Silvana Silva de Souza

Graduada em Design - Habilitação em Projeto de Produto, pela Universidade da Região de Joinville - SC em dezembro de 2011. Possui experiência na área de projetos de extensão e pesquisa, com foco no desenvolvimento de produtos. No momento atua como designer de experiência na indústria, Multibrás - Eletrodomésticos.

Informações coletadas do Lattes em 16/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Mestrado em Design

2015 - Atual

Universidade da Região de Joinville
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: João Eduardo Chagas Sobral

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Solid Works Nível I. (Carga horária: 20h). , SKA Automação de Engenharia, SKA, Brasil.

2012 - 2012

Cambridge PET Interm. & Cambridge FCE Upper-Interm. (Carga horária: 300h). , CET Vancouver, CET, Canadá.

2010 - 2010

Curso de Inglês. (Carga horária: 364h). , Centro Europeu, CE, Brasil.

2009 - 2009

Autodesk 3DS Max Básico. (Carga horária: 32h). , Virtual Automação - Licenciada da Autodesk, V. AUTOMAÇÃO, Brasil.

2008 - 2008

Editoração Gráfica. (Carga horária: 30h). , YesBras Escolas do Brasil, YESBRAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design - Habilitação em Projeto de Produto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

GAMPI. 2011. (Outra).

GAMP. 2010. (Outra).

Seminário de Iniciação Científica - SIC.EcoBanner II. 2010. (Seminário).

CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O Design Aplicado ao Desenvolvimento de Produtos como Fonte de Geração de Renda: Uma Experiência com o Projeto de Extensão "Geração de Renda: Grupo Girassol". 2009. (Congresso).

GAMP. 2009. (Outra).

Seminário de Iniciação Científica - SIC.EcoBanner: Reaproveitamento de Lonas Vinílicas. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Karla Pfeiffer

PINTO, R.;PFEIFFER, K.; SOBRAL, J. E. C.. Garrafa térmica elétrica conceituada com base no design emocional: Explorando características culturais brasileiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville.

João Eduardo Chagas Sobral

PINTO, R.A.Q.SOBRAL, João Eduardo Chagas. Garrafa Térmica Elétrica Conceituada Com Base No Design Emocional: Explorando Características Culturais Brasileiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Aurélio Quinhões Pinto

GARRAFA TÉRMICA ELÉTRICA CONCEITUADA COM BASE NO DESIGN EMOCIONAL: EXPLORANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Ricardo Aurélio Quinhões Pinto;

Elenir Carmen Morgenstern

EcoBanner II; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Elenir Carmen Morgenstern;

Elenir Carmen Morgenstern

EcoBanner; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Elenir Carmen Morgenstern;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, S. S. ; MORGENSTERN, E. . EcoBanner II. In: Seminário de Iniciação Científica, 2010, Joinville. Anais de Resumos, 2010.

  • MORGENSTERN, E. ; SOUZA, S. S. . EcoBanner: Reaproveitamento de Lonas Vinílicas. In: Seminário de Iniciação Científica, 2009, Joinville. Anais de Resumos, 2009.

  • SOUZA, S. S. ; MORGENSTERN, E. . EcoBanner II. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, S. S. ; MORGENSTERN, E. . EcoBanner. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, S. S. ; MORGENSTERN, E. . EcoBanner: Reaproveitamento de Lonas Vinílicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, S. S. ; MORGENSTERN, E. . Oficina de Serigrafia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2010

    EcoBanner II, Descrição: O projeto foi idealizado com a finalidade de encontrar um fim adequado aos banners utilizados pela universidade, os quais eram descartados após o uso. Conseqüentemente as investigações desenvolvidas (materiais e técnicas) foram aplicadas junto ao Projeto de Extensão: Ama Viva Sênior, possibilitando o surgimento de novos produtos (com vistas à preservação do meio ambiente e geração de renda), agregando saberes e técnicas oriundas do campo do Design. No primeiro semestre de 2010, foram feitas pesquisas para saber que outros meios poderiam ser utilizados para unir as lonas, para dar aderência entre uma e outra (cola, costura, entre outros) e foram desenvolvidos alguns produtos, os quais foram produzidos pelas integrantes do Ama Viva Sênior. No desenvolvimento deste, foram utilizadas ferramentas do Design, indispensáveis para criação de um objeto original e de boa qualidade. Para a aplicação de serigrafia, foram utilizadas tintas à base de água. Após todas as etapas de projeto e os testes realizados, foram preparados modelos de avental, lixo para carro, necessaire e penal. O próximo passo foi a explanação, junto ao grupo Ama Viva Sênior do produto a ser gerado, mostrando cada fase empregada na confecção do mesmo, seguido de modelagem e corte das lonas vinílicas; escolha da arte gráfica e local de aplicação da serigrafia. Logo após, a finalização, com a costura e os acabamentos, dando um toque peculiar ao material confeccionado. Os produtos foram vendidos em feiras e expostos em eventos da UNIVILLE. A verba arrecadada foi dividida igualmente entre as alunas do projeto. De acordo com os referenciais estudados, com base na estrutura do projeto e tendo em vista que os objetivos do mesmo foram alcançados, concluímos que foi de grande valia para as mulheres do Ama Viva Sênior participarem do Projeto EcoBanner, obtendo mais este meio de geração de renda a partir de uma sustentabilidade consciente, em harmonia com o meio ambiente. Estaremos também amenizando a visível preocupação da UNIVILLE quanto à busca de alternativas plausíveis para o descarte de banners utilizados como meio de divulgação e comunicação. Acredita-se que iniciativas como esta contribuem para o despertar da consciência ambiental, tendo ainda como conseqüência a geração de renda e a valorização das pessoas envolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Silva de Souza - Integrante / Elenir Carmen Morgenstern - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    EcoBanner, Descrição: O projeto foi concebido com a finalidade de encontrarmos um destino adequado aos banners utilizados pela universidade, os quais são descartados após o uso. Conseqüentemente as investigações desenvolvidas (materiais e técnicas) foram aplicadas junto ao Projeto de Extensão: Grupo Girassol, possibilitando surgimento de novos produtos (com vistas à preservação do meio ambiente e geração de renda), agregando saberes e técnicas oriundas do campo do Design. No primeiro semestre de 2009, foram feitas pesquisas para saber que produto seria oportuno as mulheres trabalharem já que nunca haviam travado contato com tal material. No desenvolvimento deste, foram utilizadas ferramentas do Design, indispensáveis para criação de um objeto original e de boa qualidade. Para a aplicação de serigrafia, foram feitas experiências com diversas tintas, para constatar qual se adequaria melhor a esta finalidade. Após todas as etapas de projeto e os testes realizados, fora preparado o modelo da bolsa de praia a ser concebida. O próximo passo era a explanação, junto ao Grupo Girassol do produto a ser gerado, mostrando cada fase empregada na confecção do mesmo, seguido de modelagem e corte das lonas vinílicas; escolha da arte gráfica e local de aplicação da serigrafia. Logo após, a finalização, por meio da costura e os acabamentos, dando um toque peculiar ao material confeccionado. Os produtos foram vendidos em feiras e expostos em eventos da UNIVILLE. A verba arrecadada foi dividida igualmente entre as alunas do projeto. De acordo com os referenciais estudados, com base na estrutura do projeto e tendo em vista que os objetivos do mesmo foram alcançados, concluímos que foi de grande valia para as mulheres do Grupo Girassol participarem do Projeto EcoBanner, obtendo mais este meio de geração de renda a partir de uma sustentabilidade consciente, em harmonia com o meio ambiente. Estávamos também amenizando a visível preocupação da UNIVILLE quanto à busca de alternativas plausíveis para o descarte de banners utilizados como meio de divulgação e comunicação. Acredita-se que iniciativas como esta contribuem para o despertar da consciência ambiental, tendo ainda como conseqüência a geração de renda e a valorização das pessoas envolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Silva de Souza - Integrante / Elenir Carmen Morgenstern - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Multibras S/A Eletrodomésticos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de Produto, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atuo como designer de experiência, auxiliando no desenvolvimento de produtos.

  • 2015 - 2015

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer de Produto, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto de desenvolvimento de máquina automatizada de descascar bananas para indústria alimentícia. O projeto em questão visa sanar um problema da indústria alimentícia durante o processamento de frutas. Neste caso em específico, o descascamento de bananas, este processo acarreta em severos danos a saúde dos colaboradores, bem como onerosos gastos para corporação.

  • 2014 - 2014

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer de Produto, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Atuou como bolsista no projeto intitulado ?Processo de prototipagem integrada ao desenvolvimento e criação de novos produtos da linha branca?, o qual surgiu de uma necessidade das áreas de design e tecnologia da companhia Whirlpool Latin America S/A, onde os projetos que encontram-se em fases de desenvolvimento, precisam ser testados e avaliados, por meio de mock-ups e/ou protótipos rápidos, para serem validados aspectos técnicos, estéticos e conceituais do projeto em desenvolvimento. O objetivo deste projeto foi, avaliar o cenário atual de como ocorria a relação entre as áreas citadas acima e após esta avaliação, buscou-se propor novas possibilidades, visando melhorar a integração das áreas, acelerando o processo e reduzindo a quantidade de retrabalhos em fase avançada de projeto.

  • 2009 - 2010

    Universidade da Região de Joinville

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20