Bárbara Cristina Cardozo

Possui graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2015). Realizou iniciação científica na Escola de Química, UFRJ (2012-2015). Realizou estágio supervisionado no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica - Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC, Espanha) (2014). Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017-2019) e atualmente doutoranda no mesmo programa, em ambos desenvolvendo projeto dentro da linha de pesquisa de tratamento e destino final de resíduos sólidos, com ênfase em incineração de resíduos sólidos.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Ambiental - Deamb

2017 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: João Alberto Ferreira
Coorientador: Camille Mannarino.

Mestrado profissional em Engenharia Ambiental

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Análise do Monitoramento Ambiental da Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos na Europa, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Camille Mannarino

Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo das condições de cultivo para a produção de celulases por fermentação em estado sólido
Orientador: Melissa Limoeiro Estrada Gutarra

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Pedro II

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2018

Educares - Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Educação Ambiental para a Gestão da Mata Atlântica. (Carga horária: 90h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2017 - 2017

Guia para a Produção de Conteúdos EAD. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

Educação ambiental e Comunicação nas Unidades de Conservação. (Carga horária: 70h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

Aspectos Gerais de Monitoramento do Meio Ambiente. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2016 - 2016

Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos: Projetos em Saneamento. (Carga horária: 12h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2016 - 2016

Estruturação da Gestão Ambiental Municipal. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2016 - 2016

Curso de autoinstrução - Introdução ao Estudo do SNIS - Série Histórica. (Carga horária: 15h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2013 - 2013

Gerenciamento de resíduos sólidos, reciclagem .... (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Limpeza Pública.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Seminário Brasileiro de tecnologia enzimática.Emprego de bagaço de cana bruto e tratado na produção de celulase por fermentação em estado sólido. 2014. (Seminário).

Conhecendo a UFRJ. Stand do curso de Ciências Biológicas: Biotecnologia. 2013. (Feira).

Conhecendo a UFRJ. Conhecendo a UFRJ stand Ciências Biológicas Biotecnologia. 2013. (Exposição).

Semana de Biotecnologia do Estado do Rio de Janeiro.Produção de celulase por fermentação submersa e em estado sólido. 2013. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neurociência vai à praça. 2013. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Neurociência vai à praça. 2013. (Outra).

XIX Simpósio nacional de bioprocessos e X Simpósio de hidrólise enzimática de biomassas.Produção de celulase por fermentação submersa e em estado sólido. 2013. (Simpósio).

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Produção de celulase por fermentação submersa e em estado sólido. 2013. (Outra).

Why so many lipids in a biological membranas. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Ribeiro do Carmo Damasceno

DAMASCENO, F.R.C.; GUTARRA, M. L. E.. Estudo das condições de cultivo para produção de celulases por fermentação em estado sólido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mateus Gomes de Godoy

GODOY, M.G.. Estudo das condições de cultivo para produção de celulases por fermentação em estado sólido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mateus Gomes de Godoy

GODOY, M.G.; TEIXEIRA, R.S.S.;GUTARRA, M.L.E.. Estudo das condições de cultivo para produção de celulases por fermentação em estado sólido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ricardo Sposina Sobral Teixeira

SPOSINA, R. S. T.; GUTARRA, M. L. E.; GODOY, M.. Estudo das condições de cultivo para produção de celulases por fermentação em estado sólido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Camille Ferreira Mannarino

MANNARINO, C. F.FERREIRA, J. A.; SOUZA, S. L. Q.;MOREIRA, J. C.. Análise do Monitoramento Ambiental da Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos na Europa. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Alberto Ferreira

Desenho do Monitoramento Ambiental do Entorno de uma Unidade de Recuperação de Energia do tipo Waste-to-energy; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

João Alberto Ferreira

Análise do Monitoramento Ambiental de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos na Europa; 2019; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: João Alberto Ferreira;

Camille Ferreira Mannarino

Desenho do Monitoramento Ambiental do Entorno de uma Unidade de Recuperação de Energia do tipo Waste-to-energy; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Camille Ferreira Mannarino

Análise do Monitoramento Ambiental da Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos na Europa; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Camille Ferreira Mannarino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARDOZO, B. C. . Incineração de Resíduos Sólidos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOZO, B. C. . Emprego de bagaço de cana bruto e tratado na produção de celulase por fermentação em estado sólido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARDOZO, B. C. . Produção de celulase por fermentação submersa e em estado sólido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOZO, B. C. . Produção de celulase por fermentação submersa e em estado sólido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOZO, B. C. . Produção de celulase por fermentação submersa e em estado sólido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos: análise do monitoramento ambiental de incineradores da Europa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Bárbara Cristina Cardozo - Integrante / Camille Mannarino - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Desenho e preparação de novos catalizadores de enzimas industriais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bárbara Cristina Cardozo - Integrante / Melissa Limoeiro Estrada Gutarra - Coordenador / Jose Palomo - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Produção de celulases por fermentação em estado sólido, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bárbara Cristina Cardozo - Integrante / Melissa Limoeiro Estrada Gutarra - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional