processo Civil e Interesse Público. 2009. (Congresso).

Seminário Ada Pelegrini Grinover. 2009. (Seminário).

35 anos do Código de Processo Civil Brasileiro. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Antonio Augusto de Lemos Tiburcio Rodrigues

GUIMARÃES, Filipe de C.; RODRIGUES, M. A. S.; MENEZES, P. O. B.. A moralização do processo e a litigância de má fé: o papel da boa fé e da vedação do abuso de direito no processo civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogério Marinho Alcântara Filho

GALDINO, F.;GUIMARÃES, Filipe de C.; PIERUCCETTI, C.R.. O Julgamento Liminar de Improcedência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Costa Harduim de Souza

GALDINO, F.;GUIMARÃES, Filipe de C.; PIERUCCETTI, C.R.. Coisa julgada nas ações civis públicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Carolina Duarte Guimarães

GUIMARÃES, Filipe de C.; CABRAL, Antonio do Passo; GARCIA REDONDO, Bruno. A abstrativização do controle difuso de constitucionalidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Telles Moura

GUIMARÃES, Filipe de C.; GARCIA REDONDO, Bruno; CABRAL, Antonio do Passo. Os princípios informadores da atuação da administração pública e seus reflexos na indústria do petróleo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: NATÁLIA DE SIQUEIRA PENNA QUINTAES

GUIMARÃES, Filipe de C.; CABRAL, Antonio do Passo; GARCIA REDONDO, Bruno. Defesa do executado no cumprimento da sentença: a nova sistemática introduzida pelas Leis 11.232/2005 e 11.382/2006 e os princípios constitucionais processuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ulisses Figueiredo Rocha

GUIMARÃES, Filipe de C.; SOUZA, Artur de Brito Gueiros; TEIXEIRA, André. O Direito Penal segundo Gunther Jakobs. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leonardo Greco

GRECO, L.MADURO, Flávio MirzaMITIDIERO, D. F.. Inciativa probatória judicial: uma análise crítica das premissas teóricas do modelo publicista de participação do juiz na fase probatória do processo. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Greco

GRECO, L.MADURO, Flávio MirzaFARIA, Carolina Tupinambá. Iniciativa probatória judicial: uma análise crítica do modelo publicista de participação do juiz na fase probatória. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Greco

AQUINO, A. A. S. B.GRECO, L.. A cláusula da boa-fé objetiva no direito processual civil: notas sobre o abuso dos direitos processuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carolina Tupinambá Faria

TUPINAMBÁ, Carolina; GRECO, L.; MADURO, F. M.. Iniciativa Probatória Judicial.... 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carolina Tupinambá Faria

TUPINAMBÁ, Carolina; GRECO, L.; MADURO, F. M.. Iniciativa probatória judicial: uma análise crítica do modelo publicista de participação do juiz na fase probatória. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Álvaro Antônio Sagulo Borges de Aquino

GRECO, Leonardo;AQUINO, Álvaro Antônio Sagulo Borges de. A Cláusula da Boa-Fé Objetiva no Direito Processual Civil: Notas sobre o Abuso dos Direitos Processuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Flavio Mirza

MIRZA; GRECO, L.; MITIDIERO, D. F.. Iniciativa Probatória Judicial: Uma Análise Crítica das premissas teóricas do modelo publicista de participação do juiz na fase probatória do processo. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Daniel Francisco Mitidiero

MITIDIERO, D. F.; GRECO, L.; MADURO, F. M.. Iniciativa Probatória Judicial: uma Análise Crítica das Premissas Teóricas do Modelo Publicista de Participação do Juiz na Fase Probatória do Processo. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Greco

Inciativa probatória judicial: uma análise crítica das premissas teóricas do modelo publicista de participação do juiz na fase probatória do processo; 2013; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Greco;

Leonardo Greco

A cláusula da boa-fé objetiva no direito processual civil: notas sobre o abuso dos direitos processuais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Greco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, Filipe de C. . A função tutelar da jurisdição. Revista Eletrônica de Direito Processual , v. VIII, p. 352-366, 2011.

  • GUIMARÃES, Filipe de C. . Medidas probatórias autônomas: panorama atual, experiência estrangeira e as novas possibilidades no direito brasileiro. Revista de Processo , v. 178, p. 123-152, 2009.

  • GUIMARÃES, Filipe de C. . Processo, prova e verdade. In: Luiz FUX. (Org.). Processo Constitucional. 1ed.Rio de Janeiro: Forense, 2013, v. 1, p. 1135-1181.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Observatório das reformas processuais, Descrição: Descrição: Revisão do sistema probatório da justiça brasileira para adequá-lo às garantias fundamentais do processo... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Filipe de Castro Guimarães - Integrante / Leonardo Greco - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Interesse de agir e zonas de interesse, Descrição: Projeto de pesquisa coordenado peo Professor Antonio do Passo Cabral. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Filipe de Castro Guimarães - Integrante / Antonio do Passo Cabral - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

1º lugar em concurso para monitor das disciplinas Teoria Geral do Processo I e II, FDIR-UERJ.

2007

1º lugar em concurso para monitor das disciplinas Teoria Geral do Processo I e II, FDIR-UERJ.

2003

Bolsa integral de estudos por desempenho acadêmico, PUC-Rio.

2002

Menção honrosa por desempenho acadêmico, Colégio De São Bento do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional