Nathália Cunha de Melo

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores/UERJ com especialização em Literaturas de Língua Portuguesa pela UNESA. Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFF.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: O poder de criar mundos: espaço e palavra em Terra Sonâmbula e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto,Ano de Obtenção: 2018
Laura Cavalcante Padilha.Coorientador: Anita Martins Rodrigues de Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: literatura africana; moçambique; mia couto; espaço; palavra.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Africana.

Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa

2014 - 2016

Universidade Estácio de Sá
Título: TERRA SONÂMBULA E UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA: AS VIAGENS AO PASSADO E A BUSCA PELA IDENTIDADE NAS OBRAS DE MIA COUTO

Graduação em Letras - Português e Inglês

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas de Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação em tempo integral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada Guerra e Literatura no mundo de Língua Portuguesa. 2017. (Congresso).

VIII SAPPIL.A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NOS ROMANCES TERRA SONÂMBULA E UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO. 2017. (Seminário).

XIX Congresso de Estudos Literários: Literatura e artes, teoria e crítica feitas por mulheres. O canto de resistência na poesia de Noémia de Sousa. 2017. (Congresso).

VII SAPPIL.TERRA SONÂMBULA E UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA: AS VIAGENS AO PASSADO E A BUSCA PELA IDENTIDADE NAS OBRAS DE MIA COUTO.. 2016. (Seminário).

23ª Semana de Iniciação Científica (SEMIC) - UERJ.Programa Mais Educação em São Gonçalo: análise de portfólios. 2013. (Simpósio).

IV Pensares Movem Nosso Pensar. 2013. (Seminário).

VII Seminário Internacional ? As Redes Educativas e as Tecnologias..O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR EM SÃO GONÇALO. 2013. (Seminário).

V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas.Ampliação da jornada escolar no município de São Gonçalo: a experiência do Programa Mais Educação. 2013. (Seminário).

II Seminário Nacional de Educação Integral. 2012. (Seminário).

Semana de Letras "Linguagem, diversidade e reflexão?. 2011. (Seminário).

Semana Literatura em Foco. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vânia Medeiros Gasparello

MAURICIO, L. V.;GASPARELLO, Vânia M.. Educação em tempo integral no Brasil: a Escola Parque de Anísio Teixeira e o Programa Mais Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Accacio José Pinto de Freitas

"TERRA SONÂMBULA" e "UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA": AS VIAGENS AO PASSADO E A BUSCA PELA IDENTIDADE NAS OBRAS DE MIA COUTO; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Accacio José Pinto de Freitas;

Lúcia Velloso Mauricio

Educação em tempo integral no Brasil: a escola parque de Anísio Teixeira e o Programa Mais Educação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Letras) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ; Orientador: Lúcia Velloso Maurício;

Lúcia Velloso Mauricio

Ampliação da jornada escolar: concepção tempo-espaço e qualidade; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Letras) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lúcia Velloso Maurício;

Lúcia Velloso Mauricio

Programa Mais Educação: indicadores possíveis no município de São Gonçalo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Formação de professores) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lúcia Velloso Maurício;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, N. C. ; GONCALVES, L. S. . Ampliação da jornada escolar no município de São Gonçalo: a experiência do Programa Mais Educação. In: V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013, São Gonçalo. Anais do V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013.

  • GONCALVES, L. S. ; MELO, N. C. . O Programa Mais Educação como proposta de ampliação da jornada escolar em São Gonçalo. In: VII Seminário Internacional - As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade., 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional ? As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade, 2013.

  • NOBRE, Nathália C. de Melo . A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NOS ROMANCES TERRA SONÂMBULA E UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO. 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOBRE, Nathália C. de Melo . O canto de resistência na poesia de Noémia de Sousa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, Nathália C. de Melo . TERRA SONÂMBULA E UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA: AS VIAGENS AO PASSADO E A BUSCA PELA IDENTIDADE NAS OBRAS DE MIA COUTO.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, N. C. ; GONCALVES, L. S. . Ampliação da jornada escolar no município de São Gonçalo: a experiência do Programa Mais Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, N. C. . ?Programa Mais Educação em São Gonçalo: análise de portfólios?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, N. C. ; GONCALVES, L. S. . O Programa Mais Educação como proposta de ampliação da jornada escolar em São Gonçalo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: crescimento de matrículas, concepção tempo-espaço adotada e indicadores de qualidade., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathália Cunha de Melo Nobre - Integrante / Lucia Velloso Mauricio - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Ampliação da Jornada escolar: novas propostas, antigas preocupações, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathália Cunha de Melo Nobre - Integrante / Lucia Velloso Mauricio - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

1º lugar no concurso para professor de inglês 21h do município de Cantagalo/RJ, Prefeitura de Cantagalo/RJ.

2014

7º lugar no concurso para professor de Inglês 16h do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

2014

5º lugar no concurso para professor de Inglês 16h do município de Rio Bonito/RJ, Prefeitura de Rio Bonito/RJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional