Lúcio Alves de Barros

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor nível VII - efetivo da Faculdade de Educação (FAE/CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Chefe de Departamento entre 2013 a março de 2015 Vice-Diretor da Faculdade de Educação/CBH/UEMG - junho de 2016 a agosto de 2020

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política

2000 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Polícia e Sociedade: um estudo sobre as relações, paradoxos e dilemas do cotidiano policial
, Ano de obtenção: 2005. Thomas Patrick Dwyer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: segurança pública; Polícia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Sociologia

1996 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão., Ano de Obtenção: 1998
Vinícius Caldeira Brant.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trabalho e Processo produtivo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Ciências Sociais

1992 - 1996

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O novo e o velho: trabalho e divisão do trabalho no pensamento social
Orientador: Luciano Caldas Camerino

Curso técnico/profissionalizante

1987 - 1989

COLÉGIO REGINA COELI

Formação complementar

2001 - 2001

Multi Intertransdisciplinaridade e Sociologia Clín. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2001 - 2001

Multi Intertransdisciplinaridade e Sociologia Clín. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2000 - 2000

Capacitação OP Cidade Gestão Democr.Orçamento Part. (Carga horária: 36h). , Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.

1996 - 1997

Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em VIII Semana de Estudos Clássicos. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1995 - 1995

A Desordem Internacional. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

1995 - 1995

Reflexão Estética. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

1994 - 1995

Inglês Instrumental I e II. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Hist. Regional Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Hist. Regional Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

ROCHA, C. A. M. ; BARROS, Lúcio Alves de . Web-Série Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte (UEMG). Comemoração dos 50 anos do Curso de Pedagogia da FaE. 2022. (Exposição).

BARROS, Lúcio Alves de . VIII SITRE - Simpósio Internacional de Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2020. (Congresso).

BARROS, Lúcio Alves de . Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: tensões e intenções dos setores privado e público. 2010. (Congresso).

BARROS, Lúcio Alves de ; Ricardo José Camêlo da Silva ; (Gomes) Laurici Vagner Gomes . Filosofia e Literatura: aproximações. 2010. (Outro).

Participação em eventos

IMostra de Projetos de Pesquisda e Extensão.Trabalho docente na Educação Superior em Minas Gerais: um estudo sobre a UEMG e a UNIMONTES. 2022. (Seminário).

V MEPE-Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Vale do São Francisco.O trabalho docente na educação superior: um estudo sobre a UEMG e a UNOMONTES (MG). 2021. (Seminário).

21 Seminário de Pesquisa e extensão.Cárcere e Educação: paradoxos da privação de liberdade de estudantes em uma Penitenciária masculina na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2019. (Seminário).

6ª Jornada de Ciências Sociais da UFJF. Conflitos e memórias (des) integração na América Latina.Um Agente de encarcerado? Dilemas e perspectivas da atividade do Agente de Segurança Penitenciário na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).. 2019. (Seminário).

20 Seminário Pesquisa & Extensão da UEMG.PRISIONEIRAS LEITORAS: A EDUCAÇÃO E A LEITURA EM DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. UM ESTUDO SOBRE AS MULHERES DETENTAS E LEITORAS NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO ESTEVÃO PINTO. 2018. (Seminário).

II Simpósio Nacional. Educação, marxismo e socialismo.Entre o sonho e a realidade: o cotidiano de professoras numa escola infantil particular de Minas Gerais. 2018. (Simpósio).

VII SITRE: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres estudantes e trabalhadoras reclusas na capital de Minas Gerais.. 2018. (Simpósio).

18 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG..Educação encarcerada: as representações de um grupo de mulheres em regime de privação de liberdade no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (BH). 2016. (Seminário).

16 Seminári de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).Violência e educação: a linguagem pedagógica da Revista Nova Escola nos anos de 2013 e 2014. 2014. (Seminário).

IV Semana de Gestão e Tecnologia.Sociologia do Trabalho. 2014. (Seminário).

Palestra para a AIP (Ações Integradas Pedagógicas) - FAE/CBH/UEMG.Os aspectos sócio-políticos d carnaval como expressão da ocupação do espaço público. 2014. (Outra).

Seminário no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (.A(s) Violência(s) nossa de cada dia: um debate acerca das relações de força e poder no cotidiano. 2014. (Seminário).

Reflexões sobre o saber docente / 6 Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX - Desafios da Pesquisa para a formação docente.Resistência contra violência: uma discussão sobre desigualdade e ações coletivas. 2013. (Seminário).

XIII Grupo de Formação em Direitos Humanos.Direitos Humanos no ambiente escolar. 2013. (Outra).

14 Seminário de Pesquisa e Extensão (Universidade do Estado de Minas Gerais) - UEMG).Escolas Fortificadas: o medo e a educação. As novas e velhas roupagens da insegurança nas escolas. 2012. (Seminário).

América Latina: crises e revoluções do mundo do trabalho.No campo do trabalho, das políticas públicas e da insegurança social. 2012. (Seminário).

Reflexões sobre a ação do pedagogo - embates e dilemas: a formação e a ação do pedagogo.O estágio como iniciação no campo de trabalho do pedagogo - relato e depoimentos. 2011. (Seminário).

Reflexões sobre o saber docente e 4° seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX.O medo nosso de cada dia: da violência entre alunos e professores às escolas fortificadas e desiguais. 2011. (Seminário).

11 CONSINPRO. Moderador (mesa 6 - Condições de trabalho e saúde dos/as trabalhadores/as em Educação. 2010. (Congresso).

Filosofia e literatura: aproximações (Sábado Temático).Filosofia e literatura: aproximações. 2010. (Encontro).

II Fórum de Políticas Sociais da Microrregião do Circuito das àguas.No campo das políticas públicas, a inseguridade social. 2010. (Outra).

Trabalho Social (Faculdade ASA de Brumadinho) - III período de direito.Cidadania e política para jovens cidadãos. 2009. (Seminário).

Encontro de formação de Coordenadores Regionais de Desenvolvimento da Educação Básica.Pedagogia da diversidade. 2008. (Seminário).

II - Recital Artístico Literolírico Internacional de poesia e paz.Poesia. 2008. (Encontro).

II Seminário de Segurnaça Pública de Brumadinho, Integração das ações entre os órgãos de segurança pública e os Conseps. Uma visão compartilhada..Políca e áreas integradas de segurnaça pública. 2007. (Seminário).

Seminário Direito Penal - O Estado democrático de Direito e os múltiplos olhares sobre o crime.Os ?penalizáveis?, a política e a polícia diante do Estado Democrático de Direito. 2007. (Seminário).

Conferência Municipal de Cultura de Brumadinho: Estado e Sociedade, construindo políticas de cultura.Economia da cultura. 2005. (Seminário).

I - Seminário Nacional dos Operadores de Segurança Pública.Polícia, sociedade e política. 2005. (Seminário).

Mulher Militar, 24 anos promovendo a paz social.I Seminário da mulher militar - debatedor. 2005. (Seminário).

Polícia: política e sociedade.I Seminário Nacional dos Operadores em Segurança Pública (MNSP). 2005. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Da "Polucia Bilontra" à "Polícia Catatônica". 2005. (Congresso).

Abertura e renovação da Diretoria da Executiva da ASPRA (PM/BM).Polícia e Sociedade - 04 de março de 2004. 2004. (Encontro).

Seminários Saúde e trabalho III.Da "Polícia Espantalho" à "Polícia Espetáculo". 2004. (Seminário).

Semana de História da PUC / MG.Trabalho e modernidade. 2003. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Sociologia. XI Congresso Brasileiro de Sociologia. 2003. (Congresso).

Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Gestão da Produção Industrial.O "novo" e o "velho": o traballho e o processo produtivo em discussão. 2002. (Seminário).

I Semana de História da Faculdade ASA de Brumadinho.I Semana de História da Faculdade ASA de Brumadinho. 2002. (Outra).

I Simpósio Trabalho e Educação.I Simpósio Trabalho e Educação. 2001. (Simpósio).

Segurança Pública e Lei da Tortura.Segurança Pública e Lei da Tortura. 2001. (Seminário).

VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia.VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia. 2001. (Outra).

II Semana de Pós Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão: o caso da Companhia Siderúrgica Mendes Júnior / Belgo-Mineira Participação.. 2000. (Simpósio).

XXIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XXIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2000. (Encontro).

II Encontro Nacional de Estágios.II Encontro Nacional de Estágios. 1999. (Outra).

XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1998. (Encontro).

XXI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XXI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1997. (Encontro).

II Semana de Psicologia: tendências e prática da psicologia - UFJF. 1996. (Encontro).

Palestra: O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão.O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão. 1996. (Outra).

XX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.XX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1996. (Encontro).

47ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.47ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1995. (Outra).

II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes - UFU. II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes/ II Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. 1995. (Congresso).

I Seminário Interno de Pesquisa da Faculdade de Educação Física e Desportos - UFJF.Considerações sobre a evolução do movimento humano no processo produtivo. 1995. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica.Seminário de Iniciação Científica. 1995. (Seminário).

VII Semana de Estudos Clássicos. 1995. (Outra).

Curso de Extensão - História Regional: Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira - UFJF.Movimento Sindical em cidade de porte médio nos anos 80: o caso de Juiz de Fora / MG. 1994. (Seminário).

Encontro Regional da ABESS - Leste.Encontro Regional da ABESS - Leste. 1994. (Encontro).

Seminário de Iniciação Científica.Seminário de Iniciação Científica. 1994. (Seminário).

Palestra: Prostituição em Juiz de Fora.Prostituição em Juiz de Fora. 1992. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Glauber Willer Ramos de Lima

DIAS, Sirley A. A.;BARROS, Lúcio Alves de; SILVA, W. G.. Por dentro dos muros da APAC Santa Luzia (MG). 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania) - Faculdade de Política Públicas.

Aluno: Iara Ferreira

PEDROSA, J. G.; SILVA, S. M.;BARROS, Lúcio Alves de. Tempos Americanos: representações de Charles Chaplin sobre o trabalho industrial e americanidade no filme "Tempos Modernos" (1936). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: NÁGELA MOREIRA ALVARES

SIMAN, L. M. C.; GOUVEA, M. C. S.;BARROS, Lúcio Alves de; COELHO, A. R.. A infância em Walter Benjamin: apropriações realizadas por pesquisadores brasileiros. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Shirley Crostina Vieira Lana

GOULART, Iris Barbosa; CARVALHO, M. G.;BARROS, Lúcio Alves de. As Atividades Coletivas de Planejamento e Avaliação do Trabalho Escolar e a Jornada de Trabalho dos docentes de duas Escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Nádia Lusiane Silva Pereira

MOTA, C.C.M.;BARROS, Lúcio Alves de. O Planejamento estratégico em uma biblioteca da Universidade Federal do Maranhão. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Alan Milanez Friso

BARROS, Lúcio Alves de; MOTA, C.C.M.. A gestão familiar em uma instituição de ensino superior na Bahia: avanços e obstáculos. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Jose Generoso da Silva

MOTA, C.C.M.;BARROS, Lúcio Alves de; SILVA, M.. Gestão de recursos humanos - recrutamento e seleção: estudo de caso em um centro de alta complexidade em oncologia na cidade de São Luis - Estado do Maranhão. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Mauro Jorge Queiroz Costa

BARROS, Lúcio Alves de; MOTA, C.C.M.; SILVA, M.. O e-mail institucional como instrumento de comunicação empresarial: estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Valdinei Leones de Souza

BARROS, Lúcio Alves de; MOTA, C.C.M.; SALAZAR, G. T.. Assimetrias de informações econômico-financeiras e o crédito as micro e pequenas empresas (MPEs). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Ítalo Camilo da Silva Nogueira

BARROS, Lúcio Alves de; COTTA, Francis Albert; MOTA, C.C.M.. Pessoas com deficiência: um novo olhar sobre a gestão na educação inclusiva da APAE - unidade Goiânia/GO - estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Waldiene Pereira Mendes

MOTA, C.C.M.;BARROS, Lúcio Alves de; SILVA, M.. O serviço de referência e a gestão voltada para educação de usuários em biblioteca: o caso da biblioteca central da UFMA. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Fabiana Zardo de Lima

MOTA, C.C.M.; SILVA, M.;BARROS, Lúcio Alves de. Um estudo do planejamento estratégico em uma empresa no segmento elétrico na cidade de Rio Verde - Goiás. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Bruno César de Gusmão

BARROS, Lúcio Alves de; GONCALVES, M. T.; GOULART, Iris Barbosa. Gestão da política cultural de Minas Gerais: uma proposta para a preservação de identidades culturais mineiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Prado de Castro

SOUZA, B. B.; SILVA, R. F.;BARROS, Lúcio Alves de. Desafios da gestão de cursos profissionais de nível técnico e superior: estudo de caso do Instituto Federal de Goiás - campus Jataí. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: RITA DE CÁSSIA SOARES MACHADO

MOTA, C.C.M.;BARROS, Lúcio Alves de; PEREIRA, J. S.. Gestão escolar e prática criativa: um estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Eliaine Correia Guimarães

SOUZA, B. B.;BARROS, Lúcio Alves de; GOULART, Iris Barbosa. Qualidade de vida no trabalho dos servidores do sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Goiás. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Pricila Gomes de Santana Silva

SOUZA, B. B.;BARROS, Lúcio Alves de; GOULART, Iris Barbosa. Qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior: estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Marlon Wallace Alves Simões

GOULART, Iris Barbosa;BARROS, Lúcio Alves de; ANASTASIA, C. M. J.. Cultura e mudança em instituições policiais militares: um estudo de caso da Polícia Militar de Minas Gerais. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Antero Sewaybricker Todesco

SOUZA, B. B.;BARROS, Lúcio Alves de; SILVA, R. F.. As competências do coordenador de curso frente a profissionalização da gestão no ensino superior: um estudo de caso de uma instituição privada do interior do Estado de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Maria Cândida de Magalhães castro Martins

SOUZA, B. B.;BARROS, Lúcio Alves de; SILVA, R. F.. A interdisciplinaridade como desafio para a coordenação no curso de administração: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Henrique Pimenta

PINTO, M. R.;BARROS, Lúcio Alves de; PAIM, N. A.. Obstáculos na formação e na operação de redes: um estudo de caso do grupo Gera Leite. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Neli Pereira Lima

BARROS, Lúcio Alves de; MOTA, C.C.M.; LEÂO, Jacqueline Oliveira. Gestão de tecnologias de informação em instituições de ensino superior privadas: um estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Kelia Rachel Alves da Silva

BARROS, Lúcio Alves de; LEÂO, Jacqueline Oliveira; MOTA, C.C.M.. Políticas para inclusão de alunos com deficiência: um estudo na UEB Prof. Rubem Teixeira Goulart. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Benedita Gonçalves Santiago

BARROS, Lúcio Alves de; SOUZA, B. B.; GOULART, Iris Barbosa. Gestão de cursos de pós-graduação latu sensu ofertados por duas intituições de ensino superior de Goiânia/GO - 2009/2011. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Cristiano Moreira da Silva

GONÇALVES, Múcio Tosta;BARROS, Lúcio Alves de; LEAO, L. C. G.. Aspectos contábeis aplicados a atletas de clubes brasileiros de futebol. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Economia de Empresas) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Elza Martins Sosta

GONÇALVES, Múcio Tosta;BARROS, Lúcio Alves de; LEAO, L. C. G.. Um estudo da controladoria como ferramenta de gestão em micro e pequenas empresas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Economia de Emnpresas) - Fundação Fead Minas.

Aluno: Lourdes Cândido Gonçalves

GONÇALVES, Múcio Tosta;BARROS, Lúcio Alves de; SCIANNI, M. A.. Planejamento estratégico em uma pequena empresa do ramo comercial varejista de Nova Lima. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Economia de Emnpresas) - Fundação Fead Minas.

Aluno: Vicente Simão de vasconcelos

SABINO, Cláudia de Vilhena Schayer;BARROS, Lúcio Alves de; LOBATO, W.. A formação do sujeito ambiental por meio da educação ambiental crítica a partir de concepções pedagógicas Paulo Freireanas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Eliete Dias dos Santos Barbosa

GONCALVES, M. T.;BARROS, Lúcio Alves de; VIDIGAL, F.. Abertura de capital por empresas de Minas Gerais na BOVESPA no período de 2005 a 2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Aluno: Rosa Maria de Freitas

TAVARES, Mauro Calixta; AFONSO, Tarcísio;BARROS, Lúcio Alves de. A utilização do crédito consignado pelos aposentados da terceira idade: um estudo exploratório. 2010. Dissertação (Mestrado em MPA - Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo.

Aluno: Vítor Moreira dos Santos

AFONSO, Tarcísio; TAVARES, Mauro Calixta;BARROS, Lúcio Alves de. Vantagens e dificuldades de integração com fornecedores - um estudo de caso em uma empresa do ramo automobilístico. 2010. Dissertação (Mestrado em MPA - Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo.

Aluno: Sérgio Luís Pinto Coelho

Nobre, Renarde Freire; COELHO, P. H. O.;BARROS, Lúcio Alves de. Prescrições de uma ciência positiva da moral para a solução de um dilema ético: elementos para uma leitura de ?Da Divisão Social do Trabalho?.. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hugo Schayer Sabino

OLIVEIRA, J. A.;MARCAL, A. C.; LOPES, M. S.; TRIVISONNO, A. T. G.;BARROS, Lúcio Alves de. Crítica à distinção entre valor e princípio na teoria dos direitos fundamentais de Robert Alexy. 2014. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Dias Silveira

MARQUES, D. F.; MEGALE, M. H. D. E. S.; LOPES, M. S.; GUERRA, A. M. E. S.;BARROS, Lúcio Alves de. Tribunal de Segurança Nacional: memórias mutiladas de prisões sem pena. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito da UFMG -) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Rosendo Neto

SANTOS, Neide Elisa Portes dos;BARROS, Lúcio Alves de. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - expectativas de alunos concluintes do terceiro ano: um estudo de caso acerca de uma escola particular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

Aluno: Deysiane da Silva, Elaine Braga, FernandaPenido, Reinalado V

TOLEDO, A.;BARROS, Lúcio Alves de. Profissão Docente: uma análise sobre algumas condições de trabalho dos educadores na região metropolitana de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Maria de Lourdes, Rosângela Silva, Shirlei Martins

TOLEDO, A.;BARROS, Lúcio Alves de. A literatura indígena na sala de aula: a construção da identidade em estudantes do 1 ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Báerbara, et al

CLIGIORNE, D. O.;BARROS, Lúcio Alves de. Um estudo sobre as contribuições dos jogos eletrônicos no desenvolvimento do processo de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

Aluno: Débora de Oliveira Campos

BARROS, Lúcio Alves de; SABINO, H.. A Polícia Militar no campo normativo brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho.

Aluno: Tatiane Rodrigues Epaminondas Tiago

BARROS, Lúcio Alves de. A ineficiência ou morosidade no processo penal nos crimes de competência do Tribunal do Juri. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho.

Aluno: Anderson Vinícius de Oliveira

BARROS, Lúcio Alves de. Evolução da dano informativo no ordenamento jurídico antes e depois da nova Lei 12.737/12. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho.

Aluno: José Flávio de Lima

Campos, M. C.;BARROS, Lúcio Alves de; SABINO, H.. Direitos Humanos da família do preso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade ASA de Brumadinho.

Aluno: Cristiane Maria Carvalho Teixeira et

CAMPELO, K. G. H. R.;BARROS, Lúcio Alves de. al..Indisciplina escolar: implicações aobre o trabalho docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

Aluno: Fernanda F Dias, Luis A

BARROS, Lúcio Alves de; SOUSA, Saulo Sebastião de. Souza, Paloma T. Pena, Simone Silva.O valor pedagógico da medida socioeducativa de internação aplicada aos adolescentes internos do centro socioeducativo do Horto: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

Aluno: Edivaldo Cândido, Roberta Costa, Sorais Daniela, Vanilde E

BARROS, Lúcio Alves de; CAMPELO, K. G. H. R.. Estudo da trajetória profissional das professoras do ensino fundamental do municipio de Ibirité-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

Aluno: Clarice Oliveira, Fernanda Azeredo e Tatiene Silva

BARROS, Lúcio Alves de; Ricardo José Camêlo da Silva. Uma análise do fenômeno Bullying: a percepção dos profissionais da educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

Aluno: José Luiz Gonzaga neto, Valdeir Clementino dos Santos de Alm

NEVES, Inajara de Salles Viana;BARROS, Lúcio Alves de. A formação do padagogo e o trabalho relativo aos alunos com altas habilidades / superdotação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

Aluno: Alex de Aguiar Marinho

BARROS, Lúcio Alves de. União estável e casamento homoafetivo e heterossexual: a visão da sociedade e dos tribunais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Sônia Marta de Carvlaho

BARROS, Lúcio Alves de. O negro e o sistema carcerário na cidade de Betim - Estado de Minas Gerais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Dalton Francisco Ribeiro

BARROS, Lúcio Alves de. O direito do trabalho frente à terceirização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Angelene Aparecida de Souza

BARROS, Lúcio Alves de. O assédio moral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: José Maria do Nascimento

BARROS, Lúcio Alves de. Justa causa:. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Lauana Maíra Campos Sales

BARROS, Lúcio Alves de. Marketing de relacionamento: estudo de caso sobre o nível de satisfação dos clientes da Empresa bagagem Seguros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Geraldo Neles Rodrigues

BARROS, Lúcio Alves de. Trabalho: fonte se ressocialização de presos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade ASA de Brumadinho.

Aluno: Hamilton Alexandre Martins

BARROS, Lúcio Alves de. O usuário / dependente de drogas frente a Lei 11343/06. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Marcelo Teixeira

BARROS, Lúcio Alves de. A privatização do sistema penitenciário brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Ronaldo Antônio Lemos

BARROS, Lúcio Alves de. A nova lei antitóxicos e suas contradições. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Fernanda Leonardo Ventura

BARROS, Lúcio Alves de. Satisfação de clientes: um estudo de caso na Cook e Arte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Geisy Mara Arantes Magalhães

BARROS, Lúcio Alves de. Marketing: satisfação dos clientes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo.

Aluno: Alcemira Aparecida Almeida

BARROS, Lúcio Alves de. Jusiça, Penas e Delitos: o pensamento normativo de Cesare Beccaria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho.

BARROS, LÚCIO ALVES DE; (Gomes) Laurici Vagner Gomes. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos da carreira de professor de Educação Superior (UEMG). 2019. Universidade do Estado de Minas Gerais.

BARROS, Lúcio Alves de; NOGUEIRA, V. L.; CARVALHO, M. G.. Edital para designação de professores da Faculdade de Educação/CBH/UEMG. 2016. Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

BARROS, Lúcio Alves de. Comissão examinadora do Concurso Público de provas e títulos para o provimento deo cargo da carreira de professor de Educação Superior. 2012. Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

BARROS, LÚCIO ALVES DE; Carvalho, I. O.. Processo Seletivo Simplificado para designação temporária de professores de Educação Superior em Unidades acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 2020. UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais.

BARROS, Lúcio Alves de. Comissão Examinadora da Monografia "Ensino de Música para Surdos: vivências e desafioas de um professor em Minas Gerais". 2015. Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

COLARES, L.; MENESES, C.;BARROS, Lúcio Alves de. Comissão Examinadora da Monografia "O valor inclusivo do circo através da pedagogia social: um estudo de caso sobre a oficina circense. 2015. Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

BARROS, Lúcio Alves de. Comissão Examinadora da Monografia intitulada "Textos fragmentados? Um estudo sobre a leitura acadêmica no curso de pedagogia da Faculdade de educação na Universidade do Estado de Minas Gerais. 2015. Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

BARROS, Lúcio Alves de. Comissão de avaliação de pôsteres - 16° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2014. Universidade do Estado de Minas Gerais.

CARVALHO, Ivana de Oliveira (orientadora); MATOS, Maria do Carmo;BARROS, Lúcio Alves de. Coordenação da comissão Examinadora dos trabalhos de conclusão de curso - Monografia - NF VIII A do Curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2010. Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG).

BARROS, Lúcio Alves de. Trabalhaos apresentados no XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

Comissão julgadora das bancas

Otavio Soares Dulci

BARROS, L. A.;DULCI, O. S.. Polícia e sociedade: um estudo sobre as relações, paradoxos e dilemas do cotidiano policial. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado Em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

Dayana Lourdes Silva

Adolescência criminalizada: compreendendo as motivações dos adolescentes e jovens setenciados à privação de liberdade no Centro Socioeducativo de Ribeirão das Neves (RMBH-MG); 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania) - Faculdade de Política Públicas,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Bruna Estefania Carvalho da Costa

Prisão além das grades: os impactos do cárcere na vida das famílias de presos em privação de liberdade no CEWRESP - Gameleira; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania) - Faculdade de Política Públicas,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Erika Soares Peixoto Garcia

Recuperandas: um estudo de caso da APAQC Feminina de Belo Horizonte/MG; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania) - Faculdade de Política Públicas,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Leandro Alves Santos

Determinantes de homicídios dolosos consumados em uma área integrada de segurança pública (AISP) na cidade de Belo Horizonte (2014 ? 2017); 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania) - Faculdade de Política Públicas,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Shirley Cristina Vieira Lana

As Atividades Coletivas de Planejamento e Avaliação do Trabalho Escolar e a Jornada de Trabalho dos Docentes de duas Escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horiozonte; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Liliane da Conceiçao Rosa da Silva

Evasão escolar: representações sociais elaboradas por jovens moradores da favela Nova Esperança (Santa Luzia - MG); 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação da FaE/UEMG) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG),; Coorientador: Lúcio Alves de Barros;

Zípora Gomes de Abre Barbosa

Gestão da educação em instituição escolar militar: estudo de caso no colégio Tiradentes - BH; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Vanderlan Hudson Rolim

Conselhos comunitários de segurança pública: limites, desafios e perspectivas; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Geraldo de Morais Júnior

Segurança Pública e a importância da atuação sistêmica na persecução criminal; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Sandra Beatriz Souza Duraes de Oliveira

Considerações sobre o sistema de vídeo-monitoramento (olho vivo): o caso de Alfenas (MG) - 2005/2011; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Flaviane Aparecida da Silva

Segurança Pública e gestão no município: estudo da coordenação das ações dos gestores no combate à criminalidade em Barão de Cocais (MG); 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Jonas Custódio Nunes

Percepção de gestores e usuários de transportes: um estudo de caso; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Economia de Empresas) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Antonio Hot Pereira de Faria

Análise da produção doutrinária na Polícia Militar de Minas Gerais à luz da gestão do conhecimento; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Murilo Ferreira dos Santos

A gestão das ações do grupo especializado de policiamento em áreas de risco - uma análise crítica; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Herick Gonçalves Limoni

O que a polícia faz? Uma análise intra e extraorganizacional dos registros policiais e das chamadas ao 190; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Luis Carlos Gontijo

A violência em questão: o paradoxo da ação policial militar em Minas Gerais; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais,; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Arlem Caetano dos Reis

Os filhos de Minas eguendo a voz; Análise dos movimentos reinvindicatórios da Polícia Miliatr de Minas Gerais (PMMG) em tempos de democracia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ; em Seg Pública e Justiça Criminal) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Adirson Barbosa do Prado

A Aplicação das medidas administrativas pela Polícia Militar de Minas Gerais em face do Código de Ttrânsito Brasileiro; (Autor: Adirson Barbosa do Prado); 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGESP) - Fundação João Pinheiro, Polícia Militar (MG) - CEGESP; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Camila H

, Daniele F, Márcia F; , Maria A; , Twanny Rodrigues; Mulheres encarceradas: a educação de jovens e adultos (EJA) em uma penitenciária feminina na região metropolitana de Belo Horiozonte; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG); Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Deborah Cordeiro, Flávia Mara de Q, Júlia Luisa Rocha Soares

Participação possível: um estudo de caso acerca da participação dos pais em uma escola de educação infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG); Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Beatriz R

, Marta Patrícia, Miriam Oliveira e Rafaela Fonsec; A educação e o trabalho na encruzilhada do "analfabetismo funcional": um estudo de caso em uma escola municipal de Contagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG); Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Anderson Vinícius de Oliveira

Evolução do dano informativo no ordenamento jurídico antes e depos da Lei 12; 737/12; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Tatiane Rodrigues Epaminondas Tiago

A ineficiência ou morosidade no processo penal nos crimes de compet~encia do tribunal do Juri; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

CAMPOS, D

O; ; A Polícia Militar e o seu campo normativo brasileiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Edivaldo Campos de Jesus et al

Estudo da trajetória profissional das professoras do ensino fundamental do município de Ibirité (MG); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG); Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Carolina Claret Valadão et al

Darcy Ribeiro, o povo brasileiro e a educação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG); Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Bruno Leonardo Rodrigues

O caso do goleiro Bruno: análise da narrativa midiática da Revista VEJA e Isto É sob os holofotes dos princípios fundamentais do direito; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Lenir das Neves Soares et all

Olhares e percepções: o projeto escola integrada em uma escola da rede munciipal de Belo Horiozonte; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG); Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Aline Fernanda de Sales

Lei n° 8429/92: caminhos e obstáculos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade ASA de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Roberta Maria dos Santos

O Estatuto do Idoso: reflexões sobre um debate sempre necessário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade ASA de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Clarice Ribeiro et

al; ; Uma análise do fenômeno Bullying: a percepção dos profissionais da educação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG); Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Carolina Fernandes Leite

Breves reflexões sobre os direitos dos portadores de HIV; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade ASA de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Ricardo Eugênio Lemos

Da (In) Constitucionalidade da Lei n 11; 340/2006; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

JacquelineVaz Oliveira

Reflexões sobre o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Michelle Patrícia Paiva Rezende

Guarda Compartilhada: reflexões sobre a Lei 11; 698/2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Robson Teixeira da Costa

Asilo:vida, esperança e morte; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Damielle Karine Paiva Ferreira

Reflexões sobre a Lei 11; 340/06: um longo caminho a percorrer; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Ronan Pereira Evangelista

Pedofilia virtual: análise das propostas atuais para tipificação do crime; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Educacional Cecília Maria de Melo; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Alcemira Aparecida Almeida

Justiça, penas e delitos; O pensamento normativo de Cesare Beccaria; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Cecília Barcelos; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Samuel Amaro

A justiça Militar estadual no contexto do direito moderno: extinção ou manutenção; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Charley Antônio dos Santos

Da melancolia à depressão: uma história ainda não resolvida; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Renata Aparecida Pereira

A ética entre os profissionais da saúde; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Asa de Brumadinho; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Albelene Santos

Prisioneiras e leitoras: a educação em privação de liberdade; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG), UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Lidiana de Castro Oliveira Vilela

Cárcere e Educação: paradoxos da privação de liberdade de estudantes em uma Penitenciária Masculina na Região Metropolitana de Belo Horizonte; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG), UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Flávia Abrahão

Educação e formação policial: em favor da polícia pedagógica; 2017; (Relatório de pesquisa); ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

karen Maldonado

Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na região metropolitana de Belo Horizonte; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

MARÇAL, C

C; S; ; As violências na Revista Nova Escola (2013-2014); ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

MARÇAL, C

C; S; ;; Educação encarcerada - As representações de um grupo de mulheres estudantes em regime de privação de liberdade: o caso do Complexo "São Pedro Nolasco" (BH-MG); ; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

MOREIRA, KAREN S

Educação encarcerada - As representações de um grupo de mulheres estudantes em regime de privação de liberdade: o caso do Complexo "São Pedro Nolasco" (BH-MG); ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

BARROS, Elizabeth Portugal Pimentel de

Violência e educação: a linguagem pedagógica da Revista Nova Escola nos anos de 2013 e 2014; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

BARROS, Elizabeth Portugal Pimentel de

Do medo nosso de cada dia às escolas fortificadas e desiguais; Um estudo sobre as escolas públicas de Belo Horizonte; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Gabriela Aparecida Rasuck

; A violência e o trabalho em uma escola pública estadual em Brumadinho (MG); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Débora de Oliveira Campos

Polícia Militar no interior do Estado de Minas Gerais: o fazer policiamento na cidade de Brumadinho (MG); ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Asa de Brumadinho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

M

Ursula; ; Polícia e educação; A ação de um grupo de policiais militares em uma região metropolitana de Belo Horizonte (MG); ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Iara Ferreira

O tempo das violências e da educação; Um estudo das narrativas do jornal mineiro O Tempo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

M

Ursula; Adeus(às) professorinhas: um estudo sobre trabalho, sociabilidade e violência; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

FREITAS, Débora Luiza Chagas de

Educação, escola e paradoxos no campo da violência; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Débora Luiza Chagas de Freitas

Educação, escola e paradoxos no campo da violência; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Alves de Barros;

Produções bibliográficas

  • BARROS, Lúcio Alves de ; SILVA, D. L. . A criança e o adolescente em vulnerabilidade social: um longo caminho até o ECA. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. 1 /Ano XIX, p. 8-45, 2022.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; SANTOS, Leantro Alves . Determinantes da investigação de homicídios dolosos consumados: uma visão teórica e prática. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. 1 /Ano XIX, p. 85-111, 2022.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; SILVA, L. C. R. ; BARROS, Lúcio Alves de . Teoria das Representações Sociais: Conceitos Gerais e Estudos em Educação no Brasil. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. I - Ano 18, p. 119-134, 2021.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; GARCIA, E. S. P. . Reflexões sobre a insegurança social, a segurança pública e o Estado Social. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. I - Ano 18, p. 80-101, 2021.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE . POLÍCIA REPRESSIVA: Análise da ação policial em uma manifestação de estudantes em Belo Horizonte. Asa-Palavra , v. I - Ano XV, p. 44-68, 2020.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE . O modelo de uso da força física pela polícia: análise dos Cadernos Doutrinários da PMMG. Asa-Palavra , v. I., p. 09-39, 2020.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE ; MARÇAL, CAIO CÉSAR SOUSA . E conhecereis o Liberalismo e ele vos libertará: A Deificação do Mercado no pensamento de Mises. ESTUDOS DE RELIGIAO (IMS) , v. 34, p. 200-223, 2020.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE ; FERREIRA, J. A ; SOLANO, C. C. . Um Agente encarcerado? Dilemas e perspectivas da atividade do Agente de Segurança Penitenciário na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. I n. 31, p. 131-162, 2019.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE . Reflexões sobre a mídia, o poder e as esferas de sociabilidade. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. 1 / n.30, p. 127-138, 2019.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE ; MARÇAL, CAIO CÉSAR SOUSA ; MOREIRA, KAREN SWERTS MALDONADO . Dilemas da educação de jovens e adultos em um presídio feminino de Belo Horizonte. CRÍTICA EDUCATIVA , v. 3, p. 91-107, 2018.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; MARÇAL, C. C. S. . Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação , v. 11, p. 152-174-174, 2018.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE . O liberalismo e a deificação do mercado no pensamento de Ludwig Heinrich Edler Von Mises. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. NÂ29, p. 69-86, 2018.

  • MARÇAL, C. C. S. ; BARROS, Lúcio Alves de . A ABORDAGEM CONSERVADORA DA VIOLÊNCIA NA REVISTA NOVA ESCOLA. FUCAMP Cadernos , v. 17, p. 85-100, 2018.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; JEREMIAS, R. A. . Aspectos do trabalho em Karl Marx: um pensamento a ser sempre revisto. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. Ano XIV, p. 67-74, 2017.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A educação encarcerada: obstáculos e possibilidades. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. V. 17, p. 1-3, 2017.

  • MARÇAL, C. C. S. ; BARROS, Lúcio Alves de . OS ENFOQUES DA VIOLÊNCIA NA REVISTA NOVA ESCOLA. Pedagogia em Ação (PUC-MG) , v. 9, p. 220-239, 2017.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Polícia e educação: a ação de um grupo de policiais militares em uma região de Belo Horizonte(MG). ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. 27, p. 43-66-66, 2017.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; LIMONI, Herick Gonçalves . O que a polícia faz? Uma análise intra e extraorganizacional dos registros policiais e das chamadas ao 190. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. 24, p. 82-112, 2016.

  • TOMASI, Áurea Regina Guimarães ; SILVA, S. C. ; BARROS, Lúcio Alves de . Práticas e condições de produção de leitura - percurso biográfico de estudantes de Pedagogia. Leitura. Teoria & Prática (Campinas) , v. 34, p. 29-43, 2016.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; Ferreira, I. . 'O Tempo' das violências e da Educação. Um estudo das narrativas do Jornal Mineiro 'O Tempo'. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. Ano XIII, p. 15-37, 2016.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; MARCAL, C. C. S. . A abordagem romantizada da violência na Revista Nova Escola. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. Ano XIII, p. 39-52, 2016.

  • MARÇAL, C. C. S. ; BARROS, Lúcio Alves de . A abordagem romantizada da violência na Revista Nova Escola. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. 1, p. 39-52, 2016.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A criança, a política e a cultura. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 09, p. 02-03, 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Educando para a envelhescência: uma resenha. RBSE. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção (Online) , v. 14, p. 163-168, 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Violência escolar e possibilidades de prevenção. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 23, p. 01-02, 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Associativismo e sindicalismo em tempos de mal-estar. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996) , v. 18, p. 253-260, 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; GONTIJO, Luis Carlos . O paradoxo policial no Estado Democrático de Direito. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. Ano XII, p. 15-34, 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Entre princípios e valores. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. XI, p. 145-148, 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A barbárie acadêmica. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 2-3, 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Educação Policiada. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 123, p. 2-3, 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A educação e os meios de comunicação. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 12, p. 2-2, 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; BARROS, Lúcio Alves de . O fim da educação: indisciplina, política e judicialização. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 21/05/2013, p. 01-02, 2013.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A organização da polícia em Minas Gerais. Um debate em construção. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. 1, p. 85-110, 2013.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Autofagia e trabalho docente no campo da educação. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 2-3, 2013.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Escolas da violência. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 40, p. 1-3, 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Trabalho docente como interação com o outro. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 138, p. 1-3, 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Educação e (des)motivação. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 47, p. 02-03, 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Por uma 'nova Roma'?. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 34, p. 2-3, 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Cidadania como sentimento. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 28, p. 02-03, 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A educação no campo da(s) violência(s). Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 01, p. 1-2, 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; FREITAS, Débora Luiz Chagas de . Educação, escola e paradoxos no campo da violência. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 01, p. 1-12, 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; M. Ursula . Da(s) violência(s) no campo do 'mundo da vida' e da educação. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. 15, p. 97-116, 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da polícia bilontra à polícia catatônica. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares , v. 13, p. 198-239, 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O professor na encruzilhada: entre estudantes e a instituição escolar. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 16/08/2011, p. 02-02, 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Educação e escola: entre a autoridade e o autoritarismo. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-2, 2010.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A infância perdida. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 14, p. 2-2, 2010.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Em campo minado em pelno carnaval: uma breve etnografia de um corpo de jurados. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. 12, p. 45-51, 2010.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A ação humana nos caminhos de Max Weber e Hannah Arendt. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996) , v. 16, p. 147-161, 2010.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O hiperconsumo. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. N 29, p. 01-01, 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O paisano, a poltica e a "comunidade": a polícia na encruzilhada. Revista Brasileira de Segurança Pública , v. 03, p. 160-184, 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; RODRIGUES, Larissa Assunção . Sobre o fundador da logoterapia: Viktor Emil Frankl e sua contribuição para a psciologia. Estudos (Goiânia. Online) , v. 36, p. 11-31, 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Injustiça, discriminação e racismo: reflexões sobre ?velhos? dilemas. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 01, p. 01-01, 2008.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; RODRIGUES, Larissa Assunção . Sobre o fundador da logoterapia: Viktor Frankl e sua contyribuição à psicologia. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. V, p. 73-92, 2008.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; RODRIGUES, Thiago de Souza Bittencourt . Da política à ética da convicção e da responsabilidade. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. I, p. 47-54, 2008.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da pedagogia da diversidade. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-2, 2008.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Os ?penalizáveis?, a política, a mídia e a polícia diante do Estado Democrático de Direito. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. I, p. 113-140, 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Reminiscências da Polícia em movimento. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. I, p. 111-121, 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Trabalho, fábrica e poder público. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. I, p. 135-158, 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Qualificação, recrutamento e trabalho: velhos temas em um campo de paradoxos: reflexões acerca de um estudo de caso. Revista do Instituto de Ciências Humanas , v. 1, p. 91-107, 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A vida não é para principiantes.. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção , v. 04, p. 30-32, 2005.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Estado, Participação e Cidadania no Brasil: reflexões sobre antigos dilemas. Asa-Palavra (Brumadinho) , Brumadinho-MG, v. I, n.01, 2004.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Cultura: um conceito de difícil manejo. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , Brumadinho/MG, v. 01, 2004.

  • BARROS, Lúcio Alves de . \. Asa-Palavra (Brumadinho) , v. 1, p. 213-257, 2004.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A (In) segurança em questão.. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro) , v. 15, p. 123-125, 2004.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo: uma análise histórica.. História & Perspectivas , Uberlândia - MG, v. 25/26, p. 385-394, 2002.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Reflexões sobre o Individualismo Metodológico no Pensamento Social. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , Goiânia - GO, v. 12, n.02, p. 261-288, 2002.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Trabalho Policial e Mídia: um perigoso acordo social?. IEEE Internet Computing , Rio de Janeiro, 2002.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Mariposas que trabalham. Um estudo sobre a prostituição feminina em Belo Horizonte, MG. IEEE Internet Computing , Belo Horizonte-MG, 2002.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Cidadania para quem?. Interseções (UERJ) , v. 01, p. 199-209, 2002.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Metamorfoses do Fordismo ou modelos Pós-fordistas?. Teoria & Sociedade (UFMG) , Belo Horizonte, n.junho/2001, 2001.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Lembranças de um Brilhante. Jornal do Corecon Conselho Regional de Economia, Belo Horizonte, p. 02-02, 2000.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Trabalho e Educação. Revista da Prefeitura de B H Escola Aberta de Administração Municipal, Belo Horizonte-MG, 1999.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Apresentação. Revista da Prefeitura de B H Escola Aberta de Administração Municipal, Belo Horizonte- MG, 1999.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O novo e o velho: o trabalho e o processo produtivo em discussão. Impulso (Piracicaba) , Piracicaba - São paulo, v. 10, n.22 e 23, p. 73-98, 1998.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE ; MOUREIRA, Diogo Luna (Org.) ; ALVES, Diego Fabiano (Org.) ; PIRES, Amanda Machado Celestino (Org.) ; FERREIRA, J. A (Org.) . Insegurança Social, Prisões e Violência: Desafios à Segurança Pública Emancipatória.. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 128p .

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE . EDUCAÇÃO ENCARCERADA: estudos sobre mulheres reclusas e estudantes. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2020. v. 1000. 122p .

  • BARROS, Lúcio Alves de ; ROLIM, V. H. ; FARIA, A. H. P. . Polícia, política e sociedade. 1. ed. São Paulo: Delicatta, 2014. v. 1. 216p .

  • BARROS, Lúcio Alves de . Viver não é para principiantes. Crônicas do Cotidiano. 1. ed. São Paulo: Delicatta, 2013. v. 1. 96p .

  • BARROS, Lúcio Alves de . Mulher, política e sociedade. 01. ed. Brumadinho - MG: Editora Faculdade ASA de Brumadinho, 2009. v. 1.000. 164p .

  • BARROS, Lúcio Alves de ; artigo (Org.) ; artigo (Org.) ; artigo (Org.) ; artigo (Org.) . Polícia em Movimento. 1. ed. Belo Horizonte: ASPRA, 2006. v. 1000. 160p .

  • BARROS, Lúcio Alves de ; VILELA, Antônio Henrique . Das emoções frágeis e efêmras. 1. ed. Belo Horizonte: ASA, 2006. v. 1000. 138p .

  • BARROS, Lúcio Alves de . Fordismo: Origens e metamorfoses. Piracicaba - SP: UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, 2004. v. 01.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Glossário de Administração Pública. Belo Horizonte: , 2000. v. 01. 66p .

  • BARROS, Lúcio Alves de . Revista da PBH- Escola Aberta da Administração Municipal. Belo Horizonte: , 1999. v. 01a 03.

  • SANTOS, N. E. P. ; BARROS, Lúcio Alves de ; CARVALHO, M. G. ; REIS, R. F. . O trabalho docente na educação superior. (im)possibilidades de pesquisa.. In: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Luciano Luan Gomes Paiva, Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes. (Org.). AMPLAMENTE: PESQUISA CIENTÍFICA. 1ed.Natal: Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2022, v. 1, p. 103-129.

  • BARROS, Lúcio Alves de . OS vivos e os companheiros da morte. O ofício de Coveiro no Interior de Minas Gerais. In: Luciano Rodrigues Costa Maria Rita Aprile Rosa Elisa M. Barone. (Org.). Ofícios e Saberes. 1ed.São Paulo: Gradus Editora, 2022, v. 1, p. 1-559.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Paulo Freire encarcerado: entre a liberdade e a prisão. In: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon. (Org.). Pedagogia do Oprimido em perspectiva: legado para uma educação humanizadora. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 01, p. 61-74.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Violência, cultura "quase militar" e a questão do controel da polícia em regimes democráticos. In: Nilson Borges Filho e Fernando Filguieras. (Org.). Estado Direito e Ética. 1ed.Juiz de Fora: Granbery, 2007, v. , p. 119-144.

  • BARROS, Lúcio Alves de . PM: trabalhador encarcerado?. Polícia em Movimento. 01ed.Belo Horizonte: ASPRA, 2006, v. 01, p. 23-70.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Terceirização. In: Fernando Fidalgo e Lucília Machado. (Org.). Dicionário da Educação Profissional. 01ed.Belo Horizonte: Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFMG & Secretaria de Estado, 2000, v. 01, p. 327-327.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Trabalho vivo. In: Fernando Fidalgo e Lucília Machado. (Org.). Dicionário da Educação Profissional. 01ed.Belo Horizonte: Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFMG & Secretaria de Estado, 2000, v. 01, p. 346-346.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Sociedade Industrial. In: Fernando Fidalgo e Lucília Machado. (Org.). Dicionário da Educação Profissional. 01ed.Belo Horizonte - MG: Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFMG & Secretaria de Estado, 2000, v. 01, p. 316-317.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A importância do passado. Jornal Gazeta de Brumadinho e Região, Brumadinho e região, p. 02 - 02, 05 maio 2019.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A arte da lembrança. Jornal Gazeta de Brumadinho e região, Brumadinho e região, p. 02 - 02, 05 abr. 2019.

  • BARROS, Lúcio Alves de . E muita gente... sem sentido.... Gazeta. O Jornal do Povo. Brumadinho e região, Brumadinho e região, p. 02 - 02, 05 fev. 2019.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A crise. Circuito Notícias, Brumadinho e Vale do Paraopeba, p. 02 - 02, 05 dez. 2016.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Política, eleições e accountability. Circuito Notícias, Brumadinho Vale do Paraopeba, p. 02 - 02, 06 nov. 2016.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Escola sem partido?. Circuito Notícias, Brumadinho e Vale do Paraopeba, p. 02 - 02, 05 set. 2016.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Criança e política em tempos de crise. Circuito Notícias, Brumadinho e Vale do Paraopeba, p. 02 - 02, 05 jul. 2016.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Vozes da política. Jornal Circuito, Brumadinho e Vale do Paraopeba, p. 1 - 1, 05 set. 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O mal-estar na segurança pública. Circuito Notícias, Brumadinho - MG, , v. 21/264, p. 02 - 02, 05 ago. 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O campo minado da (in)tolerância e do fundamentalismo. Circuito Notícias, Brumadinho (MG), , v. 21/263, p. 02 - 02, 05 jul. 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Educação, política e violência: o professor na encruzilhada. Circuito Notícias, Brumadinho (MG), , v. 21/262, p. 2 - 2, 05 jun. 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Democracia: conflito e manifestações. Circuito Notícias, Brumadinho (MG), , v. 20/261, p. 2 - 2, 05 maio 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Entre professores e pesquisadores. Jornal Circuito Notícias, Brumadinho (MG), , v. 20/260, p. 2 - 2, 05 abr. 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Política X economia. Circuito Notícias, Brumadinho- Vale do Paraopeba, , v. 20/258, p. 02 - 02, 05 fev. 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Máquina de moer gente. Circuito Notícias, Brumadinho (MG), , v. 20/257, p. 2 - 2, 05 jan. 2015.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Holofotes e mercadorias de Natal. Circuito Notícias, Brumadinho Vale do Paraopeba, p. 02 - 02, 22 dez. 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Conversando com o beija-flor. Circuito Notícias, Brumadinho (MG), , v. 20/255, p. 06 - 06, 05 dez. 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O saber fazer da polícia em Brumadinho. Circuito Notícias, Brumadinho -MG, , v. 20/254, p. 2 - 2, 05 nov. 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Lembranças de uma tragédia anunciada. Circuito Notícias, Brumadinho (MG), , v. 20/253, p. 2 - 2, 05 out. 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Educação Policiada. FAE Informa, Belo Horizonte, p. 3 - 3, 05 abr. 2014.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A política é simples assim. Circuito Notícias, Brumadinho e Reg. do Paraopeba, p. 2 - 2, 05 ago. 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A (in)segurança pública. Circuito Notícias, Brumadinho e Reg. do Paraopeba, p. 2 - 2, 05 maio 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Polícia, democracia e informações. Circuito Notícias, Brumadinho e Reg. do Paraopeba, , v. 221, p. 2 - 2, 05 abr. 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Polícia em paradoxo em tempos de greve. Circuito Notícias, Brumadinho e Reg. do Paraopeba, p. 2 - 2, 05 mar. 2012.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Democracia e o Não estado de direito. Circuito Notícias, Brumadinho e Reg. do Paraopeba, p. 2 - 2, 07 dez. 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O "toque" para uma escola pública, gratuita e de qualidade. Circuito Notícias, Brumadinho, Mario Campo, Betim, p. 03 - 03, 05 set. 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Meninas briguentas: a PM e a PC em MG. Circuito Notícias, Brumadinho e Reg. do Paraopeba, p. 03 - 03, 15 mar. 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da boa e velha "saidinha de banco". Circuito Notícias, Brumadinho,Mario Campos, Betim, p. 3 - 3, 05 fev. 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Pedagogia da violência: entre a vergonha e o luto. Circuito Notícias, Brumadinho, Betim, Contagem, p. 03 - 03, 05 jan. 2011.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Cidadania como sentimento. Jornal Cicuito Notícias, Brumadinho, Betim, Sarzedo, p. 3 - 3, 10 maio 2010.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O carnaval de Minas é mais que isso.... Cicuito Notícias, Brumadinho, Betim, Bonfin..., p. 2 - 2, 10 mar. 2010.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A opressão dosoprimidos: um escrito indignado. Jornal Circuito Notícias, Brumadinho, Betim, Sarzedo, p. 2 - 2, 10 fev. 2010.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O trabalahdor e a crise nossa de cada dia. Cartilha do Trabalhador / CCT - 2008/2009. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de Belo Horizonte e região., Contagem, MG, p. 03 - 04, 01 ago. 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A crise nossa de cada dia. Circuito Notícias, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, , v. 182, p. 03 - 03, 01 maio 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de . No mundo encantado dos corpos. Circuito Notícias, Brumadinho, Betim, Contagem, p. 03 - 03, 01 abr. 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O pequeno grande homem é um canário. Circuito Notícias, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 01 mar. 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O "problema" da pobreza. Circuito Notícias, Brumadinho, Betim, Contagem, p. 03 - 03, 01 jan. 2009.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O beija-flor.. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Igarapé, Sarzedo, Mario Campos, Betim, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 30 abr. 2008.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Tudo verde para o mosquito da Amarela e da Dengue. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Igarapé, Sarzedo, Mario Campos, Betim, Brumadinho, p. 02 - 02, 31 mar. 2008.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da intolerância nossa e cada dia. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Igarapé, Sarzedo, Mario Campos, Betim, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 01 jan. 2008.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A polícia em tempos de caça aos bípedes humanos. Circuito Notícias, Jornal do Vale do Paraopeba, p. 02 - 02, 30 nov. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Polícia, exército e democracia. Circuito Notícias, Brumadinho e região, p. 02, 30 set. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da pedagogia da diversidade. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Betim., Brumadinho, Belo Vale, Betim, p. 02 - 02, 31 ago. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Narcisismo político, poder e política. Revista: Momento SEAC ? MG. Publicação do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Minas Gerais., Belo Horizonte, p. 41 - 41, 01 ago. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Corrupção, perseverança e justiça: dos males o pior?. SIND Luta. Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de Belo Horizonte e região, Contagem, p. 01 - 03, 01 jun. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Do não-estado de direito no Brasil. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Bicas, Igarapé, Sarzedo, Mario Campos, Betim, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 27 abr. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Somos cúmplices. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 02 fev. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Em favor da vítima. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 05 jan. 2007.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A morte e o amor: irmãs siamesas. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 05 dez. 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Corrupção: uma doença sem cura. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 06 ago. 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Política, casamento e outras relações. Circuito Notícias, Vale do Paraopeba, p. 02 - 02, 02 ago. 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; RODRIGUES, Larissa Assunção . Adeus à adolescência?. Gazeta de Minas. Jornal de Oliveira (MG), Oliveira (MG), p. 07 - 07, 03 jul. 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Eleições, política e polícia. Jornal Circuito Notícias, O Jornal do Vale do Paraopeba, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale,, p. 02 - 02, 30 jun. 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Do luto nosso de cada dia. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 31 maio 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . A tristeza da sociedade da prontidão. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 25 mar. 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Poder, política e ceticismo em tempos de eleição. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 02 - 02, 02 fev. 2006.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Cultura: um campo minado pelas esferas da economia e da política. Circuito Notícias. O jornal de Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Brumadinho, Bonfim, Belo Vale, p. 14 - 14, 28 nov. 2005.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Dona Maria. Jornal ASA em CONTEXTOS, Informativo da Faculdade Asa de Brumadinho, Brumadinho, p. 02 - 02, 02 mar. 2005.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Gestão do conhecimento? Que bicho é esse?. Jornal ASA em CONTEXTOS, Informativo da Faculdade Asa de Brumadinho, Brumadinho, p. 02 - 02, 01 mar. 2004.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Lembranças de um Brilhante. Jornal do CORECON (Conselho Regional de Economia)., Belo Horiozonte, p. 02 - 02, 02 maio 2000.

  • BARROS, LÚCIO ALVES DE ; MARÇAL, CAIO CÉSAR SOUSA . Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres estudantes e trabalhadoras reclusas na capital de Minas Gerais. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL - SITRE: Trabalho, relações de trabalho, educação e identidade, 2018, Belo Horizonte. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL - SITRE: Trabalho, relações de trabalho, educação e identidade. Belo Horizonte: SITRE, 2018. v. VII. p. 55-75.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da Polícia espantalho e da políica espetáculo: reflexões sobre o trabalho policial.. In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia - UNICAMP, 2003, Campinas, São Paulo. Sociologia e Conhecimento. Além das Fronteiras, 2003.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Recrutamento e promoção: a qualificação na encruzilhada. In: I Simpósio Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFMG, 2001, Belo Horizonte, 2001.

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da "Polícia Bilontra" à "Polícia Catatônica". In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005, Belo Horiozonte. Sociologia e Realidade - Pesquisa Social no Século XXI. Belo Horiozonte: UFMG, 2005. v. 01. p. 92-92.

  • BARROS, Lúcio Alves de . O ?novo? e o ?velho?: o trabalho e o processo produtivo em discussão: o caso da Companhia Siderúrgica Mendes Júnior / Belgo-Mineira Participação.. In: II Semana de Pós Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2000, Belo Horizonte. II Semana de Pós Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte: UFMG, 2000. v. 1.

  • BARROS, Lúcio Alves de ; M. Ursula . O medo nosso de cada dia: da violência entre alunos e professores às escolas fortificadas e desiguais.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Os "penalizáveis", a política, a mídia e a polícia diante o estado democrático de direito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da Polícia-Espantalho à Polícia-Espetáculo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, Lúcio Alves de . A construção da Mineiridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Da Polícia- Espantalho e da Polícia- Espetáculo: reflexões sobre o cotidiano policial.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, Lúcio Alves de . O novo e o velho: o trabalho e o processo produtivo em discussão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, Lúcio Alves de . O Brasil do próximo ano- perspectivas políticas e econômicas para o país com o próximo governo.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Recrutamento e Promoção : a qualificação na encruzilhada. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Novos modelos de gestão, trabalho e taylorismo no espaço fabril. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . O novo e o velho: o trabalho e o processo produtivo em discussão: o caso da Companhia Siderúrgica Mendes Júnior/ Belgo Mineira Participação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . O novo e o velho: o trabalho e o processo produtivo em discussão. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Considerações sobre a Evolução do Movimento Humano no processo produtivo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Década de 80 e Movimento Sindical em Juiz de Fora - MG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Década de 80 e Movimento Sindical em Juiz de Fora- MG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Década de 80 e Movimento Sindical em Juiz de Fora. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Momento sindical em cidade de porte médio nos anos 80: o caso de Juiz de Fora/ MG. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Momento Sindical em cidade de porte médio nos anos 80: o caso de Juiz de Fora/ MG. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Prostituição em Juiz de Fora - MG. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, L. ; BARROS, Lúcio Alves de . Cuidado com os dias de chuva. São Paulo: Delicatta, 2013 (Antologia Delicatta VIII - Poesia / Conto / Crônica (Org.) MOREIRA, Luiza).

  • Delmo Fonseca ; BARROS, Lúcio Alves de . Primavera em paradoxo. Rio de Janeiro: Sapere (Editora mar de Letras, LTDA), 2011 (Antologia de poesias - Versos de Primavera. (org.) Delmo Fonseca).

  • Delmo Fonseca ; BARROS, Lúcio Alves de . A carta caiu. Rio de Janeiro: Pensata, 2010 (Poesia pura e simples. Antologia Internacional. (org) Delemo Fonseca).

  • Delmo Fonseca ; BARROS, Lúcio Alves de . Do olhar furtado da foto. Rio de Janeiro: Pensata, 2009 (Antologia nacional de poesias mares diversos, mar de versos. (Org.) Delmo Fonseca).

  • BARROS, Lúcio Alves de . O Sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo: uma análise histórica. Campinas: UNICAMP, 2002 (Resenha).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Anais de Resumos do VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia. Belo Horizonte 2001 (Resumo).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Era uma vez em São Bernardo: O discurso sindical dos metalúrgicos. Campinas: UNICAMP, 1999 (Resenha).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Anais de resumos do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora 1995 (Resumo).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Anais de Resumos do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora 1994 (Resumo).

  • BARROS, Lúcio Alves de . Anais do II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes/ II Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. Belo Horizonte 1994 (Resumo).

Outras produções

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão Central de Organização e Execução do processo de escolha dos candidatos a Reitor e Vice-Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2010.

BARROS, Lúcio Alves de ; OUTROS, Gisela Garcia e . Sudecap: uma organização em construção. 1998.

BARROS, Lúcio Alves de . Educação Encarcerada. 2010; Tema: Educação e violência. (Blog).

BARROS, Lúcio Alves de ; CARVALHO, M. G. ; RODRIGUES, Lavínia Rosa . Brinquedoteca Professora Santuza Abras. 2018. (Elaboração do projeto e Constituição da Brinquedoteca da FaE).

BARROS, Lúcio Alves de ; A. Flávia . Educação e formação policial: em favor da polícia pedagógica. 2017. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de ; MARCAL, C. C. S. ; MOREIRA, KAREN SWERTS MALDONADO . Educação encarcerada - As representações de um grupo de mulheres em regime de privação de liberdade: o caso do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (BH-MG). 2015. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de ; MARCAL, C. C. S. . OS ENFOQUES DA VIOLÊNCIA DA REVISTA NOVA ESCOLA. 2015. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos e de Curriculo Lattes nos Editaos 07/2014 - PIBIC / UEMG / FAPEMIG. 2014. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Proj. e de Curriculo Lattes no Edital 08/2014 / BICJr./ UEMG/CNPQ/ FAPEMIG. 2014. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 08/2014 / UEMG/ CNPQ / FAPEMIG. 2014. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de ; CAMPOS, D. O. de . Polícia Militar no interior do Estado de Minas Gerais: o fazer policiamento na cidade de Brumadinho (MG). 2013. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de ; M. Ursula . Polícia e educação. A ação de um grupo de policiais militares em uma região metropolitana de Belo Horizonte (MG). 2013. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . Do medo nosso de cada dia às escolas fortificadas e desiguais. Um estudo sobre as escolas públicas de Belo Horizonte. 2013. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de ; RASUCK, Gabriela Aparecida . A violência e o trabalho em uma escola pública estadual em Brumadinho (MG). 2013. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . As relações sociais na escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BARROS, Lúcio Alves de . Adeus(às) professorinhas: um estudo sobre trabalho, sociabilidade e violência. 2012. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de ; Ferreira, I. . ?O Tempo? das violências e da educação. Um estudo das narrativas do jornal mineiro ?O Tempo?. 2012. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 06/2012 - PIBIC / UEMG / FAPEMIG. 2012. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 02/2012 - PIBIC / UEMG / CNPQ. 2012. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Desfiles Oficiais do Grupo Especial das Escolas de Samba da Cidade de Florianópolis - CS - Carnaval 2012. 2012. (Jurado (Análise técnica do enredo)).

BARROS, Lúcio Alves de ; FREITAS, Débora Luiza Chagas de . Educação, escola e paradoxos no campo da violência. 2011. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . Desfiles Oficiais do Grupo Especial das Escolas de Samba da Cidade de Florianópolis - Carnaval - SC. 2011. (Jurado (Análise técnica do enredo)).

BARROS, Lúcio Alves de . Desfiles Oficiais do Grupo especial e de acesso das Escolas de Samba da cidade de Vitória - Caranval - ES. 2011. (Jurado (Análise técnica do enredo)).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 02/2011 - PIBIC / UEMG / CNPQ. 2011. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 04/2011 - PIBIC Júnior / UEMG / CNPQ. 2011. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 07/2011 - PIBIC / UEMG / FAPEMIG. 2011. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 03/2011 - PIBITI / UEMG / CNPQ. 2011. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Desfile Oficial do Grupo Especial das Escolas de Samba da Cidade de Vitória-ES (Carnaval - 2010). 2010. (Jurado (análise técnica do enredo)).

BARROS, Lúcio Alves de . Desfile Oficial do Grupo Especial das Escolas de Samba da Cidade de Vitória-ES (Carnaval - 2010). 2010. (Jurado (Análise técnica do enredo)).

BARROS, Lúcio Alves de . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 06/2010 - PIBIC / UEMG / FAPEMIG. 2010. (Parecerista).

BARROS, Lúcio Alves de . Desfiles Oficias do Grupo Especial das Escolas de samba da cidade de Vitória-ES (Carnaval - 2009). 2009. (Jurado (Análise técnica do enredo)).

BARROS, Lúcio Alves de . Polícia e sociedade: um breve histórico da segurança pública no Brasil.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, Lúcio Alves de . Segurança e Sociedade: o cotidiano policial em discussão. 2005. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . Um estudo exploratório sobre a prostituição - o caso da prostituição. 2003. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . Mudanças nos processos de trabalho e novas dimensões de sociabilidade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, Lúcio Alves de . Administração de Recursos Humanos no Serviço Público: um desafio possível. 2000. .

BARROS, Lúcio Alves de ; OUTROS, Gisela Garcia e . Sudecap: uma organização em construção.. 2000. (Relatório de pesquisa).

BARROS, Lúcio Alves de . Mudanças nos processos de trabalho e novas dimensões de sociabilidade. 2002. .

BARROS, Lúcio Alves de . Administração de Recursos Humanos no serviço público - um desafio possível. 2000. .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Cárcere e Educação: paradoxos da Liberdade, Descrição: Se existe algo vergonhoso e que faz a corrupção desenfreada no país parecer brincadeira de criança é a política criminal. Entendemos política criminal como todo aparato repressivo que tem no final do seu mecanismo de funcionamento o encarceramento de homens e mulheres. Não faz muito tempo apareceu nos meios acadêmicos a questão da configuração de ?Estados penais? ou ?Estados policiais?. Trata-se de uma leitura da realidade ousada na qual o crescimento da presença do Estado se encontra em ações penais em detrimento das ações sociais. Essa tese tinha como exemplos países como os EUA, a Rússia ou a China. Aos poucos, o Brasil foi configurando ser o exemplo mais que perfeito, por sua notória desigualdade social e política de encarceramento ao longo dos anos. As informações disponíveis apontam que no Brasil temos mais de 700 mil pessoas presas e que este número ? proveniente do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, Ministério da Justiça, (2014/2015) ? mais que dobrou nos últimos 14 anos. As razões são diversas. Mas é preciso dizer que toda política de encarceramento tende a mostrar um país que não sabe, não pretende ou não deseja levar adiante uma política de direitos humanos. A privação de liberdade, como mecanismo de dissuasão de crimes, há muito é política falida. Não valeu à pena no passado e tampouco valerá no futuro a iniciativa primeira em prender todos aqueles que carregam o estigma do ?indesejável?, do ?inimigo?, do ?desviado?, do ?penalizável? ou do ?diferente?. É claro que temos os criminosos, inclusive os de ?colarinho branco?, que estão recheando as manchetes de jornais. Mas como se sabe, não se vai muito longe nesse cenário. O objetivo maior de nosso projeto é entender que nossa cultura é autoritária e tem por natureza ?pregar na cruz? a população negra, jovem e pobre. Fato é que a maioria da população encarcerada é de pessoas pretas e pardas (61,6%). No conjunto da população brasileira elas aparecem com 53,6%. Logo, a cadeia é negra em relação ao Brasil que teima em ser ?branco?. Os dados do Ministério da Justiça (INFOPEN, 2014/2015) apontam que os encarcerados possuem menos escolaridade que a média da população brasileira. Uma grande parte dos presos (75%) sequer concluiu o ensino fundamental e somente 9,5% chegou a terminar o ensino médio. Como se vê, presos e presas perdem na condição étnica e na possibilidade de agregar um mínimo de capital cultural necessário para disputar os recursos sempre escassos. Dado a essa conjuntura, se discutem nos dias atuais a descriminalização das drogas como mecanismo capaz de reduzir os números de pessoas encarceradas. E a questão neste lugar também é seletiva: um acontecimento é um jovem negro pobre com três ou quatro bolinhas de crack ou de maconha, outro é um jovem de classe média, branco e morador da zona sul. A droga se tornou no sistema criminal um forte componente de distinção e posterior aprisionamento daqueles que, por ora ou outrora, estavam incomodando. Não pode ser por acaso que a maioria das pessoas aprisionadas é negra, jovem e muito pobre. Não se fazem masmorras com ricos. Ao contrário de grades, aos privilegiados econômica e politicamente temos prisões domiciliares, especiais ou mesmo penas alternativas. O uso de tornozeleira eletrônica não parece cair bem na favela ou no bairro pobre. Longe das políticas públicas de segurança, o sistema penitenciário há anos vem agonizando - em um equilíbrio tênue próximo a um controle consentido - e como ele trata de uma população que fica do ?lado de lá?, é bom nos acostumar com dados que revelam que, no Brasil, existem 306 presos para cada 100 mil habitantes. São muitos seres humanos aprisionados em uma taxa mundial de 144 pessoas presas por 100 mil habitantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador.

  • 2017 - 2020

    Polícia e Educação, Descrição: A polícia moderna se confunde com o próprio Estado e sua abordagem pedagógica há tempos deixa a desejar. A pesquisa em apreço investiga as atividades da polícia militar de Minas Gerais, em especial as ações que podem resultar no uso legítimo da força física. Sabe-se da presença da polícia comunitária, da polícia de resultados e da polícia cidadã. No entanto, o fazer policial em teoria não se iguala aos determinantes da realidade. Para verificar o modus operandi da Polícia Militar de Minas Gerais, analisamos os cinco primeiros Cadernos Doutrinários produzidos como ?material didático? pela instituição. Além disso, foram analisadas algumas resoluções e leis que dizem respeito ao uso da força física pela polícia. Conforme o desenvolvimento da pesquisa, podemos ainda analisar um caso de ação policial no qual os policiais militares e estudantes entraram em confronto. Violência e força física são, nesse caso, duas categorias que não são claras na teoria e na doutrina da corporação. Palavras-chave: polícia ? força física - segurança. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador / e Flávia Cecília Abrahão Morais Leandro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Educação encarcerada - As representações de um grupo de mulheres em regime de privação de liberdade, Descrição: A política de segurança pública no Brasil tem sido colocada em xeque nos últimos anos devido ao caos do sistema penitenciário. A privação de liberdade como retribuição não cumpre e se mostra incapaz de exercer sua função de ressocialização. O projeto tem por finalidade analisar o cotidiano das mulheres em regime de privação de liberdade que frequentam a instituição escolar implantada em um Complexo Penitenciário Feminino localizado na cidade de Belo Horizonte (MG), instituição onde existem projetos que se esforçam por ressocializar e humanizar as penas das mulheres encarceradas. A temática se reveste de importância não apenas por sua atualidade, contudo também por sua intricada rede de atores que legitimam muitas das relações que imperam nas instituições coercitivas do estado. O projeto se inclui no debate hodierno acerca do encarceramento em massa, Estado Penal, ressocialização, educação e remição de penas. A educação como prática libertadora e emancipatória é colada não somente em questão, mas também em pauta dado sua peculiar capacidade de clarividência de direitos e de fortalecimento da cidadania. Pesquisar as relações sociais dos atores, especialmente as mulheres encarceradas, que participam desta teia é o objetivo maior deste projeto. A pesquisa em apreço é quantitativa e exploratória e busca a compreensão das representações, valores, crenças e significados apresentadas pelas entrevistadas. Os resultados preliminares mostram que as detentas veem a escolarização como possibilidade de novas perspectivas na vida, apesar das tensões existentes com os superiores e a precária estrutura oferecida para a educação no presídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador., Financiador(es): PIBIC/UEMG/FAPEMIG - Bolsa / PIBIC / UEMG - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    A violência na Revista Nova Escola, Descrição: O fenômeno da violência nas escolas, desde o final dos anos de 1980, vem fazendo parte das manchetes dos jornais mais e menos sensacionalistas, das revistas direcionadas ao grande público ou ao leitor mais atento, das reportagens editadas das redes de televisão, do rádio e da internet. A pesquisa em questão interroga a Revista Nova Escola, o periódico educacional de maior circulação no Brasil, enfocando o tema da violência no âmbito escolar. A pesquisa foi qualitativa e de natureza descritiva, analisou reportagens, notícias, editoriais, artigos e entrevistas sobre a temática ?violência e educação?, nas edições publicadas de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. Buscou-se, assim, identificar as representações acerca da violência e descrever os conceitos, as dimensões e as categorias que o periódico elabora acerca da temática em questão. O trabalho aponta três enfoques (romantizado, conservador e realista) nas publicações avaliadas. Demonstra também que a revista ignora conceitos e categorias que as ciências sociais delineiam sobre a violência e que pouco contribui para um debate qualificado sobre essa problemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador / Caio César Sousa Marçal - Integrante.

  • 2010 - Atual

    O MEDO NOSSO DE CADA DIA: DA VIOLÊNCIA ENTRE PROFESSRES E ALUNOS, Descrição: A pesquisa analisa as relações sociais produzidas em uma escola estadual de Belo Horizonte. Tais relações, latentes, definem uma sociabilidade fundamenta nas relações de violência. Partimos da ideia que a violência é um conceito polissêmico e recebe roupagens de acordo com os interesses dos agentes envolvidos, bem como da localidade da instituição escolar e da posição ou papel social que o agente incorpora. Na realidade, estudantes e professores estão encarcerados em relações paradoxais. No caso dos alunos e alunas, tais relações - consideradas violentas - não são claras e carregam as incongruências, os conflitos e os entendimentos tácitos e manifestos sobre o que os agentes entendem por violência. Distante do senso comum, os atores não navegam - conforme acreditam alguns - num campo no qual a violência é aberta e perceptível. Por outro lado, tornou-se impossível fechar os olhos aos fatos que, aparentemente, se tornaram normais e corriqueiros. Neste sentido, pelo menos na representação coletiva dos estudantes e professores, o mundo paradoxal da educação e da violência revelam alunos e alunas à deriva, sem lugar, sem "sonhos" e sentidos. São crianças, adolescentes e jovens marginalizados, e esquecidos pelas políticas públicas e distantes dos projetos pedagógicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lúcio Alves de Barros - Coordenador / Ursula Mansur - Integrante / Iara Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / PIBIC / UEMG - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15

Prêmios

2006

Moção de Congratulação - N 582/2006, Câmara Municipal de Contagem.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG), Faculdade de Educação. , Rua Paraíba, n° 29, Funcionários, 31270-310 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32395903, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Nível VI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Chefe de Departamento entre 2013 a 2015 Vice-Diretor da Faculdade de Educação/CBH/UEMG - 2014... atual

2009 - Atual

Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor nível V, Carga horária: 40

2016 - 2020

Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor da FaE - 2 sem/2016 a 1 sem/2020, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

2002 - 2013

Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2011 - 2011

Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2004 - 2011

Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2003 - 2003

Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2003 - 2003

Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2002 - 2002

Inst Educ Cecília Maria de Melo Barcelos Fac Asa de Brumadinho

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2012 - 12/2012

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Jurídica, Sociologia do Direito

  • 01/2004 - 01/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política - Hostória, Cultura Brasileira- Curso de Letras, Metodologia Científica- curso de Administração, Metodologia da Pesquisa -Curso de Direito, Sociologia - Administração, Sociologia - Ciências Contábeis, Sociologia - Curso de Direito e História, Sociologia Jurídica - Direito, Antropologia Jurídica - Direito, Metodologia da pesquisa - Curso de Letras

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica - curso de Administração, Sociologia - cursos de História e Direito, Metodologia de Pesquisa - curso de Direito

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica - curso de História, Sociologia - curso de História, Sociologia - curso de Direito

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica - curso de Administração, Fundamentos da Metodologia Científica - curso Ciências Contábeis

2010 - 2012

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Mestrado Profissional em Administração

2000 - 2000

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Módulo I - Contextualização

1999 - 2000

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 40

1998 - 1998

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 40

1998 - 1998

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2000 - 12/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria Municipal de Administração.,Linhas de pesquisa

  • 04/2000 - 04/2000

    Treinamentos ministrados , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.,Treinamentos ministrados, Administração de Recursos Humanos no serviço público-um desafio possível

  • 02/1999 - 02/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Recursos Humanos.,Cargo ou função, Assessor técnico.

  • 02/1998 - 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Recursos Humanos.,Cargo ou função, Assessor técnico no Depto de Recursos Humanos.

  • 01/1998 - 05/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Censo do Servidor Público Municipal, Censo do Servidor Público Municipal.,Atividade realizada, Banco de talentos.

  • 01/1998 - 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Censo do Servidor Público Municipal.,Cargo ou função, Coordenador.

1999 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1999 - 12/1999

    Ensino, Letras História e Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

2007 - 2009

Faculdade Minas Gerais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2005 - 2008

Centro de Estudos de Criminalidade e Segurnaç Pública (UFMG)

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 16

Outras informações:
Pesquisador e colaborador na implementação do IGESP (Integração e Gestão da Segurança Pública), programa da Secretaria do Estado de Defesa Social (SEDES).

Atividades

  • 03/2005 - 04/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, CRISP.,Linhas de pesquisa

2006 - 2006

PRAETORIUM: Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direit

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2006 - 2006

PRAETORIUM: Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direit

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2006 - 2006

PRAETORIUM: Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direit

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

1998 - 1998

PRAETORIUM: Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direit

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 07/2006 - 10/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Dirieto Público e Privado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior, Metodologia Científica

1993 - 1995

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1993 - 12/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Linhas de pesquisa

1998 - 1998

Pretorium Núcleo de Estudos e Atualização Em Direito Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Preparatório Para Concursos da Magistratura do Tra, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho

1993 - 1993

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

1993 - 1993

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/1993 - 10/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisas Sociais, Centro de Pesquisas Sociais.,Atividade realizada, Pesquisa : "Mapa da Fome".

  • 01/1993 - 06/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora.,Atividade realizada, Pesquisa: Movimento Sindical em cidade de porte médio nos anos 80: o caso de Juiz de Fora/MG.

  • 01/1993 - 06/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.,Atividade realizada, Monitoria Antropologia I, II e Sociologia da Comunicação.

2000 - 2004

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutoramento, Carga horária: 20

1996 - 1998

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2000 - 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.,Linhas de pesquisa

  • 03/1996 - 03/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

1998 - 1998

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1998 - 09/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.,Linhas de pesquisa

2007 - 2007

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor orientador convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Orientação da monografia de Adirson Barbosa do Prado, intitulada "A aplicação das medidas administrativas pela Polícia Militar de Minas Gerais em face do Código de Trânsito Brasileiro". Defendida em outubro de 2007. Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (CEGESP/2007)

Atividades

  • 07/2007 - 09/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Fundação João Pinheiro, Fundação João Pinheiro.,Atividade realizada, Orientação.

2017 - Atual

Faculdade de Política Públicas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Mestrado em Segurança Pública e Cidadania, Carga horária: 8

2015 - 2016

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: