Filiberto González Garcia

Obteve o grau de Licenciatura em Química pela Faculdade de Química, Universidade de Havana (1984), reconhecido pela Faculdade de Química da Universidade Federal de Rio de Janeiro como Químico. Mestrado em Química e Física de Polímeros pela Faculdade de Química, Universidade de Havana (1996) e Doutorado em Ciência, Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal de Rio de Janeiro (2001). Ingressei no Ensino Superior como Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá em 2008 onde atualmente sou professor associado. Inicie em 1979 no magistério como Instrutor não graduado nos Laboratórios de Química da Faculdade de Química, Universidade de Havana. Meu trabalho de graduação foi relacionado à síntese de poli(acetato de vinilo) contendo dextrina via polimerização em fase heterogênea visando sua utilização como adesivo. Inicie como pesquisador e professor de ensino superior em 1984 no Departamento de Físico-Química da Faculdade de Química, Universidade de Havana. O trabahlo de Tese de Mestado foi relacionado à Sintese e Caracterização de Sistemas Epoxídicos sob a orientação dos professores Norma Galego Fernández e professor Pedro Ortoz del Toro. As pesquisas estiveram relacionadas à utilização de polímeros epoxídicos para a Indústria Eletrônica. Em março de 1997 viaje ao Brasil para realizar estudos de Doutorado no Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal de Rio de Janeiro sob a orientação da professora Bluma Guenther Soares. O trabalho de Tese estive relacionado à modificação de polímeros epoxídicos por separação de fases induzida por reação química utilizando polímeros termoplásticos visando a tenacificação dos polímeros. Neste tempo mantive contato com o professor Roberto Juan José Williams da Universidade de Mar del Plata (Argentina), especialista no âmbito internacional na área de polímeros epoxídicos. Depois da defesa de Tese foi contratado pela Indústria de produção de elastômeros (RJ) com o objetivo de desenvolver uma formulação para pneu para ser utilizada na banda de rodagem. Desde o inicio na Universidade Federal de Itajubá minhas pesquisas foram direcionadas à utilização dos polímeros epoxídicos para aplicações médicas, entre elas para a área cardiológica e oncológica. Tenho experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros epoxídicos, adesivos, compósitos, propriedades mecânicas e propriedades biológicas.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros

1997 - 2001

Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro
Título: Resinas epoxídicas modificadas com polímeros termoplásticos
Orientador: Bluma Guenther Soares
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Copolímeros graftizados; Morfologia primária e secundária; Polimerização radicalar; Polimerização por transferência atómica; resinas epoxídicas; Separação de fases induzida por reação química. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Espectroscopia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Polímeros e Colóides. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Fabricação de Fibras, Fios, Cabos e Filamentos Contínuos, Artificiais e Sintéticos.

Mestrado em Química e Física de Polímeros

1995 - 1996

Facultad de Química Universidad de La Habana
Título: Sínteses caracterização e curado de sistemas epoxídicos,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Norma Galego Fernández e Pedro Ortíz del Toro
Palavras-chave: resinas epoxídicas; calorimetria diferencial de varredura; Espectroscopia de ressonância magnética nuclear.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Espectroscopia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Polímeros e Colóides. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Fabricação de Produtos Químicos Orgânicos; Industria Eletro-Eletrônica.

Graduação em Bacharelado em Química

1979 - 1984

Universidad de La Habana
Título: Influência da dextrina nos adesivos de acetato de vinila
Orientador: Ricardo Martínez Sánchez

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2007 - 2008

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

I Jornada de Análise Térmica. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2001 - 2001

Aplicação dos Mecanismos de Fratura Para a Carater. (Carga horária: 10h). , Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro, IMA-UFRJ, Brasil.

1991 - 1991

Polimerización. (Carga horária: 48h). , Facultad de Química Universidad de La Habana, FAC.QUÍMICA-UH, Cuba.

1985 - 1985

Técnicas de Computación Para Químicos. (Carga horária: 36h). , Facultad de Química Universidad de La Habana, FAC.QUÍMICA-UH, Cuba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana Adadêmica de Química.participante. 2014. (Seminário).

20 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, CBECIMAT - 2012. PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS À BASE DE POLIMÉRICOS EPOXÍDICOS PARA AÇO INOXIDÁVEL UTILIZADO EM STENTS CORONÁRIOS. 2012. (Congresso).

17o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Avaliação da aderência de juntas de cisalhamento coladas com adesivos modificados usando endurecedores do tipo poliaminas alifáticas. 2006. (Congresso).

17o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Estudo da aderência de juntas metálicas coladas com adesivos epoxídicos modificados. 2006. (Congresso).

17o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Aderência de juntas metálicas de cisalhamento coladas com adesivos epoxídicos de baixa e alta viscosidade. 2006. (Congresso).

41st International Symposium on Macromolecules.41st International Symposium on Macromolecules. 2006. (Simpósio).

8º Congresso Brasileiro de Polímeros. Determinação da composição de copolímeros de poli(metacrilato de metila)-co-poli(acrilato de 2-etilhexila) por espectroscopia de RMN-1H. 2005. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Polímeros. Adesivos para reparo de dutos utilizados no transporte de petróleo e gás natural. 2005. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - XV CBECIMAT. 2002. (Congresso).

6 Congresso Brasileiro de Polímeros. 6 Congresso Brasileiro de Polímeros. 2001. (Congresso).

XI Forum de Ciência e Técnica. IMRE-UH.XI Forum de Ciencia y Técnica. 1996. (Encontro).

X Forum de Ciência e Técnica. IMRE-UH.Caracterización de un sistema epoxídico para la construcción de frascos Dewar. 1995. (Seminário).

XII Seminario Científico. Centro Nacional de Investigaciones Científicas.Homopolimerización del PGE iniciado por piperidina. 1995. (Seminário).

Encontro Cuba-Brasil de Novos Materiais.Material para lentes de contacto rígidos e sais do ácido citrico como catalisadores latentes. 1992. (Encontro).

XI Seminario Científico. CENIC.Sales del ácido citrico como endurecedores de resinas epoxídicas. 1990. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Pedro Paulo da Silva Ortega

Alexandre Z. Simões; CAMPOS, E.;González Garcia, Filiberto. Desenvolvimento de sensores de gás a partir de óxidos semicondutores não estequimétricos. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Andrés Felipe Espinosa Pineda

Alexandre Zirpoli simões;LEYVA, M. E.González Garcia, Filiberto. Propriedades mecânicas, adesivas e adsorção de água de polímeros epoxidicos. 2014. Dissertação (Mestrado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Regina Celia de Deus

SIMOES, A. Z.; MOTA, R. P.;González Garcia. Propriedades óticas e fotoluminescentes de nanopartículas de CeO2 dopadas com La obtidas por método hidrotermal microondas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mateus Coli

LEYVA, M. E.González Garcia; CRUZ, A. G. B.. Síntese e caracterização de nanopartículas de prata em matrizes de hidrogéis eletro-termossensíveis. 2013. Dissertação (Mestrado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Juvêncio Bezerra Loila Junior

González Garcia; LEYVA, Maria E.;Soares, Demétrio A. W.; Luiz C. Santamaria. Desenvolvimento de um adesivo condutor de eletricidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rodolfo Siqueira de Almeida

González Garcia; PALACIO, Raúl Ernesto López; PEREIRA, Silvia Menezes de Faria;RODRÍGUEZ, Rubén Sánchez. Formulação e Caracterização de Biocompósitos a Partir de Nano-Hidroxiapatita. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Francisco Octavio Cairo Junior

SOARES, Bluma Guenther; LEITE, Marcia Christina Amorin Moreira; PACHECO, Elen Beatriz Acordi Vasques;González Garcia. Compatibilização reativa da mistura poliestireno/poli(etileno-co-acetato de vinila). 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Fabricio Gonçalves

SIMOES, A. Z.; SOUZA, J. V. C.; ALGATTI, M. A.; MOURA FILHO, F.;González Garcia, Filiberto. Desenvolvimento de filmes finos multiferroicos de BiFeO3 com potencial aplicação em energia limpa e memorias de multiplos estados. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alvaro Cezar Ferreira Silva

Alexandre Z. Simões; BRABOSA, J. C. S.;LEYVA, M. E.; THOMAZINI, D.;González Garcia, Filiberto. Sintese e revestimento de nanoparticulas ferromagneticas com polímeros epoxi para aplicações biomedicas. 2018. Tese (Doutorado em Multicentro em Química de Minas Gerais) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Regina Celia de Deus

Alexandre Zirpoli simões; SOUZA, J. V. C.; PEREIRA, S. H.; PONCE, M. A.;González Garcia, Filiberto. Propriedades multifuncionais de solução de CeO2 substituída com lantânio. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alvaro Cezar Ferreira Silva

Garcia, Filiberto GonzálezSIMOES, A. Z.; THOMAZINI, D.; SARAIVA, M. F.. Sintese e encapsulado de nanoparticulas ferromagneticas para o tratamento do cancer por hioertermia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Multicentro em Química de Minas Gerais) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Felipe Moretón Chohfi

SIMOES, A. Z.; ANCELOTTI JUNIOR, A. C.;González Garcia, Filiberto. Desenvolvimennto de recipiente interno para gás liquefeito de petróleo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Maria Fernanda Xavier Pinto Medeiros

LEYVA, M. E.; CRUZ, A. G. B.; SACHS, D.; SILVA, S. A. M. E.;QUEIROZ, A. A. A.González Garcia, Filiberto. Desenvolvimento e caracterização de hidrogéis eletroativos baseados em poli(metacrilato de 2-hidroxietila) e polianilina. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Charlene Aparecida Ribeiro

LEYVA, M. E.; CRUZ, A. G. B.; Antonio J. F. Bombard; SILVA, S. A. M. E.; SACHS, D.;González Garcia, Filiberto. Síntese e caracterização de hidrogéis de poli(N-isopropilacrilamida) e sulfato de condroitina para aplicações biomédicas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Mateus Coli

LEYVA, M. E.; Luiz C. Santamaria;González Garcia. Síntese e caracterização de nanocompósitos de polianilina-prata. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Colectivo de estudantes

González Garcia; FERNÁNEZ, Norma Galego; SÁNCHEZ, Ricardo Martínez; BRIONES, Jacques Riemont; MONAL, Waldo Arguelles; COVAS, Peniche. Banca examinadora da cadeira Dinámica II (Físico Química das superficies e Polímeros). 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Facultad de Química Universidad de La Habana.

Aluno: Colectivo de estudantes

González Garcia; FÉRNANDEZ, Norma Galego; SÁNCHEZ, Ricardo Martínez;BRIONES, Jacques Rieumont; MONAL, Waldo Arguelles; COVAS, Peniche; BRITO, Rubén Alvarez; VÁLDEZ, Marta Principe. Banca examinadora da cadeira Dinámica II (Físico Química das superficies e polímeros). 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Facultad de Química Universidad de La Habana.

González Garcia; LEYVA, Maria E.; Antonio J. F. Bombard. Classe Adjunto, nível 1, Área Química Orgânica ? Síntese. 2010. Universidade Federal de Itajubá.

CARLHEIROS, H. C.;GARCIA, F. G.; CORREA, E. O.. Processo de Progressão Portaria no. 014 de 03 de Janeiro de 2018. 2018. Universidade Federal de Itajubá.

GARCIA, F. G.; PAULA, M. M. V.; MENDES, A. A.. Processo de Progressão Portaria No 0230, de 21 de fevereiro de 2018. 2018. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia, Filiberto. Consultor Ad Hoc CNPq. 2017. Universidade Federal de Itajubá.

RAMOS, A. C. B.; FERREIRA, L. H. C.;González Garcia, Filiberto. Processo de Progressão Portaria no. 156 de 7 de fevereiro. 2017. Universidade Federal de Itajubá.

ARANHA, E. A.; SIMEN, M. S.;González Garcia, Filiberto. Processo de Progressão Portaria no. 473 de 4 de abril. 2017. Universidade Federal de Itajubá.

PAIVA, A. P.; SILVA, L. F.;González Garcia, Filiberto. Processo de Progressão Portaria no. 874 de 19 de maio. 2017. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia, Filiberto; COBAS, V. R. M.; PIMENTA, C. A. M.. Processo de Progressão Portaria no. 1506 de 25 de agosto. 2017. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia, Filiberto; DRUMMOND, I. N.; LEAL, F.. Processo de Progressão Portaria no. 1802 de 23 de outobro. 2017. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia, Filiberto; COBAS, V. R. M.; PIMENTA, C. A. M.. Processo de Progressão Portaria no. 1505 de 25 de agosto. 2017. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia, Filiberto. Consultor Ad Hoc CNPq. 2016.

LIMA, S. M. M.;González Garcia, Filiberto; BALDOCHI JUNIOR, L. A.. Processo de Progressão Portaria no. 1727 de 4 de outubro. 2016. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia, Filiberto. Consultor Ad Hoc CNPq. 2015. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia, Filiberto. Consultor Ad Hoc CNPq. 2014. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. Consultor AD HOC CNPq. 2013. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. Consultor AD HOC, AGILFAP - FACEPE. 2012. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. Consultor AD Hoc CNPq. 2012. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. Assesor AD HOC XIX Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação da UNIFEI ? 2012. 2012. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. Asessor Ad Hoc do 11 Congresso Brasileiro de Polímeros. 2011. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. CONSULTOR AD HOC; AGILFAP- FACEPE. 2011. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. CONSULTOR AD HOC; FAPEMIG, AGILFAP- FACEPE. 2010. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. Acessor Ad Hoc do 10 Congresso Brasileiro de Polímeros. 2009. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia; Outros. Revisão da proposta incial do livro, Epoxy Polymers. New Materials and Innovations, publicado pela editora Wiley-VCH, 2010. 2008. Universidade Federal de Itajubá.

González Garcia. CONSULTOR AD HOC - FUNDECT/MS. 2007. Universidade Federal de Itajubá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Felipe Moretón Chohfi

Desenvolvimento de revestimentos poliméricos para transporte e armazenamento de gás liquefeito de petróleo; Início: 2015; Tese (Doutorado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Andrés Felipe Espinosa Pineda

Propriedades mecânicas, adesivas e adsorção de água de polímeros epoxidicos; 2014; Dissertação (Mestrado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Filiberto González Garcia;

Juvêncio Bezerra Loiola Junior

Desenvolvimento de um adesivo polimérico condutor de eletricidade; 2010; Dissertação (Mestrado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá,; Coorientador: Filiberto González Garcia;

Vanusa de Sousa Vilela Silva

Estudo das propriedades biocompatíveis de redes epoxídicas do éter diglicidílico do bisfenol-A; 2009; Dissertação (Mestrado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá,; Coorientador: Filiberto González Garcia;

Alvaro Cezar Ferreira Silva

Sintese e revestimento de nanoparticulas ferromagneticas com polímeros epoxi para aplicações biomedicas; 2018; Tese (Doutorado em Materiais Para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá,; Orientador: Filiberto González Garcia;

Filipe Matusalém de Souza

Materiais híbridos nanoestruturados e bioativos para aplicação em ortodonti; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física/Bacharelado) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Filiberto González Garcia;

Sonia González Ruíz

Caracterização de um endurecedor comercial para resinas epoxídicas do tipo polietilenpoliaminas; 1987; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciado Bacharelado em Química) - Faculdade de Química Universidade Havana; Orientador: Filiberto González Garcia;

Ana Margarita Guevara Sánchez

Síntese de endurecedores para resinas epoxídicas do tipo poliamidoaminas; 1987; 47 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Faculdade de Química Universidade Havana; Orientador: Filiberto González Garcia;

Raúl Menéndez Menéndez

Síntese caracterização e curado de resinas epoxídicas para formulações adesivas; 1986; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Faculdade de Química Universidade Havana; Orientador: Filiberto González Garcia;

José Lucas Silva Braga

Desenvolvimento de formulações poliméricas para revestimento de stent coronário; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Kássila Regina Faria Silva

Cimentos ósseos epoxídicos nano-estruturados para aplicação em ortopedia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filiberto González Garcia;

Luciana Maria Bortoluci Ormastroni

Desenvolvimento de formulações poliméricas para revestimento de stent coronário; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Isabela Cristina Fernandes Vaz

DESENVOLVIMENTO DE CIMENTOS BIOATIVOS ORTOPEDICOS BASEADOS EM MACROMOLÉCULAS EPOXÍDICAS PARA CIRUGIAS DE ARTOPLASTIA TOTAL DE QUADRIL; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Itajubá-Campus de Itabira, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filiberto González Garcia;

Henrique Chiarelli Souza

NANOCOMPÓSITOS CONDUTORES DA ELETRICIDADE PARA USO EM PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO USADAS EM MICROELETRÔNICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá-Campus de Itabira; Orientador: Filiberto González Garcia;

Mateus Colli

Nanocompósitos de resina epoxídica para uso em microeletrônica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filiberto González Garcia;

Mateus Colli

Nanocompósitos de resina epoxídica para uso em microeletrônica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filiberto González Garcia;

Kássila Reina Faria Silva

Estudo de um novo biomaterial a base de epóxi-polianilina para aplicação em ortopedia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia da Produção Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filiberto González Garcia;

Vinícius Fortes de Castro

Materiais híbridos nanoestruturados e bioativos para aplicação em ortodontia; 2009; Iniciação Científica - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Kássila Regina Faria Silva

Cimentos ósseos epoxídicos nano-estruturados para aplicação em ortopedia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia da Produção Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filiberto González Garcia;

Vinícius Cabral do Nascimento

Nanocompósitos Condutores da Eletricidade para uso em Microeletrônica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filiberto González Garcia;

Filipe Matusalém de Souza

Materiais hibridos nanoestruturados e bioativos para aplicação em ortodontia; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Física/Bacharelado) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Maik Alex Pires Lopes

Estudo comparativo da aderência de diferentes adesivos epoxídicos; Influência do tratamento com água destilada; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Francisco Carlos Rodrigues Junior

Avaliação da aderência de juntas de cisalhamento coladas com adesivos modificados usando endurecedores do tipo poliaminas alifáticas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Patricia Montedo da Silva

Desenvolvimento de um adesivo epoxídico tenacificado para reparo de dutos e petróleo e gás natural; 2005; 15 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Ana Paula Mattos Costa

Modificação de um adesivo epoxídico com polímeros acrílicos de alta massa molecular; 2005; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Patricia Montedo da Silva

Determinação de equivalente de hidrogênio amina em endurecedores do tipo poliamina alifática; 2004; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Soraya de Faria Rodrigues Vieira

Determinação de equivalente de hidrogênio amina de endurecedores do tipo poliaminas alifáticas; 2004; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Alcenir de Souza Soares

Compatibilização reativa em misturas de polipropileno e borracha nitrilica; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Felipe Coelho Cunha

Modificação de um Adesivo Epoxídico com Copolímeros Acrílicos; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Química Instituto de Macromoléculas Universidade Federal do Rio d, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Camila Spinola Gonçalves Ferreira

Caracterização de Polímeros e Poliaminas utilizados para adesivos de reparo para dutos transporte de petróleo e gás natural; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Instituto de Química Ufrrj Instituto de Macromoléculas Ufrj, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Guilherme Coelho Cunha

Modificação de um Adesivo Epoxídico com Copolímeros Acrílicos; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Química Instituto de Macromoléculas Universidade Federal do Rio d, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Filiberto González Garcia;

Reinaldo Ortega Arias Carvajal

Desenvolvimento de um método para o melhoramento da qualidade ótica em barras de vidro orgânico destinadas para a fabricação de lentes de contato rígidos (polimetacrilato de metila); 1985; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Química) - Faculdade de Química Universidade Havana; Orientador: Filiberto González Garcia;

Jose Alberto Rodriguez Gil

Caracterização de quatro formulações comerciais a base de resinas epoxídicas destinadas para a recuperação de peças metálicas; 1993; 58 f; Orientação de outra natureza - Centro de Pesquisas Metalurgicas; Orientador: Filiberto González Garcia;

Mercedes Bregado Cao

Caracterização e homologação de tintas de tampografia destinadas à impresão de carateres alfanuméricos em teclados de equipamentos de informática; 1992; 80 f; Orientação de outra natureza - Empresa Industria Eletrónica; Orientador: Filiberto González Garcia;

Thema Leiva Barrios

Síntese caracterização e curado de formulações epoxídicas traslúcidas destinadas para o encapsulado de fotodiodos emissores de luz (LED); 1992; 60 f; Orientação de outra natureza - Empresa de Componentes Eletronicos; Orientador: Filiberto González Garcia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Álvaro Antonio Alencar de Queiroz

2008; Uiversidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Alvaro Antonio Alencar de Queiroz;

Bluma Guenther Soares

RESINAS EPOXÍDICAS MODIFICADAS COM POLÍMEROS TERMOPLPÁSTICOS; 2001; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bluma Guenther Soares;

Bluma Guenther Soares

2005; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Bluma Guenther Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BORSARI, E. ; FREIRE, B. G. G. ; GARCIA, F. G. ; SILVA, M. S. ; SILVA, C. C. ; SIMÕES, A. Z. . Microwave-hydrothermal synthesis of Y3Fe3.35Al1.65O12 nanoparticles for magneto-hyperthermia application. Journal of Materials Science: Materials in Electronics , v. 29, p. 18020-18029, 2018.

  • HANGAI, B. ; BORSARI, E. ; AGUIAR, E. C. ; GARCIA, F. G. ; LONGO, E. ; SIMÕES, A. Z. . Superparamagnetic behaviour of zinc ferrite obtained by the microwave assisted method. JOURNAL OF MATERIALS SCIENCE. MATERIALS IN ELECTRONICS , v. abril, p. 1-8, 2017.

  • PINEDA, A. F. E. ; González Garcia, Filiberto ; SOARES, Bluma G. ; SIMOES, A. Z. ; SILVA, E. L. . Comparative study of glycerol diglycidyl ether/aliphatic amines networks. European International Journal of Science and Technology , v. 6, p. 48-65, 2017.

  • PINEDA, A. F. E. ; González Garcia, Filiberto ; Alexandre Zirpoli simões ; Soares, Bluma G. ; SILVA, E. L. . ESTUDIO COMPARATIVO DE POLIMEROS EPOXÍDICOS A BASE DE MONOMEROS; AROMÁTICO Y ALIFÁTICO CURADOS CON POLI(ÓXIPROPILENO DIAMINA). REVISTA IBEROAMERICANA DE POLIMEROS , v. 18, p. 291-300, 2017.

  • González Garcia, Filiberto ; VICENTE, T. A. ; DE QUEIROZ, AAA. ; HIGA, O. Z. ; BARATELA, F. J. C. . Redes epóxi/amina alifáticas com perspectivas para aplicações cardiovasculares. Propriedades biológicas in vitro.. Matéria (UFRJ) , v. 21, p. 118/11685-132, 2016.

  • DESTRO, F. B. ; CILENSE, M. ; NASCIMENTO, M. P. ; GARCIA, F. GONZÁLEZ ; HEIN, L. R. O. ; SIMÕES, A. Z. . Corrosion behaviour of polycrystalline Nb2O5 thin films and its size effects. PROT MET PHYS CHEM+ , v. 52, p. 104-110, 2016.

  • González Garcia, Filiberto ; SILVA, A. C. ; ORTEGA, P. P. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. ; BARATELA, F. J. C. ; Alexandre Z. Simões . PROPIEDADES BIOLÓGICAS IN VITRO DE POLÍMEROS EPÓXIDICOS MODIFICADOS CON DILUYENTE REACTIVO. Revista Iberoamericana de Polímeros (Internet) , v. 17, p. 231-246, 2016.

  • ESPINOSA, A. F. ; González Garcia, Filiberto ; Alexandre Zirpoli simões ; LONGO, E. . Mechanical properties, water absorption and adhesive properties of diepoxy aliphatic diluent-modified DGEBA/Cycloaliphatic amine networks on 316L stainless steel. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADHESION AND ADHESIVES , v. 68, p. 205-211, 2016.

  • González Garcia, Filiberto ; A.Z. Simões ; HEIN, L. R. O. ; SILVA, E. L. . Epoxy/amine networks for coating 316L stainless steel: Preparation, surface characterization, adhesive properties and water adsorption. European International Journal of Science and Technology , v. 4, p. 78-91, 2015.

  • SILVA, W. M. ; RIBEIRO, H. ; NEVES, J. C. ; González Garcia, Filiberto ; CALADO, H. D. R. ; SILVA, G. G. . Multi-walled carbon nanotubes functionalized with triethylenetetramine as fillers to enhance epoxy dimensional thermal stability. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry , v. 115, p. 1021-1027, 2014.

  • ROCHA, L.S.R. ; DEUS, R.C. ; FOSCHINI, C.R. ; MOURA, F. ; GARCIA, F. GONZALEZ ; SIMÕES, A.Z. . Photoluminescence emission at room temperature in zinc oxide nano-columns. Materials Research Bulletin , v. 50, p. 12-17, 2014.

  • ORTEGA, PEDRO ; RAMIREZ, MIGUEL ; FOSCHINI, CÉSAR ; GARCIA, FILIBERTO ; CILENSE, MARIO ; SIMÕES, ALEXANDRE . Synthesis, structure and magnetic properties of Y3Fe5-xAlxO12 garnets prepared by the soft chemical method. Processing and Application of Ceramics , v. 8, p. 211-218, 2014.

  • MENDES, M. W. D. ; NEVES, J. C. ; BRESSIANI, A. H. ; BRESSIANI, J. C. ; González Garcia, Filiberto . Efecto de la irradiación gama en las propiedades mecánicas y térmicas de polímeros epoxiídicos. Revista Iberoamericana de Polímeros (Internet) , v. 14, p. 1-9, 2013.

  • González Garcia, Filiberto ; CILENSE, M. ; MOURA, F. ; SIMOES, A. Z. . Dielectric properties of vanadium and tungsten doped barium zirconium titanate/epoxy composites. Aufau Periodicals , v. 1, p. 24/AE06204303-32, 2013.

  • SILVA, G. G. ; NEVES, J. C. ; González Garcia, Filiberto . Efeito da irradiação gama nas propriedades mecânicas e térmicas de redes DGEBA/amina cicloalifática com potencial para aplicações médicas. Polímeros (São Carlos. Online) , v. 23, p. 814-822, 2013.

  • AMARAL, C.R. ; RODRIGUEZ, R.J. SANCHEZ ; GARCIA, F. GONZALEZ ; JUNIOR, L.P.B. ; CARVALHO, E.A. . Impact of aliphatic amine comonomers on DGEBA epoxy network properties. Polymer Engineering and Science , v. 54, p. n/a-n/a, 2013.

  • LEYVA, Maria E. ; González Garcia, Filiberto ; SOARES, Bluma G. . Estudo da mistura do éter diglicidílico do bisfenol- A com poli(etileno -co-acetato de vinila)-g- poli(metacrilato de metila) por espectroscopia dielétrica e calorimetria exploratória diferencial. Matéria (UFRJ) , v. 17, p. 955/11140-960, 2012.

  • Leyva, Maria Elena ; Garcia, Filiberto González ; Queiroz, Alvaro Antonio Alencar ; Soares, Demétrio Artur Werner . Electrical properties of the DGEBA/PANI-Ag composites. Journal of Materials Science. Materials in Electronics , v. 22, p. 376-383, 2011.

  • González Garcia, Filiberto ; LEYVA, Maria E. ; de Queiroz, Alvaro A. A. . Influência da estrutura química do co-monômero nas propriedades termomecânicas e durabilidade de uniões adesivas submetidas à ação da água. Polímeros (São Carlos. Impresso) , v. 21, p. 253-258, 2011.

  • González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . Propiedades biológicas in vitro de polímeros epoxídicos. Revista Iberoamericana de Polimeros , v. 12, p. 227-238, 2011.

  • González Garcia, Filiberto ; FOSCHINI, C. R. ; VARELA, J. A. ; LONGO, E. ; MOURA, F. ; SIMOES, A. Z. . Structural and functional characterization of barium zirconium titanate/epoxy composite. Processing and Application of Ceramics , v. 5, p. 205-213, 2011.

  • Alexandre Z. Simões ; A. A. A. de Queiroz ; González Garcia ; Maria Elena Leyva ; LEYVA, M. E. . Durability of adhesives based on different epoxy/aliphatic amine networks. International Journal of Adhesion and Adhesives , v. 31, p. 177-181, 2011.

  • González Garcia ; Souza F.M ; LEYVA, M. E. ; QUEIROZ, A. A. A. . Determinação da massa equivalente de hidrogênio amina em endurecedores do tipo amina alifática por titulação potenciométrica. Matéria (UFRJ) , v. 15, p. 70-75, 2010.

  • Vinícius Fortes de Castro ; Juliana Celestino ; QUEIROZ, A. A. A. ; González Garcia, Filiberto . Propriedades magnéticas e biocompatíveis de nanocompósitos para utilização em magneto-hipertemia. Revista Brasileira de Física Médica (Online) , v. 4, p. 79-82, 2010.

  • González Garcia ; C.S. Riccardi ; A.Z. Simões . Lanthanum doped BiFeO3 powders: syntheses and characterization. Journal of Alloys and Compounds , v. 501, p. 25-29, 2010.

  • González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. . Influência da Estrutura química do co-monômero nas propriedades mecânicas e adesivas de redes epoxídicas. Polímeros (São Carlos. Impresso) , v. 20, p. 148-152, 2010.

  • González Garcia, Filiberto ; LEYVA, MARIA ELENA ; OLIVEIRA, MARCIA GOMES ; DE QUEIROZ, ALVARO ANTONIO ALENCAR ; Simões, Alexandre Zirpoli . Influence of chemical structure of hardener on mechanical and adhesive properties of epoxy polymers. Journal of Applied Polymer Science (Print) , v. 117, p. 2213-2219, 2010.

  • González Garcia, Filiberto ; SOARES, Bluma Guenther ; LEYVA, MARIA ELENA ; Simões, Alexandre Zirpoli . Influence of aliphatic amine epoxy hardener on the adhesive properties of blends of mono-carboxyl-terminated poly(2-ethylhexyl acrylate-co-methyl methacrylate) with epoxy resin. Journal of Applied Polymer Science (Print) , v. 117, p. n/a-n/a, 2010.

  • González Garcia ; LEYVA, M. E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . Epoxy networks for medicine applications: Mechanical properties and in vitro biological properties. Journal of Applied Polymer Science (Print) , v. 112, p. 1215-1225, 2009.

  • González Garcia ; LEYVA, M. E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . Novas Tendências dos Polímeros Epoxídicos. Propriedades Biológicas In Vitro de Formulações para Aplicações Médicas. Polímeros (São Carlos. Impresso) , v. 19, p. 177-182, 2009.

  • A.Z. Simões ; González Garcia ; C.S. Riccardi . RIETVELD ANALYSYS AND ELECTRICAL PROPERTIES OF LANTHANUM DOPED BiFeO3 CERAMICS. Materials Chemistry and Physics , v. 116, p. 305-309, 2009.

  • González Garcia ; Souza F.M ; LEYVA, M. E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; OLIVEIRA, M. G. . Material compósito epóxi-amina para restauração dentária. Matéria (UFRJ) , v. 14, p. 11071, 2009.

  • A.Z. Simões ; González Garcia ; MOURA, F. . Magnetoelectric Coefficient in Strontium Ruthenate Buffered Lanthanum Modified Bismuth Ferrite Thin Films Grown by Chemical Method. Journal of Scanning Probe Microscopy , v. 4, p. 1-6, 2009.

  • A.Z. Simões ; C.S. Riccardi ; M. L. Dos Santos ; González Garcia ; E. Longo ; J. A. Varela . Effect of annealing atmosphere on phase formation and electrical characteristics of bismuth ferrite thin films. Materials Research Bulletin , v. 44, p. 1747-1752, 2009.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; Alessandra F Neves ; OLIVEIRA, M. G. . Modificação de Polímeros Termorrígidos por Separação de Fases Induzida por Reação Química. Sistema Éter Diglicidílico do Bisfenol-A e Trietilenotetramina com Copolímeros Acrílicos. Polímeros , v. 18, p. 20-29, 2008.

  • González Garcia ; MIGUEZ, Eduardo ; TAVARES, M. I. B. . Caracterización Cualitativa de Poliaminas Libres en Endurecedores de Resinas Epoxídicas del tipo Etilenaminas por Espectroscopia de Resonancia Magnética Nuclear. Polímeros , v. 18, p. 45-51, 2008.

  • González Garcia ; SAMPAIO, Eduardo Martins ; Alessandra F Neves ; OLIVEIRA, M. G. . Evaluación de la Adherencia de Uniones Adhesivas Metálicas con Adhesivos Epoxídicos Modificados. Polímeros , v. 18, p. 30-44, 2008.

  • Garcia, Filiberto González ; SOARES, Bluma G. ; Pita, Victor J. R. R. ; SÁNCHEZ, Rubén ; Rieumont, Jacques . Mechanical properties of epoxy networks based on DGEBA and aliphatic amines. Journal of Applied Polymer Science (Print) , v. 106, p. 2047-2055, 2007.

  • González Garcia ; SILVA, Patricia Montedo da ; SOARES, Bluma Guenther ; BRIONES, Jacques Rieumont . Combined analytic techniques for the determination of the amine hydrogen equivalent weight in aliphatic amine epoxide hardeners. Polymer Testing , v. 26, p. 95-101, 2007.

  • González Garcia ; MOREIRA, Viviane X. ; SOARES, Bluma G. . Conductive epoxy/amine system containing polyaniline doped with dodecylbenzenesulfonic acid. Journal of Applied Polymer Science (Print) , v. 100, n.5, p. 4059-4065, 2006.

  • González Garcia ; MIGUEZ, Eduardo ; SOARES, Bluma G . Caracterização do sistema éter diglicidílico do bisfenol A/Poliaminas alifáticas. Polímeros , v. 15, n.4, p. 261-267, 2005.

  • BARCIA, Fabio L ; SOARES, Bluma G ; SAMPAIO, Eduardo ; González Garcia . Adhesivos epoxídicos modificados com polibutadieno líquido funcionalizado. Revista Iberoamericana de Polímeros , v. 5, n.2, p. 67-86, 2004.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther . Determination of the equivalent weight of epoxy resins based on diglycidyl ether of bisphenol A (DGEBA) by proton nuclear magnetic resonance. Polymer Testing , v. 22, p. 51-56, 2003.

  • JANSEN, P. ; González Garcia . Effect of mercapto-modified ethylene-vinyl acetate on the curing parameters and mechanical properties of vulcanized nitrile rubber/ethylene-vinyl acetate blends. Journal of Applied Polymer Science , v. 90, n.9, p. 2391-2399, 2003.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther . Separação de fases induzida por meio de reação química no sistema éter diglicidílico do bisfenol A e piperidina com poli(metacrilato de metila). Polímeros , v. 13, n.4, p. 235-241, 2003.

  • González Garcia ; PINTO, M. R. ; SOARES, Bluma Guenther . Grafting of poly(methyl methacrylate) from poly(ethylene-co-vinyl acetate) copolymer using atom transfer radical polymerization. European Polymer Journal , v. 38, p. 759-769, 2002.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; WILLIAMS, R. J. . Poly(ethylene-co-vinyl acetate)-graft-poly(methyl methacrylate) (EVA-graft-PMMA) as a modifier of epoxy resins. Polymer International , v. 51, p. 1340-1347, 2002.

  • González Garcia ; ALVES, F. F. ; OLIVEIRA, M. G. ; MOREIRA, A. C. F. ; LÓPES, M. F. S. . The compatibilization of SBR/EVA by mercapto-modified EVA. European Polymer Journal , v. 37, p. 1577-1585, 2001.

  • González Garcia ; FERNÁDEZ, N. G. . Estudio de la reacción de curado del sistema éter diglicidílico del bisfenol-A (DGEBA) y la dietilentriamina (DETA) por calorimetria diferencial de barrido. Polímeros , v. 10, n.4, p. 218-223, 2000.

  • González Garcia ; MARTÍNEZ, C. P. ; TORO, P. O. ; FERNÁNDEZ, Norma Galego . Caracterización de resinas epoxídicas mediante RMN 1H. Revista CENIC Ciencias Químicas , CENIC, v. 29, n.3, p. 119-122, 1998.

  • González Garcia ; TORO, P. O. ; FERNÁNDEZ, Norma Galego . Oligomerization of phenyl glycidyl ether. Polymer International , v. 42, p. 163-168, 1997.

  • González Garcia ; VÁZQUEZ, Analía . Curing of epoxy resins with citric acid-piperazine salt. Polymer International , v. 40, p. 213-218, 1996.

  • González Garcia, Filiberto ; MARTÍNEZ, C. P. ; FERNÁNDEZ, Norma Galego ; SÁNCHEZ, Ricardo Martínez ; ROSADO, Arístides . Caracterización de un endurecedor de resinas epoxídicas de la familia de las poliaminas. REVISTA CUBANA DE QUÍMICA , Universidad de Oriente, v. 5, n.3, p. 44, 1989.

  • González Garcia, Filiberto ; PINEDA, A. F. . Efeito do diluente reativo nas propriedades térmicas e mecânicas da matrix epoxídica DGEBA-3DCM para aplicações de revestimento de stents coronarios. In: 12 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013, Florianópolis. 12 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013.

  • MENDES, M. W. D. ; NEVES, J. C. ; Garcia, Filiberto González ; BRESSIANI, A. H. ; BRESSIANI, J. C. ; SILVA, G. G. . Efeito da irradiação gama nas propriedades mecânicas e térmicas de polímeros epoxídicos para aplicações médicas. In: Congresso Latinoamericano de Orgãos Artificias e Biomateriais, 2012, Natal. Efeito da irradiação gama nas propriedades mecânicas e térmicas de polímeros epoxídicos para aplicações médicas, 2012.

  • Colli, M. ; LEYVA, Maria E. ; Luiz C. de Santa Maria ; QUEIROZ, A. A. A. ; González Garcia, Filiberto . Nanocompósitos metalopolímeros biocompativeis. In: 11o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2011, Campos doJordão. 11º Congresso brasileiro de polímeros, 2011. p. 4243-4248.

  • González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. . Estudo comparativo da adesão de diferentes adesivos epoxídicos. Influência da presença da água destilada na durabilidade. In: In 19 CBECIMAT ? 2010, 2010, Campos do Jordão. In 19 CBECIMAT ? 2010, 2010.

  • González Garcia ; MOURA, F. ; A.Z. Simões . Compósitos a base de titanato de bário e zircônio em matriz de epóxi. Caracterização estrutural e morfológica. In: In 19 CBECIMAT ? 2010, 2010, Campos do Jordão. In 19 CBECIMAT ? 2010, 2010.

  • AMARAL, C. R. (Camila Rodrigues Amaral) ; Lucivan Pereira Barros Junior ; RODRÍGUEZ, Rubén Sánchez ; González Garcia ; Castillo, T. E. . Estudo do impacto dos agentes de entrecruzamento na resina DGEBA para a formulação de compósitos particulados. In: 64 Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2009, Belo Horizonte. 64 Congresso da ABM, 2009.

  • González Garcia ; LEYVA, M. E. ; QUEIROZ, A. A. A. . Compósitos para restauração dentária. In: 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009, Foz de Iguaçu. 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009.

  • González Garcia ; LEYVA, M. E. ; QUEIROZ, A. A. A. . Influência da estrutura química do endurecedor nas propriedades mecânicas e adesivas de redes epoxídicas. In: 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009, Foz de Iguaçu. 10 Congresso Brasileiro de Polimeros, 2009.

  • Silva, Kassila R. F. ; Rosa, Lúcio F. S. ; LEYVA, M. E. ; González Garcia ; QUEIROZ, A. A. A. . Preparação e Caracterização do compósito Polianilina-Prata. In: 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009, Foz de Iguaçu. 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009.

  • AMARAL, C. R. (Camila Rodrigues Amaral) ; RODRÍGUEZ, Rubén Sánchez ; González Garcia ; Skury, A. L. D. . Análise Dinâmico-Mecânica do sistema DGEBA Aminas Alifáticas para Compósitos Diamantados. In: 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009, Foz de Iguaçu. 10 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009.

  • Vinícius Fortes de Castro ; J. Celestino ; González Garcia ; QUEIROZ, A. A. A. . Propriedades magnéticas e biocompatíveis de nanocompósitos para utilização em magneto-hipertemia. In: XIV Congresso Brasileiro de Física Médica (ABFM), 2009, São Paulo. XIV Congresso Brasileiro de Física Médica (ABFM), 2009.

  • Souza F.M ; González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . Material compósito epóxi-amina para restauração dentaria. In: 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais CBECiMat, 2008, Porto de Galinhas, PE. Material compósito epóxi-amina para restauração dentaria, 2008.

  • Souza F.M ; González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . Determinação da massa do equivalente de hidrogênio amina em endurecedores epoxídicos do tipo amina alifática por titulação potenciometrica. In: 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais,CBECiMat, 2008, Porto de Galinhas, PE. 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais,CBECiMat, 2008.

  • SILVA, V. S. V. ; González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; Vasconcelos, Daniela C.L. ; Vasconcelos, Wander L. . Otimização de cura e estudos de biocompatibilidade in vitro de cimentos ortopédicos baseados em resinas epoxídicas. In: 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais,CBECiMat, 2008, Porto de Galinhas, PE. 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais,CBECiMat, 2008.

  • LEYVA, Maria E. ; Silva, Kassila R. F. ; González Garcia ; QUEIROZ, A. A. A. ; Rosa, Lúcio F. S. ; Soares, Demétrio A. W. . Estudo de um novo biomaterial a base de epóxi-polianilina para aplicação em ortopedia. In: 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais,CBECiMat, 2008, Porto de Galinhas, PE. 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais,CBECiMat, 2008.

  • González Garcia ; RODRIGUES JR, F. C. ; LOPES, M. A. Pires ; SAMPAIO, E. M. ; TAVARES, M. I. Bruno . AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA DE JUNTAS DE CISALHAMENTO COLADAS COM ADESIVOS EPOXÍDICOS MODIFICADOS USANDO ENDURECEDORES DO TIPO POLIAMINAS ALIFÁTICAS. In: 17o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz de Iguaçu. CD-ROM (CBECIMAT - 2006), 2006.

  • González Garcia ; LOPES, M. A. Pires ; RODRIGUES JR, F. C. ; SAMPAIO, E. M. . ESTUDO DA ADERÊNCIA DE JUNTAS METÁLICAS COLADAS COM ADESIVOS EPOXÍDICOS MODIFICADOS. In: 17o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz de Iguaçu. CD-ROM (CBECIMAT - 2006), 2006.

  • SAMPAIO, Eduardo Martins ; González Garcia ; LIMAVERDE, Aricelso ; SILVA, Antonio Henrique M.f. Thomé da ; PERRUT, Valber Azevedo . ADERÊNCIA DE JUNTAS METÁLICAS DE CISALHAMENTO COLADAS COM ADESIVOS EPOXÍDICOS DE BAIXA E ALTA VISCOSIDADE. In: 17o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz de Iguaçu. CD-ROM (CBECIMAT - 2006).

  • GONZÁLEZ, Maria Elena Leyva ; González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther . Estudo da blenda de resina epoxídica com poli(etileno-co-acetato de vinila) graftizado com PMMA por espectroscopia dieletrica e calorimetria diferencial. In: 58 Congresso Anual da Asociação Brasileria de Materiais, 2003, Rio de Janeiro. CD-ROM (58 ABM), 2003. p. 1842-1848.

  • LEYVA, M. E. ; GOMES, A. C. ; González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther . Relaxações dielétricas em poli(etileno-co-acetato de vinila)-g-poli(metacrilato de metila). In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002, Natal. CD-ROM (CBECIMAT - 2002), 2002.

  • González Garcia ; FERNÁNDEZ, Norma Galego . Caracterización de un sistema epoxídico para la construcción de frascos Dewar. In: X Forum de Ciência e Técnica. IMRE-UH, 1995, Cidade Havana. Publicação Interna IMRE-UH 1995. Cidade Havana: IMRE-UH, 1995.

  • FERNÁNDEZ, Norma Galego ; González Garcia ; VÁZQUEZ, Analía ; RICCARDI, C. ; WILLIAMS, Roberto Jj . Sales de ácido cítrico como catalizadores latentes de resinas epoxi. In: II Simpósio Latino Americano de Polímeros (SLAP-99), 1990, Guadalajara. Memorias SLAP-90. Guadalajara: Sociedad Polimérica de Mexico A.C., 1990. p. 98.

  • PINEDA, A. F. E. ; González Garcia, Filiberto . Propriedades mecânicas de redes glicetol/aminas cicloalifáticas para revestimiento de aço inoxidável grau médico. In: VI Encontro da rede mineira de química, 2013, Itajubá. VI Encontro da rede Mineira de química, 2013.

  • González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . An in vitro citotoxicity evaluation of epoxy resins formulations. In: 5to Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2008, Ouro Preto, Minas Gerais. 5to Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2008.

  • González Garcia ; LOPES, Maik Alex Pires ; RODRIGUES JUNIOR, Francisco Carlos ; SAMPAIO, Eduardo Martins . Estudo comparativo da aderência de diferentes adesivos epoxídicos. Influência do tratamento com água destilada. In: 9 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2007, Campina Grande - PB. Anais em CD-ROM (ABPol), 2007.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; SAMPAIO, Eduardo Martins . Epoxy adhesive modified with 2-ethylhexyl acrylate-methyl methacrylate copolymer 1. Influence of molecular weight and carboxyl group concentration on adhesive properties. In: 41st International Symposium on Macromolecules, 2006, Rio de Janeiro. CD-ROM (Macro - 2006), 2006.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; SAMPAIO, Eduardo Martins . Epoxy adhesive modified with 2-ethylhexyl acrylate-methyl methacrylate copolymer 2. Influence of modifier concentration on adhesive properties.. In: 41st International Symposium on Macromolecules, 2006, Rio de Janeiro. CD-ROM (Macro - 2006), 2006.

  • González Garcia ; LOPES, Maik Alex Pires ; RODRIGUES, Francisco C. ; SAMPAIO, Eduardo Martins . Epoxy adhesive modified with 2-ethylhexyl acrylate-methyl methacrylate copolymer 3. Influence of epoxy hardener on adhesive properties. In: 41st International Symposium on Macromolecules, 2006, Rio de Janeiro, 2006.

  • González Garcia ; SILVA, Patrícia M. da ; SOARES, Bluma G. . Determinação do equivalente de hidrogênio amínico en endurecedores de resinas epoxídicas do tipo poliamina alifática. In: 8 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005, Aguas de Lindoia, 2005.

  • González Garcia ; COSTA, Ana Paula M. ; SILVA, Patrícia M. da ; MIGUEZ, Eduardo ; SOARES, Bluma G. . Determinação da composição de copolímeros de poli(metacrilato de metila)-co-poli(acrilato de 2-etilhexila) por espectroscopia de RMN-1H. In: 8 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005, Aguas de Lindoia, 2005.

  • González Garcia ; GONZÁLEZ, Maria Elena Leyva ; SOARES, Bluma Guenther . Influência dos grupos funcionais na mistura de poli(etileno-co-acetato de vinila) graftizado com PMMA e resina epoxídica. In: 7 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte - MG/Brasil. CD-ROM (ABPol-2003), 2003.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; WILLIAMS, R. J. . A modificação do sistema epoxi-piperidina induzida por reação química. I. Cinética do sistema epoxídico. In: 6 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2001, Gramado, RS. CD-Rom (ABPol-2001), 2001.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; WILLIAMS, R. J. . A modificação do sistema epoxi-piperidina induzida por reação química. II. Modificação com poli(metacrilato de metila). In: 6 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2001, Gramado, RS. CD-Rom (ABPol-2001), 2001.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; WILLIAMS, Roberto Jj . Modificação do sistema epoxi-piperidina induzida por reação química. III. Modificação com poli(etileno-co-acetato de vinila)-g-poli(metacrilato de metila) (EVA-g-PMMA). In: 6 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2001, Gramado, RS. CD-Rom (ABPol-2001), 2001.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther ; WILLIAMS, Roberto Jj . Blenda do éter diglicidílico de bisfenol-A com poli(etileno-co-acetato de vinila) graftizado com poli(metacrilato de metila). In: 5 Congresso Brasileiro de Polímeros, 1999, Águas de Lindóia, SP. CD-Rom (ABPol), 1999.

  • González Garcia ; FERNÁNDEZ, Norma Galego ; TORO, P. O. . Síntesis caracterización y curado de sistemas epoxídicos. In: XI Forum de Ciência e Técnica. IMRE-UH, 1996, Cidade Havana. Publicação Interna IMRE-UH (1996). Cidade Havana: IMRE-UH, 1996.

  • RIBEIRO, C. A. ; González Garcia, Filiberto ; QUEIROZ, A. A. A. . In vitro biological properties of diglycidyl ether of bisphenol A/cycloaliphatic amines networks modified with diepoxy aliphatic diluent for medical applications. In: 21° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. In vitro biological properties of diglycidyl ether of bisphenol A/cycloaliphatic amines networks modified with diepoxy aliphatic diluent for medical applications, 2014.

  • MEDEIROS, M. F. X. P. ; QUEIROZ, A. A. A. ; González Garcia, Filiberto . In vitro biological properties of diglycidyl ether of glycerol/aliphatic diamines networks. In: 21° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. In vitro biological properties of diglycidyl ether of glycerol/aliphatic diamines networks, 2014.

  • PINEDA, A. F. E. ; González Garcia, Filiberto . Propriedades mecânicas e térmicas de redes epoxi/amina alifática flexível para apliicações cardiovasclares. In: 12 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013, Florianópolis. 12 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013.

  • González Garcia, Filiberto ; PINEDA, A. F. E. ; SILVA, G. G. . Preparação e caracterização de revestimentos à base de polímeros epoxídicos para aço inoxidável utilizado em stents coronários. In: 20 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, CBECIMAT - 2012, 2012, Joinville. 20 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, CBECIMAT - 2012, 2012.

  • Loiola, J. B. ; LEYVA, Maria E. ; González Garcia . Desenvolvimento de um adesivo polimérico condutor de eletricidade. In: 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos do Jordão. 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010. p. 3014.

  • Silva, Kassila R. F. ; Rosa, Lúcio F. S. ; LEYVA, M. E. ; González Garcia . Preparação e caracterização do compósito DGEBA/PAni-Ag. In: 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos do Jordão. 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010. p. 3040.

  • LEYVA, Maria E. ; González Garcia ; QUEIROZ, A. A. A. ; Soares, Demétrio A. W. . Preparação e caracterização do compósito PAni-Ag obtido a partir da redução de nitrato de prata com polianilina. In: 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos do Jordão. 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010. p. 3065.

  • M.A.R. de Andrade ; R. Shitsuka ; González Garcia . Quartz/epoxy-amine composite for orthodontic applications. In: IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010, Ouro Preto. IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010.

  • M.G. Vernilli ; F. Vernilli ; González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. . Alumine/epoxy-amine composite for dental restorations. In: IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010, Ouro Preto. IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010.

  • I.C.F. Vaz ; González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. . Hydroxyapatite/epoxy polymer composite for arthoplasty. In: IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010, Ouro Preto. IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010.

  • H.C. de Sousa ; González Garcia ; LEYVA, Maria E. . Preparation and characterization of epoxy-silver composite by used in impress circuit. In: IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010, Ouro Preto. IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010.

  • Silva, Kassila R. F. ; Rosa, Lúcio F. S. ; LEYVA, Maria E. ; González Garcia ; Soares, Demétrio A. W. . Electrical characterization of epoxy/polyaniline-silver composites. In: IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010, Ouro Preto. IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010.

  • E. Longo ; J. A. Varela ; F.M. Filho ; González Garcia ; M.G. Ranieri ; A.Z. Simões . Eletromechanical properties and retention characteristics of niobium doped bismuth ferrite thin films grown by chemical method. In: IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010, Ouro Preto. IX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2010.

  • González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. . New Trend of Epoxy Polymers. In Vitro Biological Properties of Epoxy Polymers for Medical Applications. In: ICAM 2009, 11 International Conference of Advanced Materials, 2009, Rio de Janeiro. ICAM 2009, 11 International Conference of Advanced Materials, 2009.

  • LEYVA, M. E. ; González Garcia ; Junior Loiola, J. B. ; Soares, Demétrio A. W. ; Colli, M. . Spectroscopy and Electrical Characterization of Polyaniline-Ag Composite. In: ICAM 2009, 11 International Conference of Advanced Materials, 2009, Rio de Janeiro. ICAM 2009, 11 International Conference of Advanced Materials, 2009.

  • Souza F.M ; González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . Epoxy ?amine networks for dental restorations. In: VII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, SBPM 2008, 2008, Guarujá, São Paulo. VII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2008.

  • González Garcia ; SOARES, Bluma Guenther . Toughened epoxy adhesives for the petroleum industry. In: X International Macromolecular Colloquium, 2005, Gramado, 2005.

  • González Garcia ; COSTA, Ana Paula M. ; SILVA, Patrícia M. da ; LEYVA, Maria E. ; SOARES, Bluma G. . Adesivos para reparo de dutos utilizados no transporte de petróleo e gás natural. In: 8 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005, Aguas de Lindoia, 2005.

  • González Garcia . Técnica de DSC en el Estudio de los Materiales Poliméricos. In: V Congreso Internacional de la Sociedad Cubana de Química, 2004, Cidade Havana. V Congreso Internacional de la Sociedad Cubana de Química, 2004.

  • González Garcia ; PINTO, M. R. ; SOARES, Bluma Guenther . Síntesis de polímeros injertados por polimerización radicálica de transferencia atómica. In: VII Simpósio Latino Americano de Polímeros (SLAP-2000), 2000, Cidade Havana. VII Simpósio Latino Americano de Polímeros (SLAP-2000), 2000.

  • González Garcia ; TAVARES, M. I. B. ; SOARES, Bluma Guenther . Emprego da espectroscopia de ressonância magnética nuclear na caracterização de resinas epoxídicas. In: 4 Congresso Brasileiro de Polímeros, 1997, Salvador, BA. CD-Rom (ABPol-1997), 1997.

  • González Garcia ; TORO, P. O. ; FERNÁNDEZ, Norma Galego . Estudio espectroscópico-cinético de la reacción epoxi-amina. In: Macromolecules Havana 97, 1997, Cidade Havana. Publicación Interna IMRE-UH (1997). Cidade Havana: IMRE-UH, 1997.

  • González Garcia ; FERNÁNDEZ, Norma Galego ; TORO, P. O. . Homopolimerización del PGE iniciado por piperidina. In: XII Seminario Científico. Centro Nacional de Investigaciones Científicas, 1995, Cidade Havana. Revista CENIC Ciencias Químicas. Cidade Havana: CENIC, 1995. v. 26.

  • González Garcia ; FERNÁDEZ, N. G. ; SÁNCHEZ, Ricardo Martínez . Material para lentes de contato rígidos e sais do ácido cítrico como catalisadores latentes. In: Encontro Cuba-Brasil de Novos Materiais, 1992, Cidade Havana. Publicação Interna IMRE-UH (1992). Cidade Havana: IMRE-UH, 1992.

  • FERNÁNDEZ, Norma Galego ; VÁZQUEZ, Analía ; González Garcia ; WILLIAMS, Roberto Jj . Estudio de la reación de curado de la DGEBA con la piperazina. In: Simposio Iberoamericano de Polímeros, 1992, Vigo. Simposio Iberoamericano de Polimeros. Libro de resumenes. Ciudad de Vigo, 1992. p. 89-90.

  • González Garcia ; FERNÁNDEZ, Norma Galego ; VÁQUEZ, A. ; WILLIAMS, R. J. . Sales de ácido cítrico como endurecedores de resinas epoxídicas. In: XI Seminario Científico. CENIC, 1990, Cidade Havana. Revista CENIC Ciencias Químicas. Cidade Havana: CENIC, 1990. v. 21.

  • González Garcia ; LEYVA, Maria E. ; QUEIROZ, A. A. A. ; HIGA, O. Z. . An in vitro citotoxicity evaluation of epoxy resins formulations. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

González Garcia . CONSULTOR AD HOC - FUNDECT/MS. 2007.

MOUTINHO, M. T. ; COUTINHO, P. L. A. ; González Garcia . Material para banda de rodagem. 2001.

González Garcia ; CAO, M. B. ; TORO, P. O. . Tinta tampográfica. 1992.

González Garcia ; TORRES, M. B. . Tinta serigráfica para placas de circuito impresso. 1989.

González Garcia ; ESQUIVEL, A. G. ; ORTÍZ, A. G. . Composite para ancoragem de peças. 1989.

PÉREZ, M. P. ; González Garcia . Adesivo antiestático. 1989.

González Garcia ; FERNÁDEZ, N. G. ; SÁNCHEZ, Ricardo Martínez ; NIETO, J. M. . Aditivo para adesivo anti-úmido utilizado na fabricação de embalagem. 1987.

González Garcia ; FERNÁDEZ, N. G. . Estudo cinético do sistema éter diglicidílico del bisfenol A e dietilentriamina. 1995.

González Garcia ; MARTÍNEZ, C. P. . Caracterização de resinas epoxídicas do tipo éter diglicidílico del bisfenol A. 1995.

González Garcia ; FERNÁNDEZ, Norma Galego . Caracterização de um sistema epoxídico utilizado na construção de frascos dewar. 1994.

González Garcia ; GIL, J. A. R. ; TORO, P. O. . Formulações epoxídicas para a recuperação de peças metálicas. 1992.

González Garcia ; BARRIOS, Thelma Leiva . Síntese, caracterização e curado de formulações epoxídicas translúcidas bicomponentes destinadas para o encapsulado de fotodiodos emissores de luz (LED). 1991.

González Garcia ; CAO, M. B. ; TORO, P. O. . Formulações para a impressão de caracteres alfanuméricos em PC (Tinta de Tampografia). 1990.

González Garcia ; PEREZ, M. P. . Adesivo antiestático para pisos de linoleo utilizados para quartos limpos (COPEXTEL). 1989.

González Garcia . Produto para ancoragem de motores e equipamentos de coberta em embarcações navais. 1989.

González Garcia . Caracterização de uma formulação a base de resina epoxídica utilizada em circuito impresso (Tinta de mascara S-222. 1988.

González Garcia . Poliésteres não lineais como aditivo anti-úmedo para adesivos a base de amido. 1987.

González Garcia . Síntese e caracterização de resinas epoxídicas do tipo éter diglicidílico del bisfenol A (parte da linha, Encapsulado con resinas epoxídicas). 1986.

González Garcia ; SÁNCHEZ, Ricardo Martínez . Metodologia para e eliminação de gretas superficiais em placas de vidro orgânico (polimetacrilato de metila). 1985.

González Garcia . Influência da dextrina nos adesivos a base de acetato de vinila. Trabalho de conclusão do Curso de Bacharelado em Química. 1984.

González Garcia . DESENVOLVIMENTO DE ADESIVO A BASE DE RESINA EPOXÍDICA PARA UTILIZAÇÃO EM REPARO DE DUTOS DE TRANSPORTE E ABASTECIMENTO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL. 2007. (Relatório de pesquisa).

Limaverde A.M. ; González Garcia ; SAMPAIO, Eduardo Martins ; Reis João Marciano dos . Introdução à tecnologia do reparo com adesivos e materiais compósitos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

González Garcia . Síntese de copolímeros em bloco para fluidos utilizados na perfuração de poços de petróleo. 2002. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Polimeros epoxidicos para aplicações cardiológicas e oncológicas, Descrição: Esta proposta visa alcançar propriedades sinérgicas entre o desempenho mecânico e biológico de revestimentos poliméricos à base de monômeros epoxídicos; alifático e aromático. Para isto serão misturados ambos os monômeros em diferentes proporções usando quantidades estequiométricas de agente de cura. O agente de cura selecionado é uma diamina cicloalifática (isoforon diamina) que mostrou os melhores comportamentos biológicos in vitro. Uma serie de polímeros serão preparados e, estudados como revestimento de dispositivos cardiovasculares tais como: stents coronários e intravenosos fabricados de aço inoxidável 316L e para revestimento de nanopartículas ferromagnéticas à base de Ítrio, ferro e alumínio para o tratamento do câncer por técnica de magneto-hipertermia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Gustavo Ferreira da Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2018

    Sintese e encapsulado de nanopartículas ferromagnéticas para o tratamento do câncer por hipertermia, Descrição: O presente projeto visa a sínteses de nanopartículas ferromagnéticas de Y3 Fe5-xAlxO12 (YFeAl) por técnica hidrotérmica assistida por micro-ondas e, o encapsulado com uma formulação epoxídica que apresenta boa estabilidade dimensional , boas propriedades mecânicas e adequadas propriedades biológicas. Estas partículas encapsuladas serão destinadas para o procedimento terapêutico de hipertermia para o tratamento do câncer.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2014 - 2016

    Polímeros Epoxídicos Alifáticos para Aplicações Cardiovasculares, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas alifáticas para stents cardiovasculares de aço inoxidável (liga 316L) utilizado na intervenção coronária percutânea. Este dispositivo metálico é utilizado para reduzir o estreitamento ou obstrução das artérias coronárias. O projeto propõe diferentes estudos para alcançar o êxito dos revestimentos dos dispositivos para esta aplicação médica. São escolhidas três formulações para os revestimentos. Será otimizada tanto a etapa de processamento quanto a etapa do programa de cura, pela titulação de grupos funcionais e, pelo resultado da combinação de análises calorimétricas e experiências de turvação. Propriedades físico-químicas tais como: densidade, espessura, rugosidade e energia livre superficial dos revestimentos poliméricos serão avaliadas. Informações relacionadas à integridade dos revestidos quando submetidos à expansão e descompressão usando um cateter balão, assim como informação relativa à ação de soro fisiológico a 37 ºC durante 8 meses. Além disto, será obtida informação do efeito do soro fisiológico a 37 ºC na resistência adesiva dos sistemas em uniões de simples sobreposição usando o substrato metálico quando submetidas a estas mesmas condições. Serão também obtidas informações das interações dos materiais com o sangue usando diferentes ensaios biológicos ?in vitro? e informações da biocompatibilidede usando células de osteoblast.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria Elena Leyva - Integrante / Alvaro A.A. de Queiroz - Integrante / José Celio Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas à base do éter digllicidílico do bisfenol A modificado com diluente reativo e curado com aminas alifáticas para ser utilizados como revestimentos de stents cardiovasculares de aço inoxidável (liga 316L) utilizado na intervenção coronária percutânea. Este dispositivo metálico é utilizado para reduzir o estreitamento ou obstrução das artérias coronárias. O projeto propõe diferentes estudos para alcançar o êxito dos revestimentos deste dispositivo para esta aplicação médica. São escolhidas três formulações para os revestimentos. Será otimizada tanto a etapa de processamento quanto a etapa do programa de cura das formulações, pela titulação de grupos funcionais e, pelo resultado da combinação de análises calorimétricas e experiências de turvação. Propriedades físico-químicas tais como: densidade, espessura, rugosidade e energia livre superficial dos revestimentos poliméricos serão avaliadas. Informações relacionadas à integridade dos stents revestidos quando submetidos à ação de água a 37 ºC durante 5 meses. Além disto, será obtida informação das propriedades mecânicas e dinámico-mecânicas, adsorção de água e resistência adesiva dos sistemas em uniões de simples sobreposição usando o substrato metálico. Serão também obtidas informações das interações dos materiais com o sangue e adsorção proteica usando diferentes ensaios biológicos ?in vitro?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria Elena Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Demétrio Artur Werner Soares - Integrante / Andres Felipe Pineda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2010

    Desenvolvimento de cimentos bioativos ortopedicos baseados em macromoléculas para cirurgias de artoplastia total de quadril, Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de formulações bioativas de materiais compósitos constituídos por vancomicina como material biativo e nanopartículas de hidroxiapatita hospedadas em matriz epoxídica usando o prepolímero do éter diglidicidílico do bisfenol A (DGEBA) e co-monômeros do tipo poliaminas alifáticas. Serão introduzidas pequenas quantidades de vancomicina nas formulações. Tais sistemas deverão possuir propriedades bioativas, adesivas, osteocondutoras e biocompatíveis para serem utilizadas no tratamento cirúrgico de artoplastia total de quadril. Serão otimizadas tanto as composições do material inorgânico como a composição do material polimérico, utilizando as técnicas de sol-gel e policondensação em múltiplas etapas, respectivamente. Ambas as técnicas vêm sendo desenvolvidas em nossos laboratórios para a obtenção de nanosistemas com adequada estabilidade dimensional e propriedades de biocompatibilidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Isabela Cristina Fernandes Vaz - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2010

    Nanocompósitos condutores da eletricidade para uso em placas de circuito impresso usadas em microeletrônica, Descrição: Este projeto caracteriza-se pela inovação tecnológica na área de microeletrônica avançada. O projeto trata do desenvolvimento de compósitos poliméricos condutores da eletricidade para ser utilizado na indústria eletrônica para a substituição da solda convencional baseada na liga chumbo-estanho usada durante a fixação de componentes eletrônicos para a fabricação de placas de circuito impresso. Será investigada e otimizada a aplicação destes materiais em placas de circuito impresso utilizadas em microeletrônica. Os compósitos serão formulados à base de resina epoxídica do tipo éter diglicidílico do bisfenol A usando como co-monômeros poliaminas alifáticas. Serão adicionados diferentes materiais inorgânicos baseados em produtos sintéticos ou disponíveis nacionalmente. Está prevista a síntese de metais tais como prata e cobre de tamanho nanométrico visando obter partículas condutoras da eletricidade que possam ser facilmente dispersas na matriz polimérica. O sistema epoxídico deve possuir a capacidade de formar filme, com relativa flexibilidade e de alta temperatura de transição vítrea (Tg) que se adapte às condições tecnológicas utilizadas na indústria para a aplicação nas placas de circuito impresso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Henrique Chiarelli de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2011

    Cimentos ósseos epoxídicos nano-estruturados para aplicação em ortopedia e ortodontia, Descrição: O presente projeto tem como objetivo a preparação de um novo cimento ósseo epoxídico nano-estruturado. Este cimento ósseo consiste numa formulação estequiométrica de resina epoxídica e endurecedor. O endurecedor utilizado de maneira inovadora é a polianilina nano-estruturada dopada com dendrímeros sulfonados. Este novo cimento ósseo epoxídico apresenta melhores propriedades mecânicas de resistência à compressão e melhores propriedades de adesão, e visa substituir os cimentos acrílicos tradicionalmente usados em ortodontia e ortopedia. O polímero condutor, polianilina dopada com dendrímeros sulfonados, usado como agente de cura da resina epoxídica agira como estimulante do crescimento de tecido ósseo (fenômeno de osteocondutividade). Portanto, o novo cimento ósseo nano-estruturado proposto (resina epoxídica / polianilina-dendrímero sulfonado) é um biomaterial inovador com importantes aplicações em biotecnologia como: (a) restaurador parcial ou total da coroa de um dente através de próteses fixas, (b) fixação de componentes protéticos nas cirurgias de substituição articular, (c) tratamento de osteoporose (vertebroplastia percutânea). O Projeto é bem abrangente abordando: a síntese e caracterização do dendrímero sulfonado e os nanotubos de polianilina, a otimização da formulação de resina e endurecedor utilizando a técnica de calorimetria exploratória diferencial (DSC), o estudo das propriedades mecânicas do cimento ósseo desenvolvido, a análise das propriedades biocompatíveis (citotoxicidade/histocompatibilidade) e osteoindutoras do cimento ósseo epoxídico. Portanto, a finalidade do Projeto é a obtenção de um cimento ósseo nano-estruturado do tipo resina epoxídica/polianilina-dendrímero relativamente simples, com boas características mecânicas, adesivas e de osteocondutividade para utilização em ortopedia e odontologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Demétrio Artur Werner Soares - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2010

    Materiais híbridos nanoestruturados e bioativos para aplicações em ortopedia, Descrição: O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma formulação de um material composto formado por resina epoxídica, uma sílica amorfa com propriedades antimicrobianas. Para otimização das propriedades mecânicas do sistema compósito será utilizado poligliceróis dendríticos bioativos, sistemas desenvolvidos em nossos laboratórios para a obtenção de sistemas macromoleculares biocompatíveis. A formulação será obtida através da otimização do sistema de resina e endurecedor, a incorporação da maior concentração de sílica amorfa, como material inorgânico na resina e a incorporação de quantidades adequadas do bioconjugado poliglicerol dendrítico-eugenol como material bioativo. A finalidade específica é a obtenção de um material híbrido bioativo relativamente simples, com boas características mecânicas, e adesivas para utilização em próteses fixas. O sistema proposto é relativamente simples que permite de um lado, formar mão-de-obra altamente especializada na área de biomateriais, particularmente sistemas biocompatíveis. A intenção é adquirir experiência na utilização de resinas epoxídicas como biomaterial para aplicação em próteses fixas, com vistas à elevada aplicação mercadológica na área clínica. Acredita-se que, dessa forma, haverá uma contribuição importante para a formação de recursos humanos especializados, e a consolidação de nosso grupo de pesquisa em nossa comunidade acadêmica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Por outro lado será estudado o encapsulado de materiais magnéticos para utilização em hipertemia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Coordenador / Filipe Matusalém Souza - Integrante / Vanusa S.V. Silva - Integrante / Vinícius F. Castro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4

  • 2003 - 2007

    Desenvolvimento de adesivo a base de resina epoxídica para utilização em reparo de dutos de transporte e abastecimento de petróleo e gás natural, Descrição: Um dos problemas ambientais que tem trazido grandes transtornos tanto para a população como para as empresas de produção e distribuição de petróleo e gás tem sido o rompimento de dutos utilizados no transporte de petróleo e gás, ocasionado principalmente por processo de corrosão e envelhecimento do aço utilizado na confecção desses dutos. Várias pesquisas têm sido direcionadas no desenvolvimento de materiais compósitos e de matrizes poliméricas como reforço em estruturas das indústrias do petróleo. O uso desses reforços compreende desde o recobrimento de superfícies com defeitos até o reforço estrutural, com o objetivo de aumentar a vida útil dos dutos e minimizar custos de manutenção. A aplicação de um reforço de materiais compósitos de matriz polimérica sobre as estruturas metálicas convencionais é feita através de colagem. Um dos principais materiais poliméricos empregados como adesivos estruturais em substratos metálicos é a resina epoxídica, devido à sua alta capacidade de adesão a superfícies metálicas. Além da excelente capacidade de adesão, as resinas epoxídicas apresentam alta resistência ao intemperismo, baixo coeficiente de expansão e boa estabilidade térmica. Outra qualidade importante das resinas epoxídicas é a sua capacidade de proteção contra a corrosão, através de mecanismo conhecido como proteção por barreira. Entretanto, uma das principais desvantagens destas resinas é a sua baixa resistência ao impacto devido à sua natureza vítrea. Materiais termorrígidos com maior resistência ao impacto têm sido desenvolvidos a partir da utilização de uma segunda fase na matriz termorrígida. Para este propósito tem sido adicionado tanto elastômeros quanto termoplásticos na matriz. Neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de novos materiais tenacificados a base de resina epoxídica e copolímeros acrílicos, capazes de proporcionar melhor adesão entre o substrato metálico e o compósito polimérico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Bluma Guenther Soares - Integrante / Felipe Coelho Cunha - Integrante / Camila Spinola Gonçalves Ferreira - Integrante / Guilherme Coelho Cunha - Integrante / Patricia Montedo da Silva - Integrante / Ana Paula Mattos Costa - Integrante / Maik Alex Pires Lopes - Integrante / Francisco Carlos Rodrigues Junior - Integrante., Financiador(es): Instituto Politécnico - Cooperação / Universidade Federal de Itajubá - Cooperação., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 9

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante.Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Desenvolvimento de Formulações Poliméricas para Revestimento de Stents Coronários, Descrição: O presente projeto (Processo No. APQ-01736-11) visa o desenvolvimento de revestimentos poliméricos à base de formulações epoxídicas para stents coronários de aço inoxidável (316L) utilizados na intervención cirúrgica coronária percutânea. Este tipo de liga metálica é considerada biocompatível, mas é susceptível à corrosão acompanhada pela liberação gradual de íons o pode provocar resposta imune local acompanhada de reação inflamatória. Uma solução para este problema tem sido a utilização de revestimentos poliméricos inertes ou não trombogênicos. O projeto propoe a utilização de dois sistemas epoxídicos do tipo amina cicloalifática um com piperidina e outro com 1-(2-aminoetil)piperazina, usando como monômero epoxídico o monômero do éter diglicidílico do bisfenol A para serem utilizados para o revestimentos dos stents.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Coordenador / Maria E. Leyva - Integrante / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Andrés Felipe Espinosa Pineda - Integrante / José Lucas Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de um compósito Epóxi -Ag como adesivo condutor de eletricidade, Descrição: A presente inovação trata do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos com características adesivas e condutoras da eletricidade para ser utilizados na indústria eletrônica em particular na área de microeletrônica. Os produtos são destinados para a substituição da solda convencional baseada na liga estanho-chumbo usada durante a fixação dos microcomponentes eletrônicos para a fabricação de microcircuitos. Os nanocompósitos poliméricos propostos são formulações à base de resina epóxi e de diferentes materiais inorgânicos sintéticos e/ou disponíveis nacionalmente. Nossa proposta se fundamenta na síntese de metais de tamanho nanométrico visando a obtenção de nanopartículas condutoras da eletricidade que possam ser posteriormente dispersas na resina epoxídica, e que após o processo de cura possam ser obtidos pontos condutores da eletricidade para a fixação e integração dos microelementos ao microcircuito. Os produtos propostos se podem adequar a diferentes processos tecnológicos industriais de aplicação tanto por técnicas de serigrafia (stencil) como por técnicas de ponto manual (dispenser), em dependência da capacidade do microcircuito de suportar altas temperaturas de serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filiberto González Garcia - Integrante / Maria Elena Leyva - Coordenador / Alvaro Antonio Alencar de Queiroz - Integrante / Mateus Colli - Integrante / Juvêncio Bezerra Loiloa Junior - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1995

X Aniversario del IMRE, Istituto de Materiales y Reactivos (IMRE-UH).

1991

Fundador, Instituto de Materiales y Reactivos (IMRE-UH).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Física e Química. , Rua BPS 1303, Pinherinho, 37500903 - Itajubá, MG - Brasil - Caixa-postal: 50, Telefone: (35) 36291904, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1984 - 1997

    Faculdade de Química Universidade Havana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor-Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1983 - 1984

    Faculdade de Química Universidade Havana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório para ensino e pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1979 - 1983

    Faculdade de Química Universidade Havana

    Vínculo: Instrutor de aulas praticas, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação

    Atividades

    • 12/1984 - 03/1997

      Ensino, Bacharelado em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor de aula practica de Laboratório da cadeira de Termodinâmica, Professor de aula practica de Laboratório da cadeira de Cinética Química, Professor de aula practica de Laboratório da cadeira de Físico Química das Superfícies e Polímeros

    • 01/1982

      Ensino, Bacharelado em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrutor de aula practica de Laboratório da cadeira de Termodinâmica, Instructor de aula practica de Laboratório da cadeira de Cinética Química

    • 01/1979

      Pesquisa e desenvolvimento , Ministerio de Educação Superior, Departamento de Físico Química.,Linhas de pesquisa

    • 07/1980 - 01/1981

      Ensino, Bacharelado em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrutor de aula practica de Laboratório da cadeira Química General

  • 1984 - 1997

    Instituto de Materiais e Reagentes Universidade da Havana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (Pesquisador), Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/1984 - 03/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Ministerio de Educación Superior, Laboratório de Polímeros.,Linhas de pesquisa

  • 1992 - 1993

    Centro de Pesquisas Metalurgicas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Orientação de Pesquisa), Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Ministerio da Industria Basica, Centro de Desenvolvimento.,Linhas de pesquisa

  • 1989 - 1989

    Centro de Projetos Navais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Pesquisa), Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1989

      Pesquisa e desenvolvimento , Industria Pesada, Centro de Desenvolvimento Tecnologico.,Linhas de pesquisa

  • 1991 - 1992

    Combinado de Componentes Eletronicos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Orientação de Pesquisa), Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Sistemas Automatizados Insac, Centro de Desenvolvimento.,Linhas de pesquisa

  • 1988 - 1989

    Empresa de Produção de Circuitos Empreso

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Pesquisa), Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1988

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Sistemas Automatizados Insac, Centro Tecnológico.,Linhas de pesquisa

  • 1990 - 1992

    Empresa Industria Eletrónica

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Orientação de Pesquisa)

    Atividades

    • 01/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Insac Instituto Nacional de Sistemas Automatizados y de Computación, Desenvolvimento Tecnologico.,Linhas de pesquisa

  • 1989 - 1989

    Empresa Nacional de Adesivos Para o Calçado

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Pesquisa)

    Atividades

    • 01/1989

      Pesquisa e desenvolvimento , Industria Basica, Centro de Desenvolvimento.,Linhas de pesquisa

  • 1986 - 1987

    Fabrica de Cartão Ondulado

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Pesquisa), Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1986

      Pesquisa e desenvolvimento , Insdustria Basica, Centro de Desenvolvimento Industrial.,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2005

    Instituto de Macromoléculas Universidade Federal de Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro (Bolsista CT-PETRO), Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2004 - 05/2004

      Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processamento por vazamento de resina epoxídica da disciplina Introdução ao Processamento de Polímeros Experimental

    • 12/2002 - 12/2002

      Ensino, Processamento de Plásticos e Borracha, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aula prática de Análise Térmica de Polímeros

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (professor colaborador), Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas e Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas Práticas de Laboratório de Química Orgânica Experimental

  • 2002 - 2002

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Bolsa RHAE-TDI), Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa do CNPq, referente ao Processo No.360123/02-3 Título do Projeto, Fluídos de perfuração ambientalmente corretos

    Atividades

    • 03/2002 - 06/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica Polo de Xistoquímica.,Linhas de pesquisa

  • 2001 - 2001

    Lanxess Elastomeros do Brasil

    Vínculo: Bolsista Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2001 - 07/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Lanxess Elastomeros do Brasil, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2007

    Instituto Politécnico

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista (CT-PETRO), Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Continuação do Projeto CT-PETRO iniciado no IMA/UFRJ entitulado, "DESENVOLVIMENTO DE ADESIVO A BASE DE RESINA EPOXÍDICA PARA UTILIZAÇÃO EM REPARO DE DUTOS DE TRANSPORTE E ABASTECIMENTO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL"

    Atividades

    • 12/2005 - 01/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Insituto Politécnico, Laboratório de Adesão e Aderência.,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal de Itajubá-Campus de Itabira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrei as disciplinas de graduação para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Engenharia de Materiais : Química Geral e Inorgânica I(Teórica e Experimental), e Química Geral e Inorgânica II (Teórica e Experimental) estás duas ultimas voltadas para a área de Materiais.

    Atividades

    • 08/2008

      Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Química Geral I, Química Geral I

    • 08/2008

      Ensino, Engenharia Eletrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Química Geral I, Química Geral I

    • 08/2008

      Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral I

    • 03/2008

      Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Química Geral II, Química Geral II

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Itajubá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desde este ano até agora ministei a disciplinas de graduação de Química Geral para os cursos de Engenharia Hídrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Electrica, Engenharia de Produção e Gestão, Engenharia da Computação, Engenharia Mecãnica Aeronautica, Engenharia Mecânica, Licenciatura e Bacahrelado em Física (Teórica e/ou Experimental). A disciplina de graduação Físico- Química II para os Cursos de Licentura e Bacharelado em Química. Ministrei a disciplina de pós-graduação de Polímeros Orgânicos e Inorgânicos para o Curso de Materiais para Engenhnaria.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Itajubá

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado (Bolsa FAPEMIG), Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa na área de biomateriais relacionada à utilização de resinas epoxídicas envolvendo dendrimeros e agentes bioativos para uso em aplicações médicas.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Itajubá

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq (CT-PETRO), Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Continuação do Projeto CT-PETRO iniciado no IMA/UFRJ, e depois continuado no IPRJ/UERJ "DESENVOLVIMENTO DE ADESIVO A BASE DE RESINA EPOXÍDICA PARA UTILIZAÇÃO EM REPARO DE DUTOS DE TRANSPORTE E ABASTECIMENTO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL"

    Atividades

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências, Departamento de Física e Química.,Linhas de pesquisa

    • 07/2007 - 07/2007

      Ensino, Materiais Para Engenharia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Adesivos Epoxídicos

    • 01/2007 - 06/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências, Departamento de Física e Química.,Linhas de pesquisa