CAMILA CAMPOS DE LARA JAKIMIU

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Produção do Espaço e Cultura. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Políticas Públicas e Movimentos Sociais do Campo. Membro do Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2016 - 2018

Universidade Federal do Paraná
Título: A formação de educadores do campo como ferramenta para o fortalecimento da r-existência camponesa: Tecendo interpretações da realidade com a Turma Albert Einstein da Lecampo da UFPR-Setor Litoral,Ano de Obtenção: 2018
Jorge Ramón Montenegro Gómez.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação do Campo; Formação de educadores; Lecampo; Turma Albert Einstein; R-existência Camponesa.

Graduação em Licenciatura em Geografia

2012 - 2015

Universidade Estadual do Paraná
Título: Geografia Socioambiental: Uma análise do Projeto Ecocidade no município de União da Vitória-PR
Orientador: Helena Edilamar Ribeiro Buch

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

JAKIMIU, C. C. L. . VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV Encontro Científico Pedagógico e XI Simpósio de Educação. 2018. (Encontro).

SEPE 2017 - Ética e Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão.A Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos no âmbito do Projeto EcoCidade no município de União da Vitória-PR. 2017. (Outra).

VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Educação do campo e a produção de outras escalas: pensando outro projeto de vida para os povos do campo. 2017. (Simpósio).

XIII Encontro Científico Pedagógico e X Simpósio de Educação: "Desenvolvimento profissional docente: debates e análises reflexivas".Resistência e autonomia camponesa por meio da formação de educadores do campo. 2017. (Encontro).

XI Simpósio de Geografia: 50 anos de fazer geográfico no território secular do Contestado. 2017. (Simpósio).

XXV Semana do Meio Ambiente: Florestas, Responsabilidade Ambiental e Biodiversidade. 2017. (Outra).

5° Seminário Internacional da Rede CASLA-CEPIAL: Territórios, Conflitos Socioambientais, Soberania e Segurança Alimentar na América Latina. 2016. (Seminário).

IV Jornada de Pesquisas sobre a Questão Agrária no Paraná - "Questão Agrária e os Conflitos de Fronteira no Paraná" - JPQA-PR.Políticas Públicas Educacionais do Campo: reação do Estado frente aos Movimentos Sociais. 2016. (Outra).

XVII Jornada do Trabalho: Novas Fronteiras para o Trabalho e o Trabalho em novas fronteiras em expansão do capital em.A dimensão educativa da Pedagogia do Movimento Sem Terra: Luta por Educação, Escola e Políticas Públicas do/no Campo. 2016. (Outra).

XXVIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Currículo e Avaliação: da Educação Básica ao Ensino Superior. Universidade Federal do Paraná.. 2016. (Outra).

II Seminário e IV Encontro do Pibid da Unespar - Formação de Professores em Movimento: múltiplos espaços.Mitos do Povo: repensando o espaço folclórico geográfico nas cidades gêmeas. 2015. (Seminário).

VII Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e Jornada das Águas e Comunidades Tradicionais.A inter-relação existente entre a Geografia do Trabalho, as questões agrárias no Brasil e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). 2015. (Simpósio).

X Simpósio de Geografia: Educação e Política: Pensando as relações entre Universidade e Sociedade.Folclore e Geografia: Uma experiência no Colégio Estadual Coronel Cid Gonzaga em Porto União-SC. 2015. (Simpósio).

II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR - campus de União da Vitória. A Relação do Fumicultor com o Uso de Agrotóxicos: levantamentos preliminares no município de São João do Triunfo-PR. 2014. (Congresso).

I Seminário e III Encontro do Pibid Unespar: Entre espaços e saberes escolares.O PIBID e o conceito de território: Uma experiência no Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza. 2014. (Seminário).

IX Simpósio de Geografia: (RE) invenções territoriais: espaço agrário e desenvolvimento.O lúdico no Ensino: orientação e localização no espaço geográfico. 2014. (Simpósio).

V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN. 2014. (Encontro).

XV Jornada de Trabalho: Conflitos Territoriais, (re)invenções do controle social e das resistências do trabalho para além do capital.As exigências impostas pelo capital do agronegócio: o uso de agrotóxicos e a Agroecologia como alternativa em Porto União-SC e União da Vitória-PR. 2014. (Outra).

XXIII Semana do Meio Ambiente do curso de Geografia da UNESPAR-Campus União da Vitória. 2014. (Outra).

I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR/FAFIUV. Projeto Alfabetização Ecológica: Aproximações com os fundamentos teóricos-metodológicos de Paulo Freire. 2013. (Congresso).

II Encontro Pibid/Unespar: Educação Básica e Ensino Superior: Inter-relações para a produção do conhecimento..Projeto "Alfabetização Ecológica e das Letras: Uma análise a partir da concepção de professores e alunos. 2013. (Encontro).

IV Simpósio de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória. 2013. (Simpósio).

VII Simpósio de Geografia: Construindo Sabreres sobre Território, Identidade, Inclusão e Exclusão Social no Ensino.Projeto Alfabetização Ecológica: O Catador de materiais recicláveis como sujeito ambiental. 2013. (Simpósio).

XXI Semana do Meio Ambiente e IX Jornada de Atividades Práticas com ênfase em Educação Ambiental.Oficina de Geologia. 2013. (Outra).

26ª Semana da Cultura, 12° Encontro de Iniciação Científica e 12ª Mostra de Pós- Graduação. 2012. (Encontro).

7° Encontro de Iniciação Científica e 7° Mostra de Pós- Graduação Uniguaçu.A contribuição do Projeto "Alfabetização Ecológica e das Letras: inter-relação entre Ensino Fundamental, (EJA) e Superior" na Escola Municipal Hilda Romanzini de Melo. 2012. (Encontro).

I Fórum de licenciatura, docência e pesquisa - II Encontro PIBID:. 2012. (Outra).

I Seminário Estadual Pibid do Paraná: O impacto na educação básica.Projeto "Alfabetização Ecológica e das Letras: inter-relação entre Ensino Fundamental, (EJA) e Superior: Uma análise a partir da concepção de Professores e Alunos.. 2012. (Seminário).

Oficina: Geografia e Ensino: Produção de Materiais Lúdicos e Pedagógicos.Oficina: Geografia e Ensino: Produção de Materiais Lúdicos e Pedagógicos. 2012. (Oficina).

VII Simpósio De Geografia: "Arte, territórios e espacialidades".Dificuldades do Ensino da Geografia: um estudo com base em jovens matriculados no Ensino Médio. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Edilamar Ribeiro Buch

BUCH, Helena Edilamar Ribeiro. Geografia Socioambiental: uma análise do projeto ecocidade no município de União da Vitória. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - UNESPAR / Campus de União da Vitória.

Sonia Fátima Schwendler

GOMEZ, J. R. M.; KATUTA, A.;SCHWENDLER, S. F.. A formação de educadores(as) como ferramenta para o fortalecimento da resistência camponesa: um estudo da turma Albert Einstein do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR-Setor Litoral. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Geografia - Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Sonia Fátima Schwendler

KATUTA, A. M.; GOMEZ, J. R. M.;SCHWENDLER, S. F.. A formação de educadores(as) como ferramenta para o fortalecimento da resistência camponesa: um estudo da turma Albert Einstein do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR-Setor Litoral. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduação em Geografia - Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Angela Massumi Katuta

JAKIMIU, C. C. L.; Montenegro, Jorge Ramón; SCHWENDLER, S. F.;KATUTA, Ângela Massumi. A formação de educadores(as) como ferramenta para o fortalecimento da resistência camponesa: um estudo da Turma Albert Einstein do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR-Setor Litoral. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Edilamar Ribeiro Buch

Geografia Socioambiental: uma análise do projeto ecocidade no município de União da Vitória; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - UNESPAR / Campus de União da Vitória; Orientador: Helena Edilamar Ribeiro Buch;

Helena Edilamar Ribeiro Buch

PROJETO ?ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E DAS LETRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS; 2013; Orientação de outra natureza; (GEOGRAFIA) - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Edilamar Ribeiro Buch;

Helena Edilamar Ribeiro Buch

O PIBID EM MINHA VIDA; 2013; Orientação de outra natureza; (GEOGRAFIA) - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Edilamar Ribeiro Buch;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • JAKIMIU, CAMILA CAMPOS DE LARA . EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PRODUÇÃO DE ESCALAS GEOGRÁFICAS COM E NA TERRA: PENSANDO OUTRO PROJETO DE VIDA PARA OS POVOS DO CAMPO. geografar Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR , v. 12, p. 268-284, 2018.

  • JAKIMIU, C. C. L. ; SUCHARSKI, Andressa ; KNOPF, William Romão ; WALTRIK, Gislaine Carla . Mitos do povo: o espaço folclórico-geográfico nas cidades gêmeas do Rio Iguaçu. In: Alcimara Aparecida Föetsch; Helena Edillamar Ribeiro Buch; Paulo Sérgio Meira Rocha. (Org.). O PIBID e a Educação Ambiental: Proposta da Trilha dos GEOSaberes. 1ed.Curitiba: Editora Íthala Ltda., 2015, v. 1, p. 5-119.

  • JAKIMIU, C. C. L. . O Pibid em minha vida. In: Márcia Marlene Stentzler. (Org.). O Pibid em minha vida. 1°ed.União da Vitória: Gráfica e Editora Kaygangue Ltda., 2013, v. 1, p. 05-36.

  • JAKIMIU, C. C. L. . A dimensão educativa da Pedagogia do Movimento Sem Terra: Luta por Educação, Escola e Políticas Públicas do/no campo. In: XVII Jornada do Trabalho: Novas fronteiras para o Trabalho e o Trabalho em novas fronteiras em expansão do capital, 2016, Porto Nacional. XVII Jornada do Trabalho: Novas fronteiras para o Trabalho e o Trabalho em novas fronteiras em expansão do capital. Anais da XVII Jornada do Trabalho. Coimbra: Centelha, 2016. p. 10-443.

  • JAKIMIU, C. C. L. ; GEMELLI, D. D. . Mobilidade Territorial do Trabalho expressa na relação campo-cidade no município de União da Vitória-PR. In: VII Seminário Estadual de Estudos Territoriais III Jornada de Pesquisadores sobre questões agrárias paranaenses XXI Semana de Geografia da UEL, 2015, Londrina. VII Seminário Estadual de Estudos Territoriais III Jornada de Pesquisadores sobre questões agrárias paranaenses XXI Semana de Geografia da UEL. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. p. 799-811.

  • JAKIMIU, C. C. L. . A inter-relação existente entre a Geografia do Trabalho, as questões agrárias no Brasil e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). In: VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e Jornada das Águas e Comunidades Tradicionais, 2015, Goiânia. Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural, 2015. p. 1-1010.

  • JAKIMIU, C. C. L. . O Ensino da Geografia no período técnico-científico-informacional. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. 1.

  • JAKIMIU, C. C. L. ; GEMELLI, D. D. . As exigências impostas pelo capital do Agronegócio: O uso de Agrotóxicos e a Agroecologia como alternativa em Porto União-SC e União da Vitória-PR. In: XV Jornada de Trabalho: Conflitos Territoriais, (re)invenções do controle social e das resistências do trabalho para além do capital, 2014, Guarapuava-PR. Anais da Jornada do Trabalho, 2014.

  • JAKIMIU, C. C. L. ; BUCH, H. E. R. . Projeto Alfabetização Ecológica: Aproximações com os fundamentos teóricos-metodológicos de Paulo Freire. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR/FAFIUV, 2013, União da Vitória. I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Universidade e interdisciplinaridade Anais, 2013.

  • JAKIMIU, C. C. L. . Mitos do povo: Repensando o espaço folclórico-geográfico nas cidades gêmeas. In: II Seminário e IV Encontro PIBID/UNESPAR, 2015, Campo Mourão. II Seminário e IV Encontro PIBID/UNESPAR: Formação de Professores em Movimento: múltiplos espaços. Campo Mourão: UNESPAR, 2015. v. 1. p. 21-427.

  • JAKIMIU, C. C. L. . As mudanças recentes da educação e o impacto no ensino de Geografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista mestrado CAPES