Tânia Cristina Frigieri

Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira no Campus Experimental de Itapeva - UNESP (2009), Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica na área de Materiais Lignocelulósicos pela FEG - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência em Tecnologia de Celulose e Papel, atuando principalmente nas áreas de branqueamento de celulose e ambiental. Atualmente ministra aulas na ETEC Dr Demétrio Azevedo Júnior e na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mecanica

2012 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do AOX com dióxido de cloro
Gustavo Ventorim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: branqueamento; celulose; impacto ambiental.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Engenharia Mecanica

2010 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Avaliar o efeito da redução de água na lavagem da polpa Kraft no branqueamento ECF,Ano de Obtenção: 2012
Gustavo Ventorim.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: branqueamento; celulose.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Setores de atividade: Indústrias de Transformação; Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.

Graduação em Engenharia Industrial Madeireira

2004 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo Preliminar da Caracterização e Quantificação dos Resíduos Sólidos do Município de Itapeva - SP e a Nível Regional
Orientador: Maria Angélica Martins Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais/Especialidade: Propriedades Fisico-Mecânicas da Madeira.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7th International Colloquium on Eucalyptus Pulp. 2015. (Congresso).

Jornada Científica.ESTUDO DO AOX NO EFLUENTE DE BRANQUEAMENTO DA CELULOSE. 2015. (Outra).

6th International Colloquium on Eucalyptus Pulp.Analysis of wash water reduction on bleached pulp characteristics. 2013. (Outra).

6th International Colloquium on Eucalyptus Pulp.Effect of kraft pulping variables in ECF bleachability. 2013. (Outra).

45° Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP. Avaliar o efeito da redução de água na lavagem de polpa Kraft no branqueamento ECF. 2012. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UNESP.Efeito da redução de água utilizada na sequência de branqueamento. 2012. (Simpósio).

XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Avaliação da quantidade de resíduos sólidos industriais e urbanos na região sudoeste do estado de São Paulo. 2010. (Congresso).

V Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Estudo preliminar da quantificação dos resíduos sólidos nas escolas do município de Itapeva - SP em 2008. 2009. (Congresso).

4º Ciclo de Palestras da Engenharia Industrial Madeireira. 2008. (Congresso).

III Encontro fas EIs da UNESP. 2008. (Encontro).

10º Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira. 2006. (Encontro).

1º Setemad. 2006. (Seminário).

3º Ciclo de Palestras. 2005. (Encontro).

XVII Congresso de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Juliane Marcondes

SANTOS, I.;VENTORIM, G.FRIGIERI, T. C.. AVALIAÇÃO DO EFEITO DE VARIÁVEIS DE PROCESSOS E DA PROPRIEDADES MECÂNICAS NO BRANQUEAMENTO DE POLPA CELULÓSICA COM PERÓXIDO PRESSURIZADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Madeireira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Paula Almeida Ferraz

VENTORIM, G.FRIGIERI, T. C.FAVARO, JAQUELINE SILVEIRA COMELATO. ESTUDO DO BRANQUEAMENTO E DAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS NAS SEQUÊNCIAS ECF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Madeireira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Priscila Fagundes de Camargo

VENTORIM, G.FAVARO, J. S. C.FRIGIERI, T. C.. O EFEITO DO pH DE ESTÁGIO FINAL DE BRANQUEAMENTO NA REVERSÃO DE ALVURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Madeireira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Sâmique Kyene de Carvalho Araújo Camargo

FRIGIERI, T. C.VENTORIM, GUSTAVO; SAVI, ANTÔNIO FRANCISCO. ANÁLISE DA REVERSÃO DE ALVURA EM DIFERENTES SEQUÊNCIAS DE BRANQUEAMENTO ECF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Madeireira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

VENTORIM, GUSTAVO; SANTOS, I.;FRIGIERI, T. C.. XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco de Almeida Filho

Filho, F. A.. Estudo preliminar da caracterização e quantificação dos resíduos sólidos a nível local e regional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Madeireira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jaqueline Silveira Comelato Favaro

VENTORIM, G.CARASCHI, J. C.; SANSIGOLO, C. A.; CAMPOS, C. I.;COMELATO, J. S.. Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do AOX com dióxido de cloro. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Manoel Cleber de Sampaio Alves

Ventorim, G.;COSTA, M. A. M.ALVES, M. C. S.. Avaliar o efeito da redução de água na lavagem da polpa kraft no branqueamento ecf. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (MESTRADO)) - FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ - FEG- UNESP.

Gustavo Ventorim

VENTORIM, GUSTAVOCARASCHI, José Cláudio; GOVEIA, D.. Efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do AOX com dióxido de cloro.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CRISTIANE INÁCIO DE CAMPOS

Ventorim, G.; CARASCHI, J. C.;CAMPOS, C. I.; FAVARO, J. S. C.; SANSIGOLO, C. A.. Estudo do efeito da lignina residual e ácido hexenurônico na geração de aox com dióxido de cloro. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

CRISTIANE INÁCIO DE CAMPOS

Ventorim, G.; CARASCHI, J. C.; GOVEIA, D.;CAMPOS, C. I.. Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do aox com dióxido de cloro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Cláudio Angeli Sansigolo

Ventorim, G; COSTA, M. A. M.;SANSÍGOLO, C. A.. Avaliar o efeito da redução de água na lavagem da polpa Kraft no branqueamento ECF. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Cláudio Angeli Sansigolo

Ventorim, G; CARASCHI, J. C.; CAMPOS, C. I.; ROZ, A. L.;SANSÍGOLO, C. A.. Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônicos na geração de AOX com dióxido de cloro. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Danielle Goveia

VENTORIM, G.; CARASCHI, J. C.;GOVEIA, D.. Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do AOX com dióxido de cloro.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Maria Angélica Martins Costa

COSTA, M. A. M.. Avaliar o efeito da redução de água na lavagem da polpa Kraft no branqueamento ECF. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Angélica Martins Costa

COSTA, M. A. M.. Avaliar o efeito da redução de água na lavagem da polpa Kraft no branqueamento ECF. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Angélica Martins Costa

COSTA, M. A. M.; FRIGIERI, T. C.. Estudo preliminar da caracterização e quantificação dos resíduos sólidos a nível local e regional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Madeireira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Cláudio Caraschi

VENTORIM, G.CARASCHI, J. C.; CAMPOS, C. I.; FAVARO, J. S. C.; SANSIGOLO, C. A.. Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do AOX com dióxido de cloro. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Cláudio Caraschi

VENTORIM, G.CARASCHI, J. C.; GOVEIA, D.. Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do AOX com dióxido de cloro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gustavo Ventorim

AVALIAR O EFEITO DA REDUCAO DE AGUA NA LAVAGEM DA POLPA KRAFT NO BRANQUEAMENTO ECF; 2012; Dissertação (Mestrado em Materiais Lignocelulose) - Universidade Estadual Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Ventorim;

Maria Angélica Martins Costa

Estudo preliminar da caracterização e quantificação dos resíduos sólidos a nível loca le regional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Madeireira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Angélica Martins Costa;

José Cláudio Caraschi

Avaliar o efeito da redução de água na lavagem da polpa kraft no branqueamento ECF; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José Cláudio Caraschi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2016 FRIGIERI, TÂNIA CRISTINA ; VENTORIM, GUSTAVO ; FAVARO, JAQUELINE SILVEIRA COMELATO . THE EFFECT OF WATER REDUCTION IN KRAFT PULP WASHING IN ECF BLEACHING. Revista Árvore (on-line) , v. 40, p. 1091-1098, 2016.

  • VENTORIM, GUSTAVO ; FAVARO, JAQUELINE SILVEIRA COMELATO ; FRIGIERI, TÂNIA CRISTINA . Effect of kraft pulping temperature and alkalinity on eucalyptus ECF bleaching. CELLULOSE CHEMISTRY AND TECHNOLOGY , v. 50, p. 1025-1033, 2016.

  • 2014 FRIGIERI, TÂNIA CRISTINA ; VENTORIM, GUSTAVO ; SAVI, ANTÔNIO FRANCISCO ; FAVARO, JAQUELINE SILVEIRA COMELATO . Analysis of the effect of wash water reduction on bleached pulp characteristics. Environmental Technology , v. 25, p. 1-10, 2014.

  • FRIGIERI, T. C. ; COMELATO, J. S. ; VENTORIM, G. . ANALYSIS OF WASH WATER REDUCTION ON BLEACHED PULP CHARACTERISTICS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENTORIM, G. ; COMELATO, J. S. ; FRIGIERI, T. C. . EFFECT OS KRAFT PULPING VARIABLES IN ECF BLEACHABILITY. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRIGIERI, T. C. ; VENTORIM, G. . O EFEITO DA REDUÇÃO DE ÁGUA NA LAVAGEM DA POLPA KRAFT NO BRANQUEAMENTO ECF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRIGIERI, T. C. ; VENTORIM, G. ; COMELATO, J. S. . EFEITO DA REDUÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NA SEQUÊNCIA DE BRANQUEAMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRIGIERI, T. C. ; VENTORIM, G. . Avaliar o efeito da redução de água na lavagem de polpa Kraft no branqueamento ECF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, B. A. ; COSTA, M. A. M. ; FRIGIERI, T. C. ; ALMEIDA FILHO, F. . AVALIAÇÃO DA QUANTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E URBANOS NA REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, B. A. ; MORAES, S. P. ; FRIGIERI, T. C. ; COSTA, M. A. M. . ESTUDO PRELIMINAR DA QUANTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITAPEVA-SP EM 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    Estudo do efeito da lignina residual e do ácido hexenurônico na geração do AOX com dióxido de cloro, Descrição: O objetivo é produzir diferentes teores de ácido hexenurônico e lignina na polpa proveniente do cozimento Kraft realizado em diferentes temperaturas e com o mesmo número kappa e submeter esta polpa no branqueamento com diferentes sequências ECF para verificar o efeito do ácido hexenurônico e da lignina na geração do AOX no efluente e na polpa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Tânia Cristina Frigieri - Integrante / GUSTAVO VENTORIM - Coordenador / Jaqueline Silveira Comelato Favaro - Integrante.

  • 2010 - 2012

    O EFEITO DA REDUÇÃO DE ÁGUA NA LAVAGEM DA POLPA KRAFT NO BRANQUEAMENTO ECF, Descrição: O objetivo principal do presente trabalho foi estudar a viabilidade técnica de se usar o efluente da lavagem do branqueamento da celulose, nas diversas etapas do processo, visando uma redução no consumo de água fresca na lavagem da polpa avaliando seu efeito na qualidade da polpa. Foi utilizada polpa celulósica industrial de Eucalyptus spp. deslignificada com oxigênio. Foi feita a mesma sequência de branqueamento D(E+P)DP dez vezes, nas mesmas condições (temperatura, consistência e tempo). Utilizou-se a lavagem em contra-corrente nos estágios de branqueamento, cada sequência foi feita com um diferente fator de lavagem: 9, 6, 3 e 0 m³ de água destilada por tonelada de polpa, buscando atingir a alvura de 92 ± 0,5% ISO. As dez sequências realizadas foram uma busca da estabilidade da carga orgânica do efluente medida pela DQO e então comparados os resultados da DQO com os resultados referentes à qualidade final da polpa. Após o branqueamento foram analisadas os seguintes parâmetros: alvura, viscosidade, nº kappa, reversão de alvura, DQO e cor aparente. Os resultados avaliados das dez sequências e nas quatro diferentes lavagens, mostrou o aumento da DQO por causa do acúmulo da matéria orgânica decorrente da reutilização dos efluentes das sequências anteriores. Este aumento da DQO fez com que os resultados da alvura baixassem durante os ciclos e também na redução da água de lavagem, provando a necessidade de que haja lavagem entre os estágios de branqueamento. Os resultados da reversão de alvura aumentaram junto com o aumento da DQO, mas nas últimas sequências houve uma queda mostrando um princípio de estabilização da reversão de alvura. A viscosidade e número kappa não tiveram variação, mostrando que estes não são influenciados com o acréscimo da DQO na água de lavagem. A cor aparente sofreu um grande aumento com um aumento da DQO do efluente ao longo dos ciclos e também com o decréscimo da água de lavagem. Neste trabalho o resultado da lavagem até 3m³/t de polpa foi tolerável e ainda recomendável, já para a polpa sem lavagem (0m³/t de polpa), por não alcançar alvura suficiente, é inviável comercialmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tânia Cristina Frigieri - Integrante / GUSTAVO VENTORIM - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Experimental de Itapeva. , Rua Geraldo Alckmin, 519, Vl. N. Sra de Fátima, 18409010 - Itapeva, SP - Brasil, Telefone: (15) 35249100

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional