Juliana Érica de Souza Macena Barboza

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente Enfermeira Residente do curso de Especialização em Enfermagem nos moldes de Residencia em Estratégia de Saúde da Familia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro - SMS/RJ.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especilazação nos moldes de Residencia em Estrategia em saúde da Familia

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Preferitura do Municipio do Rio de Janeiro, SMS/RJ, Brasil.

Graduação em andamento em Enfermagem

2013 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Farmácia

2005 - 2007

Colégio Sant Ana

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Sant'Ana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Seminário de Aleitamento materno. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde, SMS RJ, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Extensão em Bioética para Residentes da SMS RJ. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de Registros em Enfermagem: Uma Reflexão do Cuidado. (Carga horária: 3h). , Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, HSE/RJ, Brasil.

2017 - 2017

Obesidade: Fator de risco para o desenvolvimento e severidade de doenças. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2016 - 2016

Analisando dados com o R commander. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2016 - 2016

Tuberculose na Atenção terciária. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2015 - 2016

Sprenading Wings. , Fundação Richard Hugh Fisk, FISK, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento teórico prático com o tema: Ressuscitação Cardiopulmonar. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2015 - 2015

Ética em Pesquisa. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas. 2018. (Congresso).

16ª Jornada de Iniciação Cientifica da UNIRIO. Integralidade e Organização de ações para Controle de Tuberculose. 2017. (Exposição).

Desafio na Gestão do SUS. 2017. (Seminário).

I Simpósio LAETIE-Cenários de Emergência e Terapia Intensiva. 2017. (Simpósio).

O Histórico da construção do Cuidado em HIV/AIDS no Brasil. 2017. (Encontro).

V Oficina de Atenção e Gerência da Saúde Coletiva no SUS. 2017. (Oficina).

II Seminário de Saúde e Arte da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. 2016. (Seminário).

V Congresso Internacional do Nucleas. Informatização dos sistemas de registro e o acompanhamento de pacientes com tuberculose que buscam tratamento nas unidades de saúde do complexo da Maré/RJ. 2016. (Congresso).

JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. BENEFÍCIOS E INCENTIVOS AOS PORTADORES DE TUBERCULOSE EM UNIDADES DE SAÚDE DO COMPLEXO DA MARÉ. 2015. (Exposição).

SEMANA CIENTIFICA DO HESFA.BENEFÍCIOS E INCENTIVOS OFERECIDOS AOS PORTADORES DE TUBERCULOSE EM UNIDADES DE SAÚDE NO COMPLEXO DA MARÉ. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Danielle Galdino de Paula

Organização da Atenção à Tuberculose em Unidades de Saúde do município do Rio de Janeiro/RJ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO; Orientador: Danielle Galdino de Paula;

Danielle Galdino de Paula

Informatização dos sistemas de registros e o acompanhamento de pacientes com tuberculose que buscam tratamento em unidades de saúde do Complexo da Maré/RJ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO; Orientador: Danielle Galdino de Paula;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRITTO, L. ; PAULA, D. G. ; BARBOZA, J. É. S. M. ; MOTA, M. C. S. . ESTRATÉGIAS PARA MELHORA DA ATENÇÃO À TUBERCULOSE EM UNIDADES DE SAÚDE DOM COMPLEXO DA MARÉ/RJ. In: IV congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. ESTRATÉGIAS PARA MELHORA DA ATENÇÃO À TUBERCULOSE EM UNIDADES DE SAÚDE DOM COMPLEXO DA MARÉ/RJ. Rio de Janeiro: UERJ/REDE SIRUS/CCS/A, 2014. v. 1. p. 270.

  • BARBOZA, J. É. S. M. ; PAULA, D. G. . IMPACTO DA PERENIDADE DOS BENEFICIOS E INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS NO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. In: IV congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IMPACTO DA PERENIDADE DOS BENEFICIOS E INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS NO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. Rio de Janeiro: UERJ/REDE SIRUS/CCS/A, 2014. v. 1. p. 268.

  • BARBOZA, J. É. S. M. ; PAULA, D. G. ; BRITTO, L. ; BILIO, R. L. ; MOTA, M. C. S. ; ZOUZA, F. B. A. . Benefícios e Incentivos Oferecidos aos Portadores e Tuberculose em Unidades de Saúde do Complexo da Maré RJ/Brasil. In: IV congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. Benefícios e Incentivos Oferecidos aos Portadores e Tuberculose em Unidades de Saúde do Complexo da Maré RJ/Brasil. Rio de janeiro: UERJ/REDE SIRUS/CCS/A, 2014. v. 1. p. 265.

  • BARBOZA, J. É. S. M. . Organização da Atenção à Tuberculose em Unidades de Saúde do Município do Rio de Janeiro/RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITTO, L. ; PAULA, D. G. ; BARBOZA, J. É. S. M. . Impacto da perenidade dos benefícios e incentivos governamentais no tratamento da tuberculose. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOZA, J. É. S. M. ; PAULA, D. G. ; BRITTO, L. ; MOTA, M. C. S. . Estratégias para melhoria da Atenção à Tuberculose em Unidades de Saúde do Complexo da Maré/RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Desenvolvimento de Novos saberes na Assistência a Saúde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Érica de Souza Macena Barboza - Integrante / DANIELLE GALDINO DE PAULA - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Integralidade das ações nos formatos organizacionais de controle da Tuberculose em serviços de saúde do município do Rio de Janeiro/RJ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Érica de Souza Macena Barboza - Integrante / DANIELLE GALDINO DE PAULA - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Higiene das mãos em um hospital universitário: prática efetiva para prevenção de infecções, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Érica de Souza Macena Barboza - Integrante / DANIELLE GALDINO DE PAULA - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , unirio, .,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente do programa de Saúde da Família, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.