Michele Nehemy Berteli

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos (1998), Mestrado em Engenharia de Alimentos, na área de Tecnologia de Micro-ondas, pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005), parte do seu doutorado realizada na França pela École des Mines d'Albi Carmaux (2004), na área de Tecnologia de Micro-ondas, e Pós-doutorado em Engenharia de Processos, na área de Termoprocessamento, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL (2011). Atualmente é pesquisadora do GEPC - Grupo de Engenharia de Processos - ITAL, atuando principalmente em pesquisa científica, consultorias técnico-científicas prestadas às indústrias de alimentos e em cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo GEPC. Dentre os cursos, destaca-se o Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes; um treinamento muito procurado pelos profissionais da área de termoprocessamento de alimentos de baixa acidez, pois é requisito para as empresas deste setor que querem exportar para os EUA. O GEPC/ITAL faz parte do BPCS (Better Process Control Schools), promovido pela Grocery Manufacturers Association Science and Education Foundation (GMA-SEF), que é composto por um conjunto de universidades e instituições de pesquisa/ensino capacitadas para ministrar o curso, com certificado reconhecido pelo FDA. As principais áreas de atuação são: Engenharia de Alimentos e Processos, com ênfase em Tecnologia de Micro-ondas e Processos Térmicos, Assépticos e Convencionais e a recentemente iniciada sobre Aplicação de Plasma em Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Alimentos

2001 - 2005

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo comparativo de processos de secagem de sólidos granulados com e sem assistência de microondas
Orientador: em École des Mines d'Albi Carmaux ( Elisabeth Rodier)
com Antonio Marsaioli Junior. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: microondas; secagem; granulado.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Engenharia de Alimentos

1999 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo de um protótipo para a secagem contínua de macarrão curto mediante ar quente e microondas,Ano de Obtenção: 2001
Antonio Marsaioli Junior.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: microondas; massa alimentícia; secagem.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia de Alimentos

1994 - 1998

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Título: Planejamento e projeto de uma indústria de vegetais supergelados
Orientador: Cláudia Paschoalette

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008 - 2011

Pós-Doutorado. , Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos / Especialidade: Termoprocessamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Termoprocessamento.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Secagem.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Aplicação de plasma em alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Reologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de micro-ondas em processos de alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2018. (Outro).

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2016. (Outro).

BERTELI, M. N. ; Berto, M.I. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2015. (Outro).

BERTELI, M. N. ; Berto, M.I. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2014. (Outro).

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2013. (Outro).

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2012. (Outro).

BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. . Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2010. (Outro).

BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. . Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Desenvolvimento de novos produtos. 2015. (Outra).

Workshop: Integração e sustentabilidade.Alternativa para o processo de desaeração de autoclaves a vapor: uma abordagem para redução energética em processamento térmico. 2015. (Outra).

Reologia em alimentos. 2014. (Seminário).

Sistema validador sem fio Ellab TrackSense com software ValSuit Plus versão 3.1. 2013. (Outra).

Segundo Seminário Internacional Ital - Fraunhofer IVV - Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Alimentos. 2012. (Seminário).

5° Congresso Interintitucional de Iniciação Científica. Adequação de um sistema para desaeração alternativa de autoclaves operadas sob pressão de vapor. 2011. (Congresso).

Treinamento técnico dos equipamentos da Novus Produtos Eletrônicos. 2011. (Outra).

Nanotecnologia: visão estratégica em alimentos. 2009. (Seminário).

Curso - Alimentos Enlatados: Princípios de Controle do Processo Térmico, Acidificação e Avaliação do Fechamento de Recipientes. 2008. (Outra).

Novas tendências para o processamento térmico de alimentos - a utilização de campos elétricos moderados na indústria alimentar. 2008. (Seminário).

Tecnologias de Medição em Processos Industriais - Vazão. 2008. (Outra).

III Semana Profissional.O papel do engenheiro de alimentos. 2007. (Encontro).

II Seminário: A Universidade e o Agronegócio Brasileiro. 2003. (Seminário).

3° CIC ASSER, Congresso de Iniciação Científica. Estudo e desenvolvimento de sorvete com baixo teor de gordura. 1998. (Congresso).

5° Prémio Pró Faciba Professor Lauro Kfouri de Iniciação Científica.Estudo e desenvolvimento de sorvete com baixo teor de gordura. 1998. (Outra).

Feira de Produtos, Processo e Insumos para a Indústria de Alimentos da Semana Cultural de Barretos de Engenharia de Alimentos.A Biotecnologia de Pescados Fermentados-Feira de Produtos, Processo e Insumos para a Indústria de Alimentos. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karen Linelle de Oliveira

Berto, M. I.;BERTELI, M. N.; CAMARGO, R. C. R.. Aplicação de métodos de conservação e avaliação do estudo de vida de prateleira em mel de Melipona mondury do estado do Espírito Santo. 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto de Tecnologia de Alimentos.

Aluno: Francemir José Lopes

PEREIRA, N. R.;MARSAIOLI JUNIOR, A.BERTELI, M. N.; FERREIRA, K. S.. Estudo do fenômeno de encolhimento na secagem convectiva de abacaxi com aplicação de micro-ondas. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: José Roberto Cavichiolo

BIAGI, J. D.; OLIVEIRA, R. A.; GASPARINO FILHO, J.;BERTELI, M. N.; SILVEIRA JUNIOR, V.. Secagem do bagaço de laranja em secador cilíndrico rotativo com circulação de ar quente assistido por micro-ondas. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gabriela Silveira da Rosa

ROCHA, S. C. S.;BERTELI, M. N.; COSTA, M. N.; PEREIRA, N. R.; VIEIRA, M. G. A.; MARSAIOLI JÚNIOR, A.. Secagem de PHB - Polímero Biodegradável obtido da Cana-de-Açúcar - em Leito Fluidizado Pulsado Rotativo com Aplicação de Micro-ondas. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cesar Augusto Agurto Lescano

ROCHA, S. C. S.; MORIS, V. A. S.; TARANTO, O. P.; PEREIRA, N. R.;BERTELI, M. N.. Análise da secagem de resíduo de leite de soja "Okara" em secadores de leito de jorro e de cilindro rotativo assistido a microondas. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nadia Rosa Pereira

MARSAIOLI JUNIOR, A.; SILVEIRA, A. M.; PARK, K. J.;BERTELI, M. N.; HUBINGER, M. D.. Estudo da aplicação de microondas na secagem de bananas tratadas osmoticamente. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Suzara Santos Costa

ROCHA, S. C. S.;Berteli, M.N.; BRAGAGNOLO, N.. Processo de extração assistida por micro-ondas de espirantol a partir de flores, folhas e caules de jambu (Spilanthes oleracea). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gabriela Silveira da Rosa

ROCHA, S. C. S.;BERTELI, M. N.; NITZ, M.. Secagem de PHB - polímero biodegradável obtido a partir da cana-de-açúcar em leito fluidizado pulsado rotativo com aplicação de micro-ondas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gabriela Silveira da Rosa

ROCHA, S. C. S.;BERTELI, M. N.; NITZ, M.. Secagem de PHB - polímero biodegradável obtido a partir da cana-de-açúcar - em leito fluidizado pulsado rotativo com aplicação de micro-ondas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cesar Augusto Agurto Lescano

ROCHA, S. C. S.;MARSAIOLI JUNIOR, A.BERTELI, M. N.; PEREIRA, N. R.. Análise da secagem de resíduo de leite de soja "Okara" em secador de leito de jorro e secador de cilindro rotativo assistido a microondas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Karen Linelle de Oliveira

Berto, M. I.;BERTELI, M; CAMARGO, R. C. R.. Aplicação de métodos de conservação e estudo de vida de prateleira em mel de abelha sem ferrão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto de Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Elizabeth Xidieh Murr

MURR, F. E. X.. Estudo da secagem e granulados sólidos por microondas comparado aos processos de secagem convencionais. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Florencia Cecilia Menegalli

MARSSAIOLI, Antonio;MENEGALLI, F. C.; CONFORTI, Evandro;HUBINGER, Miriam D.; ROCHA, Carlos. Estudo comparativo de processo de secagem de sólidos granulados com e sem assistência de microondas. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Míriam Dupas Hubinger

MARSAIOLI JUNIOR, Antonio;HUBINGER, M. D. ou HUBINGER, MCHANG, Yoon Kil. Estudo de um protótipo para a secagem de macarrão curto mediante ar quente e microondas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Míriam Dupas Hubinger

MARSAIOLI JUNIOR, Antonio; ROCHA, Carlos Alberto;HUBINGER, M. D. ou HUBINGER, MMENEGALLI, F. C.; CONFORTI, Evandro; REIS, Francisco de Assis Machado. Estudo da secagem de granulados sólidos por processos de secagem com e sem assistência de energia de microondas. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Míriam Dupas Hubinger

MARSAIOLI JUNIOR, Antonio;HUBINGER, M. D. ou HUBINGER, M; MURR, Fernanda Elizabeth X. Estudo da secagem de granulados sólidos por microondas comparado aos processos de secagem convencional. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Flávio Martins Montenegro

Avaliação do processo térmico em trigo; Início: 2016; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; (Coorientador);

Bruna Faviero

Adequação de um equipamento piloto multifuncional de micro-ondas na geração de plasma para aplicações em processamento de alimentos; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

CAMILA DOS SANTOS RIBEIRO

Aplicação de micro-ondas na estabilização do farelo de arroz; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Michele Nehemy Berteli;

Jefferson Luiz Gomes Corrêa

2016; Universidade Federal de Lavras,; Michele Nehemy Berteli;

Natalia Pereira

Adequação de um equipamento piloto multifuncional na geração de plasma não térmico por micro-ondas; 2016; Iniciação Científica - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michele Nehemy Berteli;

Gabriele Broglio

Secagem com aplicação de vácuo e micro-ondas em um sistema processador/secador piloto; 2016; Iniciação Científica - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michele Nehemy Berteli;

Ana Flávia Barbosa Barbarini

Estudo exploratório do tratamento térmico por micro-ondas de alimentos sólidos; 2014; Iniciação Científica - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michele Nehemy Berteli;

Glauciane R

S; Doutor da Silva; Estudo exploratório do tratamento térmico por micro-ondas de alimentos sólidos; 2014; Iniciação Científica - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michele Nehemy Berteli;

Taileah Leite Nogueira

Estudo da distribuição da temperatura em arroz com casca durante a aplicação de micro-ondas em uma cavidade multi-modo; 2013; Iniciação Científica - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michele Nehemy Berteli;

Alice Basílico Vick

Estudo da distribuição da temperatura em arroz em casca durante a aplicação de micro-ondas em uma cavidade multi-modo; 2012; Iniciação Científica - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michele Nehemy Berteli;

Fabio H

Miyake; Adequação de um sistema para desaeração alternativa de autoclaves operadas sob pressão de vapor; 2011; Iniciação Científica - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michele Nehemy Berteli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alfredo de Almeida Vitali

Análise de uma abordagem alternativa ao processo convencional de desaeração em autoclaves operadas sob pressão de vapor; Início: 2008; Instituto de Tecnologia de Alimentos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Alfredo de Almeida Vitali

2009; Instituto de Tecnologia de Alimentos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Alfredo de Almeida Vitali;

Antonio Marsaioli Júnior

Estudo de um Protótipo para a Secagem Contínua de Macarrão Curto Mediante Ar Quente e Microondas; 2001; 77 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Antonio Marsaioli Junior;

Antonio Marsaioli Júnior

Estudo Comparativo de Processos de Secagem de Sólidos Granulados com e sem Assistência de Microondas; 2005; 114 f; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Marsaioli Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERTELI, MICHELE NEHEMY ; NOGUEIRA, TAILEAH LEITE ; MARSAIOLI JUNIOR, ANTONIO . Levantamento das distribuições de temperatura em leito de arroz com casca durante o tratamento térmico por micro-ondas. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 17, p. 319-328, 2014.

  • Berteli, M.N. ; Vitali, A.A. ; Berto, M.I. ; Marsaioli, A. . Alternative venting in steam retorts-An approach to energy savings in thermal processing. Chemical Engineering and Processing , v. 70, p. 204-210, 2013.

  • Berteli, M.N. ; Berto, M.I. ; Vitali, A.A. . Aplicabilidade do método de Ball para o cálculo da letalidade de processos de esterilização em autoclaves a vapor desaeradas por água. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 16, p. 243-252, 2013.

  • Berteli, M.N. ; Vitali, A.A. ; Marsaioli, A. ; Berto, M.I. . The analysis of an alternative approach to the venting process in retorts operating under steam pressure. Journal of Food Engineering , v. 109, p. 388-398, 2012.

  • Marsaioli, Antonio ; BERTELI, M. N. ; Pereira, Nádia R . Applications of microwave energy to postharvest technology of fruits and vegetables. Stewart Postharvest Review , v. 5, p. 1-5, 2009.

  • BERTELI, M. N. ; RODIER, E. ; Marsaioli Jr, A. . Study of the microwave vacuum drying process for a granulated product. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , v. 26, p. 317-329, 2009.

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. ; RODIER, E. . Study of a microwave assisted vacuum drying process applied to the granulated pharmaceutical drug hydrochlorthiazide (HCT). The Journal of Microwave Power and Electromagnetic Energy , v. 40, p. 241-250, 2007.

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Evaluation of short cut pasta air dehydration assisted by microwaves as compared to the conventional drying process. Journal of Food Engineering , v. 68, p. 175-183, 2005.

  • SOLER, M. P. ; BERTELI, M. N. . Goma Xantana - um hidrocolóide versátil. Engarrafador moderno Ano XVII N° 155, Editora Aden, p. 30 - 32.

  • Faviero, B. ; Marsaioli Jr, A. ; BERTELI, M. N. . Avaliação das condições de vazão de gás e potência de micro-ondas na geração de plasma de argônio por micro-ondas. In: 12° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2018, 2018, Campinas. 12° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC, 2018.

  • Faviero, B. ; MARSAIOLI JR, A. ; Berteli, M.N. . Adequação de um equipamento piloto multifuncional de micro-ondas na geração de plasma para aplicações em processamento de alimentos. In: 11° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2017, 2017, Campinas. 11° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC, 2017.

  • BROGLIO, G. A. P. ; Marsaioli Jr, A. ; Berto, M. I. ; Berteli, M.N. . Secagem com apicação de vácuo e micro-ondas em um sistema processador/secador piloto. In: 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica ? CIIC 2016, 2016, Campinas. 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica ? CIIC 2016, 2016.

  • PEREIRA, N. ; Marsaioli Jr, A. ; Berteli, M.N. . Estudo e avaliação de um equipamento piloto multifunconal de micro-ondas na geração de plasma para aplicações em processamento de alimentos. In: 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC ? 2016, 2016, Campinas. 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC ? 2016, 2016.

  • Dias, M. ; CAMARGO, R. C. R. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Definição e descrição de metodologia de conservação de mel de abelhas nativas. In: 9° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC, 2015, Campinas. 9° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC, 2015.

  • SILVA, G. R. S. D. ; Marsaioli Jr, A. ; Berto, M.I. ; BERTELI, M. N. . Estudo exploratório do tratamento térmico por micro-ondas de alimentos sólidos. In: 8° Congresso interinstitucional de iniciação científica - CIIC 2014, 2014, Campinas. 8° Congresso interinstitucional de iniciação científica - CIIC 2014, 2014.

  • Dias, M. ; CAMARGO, R. C. R. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Levantamento de tecnologias de conservação de mel de abelhas nativas em função de suas propriedades fisico-químicas.. In: 8° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC, 2014, Campinas. 8° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2014.

  • NOGUEIRA, T. L. ; Vick, A. B. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Estudo da distribuição da temperatura em arroz com casca durante a aplicação de micro-ondas em uma cavidade multi-modos. In: 7° Congresso Interestitucional de Iniciação Científica, 2013, Campinas. 7° Congresso Interestitucional de Iniciação Científica, 2013.

  • VECCHIA, G. D. ; BERTELI, M. N. ; HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M. I. . Influências das características reológicas de fluidos em projetos de instalações industriais. In: 7° Congresso Interestitucional de Iniciação Científica, 2013, Campinas. 7° Congresso Interestitucional de Iniciação Científica, 2013.

  • SILVA, G. R. D. S. D. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. ; ATALA, D. I. P. ; Marsaioli Jr, A. . Avanços tecnológicos no processo industrial de etanol a partir da cana de açúcar utilizando energia de ultrassom. In: 6º CIIC - Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2012, Jaguariuna. 6º CIIC - Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2012.

  • MARSAIOLI JUNIOR, A. ; VITALI, A. A. ; BERTELI, M ; Berto, M.I. ; SILVA, G. R. S. D. ; ATALA, D. I. P. . Processing improvement of ethanol from sugarcane by using microwave energy. In: 13 th International Conference on Microwave and RF Heating - Ampere, 2011, Toulouse. Microwave and RF Power Applications, 2011. p. 417-420.

  • MIYAKE, F. H. ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. ; VITALI, A. A. . Adequação de um sistema para desaeração alternativa de autoclaves operadas sob pressão de vapor. In: 5° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2011, 2011, Campinas. Anais do 5° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2011, 2011.

  • Berto, M. I. ; SILVA, G. R. S. D. ; ATALA, D. I. P. ; BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Dimensionamento da intensidade de um tratamento térmico no mosto de fermentação visando aumento da produtividade de etanol. In: XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos - Sinaferm 2011, 2011, Caxias do Sul. XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos - Sinaferm 2011, 2011.

  • SILVA, G. R. D. S. D. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. ; Marsaioli Jr, A. . A. Influencia do método de aquecimento (microondas x convencional) no parâmetros de resistência térmica do microorganismo S. Cerevisiae.. In: 5º CIIC - Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2011, Campinas. 5º CIIC - Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2011.

  • ARMILIATO, L. ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. ; HASHIMOTO, J. M. ; QUAST, E. ; VITALI, A. A. . Estudo da influência de diferentes métodos de desaeração no processo de esterilização de carne enlatada. In: V Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Carne, 2009, São Paulo. V Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Carne, 2009.

  • BERTELI, M. N. ; Antonio Marsaioli Junior ; RODIER, E. . Drying of a granulated pharmaceutical drug by a microwave assisted vacuum process. In: 10th International Conference on Microwave and Hight Frequency Heating, 2005, Modena. Proceedings Book 10th International Conference on Microwave and Hight Frequency Heating, 2005. p. 310-313.

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Comparative drying behavior of a granulaled product when submitted to hot air, fluidised bed and microwave process. In: ICEF9, International Conference on Engineering and Food, 2004, Montpellier. Proceedings Book ICEF9 International Conference on Engineering and Food, 2004.

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Drying behavior of a pharmaceutial granule when submitted a combined hot air and microwave process. In: Proceedings Book 9th International Conference on Microwave and Hight Frequency Heating, 2003, Loughborough. International conference on microwave and hight frequency heating, Editor: J. Binners, 2003. p. 185-188.

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Evaluation of a continuous rotary air assisted by microwaves in the comparison with the conventonal air dryer in the short cut pasta production. In: IDS'2002 13th International Drying Symposium, 2002, Pequim. Proceedings Book International Drying Symposium 2002 - Editors: C.W. Cao; Y. P. Pan; X. D. Liu; Y. X. Qu, 2002. v. B. p. 874-881.

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Short cut pasta obtainet from air dehydration assisted by microwaves. In: Inter - American Drying Conference - IADC - 2001, 2001, Vera Cruz. Proceedings of the Second Inter-American Drying Conference, Editor: K. N. Waliszewiski, 2001. p. 283-292.

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JÚNIOR, A. . Efeito da Secagem de Massa Alimentícia Curta Assistida a Microondas no Fissuramento do Produto Seco. In: SLACA - 4° Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos, 2001, Campinas. Livro de Resumos, 2001. p. 203-203.

  • BERTELI, M. N. ; FARINELLI, A. P. ; FEOLA, C. ; TOGNETTI, L. ; MACHADO, L. M. P. . Estudo e desenvolvimento de sorvete com baixo teor de gordura. In: 3° CIC ASSER - Congresso de Iniciação Científica, 1998, São Carlos. 3° CIC ASSER, 1998.

  • BERTELI, M. N. . Processamento de alimentos com aplicação de micro-ondas de potência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERTELI, M. N. . Alternativa para o processo de desaeração de autoclaves a vapor: uma abordagem para redução energética em processamento térmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, T. L. ; Vick, A. B. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Estudo da distribuição da temperatura em arroz com casca durante a aplicação de micro-ondas em uma cavidade multi-modo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marsaioli Jr, A. ; Vitali, A.A. ; Berteli, M.N. ; Berto, M.I. ; SILVA, G. R. S. D. ; ATALA, D. I. P. . Improvement of ethanol from sugarcane by using microwave energy. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIYAKE, F. H. ; BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. . Adequação de um sistema para desaeração alternativa de autoclaves operadas sob pressão de vapor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Berto, M. I. ; SILVA, G. R. S. D. ; ATALA, D. I. P. ; BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Dimensionamento de intensidade de um tratamento térmico no mosto de fermentação visando aumento da produtividade de etanol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERTELI, M. N. ; Antonio Marsaioli Junior ; RODIER, E. . Drying of a granulated pharmaceutical drug by a microwave assisted vacuum process. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Comparative drying behaviour of a granulated product when submitted to hot air, fluidised bed and microwave processes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Berteli, M.N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Drying behaviour of a pharmaceutical granule when submitted to a combined hot air and microwave process. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Evaluation of a continuous rotary air assisted by microwaves in the comparison with the conventonal air dryer in the short cut pasta production. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Short cut pasta obtained from air dehydration assisted by microwaves. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Efeito da secagem de massa alimentícia curta a ar quente assistida a microondas no fissuramento do produto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERTELI, M. N. ; FARINELLI, A. P. ; FEOLA, C. ; TOGNETTI, L. . Estudo e produção de sorvete com baixo teor de gordura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTELI, M. N. ; FARINELLI, A. P. ; FEOLA, C. ; TOGNETTI, L. ; MACHADO, L. M. P. . Estudo e desenvolvimento de sorvete com baixo teor de gordura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Avaliação do processo de secagem de derme em estufas. Documento EP069-17. 2018.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Reavaliação do processo de secagem de derme em estufas. Documento EP01S030-18. 2018.

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Avaliação do tratamento térmico de produtos à base de massa de peixe - Documento EP049-17. 2017.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Recálculo de letalidade de polpa de goiaba - Documento EP037-17. 2017.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Thermal lethality calculations, density and rheological analyses of Coconut milk with sugar ready to drink. 2017.

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Estudo de distribuição de temperatura em autoclaves a vapor. 2017.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Cálculos de letalidade térmica instantânea de solução de glutamato. 2017.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Carta de recomendação de processos para esterilização de água de coco reconstituída. Documento EP027-17. 2017.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Avaliação de linha asséptica de polpa de goiaba. Documento EP025-17. 2017.

Berto, M. I. ; Berteli, M.N. . Avaliação do tratamento térmico de produtos à base de massa de peixe Documento EP014-17. 2017.

Berto, M. I. ; Berteli, M.N. . Teste de penetração de calor em mortadela durante processo de cozimento em estufa Documento EP007-17. 2017.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Estimativa da letalidade térmica durante a secagem de produto a base de colágeno em drum dryer. Documento EP078-16. 2017.

OLIVEIRA, K. L. ; Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Estudos de penetração de calor em Cooked Beef Steak Cubes with Beef Broth 6lb, 9lb e em Stewed Steak 95% 6lb ? Documento EP059-15. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Carta de recomendação de processos e cálculos de temperaturas de guarda ? Documento EP067-15. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Cálculo de letalidade térmica ? Documento EP002-16. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Thermal lethality calculations and density and viscosity analyses of a coconut milk based beverage ? Documento EP012-16. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Thermal lethality calculations and density and viscosity analyses of a coconut milk based beverage ? Documento EP012-16. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. ; OLIVEIRA, K. L. . Cálculos de letalidade térmica e análises reológicas e de densidade para leite de cocos natural e saborizados - Documentos EP025-16 e EP019 -16. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Reavaliação de linhas assépticas para produção de água de coco. Documento EP075-16. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Estudos de distribuição de temperatura em autoclaves a vapor? Relatório1/2. Documento EP060-16. 2016.

OLIVEIRA, K. L. ; Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Estudos de penetração de calor em produtos cárneos - Relatório 2/2. Documento EP060-16,. 2016.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Avaliação do processo térmico em estufa de mortadela classificada como estável à temperatura ambiente ? Avaliação da distribuição de temperatura em estufa ? Relatório1/2. Documento EP035-16. 2016.

OLIVEIRA, K. L. ; Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Avaliação do processo térmico em estufa de mortadela classificada como estável à temperatura ambiente - Teste de penetração de calor em mortadela - Relatório 2/2. Documento EP035-16. 2016.

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Estudo de distribuição de calor em estufa - EP042-15 - Relatório 1/2. 2015.

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Estudos de penetrações de calor em Cooked Beef Steak Cubes with Beef Broth 9 lb e em Stewed Steak 95%, 6 lb ? Documento EP069-14 & EP071-14. 2015.

Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Cálculo do tratamento térmico de produtos a base de água de coco para obtenção de uma letalidade mínima de 3 min. (Fo = 3 min.) ? Documento EP022-15. 2015.

OLIVEIRA, K. L. ; Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Estudos de penetrações de calor em mortadela defumada 5 kg ? Documento EP042-15 ? Relatório 2/2. 2015.

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Avaliações de linhas assépticas e cálculos de letalidade térmica ? Documento EP043-15. 2015.

Berto, M.I. ; Berteli, M.N. . Readequação de cálculos de letalidade térmica de água de coco e carta de recomendação dos processos térmicos - EP 032/054-14. 2014.

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Cálculo de letalidade de Bacillus stearothermophilus para uma linha de dieta enteral - EP052-14. 2014.

Berto, M. I. ; Berteli, M.N. . Avaliação de linha asséptica de Água de Coco - EP037-14. 2014.

Berto, M. I. ; LINELLE, K. ; BERTELI, M. N. . Avaliação de linhas de pasteurização de composto lácteo e cálculo de intensidade do tratamento térmico - EP033-14. 2014.

Berto, M. I. ; LINELLE, K. ; BERTELI, M. N. . Avaliação uma linha de pasteurização de produto lácteo e cálculo do tratamento térmico - EP024-14. 2014.

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Estudos de penetração de calor em Cooked Beef Steak Cubes with Beef Broth 9 lb e em Stewed Steak 95% 6 lb - EP069-14. 2014.

HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Estudo da distribuição de calor de uma autoclave tipo cascata - EP029-13. 2013.

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Cálculo de Fo de leite condensado - EP034-13. 2013.

HASHIMOTO, J. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Ensaios de penetração de calor para determinação da letalidade dos processos térmicos de dois produtos enlatados a base de sardinhas - EP035-13. 2013.

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Avaliação de linhas assépticas e cálculos de letalidade ? EP051-13. 2013.

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Cálculo da letalidade dos processamentos de Leite de Coco ? EP061-13. 2013.

Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Cálculo da letalidade do processo térmico e determinações do comportamento reológico e densidade de Leite de Coco ? EP047-13. 2013.

BERTELI, M. N. ; Alfredo de Almeida Vitali ; HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M.I. . Determinação da letalidade térmica de uma linha de xaropes para refresco - EP001-12. 2012.

HASHIMOTO, J. M. ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. ; VITALI, A. A. . Evaluation of TetraPak Holding Tube Lethality for Coconut Water and Coconut Milk - EP008-12. 2012.

HASHIMOTO, J. M. ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Distribuição de calor em autoclaves horizontais e penetração de calor em produtos cárneos - EP020-12. 2012.

HASHIMOTO, J. M. ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. ; VITALI, A. A. . Estudo de penetração de calor em 'Cubed Beef in Broth' - EP051-13. 2012.

HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. . Ensaios de distribuição de calor e temperatura em autoclave ar/vapor e penetração de calor em produtos vegetais - EP086-11. 2012.

HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. . Penetração de calor em produtos vegetais - EP087-13. 2012.

HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. ; POLSKI, V. R. . Ensaios de penetração de calor em feijão carioca em embalagens cartonadas - EP067-12. 2012.

BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. ; Berto, M. I. . Estudo de avaliação de duas linhas assépticas de água de coco - EP069-12. 2012.

HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M. I. ; Berteli, M.N. ; POLSKI, V. R. . Determinação do tempo de aquecimento e resfriamento de um tipo de bebida envasada em lata e garrafa - EP031-12. 2012.

VITALI, A. A. ; Berteli, M.N. ; Berto, M. I. . Validações térmicas de linhas de pasteurização de produtos envasados em latas 'easy-open' - EP121-11. 2011.

HASHIMOTO, J. M. ; BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. ; Berto, M. I. . Penetração de calor em latas de sardinha - EP114-11. 2011.

Alfredo de Almeida Vitali ; BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Método alternativo para o processo convencional de desaeração de autoclaves operadas sob pressão de vapor. 2008.

Berto, M. I. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. . Análise reológica de açúcar invertido - EP016-15. 2015.

Berto, M. I. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. . Determinação do comportamento reológico de creme de leite - EP024-15. 2015.

Berto, M. I. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. . Análise reológica e densidade de água de coco - EP040-14. 2014.

Berto, M. I. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. . Determinação do comportamento reológico de bebida de soja - EP042-14. 2014.

Berto, M. I. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. . Determinação do comportamento reológico de produtos atomatados - EP047-14. 2014.

Berto, M. I. ; OLIVEIRA, K. L. ; BERTELI, M. N. . Determinação dos comportamentos reológicos de polpa de pêssego e de soluções de fibras - EP066-14. 2014.

Berto, M. I. ; POLSKI, V. R. ; BERTELI, M. N. . Estudo reológico de sucos - EP014-13. 2013.

Berto, M. I. ; POLSKI, V. R. ; BERTELI, M. N. . Estudo reológico de mistura para sorvete - EP019-13. 2013.

HASHIMOTO, J. M. ; Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Determinação de atividade de água em leite condensado - EP032-13. 2013.

Berteli, M.N. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2016. .

Berteli, M.N. ; Berto, M.I. . Cálculo de processo térmico. 2016. .

Berteli, M.N. . Cálculo de processo térmico. 2016. .

BERTELI, M. N. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2015. .

Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2015. .

BERTELI, M. N. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2015. .

BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JÚNIOR, A. . Novas tecnologias aplicáveis ao processamento de alimentos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JÚNIOR, A. . Novas tecnologias aplicáveis ao processamento de alimentos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Berto, M. I. ; BERTELI, M. N. . Cálculo de letalidade em processo asséptico. 2015. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Cálculo de processo térmico. 2015. .

BERTELI, M. N. . Cálculo de processo térmico. 2015. .

BERTELI, M. N. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2014. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M.I. . Fundamentos de processamento térmico de alimentos. 2014. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Cálculo de processo térmico. 2014. .

BERTELI, M. N. . Cálculo de processo térmico. 2014. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Cálculo de Esterilização. 2013. .

BERTELI, M. N. . Cálculo de Esterilização - Cálculo F pelo Método Matemático. 2013. .

Berteli, M.N. . Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2013. .

BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. ; Berto, M. I. . Fundamentos de processo térmico de alimentos - Kerry do Brasil. 2012. .

BERTELI, M. N. ; Alfredo de Almeida Vitali ; Berto, M.I. . Fundamentos de processo térmico de alimentos - Pepsico - abril. 2012. .

BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. . Fundamentos de processo térmico de alimentos - Pepsico - maio. 2012. .

BERTELI, M. N. ; VITALI, A. A. . Fundamentos de processo térmico de alimentos - Pepsico - julho. 2012. .

VITALI, A. A. ; BERTELI, M. N. . Fundamentos de processo térmico de alimentos - Pepsico - julho. 2012. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. ; VITALI, A. A. . Cálculo de Esterilização. 2012. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Cálculo de Esterilização. 2012. .

BERTELI, M. N. . Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2012. .

BERTELI, M ; Berto, M. I. ; VITALI, A. A. . Cálculo de Esterilização. 2011. .

BERTELI, M. N. . Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes. 2011. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M.I. . Cálculo de Esterilização. 2011. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M. I. . Cálculo de Esterilização: treinamento em princípios de cálculo de esterilização comercial em alimentos. 2009. .

BERTELI, M. N. ; PEREIRA, N. R. . Tecnologia de microondas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERTELI, M. N. ; MARSAIOLI JUNIOR, A. . Cinética de reações em alimentos: processamento de alimentos incentivados por microondas de potência. 2009. .

BERTELI, M. N. ; Berto, M.I. . Cálculo de Esterilização: treinamento em princípios de cálculo de esterilização comercial em alimentos. 2009. .

Alfredo de Almeida Vitali ; BERTELI, M. N. . Cálculo de Esterilização: treinamento em princípios de cálculo de esterilização comercial em alimentos. 2007. .

VITALI, A. A. ; BERTELI, M. N. . Cálculo de penetração de calor. 2007. .

BERTELI, M. N. ; Alfredo de Almeida Vitali ; Paulo Tavares . Cálculo de Esterilização: treinamento em princípios de cálculo de esterilização comercial em alimentos. 2007. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Montagem de uma unidade de geração de plasma por micro-ondas para tratamento de alimentos sob baixas temperaturas, Descrição: Com a crescente complexidade dos produtos alimentícios oferecidos no mercado e padrões cada vez mais exigentes de segurança e qualidade alimentar, o desenvolvimento e/ou adaptação de tecnologias eficientes para processos não-térmicos de alimentos torna-se uma prioridade. Dentre as técnicas não-térmicas disponíveis, o controle bacteriano, a inativação enzimática, modificações químicas na estrutura de alimentos, entre outros, podem ser obtidos a partir de tratamentos por plasma não térmico. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento e aprimoramento da montagem de uma unidade de tratamento de alimentos por plasma que vem sendo desenvolvida no Laboratório de Micro-ondas do GEPC/ITAL. Trata-se de uma unidade de geração de plasma não térmico por micro-ondas, à pressão atmosférica, para tratamento indireto (pós descarga) de alimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2017 - 2018

    Secagem de okara em leito pulso fluidizado com e sem aplicação de micro-ondas, Descrição: Co-orientação de mestrado - Colaboração com a Faculdade de Engenharia de Alimentos ? UNICAMP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - 2016

    Secagem por micro-ondas e vácuo de yacon em uma cavidade de geometria prismática sextavada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - Atual

    Estudo e avaliação de um equipamento piloto multifuncional de micro-ondas na geração de plasma para aplicações em processamento de alimentos, Descrição: O projeto aborda a adequação de um equipamento multifuncional visando a geração de plasma não térmico por micro-ondas. A tecnologia de plasma não-térmico é um processo com grande potencial de aplicação em desinfecção de superfícies de alimentos, embalagens e equipamentos, podendo, em decorrência das condições de sua geração, provocar a destruição de micro-organismos tanto na sua forma vegetativa, como na esporulada. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Michele Nehemy Berteli - Coordenador / Marsaioli, A. - Integrante.Número de orientações: 2

  • 2015 - 2016

    Secagem com aplicação de vácuo e micro-ondas em um sistema processador/secador piloto, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michele Nehemy Berteli - Coordenador / Marsaioli Jr, A. - Integrante / Gabriele Aparecida Peron Broglio - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Projeto, construção e avaliação de um equipamento piloto multifuncional destinado ao estudo das aplicações de micro-ondas nos processamentos de alimentos, Descrição: O objetivo desse estudo foi o projeto, a construção, instalação, instrumentação e avaliação de um sistema processador multifuncional por micro-ondas (3 kW x 2,45 GHz x 175 l), com cavidade de geometria prismática de seção sextavada que atenua as diferenças de intensidade dos campos elétricos. Trata-se de um equipamento com multifuncionalidades para a aplicação de micro-ondas em diversas tecnologias de processos da indústria agroalimentar. O equipamento, muito versátil em seu desenho, de acordo com a configuração desejada pode operar tanto a vácuo como em pressões positivas, com passagem de ar quente. Pode operar ainda em sistema monomodo, a partir da instalação de um aplicador no próprio guia de onda e configuração do sistema provedor de micro-ondas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michele Nehemy Berteli - Integrante / Marsaioli Jr, A. - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2013 - 2015

    Levantamento de tecnologias de conservação de Mel de Abelhas Nativas em função de suas propriedades físico-químicas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michele Nehemy Berteli - Integrante / Maria Isabel Berto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Estudo exploratório do tratamento térmico por micro-ondas de alimentos sólidos, Descrição: O tratamento térmico de materiais sólidos, em cavidade multi-modo, apresenta uma grande dificuldade é a falta de perfis homogênios de temperatura no produto. O Laboratório de Micro-ondas Aplicadas, GEPC, é equipado com um aplicador piloto de micro-ondas de cavidade multi-modo de micro-ondas. Esta cavidade apresenta geometria prismática de seção sextavada para que a heterogeneidade tri-dimensional das intensidades do campo elétrico na configuração de ondas estacionárias possa ser minimizada, estabelecendo-se de forma dispersa, resultando em um aquecimento bem mais uniforme. Este projeto baseou-se no estudo exploratório do tratamento térmico de alimentos na cavidade multi-modo visando o levantamento de parâmetros para o delineamento da tecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michele Nehemy Berteli - Coordenador / Antonio Marsaioli Junior - Integrante / Maria Isabel Berto - Integrante / Ana Flavia Barbosa Barbarini - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2012 - 2015

    Tratamento térmico de arroz recém-colhido por micro-ondas visando a estabilização do farelo, Descrição: O tratamento térmico visando a destruição microbiológica e/ou enzimática por micro-ondas em aplicadores monomodais em sistemas contínuos de produtos líquidos e pastosos oferece aquecimentos rápidos e eficientes e vem sendo bastante pesquisado pela comunidade científica. Entretanto, no tratamento térmico de materiais sólidos, em cavidade multi-modo, uma grande dificuldade é justamente a falta de perfis homogêneos de temperatura no produto durante o aquecimento por micro-ondas. O objetivo desta pesquisa foi o estudo da estabilização do farelo de arroz a partir da destruição de enzimas degradantes, através de tratamentos térmicos por micro-ondas aplicados em grãos com casca, recém-colhidos, em uma cavidade multi-modo. A cavidade apresenta uma geometria de seção sextavada prismática e foi desenhada para minimizar a heterogeneidade de distribuição das intensidades do campo elétrico, gerando um aquecimento mais uniforme do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michele Nehemy Berteli - Coordenador / Antonio Marsaioli Junior - Integrante / Taileah Leite Nogueira - Integrante / Neura Bragagnolo - Integrante / Camila dos Santos Ribeiro - Integrante.Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    Contribuição para a melhoria do desempenho do processo de produção industrial de etanol a partir da cana-de-açúcar pelo emprego de energia de micro-ondas e de ultrassom, Descrição: Programa Bioen. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michele Nehemy Berteli - Integrante / Antonio Marsaioli Junior - Coordenador / Maria Isabel Berto - Integrante / Alfredo de Almeida Vitali - Integrante / Daniel Ibraim Pires Atala - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Análise de uma abordagem alternativa ao processo convencional de desaeração em autoclaves operadas sob pressão de vapor, Descrição: O estudo teve como objetivo avaliar uma alternativa ao processo de desaeração convencional visando redução da utilização de vapor. O processo alternativo foi baseado na expulsão do ar através do enchimento do equipamento com água. A a desaeração da autoclave por água mostrou-se eficiente e vantajosa. A eficiência foi baseada na avaliação das diferenças de temperaturas lidas no termômetro de mercúrio e das registradas pelos termopares distribuídos dentro da autoclave. As diferenças ficaram dentro do limite exigido, confirmando a eficiência do processo. Em relação à vantagem, foi quantificado o consumo de vapor necessário para desaerar a autoclave pelo método convencional e por água. A desaeração alternativa apresentou uma redução de até 50% da necessidade de vapor em relação à desaeração convencional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1999

Prêmio de Aluno Destaque, Fundação Educacional de Barretos.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Tecnologia de Alimentos, Grupo de Engenharia e Pós-colheita. , Avenida Brasil, 2880, Jardim Chapadão, 13070178 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37431835, Fax: (19) 37431829, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto de Tecnologia de Alimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Instituto de Tecnologia de Alimentos

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atuações em pesquisas na área de Engenharia de Processo, em consultorias prestadas às indústrias de alimentos e em atividades de treinamentos para a indústria de termo processamento.

2008 - 2011

Instituto de Tecnologia de Alimentos

Vínculo: Bolsista pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Outras informações:
O projeto desenvolvido trata-se de uma pesquisa inovadora em uma tecnologia já consolidada e ainda muita aplica no mundo e, portanto, de importante relevância industrial. A abordagem da pesquisa baseou na utilização de água para deslocamento do ar em substituição ao processo convencional de desaeração em autoclaves operadas sob pressão de vapor. A tecnologia desenvolvida é simples e passível de automação básica a custo reduzido, além de contribuir para redução do impacto ambiental e na incidência de custo direto na produção. Os resultados da pesquisa mostram que economias de até 50% foram obtidas.

2007 - 2008

Instituto de Tecnologia de Alimentos

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Engenharia e Pós-colheita, .,Linhas de pesquisa

2003 - 2003

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Programa de estágio docente - PED

Outras informações:
Disciplina ministrada: Laboratório de Engenharia de Alimentos

1999 - 1999

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: aluna, Enquadramento Funcional: Acompanhamento de atividades didáticas

Outras informações:
Disciplina acompanhada: Fundamentos de Engenharia de Alimentos

2006 - 2010

MYDIOMA

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Tradutor

Outras informações:
Trabalho como tradutora iniciado na Itália de: textos técnicos de engenharia, manuais de equipamento, textos jurídicos, guias turísticos e documentos em geral. Língua original dos textos - italiana, língua de tradução - português.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR e DEPOSITANTE Processo de desareação de autoclaves operadas sob pressão 09/09/2008