Carolina Dias de Almeida Berger

Carolina Berger é artista multimídia, diretora cinematográfica e performer. Especializada em performance intermídia, a partir da fusão entre artes do corpo, tecnologia e audiovisual. Realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes - CTR - ECA -USP. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, da ECA-USP. Mestre em Documentário Cinematográfico pela Universidad del Cine - Buenos Aires (AR). Com prêmios nacionais e internacionais para suas obras audiovisuais documentais (Herança e Paragem do Tempo), a artista realizou estágio de pesquisa e estreia internacional de #LiveLivingPerformanceProject | Awakening Performance em Singapura, orientada pelo ator e diretor Steve Dixon, reitor da LASALLE College of the Arts, e também autor de um dos livros mais importantes sobre performance digital, publicado pelo MIT: Digital performance: a History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. Desenvolve pesquisas prático-teóricas em performance intermídia e dança interativa como meios contemporâneos de produção de presença e performatividade. Em doutorado, Carolina Berger desenvolveu #LiveLivingPerformanceProject, uma trilogia de performances intermídia. Idealizadora de #DigitalSELF|MediaLAB _ Laboratório de Poéticas em Performance Intermídia, que se bifurca em realização e e uma série de workshops nos quais conduz participantes a compreender suas poéticas pessoais, a partir dos conceitos de sua tese sobre ?modalidades de presença?. Atua como pesquisadora associada no LabArteMidia _ Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ECA/USP, certificado pelo CNPQ. Diretora de obras de não-ficção, videoclipes, videodança, cinema corporal, videoarte, performance multimídia e intermídia, e projetos de dança e performance interativa . Desde 2008 atua como professora de linguagem audiovisual, documentário e direção de atores em cursos superiores e de pós-graduação em cinema e TV.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: O princípio das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual
Patrícia Moran Fernandes. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Performance; Performance multimídia; Performance intermídia; cinema expandido; presença; performance digital. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Corpo.

Mestrado em Documentário Cinematográfico

2004 - 2009

Universidad del Cine
Título: El documental autorreferencial contemporáneo: un espacio discursivo de múltiples hibridaciones,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Eduardo Adrián Russo
Palavras-chave: subjetividade; cinema experimental; cinema familiar; cinema subjetivo; documentário auto-referencial; Cinema de não ficção. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Graduação em Comunicação Social - jornalismo

1999 - 2001

Universidade Federal de Santa Maria
Título: ?UM GRÃO DE VERDADE: O CINEMA DIRETO EM BUSCA DAS IMAGENS DO SAGRADO?
Orientador: Sérgio de Assis Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Patricia Moran Fernandes ; BERGER, C. D. A. . Seminário Internacional Arranjos Experimentais: cultura numérica audiovisual. 2013. (Congresso).

BERGER, C. D. A. . Curadoria e produção de ?Mostra Internacional de Hipnose Audiovisual? (Cinema experimental e vídeoarte). 2010. (Festival).

BERGER, C. D. A. . COMISSÃO TÉCNICO CIENTÍFICA DO I FESTIVAL INTERNACIONAL DA PRIMAVERA DE ARTES VISUAIS E ARTES CÊNICAS: Identidade e transversões culturais. 2007. (Festival).

BERGER, C. D. A. . 2º SEMINÁRIO GÁUCHO DE CINEMA E VÍDEO. 2003. (Outro).

BERGER, C. D. A. . COORDENADORA DE PRODUÇÃO, do Santa Maria Vídeo e Cinema, durante o 2º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2003. (Festival).

BERGER, C. D. A. . CURADORA da Mostras Nacional e Internacional de Filmes, durante o 2º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2003. (Festival).

BERGER, C. D. A. . 1º Seminário Gaúcho de Cinema e Vídeo. 2002. (Outro).

BERGER, C. D. A. . CURADORA da Mostra de Filmes Nacional e Internacional durante o 1º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2002. (Festival).

BERGER, C. D. A. . COORDENADORA DE PRODUÇÃO, do Santa Maria Vídeo e Cinema, 1º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2002. (Festival).

BERGER, C. D. A. . ROTAS DA ATUALIDADE. 1999. (Congresso).

BERGER, C. D. A. . 27ª SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 1999. (Outro).

BERGER, C. D. A. . 27ª SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8º Encontro Internacional dos Grupos de Pesquisa: Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia - Membranas. 2018. (Encontro).

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo - Workshop com o artista Dimitris Papaioannou (MITsp - 2016),.Workshop com o bailarino e coreógrafo grego Dimitris Papaioannou. 2016. (Oficina).

IV Jornada Discente PPGMPA - CTR / ECA / USP.O Duplo projetado na performance multimídia. 2014. (Outra).

4th FORMER WEST Research Congress: Documents and Prospects. 2013. (Congresso).

III Jornada acadêmica discente do programa de pós-graduação em meios e processos audiovisuais.A NOÇÃO DE DISPOSITIVO EM PERFORMANCE AUDIOVISUAL DIGITAL. 2012. (Outra).

XVI Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. A noção de dispositivo em obras de performance audiovisual. 2012. (Congresso).

XIV Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. A autoficção no documentarismo latino-americano contemporâneo. 2010. (Congresso).

Oficina de realização de filmes, ministrada por Linda Hattendorf, 5° Nordic Youth Film Festival (2007), de 01 a 10 de junho de 2007..Realização do curta-metragem ?Lost and found? (ficção, 7min, DV CAM).. 2007. (Oficina).

SEMINARIO ?El documental expandido. Estrategias documentales expositivas?, ministrado por Jacobo Sucari. 2006. (Seminário).

SEMINARIO ?CINE Y SOFTWARE?, ministrado Lev Manovish. 2005. (Seminário).

CURSO ? LA IMAGEN DEL CINE Y LA PINTURA, ministrada por Silvia Calvo, no Centro Cultural Ricardo Rojas. 2004. (Outra).

SEMINARIO DE ?CINE DOCUMENTAL? ? ministrado pelo professor e documentarista Patrício Guzman. 2004. (Seminário).

Curso "O cinema de não-ficção, história e linguagem" (Módulo I - oficinas experimentais de cinema -FAMECOS - PUC - RS). 2003. (Oficina).

CURSO SOBRE: O CINEMA DE NÃO-FICÇÃO, HISTÓRIA E LINGUAGEM ? MÓDULO I ? OFICINAS EXPERIMENTAIS DE CINEMA - FAMECOS - PUC- RS, ministrada por Glênio Póvoas. 2003. (Oficina).

OFICINAS DE CINEMA ? MÓDULO 4: FUNDAMENTOS DA MONTAGEM, ministrada por Maria Dora Genis Mourão.. 2003. (Oficina).

Palestrante da Mesa-redonda "Produção Cinematográfica" do I Fórum de Comunicação Social - Curso de Comunicação Social - UNIFRA."Produção Cinematográfica". 2003. (Outra).

?TENDENCIAS E PERSPECTIVAS DO DOCUMENTÁRIO?. 2001. (Outra).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: ?TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO DOCUMENTÁRIO?. 2001. (Outra).

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 2001. (Congresso).

OFICINA SOBRE: ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E CONTINUIDADE, por Antônio Celso - PUC - RS. 2000. (Oficina).

X ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE FACULDADES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2000. (Encontro).

Oficina de direção para filme e VT para iniciantes. 1999. (Oficina).

CURSO DE FOTOGRAFIA, ministrado pelo Professor Luiz Antônio dos Santos Neto, UFSM - Faculdade de Comunicação Social. 1998. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de educação da FAFRA. 1998. (Congresso).

V Encontro Internacional de línguas e culturas lusófonas: Universos da língua portuguesa. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cristina Barretto de Menezes Lopes

HERMES RENATO HILDEBRAND;BERGER, C. D. A.; MELLO, D. C. P. N.. TELAS-JANELAS ? A ZONA COMO O LUGAR DO (IM)POSSÍVEL. 2019. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lima, Ana Izabel et all

BERGER, C. D. A.. Transgêneros: a vida além da identidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Plaza, Alezandre et all

BERGER, C. D. A.. Transmutação: Lourenço Mutarelli. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Dafne Reis Pedroso

Veneza Veloso Mayora Ronsini;BERGER, C. D. A.; Rogério Ferrer Koff. Uma história brasileira: João Moreira Salles e o popular. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria.

BERGER, C. D. A.. MEMBRO DA COMISSÃO DE SELÇÃO do Edital de desenvolvimento de projetos de roteiro de longa-metragem de ficção ? MINC - Secretaria do Audiovisual. 2009. Ministério da Cultura.

BERGER, C. D. A.. Banca examinadora de trabalhos inscritos na categoria reportagem - 5ª Edição PIC (Prêmio Interno de Comunicação) - UFSM. 2003.

BERGER, C. D. A.. Banca examinadora de trabalhos inscritos na categoria vídeo - 5ª Edição PIC (Prêmio Interno de Comunicação) - UFSM. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcus Vinicius Fainer Bastos

MORAN, P.;BASTOS, M.; LOPES, B.; Basbaum, Sergio. O princípio das modalidades da presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual. 2016. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) - ECA-USP.

Marcus Vinicius Fainer Bastos

MORAN, P.; NÓBREGA, Carlos; LOPES, Beth; Basbaum, Sergio;BASTOS, M.. O princícipo das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual. 2016. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) - ECA-USP.

Veneza Mayora Ronsini

BERGER, C. D. A.;RONSINI, Veneza Mayora; BRASIL, S. A.; CASSOL, L. A.. Um grão de verdade: o cinema direto em busca das imagens do sagrado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria.

Almir Antonio Rosa - ALMIR ALMAS

ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir; FERNANDES, PATRICIA MOURAN. A RELAÇÃO ENTRE PERFORMATIVIDADE E O DISPOSITIVO TÉCNICO NA CONSTRUÇÃO DA POÉTICA DA PERFORMANCE DIGITAL. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos AV) - Universidade de São Paulo.

PATRICIA MORAN FERNANDES

Patricia Moran; BASTOS, Marcus; Basbaum, Sérgio; Lopes, Elisabeth Silva; Nobrega, Guto. O principio das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada. 2016. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Fontenelle de Miranda

A mulher, o belto e o sublime: estudo da representação da figura feminina no cinema de Andrei Tarkovsky para composição de obra fotográfica "Do Avesso"; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Cinema, Video e TV) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Carolina Dias de Almeida Berger;

Liciani Piccini Vargas

Co-orientadora: "Banco de histórias: um estudo sobre o controle da narrativa fílmica de documentários pela da mise-en-scène e pela montagem"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Dias de Almeida Berger;

Frederico Maximiano Moura

Co-orientadora: "Deus e o Diabo na terra do sol: alegoria e mito no sertão cultural de Glauber Rocha"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Dias de Almeida Berger;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

PATRICIA MORAN FERNANDES

Live Living Cinema: uma alquimía entre máquina, corpo e autoficção; 2012; Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Patrícia Moran Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERGER, C. D. A. . ?Jogos de encenação entre abismos? sobre o filme ?Os mestres Loucos?. In: Koff, Rogério Ferrer (Org.) et al.. (Org.). ?Uma história a cada filme ? Ciclos de Cinema Histórico ? Vol 3?. 01ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 2010, v. 01, p. 506-518.

  • BERGER, C. D. A. . Energia vital em formas sem fil. Revista Movimento, São Paulo, p. 141 - 153, 15 dez. 2015.

  • BERGER, C. D. A. . O Duplo Projetado na Performance Multimídia de Nástio Mosquito. PPGMPA em Pesquisa e Debate Discentes: Trabalhos da IV Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, p. 169 - 182, 10 nov. 2015.

  • BERGER, C. D. A. . REGIMES DE VISIBILIDADE E DISPOSITIVO TÉCNICO EM VÍDEO MAPPING E LIVE CINEMA. Revista Sala 206, Site da Revista, p. 01 - 16, 05 dez. 2013.

  • BERGER, C. D. A. . " A renovação asiática?. Revista MIX do Jornal Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 14 - 15, 27 jan. 2007.

  • BERGER, C. D. A. . ?Cenas da vida privada?. Revista MIX do Jornal Diário de Santa Maria, p. 14 - 15, 21 ago. 2006.

  • BERGER, C. D. A. . ?Nos Caminhos do documentário?. Revista MIX do Jornal Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 14 - 15, 19 jun. 2004.

  • BERGER, C. D. A. . ?O cinema da diversidade. Um cinema social?. Jornal Especial do Fórum Social Mundial, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, p. 10 - 10, 03 fev. 2002.

  • BERGER, C. D. A. ; Maura Martins . ?Santa Maria nas rotas do cinema?. Jornal Primeira Quadra, p. 6 - 6, 27 out. 2000.

  • BERGER, C. D. A. ; Maura Martins . Cinema Cor-de-rosa. Jornal Primeira Quadra, Santa Maria, p. 04 - 04, 18 dez. 1999.

  • BERGER, C. D. A. . A noção de dispositivo técnico em obras de performance audiovisual. In: AVANCA/CInema - International Conference, 2013, Avanca. Avanca / Cinema 2013. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2013. v. 1.

  • BERGER, C. D. A. . Principle of the Poetics Presence Modality. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERGER, C. D. A. . Awakening Performance. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERGER, C. D. A. . A fundação ?Digital Self? como duplo projetado na obra do performer multimídia Nástio Mosquito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERGER, C. D. A. . ?O Duplo Projetado na Performance Multimídia de Nástio Mosquito?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERGER, C. D. A. . O Duplo projetado na performance multimídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BERGER, C. D. A. . A autoficção no documentarismo latino-americano contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HOLTGEN, S. ; BERGER, C. D. A. . Códigos & Circuitos its: obstáculos, desvios e atalhos no ensino e pesquisa (através) de softwares e hardwares Vintage, 2018. (Tradução/Artigo).

  • Manson, Caden ; Nelson, Jemma ; BERGER, C. D. A. . Contemporary Performance Almanac. Nova Iorque: Contemporary Performance, 2016 (Almanaque - Arte contemporânea - Internacional).

  • BERGER, C. D. A. . Sobre ?Valsa com Bashir?, de Ari Folman 2011 (Artigo).

  • BERGER, C. D. A. . Sobre ?Berlim 10/90?, de Robert Kramer 2011 (Artigo).

  • BERGER, C. D. A. . Reflexiones sobre lo irrealizable en el documental 2011 (Crônica).

  • BERGER, C. D. A. . Sobre ?Vozes Espirituais?, de Alexander Sokurov 2011 (Monografia acadêmica - Artigo).

  • BERGER, C. D. A. . Imagens Primitivas, apropriações documentais: o cinema como memória pública, memória moderna, memória em movimento. Texto de apresentação de seminário "Imagens primitivas, apropriações documentais" promovido pela CESMA- Cineclube Lanterninha Aurélio 2006 (Texto de apresentação de Seminário).

  • BERGER, C. D. A. . Texto "Imagens primitivas, apropriações documentais: uma primeira conclusão, além da história contada". Conclusão de seminário "Imagens primitivas, apropriaçãoes documentais" promovido pela CESMA - Cineclube Lanterninha Aurélio - 2006 (Texto de conclusão de Seminário).

  • BERGER, C. D. A. . ?Cenas de estórias de uma história? 2002 (Catálogo de Festival de Cinema).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BERGER, C. D. A. . DIRETORA, MONTADORA E ROTEIRISTA do ?Paragem do tempo? (Betacam digital, cor, 2009) vencedor do DOCTV Brasil IV, no Rio Grande do Sul. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).

BERGER, C. D. A. . Bolsista do Projeto de Extensão "Programa Televisivo - Programa 8". 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).

BERGER, C. D. A. . Autora projeto de Ensino "Um grão de verdade: o cinema direto em busca das imagens do sagrado". 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).

BERGER, C. D. A. . Digital Self Workshop. 2013; Tema: Site de workshop Digital Self. (Site).

BERGER, C. D. A. . Noção de dispositivo em performance audiovisual. 2013; Tema: Performance Audiovisual. (Site).

BERGER, C. D. A. . Site e Blog de Carolina Berger. 2011; Tema: Site com obras e escritos. (Site).

BERGER, C. D. A. . Artes Audiovisuais. 2011; Tema: Audiovisual. (Blog).

BERGER, C. D. A. . Pesquisa em Audiovisual. 2011; Tema: Audioviosual. (Blog).

BERGER, C. D. A. ; Paulo Antonio Carvalho Costa . CorpoVetor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . CorpoMídia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Daniel Lima ; BERGER, C. D. A. . Palavras Cruzadas. 2018. (Assistência de Set).

BERGER, C. D. A. . #DigitalSelfMediaLab: laboratório de poéticas em performance intermídia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Patricia Moran Fernandes ; BERGER, C. D. A. . Cinemas Transversais. 2016. (Editoração/Livro).

BERGER, C. D. A. . Relatório Científico de Bolsa de Doutorado Fluxo Contínui. 2014. (Relatório de pesquisa).

BERGER, C. D. A. . Relatório de exame de qualificação de doutorado. 2014. (Relatório de pesquisa).

BERGER, C. D. A. . Oficina de Introdução ao documentário audiovisual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. ; La Ferla, Jorge . Disciplina de Documentário - Curso de Especialização em Cinema - UNIFRA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BERGER, C. D. A. . Oficina ?Faça você mesmo?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . Oficina de ?Introdução ao roteiro: modelos e práticas?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . ?Notas sobre a forma do documentário?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

BERGER, C. D. A. . MINISTRA aulas de Direção e Roteiro em Oficina de formação audiovisual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . MINISTRA Oficina de Audiovisual Experimental Faça Voce mesmo I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . MINISTRA Oficinas de Documentário em 6 cidades - Pontão FOCU - Formação Audiovisual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . Ministra Oficina ?Faça você mesmo II ?, de Cinema Experimental Pessoal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . MINISTRA mini-curso "Educando o olhar com o cinema pessoal" - II Congresso de Educação, Arte e Cultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . MINISTRA curso ?Educando o olhar, praticando o cinema pessoal?, no para alunos do Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora de Fátima. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . MINISTRA curso ?Educando o olhar, praticando o cinema pessoal?, no para alunos do Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora de Fátima. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . Palestra sobre o filme "Os mestres loucos" (Jean Rouch) no XX Ciclo de Cinema Histórico: do documento ao documentário. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . Palestra ?Investigação Histórica no Documentário e Subjetividade?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . Audiovisual Experimental ? Imersão/Intervenção. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . ?Audiovisual e tecnologias portáteis: experimentação estética pessoal?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . Mini-curso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . Diretora de produção do Curta-metragem: FOME DE QUE? (Luiz Alberto Cassol, 35mm, em finalização). 2007. (Diretora de produção).

BERGER, C. D. A. . Seminário Imagens primitivas, apropriações documentais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . Oficina de elaboração de projetos de não-ficção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . Palestra ?O documentário Cinematográfico ? uma História de criatividade, da exposição à primeira pessoa?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . Workshop ?Construindo a idéia do documentário?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERGER, C. D. A. . Continuista do curta-metragem "Cinza e Vermelho" (de Kitta Tonetto, 2004, 16mm). 2004. (continuista).

BERGER, C. D. A. . Aula de continuidade, III Curso de Extensão em Cinema Digital. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, C. D. A. . DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL. 2003. (Editoração/Outra).

BERGER, C. D. A. . Produtora e assistente de direção do documentário curta-metragem ?INSANIDADES? (Betacam SP, 2003),. 2003. (assistente de direção).

BERGER, C. D. A. . Aula de continuidade, II Curso de Extensão em Cinema Digital. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Maria Cristina Tonetto (diretora) ; BERGER, C. D. A. . Continuista do curta-metragem ?AMIZADE? (Kitta Tonetto, 16mm e Digital). 2001. (CONTINUISTA).

BERGER, C. D. A. . Continuista do curta-metragem ?A ÚLTIMA TRINCHEIRA?(Rondon de Castro, 35mm, 2001). 2001. (CONTINUISTA).

BERGER, C. D. A. . Continuista do longa-metragem ?MANHÃ TRANSFIGURADA? (de Sérgio de Assis Brasil, em finalização). 2001. (CONTINUISTA).

BERGER, C. D. A. . Produtora e operadora de câmera do Vídeo Documentário ?Acordes e Angústias?. 2001. (PRODUTORA e OPERADORA DE CÂMERA).

BERGER, C. D. A. . Continuista do curta-metragem "Amizade" (Kitta Tonetto, 16mm e DV CAM, 12 min, 2001). 2001. (continuista).

BERGER, C. D. A. . Integrante da equipe da Facos Agência de Comunicação Integrada. 1999. (jornalista).

BERGER, C. D. A. . Performance Promessa. 2012. Performática.

BERGER, C. D. A. . Ethereum II Movimento. 2019. Performance.

BERGER, C. D. A. . Escultura Etérea - Ethereum Útero. 2019. Vídeo.

BERGER, C. D. A. ; Paulo Antonio Carvalho Costa . Corpo_artifício. 2019. Performance.

BERGER, C. D. A. . Aural Genesis Live Machina. 2018. Performance.

BERGER, C. D. A. . Video-instalação Vídeo Vísceral VHS ? no Grito Rock/Santa Maria ? pelo Núcleo Visceral de Imagens Técnicas ? Macondo Coletivo.. 2011. Instalação.

BERGER, C. D. A. . - Idealiza e realiza a projeção e edição de ?Apropriação Sonorovisual? de filme silencioso de Santa Maria em 1909. 2010. Vídeo.

BERGER, C. D. A. . Ethereum. 2018 (Videoperformance).

BERGER, C. D. A. ; DIXON, P. D. S. . Performance do Despertar | Awakening Performance. 2015 (Catálogo de Festival de Cinema).

BERGER, C. D. A. . Lícia na Orla das Maravilhas. 2014 (Performance Multimídia).

BERGER, C. D. A. . Lícia Na Orla das Maravilhas. 2014 (Performance Multimídia).

BERGER, C. D. A. . Lícia na Orla das Maravilhas. 2014 (Performance Multimídia).

BERGER, C. D. A. . Tenopasse Hackianista. 2014 (Performance Multimídia).

BERGER, C. D. A. . Performance de Indomissão. 2014 (Performance Multimídia).

BERGER, C. D. A. . Performance Promessa. 2012 (Performance).

BERGER, C. D. A. . Happening ?Video-Reação? como parte de ações do Grito Rock ? pelo Núcleo Visceral de Imagens Técnicas ? Macondo Coletivo. 2011.

BERGER, C. D. A. . "Quando fecho os olhos". 2011 (Direção geral, edição e finalização de imagem e execução ao vivo de mixagem de imagensem performance).

BERGER, C. D. A. . Dias no tempo (documentário, digital, 37?, Brasil e Argentina). 2010 (Diretora, roteirista, montadora e produtora).

BERGER, C. D. A. . Direção e roteiro do documentário curta-metragem Herança (DVCAM, 24min45seg, Março 2007). 2007 (Direção e roteiro).

BERGER, C. D. A. . Produtora e curadora da MOSTRA DE CINEMA E VÍDEO EM CURTA-METRAGEM REALIDADES CULTURAIS, QUESTÕES AMBIENTAIS, parte da programação do I FESTIVAL INTERNACIONAL DA PRIMAVERA DE ARTES VISUAIS E ARTES CÊNICAS: Identidade e transversões culturais. 2007 (PRODUTORA E CURADORA).

BERGER, C. D. A. . Participante (audiovisual) da Performance de encerramento (com a intervenção "Santos Televisivos" e projeção de vídeo "A espera" do I FESTIVAL INTERNACIONAL DA PRIMAVERA DE ARTES VISUAIS E ARTES CÊNICAS: Identidade e transversões culturais. 2007 (Performance audiovisual, intervenção audiovisual ?Santos Televisivos?).

BERGER, C. D. A. . Roteirista, Diretora e Produtora do vídeo documentário ?Clínica? (Mini DV, 15min, 2006). 2006 (Roteirista, Diretora e Produtora).

BERGER, C. D. A. . Roteirista, diretora e editora do video documentário ?Pero mejores, no...? (Mini DV, 20min45seg, 2006). 2006 (ROTEIRISTA, DIRETORA , EDITORA).

BERGER, C. D. A. . Diretora e Roteirista da vídeo-carta "Wonderful images of love life and hunger " (Mini DV, 6 min). 2006 (direção e roteiro).

Saturnino Rocha (Diretor) ; BERGER, C. D. A. . PRODUTORA LOCAL DE EPISODIO: ?O SERVO DE DEUS?, para RBS TV ? Rio Grande do Sul, da serie de documentários televisivos ?HISTÓRIAS EXTRAORDINARIAS?. 2005.

BERGER, C. D. A. . Roteirista e diretora do vídeo documentário ?Álbum? (MINI DV, em 2° corte com 42 min). 2005 (DIREÇÃO e ROTEIRO).

Guilherme Castro (Diretor) ; BERGER, C. D. A. . ASSISTENTE DE PRODUÇÃO NOS EPISÓDIOS: ?MARIAZINHA PENNA?. 2004.

BERGER, C. D. A. ; Luiz Alberto Cassol (Diretor) . Roteirista e co-diretora do vídeo Documentário ?Versões? (Betacam, 2003, 25 min). 2003 (DIRETORA).

BERGER, C. D. A. . PRODUTORA E REPÓRTER, de 06 (SEIS) PROGRAMAS DE TELEVISÃO: TV OVO NO ÔNIBUS, de julho de 2001 a março de 2002. 2002.

BERGER, C. D. A. . Produção de textos e arte do Fanzine Cineclube Porão. 2002 (PRODUÇÃO DE TEXTOS E ARTE).

BERGER, C. D. A. . Diretora de arte e produtora do Vídeo Clipe da Banda Low Cash Over Flow,música. 2002 (DIRETORA DE ARTE E PRODUTORA).

BERGER, C. D. A. . Roteirista e diretora do Vídeo Clipe da banda T.S.F, música. 2002 (ROTEIRISTA e DIRETORA).

BERGER, C. D. A. . Diretora do vídeo Clipe da Banda Inseto Social, música. 2002 (Diretora).

BERGER, C. D. A. ; Luiz Alberto Cassol (Diretor) . Roteirista e co-diretora do Vídeo Documentário ?MOVIMENTOS? (VHS, HI-8, 4?45??). 2002 (Direção).

BERGER, C. D. A. ; Maria Cristina Tonetto (diretora) . ASSISTENTE DE PRODUÇÃO NO EPISÓDIO: ?IMEMBUI?, para a RBS TV ? Rio Grande do Sul, referente as Séries HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS. 2001.

BERGER, C. D. A. ; Maria Cristina Tonetto (diretora) . ASSISTENTE DE PRODUÇÃO NOS EPISÓDIOS: ?CEMITÉRIO DOS BARBOSA?, para a RBS TV ? Rio Grande do Sul, referente à Série HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS, realizando pesquisa de locações e de objetos cenográficos. 2001.

BERGER, C. D. A. . Roteirista e diretora do Vídeo documentário ?Nossa Senhora? (S-VHS, 38 min). 2001 (direção e roteiro).

BERGER, C. D. A. . Diretora e produtora do programa televisivo "PROGRAMA 8? - TV CAMPUS - UFSM. 2001 (Diretora e produtora).

BERGER, C. D. A. . Integrante do júri do 5° Santa Maria Vídeo e Cinema - Mostra Nacional Competitiva de Vídeo. 2006 (Comissão julgadora) .

BERGER, C. D. A. . Membro do Cineclube ?LANTERNINHA AURÉLIO?. 2003 (MEMBRO do Cineclube ?LANTERNINHA AURÉLIO?) .

BERGER, C. D. A. . Integrou e equipe de projeto e produção do catálogo 2° Santa Maria Vídeo e Cinema. 2002 (INTEGROU a Equipe de Projeto e Produção do 2° Santa Maria Vídeo e Cinema) .

BERGER, C. D. A. . Membro do Cineclube ?PORÃO?, em Santa Maria ? RS, nos anos de 2001 e 2002.. 2001 (MEMBRO do Cineclube ?PORÃO?, em Santa Maria ? RS, nos anos de 2001 e 2002. 3.1.31) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS DIGITAIS INTERATIVOS EM MULTITELAS, MULTIPLATAFORMAS E AMBIENTES IMERSIVOS, Descrição: Projeto de pesquisa que dá continuidade aos três projetos de pesquisa anteriores (Conteúdos interativos para multiplataformas digitais; Criação artística de design para interface da IPTV USP e produção de conteúdo para streming em IPTV; Namahaiku: cinema expandido e live-image); sendo, portanto, um projeto integrador. Este projeto pesquisa a exploração dos recursos de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas. Pesquisa-se a criação e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais digitais com o uso de sistemas computacionais que permitem a convergência de plataformas e de telas e suporte à interatividade para a sua produção, transmissão e exibição via a) aplicativos (APIs) desenvolvidos para o middleware GINGA, do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb); b) interatividade em objetos, espaços e ambientes imersivos e experiências físicas via softwares open-sources baseados em linguagem computacional de código criativo para cross e multiplataforma; c) aplicações em multitelas e multiplaformas, na convergência de plataformas, mídias e conteúdo, tendo como base a interação do espectador (interator) e o intercâmbio entre os subsistemas das telas e plataformas que compõem a pesquisa. Pesquisa-se, assim, as linguagens poéticas, estéticas e técnicas de criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade em locais específicos e em mídias móveis e locativas e a sinergia entre o humano e os aparatos tecnológicos das artes. A pesquisa busca criar uma dimensão de fruição dos conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, nas seguintes proposições: a) A proposta visa desenvolver e implementar um sistema de produção, transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais para plataformas digitais em telas grandes e pequenas. b) Desenvolvimento de Interfaces para transmissão, interatividade e exibição dos conteúdos produzidos em ambientes de convergência de telas grandes e pequenas e de múltiplas plataformas. c) Integração de tecnologias que atendam aos requisitos de utilização de sistemas computacionais e ambientes convergentes, multiplataformas e imersivos multidisciplinares. d) Desenvolvimento de interfaces interativas (com uso de sensores e disparadores), pra transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais digitais. e) Pesquisar as linguagens técnicas e estéticas e os fluxos na produção de conteúdos audiovisuais digitais para telas múltiplas e múltiplas plataformas e com processos interativos. f) Pesquisar o fluxo de produção de conteúdos audiovisuais em ambientes de convergências de plataformas. g) Estudo de linguagem de uso e linguagem de produção e fluxo de produção para conteúdos audiovisuais digitais com processos interativos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carolina Dias de Almeida Berger - Integrante / Almir Antônio Rosa - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Criação de conteúdos audiovisuais digitais interativos em multitelas, multiplataformas e ambientes imersivos, Descrição: Projeto de pesquisa que dá continuidade aos três projetos de pesquisa anteriores (Conteúdos interativos para multiplataformas digitais; Criação artística de design para interface da IPTV USP e produção de conteúdo para streming em IPTV; Namahaiku: cinema expandido e live-image), e pesquisa a exploração dos recursos de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas. Pesquisa-se a criação e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais digitais com o uso de sistemas computacionais que permitem a convergência de plataformas e de telas e suporte à interatividade para a sua produção, transmissão e exibição via a) aplicativos (APIs) desenvolvidos para o middleware GINGA, do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb); b) interatividade em objetos, espaços e ambientes imersivos e experiências físicas via softwares open-sources baseados em linguagem computacional de código criativo para cross e multiplataforma; c) aplicações em multitelas e multiplaformas, na convergência de plataformas, mídias e conteúdo, tendo como base a interação do espectador (interator) e o intercâmbio entre os subsistemas das telas e plataformas que compõem a pesquisa. Pesquisa-se, assim, as linguagens poéticas, estéticas e técnicas de criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade em locais específicos e em mídias móveis e locativas e a sinergia entre o humano e os aparatos tecnológicos das artes. A pesquisa busca criar uma dimensão de fruição dos conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, nas seguintes proposições: a) A proposta visa desenvolver e implementar um sistema de produção, transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais para plataformas digitais em telas grandes e pequenas. b) Desenvolvimento de Interfaces para transmissão, interatividade e exibição dos conteúdos produzidos em ambientes de convergência de telas grandes e pequenas e de múltiplas plataformas. c) Integração de tecnologias que atendam aos requisitos de utilização de sistemas computacionais e ambientes convergentes, multiplataformas e imersivos multidisciplinares. d) Desenvolvimento de interfaces interativas (com uso de sensores e disparadores), pra transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais digitais. e) Pesquisar as linguagens técnicas e estéticas e os fluxos na produção de conteúdos audiovisuais digitais para telas múltiplas e múltiplas plataformas e com processos interativos. f) Pesquisar o fluxo de produção de conteúdos audiovisuais em ambientes de convergências de plataformas. g) Estudo de linguagem de uso e linguagem de produção e fluxo de produção para conteúdos audiovisuais digitais com processos interativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Dias de Almeida Berger - Integrante / Almir Antônio Rosa - Coordenador.

  • 2012 - 2016

    O princípio das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual, Descrição: Estudo sobre como a tecnologia imprime marcas expressivas na poética de obras de Live Cinema. Definimos Live Cinema como uma arte audiovisual performática, na qual o criador manipula imagens e sons em tempo real, em um ambiente não padronizado, para um público presente. Análise de obras de Live Cinema com o objetivo de produzir um mapeamento e detalhamento de sua poética, entendendo poética como um modo de fazer. Criação de experimento de performance audiovisual, intitulado Live Living Cinema, cujo foco é investigar as potencialidades de uma poética documental e cotidiana, em um meio expressivo no qual a difusão da obra acontece em tempo real. Focando em como os processos tecnológicos estão presentes na criação, algumas questões relativas à técnica surgirão, pois o problema central da pesquisa é detalhar a construção da poética de artistas que utilizam as tecnologias disponíveis para reinventar as ferramentas e questionar seus usos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolina Dias de Almeida Berger - Coordenador / Patricia Moran Fernandes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

?Troféu Sérgio de Assis Brasil? por destacar-se na área de produção audiovisual., Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.

2008

DOCTV IV - Rio Grande do Sul - Documentário "Paragem do tempo", ABEPEC, TVE-RS, Ministério da Culltura.

2007

PREMIADA NO CONCURSO DE IDÉIA DE CURTA-METRAGEM NUFF GLOBAL CHANGE ? IDEA COMPETITION, pelo Festival Nórdico de Cinema Jovem, prêmio para a produção do projeto de curta-metragem ?Um deserto no pampa?, NUFF Global (Nordic Youh Film Festival) Fundação The Minor Fundation for Major Challenges.

2007

Documentário Herança (direção e roteiro) PRÊMIO DE MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM categoria Vídeo Nacional Independente no 15° GRAMADO CINE VIDEO, Gramado Cine Vídeo.

2007

Documentário Herança (direção e roteiro) PRÊMIO DE MELHOR FILME NO 6° SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA ? MOSTRA COMPETITIVA SANTA MARIA E REGIÃO, Santa Maria Vídeo e Cinema.

2007

Documentário Herança (direção e roteiro) PRÊMIO DE MELHOR DIREÇÃO no 6° Santa Maria Vídeo e Cinema ? Mostra Competitiva Santa Maria e Região, pelo documentário curta-metragem., Santa Maria Vídeo e Cinema.

2003

CLASSIFICADA EM 3º LUGAR, ENTRE 59 CANDIDATOS DO RIO GRANDE DO SUL, NO CONCURSO do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro ? I DOC TV, Ministério da Cultura e da Rede Pública de TV.

1999

CERTIFICADO DE 1º LUGAR NA CATEGORIA FOTOGRAFIA E SUB-CATEGORIA FOTO EXPERIMENTAL, COM O TRABALHO ?ÊXTASE?, conferido pelo PIC II Prêmio Interno de Comunicação, Faculdade de Comunicação Social - UFSM.

1999

VENCEDORA NA CATEGORIA MIDIA IMPRESSA, SUBCATEGORIA EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS DE LABORATÓRIO, FAMECOS - PUC - RS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. , Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Butantã, 05508020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 998185388, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Coletivo Digital

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante Worskshop, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Parceria para ministrar curso de projeto de ensino resultante de pesquisa de doutorado, #DigitalSelfMediaLab. Mais informações em http://carolinaberger.com.br/medialab/

  • 2013 - 2013

    Centro Universitário Belas Artes

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: TV, vídeo e convergências midiáticas

  • 2012 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - 2017

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22

    Outras informações:
    Cursos: RTVI Cinema Jornalismo Disciplinas: Linguagem Audiovisual Comunicação Visual Direção de Atores

  • 2013 - 2016

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Relatório final avaliado por parecerista como pertinente e com problemática contemporânea, com metodologia teórico-prática inovadora, permitindo abordagem de experiência artística. Ressalta adequação entre campo teórico e campo prático em termos de boa composição reflexiva.

  • 2008 - 2008

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 8