Patrícia Mourão de Andrade

Pós doutoranda no Departamentos de Artes Visuais da Universidade de São Paulo (Bolsa Capes PNPD), com pesquisa sobre o papel do cinema no pensamento e nos textos de Robert Smithson. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (2016) com período sanduíche na Columbia University. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2007) e possui graduação em Comunicação Social. Organizou as publicações "Visões da Vanguarda" (CCBB, 2017) e Jonas Mekas (Cinusp, 2013); e co-organizou "Cinema estrutural" (2015) e "David Perlov: Epifanias do cotidiano" (2011). Realizou curadoria das mostras "Integrale Andrea Tonacci" (Cinéma du Réel - Pompidou, 2017) "Visões da Vanguarda" (2016), "Cinema estrutural" (Caixa Cultural, 2015), "Jonas Mekas" (CCBB, 2013). Em 2018, foi programadora convidada do Doc's Kingdom - Seminário Internacional do Cinema Documental, em Portugal.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: A invenção de uma tradição: caminhos da autobiografia no cinema experimental
Orientador: em Columbia University ( Robert King)
com Prf. Dr. Ismail Norberto Xavier. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; história e teoria do cinema; autobiografia; cinema experimental; arte.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Teatros de um só instante - o vivo e o não vivo na mise en scène fotográfica de Bernard Faucon,Ano de Obtenção: 2007
Leda Tenório da Motta.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: fotografia, imagem, Bernard Faucon, mise en scène.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

1999 - 2004

Universidade FUMEC
Título: Editoriais de moda: dos movimentos de estilo à sintaxe de alteridade

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Uma história livre do cinema (Nicole Brenez). (Carga horária: 10h). , Cine Humberto Mauro, CINE HUMBERTO MA, Brasil.

2010 - 2010

Seminário Internacional Harun Farocki. (Carga horá. (Carga horária: 6h). , Cinemateca Brasileira, CB, Brasil.

2004 - 2004

A filosofia da Fotografia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1996 - 1996

Iniciação à fotografia. (Carga horária: 106h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ciências Sociais Aplicadas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Mourão, P. . Foco contemporâneo (in: 1a mostra de cinebrasil experimental). 2019. (Festival).

MOURÃO, P. . como mito desmontado, amanhã recomeço. 2018. (Festival).

MOURÃO, P. . Doc's Kingom_ International Seminar on Documentary Film. 2018. (Congresso).

BECK, G. ; MOURÃO, P. . L`Integrale Andrea Tonacci. 2017. (Festival).

MOURÃO, Patrícia. ; DUARTE, T. C. ; CHIARETTI, M. . O cinema de Jerzy Skolimowski. 2017. (Festival).

MOURÃO, Patrícia. . Não acredito em nenhum Deus que não saiba dançar. 2017. (Festival).

MOURÃO, Patrícia. . Animisme et nature concrète. 2017. (Outro).

Mourão, P. ; DUARTE, T. C. . Visões da Vanguarda. 2016. (Festival).

MOURÃO, Patrícia. . Carta Branca a Patrícia Mourão (8a Semana d_s realizador_s). 2016. (Outro).

Mourão, P. . Robert Morin: Reinventando o Quebec (produção executiva). 2016. (Festival).

Mourão, P. ; DUARTE, T. C. . Cinema Estrutural. 2015. (Festival).

Mourão, P. . Jonas Mekas. 2013. (Festival).

Mourão, P. . O cinema de Rithy Panh (produção executiva e coordenação). 2013. (Festival).

Mourão, P. . Straub-Huillet. 2012. (Festival).

Mourão, P. . Douglas Sirk: o princípe do melodrama. 2012. (Festival).

Mourão, P. ; MAIA, C. . O cinema de Naomi Kawase. 2011. (Festival).

Mourão, P. ; Feldman, I . David Perlov: Epifanias do Cotidiano. 2011. (Festival).

Mourão, P. ; Borges, C. . Harun Farocki: por uma politização do olhar. 2010. (Festival).

Duarte, D. R. ; Mourão, P. ; MAIA, C. . O cinema de Pedro Costa. 2010. (Festival).

Mourão, P. . Mostra de Cinema Catalão. 2010. (Festival).

Mourão, P. ; Duarte, D. R. ; MAIA, C. . O cinema de Chantal Akerman. 2009. (Festival).

Mourão, P. ; MAIA, P. ; Belico, E. . Forumdoc.bh.2009 - Retrospectiva Ozualdo Candeias. 2009. (Festival).

Mourão, P. ; PORTELLA, P. ; CARVALHO, A. ; Knippel C. . Forumdoc.bh.2008_Programação Mostra Brasil. 2008. (Festival).

MESQUITA, C. ; TORRES, J. ; SABINO, F. ; Mourão, P. . Forumdoc.bh.2007 - Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade. 2007. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIII ENCONTRO SOCINE.Robert Smthson e o cinema caverna. 2019. (Encontro).

2017 Flaherty Film Seminar. 2017. (Seminário).

2017 Flaherty Film Seminar.moderação de conversa com Vincent Carelli. 2017. (Seminário).

Reencontre Andrea Tonacci.Introduction à Andrea Tonacci. 2017. (Outra).

Mediação de mesa redonda em Cinema Estrutural.O cinema estrutural. 2015. (Outra).

XIX Encontro da SOCINE. A autobiografia de Stan Brakhage. 2015. (Congresso).

XVIII Encontro SOCINE. Chame isso de um jogo entre eu e mim: Hollis Frampton e Marcel Duchamp. 2014. (Congresso).

XVII Encontro SOCINE. (nostalgia) de Hollis Frampton: cinema, autobiografia, apagamento. 2013. (Congresso).

mediação de debate - Cineastas, do nosso tempo, no Brasil (com José Carlos Avelar e Daniel Caetnao).Cineastas, do nosso tempo. 2012. (Encontro).

XVI Encontro Internacional da Socine.. Experiência, registro e montagem em dois filmes-diário de Jonas Mekas. 2012. (Congresso).

XVI Encontro SOCINE. Experiência, registro e montagem em dois filmes-diário de Jonas Mekas. 2012. (Congresso).

mediação de debate O cinema de Naomi Kawase (com Denilson Lopes e Cássio Starling).O cinema de Naomi Kawase. 2011. (Outra).

Colóquio internacional Estéticas do Deslocamento. Fotografia: um objeto teórico?. 2007. (Congresso).

Coneco - 2 Congresso de estudantes de Pós Graduação em Comunicação. Teatros de um só instante - o vivo e o não vivo na mise en scène fotográfica de Bernard Faucon. 2007. (Congresso).

Simpósio internacional de autobiografia.A fotografia como ponto de fuga do eu em Guy Bourdin.. 2005. (Simpósio).

Sipec - Simpósio Regional de Comunicação.Info inclusão: o papel das tecnologias informacionais como rede de interação e conhecimento. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ivan Amaral de Souza

MOURÃO, P.; Borges, C.; ROSA, C. A.. Marie Menken: presença e artifício como matéria do movimento.. 2018. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Bastos Guimarães Baptista

Borges, C.; Araújo, M. S.; COSTA, Flavia Cesarino; ROSA, C. A.;MOURÃO, P.. Superfície, profundidade, virtualidade: três dimensões da composição fílmica.. 2019. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hermano Arraes Callou

PARENTE, A.;MOURÃO, P.; CORRÊA, P.. A duração do cinema experimental americano. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em UFRJ - Escola de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: leonardo Nones

SALZSTEIN, S.; OLIVEIRA, L. C.;MOURÃO, Patrícia.. Post Medium de Rosalind Krauss - Estudo e tradução. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduarda de Oliveira Figueiredo

Mourão, P.; BARBOSA, N. R.; SANTOS, C. E. M.. As representações do aborto no cinema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Centro Universitário Senac.

MOURÃO, Patrícia.. ANCINE_PRODAV 2018_parecerista de projetos. 2018. Ancine.

Mourão, P.; Lopes, D.; Almeida, R.. Goiânia Mostra Curtas (Juri competitiva Brasileira ). 2017. ICUMAM.

Mourão, Patrícia. PRODAV/ FSA TVs Públicas (parecerista de projetos). 2016. Ministério da Cultura.

Mourão, P.; ARAUJO, G.; QUEIROZ, A.. 15 FestCurtasBH (juri mostra mineira). 2013. Cine Humberto Mauro.

Mourão, P.; REJMAN, M.; BETONI, M.. juri - Curta 8 - Festival Internacional de Super 8 de Curitiba.. 2012. Caixa Cultural Curitiba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ismail Norberto Xavier

XAVIER, I. N.; SILVA, M. A.; GOLDBERG, S. S.. Autobiografias e diários do cinema experimental norte-americano (1967-1975). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Mateus Araújo Silva

XAVIER, Ismail; SALZSTEIN, Sônia;ARAÚJO, Mateus. "Autobiografias e diários do cinema experimental norte-americano (1967-1975)" [ECA-USP, 16-6-2014]. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Sonia Salzstein Goldberg

XAVIER, Ismail;SALZSTEIN, Sônia; CABANAS, K. M.; SILVA, M. A.; BRASIL, A. G.. A Invenção de uma tradição: caminhos da autobiografia no cinema experimental. 2016. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) - Departamento de Cinema, Rádio e Televisão - ECA/USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leda Tenório da Motta

Teatros de um só instante: o vivo e o não-vivo na fotografia; Bernard Faucon; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Leda Tenorio da Motta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOURÃO, Patrícia. ; CALLOU, H. . Harun Farocki: quem é responsável?. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO , v. 7, p. 239-254, 2020.

  • MOURÃO, P. . Sobre algumas ruínas, uns lamentam, outros dançam: algumas impressões sobre a presença portuguesa na 20ª edição do Videobrasil. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO , v. 5, p. 207, 2018.

  • MOURÃO, Patrícia. . O beijo de Judas de Cinthia Marcelle ? algumas considerações sobre a montagem de ?The family in disorder: truth or dare?, exposição da artista no Modern Art Oxford. ARS (SÃO PAULO) , v. 16, p. 43-58, 2018.

  • MOURÃO, P. . Autobiografia e documento em Stan Brakhage. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 19, p. 67-83, 2017.

  • MOURÃO, P. . Baillie`s Ballad. La Furia Umana , v. 26, p. 12-16, 2015.

  • MOURÃO, P. . Uma alma livre ou dois dias na nau do Ueinzz. Cadernos de Subjetividade (PUCSP) , v. 14, p. 168-172, 2013.

  • MOURÃO, P. . Jonas Mekas underground. Revista Laika , v. 2, p. 1-16, 2013.

  • MOURÃO, P. . Do arquivo ao filme: sobre 'Já visto jamais visto'. Devires (UFMG) , v. 9, p. 92-105, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOURÃO, Patrícia. . A Farsa. 2020.

MOURÃO, P. . Parecer Revista Significação. 2018.

MOURÃO, P. . Parecerista de Projetos da Agência Nacional do Cinema. 2018.

MOURÃO, P. . Parecer Revista Significação. 2017.

MOURÃO, P. . Parecer Revista Significação. 2016.

MOURÃO, P. . Parecer para Revista Laika v.2 n.4, dez. 2013. 2014.

MOURÃO, P. . Parecer para Revista Laika v.2 n.3, jun.. 2013. 2013.

MOURÃO, Patrícia. . O cinema de Jonas Mekas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURÃO, P. . O artista como ensaísta: textos de artistas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURÃO, Patrícia. . Respostas de Mulheres. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURÃO, P. . Entre a caixa preta e o cubo branco: cinema e arte contemporânea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURÃO, Patrícia. . Robert Frank e os beats - cinema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURÃO, P. . Entre a Caixa Preta e o Cubo Branco: cinema e arte contemporânea. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURÃO, P. ; França, P. . Cinema e Arte Contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

França, P. ; MOURÃO, P. . Cinema e Arte Contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Mourão, P. . Struggle to Be Heard: Voices of Indigenous Activists 1979-1980. 2016 (Produção executiva).

MOURÃO, P. . Já visto jamais visto. 2013 (Filme).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Ford Foundation Curatorial Fellowship, The Robert Flaherty Film Seminar.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. , Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Butantã, 05508020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914480

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós Doutorado - professor colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2019 - 08/2019

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Entre o Cubo Branco e Caixa Preta, ou o que os artistas aprenderam com o cinema (carga horária 45h)

2020 - Atual

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Seminário Temático,, Carga horária: 2

Outras informações:
Coordenação do Seminário Temático "Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas" junto com Lucas Murari e Leonardo Esteves, apresentado e aprovado pelo Conselho da Socine para o Biênio 2020-2022.

2008 - 2010

cinemateca brasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: produtora e assistente de curadoria, Carga horária: 40

2007 - 2009

Fundação Armando Álvares Penteado

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor assisntente, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2008 - 12/2009

    Ensino, Direção e Criação de Moda, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação e Moda (carga horária 16h), Produção de Moda (carga horária 16 h)

  • 08/2007 - 03/2009

    Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Moda (carga horária 40 h), Psicologia (carga horária 40 h)

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.