Carla Villamaina Centeno

Possui graduação em HISTÓRIA - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1990), MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande, cursos de graduação em Pedagogia e Geografia. Tem experiência na área de História e Educação, Trabalho didático, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentos do trabalho didático, Mato Grosso do Sul, História, Educação, Fronteira, Historiografia, Memória, erva-mate e trabalhadores rurais.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2002 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: Educação e Fronteira com o Paraguai na historiografia mato-grossense (1870-1950)
José Claudinei Lombardi. Bolsista do(a): Fundação Manoel de Barros, FMB, Brasil. Palavras-chave: Educação; Mato Grosso do Sul; Nacionalização; Fronteira.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1998 - 2000

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A educação do trabalhador ervateiro:crítica da historiografia regional de suas concepções de trabalho, história e cultura.,Ano de Obtenção: 2000
Ana Lucia Educardo Farah valente.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação formal; Erva-mate; Mato Grosso do Sul; Trabalhadores rurais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em HISTÓRIA

1984 - 1990

Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Corpo e Voz na TV. (Carga horária: 40h). , Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Professores Autores e Tutores Ed à Distância. (Carga horária: 60h). , Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.

1993 - 1993

ENCONTRO DE AÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 15h). , Prefeitura Municipal de Campo Grande, SME, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em HISTORIA ORAL. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, GOVERNO/MS, Brasil.

1992 - 1992

ENCONTRO DE AÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 45h). , Prefeitura Municipal de Campo Grande, SME, Brasil.

1988 - 1988

história da américa colonial. (Carga horária: 20h). , faculdades unidas católicas de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CENTENO, C. V. . Memória, Verdade e Justiça. 2018. (Outro).

CENTENO, C. V. . IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO). 2017. (Outro).

CENTENO, C. V. . 3º EPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - Educação Científica: Inovações científicas e desenvolvimento regional. 2012. (Outro).

CENTENO, C. V. . I Jornada de Estudos sobre Organização do Trabalho Didático. 2011. (Congresso).

CENTENO, C. V. ; LACERDA, Léia . VIII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul - Conhecimento em Debate: desafios para o trabalho docente. 2010. (Outro).

CENTENO, C. V. ; COSTA, L. S. . Letras em Debate. 2008. (Outro).

CENTENO, C. V. ; BRITO, S. H. A. ; FERRO, O. R. ; Souza, A. A. A de ; ALVES, G.L. . VII Jornada do Histedbr. 2007. (Outro).

CENTENO, C. V. . IV Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. 2006. (Outro).

CENTENO, C. V. ; FIGUEIRA, K. C. N. . III JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MS. 2005. (Outro).

CENTENO, C. V. . II JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. 2004. (Outro).

CENTENO, C. V. . I Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. 2003. (Outro).

CENTENO, C. V. . 3º EPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - Educação Científica: Inovações científicas e desenvolvimento regional. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Integrador do PROFEDUC.Proposta de intervenção : conhecimento científico na pré-escola: da sala de aula ao laboratório de Ciências. 2017. (Seminário).

IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO).A experiência de Paschoal Lemme na organização do trabalho didático da Educação de jovens e adultos (1934-1936). 2017. (Encontro).

XI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. A crítica de Paschoal Lemme aos instrumentos didáticos da escola pública brasileira, século XX. 2016. (Congresso).

Colóquios pedagógicos.Política, relações sociais e cidadania. 2015. (Outra).

III Encontro acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras. 2014. (Encontro).

II SEMINÁRIO INTERNO ?LEITURAS DE FRONTEIRA.Fronteiras em José de Melo e Silva. 2014. (Seminário).

XII Semana acadêmica de História: o bandeirantismo na historiografia brasileira.Virgílio Corrêa Filho e o bandeirantismo. 2014. (Seminário).

4º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EPEX/UEMS.Impacto na frmação do aluno, decorrentes dos investimentos nos programas de bolsas. 2013. (Encontro).

Interdisciplinaridade: desafios institucionais. 2013. (Seminário).

IV Workshop CT-INFRA N/NE/CO. 2013. (Encontro).

Fórum dos Coordenadores dos Programas Pós-graduação em educação da região Centro-Oeste Associados à ANPED - FORPRED-CO.Textos escolares de História do Brasil no Colégio Pedro II (1828-1900). 2012. (Outra).

IV Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Se Sociologia da Educação - GEPASE.Contribuições da historiografia regional ao campo da Educação. 2012. (Seminário).

IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação no Brasil -sil - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades.Avaliação de Trabalhos. 2012. (Seminário).

IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação no Brasil -sil - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades.Os primeiros textos didáticos de História do Brasil utilizados no ensino secundário brasileiro, durante o período imperial. 2012. (Seminário).

X Encontro de Professores da UEMS - UEMS 18 anos: Diálogos e reflexões.Novo Plano Nacional de Pós-graduação 2012-2020. 2012. (Encontro).

XXVIII ENPROP - ENCONTRO NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. 2012. (Encontro).

22º. Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Antos do Ensino e 8º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS.Infância e Educação. 2011. (Seminário).

63a. Reunião Anual da SBPC. Avaliador. 2011. (Congresso).

A Escola pública em discussão: origens e função social.A ESCOLA PÚBLICA em Discussão: Origens e função social. 2011. (Encontro).

III Workshop CT-INFRA N?NE/CO Estratégioa de Desenvolvimento Regional.UEMS. 2011. (Outra).

I Jornada de Estudos sobre Organização do Trabalho Didático.O manual didático como instrumento de trabalho na escola secundária (1835-1945). 2011. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de História da Educação. O manual didático História do Brasil - Curso Superior de João Ribeiro: uma análise sob a perspectiva da organização do trabalho didático. 2011. (Congresso).

VIII Seminário em Educação e IV Colóquio de Pesquisa.Os instrumentos do trabalho didático e a centralidade da relação educativa. 2011. (Seminário).

X JORNADA DO HISTEDBR: História da Educação, intelectuais, memória e política.Comitê científico. 2011. (Outra).

3º América Platina: Identidade, diversidade e as liguagens do Território Platino.Memória e Cultura. 2010. (Seminário).

I Jornada de Artes Cênicas de Mato Grosso do Sul: o fazer, a teoria e a crítica das artes cênicas.Uma proposta de trabalho didático utilizando como recurso a arte plástica. 2010. (Outra).

I Conferência Intermunicipal de Educação.O Plano Nacional de Educação: Conferência Nacional de Educação- CONAE. 2009. (Outra).

VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.v. 2009. (Seminário).

VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil.O manual didático Projeto Araribá História no Município de Campo Grande (2008). 2009. (Seminário).

Comunicações em História da Educação.Educação e Fronteira na Historiografia mato-grossense (1870-1950). 2008. (Outra).

Congresso Internacional Textos, autores y bibliotecas. A Guerra da Tríplice Aliança nos manuais didáticos brasileiros: remontando às origens. 2008. (Congresso).

Letras em Debate.História e Memória da Fronteira de Mato Grosso com o Paraguai. 2008. (Encontro).

Segundo Seminário Internacional América Platina.História e Memória na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai. 2008. (Seminário).

XII Encontro de Iniciação Científica da UCDB.avaliação externa. 2008. (Encontro).

III Seminário da Linha de pesquisa Educação, Psicologia e Prática docente.A constituição identitária do sujeito: a relação entre o universal e o regional. 2007. (Seminário).

VII JORNADA DO HISTEDBR.Coordenação. 2007. (Outra).

VII JORNADA DO HISTEDBR.Educação e fronteira no pensamento dos memorialistas (1870-1950). 2007. (Outra).

XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq.Comissão de Avaliação. 2007. (Encontro).

VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL.VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2006. (Seminário).

8º Encontro de professores da UEMS. 2005. (Encontro).

III JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. 2005. (Outra).

Ciclo de Palestras do Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande.Marxismo, Sociedade e Educação. 2004. (Outra).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2004. (Congresso).

II JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL.II JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. 2004. (Outra).

COLÓQUIOS DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.COLÓQUIOS DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2003. (Outra).

COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.COMUNICAÇÕES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2003. (Outra).

COMUNICAÇÕES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.COMUNICAÇÕES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2003. (Outra).

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO SOBRE QUESTÕES REGIONAIS.Educação e questões regionais. 2003. (Encontro).

III ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA.III ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2003. (Encontro).

I JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MS.I JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MS. 2003. (Outra).

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL.VI SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2003. (Seminário).

XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2003. (Simpósio).

COLÓQUIO INTERNACIONAL TRABALHO E TRABALHADOR NO SÉCULO XXI. 2002. (Outra).

EDUCAÇÃO QUE PAÍS É ESTE.Curso de Extensão de Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação. 2002. (Outra).

I ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS.I ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS. 2002. (Encontro).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIAE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. II CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2002. (Congresso).

II JORNADA DO HISTEDBR A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL.II JORNADA DO HISTEDBR A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2002. (Outra).

VI ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL- HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE.VI ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL- HISTÓRIA , MEMÓRIA E IDENTIDADES. 2002. (Encontro).

EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NOS ERVAIS DE MATO GROSSO (1870-1930).V SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTEDBR. 2001. (Seminário).

22@ reunião brasileira de Antropologia.22ª. REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - ABA. 2000. (Outra).

AS ESCOLAS DO SUL DE MATO GROSSO FRONTEIRA COM O PARAGUAI (1870-1930).II ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIDERP. 2000. (Encontro).

22ª reunião nacional de pós-graduação e pesquisa em educação.22ª. REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 1999. (Outra).

I SEMINÁRIO SOBRE ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO.I SEMINÁRIO SOBRE ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO. 1999. (Seminário).

21ª REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 21ª. REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 1998. (Congresso).

Seminário sobre conservação preventiva em bibliotecas e arquivos.SEMINÁRIO SOBRE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM BIBLIOTECAS E ARQUIVOS. 1997. (Seminário).

V CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS.V CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Valdinei Ferreira

LANCILLOTTI, S. S. P.; GOLIN, C. H.;CENTENO, C. V.. Educação Física para o ensino médio nos documentos oficiais: dos PCN ao Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elizabeth de Fátima da Silva Mattas

CENTENO, C. V.; SILVA, Celeida; FIGUEIRA, K. C. N.. Instrumentos do trabalho didático para o ensino de História Regional nos 5o. anos dos anos iniciais do ensino fundamental em Campo Grande - MS (2016-2018). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Felipe Francisco Insfran

CENTENO, C. V.; AZEVEDO, A.C.B. de; LANCILLOTTI, S. S. P.. Instrumentos textuais do trabalho didático na Educação Física em escolas públicas de Campo Grande - MS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mélissa Lopes de Souza Moraes Rodrigues

LANCILLOTTI, S. S. P.;CENTENO, C. V.; SILVA, Celeida. Salas ambiente: uma proposta de organização do trabalho didático, implicações metodológicas no ato educativo do ensino médio, no município de Campo Grande. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vagner Teixeira da Silva

CENTENO, C. V.; BRITO, S. H. A.; LANCILLOTTI, S. S. P.. A simplificação do conhecimento no ensino de Filosofia no Projeto EJA III em Mato Grosso do Sul (2013-2014): análise de um instrumento de trabalho do professor. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Veronildes Batista dos Santos

COSTA, L. S.; SOUZA, R.A.M. de; NOGUEIRA, E.G.D.;CENTENO, C. V.. Formação do professor alfabetizador: dificuldades teóricas, impasses metodológicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: José Flávio Rodrigues Siqueira

CENTENO, C. V.; VIVEIRO, A.A.; Celi Corrês Neres. Conhecimento científico na pré-escola: da sala de aula ao laboratório de Ciências. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Andréia Laura de Moura

CATANANTE, B. R.;CENTENO, C. V.; PEREIRA, N. da S.. A implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos no Estado de Mato Grosso do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Katia Maria Rizzo

LANCILLOTTI, S. S. P.; GOBARA, S.; FIGUEIRA, K. C. N.;CENTENO, C. V.. Projeto UCA- Um computador por aluno: uma análise do trabalho didático no ensino de Ciências da Natureza. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Edione Maria Lazzari

CENTENO, C. V.; ARAUJO, C. B. Z. M.; FIGUEIRA, K. C. N.. O livro texto ensino de História do Curso de Pedagogia do Centro de Educação a distância da Universidade Anhanguera-Uniderp (2010-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Artur D'Amico Bezerra

BRITO, S. H. A.;CENTENO, C. V.; RODRIGUEZ, M. V.. A escola normal de Ponta Porã, sul de Mato Grosso (1959-1974). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vivaldo Bispo dos Santos

Souza, A. A. A de; COSTA, M.L.;CENTENO, C. V.. A validade dos conceitos filosóficos em manuais didáticos do ensino médio: o conceito de homem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alessandra Viegas Josgrilbert

GEBARA, Ademir;CENTENO, C. V.; QUEIROZ, P.R.C.; FURTADO, A.C.. Escolarização na fronteira Brasil Paraguai: 1901-1927. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Caroline Hardoim Simôes

RODRIGUEZ, M. V.;CENTENO, C. V.; BRITO, S. H. A.. A formação de professores na escola Normal Joaquim MUrtinho no sul de Mato Grosso no período de 1930 a 1973. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luciana Belissimo de Carvalho

BRITO, S. H. A.;CENTENO, C. V.; RODRIGUEZ, M. V.. Implantação e consolidação da escola Normal no sul de Mato Grosso: Escola Normal Jango de Castro (1949-1975). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Espindola Britez

PEREIRA, J.H.V.;CENTENO, C. V.; PESSANHA, E.C.. A representação da educação secundária em Campo Grande nas fontes da Historiografia regional e memorialística (1920-1960). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rodrigo de Oliveira Medeiros

LANCILLOTTI, S. S. P.;CENTENO, C. V.; WENCESLAU, M. E.. O Projeto político-pedagógico do Curso de Direito da UEMS- Paranaíba sob o influxo das novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de Direito (1994-2005). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elaine Cristina Luiz

LANCILLOTTI, S. S. P.;CENTENO, C. V.; BRITO, S. H. A.. Os compêndios de Cristiano Benedito Ottoni e José Adelino Serrasqueiro para o ensino de Álgebra no Colégio Pedro II (1856-1928). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Renato Barbosa Queiroz

CENTENO, C. V.; LANCILLOTTI, S. S. P.; BRITO, S. H. A.. O Manual didático de História nas escolas prisionais de Mato Grosso do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Leandro Picole Nucci

RODRIGUEZ, M. V.;CENTENO, C. V.; ARAUJO, C. B. Z. M.. O Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR): Desafios na implementação do regime de colaboração em Mato Grosso do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jemerson Qurino de Almeida

CENTENO, C. V.ALVES, G.L.; LANCILLOTTI, S. S. P.. O ensino de História da Idade Média: dos compêndios aos Cadernos do Estado de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Bernardi Petek

CENTENO, C. V.ALVES, G.L.; LANCILLOTTI, S. S. P.. O PROINFANTIL em Mato Grosso do Sul: uma análise do material dirigido ao ensino de Identidade, Sociedade e Cultura. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marina Brun Bucker

CENTENO, C. V.; Nunes< V.L.B.; RIBAS, L. M. L. R.. A força de trabalho indígena da aldeia Amambai na industria sucroalcooleira de Mato Grosso do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Region) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Aluno: Maria de Fatima Lessa Belle

CENTENO, C. V.ALVES, G.L.; BRITO, S. H. A.. Impactos sobre o desenvolvimento regional decorrentes do assentamento Itamarati, Ponta Porã (MS): 2001-2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Region) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Aluno: Giselda Paula Tedesco

ALVES, G.L.CENTENO, C. V.; BRITO, S. H. A.; CORREA, L. S.; HOFF, S.. Toro Candil: um componente de singularidade cultural em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul. 2017. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Flavia Melville Paiva

BRITO, S. H. A.;CENTENO, C. V.; RODRIGUEZ, M. V.; JACOMELI, M.R.M.; PEREIRA, J.H.V.. A internacionalização da pós-graduação em Educação no Brasil: mobilidade e produtividade docente(2010-2016). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcelo Pereira Rocha

BRITO, S. H. A.;CENTENO, C. V.ALVES, G.L.; RODRIGUEZ, M. V.; PEREIRA, J.H.V.. As instituições escolares no projeto de ocupação da fronteira do Brasil com o Paraguai: território Federal de Ponta Porã (1934-1946). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Flavia Melvile Paiva

BRITO, S. H. A.;CENTENO, C. V.; PEREIRA, J.H.V.; RODRIGUEZ, M. V.. A internacionalização da pós-graduação em Educação no Brasil: mobilidade e produtividade docente. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Giselda Paula Tedesco

ALVES, G.L.; CORREA, L. S.;CENTENO, C. V.; HOFF, S.. Toro Candil em Porto Murtinho: manifestação cultural da fronteira com o Paraguai. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Patricia Lúcia do Nascimento

CENTENO, C. V.; BRITO, S. H. A.; BRITO, V. M.. O Projeto Avanço do Jovem na aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA/MS); análise de um conteúdo de História no bloco final (2016-2017). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucimar Lima da Silva

LANCILLOTTI, S. S. P.; Celi Corrês Neres; CORRÊA, N. M.; MACIEL, C. E.;CENTENO, C. V.. Atendimento educacional especialziado para o aluno com deficiência intelectual em escolas municipais de Campo Grande. 2017.

Aluno: Felipe Francisco Insfran

CENTENO, C. V.; AZEVEDO, A.C.B. de; LANCILLOTTI, S. S. P.. A organização do trabalho didático na Educação Física escolar em escola pública e privada de Mato Grosso do Sul. 2017.

Aluno: Valdinei Ferreira

LANCILLOTTI, S. S. P.; GOLIN, C. H.;CENTENO, C. V.. Educação Física para o ensino médio: uma análise sobre os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2017.

Aluno: Elizabeth de Fátima da Silva Mattas

CENTENO, C. V.; SILVA, Celeida; LANCILLOTTI, S. S. P.. Instrumentos do trabalho didático para o ensino de História Regional nos 5.anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Campo Grande - MS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Rodrigues de Souza Lopes Lima

LANCILLOTTI, S. S. P.; BRITO, V. M.;CENTENO, C. V.. Atividades de esporte e lazer em escolas de tempo integral de Campo Grande/MS: uma análise a partir da Organização do trabalho didático. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mélissa Lopes de Souza Moraes Rodrigues

LANCILLOTTI, S. S. P.; SILVA, Celeida;CENTENO, C. V.. Salas-ambiente: uma proposta de organização do trabalho didático, implicações metodológicas do ato educativo no ensino médio no município de Campo Grande-. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: José Flávio Rodrigues Siqueira

CENTENO, C. V.; Celi Corrês Neres; VIVEIRO, A.A.; LANCILLOTTI, S. S. P.; CARDOSO, M. A.. Conhecimento científico na p´re-escola: da sala de aul ao laboratório de Ciências. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucimar Lima da Silva

LANCILLOTTI, S. S. P.; Celi Corrês Neres; CORRÊA, N. M.;CENTENO, C. V.. Atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual em escolas municipais de Campo Grande: uma análise a partir da organização do trabalho didático. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Paulo Oliveira Barros

LANCILLOTTI, S. S. P.; Celi Corrês Neres; ANACHE, A.A.; CORRÊA, N. M.;CENTENO, C. V.. O aluno com deficiência intelectual no contexto da educação inclusiva: uma análise do trabalho didático. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vivaldo Bispo dos Santos

SOUZA, A. A. A.; COSTA, M.L.;CENTENO, C. V.; LANCILLOTTI, S. S. P.. A validade dos conceitos filosóficos em manuais didáticos do ensino médio: o conceito de homem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jose Aparecido da Costa

Celi Corrês Neres; LANCILLOTTI, S. S. P.; BRUNO, M.G.;CENTENO, C. V.. O processo de escolarização do estudante com deficiência visual e o fenômeno da desbrailização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vagner Teixeira da Silva

CENTENO, C. V.; COSTA, M.L.; SOUZA, A. A. A.; LANCILLOTTI, S. S. P.; BRITO, S. H. A.. O ensino de filosofia na educação de Jovens e adultos: análise do Projeto EJA III em Mato Grosso do Sul. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Helena Batista de Almeida

LANCILLOTTI, S. S. P.; BRITO, S. H. A.; Souza, A. A. A de;CENTENO, C. V.. Instrumentos didáticos para a formação do ensino médio: uma análise de manuais e apostilas de literatura utilizados no ensino público e privado de Campo Grande -MS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rodrigo de Oliveira Medeiros

LANCILLOTTI, S. S. P.;CENTENO, C. V.; WENCESLAU, M. E.. O curso de Direito da UEMS, paranaíba sob o influxo das Novas diretrizes curriculares nacioanis para o ensino de Direito (1994-2005). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elaine Cristina Luiz

LANCILLOTTI, S. S. P.;CENTENO, C. V.; BRITO, S. H. A.. Compêndios de Álgebra do Colégio Pedro II (1856-1928). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Renato Barbosa Queiroz

CENTENO, C. V.; LANCILLOTTI, S. S. P.; BRITO, S. H. A.. O manual didático na escola prisional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Andréia Laura de Moura Cristaldo

CATANANTE, B. R.; PEREIRA, N. da S.;CENTENO, C. V.. Educação em Direitos Humanos: a concepção dos egressos do curso de formação de Educação em Direitos Humanos no estado de Mato Grosso do Sul. 2014.

Aluno: Edione Maria Lazzari

CENTENO, C. V.; ARAUJO, C. B. Z. M.; Souza, A. A. A de. O livro texto Curso de Didática geral do curso de Pedagogia do Centro de educação a distancia da universidade ANHANGUERA UNIDERP (2010 - 2013). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Artur D'Amico Bezerra

BRITO, S. H. A.;CENTENO, C. V.; RODRIGUEZ, M. V.. A Formação de professores na escola normal de Ponta Porã, sul de Mato Grosso. 2014.

Aluno: Jémerson Querino de Almeida

ALVES, G.L.; LANCILLOTTI, S. S. P.;CENTENO, C. V.. O ensino da História da Idade Média: dos compêndios aos cadernos do Estado de São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Bernardi Petek

CENTENO, C. V.ALVES, G.L.; LANCILLOTTI, S. S. P.. O Proinfantil em Mato Grosso do Sul: uma análise do material dirigido ao ensino de Identidade, Sociedade e Cultura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luciana Belissimo de Carvalho

BRITO, S. H. A.;CENTENO, C. V.; RODRIGUEZ, M. V.; MACIEL, C. E.. Implantação e consolidação da Escola Normal no Sul de Mato Grosso: escola normal Jango de Castro, Aquidauana (1949-1973). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gisele Santos Estrella

HOFF, S.; CORREA, L. S.;ALVES, G.L.CENTENO, C. V.. Impactos ambientais e sociais nos fundos de vale da micro bacia do Córrego Segredo em Campo Grande- MS (2000-2012). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Region) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Aluno: Fabiane Gomes da Silva Lima

CENTENO, C. V.ALVES, G.L.; HOFF, S.. Funções sociais da creche do Instituto de Educação Professora Marisa Serrano. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Region) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Aluno: Leandro Picoli Nucci

CENTENO, C. V.; ARAUJO, C. B. Z. M.; BRITO, S. H. A.; RODRIGUEZ, M. V.. Plano nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): implicações e desafios nas relações federativas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vagno Lopes do Nascimento

CENTENO, C. V.. O ensino de filosofia no ensino médio em Mato Grosso do Sul: uma reflexão sobre o processo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria do Rosário Ramos de Almeida

FERNANDES, E.;CENTENO, C. V.; CAMARGO, P. E. B.. Um estudo sobre a obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maxelline da Silva Santos

CENTENO, C. V.; FERNANDES, E.; LANCILLOTTI, S. S. P.. EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA EXPERIÊNCIA DE PASCHOAL LEMME. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: José Aparecido Gomes

CAMARGO, P. E. B.;CENTENO, C. V.; CATANANTE, B. R.. Reflexões sobre o Conselho de Controle de Acompanhamento e Controle Social (CMACS) do Fundeb no Município de Campo Grande (2016-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luciana Ramires Godoy

CAMARGO, P. E. B.; Schart Mônica;CENTENO, C. V.. Mafalda e a luta de classes: as tirinhas Mafalda do cartunista Quino como instrumento didático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Camilla Francisca Torres

LANCILLOTTI, S. S. P.;CENTENO, C. V.; SOUZA, A. A. A.. Problemas da literatura infantil de Cecília Meireles: o papel da literatura na formação do educando. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anne Luiza Ortiz Dias Albernaz

CENTENO, C. V.; Ferandes Enilda; LANCILLOTTI, S. S. P.. Educação de Jovens e dultos para trabalhadores dos Correios em Campo Grande/MS: Projeto Supletivo I e II graus (1996-2001). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rosicley Andrade Coimbra

CENTENO, C. V.; COSTA, L. S.; ARAUJO, S. D.. Lavoura Arcaica, o literário e o fílmico: um estudo comparativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Benedita Suzete Valiente Fernandes

COSTA, L. S.; ARAUJO, S. D.;CENTENO, C. V.. Memória e esquecimento em O Outro Pé da Sereia de Mia Couto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eliete Lopes Matricardi

CENTENO, C. V.; NINCAO, O. S.; AZEVEDO, A. M. E.. Crenças e concepções dos professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino de Guia Lopes da Laguna. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriane Schneider

CENTENO, C. V.; NINCAO, O. S.; AZEVEDO, A. M. E.. Representações dos professores sobre o ensino de Língua Portuguesa no Município de Jardim. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Miguelão da Silva

CENTENO, C. V.. Equoterapia em Campo Grande: uma história recente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Ana Paula Medeiros Ledesma

CENTENO, C. V.. Política de avaliação nos ciclos I e II do ensino fundamental de MS -1998-2004. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Sandra Adriana Uhry

CENTENO, C. V.. Posicionamento de Anísio Teixeira em relação a LDB 4024/61 e ao Sistema da Educação Brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Marco Antônio Gehlen e Rossana Aparecida Malaquias

CENTENO, C. V.. A Influência paraguaia em Campo Grande. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

CENTENO, C. V.. Noções básicas da língua de sinais brasileira. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

CENTENO, C. V.; AZEVEDO, A. M. E.; MACIEL, F.M.. Critical Literacy, Multiliteray and multimodality in ELT. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

CENTENO, C. V.; AZEVEDO, A. M. E.; MACIEL, F.M.. Critical Literacy, Multiliteray and multimodality in ELT. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mara Regina Martins Jacomeli

BRITO, Silvia H. A. de; CASTANHO, S. E. M.; CORRÊA, Valmir B.;JACOMELI, M. R. M.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L.. Educação e fronteira com o Paraguai na historiografia mato-grossense. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Mara Regina Martins Jacomeli

JACOMELI, M. R. M.; LOMBARDI, J. C.; CASTANHO, S. E. M.; SANFELICE, J. L.; BRITO, Silvia H. A. de; CORRÊA, Valmir B.. Educação e fronteira com o Paraguai na historiografia mato-grossense. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educaçãqo) - Universidade Estadual de Campinas.

José Claudinei Lombardi

LOMBARDI, J. C.; HOFF, S.; BRITO, S. H. A. DE;SANFELICE, J. L.; CASTANHO, S. E. M.. Educação e fronteira na historiografia mato-grossense (1870-1950). 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Helena Andrade de Brito

LOMBARDI, J. C.;BRITO, S. H. A.; HOFF, Sandino; CASTANHO, S.; SANFELICE, J. L.. Educação e Fronteira com o Paraguai na historiografia mato-grossense (1870-1950). 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Sérgio Eduardo Montes Castanho

LOMBARDI, José Claudinei;CASTANHO, S. E. M.; SANFELICE, José Luis. Fronteira e Educação na Historiografia Mato-grossense: a singularidade de José Melo e Silva. 2006. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Gilberto Luiz Alves

VALENTE, A. L. E. F.; J. L. Sanfelice;ALVES, G. L.. A Educação do Trabalhador nos Ervais de Mato Grosso (1870-1930): Crítica da Histografia Regional, de suas Concepções de Trabalho, História e Cultura. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eleis Pereira de Souza

O TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NOS TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MURTINHO EM CAMPO GRANDE - MS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Patricia Lúcia do Nascimento

O PROJETO AVANÇO DO JOVEM NA APRENDIZAGEM EM MATO GROSSO DO SUL (AJA-MS): UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA NOS ANOS 2016-2017 NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DO OESTE-MS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Felipe Francisco Insfran

Os instrumentos textuais do trabalho didático na Educação Física em escolas públicas de Campo Grande/MS; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Elizabeth de Fátima da Silva Matas

Instrumentos do trabalho didático para o ensino de História Regional nos 5o; anos dos anos iniciais do ensino fundamental em Campo Grande - MS (2016-2018); 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Vagner Teixeira da Sila

O ensino de Filosofia na educação de jovens e adultos: a implantação do projeto EJA III em Mato Grosso do Sul; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

José Flávio Rodrigues Siqueira

Conhecimento científico na pré-escola: da sala de aula ao laboratório de Ciências; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Edione Maria Lazzari

O livro texto ensino de História do Curso de Pedagogia do Centro de Educação a distância da Universidade Anhanguera-Uniderp (2010-2013); 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Renato Barbosa Queiroz

O Manual didático de História nas escolas prisionais de Mato Grosso do Sul; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Jémerson Quirino de Almeida

O ENSINO DE HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA NO BRASIL: dos compêndios aos Cadernos do Estado de São Paulo; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Juliana Bernardi Petek

O PROINFANTIL EM MATO GROSSO DO SUL: uma análise do manual didático dirigido ao ensino de Identidade, Sociedade e Cultura; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Ester Ladeia Guimarães Fontanetta

O Ensino de artes em escolas estaduais no Município de Campo Grande-MS; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Regina Maria Horta B

de Oliveira; A Organização do trabalho didático na historiografia educacional: possibilidades de superação; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Ana Lenita Gemeli e Marcia Lourdes Rondon de Andrade

Arquitetura escolar- CAIC Rafaela Abrão; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Rosilene Oliveira Irineu de Souza

A prática pedagógica dos professores de 1ª; à 4; ª; série da Escola Municipal Múcio Teixeira Junior na sala de informática; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Maxilline Caires

EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA EXPERIÊNCIA DE PASCHOAL LEMME; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Anne Luiza Ortiz Dias Albernaz

Projeto de Educação de Jovens e adultos para os trabalhadores dos Correios (1996 -2001); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Anne Luiza Ortiz Dias Albernaz

Educação de jovens e adultos para trabalhadores dos Correios em Campo Grande/MS: projeto Supletivo I e II graus (1996 a 2001); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Larissa dos Santos Ruivo

A formação histórica da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai nos Manuais Didáticos de Geografia do Ensino Médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Elaine Antunes Villalba

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA CATEGORIA PROFESSOR NO BRASIL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Daniela Monteiro da Silva

A literatura Infantil em sala de aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Amena Atwah Lickah

História da Educação Infantil em Campo Grande; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Patricia Lúcia do Nascimento

A INTRODUÇÃO DA LEI 5692/71 E AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Antonio Arruda de Farias

O Colégio Laucídio Coelho e sua contribuição histórica para o distrito de São Romão no Município de Coxim; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Solange Elizabeth Felix Santos

História do CEINF Athenas Sá Carvalho Campo Grande/MS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Edleusa de Jesus Rodrigues Barros

História da Educação Infantil em Campo Grande (2004-2007); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Maria Luísa Alves

Relato de Experiência: educação não formal como alternativa ao atendimento à criança e ao adolescente em risco de vulnerabilidade social no município de Campo Grande; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Solange Xavier da Silva Santos

A escola General Malan (1934): o papel do exército na educação escolar em Campo Grande; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Flávia Marques de Morais

Evasão na Educação de Jovens e Adultos em escola de Rede Pública Estadual de Campo Grande; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Ari Alves de Oliveira e Luzimar Gil Ajala

A informática nas escolas de Corguinho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

MAURÍLIO LIMA GLAGAU CLEBERSON DOS SANTOS e CRISTINIANA MARI

UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA QUANTO À APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL ?ANTÔNIO VALADARES?; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Ana Regina D

M; Sá e Ângela Maria G; Sanchez; Dificuldades dos alunos residentes no Paraguai que freqüentam as escolas municipais em Bela Vista; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

BERENICE TEREZINHA VILANOVA GRUBE e KALÍCIA DE BRITO

Projeto Pedagógico da Escola Estadual Bernardino Ferreira da Cunha; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Maria Albertina de Lima

Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Archangela Mourão Fontoura; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Larissa dos Santos Ruivo

A Guerra Do Paraguai E A Formação Da Fronteira Sudoeste De Mato Grosso Do Sul Nos Instrumentos Didáticos Utilizados No Ensino Médio; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Elaine Medeiros de Santana

LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI, COM ENFOQUE NAS OBRAS LITERÁRIAS E PLÁSTICAS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Luciana Silva Martins

A PRODUÇÃO ARTÍSTICA SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI: MANIFESTAÇÕES NO CINEMA E NO TEATRO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Andréia Souza Cássio

A GUERRA DO PARAGUAI NOS MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS REDES PÚBLICAS EM CAMPO GRANDE MATO GROSSO DO SUL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Andria rafaela dos Anjos Leite

A Guerra do Paraguai ns intrumentos didáticos utilizados no ensino médio em Campo Grande; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Anhanguera - Uniderp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Mircéia Terezinha Suffiatti Mesnerovicz Vareiro

Monitoria Itinerários Científicos I; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Helenice Fátima Souza Duarte Furtado

Monitoria Educação Moderna e Itinerários Científicos; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Wander Luis Muniz Galeano

UM OLHAR CONTEXTUALIZADO DAS OBRAS DE TOM BARBOSA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

WALDILENE GALEANO

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NA ARTE DE JORAPIMO: UMA INSERÇÃO NA ESCOLA -Extensão; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Monica Bobadilha Ghizoni

Exploração da Arte e da Paisagem Geográfica por meio das obras de Ilton Silva; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Carla Villamaina Centeno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Claudinei Lombardi

Educação e fronteira na historiografia mato-grossense (1870 - 1950); 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação Manoel de Barros; Orientador: Jose Claudinei Lombardi;

Ana Lúcia Eduardo Farah Valente

A Educação do trabalhador nos ervais de Mato Grosso (1870-1930): crítica da historiografia regional, de suas concepções de trabalho, história e cultura; 2000; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Lucia Eduardo Farah Valente;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CENTENO, CARLA VILLAMAINA . Paschoal Lemme e o combate à influência norte-americana na educação brasileira (1950-1960). Revista HISTEDBR On-line , v. 17, p. 42-54, 2017.

  • ALMEIDA, J. Q. ; CENTENO, C. V. . Os Cadernos de História do estado de São Paulo (2008-2010). Revista HISTEDBR On-line , v. 14, p. 62-77, 2014.

  • CENTENO, C. V. . O compêndio História do Brasil-curso superior de João Ribeiro: análise sob a perspectiva da organização do trabalho didático. Acta Scientiarum. Education (Online) , v. 35, p. 169-178, 2013.

  • CENTENO, C. V. . José de Melo e Silva: construindo uma biografia por meio de tênues pistas. . ISSN:. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso , v. 70, p. 155-171, 2012.

  • CENTENO, C. V. . Virgílo Corrêa Filho: a fronteira com o Paraguai para um historiador regionalista. Revista Eletrônica Documento/Monumento , v. 1, p. 174-193, 2012.

  • CENTENO, C. V. . Diários de campo de um engenheiro: trabalho, cultura e educação no sul do Mato Grosso (1922-1930). História (São Paulo. Online) , v. 31, p. 288-308, 2012.

  • CENTENO, C. V. . O manual didático Projeto Araribá História no município de Campo Grande- MS. Revista HISTEDBR On-line , v. especi, p. 20-35, 2010.

  • CENTENO, C. V. . O conhecimento histórico vulgarizado: a ditadura do manual didático. Revista HISTEDBR On-line , v. 33, p. 169-178, 2009.

  • ALVES, G.L. ; CENTENO, C. V. . A produção de manuais didáticos de História do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Revista Brasileira de Educação , v. 14, p. 469-487, 2009.

  • CENTENO, C. V. ; ALVES, G.L. . A Guerra da Trílplice Aliança nos Manuais Didáticos Brasileiros do Século XIX. Albuquerque: Revista de História , v. 1, p. 45-68, 2009.

  • CENTENO, C. V. . A FRONTEIRA COMO DOMÍNIO DA VIOLÊNCIA: reportagens sobre o sul de Mato Grosso (1932). Projeto História (PUCSP) , v. 39, p. 139-157, 2009.

  • CENTENO, C. V. . José de Melo e Silva e os problemas de diversidade cultural e educacional na fronteira de Mato Grosso (1930-1947). Revista HISTEDBR On-line , Campinas, v. 13, 2004.

  • CENTENO, C. V. . Trabalho e educação nos ervais de Mato Grosso (1870-1930). Intermeio (UFMS) , Campo Grande, v. 9, n.18, p. 119-138, 2003.

  • CENTENO, C. V. . O Nacionalismo na historiografia educacional mato-grossense. Ensaios e Ciência (Campo Grande) , Campo Grande, v. 7, n.1, p. 167-175, 2003.

  • CENTENO, C. V. . AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA FRONTEIRA SUL DE MATO GROSSO : a escravidão por dívidas na exploração da erva-mate.. Revista de História (UFES) , VITÓRIA, v. 14, p. 317-337, 2002.

  • CENTENO, C. V. . A Educação no Sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai. Historia de La Educación, Anuario , Buenos Aires, v. 1, n.3, p. 153-177, 2001.

  • CENTENO, C. V. ; SILVA, Celeida ; BURLAMAQUI, Fátima ; LANCILLOTTI, S. S. P. ; FLORES, S. M. . A OBJETIVAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA: implicações educativas atuais. Intermeio (UFMS) , CAMPO GRANDE, v. 4, n.8, p. 27-29, 1998.

  • Souza, A. A. A de (Org.) ; CENTENO, C. V. (Org.) ; LANCILLOTTI, S. S. P. (Org.) . O trabalho didático em exame. 01. ed. Campo Grande: Life, 2015. v. 01. 235p .

  • BRITO, S. H. A. (Org.) ; CENTENO, C. V. (Org.) ; Saviani Dermeval (Org.) ; Lombardi José Claudinei (Org.) . A organização do trabalho didático na História da Educação. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. v. 1. 205p .

  • CENTENO, C. V. . Educação e Trabalho na Fronteira de Mato Grosso - estudo histórico sobre o trabalhador ervateiro (1870-1930). 1. ed. Campo Grande: UFMS, 2008. 241p .

  • CENTENO, C. V. ; FIGUEIRA, K. C. N. (Org.) ; QUEIROZ, V. D. S. (Org.) ; FERRO, O. R. (Org.) ; ALMEIDA, M. F. (Org.) ; R.T.L.MALHEIROS, M. (Org.) . Formação Docente: fundamentos e produção do saber. 1. ed. Campo Grande: UNIDERP, 2005. v. 01. 310p .

  • CENTENO, C. V. ; BRITO, S. H. A. (Org.) . Educação e Diversidade Cultural. 01. ed. Campo Grande: UNIDERP, 2004. v. 01. 154p .

  • CENTENO, C. V. ; FIGUEIRA, K. C. N. (Org.) . A história dos ervais sob a ótica dos trabalhadores rurais. Campo Grande: Gráfica do Departamento do DSP - MS, 2000. v. 1. 206p .

  • ALVES, G.L. ; CENTENO, C. V. . Compêndios de história do Brasil no Colégio Pedro II: Império e primeira metade do século XX. In: Gilberto Luiz Alves. (Org.). Textos escolares no Brasil: clássicos, compêndios e manuais didáticos. 01ed.Campinas: Autores Associados, 2015, v. 01, p. 61-113.

  • LAZZARI, E.M. ; CENTENO, C. V. . O Ensino de História do Curso de Pedagogia do Centro De Educação à Distância da Anhanguera ? Uniderp. In: SOUZA, A.A.A.; CENTENO, C.V.; LANCILLOTTI, S.S.P.. (Org.). O trabalho didático em exame. 01ed.Campo Grande: LIFE, 2015, v. 01, p. 129-148.

  • QUEIROZ, R. B. ; CENTENO, C. V. . O manual didático na escola prisional. In: Ademilson Batista Paes; Elson Luiz de Araujo; Fabrício Antonio Deffacci; José Antonio de Souza. (Org.). Educação, linguagem e sociedade. 01ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 01, p. 155-167.

  • PETEK, J. B. ; CENTENO, C. V. . O Proinfantil em Mato Grosso ds Sul: uma análise do manual dirigido ao ensino de história. In: PAES, A.B.; ARAUJO, E.L.; SOUZA, J.A.. (Org.). Educação, linguagem e sociedade. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 83-87.

  • ALMEIDA, J. Q. ; CENTENO, C. V. . A História da Idade Média nos Cadernos do Estado de São Paulo. In: PAES, A.D.; ARAUJO, E.L.de; SOUZA, J.A.. (Org.). Educação, linguagem e sociedade. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 13-19.

  • CENTENO, C. V. . História e memória na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai. In: NÚÑES, Ângel; PADOIN, Maria Medianeira; OLIVEIRA, Tito Carlos de.. (Org.). Dilemas e diálogos platinos: fronteiras. Dourados: UFGD, 2010, v. 2, p. 225-258.

  • CENTENO, C. V. . EDUCAÇÃO NO CAMPO NUMA REGIÃO DE FRONTEIRA (1870-1930). In: Gilberto Luiz Alves. (Org.). Educação no campo: recortes no tempo e no espaço. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2009, v. , p. 187-225.

  • CENTENO, C. V. . JOSÉ DE MELO E SILVA: A EDUCAÇÃO PARA A NACIONALIZAÇÃO DA FRONTEIRA DE MATO GROSSO COM O PARAGUAI (1939-1948). In: Gilberto Luiz Alves. (Org.). PENSAMENTO E PRÁTICA EDUCACIONAIS: ENTRE CLÁSSICOS, EDUCANDÁRIOS, EDUCADORES E O MERCADO. 1ed.Campo Grande: UNIDERP, 2007, v. 1, p. 15-51.

  • CENTENO, C. V. ; FIGUEIRA, K. C. N. . Construção Histórica da Educação. Educação sem Fronteiras. 1ed.Campo Grande: UNIDERP, 2006, v. 1, p. 17-81.

  • CENTENO, C. V. ; FIGUEIRA, K. C. N. ; BRITO, C R . Bases históricas e antropológicas da Educação. In: BRAZ, T; Perosa G; Sakate M;Lopez S; Querioz V; Neres C.. (Org.). Educação sem fronteiras. 1ed.Campo Grande: UNIDERP, 2006, v. 1, p. 121-177.

  • CENTENO, C. V. ; FIGUEIRA, K. C. N. . História da Educação. In: CENTENO, C. V, et. al.. (Org.). Formação docente: fundamentos e produção do saber. 01ed.Campo Grande: UNIDERP, 2005, v. 01, p. 16-73.

  • CENTENO, C. V. . Educação e Diversidade Cultural: a presença do trabalhador paraguaio nos ervais de Mato Grosso (1870-1930). In: CENTENO, Carla Villamaina; BRITO, Silvia Helena Andrade. (Org.). Educação e Diversidade Cultural. 01ed.Campo Grande: UNIDERP, 2004, v. 01, p. 59-96.

  • CENTENO, C. V. . A educação nos ervais de Mato Grosso. Folha do Povo, Campo Grande, p. 11 - 11, 10 nov. 2000.

  • CENTENO, C. V. . A experiência de Paschoal Lemme na organização do trabalho didático da Educação de jovens e adultos (1934-1936). In: IV EHECO, 2017, Campo Grande. IV EHECO Encontro de História da Educação do Centro-oeste, 2017. v. 01. p. 1-16.

  • CENTENO, C. V. . A crítica de Paschoal Lemme aos instrumentos didáticos da escola pública brasileira, sec XX. In: XI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação Luso-brasileira. Porto: NORPRINT, 2016. v. 01. p. 553-566.

  • CENTENO, C. V. . TEXTOS ESCOLARES DE HISTÓRIA DO BRASIL NO COLÉGIO PEDRO II (1828-1900). In: XI Encontro de pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2012, Corumbá. Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas, formação e inovação, 2012. p. 1-13.

  • CENTENO, C. V. . Os primeiros textos didáticos de História do Brasil utilizados no ensino secundário brasileiro, durante o período imperial. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação no Brasil -sil - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012, João Pessoa. Anais Eletrônicos História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012. p. 1-7.

  • CENTENO, C. V. . O manual didático História do Brasil - Curso Superior de João Ribeiro: uma análise sob a perspectiva da organização do trabalho didático. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória, 2011. p. 1-15.

  • CENTENO, C. V. . Histórias, memórias e registros sobre a Guerra do Paraguai. In: 3º América Platina: Identidade, diversidade e linguagens do território platino, 2010, Campo Grande. Anais do III Seminário Internacional America Platina- CADEF, Universidade Federal do Mato groso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2010. p. 1-15.

  • CENTENO, C. V. . O manual didático Projeto Araribá História no Município de Campo Grande. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, 2009, Campinas. História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas, 2009. p. 1-23.

  • CENTENO, C. V. . História e Memória na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai. In: II Seminário Internacional América, 2008, Campo Grande. Segundo seminário América Platina. Campo Grande: UFMS, 2008.

  • CENTENO, C. V. . EDUCAÇÃO E FRONTEIRA NO PENSAMENTO DOS MEMORIALISTAS (1870-1950). In: VII JORNADA DO HISTEDBR, 2007, campo Grande. VII JORNADA DO HISTEDBR. Campo Grande: UNIDERP, 2007. p. 1-27.

  • CENTENO, C. V. . Fronteira e Educação no pensamento dos historiadores mato-grossenses: a singularidade de José de Melo e Silva. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 2006, CAMPINAS. 20 Anos de HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira. CAMPINAS: HISTEDBR. v. 01. p. 01-17.

  • CENTENO, C. V. . Fronteira e Educação no pensamento dos historiadores mato-grossenses: a singularidade de José de Melo e Silva. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 2006, Campinas. 20 Anos do Histedbr Navegando pela História da Educação Brasileira. cAMPINAS: HISTEDBR, 2006. p. 53-54.

  • CENTENO, C. V. . O papel da Educação na fronteira sul de Mato Grosso: a crítica de José de Melo e Silva ao regionalismo e às políticas de nacionalização do Estado Novo. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação -A Educação e seus sujeirtos na História, 2006, Goiania. A Educação e seus sujeirtos na História. Goiânia, 2006. v. 01.

  • CENTENO, C. V. . A nacionalização da educação escolar: a transição para o controle do estado nos séculos XVIII e XIX. In: Encontro Nacional de Inovação Científica para o homem do século XXI, 2005, Campo Grande. Encontro Nacional de Inovação Científica para o homem do século XXI. Campo Grande: UNIDERP, 2005. p. 873-880.

  • CENTENO, C. V. . O pensamento educacional católico numa região de fronteira: a visão de José de Melo e Silva acerca da educação nas fronteiras guaranis (1939-1947). In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2004, CURITIBA. A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PERSPECTIVA HISTÓRICA, 2004. v. 01. p. 01-11.

  • CENTENO, C. V. . A educação no Sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai ( 1930-1947). In: XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2003, JOÃO PESSOA. HISTÓRIA, ACONTECIMENTO E NARRATIVA, 2003.

  • CENTENO, C. V. . Educação e diversidade cultural: o trabalhador ervateiro nas obras dos historiadores autodidatas. In: I JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MS, 2003, Campo Grande. A Organização do Trabalho Didático na escola: tend~encias e movimentos contemporãneos. Campo Grande: UNIDERP, 2003. p. 64-79.

  • CENTENO, C. V. . José de Melo e Silva e os Problemas de Diversidade Cultural e Educacional na Fronteira de Mato Grosso ( 1930-1947). In: VI seminário Nacional do HISTEDBR, 2003, Aracaju. História da Escola Pública no Brasil. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2003. v. 01.

  • CENTENO, C. V. . As Funções Sociais da Educação na Fronteira de Mato grosso com o Paraguai, segundo a historiografia nacionalista (1930-1947). In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2002, NATAL. II CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2002. p. 01-12.

  • CENTENO, C. V. . A educação nos ervais da fronteira de MT com o Paraguai(1870-1930). In: VI ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL- HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES, 2002, Dourados. VI ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL- HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES. Campo GRande: Editora da Universidade Católica Dom Bosco, 2002.

  • CENTENO, C. V. . EDUCAÇÃO E NACIONALISMO NA FRONTEIRA DE MATO GROSSO COM O PARAGUAI: 1939-1947. In: II JORNADA DO HISTEDBR HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL - A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL DO BRASIL, 2002, PONTA GROSSA E CURITIBA. A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL DO BRASIL, 2002.

  • CENTENO, C. V. . A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NOS ERVAIS DE MATO GROSSO (1870-1930). In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 2001, CAMPINAS. TRANSFORMAÇÕES DO CAPITALISMO, DO MUNDO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO, 2001.

  • CENTENO, C. V. . Educação e Diversidade Cultural: O saber-fazer paraguaio nos ervais de Mato Grosso. In: 22ª. REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - ABA, 2000, Brasília. ABA - 22ª. REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2000. p. 2-2.

  • CENTENO, C. V. . AS ESCOLAS DO SUL DE MATO GROSSO FRONTEIRA COM O PARAGUAI (1870-1930). In: II ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIDERP, 2000, CAMPO GRANDE. II ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIDERP. CAMPO GRANDE: ED. UNIDERP, 2000. p. 53-55.

  • CENTENO, C. V. . A experiência de Paschoal Lemme na organização do trabalho didático da Educação de jovens e adultos (1934-1936). In: IV EHECO- Encontro da História da Educação do Centro-Oeste, 2017, Campo Grande. IV EHECO- Encontro da História da Educação do Centro-Oeste. Campo Grande: UEMS, 2017. v. 01. p. 104-104.

  • QUEIROZ, R. B. ; CENTENO, C. V. . A organização do trabalho didático moderno sob o paradigma marxista: crítica aos manuais didáticos. In: IX SCIENCULT - Simpósio Científico Cultural- Direito, Educação e Sociedade: desafios à humanização, 2012, Paranaíba. IX SCIENCULT - Simpósio Científico Cultural- Direito, Educação e Sociedade: desafios à humanização, 2012. p. 1-1.

  • CENTENO, C. V. . Uma proposta de trabalho didático utilizando como recurso a arte plástica. In: I Jornada de Artes Cênicas de Mato Grosso do Sul: o fazer, a teoria e a crítica das artes cênicas, 2010, Campo Grande. Jart MS ato I, 2010. p. 03-03.

  • CENTENO, C. V. . O manual didático Projeto Araribá História no municipio de Campo Grande- resumo. In: VIII Seminário nacional de Estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, 2009, Campinas. História, Educação e transformação: tendências e perspectivas, 2009. p. 364-364.

  • CENTENO, C. V. . A Guerra da Tríplice Aliança nos manuais didáticos brasileiros: remontando às origens. In: Textos, autores y bibliotecas, 2008, Córdoba. Textos, autores y bibliotecas, 2008. p. 7-8.

  • CENTENO, C. V. . Educação e fronteira no pensamento dos memorialistas (1870-1950). In: VII JORNADA DO HISTEDBR, 2007, Campo Grande. VII Jornada do HISTEDBR -. Campo Grande: Uniderp, 2007. v. 1. p. 62-63.

  • CENTENO, C. V. . O papel da Educação na fronteira sul de Mato Grosso: a crítica de José de Melo e Silva ao regionalismo e às políticas de nacionalização do Estado Novo. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goânia. A Educação e seus sujeitos na História. Goiânia: Ed. da UCG e Ed. Vieira, 2006. v. 1. p. 331-332.

  • CENTENO, C. V. . O pensamento educacional católico numa região de fronteira: a visão de José de Melo e Silva acerca da educação nas fronteiras guaranis (1939-1947). In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2004, CURITIBA. A EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA. CURITIBA: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2004. v. 01. p. 71-72.

  • CENTENO, C. V. . A educação no sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai (1930-1947). In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2003, JOÃO PESSOA. HISTÓRIA, ACONTECIMENTO E NARRATIVA. João Pessoa: Editora da UFPB, 2003. p. 165-165.

  • CENTENO, C. V. . Educação e Diversidade Cultural: o trabalhador ervateiro nas obras dos historiadores autodidatas. In: I JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MS, 2003, Campo Grande. A Organização do Trabalho Didático na escola: tend~encias e movimentos contemporâneos. Campo Grande: Uniderp, 2003. v. 1. p. 22-23.

  • CENTENO, C. V. . José de Melo e Silva e os problemas de diversidade cultural e educacional na fronteira de Mato Grosso ( 1930-1947). In: VI SEminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, 2003, Aracaju. História da Escola Pública no Brasil. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, 2003. v. 01. p. 196-197.

  • CENTENO, C. V. . JOSÉ DE MELO E SILVA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA DE MATO GROSSO DO SUL (1930-1945). In: I ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS, 2002, AQUIDAUANA. I ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS, 2002.

  • CENTENO, C. V. . As funções sociais da educação na fronteira de Mato Grosso comm o Paraguai, segundo a historiografia nacionalista ( 1930-1947). In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2002, Natal. I CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Natal: NAC - Nucleo de Arte e Cultura da UFRN, 2002. v. 1. p. 326-327.

  • CENTENO, C. V. . A educação nos ervais da fronteira de MT com o Paraguai(1870-1930). In: vi encontro de história de ms - história, memória e identidades, 2002, Dourados. vi encontro de história de ms - história, memória e identidades. Campo Grande: Editora UFMS, 2002. v. 1. p. 42-42.

  • CENTENO, C. V. . EDUCAÇÃO E NACIONALISMO NA FRONTEIRA DE MATO GROSSO COM O PARAGUAI: 1939-1947. In: II JORNADA DO HISTEDBR REGIÃO SUL, 2002, PONTA GROSSA E CURITIBA. II JORNADA DO HISTEDBR REGIÃO SUL A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL. Campinas: Gráfica da Faculdade de Educação, 2002. v. 1. p. 125-125.

  • CENTENO, C. V. . EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NOS ERVAIS DE MATO GROSSO (1870-1930). In: TRANSFORMAÇÕES DO CAPITALISMO, DO MUNDO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO, 2001, CAMPINAS. V SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL. campinas: grafica central unicamp/histedbr, 2001. p. 24-24.

  • CENTENO, C. V. . A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NOS ERVAIS DE MATO GROSSO: crítica da historiografia regional, de suas concepções de história, trabalho e cultura. Revista HISTEDBR On Line , Campinas, v. 9, 2003.

  • CENTENO, C. V. . A experiência de Paschoal Lemme na organização do trabalho didático da Educação de jovens e adultos (1934-1936). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . A crítica de Paschoal Lemme aos instrumentos didáticos da escola pública brasileira, século XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . Trabalho e educação no capitalismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, C. V. ; ANHEZINI, K. . Virgilio Corrêa Filho e o bandeirantismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, C. V. ; Ziliane, Jose Carlos ; BRITO, S. H. A. ; Freitag, Liliane ; Mondardo, M.L. . Fronteiras em José de Melo e Silva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CENTENO, C. V. . Textos escolares de História do Brasil no Colégio Pedro II (1828-1900). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . Os primeiros textos didáticos de História do Brasil utilizados no ensino secundário brasileiro durante o período imperial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . Histórias, memórias e registros sobre a Guerra do Paraguai. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . O manual didático Projeto Araribá História no município de Campo Grande. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . A Guerra da Tríplice Aliança nos manuais didáticos brasileiros: remontando às origens. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . História e memória na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . Fronteira e educação no pensamento dos historiadores mato-grossenses: a singularidade de José de Melo e Silva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . Pensamento educacional católico numa região de fronteira: a visão de José de Melo e Silva acerca da educação nas fronteiras guaranis (1939-1947). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . José de Melo e Silva e os problemas de diversidade cultural e educacional na fronteira do Mato Grosso (1930-1947). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . O nacionalismo na historiografia educacional Mato-grossense (1930-1945). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . A educação no sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai (1930-1947). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . As funções sociais da Educação na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai, segundo a historiografia nacionalista( 1930-1947). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . A educação nos ervais da fronteira de Mato Grosso com o Paraguai. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . José de Melo e Silva e o papel da educação na fronteira de Mato Grosso do Sul (1930-1945). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . Educação e nacionalismo na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai (1939-1947). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . A educação do Trabalhador nos ervais de Mato Grosso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CENTENO, C. V. . As escolas do sul de Mato Grosso fronteira com o Paraguai (1870-1930). 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, C. V. . A fronteira referida à Nação. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2009 (Resenha).

  • CENTENO, C. V. ; BRITO, S. H. A. ; LEITE, E. F. . Relatório Anual da Enersul Paragens Culturais de Mato Grosso do Sul. Campo Grande 2000 (Relatório Anual).

  • CENTENO, C. V. . A História dos Ervais sob a òtica dos Trabalhadores Rurais. Campo Grande, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CENTENO, C. V. . Parecer para relatórios de pesquisa UEMS. 2018.

CENTENO, C. V. . Parecer para projetos de pesquisa para a UEMS. 2017.

CENTENO, C. V. . Parecer para a Revista HISTEDBR. 2016.

CENTENO, C. V. . Comissão editorial. 2012.

CENTENO, C. V. . Consultoria Projetos de Iniciação científica e Projetos de pesquisa. 2011.

CENTENO, C. V. . Consultoria Projetos de Iniciação científica e Projetos de pesquisa. 2010.

CENTENO, C. V. . Consultoria Projetos de Iniciação científica e Profjetos de pesquisa. 2008.

CORRÊA, Valmir Batista ; CENTENO, C. V. . Projeto Pedagógico de História. 2005.

CENTENO, C. V. ; FIGUEIRA, K. C. N. . aplicação da tabela de temporalidade de documentos. 1994.

INSFRAN, F. F. ; CENTENO, C. V. . Grupo de Estudos Educação Física e instrumentos didáticos. 2018.

MATTAS, E. F. S. ; CENTENO, C. V. . Blog de História de Mato Grosso do Sul. 2018.

SILVA, V.T. ; CENTENO, C. V. . Estudo dos clássicos. 2016.

SIQUEIRA, J.F.R. ; CENTENO, C. V. . Formação continuada Ensino de ciências e organização do trabalho didático na educação infantil. 2016.

LAZZARI, E.M. ; CENTENO, C. V. . FORMAÇÃO DE HISTÓRIA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MATO GROSSO DO SUL. 2015.

CENTENO, C. V. . Histedbr-online. 2016.

CENTENO, C. V. . Acta Scientiarum. 2015.

CENTENO, C. V. . II Seminário de tese e dissertação do PPGEdu. 2015.

CENTENO, C. V. . Parecer SBPC. 2012.

CENTENO, C. V. . Parecer SBPC. 2011.

CENTENO, C. V. . Revista Histedbr On Line. 2010.

CENTENO, C. V. . 3º. Seminário América Platina Dilemas e diálogos platinos: fronteiras. 2010.

CENTENO, C. V. . Parecer Revista Histedbr On-line. 2009.

CENTENO, C. V. . Parecer Revista Histedbr On-line. 2008.

CENTENO, C. V. ; Souza, A. A. A de ; CAMARGO, P.E.B . Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2007.

CENTENO, C. V. ; CAMARGO, P. E. B. . Brasil é a bola da vez na crise do capitalismo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CENTENO, C. V. ; Souza, A. A. A de ; FERNANDES, E. ; CARDOSO, M. A. ; HOFF, S. ; BRITO, S. H. A. ; CAMARGO, P. E. B. ; LANCILLOTTI, S. S. P. . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA ESCOLA NOVA (1930-1970). 2017. (Relatório de pesquisa).

CENTENO, C. V. . IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO). 2017. (Coordenação de grupo de trabalho).

CENTENO, C. V. . Manuais didáticos de História do Brasil na escola pública brasileira (1889-1960): uma análise centrada na organização do trabalho didático. 2013. (Relatório de pesquisa).

CENTENO, C. V. . A Guerra do Paraguai na produção memorialística sul-mato-grossense e nos instrumentos do trabalho didático da disciplina de História em Campo Grande, Jardim e Nioaque, Mato Grosso do Sul. 2011. (Relatório de pesquisa).

CENTENO, C. V. ; CAMARGO, P.E.B . Curso de Capacitação docente Ensino Médio - História. 2005. .

CENTENO, C. V. ; CAMARGO, P.E.B . Capacitação docente, área de ciências humanas - História. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro pedagógico).

CENTENO, C. V. . História da Educação Brasileira na Primeira república: o caso de Mato grosso. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CENTENO, C. V. . Mini-curso História da Educação regional: a fronteira com o Paraguai. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CENTENO, C. V. ; BRITO, S. H. A. . VII Jornada do HISTEDBR - A organização do Trabalho didático na História da Educação. 2007 (Coordenação de Evento Científico) .

CENTENO, C. V. . Curso de especialização em Metodologia e Prática de linguagens clássicas e contemporãneas na sala de aula. 2005 (Curso de especialização) .

CENTENO, C. V. . III JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MS. 2005 (Coordenação de evento científica) .

CENTENO, C. V. . II JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. 2004 (Coordenação de Evento Científico) .

CENTENO, C. V. . I Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. 2003 (Coordenação de Evento Científico) .

CENTENO, C. V. . Curso de Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação. 2003 (Coordenação) .

CENTENO, C. V. . Palestra A Educação do Trabalhador nos Ervais de Mato Grosso. 2003 (Palestra) .

CENTENO, C. V. . Mesa redonda :Educação e Questões Regionais. 2003 (Mesa Redonda) .

CENTENO, C. V. . JOSÉ DE MELO E SILVA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA DE MATO GROSSO DO SUL (1930-1945). 2002 (poster) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O pensamento de Paschoal Lemme acerca da organização do trabalho didático na Educação técnico-profissional (1928-1960), Descrição: O presente projeto pretende investigar o pensamento de Paschoal Lemme acerca da organização do trabalho didático, na educação técnico-profissional. Paschoal Lemme (Rio de Janeiro, Brasil, -1904-1997) foi um educador que se envolveu em várias ações e formulação de políticas públicas entre os anos 1920 e 1960. Ocupou funções técnicas na administração da rede escolar pública do Rio de janeiro, atuando ao lado de escolanovistas expressivos como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. Trabalhou também como professor das escolas técnicas secundárias, em 1932, e como inspetor escolar, no Estado do Rio de Janeiro, em 1933. Sua experiência com a educação de adultos e educação técnica-profissional, foi uma das mais significativas na sua carreira pela importância e significado que assumiu. Sua concepção se distancia dos escolanovistas, sobretudo, em razão de suas críticas ao idealismo de vários estudiosos dessa corrente de pensamento que considera a educação como a propulsora do desenvolvimento. Para Lemme, era preciso investir nas condições materiais dos trabalhadores e, de forma mais radical, considerava que era preciso haver uma transformação social para que a educação se desenvolvesse plenamente. Acerca do pensamento pedagógico desse intelectual vamos verificar em que esse intelectual se aproxima das práticas escolanovistas. Foi utilizada a categoria ?organização do trabalho didático?, com base nos estudos marxistas para análise do objeto investigado. Serão utilizadas como fontes primárias suas obras: 'Memórias' 'Estudos de Educação', 'Educação democrática e progressista' e 'A Educação na URSS'. Obras da historiografia acerca do pensamento do autor e acerca da organização do trabalho didático também serão utilizadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2018 - Atual

    Plano de articulação para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e formação do Programa de Pós- Graduação, Mestrado Profissional em Educação, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações e estratégias para a consolidação e qualificação das atividades de ensino e pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação (Profeduc), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande, mediante ampliação da produção intelectual de docentes e discentes; formação de redes de cooperação nacional e internacional; produção e socialização de trabalhos científicos; participação de estudantes e pesquisadores em eventos científicos da área; mobilidade acadêmica e internacionalização do Programa. A finalidade de tais ações é a elevação da nota do Programa na avaliação da CAPES. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Carla Villamaina Centeno - Integrante / Kátia Cristina N Figueira - Integrante / Samira Saad Pulchério Lancillotti - Integrante / Lucilene Soares da Costa - Integrante / Léia Teixeira Lacerda - Integrante / Celi Corêa Neres - Coordenador / Bartolina Ramalho Catanante - Integrante / Eliane Greice Davanço Nogueira - Integrante / Walter Guedes da Silva - Integrante / Antonio Sales - Integrante / Patricia Alves - Integrante / Gabriela Di Donato Salvador Santinho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA ESCOLA NOVA (1930-1970), Descrição: Este projeto elege como objeto de investigação um certo conjunto de propostas para a organização do trabalho didático, formuladas e discutidas por pensadores que, na primeira metade do século XX, participaram do amplo debate que conclamava, fundamentalmente, a necessidade de uma ampla reforma educacional no Brasil. Em outras palavras, foram partícipes, direta ou indiretamente, nas discussões em torno de pensar-se uma ?escola nova? para o país, entre os anos 1930 e 1970. Visando examinar de forma a mais ampla possível as proposições de organização do trabalho didático que foram construídas durante o momento histórico acima referido, e aproveitando o potencial de uma equipe de trabalho composta por pesquisadores de distintas formações, a pesquisa abrangerá os seguintes autores: 1. Anísio Spínola Teixeira; 2. Fernando de Azevedo; 3. José Bento Renato Monteiro Lobato; 4. Manoel Bergström Lourenço Filho; 5. Paschoal Lemme e 6. Sud Mennucci1. Além disso, sobre a centralidade posta na organização do trabalho didático, esse esforço se insere num amplo programa de pesquisa denominado ?A organização do trabalho didático na escola moderna?, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil ? HISTEDBR  Regional de Mato Grosso do Sul2. Fruto desse trabalho, um primeiro projeto coletivo de pesquisa, financiado pelo CNPq, e centrado na análise do mais importante instrumento de trabalho na escola moderna, o manual didático, foi desenvolvido entre os anos de 2009 a 2012, nesse esforço de verticalizar as investigações do coletivo de pesquisa para a compreensão da organização do trabalho didático (BRITO et al., 2012)3.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2013

    Manuais didáticos de História do Brasil na escola pública brasileira (1889-1960): uma análise centrada na organização do trabalho didático, Descrição: Este projeto elege como objeto de investigação manuais didáticos de História, na sua condição de instrumento de trabalho utilizado nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas escolas secundárias, no momento histórico compreendido entre a instituição da república no Brasil, 1889, e a década de 1960. Quanto aos conteúdos, opta não pela análise exaustiva de tal instrumento de trabalho, mas pela seleção de uma temática específica, a Guerra da Tríplice Aliança. Tem como objetivo evidenciar as funções e conteúdos dos manuais didáticos de História do Brasil, utilizados na escola secundária no período relatado, classificando as diferentes formas que esse material assumiu historicamente, no âmbito do sistema escolar, de modo a revelar sua natureza histórica e seu lugar na organização do trabalho didático. Para o exame do manual didático é necessário realizar um balanço da bibliografia produzida pela historiografia da educação e áreas afins, concernentes ao ensino secundário; aos manuais didáticos; aos instrumentos de trabalho e metodologias específicas do campo da História do Brasil e levantamento e análise dos manuais didáticos produzidos e ou utilizados no Colégio Pedro II.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2012

    O manual didático como instrumento de trabalho nas escolas secundária e normal (1835-1945), Descrição: O projeto elege como objeto de investigação o manual didático, na sua condição de instrumento de trabalho nas escolas secundária e normal, no momento histórico compreendido entre meados da terceira década do século XIX, quando o foco ainda era o processo de construção da independência do Brasil em relação ao domínio colonial e a primeira metade do século XX, com o fim do primeiro governo Vargas (1945).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2011

    A Guerra do Paraguai na produção memorialística e nos instrumentos do trabalho didático da disciplina de História nos ensinos fundamental e médio na fronteira sudoeste de Mato Grosso do Sul, Descrição: O presente projeto tem como objeto a investigação da Guerra do Paraguai na memorialística regional e nos instrumentos do trabalho didático em escolas de ensino fundamental e médio na fronteira sudoeste de Mato Grosso do Sul. A preocupação é a de inventariar e analisar os instrumentos de trabalho utilizados em escolas fronteiriças de ensino fundamental e médio da área de História elegendo como temática a Guerra do Paraguai. As fontes de dados empíricos se identificam com os próprios instrumentos de trabalho: produção de memória(crônicas), manuais didáticos, antologias, livros paradidáticos, livros clássicos e serão coletados na região da fronteira sudoeste de Mato Grosso do Sul. Sobre a centralidade posta na memorialística e nos instrumentos do trabalho didático de História afirme-se que vêm avançando nas duas últimas décadas investigações que os privilegiam. Tanto é assim, que se já existem pesquisas que privilegiam Instrumentos do trabalho didático e relação educativa na escola moderna, desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil ? HISTEDBR, Regional de Mato Grosso do Sul. Esses instrumentos constituem o recurso privilegiado que permite reconstruir a relação educativa como um todo e explicar os procedimentos pedagógicos do professor, a natureza dos conteúdos didáticos, as atividades desenvolvidas pelos alunos e o espaço em que se dá essa relação. Pela natureza do projeto, serão de especial importância aqueles instrumentos de trabalho que sejam específicos dentro das escolas de fronteira, visando dar respostas à sua singularidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carla Villamaina Centeno - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    A Guerra do Paraguai nos instrumentos do trabalho didático nos ensinos fundamental e médio, Descrição: O presente projeto tem como objeto a investigação da Guerra do Paraguai nos instrumentos do trabalho didático em escolas de ensino fundamental e médio na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A preocupação é a de inventariar e analisar os instrumentos de trabalho utilizados em escolas fronteiriças de ensino fundamental e médio da área de História elegendo como temática a Guerra do Paraguai. As fontes de dados empíricos se identificam com os próprios instrumentos de trabalho: manuais didáticos, antologias, livros paradidáticos, livros clássicos, TICs, etc e serão coletados em Ponta Porã ?MS. Sobre a centralidade posta nos instrumentos do trabalho didático de História afirme-se que vêm avançando nas duas últimas décadas investigações que os privilegiam. Tanto é assim, que se insere num amplo programa de pesquisa denominado Instrumentos do trabalho didático e relação educativa na escola moderna, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil ? HISTEDBR, Regional de Mato Grosso do Sul. Esses instrumentos constituem o recurso privilegiado que permite reconstruir a relação educativa como um todo e explicar os procedimentos pedagógicos do professor, a natureza dos conteúdos didáticos, as atividades desenvolvidas pelos alunos e o espaço em que se dá essa relação. Pela natureza do projeto, serão de especial importância aqueles instrumentos de trabalho que sejam específicos dentro das escolas de fronteira, visando dar respostas à sua singularidade. Esta investigação também está vinculada a um projeto mais amplo que elege como objeto de análise os instrumentos do trabalho didático em escolas de ensino fundamental e médio na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O mesmo foi encaminhado ao FUNDECT e é coordenado pela Profª. Dra. Carla Villamaina Centeno. Conta com sete pesquisadores (quatro doutores e três mestres) com produção científica na área, experiência na docência, pertencentes a diversas subáreas de formação (. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carla Villamaina Centeno - Coordenador / Gilberto Luiz Alves - Integrante / Andréia de Souza Cássio - Integrante.Financiador(es): Fundação Manoel de Barros - Remuneração.

  • 2007 - 2008

    Organização do Trabalho Didático em Escolas da Fronteira com o Paraguai., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2007

    A Educação Escolar no Brasil: abordagens historiográficas e história das Instituições Escolares, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2004 - 2005

    O nacionalismo na historiografia educacional mato-grossense: a concepção de educação de José de Melo e Silva(1930-1947), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2004

    Melo e Silva: o papel da educação na nacionalização do sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai (1930-1947), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. , Cidade Universitária de Dourados, Rodovia, 79804-970 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 351, Telefone: (67) 39022530, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - Atual

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2008

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Convocação, Enquadramento Funcional: Professora Convocada, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Campo Grande, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de reformulação do Mestrado Profissional em Educação.

    • 03/2013

      Ensino, Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira, Organização do trabalho didático

    • 02/2010

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Itinerários Científicos, Educação Moderna

    • 02/2010

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte

    • 09/2008

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica, História e Filosofia da Educação

    • 09/2011 - 02/2015

      Direção e administração, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Pró-reitora de Pesquisa e Pósgraduação.

    • 07/2011 - 08/2014

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do Conhecimento e Educação

    • 02/2009 - 07/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , pró-reitoria de pesquisa, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2009 - 01/2011

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão O espaço na arte regional, desenvolvida em Jardim MS.

    • 07/2010 - 12/2010

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Ensino Seminário de Estudos Marxistas

    • 07/2009 - 12/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, pró-reitoria de pesquisa, .,Cargo ou função, Membro de Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico e Regulamento do Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, da Unidade Universitária de Maracaju.

    • 09/2009 - 09/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, pró-reitoria de pesquisa, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno do Processo de Avaliação e Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas -PIBIC-AF/CNPQ/UEMS.

    • 09/2008 - 12/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Nacional, História e Filosofia da Educação

    • 04/2001 - 08/2008

      Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, História da Educação, Sociologia da Educação, Trabalho de Elaboração Própria

    • 05/2001 - 10/2003

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, .,Atividade de extensão realizada, COORDENAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.

    • 08/2003 - 08/2003

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação da I Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul.

    • 07/2001 - 07/2001

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora da II Semana Acadêmica do Curso Normal Superior - Educação Contemporânea: Tendências e Desafios.

    • 07/2001 - 07/2001

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, .,Atividade de extensão realizada, Mini-curso História da Educação Regional: a fronteira com o Paraguai.

  • 1994 - 1998

    Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assessoria Técnica

    Atividades

    • 09/1994 - 07/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Arquivo Público Estadual, .,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2008

    Universidade Anhanguera - Uniderp

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2001 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Manoel de Barros, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2001 - 12/2008

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção Histórica da Educação, Fundamentos Sociológicos, Metodologia de Pesquisa, Sociologia da Comunicação

    • 08/2005 - 08/2005

      Extensão universitária , Pró-reitoria de extensão, .,Atividade de extensão realizada, Comissão Organizadora da III Jornada de Educação de MS.

    • 07/2004 - 07/2004

      Extensão universitária , Pró-reitoria de extensão, .,Atividade de extensão realizada, COORDENAÇÃO DA II JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MS.

    • 07/2004 - 07/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de extensão, Pró-reitoria de extensão.,Atividade realizada, Integrante do Comitê Científico da II Jornada de educação de Mato Grosso do Sul.

    • 10/2003 - 12/2003

      Ensino, A Prática Pedagógica no Ensino, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos da Educação Brasileira

    • 07/2003 - 07/2003

      Extensão universitária , Fundação Manoel de Barros, .,Atividade de extensão realizada, curso sobre a história da educação brasileira na Primeira República: o caso de Mato Grosso.

    • 03/2002 - 03/2002

      Ensino, metodologia do ensino da língua portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, teoria do conhecimento

    • 04/2001 - 05/2001

      Ensino, METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, metodologia científica

  • 1992 - 2001

    Prefeitura Municipal de Campo Grande

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/1992 - 03/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História