Juliana Carvalhais Brito

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestrado e doutorado em Botânica pela mesma instituição. Atua como docente desde 2005 lecionando em instituições de ensino de nível fundamental, médio, graduação e pós-graduação. Atualmente é docente do Instituto Federal Baiano no campus Bom Jesus da Lapa lecionando a disciplina biologia para os cursos Técnico Integrado de Agroecologia, Agricultura e Informática e as disciplinas Anatomia e morfologia vegetal, Fisiologia vegetal e Botânica Sistemática no curso de graduação de Engenharia Agronômica.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica

2011 - 2015

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Efeitos do fogo e extrativismo em Comanthera mucugensis (Giul.) L.R.Parra & Giul. (Eriocaulaceae)
Abel Augusto Conceição. Coorientador: Isabel Belloni Schmidt. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Campo reupestre; Dinâmica de populaçoes; Biomassa; Fogo.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Botânica

2009 - 2011

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Efeitos do fogo em uma área com vegetaçao de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Abel Augusto Conceiçao
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Dinâmica de populaçoes; Fogo; Campo reupestre; Chapada Diamantina.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Graduação em Ciências Biológica

2002 - 2008

Universidade Estadual de Feira de Santana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Metodologias Ativas: TBL. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana, FTC, Brasil.

2016 - 2016

Metodologias Ativas: Mapeamento Mental. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana, FTC, Brasil.

2016 - 2016

Metodologias Ativas: Estudo de casos. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana, FTC, Brasil.

2016 - 2016

Currículo por Competências: planejamento do ensino e da aprendizagem. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana, FTC, Brasil.

2015 - 2015

Metodologias Ativas. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana, FTC, Brasil.

2015 - 2015

Currículo por Competências. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana, FTC, Brasil.

2011 - 2011

Bioestatística aplicada à Botânica. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2010 - 2010

Flora e florística da Chapada Diamantina. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2009 - 2009

Ecologia da polinização. (Carga horária: 75h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2009 - 2009

Fenologia vegetal. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2009 - 2009

Nomenclatura Botânica. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2009 - 2009

Palinologia. (Carga horária: 75h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Semana de Ciência e Tecnologia e VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa.A vida moderna e a incidência das doenças cardiovasculares e respiratórias. 2019. (Oficina).

2º Workshop Meio Ambiente e Sustentabilidade.Saúde, Ambiente e Trabalho. 2017. (Outra).

Seminário de Bioética e Deontologia em Enfermagem.Engenharia Genética. 2014. (Seminário).

Seminário de Pós-graduação em Ciências Biológicas.Efeitos do fogo na composição e estrutura da vegetação de uma área de campo rupestre perturbada pelo fogo na Chapada Diamantina em substrato rochoso e campestre. 2010. (Seminário).

60º Congresso Nacional de Botânica. Efeitos do fogo sobre vegetação ecotonal no Parque Nacional da Chpada Diamantina, Lençóis, Bahia.. 2009. (Congresso).

IX Congresso de Ecologia do Brasil. Reneraçao de uma área de campo rupestre perturbada pelo fogo na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2009. (Congresso).

Aberto 2007 - Centro Universitário de Cultura e Arte. 2007. (Outra).

Educação no Campo para o Desenvolvimento Territorial Sustentável. 2007. (Oficina).

II Conferência Estadual de Cultura. 2007. (Outra).

2º Seminário de Formação de Professores. 2006. (Seminário).

Eu Educador: agumas certezas e outras tantas dúvidas. 2006. (Seminário).

II Semana de Biologia da UFBA. 2006. (Outra).

II Seminário de apresentação das monografias do curso de Lic. C. Biológicas. 2006. (Seminário).

I Simpósio de Ensino de Biologia do Sudoeste da Bahia. 2006. (Simpósio).

IV Encontro de Biologia Jr. da UEFS.Conhecendo meu corpo para me entender melhor. 2006. (Encontro).

Seminário Temático do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2006. (Seminário).

Células-Tronco a Promessa da Ciência. 2004. (Outra).

II Encontro de Biologia JR. da UEFS. 2004. (Encontro).

V Encontro de Biologia da UEFS. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Daphiny Pereira Vitório

BRITO, J. C.; MARINHO, L. C.; AONA, L. Y. S.. Florística e fitossociologia na Floresta Nacional Contendas do Sincorá, FLONA-CS, Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Anderson Silva do Nascimento

BRITO, J. C.. Considerações sobre a saúde do profissional de enfermagem atuante nos setores de urgência e emergência: Estresse e suas consequências. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem nas urgências e emergências) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Andrea de Almeida Correia Carvalho

BRITO, J. C.. Atuação da enfermagem junto ao paciente portador de infarto agudo do miocardio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem nas urgências e emergências) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Antonivalda Lima dos Santos

BRITO, J. C.. Atendimento humanizado no pré-hospitalar móvel. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem nas urgências e emergências) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Eliene de Rosa Cerqueira

BRITO, J. C.. Atuação da enfermagem na urgência e emergência no APH-móvel. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem nas urgências e emergências) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Hudson Soares da Silva

BRITO, J. C.. Atuação do enfermeiro no tratamento a pacientes portadores de insufuciência renal crônica: um artigo de revisão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem nas urgências e emergências) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Jaina Lima Santana

BRITO, J. C.. Condutas de enfermagem frente à parada cardiorrespiratória. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem nas urgências e emergências) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Ludmila Lopes Silva

BRITO, J. C.. A(o) enfermeira(o) no acolhimento com classificação de risco na emergência: uma revisão integrativa da literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem nas urgências e emergências) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Edmar Alves de Oliveira

BRITO, J. C.. Atuação do enfermeiro na construção de pré-natal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Osneide de França Lima

BRITO, J. C.. Cuidado do enfermeiro ao indivíduo com anemia falciforme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Soraia Alves da Silva

BRITO, J. C.. Papel dos profissionais de saúde no parto humanizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Mariana da Silva Oliveira

BRITO, J. C.. Cuidado do enfermeiro ao idoso com pé diabético no âmbito domiciliar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Ednadja da S

BRITO, J. C.. Loiola.Assistência de enfermagem no alívio da DPR no parto normal humanizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Maria das Dores Xavier de Rêgo

BRITO, J. C.. Cuidado da equipe de atenção básica na saúde do indivíduo com anemia falciforme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Simone Souza Ferreira

BRITO, J. C.. Atuação do enfermeiro no cuidado à criança hospitalizada com câncer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Indyara Santana Ribeiro

BRITO, J. C.. Cuidado do enfermeiro junto à criança com autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Silvia Regina Franco

BRITO, J. C.. Assistência de enfermagem a pessoa idosa hospitalizada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Paula Thaysla C

BRITO, J. C.. da Silva.Cuidado do enfermeiro ao indivíduo com câncer de próstata. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Débora Oliveira de Matos

BRITO, J. C.. Percepção da dor em neonatos sob o olhar dos enfermeiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Diego de Oliveira Souza

BRITO, J. C.. Cuidados de enfermagem a gestantes de alto risco na adolescência: um estudo bibliográfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: George Washington Santos Vieira

BRITO, J. C.. Vulnerabilidade da população carcerária brasileira ao HIV/AIDS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Munitchelle Cerqueira Cruz

BRITO, J. C.. Atuação do enfermeiro no processo de amamentação do recém-nascido com fissura labial e/ou palatina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana.

Aluno: Carla Verena de S

BRITO, J. C.; PEREIRA, C. M. S. S.; MARINHO, V.. Nascimento Sena.Abordagem da água nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Haroldo Feitosa do Nascimento

CAIAFA, A. N.; FUNCH, R. R.;NASCIMENTO, F. H. F.. Efeitos do fogo na diversidade e conservação de plantas em vegetação campestre. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Sâmia Paula Santos Neves

CONCEICAO, A. A.; Costa, G.M; Funch, L.S.;NEVES, S.P.S.; SOUZA, J. S.. Efeitos do fogo e extrativismo em Comanthera mucugensis (Giul.) L.R. Parra & Giul. (Eriocaulaceae). 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Alessandra Nasser Caiafa

CONCEICAO, A. A.; RIBEIRO, K.T.;CAIAFA, A. N.. Efeitos do Fogo sobre a vegetação em duas áreas de campo rupestre na Chapada Diamantina. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Alessandra Nasser Caiafa

CAIAFA, Alessandra Nasser; FUNCH, R.R.. Efeitos do fogo na diversidade e conservação de plantas em vegetação campestre. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

ABEL AUGUSTO CONCEIÇÃO

CONCEIÇÃO, A. A.; RIBEIRO, K. T.; CAIAFA, A.. Efeitos do fogo sobre a vegetação em duas áreas de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Josival Santos Souza

SOUZA, J. S.; COSTA, G. M.; Funch, Ligia Silveira; NEVES, S. P. S.; CONCEICAO, A. A.. Efeitos do fogo e extrativismo em Comanthera mucugensis (Giul.) L.R. Parra & Giul (Eriocaulaceae).. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Grênivel Mota da Costa

SOUZA, J. S.;COSTA, G. M.FUNCH, L. S.; NEVES, S. P. S.;CONCEICAO, A.. Efeitos do fogo e extrativismo em Comanthera mucugensis (Giul.) L.R. Parra. 2015. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eleni Pereira Cesar

A Formação De Professores Para Atuar Nas Escolas Do Campo Como Estratégia De Construção De Uma Educação Do Campo; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; (Orientador);

Taiane Pereira dos Santos

Formação Docente: Desafios E Possibilidades Na Educação Básica Do Campo; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; (Orientador);

Bazílio Teixeira Júnior

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: uma revisão de literatura; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Juliana Carvalhais Brito;

Aylana Ribeiro Passos

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Juliana Carvalhais Brito;

Dinailda Ribeiro Cerqueira

Cuidado do enfermeiro na atuação básica do indivíduo com hipertensão arterial: uma revisão de literatura; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana; Orientador: Juliana Carvalhais Brito;

Valeria Cerqueira Costa

Monitoria em Anatomofisiologia Humana 1; 2017; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana; Orientador: Juliana Carvalhais Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia Elena Carneiro

Flora da Bahia: estudos micromorfológicos aplicados a taxonomia de Chrysophyllum (Sapotaceae); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Cláudia Elena Carneiro;

ABEL AUGUSTO CONCEIÇÃO

Efeitos do fogo sobre a vegetação de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Abel Augusto Conceição;

ABEL AUGUSTO CONCEIÇÃO

Efeitos do fogo e da colheita sobre Comanthera mucugensis; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Abel Augusto Conceição;

ISABEL BELLONI SCHMIDT

Efeitos do fogo sobre espécies de interesse econômico na Chapada Diamantina; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Isabel Belloni Schmidt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CONCEICAO, A. A. ; Souza, J.M. ; SILVA, G. A. ; BRITO, J. C. ; PELACANI, C. R. ; OLIVEIRA, R. C. S. ; MOREIRA, F. G. ; JESUS, L. B. L. ; CRISTO, F. H. ; SAMPAIO, A. B. ; LINTOMEN, B. S. ; GONCALVES, C. N. ; SCHIMIDT, I. B. . Uso, manejo e conservação de duas espécies endêmicas sob pressão de coleta e impactos do fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina. In: Waldir Mantovani, Ricardo Ferreira Monteiro, Luiz dos Anjos, Mariana Otero Cariello. (Org.). Pesquisa em unidades de conservação no domínio da Caatinga. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2017, v. 1, p. 33-605.

  • Conceição, Abel A. ; Rapini, Alessandro ; do Carmo, Flávio F. ; Brito, Juliana C. ; Silva, Gabriela A. ; Neves, Sâmia P. S. ; Jacobi, Claudia M. . Rupestrian Grassland Vegetation, Diversity, and Origin. Ecology and Conservation of Mountaintop grasslands in Brazil. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 105-127.

  • BRITO, J. C. ; Souza, J.M. ; CONCEICAO, A. A. ; COSTA, G. M. . Germinação e rebrota em substratos rochoso e arenoso após o fogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. . Engenharia Genética. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, G. M. ; Souza, J.M. ; BRITO, J. C. ; OLIVEIRA, R. C. S. ; CONCEICAO, A. A. . Estabelecimento de plântulas e época de queimada em vegetação de campo rupestre e cerrado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, G. M. ; Souza, J.M. ; BRITO, J. C. ; CONCEICAO, A. A. . Efeitos da época da queimada na diversidade em uma área de vegetação campestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. ; CONCEICAO, A. A. . Efeitos do fogo na composição e estrutura da vegetação de uma área de campo rupestre perturbada pelo fogo na Chapada Diamantina em substrato rochoso e campestre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. M. ; SANTOS, T. B. ; BRITO, J. C. ; ROBERTS, M. C. L. ; ALMEIDA, P. R. M. . Comportamento dos insetos visitantes das flores de Cordia superba Cham. (Cordiaceae) na região de Feira de Santana, Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. ; CONCEICAO, A. A. ; ROCHA, R. S. ; COSTA, G. M. . Efeitos do fogo sobre vegetação ecotonal no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis, Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, G. M. ; CONCEICAO, A. A. ; Souza, J.M. ; BRITO, J. C. . Composição Florística e Estrutura em uma área de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. ; CONCEICAO, A. A. ; Souza, J.M. ; COSTA, G. M. . Regeneração de uma área de campo rupestre perturbada pelo fogo na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Souza, J.M. ; CONCEICAO, A. A. ; BRITO, J. C. ; COSTA, G. M. . Comportamento fenológico de Actinochephalus ramosus (Wikstr.) Sano (Euriocaulaceae) após passagem de fogo em uma área de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. . CAT: Os desafios de uma educação contextualizada no campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, V. ; BRITO, J. C. ; CAMPOS, T. ; BARBOSA, L. M. . Análise Quantitativa dos Componenetes Biogênicos do Sedimento de Praia da APA de Mangue-Seco - Bahia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRITO, J. C. . Oficina de formação de professores: Quanto lixo!. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRITO, J. C. . Oficina de Formação de Professores: Reino das Plantas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRITO, J. C. . Oficina de Formação de Professores: Morfologia das Flores. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRITO, J. C. ; SANTOS, F. K. . A vida moderna e a incidência das doenças cardiovasculares e respiratórias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, F. K. ; BRITO, J. C. ; OLIVEIRA, C. V. ; ALMEIDA, E. L. ; SOUZA, D. A. ; CRUZ, P. L. . Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Bom Jesus da Lapa.. 2018. (Projeto Político-Pedagógico de Curso (PPC)).

BRITO, J. C. . Oficina: Horta Sustentável. 2016. .

BRITO, J. C. . Legislação hurbana e meio ambiente. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo).

BRITO, J. C. . As plantas curam?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

BRITO, J. C. . Oficina Pedagógica do Ensino de Ciências Naturais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRITO, J. C. ; HARRISON, M. . Conhecendo meu corpo para me entender melhor. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Uso, manejo e conservação de duas espécies endêmicas sob pressão de coleta e impactos do fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Nordeste do Brasil, Descrição: Os incêndios são fenômenos de grande importância no mundo, com efeitos diretos e indiretos sobre a biodiversidade. O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), na região central da Bahia, é a unidade de conservação federal do Brasil com maior número de focos de incêndios, dentre as gerenciadas pelo ICMBio, sendo também uma das mais ricas em espécies devido aos endemismos dos campos rupestres e à elevada diversidade beta. Além dos incêndios, outro fator que afeta as abundâncias das espécies é a extração ilegal de plantas endêmicas do PNCD e região, que são utilizadas como ornamental (sempre-viva, Comanthera mucugensis (Giul.) L.R.Parra & Giul., Eriocaulaceae) ou como substância inflamável, para acender fogões a lenha (candombá, Vellozia sincorana L.B.Sm. & Ayensu, Velloziaceae). Quase todos os últimos incêndios no PNCD tiveram causa antrópica, dentre as quais destaca-se o uso do fogo para a pecuária e o extrativismo de sempre-vivas. O objetivo dessa pesquisa é contribuir para conservação de duas espécies endêmicas sob pressão de coleta no PNCD, V. sincorana e C. mucugensis. Serão avaliados os usos do candombá e da sempre-viva, o manejo do candombá, o manejo do fogo e a colheita de flores realizada pelos coletores de sempre-vivas e o impacto do fogo em dois tipos de comunidades vegetais dos campos rupestres, os campos úmidos dominados por C. mucugensis (grasslands) e os campos rupestres rochosos dominados por arbustos de V. sincorana. Estudos ecológicos mais aprofundados serão concentrados em V. sincorana, pois é a espécie menos conhecida. Áreas do entorno e dentro do PNCD com diferentes intervalos de fogo onde populações das duas espécies ocorram serão sorteadas para amostragem das abundâncias das duas espécies, assim como das composições florísticas, estruturas da vegetação e das propriedades edáficas. Serão avaliados a estrutura populacional, a fenologia, os efeitos indiretos dos incêndios (consumo das folhas e aumento da fertilidade do solo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . , Integrantes: Juliana Carvalhais Brito - Integrante / Abel Augusto Conceição - Coordenador / Grênivel Mota Costa - Integrante / Jumara Marques Souza - Integrante.

  • 2011 - Atual

    COMUNIDADES E POPULAÇÕES DE VELLOZIA SINCORANA, DISTÚRBIO POR FOGO E O USO DESSA PLANTA ENDÊMICA DA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, BRASIL, Descrição: Os incêndios são fenômenos de grande importância no mundo. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é a unidade de conservação federal do Brasil com maior número de focos de incêndios, constituindo um problema grave. O campo rupestre é a vegetação mais atingida e rica em endemismos, sendo objeto dessa pesquisa que visa contribuir para a conservação da biodiversidade da região. O objetivo é detectar padrões espaciais e temporais de populações e comunidades vegetais em áreas sob influência de incêndios e dominadas por Vellozia sincorana L.B.Sm. & Ayensu, assim como avaliar se a atividade de coleta dos ramos dessa espécie endêmica utilizados para acender fogões a lenha representa uma ameaça. Áreas acometidas por incêndios recentes a mais antigos terão a composição florística e estrutura da vegetação comparadas. A taxonomia e diversidade genética das populações de V. sincorana serão estudadas, assim como efeitos indiretos dos incêndios (consumo das folhas e aumento da fertilidade do solo). O uso do candombá (V. sincorana) será avaliado em entrevistas semi-estruturadas e as populações da planta sob pressão de coleta serão investigadas. Os resultados serão comparados com os de outros estudos, sendo utilizadas análises de variâncias e técnicas multivariadas. Os resultados da pesquisa revelarão padrões espaciais e temporais nos campos rupestres, gerando informações técnicas fundamentais para definição das melhores propostas de manejo e uso do fogo na Chapada Diamantina... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . , Integrantes: Juliana Carvalhais Brito - Integrante / Abel Augusto Conceição - Coordenador / Grênivel Mota Costa - Integrante / Jumara Marques Souza - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa. , BR 349, Km 14, Zona Rural, 47600000 - Bom Jesus da Lapa, BA - Brasil, Telefone: (77) 34813210, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2018

    Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Componente de Núcleo Docente Estruturante

    Outras informações:
    Componente de Núcleo Docente Estruturante do curso de Biomedicina (FTC - Feira de Santana)

  • 2016 - 2018

    Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Componente do NDE de Biomedicina

  • 2013 - 2018

    Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Docente das disciplinas Anatomofisiologia Humana 1 e 2, Patologia Geral e Ecologia Geral para os cursos de enfermagem, fisioterapia, nutrição, Biomedicina, odontologia e engenharia ambiental.

  • 2016 - 2016

    Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Ministrante da disciplina Patologia Geral (24h) para o curso de pós-graduação em Estética e Cosmetologia.

  • 2013 - 2013

    Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Satana

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação

    Outras informações:
    Disciplina: Metodologia da pesquisa científica (30h)

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Seminário Temático: Modelos didáticos, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Curso ministrado no curso de formação de professores PROFORMA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Seminário temático: Fogo na Chapada Diamantina: causas e consequências Curso de formação de professores (PARFOR)

  • 2011 - 2015

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2015

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante de projeto de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Cidade Especializações

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação

    Outras informações:
    Disciplia: Ecologia humana

  • 2005 - 2006

    Escola Dr. Luiz da Costa Silva

    Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 12

  • 2006 - 2007

    Arquidiocese de Feira de Santana

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 3

  • 2006 - 2008

    Escola Dalle Nogare

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 12

  • 2007 - 2010

    Colégio Aprovado

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 6

  • 2006 - 2006

    Vox Dei

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Monitora de Biologia, Carga horária: 12

  • 2016 - 2016

    COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Ministrante de Oficina: Horta Sustentável, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Realização de oficina com estudantes de ensino médio onde foi aborda a possibilidade de reutilizar materiais na elaboração de hortas verticais em casa.

  • 2018 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2019

      Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica Sistemática

    • 02/2019

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia - Cursos Técnico Integrado de Agricultura, Agroecologia e Informática.

    • 02/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, .,Cargo ou função, Componente da Comissão Local do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020?2024 do Campus Bom Jesus da Lapa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Portaria Nº 280, 21 de fevereiro de 2019..

    • 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, .,Cargo ou função, Componente do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas - Portaria Nº 21, 04 de junho de 2018..

    • 02/2019 - 04/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, .,Cargo ou função, Organização do Simpósio de Educadores de Serra do Ramalho: Entre o pensar e fazer educação do campo..

    • 01/2019 - 04/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, .,Cargo ou função, Banca Examinadora para Processo Seletivo da Especialização em Educação do Campo, turma 2019.1 - Portaria nº 002, 16 de janeiro de 2019..

    • 09/2018 - 03/2019

      Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Morfologia Vegetal; Fisiologia Vegetal.

    • 11/2018 - 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, .,Cargo ou função, Organização e realização dos Jogos Estudantis do Instituto Federal Baiano - JEIF 2018.

    • 07/2018 - 11/2018

      Outras atividades técnico-científicas , IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa.,Atividade realizada, Orientadora da monitoria de ensino do componente curricular Biologia..