Pasqualino Romano Magnavita

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1951). Doutor em Arquitetura pela Universidade de Roma (1964). Aposentado em 03/1995 da Universidade Federal da Bahia, bolsista do CNPq, nível 1 A, e, por três (3) mandatos, participou do Comité Assessor em Arquitetura e Urbanismo do CNPq. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, ministrando disciplinas no Mestrado e Doutorado, orientando teses e dissertações.Tem experiência em projetos de Arquitetura e Design e vem desenvolvendo estudos e pesquisas, em nível conceitual, relacionados com a Teoria e Crítica da Produção da Arquitetura Contemporânea. Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal da Bahia(1992/93). Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (2001). Agraciado com o "Colar de Ouro" do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (2000). Atualmente desenvolve o tema "Aspectos conceituais (filosóficos) da Arquitetura Contemporânea na interface do pensamento rizomático (lógica da Diferença/ e da Multiplicidade). Mais recentemente, vem focando suas pesquisas em processos de Subjetivação no Universo micro, molecular (micropolítica da subjetivação), evidenciando questões e problemas relacionados com a Criatividade e com o paradigma ético-estético na produção da Arquitetura contemporânea.. Em 2011 foi acolhido como membro da Academia de Ciências do Estado da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura

1952 - 1964

Universidade de Roma
Título: Edificações Escolares Pré-fabricadas em ferro e alumínio - SISTEMA FEAL
Orientador: ALBERTO GATTI
Palavras-chave: ARQUITETURA PROJETO; ESPAÇO EDUCATIVO; PRÉ-FABRICAÇÃO; SISTEMA MODULADO.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Engenharia Civil

1947 - 1951

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria da Arquitetura.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MAGNAVITA, P. R. . SEMINÁRIO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO PELOURINHO: PALCO MÓVEL - coordenação. 1992. (Outro).

MAGNAVITA, P. R. . II SEMANA DE URBANISMO - Coordenação. 1985. (Outro).

MAGNAVITA, P. R. . Seminário- Museu do Reconcavo - coordenação. 1980. (Outro).

MAGNAVITA, P. R. . II Curso em Planejamento Urbano -coordenação. 1976. (Outro).

MAGNAVITA, P. R. . VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS - Coordenação. 1966. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Arquimemória V.Patrimonologia, e as formas de pensar e criar. 2017. (Seminário).

Corpocidade 4.Subjetividade, Corpo, Arte, Cidade. 2014. (Seminário).

Arquimemória 4.Patrimônio Arquietônico nas "Sociedades de Controle, conceitos e novo paradigma ético-estético. 2013. (Encontro).

XV Encontro da ANPUR.Quatro dobras conceituais e a cidade - Corpo, Saber. Poder e Espera- Por uma micropolítica do Planejamento Urbano. 2013. (Encontro).

CORPOCIDADE - Debates em Estética Urbana - Debates, Ações e articulações.Procações conceituais 1 e 2. 2010. (Outra).

Projeto como investigação: Antologia.Legado teórico de Lúcio Costa - Contribuições, limites, ambiguidades e equívocos. 2009. (Seminário).

V Encontro de estudos multi rm culturadisciplinares.Micropolíticas culturais - multiplicidades, heterogeneidade, processos de licitação e outras falas. 2009. (Encontro).

V Encontro Nacional de Estudos Culturai - ENECULT.Micropolíticas urbanas. 2009. (Encontro).

XIII Encontro da ANPUR.Micropolíticas e Planejamento urbano - Processos de Subjetivação. 2009. (Encontro).

CORPOCIDADE 1.A Cidade exige, conclama, exorta - Construa seu Corpo sem orgãos. 2008. (Seminário).

VIII Simpósio Internacional de Filosofia.paricipação nos debates. 2007. (Simpósio).

XII Encontro Nacional da ANPUR.História, Cidade e o pensamento Pós-estruturalista Nova lógica, temporalidades e questionamentos.. 2007. (Encontro).

I Seminário Arte e Cidade.A presença de Oxúm - uma evocação mágica no Dique do Tororó. 2006. (Seminário).

IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Nomadologia, Historia da Cidade e do Urbanismo e o Pensamento Pós-estruturalista. 2006. (Seminário).

XVIII Congresso Brasileiro de Arquitetos. As Três Ecologias e a Formação de arquitetos e Urbanistas. 2006. (Congresso).

II Seminário Arquitetura e Conceito.O lugar da arquitetura conceito - questinamento eoistemológico. 2005. (Seminário).

II Seminário - Projetar 2005.Aspectos epistemológicos e o ensino da Arquitetura:Saber,Poder e Subjetivação - O pensamento Pós-estruturalista e o Projeto. 2005. (Seminário).

XI Encontro Nacional da ANPUR.Aspectos epistemológicos do ensino no campo do urbano - Tendências e questionamentos. 2005. (Encontro).

5 Seminário DOCOMOMO/ Brasil.Estilo Funcional e o Movimento Moderno em Salvador , 1947/1949. 2003. (Seminário).

Arquitetura e Conceito.O lugar da Diferença, memória, arquitetura: Máquinas Abstratas. 2003. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos. Arquiteturas e a lógica da Multiplicidade. 2003. (Congresso).

VI congresso ARQUISUR. Direito e Arquitetura:. 2002. (Congresso).

IX Encontro Nacional da ANPUR.Palmas do Tocantins - Uma percepção Rizomática. 2001. (Encontro).

Seminário Internacional Psicologia e Projeto do Ambiente Construído.Os andaimes invisíveis do ambiente construído. 2000. (Seminário).

Sixth International DOCOMOMO Conferene. About The teaching of the Theory and History of Modern Architecture and Urbanism: for the dissemination of new notions and concepts. 2000. (Congresso).

4 Seminário de Historia da Cidade e do Urbanismo.A desmemória: Patrimônio, Cultura e as novas tecnologia. 1998. (Seminário).

(Re) Construindo o moderno - DOCOMOMO/ Brasil.A Heterotopia do Moderno. 1997. (Seminário).

Estratégias de intervenões em centros históricos.Quando a História vira espetáculo do poder. 1995. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Arquitetos de Lingua Portuguesa - CIALP.Questões sobre a produção Pós-moderna da Arquitetura. 1995. (Seminário).

V Encontro da ANPUR.Quando a História vira espetáculo do Poder - o Caso do Pelourinho. 1995. (Encontro).

Preservação e Cultura.Palco móvel do Pelourinho. 1994. (Seminário).

Preservação e Requalificação de àreas históricas da Cidade do Salvador.Proposta de Comissão Paritária para a requalificação da àrea do Pelourinho. 1986. (Seminário).

Seminário Intenacional Espaços Educativos UIA - Atenas / Grécia.Costruções escolares em paises subdesenvolvidos / experiência do Premem. 1976. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lutero Proscholdt Almeida

FERRAZ, Fernando Gigante;MAGNAVITA, P. R.. Dobras de Deleuze, Desdobramento de Lina Bo Bardi. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ariadne Moraes Silva

MAGNAVITA, P. R.; JACQUES, Paola Berenstein; SUMNER, Anne Narie. Entre processos e perceptos - arquiteturas contemporânas - Multiplicidade e heterogeneidade de expressões estéticas. 2009. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carolina Ferreira da Fonseca

JACQUES, Paola Berenstein;MAGNAVITA, P. R.; RIBEIRO, Ana Clara. Esquivas entre Forte de Santo Antônio e Forte da Capoeira. 2009. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávia de Souza Araújo

JACQUES, Paola Berenstein; CARDOSO, Ana cláudia Duarte;MAGNAVITA, P. R.. Entre portais do espetáculo e portas do cotidiano sobre as águas do Guamá, carografandod processos construtivos de subjetivação no Jurunas, Belém- Pa. 2008. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Iazana Guizzo

BAPTISTA, L. A.; DOIRADO. André;MAGNAVITA, P. R.. Micropolíticas Urbanas - Uma aposta na cidade expresssiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leticia Tabachi Silva

MAGNAVITA, P. R.. Acontecimento Urbano - os escapes da cidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Any Brito Leal Ivo

ORIENTADORA, O. D. -.; JAMBEIRO, O.;MAGNAVITA, P. R.. A CRIAÇÃO DO HUMANO - Patrimônio cultural & Dinâmicas de Mercado. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana Michaello M

MAGNAVITA, P. R.. Dias. Arquitetura em jogo - Experimentações situcionistas em Ipioca. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcos Olegario Pessoa Gondim de Matos

JACQUES, Paola Berenstein;MAGNAVITA, P. R.; COSTA, Roaleno Ribeiro Amâncio. Arquitetura invisível - A casificação do espaço público pelo morador de rua. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: JOAQUIM A

MAGNAVITA, P. R.. R. VIANA NETO. ARQUITETURA A PARTIR DO CONCEITO DE IDÉIA EM WALTER BENJAMIN. 2002. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Michele Monteiro Prado

MAGNAVITA, P. R.. A MODERNIDADE E SEU RETRATO-imagens e representações da paisagem urbana de Vitória (ES) - 1880-1950. 2002. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ALEJANDRA HERNÁNDEZ MUNÕS

MAGNAVITA, P. R.. SANTO ANTÔNIO UM PASSO NO CARMO ALÉM DO BOQUEIRÃO. 2002. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Angela West Pedrão

DOURADO, Odete;MAGNAVITA, P. R.; BARBOSA, Eliane. Margem e Limite: A expressão da arquitetura a beira-mar através do conceito de limite. 1999. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Josemary Omena Passos Ferrare

ORIENTADORA, O. D. -.; CARVALHO, Inaiá;MAGNAVITA, P. R.. A Preserv~ção do Patrimônio Histórico- Um rpensar a pqrtir da Cidade de Marechal Deodoro. 1996 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Francisco Antônio Zorzo

MAGNAVITA, P. R.; AGIER, Michel; Rocha, Paulo. 8Práticas de controle do espaço em um assentamento intra-urbano (alto da Sereia, Sabador/BA. 1993. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antônio Caetano Texeira Paz Aragão

MORAES, A.; ASSISCOSTA, F.; PARAISO, J.; DRUMMOND, W. L. L.;MAGNAVITA, P. R.. Arquitetura do medo em Fortaleza. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcia Maria Couto Mello

MAGNAVITA, P. R.. Modas, Arquiteturas e Cidades- Interfaces, conexões e interferências. 2011. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Monique Sanches Marques

JACQUES, Paola Berenstein;MAGNAVITA, P. R.. Subjetividades e Singularidades Urbanas - As construções de um "deviir" arquiteto urbanista. 2010. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eduardo Texeira de Carvalho

JACQUES, Paola Berenstein;MAGNAVITA, P. R.. Renovação Urbana - Processos públicos e culturais.em Paris. 2010. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Washington Drummond

JACQUES, Paola Berenstein;MAGNAVITA, P. R.; SILVEIRA, Renato. Pierre Verger: Retratos da Bahia e Centro Histórico de Salvador (1946 1952)- uma cidade surrealista nos trópicos. 2009. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adriana Caúla

JACQUES, Paola Berenstein;MAGNAVITA, P. R.; RUBIM, Antônio Albino Canelas; COSTA, Francisco de Assis; PEREIRA, Margareth da Silva. Trilogia das utopias urbanas: urbanismo, hq's e cinema. 2008. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcos Olender

GOMES, Marco Aurélio Filgueira; CASTRIOTA, L.;MAGNAVITA, P. R.; Corrêa, Elyane Lins; FICHER, S.. Ornamento: Ponto e Nó - Da urdidura pantaleônica às tramas arquitetônicas de Raphael Acuri. 2007 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávio de Lemos Carsalade

ORIENTADORA, O. D. -.;MAGNAVITA, P. R.. Desenho contextualizado: Uma abordagem fenomenológic- existencial do problema de intervenção e restauro em lugares especiais feitos pelo homem. 2007. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ALEXANDRA A

MAGNAVITA, P. R.. MACIEL. INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS BIOCLIMÁTICOS DO PROJETO ARQUITETÔNICOS: O EXEMPLO DE MELHORES PRÁTICAS. 2006. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - PPGEC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vânia Hemb M

MAGNAVITA, P. R.. Andrade. Construindo relações na interface do projeto em arquitetura. 2006. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcia Rebouças Freire

MAGNAVITA, P. R.. Arquitetura na interface da educação - Outras referências. 2006. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Ferraz Gigante

MAGNAVITA, P. R.. Brasil: Transe de uma terra em transe. 2006. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata Hernanny de Almeida

MAGNAVITA, P. R.. Atualizando o Valor do Monumento. 2005. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: SUSANA ACOSTA OLMOS

MAGNAVITA, P. R.. ÉTICA E ESTÉTICA NO ENSINO DE PROJETO. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adriana Dantas Nogueira

MAGNAVITA, P. R.. Análise sintática espacial das transformações urbanas de Aracajú 1855 / 2003. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lorenço Mueller

MAGNAVITA, P. R.. Veredas da Interface - Percpção do urbano na era digital. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria da Graça Rodrigues Santos

MAGNAVITA, P. R.. ENTRE A PREGUIÇA E O PROGRESSO. 2002. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sônia Lúcia Rangel

MAGNAVITA, P. R.. Casa Tempo, uma poética - jogo, imagem e memória no percurso criativo - espetaculo- Exposição. 2002. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

MAGNAVITA, P. R.. Professor Adjunto. 2003.

MAGNAVITA, P. R.. Defesa de tese de doutorado. 2002.

MAGNAVITA, P. R.. Nacional de Anteprojeto de Arquitetura IAB/CSN -Trabalhos Finais de graduação em estrutura metálica. 2002.

MAGNAVITA, P. R.. Nacional / projetos de TGI. 2002.

MAGNAVITA, P. R.. Anteprojeto de Arquitetura- Sede do Grupo Corpo em Belo Horizonte. 2001.

MAGNAVITA, P. R.. Concurso nacional de projetos arquitetônicos "OPERA PRIMA". 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ygor Andrade

Arte Urbana (Pixo e Grafite) nos processos de requalificação de espaços públicos, bairro do Rio Vermelho; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tiago Schultz

O devir das novas cidades chinezas e o pensamento da Diferença; Questões e problemas; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Cícero Menezes

Os sem Paz nas cidades; Início: 2018; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

João Pena

Fazendo ponto, corpo cidade e práticas sexuais; Início: 2017; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ida Matilde Pela

")O céu é o limite" - a autoconstrução como obra aberta: astúcias, Tempos-espaços, habitabilidade; Início: 2017; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Olegario Matos

Espaço e Dobra: a contenção como experiência no São Francisco; Início: 2017; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Helena Tuler Creston

Patrimonologia: lusco fusco entre hegemonia e emergências; Início: 2016; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lutero Proscholdt Almeida

A partilha do espaço da cidade; Arquitetura e o Urbanismo na era do simulacro; Início: 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Breno Luiz Thadeu da Silva

Espacialidade da Experiência, o radicalmente outro nas cidades - a partir de Georges Bataille; Início: 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Sérgio Miguel Prucoli Barboza

Aproximação a um; Início: 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ygor de Andrade Araujo

Arte Urbana-pixo/grafite como atravessamento de requalificação e resignificação dos espaços públicos: a nova orla do Rio Vermelho; 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Tiago Schultz Cortes Freire Ramos

XANGAI E O DEVIR URBANO CHINÊS; 2016; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Lucas Silva Moreira

Vagabundos, Nõmades e chapados em montagens e vibes urbanas; 2016; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Clara Bonna Oignaton

Possíveis construções subjetivas no Centro de Salvador- a vida 100 museus e a Memória; 2011; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Mariana Ribas Cordeiro

Espaço Movimento - Destabilizações arquitetônicas da Cidade Contemporânea; 2011; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Ariadne Moraes Silva

Entre Processos-Arquiteturas contemporâneas- Multiplicidade e heterogeneidade de expressões estéticas; 2009; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Ariadne Moraes da Silva

Processos Híbridos de Projetação em Arquitetura; 2006; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

LIGIA LARCHER GALEFFI

A LINGUAGEM DÉCOR DA ARQUITETURA: UMA DIMENSÃO DA ARQUITETURA MODERNA; 2003; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

EDUARDO ROSSETTI

TENSÃO MODERNO/POPULAR DE LINA BO BARDI - nexus de arquitetura; 2002; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Ana Carolina de Souza Bierrenbach

OS RESTAUROS DE LINA BO BARDI E AS INTERPRETAÇOES DA HISTÓRIA; 2001; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Valdinei Lopes do Nascimento

SALVADOR NA ROTA DA MODERNIDADE: 1942-1965 DIÓGENES REBOUÇAS; ARQUITETO; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

ANA CLARA DINIZ GUERRA

FRAGMENTOS: DE ÉPOCA, DE EVENTOS E A LEGISLAÇÃO DO SOLO CRIADO EM SALVADOR-BAHIA; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

James José de Farias

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL NAS PRÁTICAS COMUNITÁRIAS/PROJETO CANSANÇÃO; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Anete Regis Castro de Araújo

APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO - TRÊS SOBRADOS NO PELOURINHO; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

ALBÉRICO CORREIA SILVA

JUAZEIRO/PETROLINA - IDEOLOGIA E DESENHO URBANO; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

VÂNIA HEM ANDRADE MAGALHÃES

O ESPAÇO DA PERCEPÇÃO - O ESPAÇO DO PROJETO; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Gilberto Corso Pereira

HABITAÇÃO POPULAR EM SALVADOR: O CASO DAS MALVINAS; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Sérgio Miguel Prucoli Barboza

APROXIMAÇÃO A UM "URBANISMO MENOR" A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE (micro)PLANEJAMENTO URBANO PARA A CONSTITUIÇÃO DE MICROREVOLUÕES CRIATIVAS E DAS PRÁTICAS LIBERTÁRIAS EM PROJETOS URBANÍSTICO; 2016; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Lutero Proscholdt Almeida

APARTILHA DA CIDADE - A Arquitetura e urbanismo como um simulacro; 2016; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Breno Luiz Tadeu da Silva

A espacialidade da Experiência, o radicalmente outro da cidade; 2016; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Ariadne Moraes Silva

O conceito de diagrama na interface da arquitetura - A emergência da abordagem diagramática na produção contemporânea; 2015; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Breno Luiz Thadeu da Silva

O Radicalmente Outro na Cidades: espacialidade da experiência e heterologia urbana a partir de geoges Bataille; 2015; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Marcelo Raimundo Pinheiro da Silva

Processos de reoresentação tridimensional no âmbito da relação Saber, Poder, Sujetivação, História, Arte e mercantilização contemporânea; ; 2014; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Pedro Dutra Britto

Biopolíticas e processos de subjetivação: episódios de natureza celibatária, ruina e utopia na cidade; 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Maria Luiza Rabelo Dias Trindade

Entre a vida e a morte nas "sociedades de controle" - por uma cartografia e micropolítica da subjetivação dos corpos; 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Marcos Queiroz

Inteligência Arquitetônica, o ato de criação do projeto revisto através de uma cognição inventiva; 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Cimério Manuel Macedo Moraes

À margem da arquitetura e do urbanismo: trama em traços, textos e cores; 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Eduardo Texeira de Carvalho

Renovação Urbana- Processos Públicos e Culturais-Práticas em Paris; 2010; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

JOAQUIM A

R; Viana Neto; ENTRE ARQUITETURAS - Antigenealogias e Deposições; 2007; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Marcia Rebouças Freire

ARQUITETURA NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO - OUTRAS REFERÊNCIAS; 2006; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Fernando Ferraz Gigante

BRASIL: "O TRANSE DE UMA TERRA EM TRÂNSITO", TERRITORIALIDADE, TÉCNICAS URBANAS NO BRASIL; 2006; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Eduardo Teixeira de Carvalho

Renovação Urbana- Processos políticos e culturais, práticas em Paris; ; 2006; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Vânia Hemb M

ANDRADE; CONSTRUINDO RELAÇÕES NA INTERFACE DO PROJETO EM ARQUITETURA; 2005; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Renata Hermanny de Almeida

ATUALIZANDO O VALOR DO MONUMENTO; 2005; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

LOURENÇO MULLER

VEREDAS DA INTERFACE - PERCEPÇÃO DO URBANO NA ERA DIGITAL; 2004; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Adriana Dantas Nogueira

ANÁLISE SINTÁTICO-ESPACIAL DAS TRANSFORMAÇÕES UURBANAS EM ARACAJÚ - 1855-2003; 2004; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Gabriela Sampaio

PROPOSTA DE URBANIZAÇÃO DA PRAÇA CASTRO ALVES-SALVADOR/BA; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Pasqualino Romano Magnavita;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ygor de Andrade Araujo

O papel da arte urbana nos processos de requalificação e reclassification dos espaços públicos - Contrastes em Salvador; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRITO, A. I. ; MAGNAVITA, P. R. . O capital simbólico de Medellín e as intervenções urbanas nas favelas cariocas. Revista de Direito da Cidade , v. 8, p. 513-537, 2016.

  • MAGNAVITA, P. R. . Quatro dobras conceituais e a Cidade: Corpo, Saber, Poder e Espera -Por uma política de subjetivação do Planejamentom Urbanoa. Cadernos PPG-AU/FAUFBA , v. especial, p. 107-121, 2013.

  • MAGNAVITA, PASQUALINO ROMANO . Ciência e religião: por uma micropolítica de subjetivação. Cadernos CRH , v. 26, p. 493-510, 2013.

  • MAGNAVITA, P. R. . Cidade, Cultura, Corpo, e Experiência. ReDObRa , v. 10, p. 27-32, 2012.

  • MAGNAVITA, P. R. . Experiência Rizomatica. ReDObRa , v. 9, p. 205-214, 2012.

  • MAGNAVITA, P. R. . Economia Criativa de Resistência: Cultura e Cidade- Subjetividade e Micropolítica- Paradigma étici-estético. Cadernos PPG-AU/FAUFBA , v. especi, p. 65-79, 2011.

  • MAGNAVITA, P. R. . transcrição da palestra do arquiteto -Seminário Docomomo Nordeste. Cadernos PPG-AU/FAUFBA , v. especi, p. 165-188, 2009.

  • MAGNAVITA, P. R. . ARQUITERTURA,CINEMA, TECNOLOGIAQ E CENOGRAFIA VIRTUAL. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo , v. 10, p. 104-107, 2007.

  • MAGNAVITA, P. R. . Planejamento urbano-Tendências, Ensino e questionamentos. VeraCidade (Salvador. Impresso) , v. 3, p. 51-61, 2007.

  • MAGNAVITA, P. R. . O LUGAR DA DIFERENÇA. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo , SALVADOR - BA, v. 8, p. 64-73, 2003.

  • MAGNAVITA, P. R. . NEXT - ARQUITETURA DO FUTURO PRÓXIMO - BIENAL DE vENEZA. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo , SALVADOR / BA, v. N8, p. 84-89, 2003.

  • MAGNAVITA, P. R. . QUANDO A INTERNACIONALIZAÇÃO ASSUME A EXPRESSÃO CULTURAL DO LUGAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A III BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA-SÃO PAULO. REVISTA DE URBANISMO E ARQUITETURA - RUA, SALVADOR - BAHIA, v. 7, p. 130-139, 2000.

  • MAGNAVITA, P. R. . DESIGN: DIFERENÇA E REPETIÇÃO. Projeto (São Paulo) , SÃO PAULO, v. 232, p. 106-109, 1999.

  • MAGNAVITA, P. R. . O TRANSESTÉTICO: A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA DA ARTE. Arquitetura e Arte, Salvador, v. 1, 1997.

  • MAGNAVITA, P. R. . RE) APRENDENDO COM LAS VEGAS: UMA METÁSTASE URBANA DO ENTRETENIMENTO. Rua Revista de Arquitetura E Urbanismo, SALVADOR, v. 6, p. 22-29, 1996.

  • MAGNAVITA, P. R. . UM REQUIEM PARA A PIAZZA D'ITALIA. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo , SALVADOR, v. 6, p. 108-110, 1996.

  • MAGNAVITA, P. R. . LAS VEGAS: MESTÁSTASE DE UM BRINQUEDO URBANO. AU. Arquitetura e Urbanismo , SÃO PAULO, v. 69, p. 74-76, 1996.

  • MAGNAVITA, P. R. . AXÉ ARCHITECTURE-A PÓS-MODERNIDADE NA ROMA NEGRA. AU. Arquitetura e Urbanismo , SÃO PAULO, v. 60, p. 82-85, 1995.

  • MAGNAVITA, P. R. . MOBILIDADE HISTÓRICA-PALCO MÓVEL DO PELOURINHO. Projeto (São Paulo) , SÃO PAULO, v. 177, p. 83-84, 1994.

  • MAGNAVITA, P. R. . LINA BO BARDI - SALVADOR UMA PAIXÃO. Projeto (São Paulo) , SÃO PAULO, v. 148, p. 75-78, 1992.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAGNAVITA, P. R. . Consultor ad-hoc do CNPq desde 1988 / atual. 2007.

MAGNAVITA, P. R. . Consultor ad-hoc da CAPES / Avaliação Curso de Doutorado em Design da PUC/ Rio de Janeiro. 2002.

MAGNAVITA, P. R. . Membro do Comité Assesor do CNOq .triênio 1999/2001. 2001.

MAGNAVITA, P. R. . Consultor ad-hoc da CAPES (a partir de 1988). 2001.

MAGNAVITA, P. R. . MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA/FAUUSP. 1996.

MAGNAVITA, P. R. . MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO/CAPES. 1990.

MAGNAVITA, P. R. . MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO DA FAUUSP. 1989.

MAGNAVITA, P. R. . MEMBRO SUPLENTE DO COMITÊ EXECUTIVO DA UNIÃO INTERNACIONAL DE ARQUITETOS (desde 1969 a 1975). 1975.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto arquitetônico da arena e arquibancada do Centro Cultural Mirante do Solar/Itaparica/Ba. 2018.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto executivo do Palco articulado do Pelourinho - Mudança de sistema construtivo. 2017.

MAGNAVITA, P. R. . Memorial da resistência _ Carlos Marighella No Pelourinho. 2014.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto arquitetônico da Academia de Letras e arte da cidade de Valença/BA. 2011.

MAGNAVITA, P. R. . Pojeto executivo do palco deslizante do Pelourinho em Salvador/BA. 2010.

MAGNAVITA, P. R. . projeto executivo de arquitetura - Ampliação da Faculdade de Arquitetura da UFBA. 2010.

MAGNAVITA, P. R. . Anteprojeto do Palco Deslizante do Pelourinho. 2009.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto arquitetônico de ampliação da Faculdade de Arquitetura da UFBA. 2009.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto arquitetônico co Instituto Cultura Mirante do Solar de Itaparica. 2008.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto arquitetônico da ampliaçã do PPGAU/UFBA. 2008.

MAGNAVITA, P. R. ; Adriana Diniz . Projeto Arquitetônico Escola Fundamental - dez salas aula / Cabula/Salvador. 2006.

MAGNAVITA, P. R. ; Adriana Diniz . Projeto Arquitetônico - Centro de Saúde - Cabula/Salvador. 2006.

MAGNAVITA, P. R. ; Adriana Diniz . projeto arquitetônico Escola Pré-primária c/ 6 salas no Bairro de São Cristovão em Salvador. 2006.

MAGNAVITA, P. R. ; Adriana Diniz . Projeto arquitetônico de Escola Fundamental, 10 salas, Ilha de Maré, RMS -Salvador. 2006.

MAGNAVITA, P. R. ; Adriana Diniz . Alojamento para 20 professores da Escola Fundamental da Ilha de Maré no Município de Salvador. 2006.

MAGNAVITA, P. R. . Residência André Schaun - Ampliação - Cidade de Itaparica / Bahia. 2003.

MAGNAVITA, P. R. . Residência José Ayres do Nascimento - Projeto arquitetônico. 2002.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Pasqualino Romano Magnavita - Projeto arquitetônico / Itaparica/ Bahia. 2002.

MAGNAVITA, P. R. . Concurso Nacional de Ante-projeto - Grupo Corpo/ MG/ - Membro do Juri. 2002.

MAGNAVITA, P. R. . Concurso Naciona de Projeto Final de Graduação - membro do Juri. 2002.

MAGNAVITA, P. R. . "Centro da Vida" Projeto Arquitetônico. 2001.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Candida Liberato - Projeto arquitetônico. 2001.

MAGNAVITA, P. R. . Relatório Tecnico projeto "Arquitetura e Realidade Virtual". 2001.

SOUZA, L. A. ; DINIZ, A. ; MAGNAVITA, P. R. ; SOUZA, L. Fernando . Vencedor do Concurso Nacional: Requalificação urbanística da Praça Cayrú projeto em equipe. 2001.

MAGNAVITA, P. R. . Requalificação da Praça do Campo Formoso / Memorial do Caboclo em Itaparica/ Bahia. 1999.

MAGNAVITA, P. R. . URBANIZAÇÃO DA PRACINHA DA RUA DOS PATOS/ITAPARICA. 1998.

MAGNAVITA, P. R. . AMPLIAÇÃO DE RESIDÊNCIA DO ARQUITETO NA ILHA DE ITAPARICA/BA. 1997.

MAGNAVITA, P. R. . REURBANIZAÇÃO DA FONTE DA BICA/ITAPARICA-BAHIA. 1997.

MAGNAVITA, P. R. . ESPAÇO CULTURAL EDGARD SANTOS/CAMPUS UFBA. 1993.

MAGNAVITA, P. R. . PALCO MÓVEL DO PELOURINHO. 1993.

MAGNAVITA, P. R. . MEMBRO DO COMITÊ ASSESSOR DO CNPq (biênio 1989/90). 1990.

MAGNAVITA, P. R. . MEMBRO DO COMITÊ ASSESSOR DO CNPq(biênio 1987/88). 1988.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto condomínio em Porto Seguro / Bahia. 1988.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interiores Residência Mário Pitanga. 1988.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de Interiores da residência de Milton Tavares. 1984.

MAGNAVITA, P. R. . cadastramento residencial na área ocupada "Invasãodas malvinas". 1983.

MAGNAVITA, P. R. . RESIDÊNCIA DO ARQ. IAN HWA. 1982.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto de urbanização de área no Stiep para assentamento de 2002 sem teto. 1982.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto de ampliação e arquitetura de interiores residência Arnaldo Magnavita / Rio/de/Janeiro. 1981.

MAGNAVITA, P. R. . RESIDÊNCIA DO SR. SYLVIO BANDEIRA DE MELLO. 1980.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto residência Pasquali Magnavita Neto. 1980.

MAGNAVITA, P. R. ; STENKEL, O. . CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA-CENTEC. 1978.

MAGNAVITA, P. R. . ATELIER DO ARTISTA PLÁSTICO JUAREZ PARAISO. 1978.

MAGNAVITA, P. R. . REURBANIZAÇÃO DA PRAÇA NA PONTA DA ILHA/ITAPARICA. 1978.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interiores novo consultório dr. Adilsom Sampaio. 1978.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Durval Storino no Horto Florestal. 1978.

MAGNAVITA, P. R. . RESIDÊNCIA DE SRA. ANGELA CARVALHO. 1977.

MAGNAVITA, P. R. . RESIDÊNCIA DO SR. ADRIANO TOSTO. 1976.

MAGNAVITA, P. R. ; SOUZA, L. A. . Projeto do edifício sede da Construtora Limoeiro em Salvador. 1976.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Angela Scaun no Condomínio de Busca Vida. 1976.

MAGNAVITA, P. R. . COORDENADOR DE - ESPAÇOS EDUCATIVOS - IAB(de 1969 a 1975). 1975.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Almir Patto. 1975.

MAGNAVITA, P. R. . RESIDÊNCIA DO SR. ANTONIO LIMOEIRO. 1974.

MAGNAVITA, P. R. . RESIDÊNCIA DO SR. MARIO FELIX. 1974.

MAGNAVITA, P. R. ; ROCHA, P. R. . SEMINÁRIO CENTRAL DA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR. 1973.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto Hotel em João Pessoa / Paraiba. 1973.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto de Hotel em Natal / Rio Grande do Norte. 1973.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto da Sede da Petroquisa no Polo petroquímico de Camaçari / Bahia. 1973.

MAGNAVITA, P. R. . Colônia de Férias da Associação de Magistrados em Piatã. 1972.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto de edicício circular de apartamentos para Fels mendoça. 1972.

MAGNAVITA, P. R. ; CORDIVIOLA, A. R. . SEDE DO BANCO DO NORDESTE EM SALVADOR. 1970.

MAGNAVITA, P. R. . RESIDÊNCIA AUGUSTO ALMENDRA. 1969.

MAGNAVITA, P. R. . II BIENAL DE ARTES PLÁSTICAS DA BAHIA. 1968.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interiores do consultório do dr. Adilson Sampaio. 1968.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto Hotel na Cidade de Ilhéus / Bahia. 1967.

MAGNAVITA, P. R. . RESTAURANTE DOM PASQUALE. 1966.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto Cine Bahia-. 1966.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interior da residencia de verão do Governador do Estado em Ondina. 1966.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto e montagem da PRIMEIRA BIENAL NACIONAL DE ARTES PLASTICAS - Salvador / BA1966. 1966.

MAGNAVITA, P. R. . Residência José Tavares - Projeto de arquitetura - Exposição Bienal de São Paulo / 1969. 1965.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interiores da Agnência do Banco estadual de Sergipe em Salvador. 1963.

MAGNAVITA, P. R. . Mural decorativo no restaurante do Hotel Oxumaré. 1963.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de Interiores - Banco do Estado da Bahia. 1963.

MAGNAVITA, P. R. . Galeria Manoel Querino - Arquitetura de interiores. 1962.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interiores/ Reforma do Grande Hotel em Recife. 1962.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interiores/ Reforma do Grande Hotel em Recife. 1962.

MAGNAVITA, P. R. . Requalificação Arquitetônica da Igreja N.S. da Piedade. 1962.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto de de cripta funerária família Manuel Joaquim de Carvalho. 1962.

MAGNAVITA, P. R. . Cinema Liceu - Arquitetura de Interiores. 1961.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Aron Chadler em Tel Aviv - Israel. 1961.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interiores - Hotel Plaza - Projeto. 1961.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de Interiores da Faculdade de Direito da UFBA. 1961.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de Interiores da Faculdade de Direito da UFBA. 1961.

MAGNAVITA, P. R. . Arquitetura de interior da Residência Otto Schaeppe. 1961.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Carlos Correia Ribeiro - projeto arquitetônico. 1960.

MAGNAVITA, P. R. . Residência Boris Tabacoff - Projeto arquitetônico. 1960.

MAGNAVITA, P. R. . Projeto e execução do painel ni cine Tupí. 1959.

MAGNAVITA, P. R. . Instituto N. S. da Assunção. 1958.

MAGNAVITA, P. R. . Proposta de restauro urbanístico Piazza del Duomo de Viterbo / Itália. 1955.

MAGNAVITA, P. R. . Edifício Nossa Senhora de Loreto. 1954.

MAGNAVITA, P. R. . Ampliação da Faculdade de arquitetura da UFBA. 2009. (PROJETO ARQUITETÔNICO).

MAGNAVITA, P. R. . Instituto de cultura Mirante do Solar. 2009. (PROJETO ARQUITETÔNICO).

MAGNAVITA, P. R. . projeto da nova versão do Palco deslizante no Pelourinho na cidade do Salvador. 2009. (PROJETO ARQUITETÔNICO).

MAGNAVITA, P. R. . AMPLIAÇÃO DDA EDIFICAÇÃO / PPGAU/UFBA. 2008. (PROJETO ARQUITETÔNICO).

MAGNAVITA, P. R. . Oficina Cnceitual - XXXI ENEA. 2007. (Didática).

MAGNAVITA, P. R. . Relatorio de pesquisa CNPQ. 2005. (Relatório de pesquisa).

MAGNAVITA, P. R. . Relatorio de pesquisa CNPQ. 2003. (Relatório de pesquisa).

MAGNAVITA, P. R. . Relatório de pesquis CNPQ. 2000. (Relatório de pesquisa).

MAGNAVITA, P. R. . Ante-Projeto AMPLIAÇÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UFBA. 2000. (PROJETO ARQUITETÔNICO).

MAGNAVITA, P. R. . Relatório de pesquisa CNPQ. 1999. (Relatório de pesquisa).

MAGNAVITA, P. R. . Relatório de pesquiisa CNPQ. 1997. (Relatório de pesquisa).

MAGNAVITA, P. R. . mesa de Ogum - Design. 2010. Composição (estréia).

MAGNAVITA, P. R. . Design Mesa de Iemanjá. 2007. Composição (estréia).

MAGNAVITA, P. R. . mosáico de 3,50 x 3,20m no piso do Centro Cultural Mirante do Sola na Cidade de Itaparica/ BA. 2012. Diversas.

MAGNAVITA, P. R. . Sessenta anos de desenhos de cidades - Exposição. 2006. Desenho.

MAGNAVITA, P. R. . Exposição coletiva na Galeria Querino/ Salvador. 1963. Desenho.

MAGNAVITA, P. R. . Exposições de desenhos de artistas baiano. 1962. Desenho.

MAGNAVITA, P. R. . Mural Cantina da Faculdade de Arquitetura no Correcor da Vitória. 1960. Pintura.

MAGNAVITA, P. R. . Exposição de 80 desenhos na Associação Dante Alghieri / Salvador. 1958. Desenho.

MAGNAVITA, P. R. . Mutal do Cinema Tuoí em Salvador. 1958. Pintura.

MAGNAVITA, P. R. . Primeiro de Maio na "Piazza del Popolo' / Técnica mista. 1957. Desenho.

MAGNAVITA, P. R. . Abstração/Paisagem II Salão Baiano de Artes Pláticas. 1950. Pintura.

MAGNAVITA, P. R. . Salão Politécnico de artes Plásticas Exposição de 10 trabalhos de arte. 1950. Desenho.

MAGNAVITA, P. R. . "O Músico"- Quadro- Pintura a óleo sobre compensado I Salão Baiano de artes Plásticas. 1949. Pintura.

MAGNAVITA, P. R. . Design - mesa de Ogúm. 2009.

MAGNAVITA, P. R. . Design- Banco para Jardim Público - Oxossi. 2001.

MAGNAVITA, P. R. . Design - Mesa de Oxalá. 2000.

MAGNAVITA, P. R. . mesa de Centro Oxunaré - Design. 1999.

MAGNAVITA, P. R. . Design -Cadeira de Oxossi - Três versões: madeira, couro e acrilico- Estrutura em aço. 1998.

MAGNAVITA, P. R. . Instalação urbana, pintura em 38 poste, Postes EGUN. 1998.

MAGNAVITA, P. R. . Abebê- espelho de Parede i Iemanjá. 2006 (Design) .

MAGNAVITA, P. R. . Mesa de centro Iemanjá. 2005 (Design) .

MAGNAVITA, P. R. . MESA DE OXUM. 2004 (DESIGN/PROTÓTIPO) .

MAGNAVITA, P. R. . BANCO DE JARDIM OXOSSI. 2003 (DESIGN/PROTÓTIPO) .

MAGNAVITA, P. R. . MESA OXALÁ. 2002 (DESIGN/PROTÓTIPO) .

MAGNAVITA, P. R. . MESA OXUMARÉ. 2000 (DESIGN/PROTÓTIPO) .

MAGNAVITA, P. R. . CADEIRA OXOSSI. 1998 (DESIGN/PROTÓTIPO) .

MAGNAVITA, P. R. . POSTE-EGUM / AVENIDA 25 DE OUTUBRO. 1998 (PROGRAMAÇÃO VISUAL) .

MAGNAVITA, P. R. . CONCURSO PARA RESIDÊNCIA DO EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO BRASIL.. 1995 (MEMBRO DE JURI) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    O lugar da diferença e da repetição no plano de Imanência filosófico do pensamento rizomático o na interface da Teoria e crítica da Arquitetur contemporânea, a tríade Saber-Poder-Subjetivação; conceito criatividade no âmbito do paradigma ético-estético, Descrição: o projeto adota o par conceitual Diferença e Repetição e o Plano de imanência Filosófico do pensamento Rizomático (Deleuze/Guattari no âmbito da Teoria e Crítica da arquitetura contemporânea da linha de pesquisa TCAU - Teoria e Crítica da arquitetura e urbanismo do PPGAU/UFBA, evidenciando os conceitos Saber-Poder-Subjetivação; Criatividade que ocorre nos processos de subjetivação, entretanto, no âmbito do paradigma ético-estético.. Trata-se de uma pesquisa que envolve as três formas de pensar e criar: Filosofia, Ciência e Arte, pois, elas se cruzam, se entrelaçam e fazem do pensamento uma Heterogênese. O enfoque maior é reservado à questão da criatividade, pesquisando as condições dos "territórios existenciais" das subjetividades tanto a individual quanto a coletiva. O processo surge da dobra do "fora", ou seja, da relação Saber/Poder, e isso, no "dentro" de um indivíduo ou de uma coletividade de diferentes indivíduos, uma relação de si para consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Justamente nesse "dentro" (dos saberes/poderes dobrados é que ocorre o consenso ou dissenso. Todavia, os indivíduos são atravessados por linhas (fluxos): duras. flexíveis ou de desterritorialização (linas de fuga). São estas últimas linhas as linhas desejantes,linhas do desejo de criar. A fundamentação teórica se aproxima de autores que abordam a questão, todavia, sob a égide do texto Caosmose de pensador e psiquiatra Félix Guattari e particularmente o texto "Micropolítica - Cartografia do desejo em parceria co Suely Rolnik, inclusive, algumas aproximações com psicólogos contemporâneos mais vinculados à neurociência ou à ciência cognitiva, questão que exige um posicionameto ético/político. basicamente a metodologia relaciona-se com a atualização bibligráfica, organizar seminários interno da linha de pesquisa para a avaliação das etapas e elaborar textos para encontros de natureza científica que abordam temas relacionados com a pesquisa. O projeto prever a participação do autor do Projeto ministrando disciplinas no PPGAUrelacionados com o tema nos dois semestres do ano letivo, pois, seguindo o dilema: no se ensina o que se sabem mas, o que se pesquisa. No término da pesquisa, o autor espera publicar um livro contendo o o resultado da mesma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador / Ariadne Moraes da Silva - Integrante / Any Ivo Brito - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Bioplítica e Sustentabilidade da Arquitetura -Novo Paradigma Eético-Estético - Diderente forma de pensar criticamente as disciplinas de Teoria e História, Descrição: O projeto de pesquisa visa dar continuidade ao projeto anterior e se caracteriza, também, por seu viés estritamente Conceitual e, portanto, Filosófico. Trata-se de uma ampliação das preocupações anteriores, introduzindo e problematizando outras variável então apenas aflorada e que, frente ao atual processo de globalização, O projeto de pesquisa visa dar continuidade ao projeto anterior e se caracteriza, também, por seu viés estritamente Conceitual e, portanto, Filosófico. Trata-se de uma ampliação das preocupações anteriores, introduzindo e problematizando outras variável então apenas aflorada e que, frente ao atual processo de globalização, bastante diferenciado e em contínua transformação, merecem especial atenção, particularmente, num país como o nosso de incomensurável desigualdade social, e isso utilizando o conceito Sustentabilidade, ou seja, manter o poder da vida no universo da Biopolítica. A pesquisa adota em seu desenvolvimento enquanto eixo maior, três tríades conceituais. A primeira relaciona-se com as três formas de pensar e criar, ou seja, os conceitos de Filosofia, Ciência e Arte. A segunda hostiliza os seguintes conceitos; Saber, Poder e Subjetivação. A terceira tríade emprega os conceitos: Experiência, Forma de pensar e Visão de Mundo. O pesquisador utiliza por adoção a Lógica da Multiplicidade (lógica da Diferença) também denominada Pensamento Rizomático (Deleuze/Guattari). A pesquisa problematiza o ensino da Arquitetura enquanto formação profissional e objetiva pedagogicamente abordar as disciplinas de Teoria e História da Arquitetura, enfatizando o Trabalho Imaterial dos arquitetos no seio de uma Multidão (conceito este que implica processualmente outros conceitos: Ecosofia (ambiental, social e mental), Comum, Criatividade, Anonimato e o Nomadismo planetário da profissão. O resultado esperado da pesquisa consiste em elaborar um livro/texto crítico, de caráter filosófico e pedagógico voltado para a produção e o ensino da arquitetura, particularme. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Teoria, Crítica, Historia da arqutetura e o pensamento rizomático, Descrição: A pesquisa parte de dois conceitos: Biopolítica e Sustentabilidade relacionados com atitudes, ações, resistências, estratégias, programas, coletivos e/ou individuais e que exigem uma nova forma de pensar na superação do pensamento dialético e a lógica binária. Por opção pessoal, este pesquisador adotou uma das vertentes filosóficas do pensamento contemporâneo, ou seja, o Pensamento Rizomático com sua Lógica da Multiplicidade, e que equivale no dizer de seus criadores, Gilles Deleuze e Félix Guattari, a uma Micropolítica. Pensamento que implica a adoção do novo Paradigma Ético/Estético e que pressupõe uma analise dos processos de subjetivação individual e/ou coletiva. .Essa adoção a uma diferente forma de pensar tem seu objetivo maior no sentido pedagógico, pois. visa uma nova maneira de ministrar as disciplinas de Teoria e História da Arquitetura, através de um viés critico ?deconstrutivista?, todavia, não no sentido de destruir o pensamento dialético, mas, evidenciar os limites e alcance desta forma de pensar, retirando-lhe a hegemonia que ainda desfruta Três tríades conceituais são propostas e estruturam a pesquisa. A primeira relaciona-se com três importantes conceitos: Saber, Poder e Subjetivação; a segunda, com as três formas de pensar e criar: a Filosofia, a Ciência e a Arte; a terceira, com a Experiência empírica, Forma de pensar e ?Visão de mundo?. É deste último tópico que emerge o novo Paradigma ético/estético, no sentido de oferecer resistência às formas de sujeição e controle social. A maioria dos conceitos utilizados nesta pesquisa se encontram nos enunciados contidos no pensamento rizomático e os demais conceitos utilizados emergem da ampla e complexa Atualidade no sentido foucaultiano de ?Diagnóstico do Presente?, conceitos tais como: Trabalho Imaterial, Comum, Multidão, Ecosofia (filosofia das três ecologias), Sustentabilidade e Biopolítica., Nômade, Anônimo, conceitos estes sob a égide dos processos de subjetivação que demarcam a Micropolític. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Arquitetura na interface da filosofia, ciência e arte - Teoria, História, Projeto e formação profissional - Heterogênese do Pensamento contemporâneo, Descrição: O projeto relaciona-se com as três formas de pensar e cria: Filosofia, Ciência e Arte e se apropia da Lógica da multiplicidade do pensamento rizomático (Deleuze/Guattari) e utiliza um repertoótio de novos conceitos. Borda o ensino, a pesquisa e xampo profissional. Metodologicamente utiliza a prática de ensino com a pesquisa, pois, "não se ensina o que se sabe, mas o que se pesquisa".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2008

    Análise epistemológica da arquitetura contemporânea na inter face da lógica da multiplicidade, Descrição: P projeto visa analisar a produção da arquitetura contentmporânea utilizando a lógica da Diferença denominada também de lógica da multiplicidade e um novo repertório conceitual. Também conhecido como pensamento rizomático, diferente da lógica binária e do repertório conceitual herdado da Modernidade, portan, no âmbito dp pensamento pós-estruturalista... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2004

    Arquitetura e Realidade Rizomática - Novos Parâmetros Cognitivos Conceitos e Categorias de Análise - Bolsa CNPq 2001-2004, Descrição: Pesquisa conceitual que relaciona uma das vertentes do pensamento pós-estruturalista e seu repertório conceitual com a produção da arquitetura contmporânea. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

  • 1999 - 2001

    Arquitetura e Realidade Virtual - 1999-2001 bolsa CNPq, Descrição: Pesquisa de natureza conceitual relacionada com a produção da arquitetura contemporânea na interface da da Realidade virtual que resultam das inovações tecnológicas à exemplo das "Transarquiteturas" que tem no pensador Paul Virilio seu mentor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador.

  • 1997 - 1999

    Teoria dos Fratais aplicado a Arquitetura - bolsista CNPq - 1997-1999, Descrição: Pesquisa voltada para a Teoria dos Fractais (bidimensional) no sentido de verificar a sua aplicação à realidade tridimencional em arquitetura. Neste campo os estudos se encontram ainda pouco desnvolvidos e a pesquisa desenvolvida registra as limitações encontradas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pasqualino Romano Magnavita - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Placa/homenagem/ reconhecimento da contribuição profissional, Câmara de Vereadores da Prefeitura Municipal de Salvador - Bahia.

2001

PLACA HOMENAGEM CINQUENTENÁRIO DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL, CREA- BA.

2001

1 Lugar em Concurso Nacional - REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA CAYRÚ - Salvador - Ba - participando da equipe vencedora, Prefeitura Municipal de Salvador.

2000

COLAR DE OURO - Homenagem maior do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB - XVI Congresso Brasileiro de Arquitetos, Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB.

2000

PLACA DE OURO E DIPLOMA DE MÉRITO - em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no exercício profissional, CONFEA / CREA.

2000

Professor Emérito da UFBA, Universidade Federal da Bahia.

1998

1 PRÊMIO - II PRÊMIO LICEU DESIGN - Viagem a Milão/ Itália, LICEU DE ARTES E OFÍCIOS / UFBA.

1998

1 PRÊMIO SALÃO REGIONAL DE ARTES PLÁSTICAS-Instalação Urbana na Cidade de Itaparica, FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA.

1983

SÓCIO EMÉRITO DA ASSOCIAÇÃO DE MUSEÓLOGOS DA BAHIA, ASSOCIAÇÃO DOS MUSEÓLOGOS/BA.

1970

1 LUGAR - CONCURSO - PROJETO DE ARQUITETURA PARA A SEDE MATRIZ DO BANCO DO NORDESTE EM SALVADOR-BA - em parceria com o Arq. Rafael Cordiviola, IAB/BA - BANCO DO NORDESTE - CONCURSO - Convidados seis escritórios.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Universidade federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação e Arquitetura e Urbanismo-PPGAU. , Rua Caetano Moura, 121, Federação, 40210-350 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 33321980, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1995 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: pesquisador professor doPPGAU, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador CNPQ, Carga horária: 5

Outras informações:
Aposentado em março de 1995. Contemplado com bolsa de pesquisa no mesmo ano e mes, vem ministrando disciplinas no Programa de Ppós-graduação em Arquitetra e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia em todos os semestres letivos, no mestrado desde 1983 quando criado e no doutorado desde 2000, ano de sua criação.

1983 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Docente e Pesquisador PPGAU, Enquadramento Funcional: (Pós-graduação) Aposentado em 03/1995, Carga horária: 4

Outras informações:
Pesquisador com Bolsa de Produtividade do CNPq. Docente da Disciplina obrigatória SEMINÁRIOS AVANÇADOS I do Curso de Doutorado do PPGAU/UFBA. Docente da Disciplina Optativa Tecnica e Prática de Projetos, do Curso de Mestrado do PPGAU, anteriormente obrigatório até o ano 2000.

1960 - 1995

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto IV (graduação), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor aposentado. Continua ensinando no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo/FAUFBA, na qualidade de professor permanente do quadro, em decorrência de ser pesquisador do CNPq, com bolsa de Produtividade desde 1995.

Atividades

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação / PPGAU, .

  • 03/2000

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS AVANÇADOS/DOUTORADO - TECNICA E PRÁTICA DE PROJETO/ MESTRADO

  • 07/1983

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Pós- graduação.

  • 03/1983

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica e Técnica de Projeto (Mestrado)- Seminários Avançados I (Doutorado desde 2000)

  • 09/2001 - 11/2001

    Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura, .,Atividade de extensão realizada, Projeto arquitetônico.

  • 03/1999 - 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação / PPGAU, .

  • 08/1998 - 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CNPq, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor.

  • 03/1997 - 02/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação / PPGAU, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1995 - 03/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação / PPGAU, .

  • 04/1993 - 04/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura, Departamento da Teoria e Prática do Planejamento.

  • 04/1992 - 10/1993

    Extensão universitária , Universidade federal da Bahia, .,Atividade de extensão realizada, Pro- Reitor de Extensão.

  • 03/1992 - 03/1993

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Mestrado Em Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Reitor.

  • 08/1987 - 07/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CNPq, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor.

  • 06/1989 - 06/1991

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Mestrado Em Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 05/1989 - 05/1991

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Câmara de Pós Graduação.,Cargo ou função, Membro de conselho de centro.

  • 12/1973 - 11/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, .,Cargo ou função, Membro do Conselho superior do IAB representando o IAB /BA.

  • 06/1985 - 06/1987

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Mestrado Em Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 06/1983 - 06/1985

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Mestrado Em Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 07/1982 - 06/1984

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Salvador -, .,Cargo ou função, Representante da Universidade Federal da Bahia.

  • 04/1979 - 04/1982

    Direção e administração, Fundação Cultural do Estado da Bahia, .,Cargo ou função, Outro.

  • 10/1975 - 10/1979

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Colegiado de Curso de Graduação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 10/1976 - 09/1979

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONFEA, .,Cargo ou função, Membro Suplente.

  • 03/1975 - 03/1979

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Câmara de Graduação.,Cargo ou função, Membro de conselho de centro.

  • 03/1969 - 03/1979

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO IV e V

  • 04/1977 - 03/1978

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação e Cultura- MEC, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino de Arquitetura e Urbanismo CEAU.

  • 10/1969 - 06/1976

    Conselhos, Comissões e Consultoria, União internacional de Arquitetos / UIA, .,Cargo ou função, Membro Suplente,representando o Brasil. Eleição ocorrida na Assembléia de Bariloche/Argentina.

  • 07/1970 - 07/1975

    Direção e administração, Premem Mec, .,Cargo ou função, Outro.

  • 03/1971 - 03/1973

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Departamento da Teoria e Prática do Planejamento.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 12/1967 - 11/1969

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior representando o IAB / Ba.

  • 03/1960 - 03/1968

    Ensino,,Disciplinas ministradas, COMPOSIÇÃO DECORATIVA I e II, com ênfase na Arquitetura de Interiores