Fernanda de Oliveira Caires

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e mestrado em Ciências Biológicas realizado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2015). Atualmente finaliza MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2017). Tem interesse nas áreas de toxicologia ambiental, poluição e qualidade da água, ecoturismo, gestão ambiental e hídrica.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) e seu papel como disruptor endócrino,Ano de Obtenção: 2015
Valéria Freitas de Magalhães.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cianobactéria; Cilindrospermopsina; Sistema Reprodutor.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.

Especialização em andamento em MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

2015 - Atual

Universidade Veiga de Almeida

Graduação em CIENCIAS BIOLOGICAS MODALIDADE BIOFISICA

2007 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeito de dose única de cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) no sistema reprodutor de murinos
Orientador: Valéria Freitas de Magalhães
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Colégio São Vicente de Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Genética Forense. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Estratégicas Genéticas para Cura de Doenças. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Biossegurança em Laboratórios de Ciências. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Fisiologia Endócrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2° FÓRUM DE ÉTICA EM PESQUISA: Integridade e Conduta Responsável na Pesquisa. a. 2013. (Outra).

III Latin American Postgraduate Program of Biophysics Course. 2012. (Congresso).

I Colloquium Brazil/Africa of Biophysics. 2008. (Encontro).

XIV Semana de Microbiologia e Imunologia. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Olaf Malm

Malm, Olaf. Cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) e seu potencial como disruptor endócrino em murinos do sexo masculino. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Pedro Garcia Araujo

ARAUJO, J.P.G.; OLIVEIRA, R. L.. Toxinas de cianobactérias: contextualizando florações tóxicas e os processos de tratamento de água de abastecimento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Veiga de Almeida.

Rodrigo soares fortunato

GUIMARAES, J. R. D.;Fortunato, R. S.. Efeito de dose única de cilindropermopsina (toxina de cianobactéria) no sistema reprodutor de murinos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biofísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Valeria Freitas de Magalhães

MAGALHÃES, V. F.; GUIMARÃES, Jean Remmy Davee; Fortunato, R.S.. Efeito de dose única de cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) no sistema reprodutor de murinos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biofísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raquel Lima Oliveira

OLIVEIRA, Raquel Lima; GARCIA, J. P.. TOXINAS DE CIANOBACTÉRIAS: CONTEXTUALIZANDO FLORAÇÕES TÓXICAS E OS PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Veiga de Almeida.

Jennifer Lowe

Trevenzoli, I.H.;LOWE, J.; Malm, O.. Cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) e seu potencial como disruptor endócrino em murinos do sexo masculino. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

TANIA MARIA RUFFONI ORTIGA

Cilindroespermopsina (Toxina de Cianobactéria) e seu Potencial como Disruptor Endócrino em Murinos do Sexo Masculino; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Tania Maria Ruffoni Ortiga;

Rodrigo de Cássio da Silva

Avaliação da Neurotoxicidade de Cilindrospermopsina (Cianotoxina) em Hoplias malabaricus (traíra); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em cienvias biologicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rodrigo de Cássio da Silva;

Valeria Freitas de Magalhães

Cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) e seu papel como disruptor endócrino em murinos do sexo masculino; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Valéria Freitas de Magalhães;

Valeria Freitas de Magalhães

Efeito de dose única de cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) no sistema reprodutor de murinos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biofísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Valéria Freitas de Magalhães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAIRES, F. O. . Effect of single-dose Cylindrospermopsin (cyanobacterial toxin) in murine reprodutive system. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAIRES, F. O. . Avaliação do Efeito Hormonal da Exposição Única de Cilindrospermopsina Purificada no Sistema Reprodutor de Murinos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAIRES, F. O. . Avaliação da neurotoxicidade de cilindrospermopsina (CYN- cianotoxina) em Hoplias malabaricus (traíra). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAIRES, F. O. . Efeito da Hiperglicemia nas Vias de Sinalização que Controlam a Morte Celular e na Susceptibilidade a Quimioterápicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) e seu papel como disruptor endócrino., Descrição: As toxinas de cianobactérias são prejudiciais para diversos organismos, sendo associadas a casos de intoxicação humana. A cilindrospermopsina foi relacionada a óbitos de pacientes de uma clínica de hemodiálise, expostos por via intravenosa à água contaminada, por ter sido encontrada no carvão ativado da clínica. Sabe-se que essa toxina pode causar danos ao fígado, rins, timo, baço, pulmões, coração e gônadas, com potencial papel de desruptor endócrino. Por isso, o objetivo desse trabalho é avaliar o efeito da CYN no sistema reprodutor de camundongos do sexo masculino. Para isso, esse projeto consiste em realizar um estudo crônico, com duração máxima de 28 dias e exposição semanal intraperitoneal da toxina para observar possíveis efeitos adversos no órgãos reprodutivos, quantidade de espermatozoides, nível de testosterona (hormônio responsável pelo desenvolvimento das características masculinas e fertilidade) e expressão gênica de proteínas chave na via esteroidogênica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira Caires - Integrante / Valéria Freitas de Magalhães - Coordenador / Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo - Integrante / Tania Maria Ruffoni Ortiga - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Impacto de dose única de cilindrospermopsina (toxina de cianobactéria) no sistema reprodutor de murinos, Descrição: Avaliar os efeitos no sistema reprodutor de murinos causado pela injeção única intraperitoneal de cilindrospermopsina purificada e do extrato tóxico contendo a toxina. Essa avaliação está sendo realizada através da dosagem sérica de testosterona, estrogênio e progesterona; estudo da influência do ciclo estral de fêmeas (acompanhamento da citologia vaginal através de esfregaço) e avaliação de mudanças no aparelho reprodutor feminino (pesagem de útero e ovários).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda de Oliveira Caires - Coordenador / RAFAEL GUIMARÃES RAMOS - Integrante / Valéria Freitas de Magalhães - Integrante / Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo - Integrante / Tania Maria Ruffoni Ortiga - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Uso de Biomarcadores na Avaliação dos Efeitos da Cilindrospermopsina (cianotoxina) em peixes neotropicais (Hoplias malabaricus), Descrição: Descrição: Florações de cianobactérias representam um dos maiores riscos microbiológicos na água de abastecimento humano e agrícola bem como na produção do pescado. Esse perigo é resultado da produção, por parte desses organismos, de metabólitos secundários tóxicos, também conhecidos como cianotoxinas. A cilindrospermopsina (CYN), uma das mais perigosas cianotoxinas, é um potente inibidor irreversível de síntese de porteínas em vegetais e mamíferos, apresentando propriedades carcinogênicas, mutagênicas e progenotóxicas. A toxicidade resultante da ingestão oral é verificada no fígado, rins, estômago, intestino, e os glóbulos brancos, com alguns danos vasculares em mamíferos. Lesões gastrointestinais, bem como lesões hepáticas tem sido observadas em intoxicações humanas. Entretanto, ainda é escasso o conhecimento dos efeitos tóxicos da CYN em diferentes compartimentos celulares. Portanto, o estudo dos efeitos da cilindrospermopsina presente na água, através do uso de processos biológicos (biomarcadores), é uma importante ferramenta na avaliação do risco da exposição animal e, sobretudo, humana, frente á este metabólito... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira Caires - Coordenador / Valéria Freitas de Magalhães - Integrante / Rodrigo de Cássio da Silva - Integrante / Ricardo Frederico Guedes de Souza - Integrante / Ciro A. Oliveira Ribeiro - Integrante / Adriana Carvalho Natal de Moraes - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. , Lab. Ecofisiologia e Toxicologia de Cianobactérias. Av. Carlos Chagas Filho, 373, CCS Bloco G, sl-G057, Cidade Universitária, 21941-902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25626647, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Biologia do eosinófilo - treinamento em técnicas básicas de biologia celular e molecular. - Estudo da biogênese dos corpúsculos lipídicos em eosinófilos humanos. - Orientação: Christianne Bandeira Melo Projeto: Efeito da Hiperglicemia nas Vias de Sinalização que controlam a Morte Celular e na Susceptibilidade a Quimioterápicos - Área Básica: FARMACOLOGIA BIOQUIMICA E MOLECULAR - Orientação: Bruno Oliveira Piva e Bruno Lourenço Diaz