Saulo Conde Fernandes

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e atualmente doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizei pesquisa de campo entre terreiros, e me aventurei pela literatura das religiões afro-brasileiras, de 2009 a 2015, o que resultou em minha dissertação de mestrado. Sou filiado ao Santo Daime, religião ayahuasqueira brasileira, desde 2009, e venho realizando imersão nos circuitos ayahuasqueiros e me dedicando a leituras sobre o tema desde 2012. Tenho algumas publicações sobre o consumo ritual das Medicinas da Floresta e a relação do Santo Daime com os Xamanismos Ayahuasqueiros. Minha pesquisa de doutorado versa sobre o trabalho antropológico no campo das religiões ayahuasqueiras, o encontro entre os saberes acadêmicos e ayahuasqueiros, e a relação/comunicação entre a ayahuasca e os pesquisadores no decorrer de suas pesquisas. Lecionei na pós-graduação em EAD "Antropologia e História dos povos indígenas" pela UFMS. Sou professor efetivo de História na rede municipal de ensino de Campo Grande (MS). Sou membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia

2021 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A cosmopolítica da ayahuasca e os antropológos ayahuasqueiros
Rogério Brittes Wanderley Pires. Coorientador: Magda dos Santos Ribeiro.

Mestrado em ANTROPOLOGIA

2013 - 2015

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Esquece que é Macumba: a Macumba nos escritos acadêmicos e a diversidade das religiões afro-brasileiras, Ano de Obtenção: 2015
Mário Teixeira de Sá Junior.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em História

2007 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Salvos por Cacique Tartaruga: Umbanda, Mito e Cura em Campo Grande - MS
Orientador: Prof. Dr. Jorge Christian Fernández

Graduação interrompida em 2007 em ciências sociais

2006 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de interrupção: 2007

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

PASSAMANI, G. R. ; FERNANDES, SAULO C. . Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul. 2017. (Congresso).

PASSAMANI, G. R. ; FERNANDES, SAULO C. . Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

Jornadas Plantas Sagradas em Perspectiva.As Medicinas da Floresta: consumo de psicoativos no circuito do Santo Daime. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional de Etnologia Guarani.Indígenas nas redes xamânicas contemporâneas e o consumo ritual de psicoativos. 2016. (Seminário).

Mesa-Redonda "História e Religiões".Macumba, Umbanda, Candomblé: diversidade das religiões afro-brasileiras. 2015. (Outra).

I Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-História. Religiosidade afroameríndia em terra de boiadeiros. 2010. (Congresso).

II Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul: a arte rupestre em Mato Grosso do Sul.O potencial patrimonial do Parque Nacional Serra da Bodoquena. 2010. (Encontro).

Colaboração na Organização do "III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações". 2009. (Simpósio).

Exibição do Filme "Eles não usam black-tie" pelo Projeto "Cinema e Trabalho" promovido pelo Centro de Memória e Cultura do TRT 24a Região. 2009. (Outra).

I Colóquio Internacional - História das Religiôes: Aspectos Teóricos e Metodológicos. 2009. (Outra).

I Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. 2009. (Encontro).

II Coloquio nacional de Ensino de História: Educação, História e Diversidade Cultural. 2009. (Outra).

II Colóquio Nacional de Ensino de História: Educação, História e Diversidade Cultural.Além do Livro Didático: as novas linguagens e o ensino de História. 2009. (Outra).

III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. 2009. (Simpósio).

Mini-curso - História e Tradição Oral: abordagens e perspectivas / II Coloquio Nacional de Ensino de História - Educação, História e Diversidade Cultural. 2009. (Outra).

Mini-cursos: "História e historiografia dos movimentos sociais" e "Ensinando e aprendendo a ler nas aulas de História" / XII Semana de História - Saberes Históricos e a Sala de Aula. 2009. (Encontro).

Monitoria: Exposição Cênica Arqueologia Histórica de Mato Grosso do Sul / I Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. 2009. (Encontro).

XII Semana de História - Saberes Históricos e a Sala de Aula: diálogos, convergências e divergências. 2009. (Encontro).

XII Semana de História - Saberes Históricos e a Sala de Aula: diálogos, convergências e divergências..O ensino de história para adolescentes: a utilização dos meios alternativos e audiovisuais na sala de aula. 2009. (Encontro).

I Colóquio de Ensino de História - A História e as Novas Linguagens de Ensino. 2008. (Outra).

I Expedição de Estudos Empíricos em Cidades Históricas Mineiras. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Nilcieni Maciel

PRADO, J. H.; OLIVEIRA, E. A.;FERNANDES, SAULO C.. Passos e percalços do estudo das culturas, histórias e saberes indígenas em escolas de ensino básico de Campo Grande-MS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alex Jhonny da Silva

OLIVEIRA, E. A.;FERNANDES, SAULO C.; PRADO, J. H.. Conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lourenço Rodrigues Mamedes

PRADO, J. H.; OLIVEIRA, E. A.;FERNANDES, SAULO C.. A escola como um espaço interétnico: crianças não indígenas e crianças indígenas na escola urbana da aldeia Tereré. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marlyse Shiroma Lopes

TENORIO, L. R. R.; SORATTO, M.;FERNANDES, SAULO C.. Memória cultural, uma constituição identitária da professora da etnia Terena. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Natalia Scarabeli Zancanari

SORATTO, M.; TENORIO, L. R. R.;FERNANDES, SAULO C.. A temática indígena na escola: uma breve reflexão dos povos indígenas no ensino de História. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ademir Leite Adorno

SORATTO, M.; TENORIO, L. R. R.;FERNANDES, SAULO C.. Pedagogia para uma educação escolar indígena. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Paulo Cesar Rodrigues de Moura

TENORIO, L. R. R.; SORATTO, M.;FERNANDES, SAULO C.. Violência contra a mulher indígena e a Lei Maria da Penha. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Claudia Adriana Martinez Bedoya

BANDUCCI JUNIOR, A.; PRADO, J. H.;FERNANDES, SAULO C.. Conhecendo a cultura do povo Guarani-Kaiowá através do canto. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jhulia Vanessa Satilio Hazelski

FERREIRA, E. M. L.; CALARGE, C. F. C.;FERNANDES, SAULO C.. A mulher Terena e seus espaços de luta. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Carlos Eduardo Elias da Silva

Marin, Jerri R.;FERNANDES, SAULO C.. Candomblé e (Re)Africanização: um estudo sobre a religiosidade de matriz Yorùbá no Mato Grosso do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Comissão julgadora das bancas

Graziele Acçolini

LEITE, E. F.; ORIENTADOR, M. T. S. J.;ACÇOLINI, G.. Esquece que é macumba: A macumba nos escritos acadêmicos e a diversidade das religiões afrobrasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGAnt) - FCH/UFGD.

Graziele Acçolini

LEITE, E. F.; ORIENTADOR, M. T. S. J.;ACÇOLINI, G.. Esquece que é macumba: A macumba nos escritos acadêmicos e a diversidade das religiões afrobrasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGAnt) - FCH/UFGD.

Graziele Acçolini

ACÇOLINI, G.; ORIENTADOR, M. T. S. J.; LEITE, E.. Esquece que é macumba: os intelectuais acadêmicos e a macumba no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAnt) - FCH/UFGD.

Eudes Fernando Leite

SÁ JÚNIOR, M. T.; ACCOLINI, G.;LEITE, E. F.. Esquece que é macumba: a macumba nos escritos acadêmicos e a diversidade das religiões afro-brasileiras.. 2015. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Eudes Fernando Leite

SÁ JÚNIOR, M. T.; ACCOLINI, G.;LEITE, E. F.. Esquece que é macumba: os intelectuais acadêmicos e a macumba no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Vivina Dias Sol Queiroz

FERNANDEZ, J. C.;QUEIRÓZ, V. D. S.; MUSSI, V. P. L.. SALVOS POR CACIQUE TARTARUGA: UMBANDA, MITO E CURA EM CAMPO GRANDE-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA/CCHS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Orientou

Walterisio Carneiro Junior

A bebida psicoativa Ayahuasca e a presença de indígenas nos circuitos xamânicos contemporâneos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Saulo Conde Fernandes;

João Antonio da Silva Rodrigues

Culturas indígenas e comércio eletrônico: uma análise do site Tucum Brasil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Saulo Conde Fernandes;

Hugo Cezar Fernandes Gondim

A feitiçaria nas obras do Visconde de Taunay: as representações do Xamanismo Chané-Guaná no sul da província do Mato Grosso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Saulo Conde Fernandes;

Elias Jorge Franco

A religiosidade do Terena na aldeia Lagoinha, Sidrolândia-MS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Saulo Conde Fernandes;

Valdeir Santana

Resistência cultural no campo religioso indígena no Brasil colonial; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Saulo Conde Fernandes;

Diêneffer da Silva Figueiredo

Pajelança Terena na aldeia Tereré; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Saulo Conde Fernandes;

Foi orientado por

Mário Teixeira de Sá Júnior

Esquece que é Macumba: a macumba nos escritos acadêmicos e a diversidade das Religiões Afro-brasileiras; 2015; Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mario Teixeira de Sa Junior;

Jorge Christian Fernández

SALVOS POR CACIQUE TARTARUGA: UMBANDA, MITO E CURA EM CAMPO GRANDE, MS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Jorge Christian Fernandez;

Rogerio Brittes Wanderley Pires

O Antropólogo Ayahuasqueiro: Trabalho de Campo e Texto Etnográfico na Antropologia das Religiões da Ayahuasca; Início: 2021; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, SAULO C. . Notas sobre a materialidade da ayahuasca. TEMPO AMAZÔNICO , v. 10, p. 71, 2022.

  • FERNANDES, SAULO C. . Xamanismo e neoxamanismo no circuito do consumo ritual das medicinas da floresta. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO) , v. 51, p. 289-314, 2018.

  • FERNANDES, S. C. ; FERNANDES, SAULO C. . Salvos por Cacique Tartaruga: Memória, História e Mito na umbanda de Campo Grande-MS. TRILHAS DA HISTÓRIA , v. 4, p. 61-82, 2014.

  • FERNANDES, SAULO C. ; SA JUNIOR, M. T. . O lugar da macumba no campo religioso afro-brasileiro. Revista anduty , v. 2, p. 63-82, 2014.

  • FERNANDES, SAULO C. ; SA JUNIOR, M. T. (Org.) ; NOGUEIRA, L. C. (Org.) . Religiões afro-brasileiras: múltiplos olhares no Centro-Oeste. 1. ed. São Paulo, SP: Arché Editora, 2020.

  • URQUIZA, A. H. A. (Org.) ; PRADO, J. H. (Org.) ; FERNANDES, SAULO C. (Org.) . Antropologias em Mato Grosso do Sul: povos tradicionais na contemporaneidade. 1. ed. Campo Grande: Editora da UFMS, 2018. 413p .

  • FERNANDES, SAULO C. . Salvos por Cacique Tartaruga: Memória, História e Mito na Umbanda de Campo Grande. In: FERNANDES, Saulo Conde; Sá Junior, Mario Teixeira de; NOGUEIRA, Leo Carrer.. (Org.). Religiões afro-brasileiras: múltiplos olhares no Centro-Oeste. 1ed.São Paulo, SP: Arché Editora, 2020, v. , p. 122-151.

  • FERNANDES, SAULO C. . As medicinas da floresta: o consumo ritual de psicoativos no circuito do Santo Daime. In: LABATE, B. C.; GOULART, S. L.. (Org.). O uso de plantas psicoativas nas Américas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Gramma, 2019, v. , p. 281-.

  • FERNANDES, SAULO C. ; CARNEIRO JUNIOR, W. G. . A ayahuasca e atores indígenas nos circuitos xamânicos contemporâneos. In: Urquiza, A. H. A.; PRADO, J. H.; FERNANDES, S. C.. (Org.). Antropologias em Mato Grosso do Sul: povos tradicionais na contemporaneidade. 1ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2018, v. , p. 133-.

  • FERNANDES, SAULO C. . Rizoma das religiões afro-brasileiras. In: III CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, 2015, Dourados - MS. Anais do III CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, 2015.

  • FERNANDES, S. C. ; FERNANDES, SAULO C. . Xamanismo e Neoxamanismo no circuito do Santo Daime. In: XII Encontro da Associação Nacional de História - Seção Mato Grosso do Sul, 2014, Aquidauana. Anais da XII Encontro Nacional de História, 2014.

  • FERNANDES, SAULO C. . Entre linhas e falanges: a diversidade da umbanda na contemporaneidade. In: Primeiro Simpósio Sudeste da ABHR / Primeiro Simpósio Internacional da ABHR, 2013, São Paulo. Anais do Primeiro Simpósio Sudeste da ABHR / Primeiro Simpósio Internacional da ABHR, 2013. p. p. 620-p. 631.

  • FERNANDES, SAULO C. . Cultos híbridos no que é afro-brasileiro: qual a fronteira entre Umbanda, Quimbanda e Candomblé?. In: XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2012, São Luís do Maranhão. Anais dos simpósios da ABHR, 2012. v. 13.

  • FERNANDES, SAULO C. . Mas de que Umbanda estamos falando? Uma etnografia comparativa de dois terreiros na cidade de Campo Grande - MS. In: II Simpósio Internacional de História e XIV Semana de História de Três Lagoas, 2011, Três Lagoas - MS. II Simpósio Internacional de História e XIV Semana de História de Três Lagoas, 2011.

  • FERNANDES, SAULO C. . História oral de vida de umbandistas: sincretismo religioso na cidade morena. In: Simpósio Internacional de História:, 2010, Três Lagoas. Simpósio Internacional de História, 2010.

  • Sanches, Raphael L. ; FERNANDES, SAULO C. . O ensino de História para adolescentes: a utilização dos meios alternativos e audiovisuais nas aulas. In: XII Semana de História - Saberes Históricos e a Sala de Aula: diálogos, convergências e divergências, 2009, Três Lagoas - MS. www.cptl.ufms.br, 2009.

  • FERNANDES, SAULO C. . Umbandaime. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . O Santo Daime nas redes xamânicas contemporâneas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Caminhos da umbandização do Santo Daime. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Xamanismo e neoxamanismo no circuito do consumo ritual das medicinas da floresta. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Santa Maria: a maconha demarcando identidades no campo religioso ayahuasqueiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . A maconha e as disputas identitárias no campo religioso ayahuasqueiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Santo Daime e os neoxamanismos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Os xamanismos ayahuasqueiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Umbandaime: considerações etnográficas sobre a umbandização do Santo Daime.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Santa Maria: o uso espiritual da canábis no Santo Daime. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Indígenas no circuito urbano da ayahuasca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Umbandaime: a inserção da umbanda no santo daime. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, S. C. ; FERNANDES, SAULO C. . A invenção cultural da Santa Maria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Macumba, Umbanda, Candomblé: diversidade das religiões afro-brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, SAULO C. . Xamanismo e neoxamanismo no circuito do Santo Daime. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Entre linhas e falanges: a diversidade da umbanda na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Cultos híbridos no que é afro-brasileiro: qual a fronteira entre Umbanda, Quimbanda e Candomblé?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . As várias Umbandas de Campo Grande. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Mas de que Umbanda estamos falando? Uma etnografia comparativa de dois terreiros na cidade de Campo Grande - MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Religiosidade afroameríndia em terra de boiadeiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . O mito fundador umbandista: construção ou realidade histórica?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . O potencial patrimonial do Parque Nacional Serra da Bodoquena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . História Oral de vida de umbandistas: sincretismo religioso na cidade morena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. ; Sanches, Raphael L. . O ensino de História para adolescentes: a utilização dos meios alternativos e audiovisuais nas aulas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. ; Sanches, Raphael L. . Além do Livro Didático: as novas linguagens e o ensino de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, SAULO C. . Santa Maria: o uso espiritual e recreativo da Canábis no Santo Daime. São Paulo: Jornal Canábica, queimando mitos e acendendo fatos, 2017 (Artigo científico).

  • FERNANDES, SAULO C. . Notas antropológicas sobre o consumo de psicoativos no circuito do Santo Daime. NEIP - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos, 2014 (Artigo científico).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2013

Colégio Carlos Drummond de Andrade

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 20

2015 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Pós-Graduação em EAD

Outras informações:
Tutor do Curso de Pós-Graduação em EAD - História e Antropologia dos Povos Indígenas.

2009 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: participante

2007 - 2008

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: agente de pesquisas e mapeamento, Carga horária: 40

2007 - 2007

PROJETO CÓRREGO BANDEIRA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor de Educação Ambiental, Carga horária: 20

2015 - 2016

Secretaria de Educação de Bonito-MS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

2016 - 2018

Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 30

2018 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20