Francisco Alexandre Rocha Pinto

Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em julho de 1981; Mestrado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com a Dissertação: Resíduos Sólidos Industriais: Caracterização e Gestão. O Caso do Estado do Ceará, em setembro de 2004; MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, pela Universidade: Universidade Paulista (UNIP), com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Avaliação do Sistema da Gestão Ambiental de Indústrias de Beneficiamento da Castanha do Caju, localizadas no município de Fortaleza, Estado do Ceará, na cidade de Fortaleza em agosto de 2012; Especialização Saneamento e Controle Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com a Monografia: Coleta Seletiva no Bairro de Fátima em outubro de 1993; Especialização em Tecnologia de Alimentos (Frutos Tropicais) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em dezembro de 1987. Experiência nas Área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em: Química Ambiental, Gestão Ambiental, Estudos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Análise de Riscos,Impactos Ambientais,Qualidade: do Ar, das Águas, e do Solo, Poluição Atmosférica, Poluição Hídrica, Resíduos Sólidos (Urbanos, Industriais, Construção e Serviços de Saúde), e Poluição Sonora, Atualmente Químico Industrial da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) - Órgão Ambiental do Estado do Ceará.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos)

2001 - 2004

Universidade Federal do Ceará
Francisco Suetônio Bastos Mota.Palavras-chave: Resíduos Sólidos Industriais.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Controle Ambiental / Especialidade: Saneamento Ambiental.

Especialização em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental

2000 - 2012

Universidade Paulista
Orientador: Paulo Roberto Gomes de Assis

Especialização em Especialização Em Saneamento e Controle Ambiental

1993 - 1993

Universidade Federal do Ceará

Especialização interrompida em 1987 em Tecnologia de Alimentos

1985 - Interrompido

Universidade Federal do Ceará
Ano de interrupção: 1987

Graduação em Química Industrial

1977 - 1981

Universidade Federal do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Identificação de Sítios Contaminados por PCB. (Carga horária: 146h). , Universidade de São Paulo.

2013 - 2013

Atendimento a Emergências Químicas. (Carga horária: 32h). , Ministério da Saúde.

2013 - 2013

Atendimento a Emergências Químicas. (Carga horária: 16h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

2013 - 2013

Inventários Corporativos de Gases do Efeito Estufa. (Carga horária: 16h). , Confederação Nacional da Indústria - DF.

2012 - 2012

Extensão universitária em IV Curso de Extensão em Economia Ecológica. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Auditor Líder do Sistema de Gestão 14001. (Carga horária: 40h). , BSI Management Systems.

2012 - 2012

Identificação de Sítios Contaminados por BCP. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo.

2011 - 2011

Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Estado do Ceará.

2011 - 2011

Vigilância de Populações Expostas aos Riscos. (Carga horária: 40h). , Secretária de Saúde do Estado do Ceará.

2011 - 2011

EIA/RIMA para Empreendimentos Eólicos. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

2011 - 2011

Auditoria Ambiental. (Carga horária: 15h). , Fundação de Estudos do Mar.

2009 - 2009

Extensão universitária em XII Curso Superior de Dirección Pública Local para. (Carga horária: 100h). , Asociación para el Desarrollo Esratégico de Zaragoza.

2009 - 2009

Regionalização e Gestão Associada de Serviços. (Carga horária: 16h). , Ministério do Meio Ambiente.

2009 - 2009

Análise de Risco Ambientais. (Carga horária: 8h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Inorgânicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Controle Ambiental/Especialidade: Gestão Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Controle Ambiental/Especialidade: Conforto Acústico.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Controle Ambiental/Especialidade: Saneamento Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. 2013. (Congresso).

26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. 2011. (Congresso).

24º Congresso da Associação Brasileira de Engenhraria Sanitária e Ambiental - ABES. 2007. (Congresso).

23 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Ceará. 2005. (Congresso).

22 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Controles e Monitoramentos Ambientais em Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Caju no Estado do Ceará. 2003. (Congresso).

21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Acompanhamento do Co-Processamento do Resíduo Revestimento Gasto de Cubas - R.G.C. em Forno de Clinquer de uma Fábrica de Produção de Cimento. 2001. (Congresso).

IX Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Poluição Sonora: Um Levantamento de Dados da Cidade de Fortaleza no Período de 1988 à 1998.. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ivan Dias Aguiar de Carvalho

PINTO, F. A. R.. Estudo Simplificado de Impacto Ambiental em Barragem: Estudo de Caso - Barragem Catu - Aquiraz - CE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Aluno: Renata de Azevedo Paiva

PINTO, F. A. R.. Ambiente Construído e Acessibilidade: Adaptação do Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Aluno: Thais Callou de Holanda

PINTO, F. A. R.. Índice de Áreas Verdes: Estudo de Caso na Zona Central do Crato. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Idivan Vieira Nunes

VIEIRA NUNES, A. I.MOTA, F. S. B.; LACERDA, L. D.. Resíduos Sólidos Industriais: Caracterização e Gestão. O caso do estado do Ceará.. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos)) - Universidade Federal do Ceará.

Luiz Drude de Lacerda

Lacerda, L.D.; MOTA, F. S. B.; Nunes, A.I.V.. Resíduos sólidos industriais: Caracterização e gestão. O caso do Estado do Ceará. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos)) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Geísa Vieira Vasconcelos

Elaboração do Gerenciamento de Resíduos Sólidos como Ferramenta da Gestão Ambiental de uma Indústria Metalúrgica, localizada no município de Pacatuba, Estado do Ceará, aliado a Prática de Produção Mais Limpa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Estado do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

ANTONIA GENILSA PINHEIRO

Gestão Ambiental em uma Indústria do Ramo Têxtil, localizada no Município de Maracanaú, Estado do Ceará; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Estado do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Fábio Bandeira Maciel

A Importância da Ferramenta de Auditoria para Avaliar o Sistema de Gestão Ambiental de uma Empresa Têxtil (Dênin) (Orientador do Artigo Científico); 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Maria da Penha Cavalcanti Lima

: Importância da Gestão Ambiental e do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em Postos de Revenda de Combustíveis; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Perícia e Auditoria Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Eveline Maria de Oliveira

Educação Ambiental: Coleta Seletiva em Ambiente Escolar, na Escola de Ensino Fundamental Maria Odnilra, localizada no município de Fortaleza, estado do Ceará; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Estado do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Maria de Fátima Nogueira da Silva

A Gestão Ambiental dos Resíduos de Construção Civil na Obra do TRANSFOR: Corredor de Transporte Antônio Bezerra - Papicu; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Estado do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Paulo Roberto Gomes de Assis

Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais na Indústria de Beneficiamento da Castanha do Caju Localizada no Município de Fortaleza, Estado do Ceará; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Estado do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

José Fernandes Saboya

Uma Abordagem sobre o Ruído em uma Indústria de Biscoito e Massas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Edinete da Costa Lima

Produção de Resíduos Sólidos Urbanos em Áreas de Proteção Ambiental: Mangue Foz do Rio Cocó/Fortaleza/CE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Estado do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Antônio Fernando da Silva Viana

Auditoria Ambiental como Instrumento de Gestão Ambiental para Sustentabilidade da Carcinicultura no Município de Aracati/CE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Silvia Germana Luz Maciel

Impactos dos Aerogeradores sobre a Avifauna e Quiropterofauna no Estado do Ceará; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Pedro Ribeiro da Silva Filho

Modelo de Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos para Carcinicultura no Estado do Ceará; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Ambiental e Saneament) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Ivan Dias Aguiar de Carvalho

Estudo Simplificado de Impacto Ambiental em Barragem: Estudo de Caso - Barragem Catu - Aquiraz - CE (Participação da Banca de Defesa da Monografia); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Renata de Azevedo Paiva

Ambiente Construído e Acessibilidade: Adaptação do Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Thais Callou de Holanda

Índice de Áreas Verdes: Estudo de Caso na Zona Central do Crato; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Maria de Fátima Nogueira da Silva

Resíduos Sólidos na Construção Civil: Estudo de Caso na Obra do TRANSFOR em Fortaleza/CE; Caracterização e Gestão dos Resíduos de Construção Civil do Corredor de Transporte Antônio Bezerra - Papicu; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Estado do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Célia Maria Ramos Coelho

Indicadores Ambientais em uma Refinaria no Estado do Ceará - 2002 a 2006; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Francisco Josias Andrade de Carvalho

Efeitos e Causas da Poluição Sonora em Ambientes de Trabalho; O Caso de uma Indústria de Transformação; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Silvano José Brito de Oliveira

Efeitos e Causas de Poluição Sonora em Ambientes de Trabalho; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Célia Imaculada Lara Pereira

Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Maria Luiza Távora de Holanda

Propaganda e Publicidade em Termos de Poluição Visual no Município de Fortaleza; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Gecilda Sampaio de Souza

Poluição Sonora nos Shoppings de Fortaleza; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Mark Augusto Lara Prereira

Aterros Sanitários Utilizados para Tratamento dos Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Fortaleza; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Marcelo Vasconcelos Arcoverde

Substituição do Processo de Serigrafia pela Impressão a LASER; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Neila Lima Vasconcelos

Aplicação de Ozônio com a Função da Minimização da Emissão de Odores em uma Indústria de Fabricação de Defensivos Agrícolas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Rafael Cunto

Produção Limpa, Produto Concebido pelo Ecodesing; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Fabiano de Carvalho Scipião

Medição Individualizada de Água como Ferramenta para Redução de Consumo e Desperdício de Água; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Luciano Cândido Moura

Resíduo Líquido de Derivado de Petróleo (Classe I e II) e Etanol no Seguimento de Distribuição de Petróleo: Reciclagem/Recuperação sem Comprometer o Meio Ambiente e o Ecossistema; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

FRANCISCO MÁRCIO CAVALCANTE PINHEIRO

Classificação dos Efluentes Industriais das Indústrias de Galvanoplastia, em Pequenas Peças, do Município de Juazeiro do Norte/CE; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaizção em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Fernando Costa Gurgel

Estudo dos Impactos Ambientais de uma Indústria de Defensivos Agrícolas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Antenor de Barros Leal Neto

Gestão Ambiental na Indústria de Petróleo; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Francisco Alexandre Rocha Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Suetonio Bastos Mota

Resíduos sólidos industriais: caracterização e gestão; O caso do Estado do Ceará; 2004; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco Suetonio Bastos Mota;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, F. A. R. . Poluição Sonora: Um Levantamento de Dados da Cidade de Fortaleza no Período de 1988 à 1998. Acústica e Vibrações, Florianípolis Santa Catarina, v. 25, n.julho/2000, p. 51-58, 2000.

  • PINTO, F. A. R. (Org.) ; LIMA, M. A. B. B. (Org.) ; SOUZA, J. W. H. (Org.) . O Que é Poluição. 1. ed. Fortaleza: Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE, 1999. v. 1. 39p .

  • PINTO, F. A. R. . Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Ceará. In: 23 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande / MS. Anais do 23 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. ABES Nacional: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), 2005.

  • PINTO, F. A. R. . Controle e Monitoramentos Ambientais em Indústria de Beneficiamento de Castanha de Cajú no Estado do Ceará. In: 22 Congresso Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22 Congresso Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. ABES Nacional: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), 2003.

  • PINTO, F. A. R. . Acompanhamento do Co-Processamento do Resíduo Revestimento Gasto de Cuba (RGC) em Forno de Clínquer de uma Fábrica de Cimento. In: 21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. ABES Nacional: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001.

  • PINTO, F. A. R. . Poluição Sonora: Um Levantamento de Dados da Cidade de Fortaleza no Período de 1988 à 1998. In: IX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000, Porto Seguro - Bahia. Anais do IX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000.

  • PINTO, F. A. R. . Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Ceará.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, F. A. R. . Controles e Monitoramentos Ambientais em Industriais de Beneficiamento de Castanhas de Caju no Estado do Ceará. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, F. A. R. . . Acompanhamento do Co-Processamento do Resíduo Revestimento Gasto de Cubas (RGC), em Forno de Clínquer de uma Fábrica de Produção de Cimento,. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, F. A. R. . Poluição Sonora: Um Levantamento de Dados da Cidade de Fortaleza no Perído de 1988 à 1998. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, F. A. R. . Poluição Sonora: Um Levantamento de Dados da Cidade de Fortaleza no Período de 1988 à 1998.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, F. A. R. . Avaliação do Sistema de Gestão Ambiental de Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Cajú. 2012.

PINTO, F. A. R. . Resíduos Sólidos Industriais: Caracterização e Gestão. O Caso do Estado do Ceará. 2004.

PINTO, F. A. R. ; MORAIS, J. S. . Recomendações para o Projeto de Lei Instituindo a Política Estadual de Saneamento Ambiental do Estado do Ceará, junto a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. 1998.

PINTO, F. A. R. . Coleta Seletiva de lixo no Bairro de Fátima - Uma Experiência Pioneira. 1993.

PINTO, F. A. R. . Poluição Atmosférica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO, F. A. R. . Poluição Hídrica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO, F. A. R. . Poluição Sonora. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO, F. A. R. . Residuos Sólidos Urbanos e Industriais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO, F. A. R. . Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, F. A. R. . Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

PINTO, F. A. R. . Poluição Sonora. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

PINTO, F. A. R. . Avaliação de Riscos Ambientais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

PINTO, F. A. R. . Gestão Ambiental. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Diploma de Honra ao Mérito, Conselho Regional de Química - CRQ X - Fortaleza - Ceará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Superintendência Estadual do Meio Ambiente, Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE, DICOP/GECON. , Rua: Jaime Benevólo, 1400, Fátima, 60050081 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31015544, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1989 - Atual

    Superintendência Estadual do Meio Ambiente

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Químico Industrial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Exercendo as atividades no Gerência de Controle Ambiental - GECON, exercendo as seguintes funções: Visitas Técnicas nas indústrias; Verificação das atividades poluidoras quanto a poluição do ar-atmosférica, poluição dos recursos hídricos-hídrica, emissão de ruídos-sonora e de resíduos sólidos; Elaboração de Relatórios Técnicos constatando os problemas ambientais; Acompanhamento dos processos até um solução definitiva dos problemas ambientais; Quando os problemas ambientais estão solucionados a referida empresa solicita a Licença Ambiental; Visitas Técnicas para a liberação das Licenças Ambientais ( Prévia, de Instalação e de Operação ).

    Atividades

    • 03/1989

      Serviços técnicos especializados , Superintendência Estadul do Meio Ambiente - SEMACE, .,Serviço realizado, Atualmente exercendo atividades na Gerência de Controle Ambiental - GECON..

  • 1988 - 1989

    Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Químico Industrial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Exercendo as atividades no Núcleo de Informação Tecnológica - NRI, exercendo as seguintes funções: Identificar as necessidades de informações tecnológicas pelos usuários; Sensibilizar o empresariado para a informação tecnológica; Preparação das informações tecnológicas; Disseminação das informações tecnológicas aos usuários.

    Atividades

    • 03/1988 - 04/1989

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Exercendo as atividades no Núcleo Regional de Informações Tecnológicas - NRI.

  • 1985 - 1988

    Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Químico Industrial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Exercendo as atividadesno Laboratório de Pedologia (Análise de Solos), com as seguintes atividades: Recebimento das amostras; Análises físicas, físico-químicas e químicas; Preparação dos Laudos; Expedição dos Laudos.

    Atividades

    • 05/1985 - 03/1988

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Exercendo as atividades no Laboratório de Pedologia.

  • 1984 - 1984

    Iracema Indústrias de Caju S A

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Químico Industrial, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Exercendo o cargo de Orientador Técnico, realizando as seguintes funções: Industrialização e produção de L.C.C. ( líquido da casca da castanha de caju ), pelo processo de extração a quente e por solvente; Análises físico-químicas do L.C.C. e das castanhas de caju; Tratamento das águas: industriais, caldeiras e torres de resfriamento; Controle de qualidade das castanhas de caju " in natura " , e das amêndoas de caju; Recebimento e aprovação de produtos químicos e materiais de embalagens.

    Atividades

    • 10/1984 - 12/1985

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Exercendo as atividades de Orinetador Técnico.

  • 1982 - 1984

    COMPANHIA INDUSTRIAL DO COCO

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Químico Industrial, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Exercendo a função de Gerente do Controle de Qualidade: Formulações e processos dos seguintes produtos: leite de coco natural, leite de coco concentrado, leite de coco açucarado, creme de leite de coco, coco ralado puro, coco ralado açucarado e óleo de coco; Análises físico-químicas de todos os produtos; Análises microbiológicas de todos os produtos; Tratamento das águas: potável, caldeiras e da torres de resfriamento; Saneamento da indústria; Recebimento e aprovação de todas as matérias-primas; Recebimento e aprovação de produtos químicos e materiais de embalagem.

    Atividades

    • 03/1982 - 05/1984

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Gerente do Controle de Qualidade.