Paulo Henrique Batista

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da educação básica desde 2010. Fez parte do quadro de professores efetivos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais desde o início do ano letivo de 2013 até meados de 2014, quando passou a integrar o quadro de professores efetivos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Ensino de geografia, pensamento geográfico, teoria e método em geografia e o processo de formação territorial brasileiro são temas de estudo aos quais se dedicou desde a graduação. A partir de 2013, tem dado ênfase aos estudos sobre currículo e avaliação escolares, ciclos de aprendizagem e escolas democráticas.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2013 em Geografia

2010 - Interrompido

Universidade Federal de Uberlândia
Título: UM DOS MALES DO SERTÃO EM UM DOS SERTÕES DO BRASIL: DOENÇA DE CHAGAS E FORMAÇÃO TERRITORIAL DO TRIÂNGULO MINEIRO,Orientador:
Samuel do Carmo Lima.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 2013Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Geografia

2005 - 2011

Universidade Federal de Uberlândia
Título: RETORNO DO HOMEM AO CAMPO E VULNERABILIDADE DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA À DOMICILIAÇÃO DE VETORES DA DOENÇA DE CHAGAS NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA MG
Orientador: Samuel do Carmo Lima
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Ecoepid. de vetores e vig. entom. no contr. da DCh. (Carga horária: 2009h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Monitoria na disciplina Geografia Urbana. (Carga horária: 192h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Método e técnicas de pesquisa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Monitoria da Disciplina Geografia Rural. (Carga horária: 204h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Políticas para o desenvolvimento sustentável. (Carga horária: 3h). , Organização para a Proteção Ambiental, OPA, Brasil.

2005 - 2005

Prep de Trab para Apresentação Eventos Científicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2005 - 2005

Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2005 - 2005

Reforma curricular: o que é isso companheiro?. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Médica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Histórica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIMA, S. C. ; MENDES, P. C. ; BATISTA, Paulo H. . II Congresso Intrnaiconal & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. 2009. (Congresso).

AGB ; BATISTA, Paulo H. . VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor. 2007. (Outro).

PROGRAD, C. ; BATISTA, Paulo H. . II Vem Pra UFU. 2006. (Exposição).

PROREH, ; BATISTA, Paulo H. . Encontros e Reencontros da UFU - estar bem, fazer bem. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio Nacional de Geografia da Saúde II Fórum Internacional de Geografia da Saúde.Doença de Chagas no Brasil: formação do território e constituição de uma doença. 2011. (Simpósio).

12do Encuentro de Geógrafos de América Latina.Risco de transmissão da doença de Chagas em assentamentos de reforma agrária no município de Uberlândia MG - Brasil. 2009. (Encontro).

25ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas.Retorno do homem ao campo e vulnerabilidade dos assentamentos de reforma agrária à domiciliação de triatomíneos no município de Uberlândia MG - Brasil. 2009. (Outra).

Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil. 2009. (Outra).

II Congresso Internacional & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. Retorno do homem ao campo e vulnerabilidade dos Assentamentos de Reforma Agrária à domiciliação de triatomíneos, no município de Uberlândia MG Brasil. 2009. (Congresso).

II Congresso Internacional & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. Ocorrência de triatomíneos no Zoológico Municipal Parque do Sabiá na cidade de Uberlândia MG Brasil. 2009. (Congresso).

II Congresso Internacional & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. Aspectos sócio-ambientais e risco de domiciliação de vetores em assentamentos de reforma agrária. 2009. (Congresso).

24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. 2008. (Encontro).

5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU.Doença de Chagas e condições sócio-econômico-espaciais nos projetos de assentamentos de reforma agrária em Uberlândia MG. 2008. (Outra).

XV Encontro Nacional de Geógrafos.A doença de Chagas e a distribuição espacial de triatomíneos no norte de Minas Gerais. 2008. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor. 2007. (Encontro).

II Encontro de Grupos de Pesquisa: Agricultura, Desenvolvimento Regional e Transformações Socioespaciais. 2006. (Encontro).

III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.A organização do espaço no pensamento moderno: Brasília, a tentativa brasileira. 2006. (Outra).

II Simpósio Internacional Cidades Médias: Dinâmica Econômica e Produção do Espaço Urbano. 2006. (Simpósio).

II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. 2005. (Outra).

XII Semana de Geografia. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucas Gabriel Corrêa Vargas

VARGAS, Lucas Gabriel Corrêa; OLIVEIRA JUNIOR, J. A.; LUZ, S. O. M.. Provocações Estéticas: a experência coletiva no Centro de Artes de Anápolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Metropolitana de Anápolis.

Tulio Barbosa

ALMEIDA, W. K.; LIMA, S. C.;BARBOSA, Tulio. Transmissão vetorial da doeça de chagas no Triângulo Mineiro: aspectos demográficos, sócio-econômicos, políticos e ambientais - QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Instituto de Geografia - Pós - Graduação - UFU.

Winston Kleiber de Almeida Bacelar

LIMA, Samuel do Carmo; BARBOSA, T.;BACELAR, W. K. A.. UM DOS MALES DO SERTÃO NUM DOS SERTÕES DO BRASIL: DOENÇA DE CHAGAS NO TRIÂNGULO MINEIRO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Samuel do Carmo Lima

LIMA, S.C.; BACELAR, Winston Kleiber de Almeida; BARBOSA, Túlio. Um dos males do sertão num dos sertões do Brasil: doença de chagas no Triângulo Mineiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Geografia - UFU.

Samuel do Carmo Lima

LIMA, S.C.; BACELAR, Winston Kleiber de Almeida;CLEPS JUNIOR, João. Retorno do homem ao campo e vulnerabilidade dos assentamentos de reforma agrária no município de Uberlândia - MG à domiciliciação dos vetores da doença de chagas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura/bacharelado em Geografia) - Instituto de Geografia - UFU.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Iara Vieira Guimarães

Orientação de estágio vivenciado (Prática de Ensino); 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Iara Vieira Guimarães;

Samuel do Carmo Lima

Doença de Chagas em assentamentos de reforma agrária em Uberlândia, Brasil; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Instituto de Geografia - UFU, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Samuel do Carmo Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Aspectos socioambientais e vetores da doença chagas em assentamentos de reforma agrária no município de Uberlândia (MG). Hygeia : Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (Uberlândia) , v. 5, p. 57-91, 2009.

  • BATISTA, Paulo H. . Doença de Chagas no Brasil: formação do território e constituição de uma doença. In: Geraldo Inácio Martins; Marcus Vinicios Benachio. (Org.). Geografia dos gerais: espaço, cultura e natureza. 1ed.Uberlândia: Edibrás, 2011, v. , p. 5-179.

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Assentamentos de reforma agrária e vulnerabilidade à domiciliação de triatomíneos. In: 1º Simpósio Internacional Saúde Ambiental e a Construção de Cidades Saudáveis, 2010, Uberlândia. 1º Simpósio Internacional Saúde Ambiental e a Construção de Cidades Saudáveis, 2010. p. 191-208.

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Risco de transmissão da doença de Chagas em assentamentos de reforma agrária no município de Uberlândia MG - Brasil. In: 12do Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevidéu. 12do Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009. p. 1-15.

  • SANTOS, B. V. dos ; BATISTA, P. H. ; NAVES, E. A. ; SOUSA, F. de ; MAGALHAES, M. A. ; MENDES, P. C. ; LIMA, S. C. . Ocorrência de triatomíneos no Zoológico Municipal Parque do Sabiá na cidade de Uberlândia MG Brasil. In: II Congresso Internacional & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2009, Uberlândia. II Congresso Internacional & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2009. p. 2092-2102.

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Retorno do homem ao campo e vulnerabilidade dos Assentamentos de Reforma Agrária à domiciliação de triatomíneos, no município de Uberlândia MG Brasil. In: II Congresso Internacional & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2009, Uberlândia. II Congresso Internacional & IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2009. p. 2333-2349.

  • LIMA, S. C. ; Raul Borges Guimarães ; BATISTA, P. H. . A doença de Chagas e a distribuição espacial de triatomíneos no norte de Minas Gerais. In: XV Encontro Nacinal de Geógrafos, 2008, São Paulo. XV Encontro Nacinal de Geógrafos, 2008. p. 1-15.

  • LIMA, S. C. ; CARNEIRO FILHO, N. V. ; BATISTA, Paulo H. ; Zuza, M. L. R. ; LIMA, E. M. . A doença de Chagas em Minas Gerais: internações no período de 1998 a 2006. In: III Simpósio Nacional de Geografia da Saúde/ I Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2007, Curitiba. III Simpósio Nacional de Geografia da Saúde/ I Fórum Internacional de Geografia da Saúde. Curitiba, 2007. p. 01-10.

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Retorno do homem ao campo e vulnerabilidade dos assentamentos de reforma agrária à domiciliação de triatomíneos no município de Uberlândia MG - Brasil. In: 25ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 13ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009, Uberaba. 25ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 13ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009. p. 57-57.

  • BATISTA, Paulo H. . A organização do espaço no pensamento moderno: Brasília, a tentativa brasileira. In: 3ª Semana Acadêmica, 2006, Uberlândia. 3ª Semana Acadêmica, 2006.

  • BATISTA, Paulo H. . Doença de Chagas no Brasil: formação do território e constituição de uma doença. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Retorno do homem ao campo e vulnerabilidade dos assentamentos de reforma agrária à domiciliação de triatomíneos no município de Uberlândia MG - Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Retorno do homem ao campo e vulnerabilidade dos Assentamentos de Reforma Agrária à domiciliação de triatomíneos, no município de Uberlândia MG Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Aspectos sócio-ambientais e risco de domiciliação de vetores em assentamentos de reforma agrária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, B. V. dos ; BATISTA, P. H. ; NAVES, E. A. ; SOUSA, F. de ; MAGALHAES, M. A. ; MENDES, P. C. ; LIMA, S. C. . Ocorrência de triatomíneos no Zoológico Municipal Parque do Sabiá na cidade de Uberlândia MG Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . Risco de transmissão da doença de Chagas em assentamentos de reforma agrária no município de Uberlândia MG - Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, S. C. ; Raul Borges Guimarães ; BATISTA, Paulo H. . A doença de Chagas e a distribuição espacial de triatomíneos no norte de Minas Gerais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, Paulo H. ; LIMA, S. C. . Doença de Chagas e condições sócio-econômico-espaciais nos projetos de assentamentos de reforma agrária em Uberlândia MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, Paulo H. . A organização do espaço no pensamento moderno: Brasília, a tentativa brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVERIO, L. D. ; BATISTA, P. H. . Curso de Educação do Campo - Renaform. 2014. .

BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . VULNERABILIDADE DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA À DOMICILIAÇÃO DE VETORES DA DOENÇA DE CHAGAS NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA MG. 2010. (Relatório de pesquisa).

BATISTA, P. H. ; LIMA, S. C. . RISCO DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA DE CHAGAS EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA MG - BRASIL. 2009. (Relatório de pesquisa).

BATISTA, P. H. . RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2009. (Relatório Final da Disciplina Estágio Suprvisionado - requisito parcial Licenciatura em Geografia).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Distrito Federal, Centro de Ensino Fundamental 405 do Recanto das Emas. , Quadra Quadra 405 Conjunto 15, Recanto das Emas, 72631115 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 39013650

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional