Caio Veloso

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI) na Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática Educativa; Mestre em Educação (UFPI); Licenciado em Ciências Biológicas (UFPI); Licenciado em Pedagogia (FAIBRA); Docente no Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Coordenador da Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática (IFMA/Campus Codó). Exerceu o cargo de professor de Biologia vinculado à Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI); Foi docente substituto no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/UFPI); Foi Coordenador Pedagógico e Professor de Ciências/Biologia na rede privada de Ensino em Teresina-PI; Desenvolve pesquisas acerca da Formação e das Práticas Docentes do professor de Ciências Naturais/Biologia; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino e Formação de Professores de Ciências (GRUPEC) e do Núcleo de Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Federal do Piauí
Título: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE,
Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. Palavras-chave: Formação de professores; Prática Docente; Ensino de Ciências; Desenvolvimento profissional.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2014 - 2015

Universidade Federal do Piauí
Título: A formação continuada do professor de Ciências Naturais em interface com a prática docente,Ano de Obtenção: 2015
Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho.Palavras-chave: Formação Continuada; Prática Docente; Ciências Naturais.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2010 - 2014

Faculdade Integrada do Brasil
Título: Contribuições da coleta seletiva para o desenvolvimento da consciência ambiental

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2013

Universidade Federal do Piauí
Título: Desenvolvimento da consciência ambiental em alunos do 8º ano de uma escola privada do município de Teresina-PI
Orientador: Profª. Drª. Lúcia da Silva Fontes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Ensino de Biologia. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.

2014 - 2014

Trabalho docente e práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. (Carga horária: 200h). , Instituto Frater de Ensino, IFE, Brasil.

2014 - 2014

Leitura dinâmica e memorização. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO NACIONAL DE EXCELÊNCIA HUMANA, INEXH, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Extensão em Língua Inglesa. (Carga horária: 50h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI, SENAC/PI, Brasil.

2011 - 2011

Desenvolvimento e Liderança. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO NACIONAL DE EXCELÊNCIA HUMANA, INEXH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores e Práticas Docentes em Ciências Naturais/Biologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT 2018).Planejamento e Estratégias didáticas para o Ensino de Ciências. 2018. (Seminário).

I Seminário de Iniciação à Docência, Pedagogia Universitária: desafios e perspectivas na formação inicial de professoreres.Necessidades formativas do professor na contemporaneidade. 2017. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecmologia. Estratégias didáticas para o Ensino da Matemática. 2017. (Congresso).

IV Fórum de Educação - Como ensinar bem: desenvolvendo competências e atitudes que façam a diferença na mediação docente. 2016. (Outra).

IV Semana de Educação do Curso de Pedagogia da UFPI.Contribuições da metodologia do ensino por pesquisa na formação de professores de Ciências. 2016. (Simpósio).

IV Seminário de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino nos cursops regulares das Licenciaturas da UFPI.As possibilidades de intervenção no Estágio Supervisionado. 2016. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecmologia. Necessidades formativas do professor na contemporaneidade. 2016. (Congresso).

Encontro Pedagógico - FRATER.Transformação pelo conhecimento: missão, qualidade e comprometimento educacional. 2015. (Encontro).

O que você tem a ver com a corrupção?. 2014. (Outra).

PIAUITEC.A prática pedagógica dos professores do ensino superior: uma pesquisa integrativa. 2014. (Outra).

PIAUITEC.Poluição sonora em escolas públicas: O que diz a literatura. 2014. (Outra).

PIAUITEC.Formação Continuada de professores de ciências naturais: reflexões para o desenvolvimento da ação pedagógica. 2014. (Outra).

Semana Pedagógica - Frater.A valorização do conhecimento prévio do aluno na construção do conhecimento/ Práxis ou indissociabilidade entre teoria e prática na atividade docente/ Planejamento estratégico. 2014. (Encontro).

V Encontro Nacional das Licenciaturas.Coleta seletiva do lixo em interface com o desenvolvimento da consciência ambiental em alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2014. (Encontro).

II Fórum de Educação - Ensinar aprendendo: novos paradigmas na educação. 2013. (Outra).

Semana Pedagógica - Frater.A formação permanente como instrumento mediador para a prática educativa/ Planejamento estratégico, tarefa de casa, avaliação mediadora e desempenho eficiente/ A educação como elo transformador. 2013. (Encontro).

Encontro Pedagógico - Frater.Resiliência. 2012. (Encontro).

Semana Pedagógica - Frater.Como as emoções conduzem a vida de um educador: motivação, autoestima e felicidade nas relações/ O que é e qual a importância da contextualização para o sucesso escolar?/ Projeto Político Pedagógico. 2012. (Encontro).

I Semana Científica da FACIME. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Geovane de Aguiar da Silva

VELOSO, C.; OLIVEIRA, G. P.; BRITO, A. C. V.. Textos de Divulgação Científica como recursos didáticos para o Ensino de Ciências Agrárias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Cristiane da Costa Lima

PEREIRA, A. I. S.;VELOSO, C.; RAMOS, H. M. M.. Plantas medicinais na comunidade quilombola Santo Antônio dos Pretos numa perspectiva etnobotânica no município de Codó-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Lúcia Gomes Silva Cunha

FONTES, L. S.; VITORINO, S. R. C.;VELOSO, C.. Uso do jogo didático ?Estrada dos vírus?: metodologia de ensino para alunos de biologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Giovanna Morghanna Barbosa do Nascimento

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; OLIVEIRA, F. C. S.. ?A CONQUISTA DOS ARTRÓPODES??: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Juliana Carla Costa Rabelo

FONTES, L. S.; OLIVEIRA, F. C. S.;VELOSO, C.. TRILHA DOS ALIMENTOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ozely Ferreira dos Santos

VELOSO, C.; BORGES, G. P. S.; VERAS, G. M. C.. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO PROEJA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Rangel Gandh Cavalcante Lima

VELOSO, C.; BORGES, G. P. S.; PIRES, W. M. M.. AGRICULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Implantação de horta escolar no município de Timbiras - MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Sergiana Sousa de Oliveira Aprígio

CANTANHEDE, L. B.; TRINDADE JUNIOR, O. C.;VELOSO, C.. O contexto da educação ambiental nas escolas públicas de Ensino Médio: um recorte do município de Codó. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Marilene Alves da Anunciação

VITORINO, S. R. C.; SANTOS, C. B. M.;VELOSO, C.. O Ensino de Ciências e o Conhecimento da Biodiversidade em uma escola campesina, José de Freitas-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Benta Alves Pacheco

MENDES SOBRINHO, J. A. de C.;VELOSO, C.; SANTOS, N. P. de C.. A abordagem da temática solo em livros didáticos de Ciências Naturais do 4º ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Andreia da Silva Rodrigues

OLIVEIRA, G. P.;VELOSO, C.; BRITO, A. C. V.. Perfil e perspectivas em relação ao mercado de trabalho dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IFMA-Campus Codó. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Francisca da Cruz de Sousa Vieira

VITORINO, S. R. C.; SANTOS, C. B. M.;VELOSO, C.. Controle biológico: abordagem no ensino de Biologia em uma escola campesina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Amaury da Silva Medeiros

VITORINO, S. R. C.;VELOSO, C.; SANTOS, C. B. M.. Educação do campo e policultivos tradicionais: uma abordagem no ensino de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria da Assunção Silva Carlos

OLIVEIRA, G. P.;VELOSO, C.; SANTOS, F. I. O.. Cadeia produtiva de culturas anuais nas comunidades quilombolas do município de Lima Campos-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Thayanne Dina Rego Guimarães Petit

MENDES SOBRINHO, J. A. de C.;VELOSO, C.; SOARES, A. S.. A abordagem da temática Alimentação nos livros didáticos de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Edileide Ribeiro dos Santos

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; VITORINO, S. R. C.. Contribuições do jogo didático "O caminho dos dos artrópodes" no Ensino de Biologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Evangerlandy Gomes de Macedo

SARMENTO, A. K. C.;VELOSO, C.; SILVA, R. C.. O capital cultural no ensino de Ciências: desigualdade e exclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Alana Mendes Pinheiro Leite

VELOSO, C.; BRITO, A. D.; SILVA, M. D. M.. Reuso de água cinza no campus Codó para a produção de mudas de ipê amarelo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Marillía Victória Pachêco Moura

MENDES SOBRINHO, J. A. de C.;VELOSO, C.; GONZAGA, P. C.. As temáticas que versam sobre o ensino de Ciências presentes em gibis: análise de revistas do Chico Bento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ana Cristina da Silva Reinaldo

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; NASCIMENTO NETO, J. S.. Pós-graduação e mercado de trabalho: exigência de formação continuada como qualificação docente em Ciências Biológicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francinalda da Silva Cardoso

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LOPES, A. S.. Aulas de campo como atividade complementar do Ensino de Ciências e Biologia nas escolas públicas na cidade de Teresina-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Annanda Naíra de Sousa Rodrigues

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; NASCIMENTO NETO, J. S.. Jogo didático: Desvendando o reino Plantae. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Tâmara Caminha Carvalho

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; SILVA, D. R. B. E.. Ações preventivas ao uso de drogas em uma escola pública da rede estadual de Teresina-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Andreia Luiza de Sousa Varao

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; PARANHOS, J. D. N.. O professor de Biologia diante da educação inclusiva na rede pública estadual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Juliana de Oliveira Barbosa

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; PARANHOS, J. D. N.. Uso de coleção entomológica como ferramenta didática alternativa no ensino de Ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Gabriela dos Santos Guedes

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LIMA, V. M. G. C.. Conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio acerca dos materiais utilizados nas aulas práticas de Ciências e Biologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jessica Aline Cardoso Gomes

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LIMA, A. S.. Educação Ambiental na escola pública Centro de Ensino Paulo Freire de Loreto-MA sob a perspectiva de gerenciamento dos resíduos sólidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Stella Márcia de Sousa

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; BARBOSA, D. R. e S.. Conhecimentos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental acerca do lixo eletrônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Priscila Bonfim Santos

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; SILVA, D. R. B. E.. Importância do material lúdico sobre doenças causadas por nematelmintos com alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Teresina-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Noelma Cristina Alves de Sousa

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.;VELOSO, C.. Sensibilização de alunos do Ensino Fundamental sobre o descarte inconsciente do lixo nas vias públicas de Teresina-Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Thalyta Tâmara Duarte de Moura

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.;VELOSO, C.. Modelos táteis didáticos de ensino sobre divisão celular para alunos com deficiência visual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ana Valéria Costa da Cruz

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.;VELOSO, C.. Jardim do conhecimento: uma atividade lúdica no ensino de Botânica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Raquel de Carvalho Costa

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.;VELOSO, C.. Análise da interdisciplinaridade da Educação Ambiental em uma escola pública municipal de Teresina (PI). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antonio Carlos dos Reis Filho

PARANHOS, J. D. N.;VELOSO, C.; VITORINO, S. R. C.. Análise do conteúdo de répteis de um livro de Biologia utilizado em duas escolas do Ensino Médio em Teresina (PI). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Danilo Fernandes Dantas Moura

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; RÊGO, J. V.. Conhecimento dos alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Teresina (PI) sobre a importância das abelhas para o Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Márcia Daiane dos Santos Abreu

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; BARBOSA, D. R. e S.. O conhecimento prévio de alunos do Ensino Médio sobre bactérias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Nayara Thais de Brito Gonçalves

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; BARBOSA, D. R. e S.. Conhecimento sobre serpentes peçonhentas e não-peçonhentas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parauapebas (PA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ANATÁLIA BISPO DOS ANJOS DE SOUSA

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.;VELOSO, C.. Conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre os vermes e suas parasitores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Junielson Soares da Silva

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LIMA, V. M. G. C.. O uso do jogo didático: "Conhecendo os nematelmintos e suas parasitoides" no ensino de Biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Juliete Paulina dos Santos

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LIMA, V. M. G. C.. Educação e saúde: análise sobre a alimentação dos adolescentes em fase escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Adelany Brena Cardoso de Oliveira

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LIMA, V. M. G. C.. O uso do jogo didático no ensino do sistema esquelético e tegumentar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Danielly Cristina da Silva

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LIMA, V. M. G. C.. Doença de chagas: uma abordagem no ensino-aprendizagem de alunos no Ensino Médio da rede pública estadual no município de Teresina-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lucas Augusto Lima Silva

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; LIMA, V. M. G. C.. Atividade lúdica: jogo da memória como ferramenta de apoio no ensino de entomologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antônia Marques de Sousa

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; BARBOSA, D. R. e S.. Gerenciamento de recursos sólidos da construção civil de Teresina-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ana Karoene da Silva Gomes

FONTES, L. S.;VELOSO, C.; BARBOSA, D. R. e S.. Os insetos na concepção dos alunos de Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Teresina-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lilian Rosalina Gomes

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.; BARBOSA, D. R. e S.;VELOSO, C.. Jogo didático: trilhando a primeira lei de Mendel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JEFSON MORAIS RIBEIRO

FONTES, L. S.; PARANHOS, J. D. N.; BARBOSA, D. R. e S.;VELOSO, C.. Aula prática: entomologia básica no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francisco Cesar Alves Bezerra

SANTOS, N. P. de C.;VELOSO, C.; SANTOS, L. R. O.. A utilização dos jogos como estratégia metodológica no ensino da matemática no 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antonio Silva Borges

SANTOS, N. P. de C.;VELOSO, C.; SANTOS, L. R. O.. Resolução de problemas matemáticos com multiplicação e divisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antonio Alves Cardoso Filho

SANTOS, N. P. de C.;VELOSO, C.; SANTOS, L. R. O.. A resolução de problemas para o ensino de matemática como estratégia didática. 2015.

Aluno: Antonio Luis Soares de Sousa

SANTOS, N. P. de C.;VELOSO, C.; SANTOS, L. R. O.. A utilização dos jogos no ensino da matemática nas séries finais no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.

VELOSO, C.; ATANASIO, L. O.; ARAUJO, C. C.. Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto - Área: Educação. 2019. Instituto Federal do Maranhão.

TRINDADE JUNIOR, O. C.;VELOSO, C.; GOMES NETO, J. J.. Processo seletivo público simplificado para contratação temporária de professor substituto - Biologia. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

VELOSO, C.; ARAUJO, R. N. G.; BONFIM, L. O. S.. Prospecção para o obtenção da fécula da Cyperus esculentus L.: avaliação quali-quantitativa, caracterização morfológica, física, química e térmica. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

VELOSO, C.; SANTOS, J. O. C.; ROJAS, M. O. A. I.. A aplicação do conceito CTS/A (Tecnologia, Sociedade e ambiente) na produção e conservação de embutidos. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

VELOSO, C.; ARAUJO, R. N. G.; SILVA, M. D. M.. Toxidade dos óleos essenciais para produção de Sitophilus zeamais (Coleoptera Curculionidae) em grãos de milho. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

VELOSO, C.; VERAS, G. M. C.; REINALDO, L. C. A. L.. Uso do armazenamento herméco para conservação da qualidade dos grãos de feijão-caupi (Vigna unguiculata). 2017. Instituto Federal do Maranhão.

VELOSO, C.; VERAS, G. M. C.; REINALDO, L. C. A. L.. Toxicidade de diversos extratos vegetais para controle da conchonilha de escamas (Diaspis echinocac) em palma forrageira (Opuna ficus-indica (l.) p. mill). 2017. Instituto Federal do Maranhão.

VELOSO, C.; VERAS, G. M. C.; REINALDO, L. C. A. L.. Influência de diferentes níveis de luminosidade na germinação, crescimento e desenvolvimento de porta-enxertos de cajueiro. 2017.

VELOSO, C.; VERAS, G. M. C.; REINALDO, L. C. A. L.. Determinação dos teores de clorofila e seu espectro de absorção de luz em mudas de mamoeiro (Carica papaya L.) sob diferentes condições de sombreamento. 2017.

VELOSO, C.; VERAS, G. M. C.; REINALDO, L. C. A. L.. Prospecção científica e tecnológica do Aedes aegypti: controle e combate da dengue, chikungunya e zica vírus. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

VELOSO, C.; VERAS, G. M. C.; REINALDO, L. C. A. L.. Análise do impacto ambiental provocado pelos resíduos provenientes do matadouro no rio Itapecuru na cidade de Codó, MA.. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Ribamar Torres Rodrigues

Augusto Sobrinho, José; MENDES, B. M. M.;RODRIGUES, J. R. T.; PORTELA, J. L.. Formação continuada do professor de ciências naturais e seus reflexos na prática docente. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Kelly Mayara Silva da Paz Santos

FONTES, L.S.;SANTOS, K. M. S. P.; ROCHA, J. R. S.; Barbosa, D. R. S.. DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PRIVADA NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal do Piauí.

José de Ribamar de Sousa Rocha

ROCHA, J. R. S.; FONTES, L. S.; SANTOS, K. M. P.. Desenvolvimento da consciência ambiental em alunos do 8* ano de uma escola privada no município de Teresina-Pi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

MENDES SOBRINHO, J. A. C.; RODRIGUES, José Ribamar Torres; MENDES, B. M. M.. A Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais em Interface com a Prática Docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

MENDES SOBRINHO, J. A. de C.; MENDES, B. M. M.; RODRIGUES, José Ribamar Torres. Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e seus Reflexos na Prática Docente. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Lúcia da Silva Fontes

Lúcia.S.FONTES.SANTOS, K.M.S.P.; ROCHA, J.R.S.;BARBOSA, D.R.S.. DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Curso Noturn) - Universidade Federal do Piauí.

Valdirene Gomes de Sousa

MENDES SOBRINHO, J. A. C.; MENDES, B. M. M.; CARVALHEDO, J. L. P.; RODRIGUES, J. R. T.;SOUSA, V. G. de. A formação continuada do professor de Ciências Naturais em interface com a prática docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Josania Lima Portela Carvalhêdo

MENDES SOBRINHO, J. A. C.;CARVALHÊDO, J. L. P. ou PORTELA, J. L.; MENDES, B. M. M.; RODRIGUES, J. R. T.; SOUSA, Valdirene Gomes de. A Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais em Interface com a Prática Docente.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Josania Lima Portela Carvalhêdo

MENDES SOBRINHO, J. A. C.;CARVALHÊDO, J. L. P. ou PORTELA, J. L.; MENDES, B. M. M.; RODRIGUES, J. R. T.. Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e seus Reflexos na Prática Docente. 2015.

Douglas Rafael e Silva Barbosa

FONTES, L.S.; SANTOS, K. M. S. P.; ROCHA, J. R. S.;BARBOSA, D. R. S.. Desenvolvimento da consciência ambiental em alunos do 8º ano de uma escola privada no município de Teresina-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alana Rayssa Lopes Magalhães

RECURSOS METODOLÓGICOS LÚDICOS E EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: construção, aplicação e avaliação; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Maria Eldes Ribeiro Freitas

As práticas de avaliação no ensino de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Delvane Lima dos Santos

USO DE MAPAS MENTAIS COMO MECANISMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Raimundo Nonato da Silva Filho

O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E A PRÁTICA DOCENTE; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Adriana Gomes dos Santos

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHAREIS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Gerson Araújo Júnior

Contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do professor de Ciências Agrárias no IFMA ? Campus Codó; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Geovane de Aguiar da Silva

Textos de Divulgação Científica como recursos didáticos para o Ensino de Ciências Agrárias; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Rangel Gandh Cavalcante Lima

AGRICULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Implantação de horta escolar no município de Timbiras - MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Ozely Ferreira dos Santos

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO PROEJA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Alana Mendes Pinheiro Leite

Reuso de água cinza do IFMA campus Codó para a produção de mudas de ipê amarelo Tabebuia serratifolia (Vahl) Nich; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Raimundo Nonato da Silva Filho

O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Ozely Ferreira dos Santos

A EXPERIÊNCIA DO PROEJA: desafios e perspectivas dos sujeitos envolvidos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Luis Arthur Sousa Santos

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA EDUCATIVA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Geovane de Aguiar da Silva

Textos de Divulgação Científica como recursos didáticos para o Ensino de Ciências Agrárias; 2019; Iniciação Científica - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Maria Iris dos Santos Costa

EFICIÊNCIA DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims) EM DIFERENTES FORMAS DE POLINIZAÇÃO NA REGIÃO DOS COCAIS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Caio Veloso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

Desenvolvimento profisssional de docentes em Ciências Naturais; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

A Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais em Interface com a Prática Docente; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho;

Lúcia da Silva Fontes

DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Curso Noturn) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Lúcia da Silva Fontes;

Lúcia da Silva Fontes

Orientação à monitoria da disciplina disciplina Morfologia e Fisiologia de Invertebrados II; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas _Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Lúcia da Silva Fontes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • APRIGIO, S. ; CANTANHEDE, L. B. ; CANTANHEDE, S. ; TRINDADE JUNIOR, O. C. ; VELOSO, C. . ABORDAGEM AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE AS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DURANTE O ENSINO MÉDIO. PESQUISA EM FOCO (UEMA) , v. 24, p. 43-65, 2019.

  • VELOSO, C. ; GONDINHO, M. R. R. ; GONDINHO, M. D. R. . Formação continuada do professor de história: legislação e considerações importantes. VOZES, PRETÉRITO & DEVIR , v. 8, p. 107-123, 2018.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Contribuições da formação continuada na ótica do professor de Ciências Naturais (eletrônico). RETRATOS DA ESCOLA , v. 11, p. 309-321, 2017.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Contribuições da formação continuada na ótica do professor de Ciências Naturais (impresso). RETRATOS DA ESCOLA , v. 11, p. 309-321, 2017.

  • VELOSO, C. . A Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais em Interface com a Prática Docente (e-book). 1. ed. Teresina-PI: EDUFPI, 2016. v. 1. 182p .

  • VELOSO, C. . A Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais em Interface com a Prática Docente (impresso). 1. ed. Teresina-PI: EDUFPI, 2016. v. 1. 182p .

  • VELOSO, C. ; GONDINHO, M. R. R. ; GONDINHO, M. D. R. . Formação continuada do professor de Ciências Naturais: da década de 1960 à contemporaneidade. In: Stanley Braz de Oliveira; Shirlei Marly Alves; Marta Rochelly Ribeiro Gondinho. (Org.). Profissão docente: teorias & práticas (impresso). 1ed.São Raimundo: EdFAM, 2019, v. 1, p. 61-78.

  • VELOSO, C. ; GONDINHO, M. R. R. ; GONDINHO, M. D. R. . Formação continuada do professor de Ciências Naturais: da década de 1960 à contemporaneidade. In: Stanley Braz de Oliveira; Shirlei Marly Alves; Marta Rochelly Ribeiro Gondinho. (Org.). Profissão docente: teorias & práticas (e-book). 1ed.São Raimundo: EdFAM, 2019, v. 1, p. 61-78.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). PRÁTICAS DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS: percursos de pesquisas (impresso). 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. único, p. 69-86.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). Práticas da docência em ciências em diferentes contextos: percursos de pesquisas (E-book). 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. único, p. 69-86.

  • GOMES, J. A. C. ; MENDES, C. C. M. ; SILVA, G. M. ; FONTES, L. S. ; VELOSO, C. . Educação ambiental: concepções e práticas docentes. In: Victória do Nascimento Viana; Wellington Romão Oliveira; Aline Neris de Carvalho Maciel; Edson Vicente da Silva. (Org.). Ecopedagogia na Educação Ambiental formal e informal. 1ed.Mossoró-RN: Edições UERN, 2017, v. 1, p. 108-115.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (impresso). In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). As lentes da pesquisa: possibilidades de análise sobre formação de professores e práticas educativas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 261-277.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (e-book). In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho; Valdirene Gomes de Sousa; Robson Carlos da Silva. (Org.). As lentes da pesquisa: possibilidades de análise sobre formação de professores e práticas educativas. 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 261-277.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais: contribuições e Estratégias de ensinar-aprender. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). PERCURSOS DE PESQUISAS SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 61-83.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais: contribuições e Estratégias de ensinar-aprender. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). Percursos de pesquisas sobre ensino e formação de professores de ciências naturais (e-book). 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 61-83.

  • GONDINHO, M. R. R. ; VELOSO, C. ; GONDINHO, M. D. R. . Professores leitores e suas histórias: tessituras plurais de experiências com a leitura literária. In: Cintya Kelly Barroso Oliveira et al. (Org.). Literatura & Educação: teoria, ensino e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 189-200.

  • GONDINHO, M. R. R. ; VELOSO, C. ; GONDINHO, M. D. R. . Um convento, um bairro, uma escola: impressões dos sujeitos/professores e seus feitios cotidianos. In: Fauston Negreiros; Allan Henrique Bacelar da Silva; Algeless Milka Pereira Meireles da Silva. (Org.). Escola e sociedade: construtos histórico-culturais. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 45-59.

  • GONDINHO, M. R. R. ; VELOSO, C. ; GONDINHO, M. D. R. . Habitus leitor: experiências de leitura investigadas através da trajetória biográfica de professoras. In: Fauston Negreiros; Allan Henrique Bacelar da Silva; Algeless Milka Pereira Meireles da Silva. (Org.). Escola e sociedade: construtos histórico-culturais. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 214-229.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Formação continuada e o processo formativo do professor de Ciências Naturais: uma contextualização histórica. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica: relatos de pesquisas. 1ed.Teresina-PI: Edufpi, 2016, v. 1, p. 13-46.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Caracterização da Formação Continuada do professor de Ciências Naturais. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica: relatos de pesquisas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 151-176.

  • GONDINHO, M. R. R. ; VELOSO, C. ; GONDINHO, M. D. R. . Reminiscências de professoras pioneiras: política de Ensino Superior no município de Picos-Piauí. In: Fauston Negreiros; Algeless Milka Pereira Meireles da Silva. (Org.). Políticas educacionais e escolarização em diferentes contextos. 1ed.Teresina-PI: ADUFPI, 2016, v. 1, p. 182-198.

  • GONDINHO, M. R. R. ; VELOSO, C. ; GONDINHO, M. D. R. . Tessituras plurais e políticas educativas: Olhares sobre a Escola Pública Brasileira e o Aperfeiçoamento Docente em Anísio Teixeira, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. In: Fauston Negreiros; Algeless Mika Pereira Meireles da Silva. (Org.). Políticas educacionais e escolarização em diferentes contextos. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 241-253.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Formação Continuada de Professores e suas Articulações com o Ensino de Ciências Naturais. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). Educação em Ciências Naturais: reflexões sobre formação e prática docentes em contextos de pesquisas. 1ed.Teresina-Pi: EDUFPI, 2015, v. 1, p. 61-81.

  • VELOSO, C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . A Prática Docente em Interface com o Ensino de Ciências Naturais. In: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. (Org.). Educação em Ciências Naturais: reflexões sobre formação e prática docentes em contextos de pesquisas. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2015, v. 1, p. 193-212.

  • VELOSO, C. ; GUEDES, G. S. ; FONTES, L. S. . COLETA SELETIVA DO LIXO EM INTERFACE COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: ENALIC, 2014, Natal-RN. Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Rio Grande no Norte: EDUFRN, 2014.

  • VELOSO, C. . Estratégias didáticas para o ensino da matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. A. C. ; MENDES, C. C. M. ; FONTES, L. S. ; VELOSO, C. . Educação ambiental: concepções e práticas docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VELOSO, C. . Necessidades formativas e a ação docente na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALVES, N. M. N. ; VELOSO, C. ; SANTOS, N. P. de C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . A prática dos professores do ensino superior: uma pesquisa integrativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, M. L. ; GONÇALVES, N. M. N. ; VELOSO, C. . Poluição sonora em escolas públicas: o que diz a literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VELOSO, C. ; FONTES, L. S. ; GUEDES, G. dos S. . Coleta seletiva do lixo em interface com o desenvolvimento da consciência ambiental em alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VELOSO, C. ; GONÇALVES, N. M. N. ; SANTOS, N. P. de C. ; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. . Formação Continuada de Professores de Ciências Naturais: reflexões para o desenvolvimento da ação pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA EDUCATIVA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO, Descrição: O presente estudo consiste em uma análise de como a Educação Ambiental é trabalhada no âmbito do Ensino Médio em escolas públicas do município de Codó-MA. Para conduzir a discussão acerca do tema, elaborou-se o seguinte objetivo de pesquisa: analisar como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada pelos professores do município de Codó-MA em turmas do Ensino Médio. Especificamente, busca-se: verificar as atividades desenvolvidas pelos professores do município de Codó-MA de modo a trabalhar a temática Educação Ambiental com os alunos do Ensino Médio; identificar a concepção desses professores acerca da importância da abordagem da Educação Ambiental em sala de aula; e compreender como estes avaliam a eficácia das atividades realizadas no que concerne à temática ambiental. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Biológicas que atuam no município de Codó-MA, em turmas do Ensino Médio. Os dados da pesquisa serão coletados a partir da realização de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da abordagem da temática ambiental nas instituições de Ensino do município em foco e a análise dos dados procurará descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Caio Veloso - Coordenador / Luis Arthur Sousa Santos - Integrante / Gyordanna Patricia Silva Borges - Integrante.

  • 2018 - 2019

    O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE, Descrição: O presente estudo consiste em uma análise da prática docente do professor de Ciências Agrárias no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) ? Campus Codó. Para conduzir a discussão acerca do tema, elaborou-se o seguinte objetivo de pesquisa: analisar como o processo formativo do professor de Ciências Agrárias contribui para o desenvolvimento de sua prática docente. Especificamente, busca-se: caracterizar o perfil dos professores de Ciências Agrárias do IFMA ? Campus Codó; compreender o processo formativo (inicial e continuado) desses professores; descrever a prática docente dos profissionais em análise; identificar as contribuições da formação (inicial e continuada) para a sua prática docente. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem oito professores de Ciências Agrárias que atuam no IFMA ? Campus Codó. Os dados da pesquisa serão coletados a partir da realização de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da prática docente e do processo formativo em Ciências Agrárias. A análise dos dados procurará descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas. Os resultados da pesquisa poderão subsidiar debates e desenvolver políticas públicas que possam a vir a possibilitar melhorias no processo formativo e nas práticas dos professores de Ciências Agrárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Caio Veloso - Coordenador / Raimundo Nonato da Silva Filho - Integrante.

  • 2018 - 2019

    A EXPERIÊNCIA DO PROEJA: desafios e perspectivas dos sujeitos envolvidos, Descrição: A pesquisa em tela tem como objetivo investigar os desafios e expectativas de alunos matriculados no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Codó, no ano de 2018. Especificamente, almeja-se verificar os problemas, dificuldades, necessidades e possibilidades deste público alvo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, que envolverá a análise documental da inserção e permanência dos alunos no Programa e a realização de entrevistas, utilizando como técnica de alcance, o questionário. A análise dos dados buscará descrever e interpretar o conteúdo coletado. Com este estudo, pretende-se descortinar a realidade dos partícipes da pesquisa para que se proponham ações voltadas tanto a garantir a permanência, como a realizar debates com vistas a propiciar perspectivas futuras aos alunos em foco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Caio Veloso - Coordenador / Ozely Ferreira dos Santos - Integrante.

  • 2018 - 2019

    EFICIÊNCIA DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims) EM DIFERENTES FORMAS DE POLINIZAÇÃO NA REGIÃO DOS COCAIS, Descrição: No Brasil, a cultura do maracujá é utilizada para consumo fresco, mas sua maior importância econômica está na utilização para fins industriais. Porém, o maracujazeiro é uma planta alógama por excelência e a polinização é um importante fator a se considerar na cultura desse vegetal, pois a frutificação, a qualidade, o tamanho e o peso dos frutos, além da porcentagem de suco, dependem da eficiência desse fator. Destarte, o objetivo deste trabalho é analisar a produtividade do maracujá amarelo por três diferentes formas de polinização: polinização natural, polinização artificial (dedeiras de flanela) e polinização natural mais artificial, na região de Codó-MA. Será utilizado o deliamento experimental de blocos casualizado (DBC) com 2 blocos, 4 repetições, 12 parcelas, totalizando 24 plantas e para comparação de médias, o teste Tuckey ao nível de 5% de probabilidade e teste Dunnet a 1% de probabilidade, sendo analisado a testemunha (plantas com flores livres). Espera-se que essa pesquisa possa oferecer um conjunto de informações que representem uma alternativa viável para os agricultores na região dos cocais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Caio Veloso - Coordenador / Maria Dorotéia Marçal da Silva - Integrante / Maria Iris dos Santos Costa - Integrante / Giovana Lopes da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Textos de Divulgação Científica como recursos didáticos para o Ensino de Ciências Agrárias, Descrição: Este estudo tem por objetivo analisar as características e formas de utilização dos Textos de Divulgação Científica como recursos didáticos para o ensino de Ciências Agrárias. Especificamente, buscaremos selecionar e caracterizar os Textos de Divulgação Científica publicados na revista Ciência Hoje, no período de 2013 a 2018, que possam ser utilizados como ferramentas para o ensino de Ciências Agrárias; e discutir a utilização desses recursos nas aulas da referida área do conhecimento. A pesquisa apoia-se em métodos quanti-qualitativos, e envolverá a seleção e caracterização dos artigos da revista Ciência Hoje que possam ser utilizados como recurso didático para o ensino de Ciências Agrárias, publicadas no período de 2013 a 2018, e, posteriormente, uma discussão, apoiada na literatura, de como tais textos podem vir a ser utilizados pelos docentes em sala de aula. Esperamos que este estudo contribua para que os professores percebem o potencial dos Textos de Divulgação Científica como ferramentas de ensino, de modo a possibilitar aos docentes diversificar as metodologias de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Caio Veloso - Coordenador / Geovane de Aguiar da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2016

    A formação para a docência e suas articulações com o currículo da educação básica: reflexões sobre práticas mediadas pelo diálogo, Descrição: Nos últimos anos temos dedicado especial atenção às temáticas formação de professores, pratica pedagógica e saberes docentes; com ênfase nos ensinos de Ciências Naturais e Matemática. Este projeto de pesquisa intitulado A Formação para a Docência e suas Articulações com o Currículo da Educação Básica: reflexões sobre praticas mediadas pelo dialogo , apoiada pelo CNPQ com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa para seu coordenador, tem como objetivo geral Investigar o processo de formação de docentes e como essa formação se articula com o currículo escolar, da educação básica, buscando compreender a pratica pedagógica mediada pelo dialogo e seus reflexos na formação do educando . Especificamente, pretendemos: caracterizar o ensino de Ciências Naturais e da Educação Matemática como disciplinas escolares; compreender a gestão/ implementação do currículo escolar, com ênfase nos anos iniciais do ensino Fundamental e em disciplinas de Ciências Naturais e Matemática do ensino Fundamental maior e Médio; aprofundar sobre as características da prática pedagógica na educação básica; compreender os processos de aquisição e de mobilização dos saberes docentes, a partir de narrativas de docentes de Ciências Naturais e de Matemática da escola Básica; aprofundar sobre as tendências atuais para o ensino e o currículo em Ciências Naturais; aprofundar sobre as influencias das propostas curriculares e dos materiais didáticos na pratica pedagógica dos professores em Ciências Naturais e Matemática da educação Básica; compreender como as atividades de formação continuada têm contribuído para atender as necessidades formativas dos professores e seus reflexos no ensino-aprendizagem da escola Básica; investigar o processo de formação continuada de professores no semiárido piauiense; subsidiar o desenvolvimento de atividades de Iniciação Cientifica e Orientações no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI e na graduação. O problema central de pesquisa: como tem ocorrido a formação de docentes e como essa formação se articula com o currículo escolar, da educação básica com vistas à formação do educando critico e consciente de seu papel na sociedade? O referencial teórico contempla Freire (1995, 1996, 1997), com a dialogicidade e problematização; Perez Gómez (2000), Schon (2000), Gatti (1996, 2010), Marin (1995), Mendes Sobrinho (2006, 2007, 2012), Mendes Sobrinho e Carvalho (2006), Pimenta (2002), Veiga e Amaral (2002) e Scheibe (2002), Nóvoa (1992), Giroux (1996), Imbernón (2010) e Mendes Sobrinho e Lima (2012) - para a formação de professores; Krasilchik (1988), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) e Mendes Sobrinho (1998, 2002) - sobre ensino de Ciências Naturais; Alarcão (2007), Contreras (2002) e Souza (2009) sobre prática pedagógica. Além de Tardif (2002), sobre os saberes docentes e Pacheco sobre currículo dentre outros. O estudo será explicativo e de natureza qualitativa utilizando, principalmente, a investigação-ação, bem como o método autobiográfico e os estudos sobre historias de vida, para algumas situações. A análise documental, a observação, o questionário e a entrevista semiestruturada serão as técnicas/ instrumentos de coleta de dados. A abordagem será de cunho quanto-qualitativa e consistira na execução das seguintes etapas:a) Levantamentos Preliminares b) Pesquisa empírica - balizados na investigação-ação também serão realizadas entrevistas e aplicados questionários semiestruturados, com os sujeitos selecionados para cada amostra indicadas em subprojetos (professores ou alunos ou ambos) e delimitações metodológicas específicas. A historia de vida emerge como uma forma de obtenção de relatos retrospectivos da experiência de cada sujeito e que contribuíram para a constituição de sua experiência de vida, com reflexos no contexto das praticas pedagógicas e da construção social do currículo escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Caio Veloso - Integrante / Nilda Masciel Neiva Gonçalves - Integrante / Náldia Paula de Carvalho Santos - Integrante / José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho - Coordenador / Elmo de Souza Lima - Integrante / Antonina Mendes Feitosa Soares - Integrante / Valdirene Gomes de Sousa - Integrante / Alan Kardec C. Sarmento - Integrante / Rosane Carvalho Leite - Integrante / Wanna Santos de Araújo - Integrante / Patrícia da Cunha Gonzaga - Integrante / Leila Pereira da Silva - Integrante / Jéssica Maria Pereira de Sousa Porfírio - Integrante / Sueli de Brito Silva - Integrante / Renata Maria Silva Viana - Integrante / Conceição de Maria Ribeiro dos Santos - Integrante / Debora Tamires Gomes de Oliveira - Integrante / Cláudia Regina Veras e Silva - Integrante / Janaina Gomes Viana de Souza - Integrante / Samara Borges da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Maranhão, Campus Codó. , Povoado Poraqué, Zona rural, 65400000 - Codó, MA - Brasil, Telefone: (99) 36693000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Secretaria de Educação e Cultura do Piaui

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2013 - 2014

    Secretaria de Educação e Cultura do Piaui

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Metodologia das Ciências da Natureza (Pedagogia); Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia (Licenciatura em Ciências Biológicas); Estágio Supervisionado I (Licenciatura em Ciências da Natureza), Estágio Supervisionado IV - anos iniciais do Ensino Fundamental (Pedagogia).

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitor da disciplina Morfologia e Fisiologia de Invertebrados II.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitor da disciplina Morfologia e Fisiologia de Vertebrados II.

  • 2010 - 2016

    INSTITUTO FRATER DE ENSINO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico do Ensino Médio, Carga horária: 20

  • 2009 - 2016

    INSTITUTO FRATER DE ENSINO

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia, Carga horária: 20

  • 2016 - 2016

    Faculdade Evangêlica do Meio Norte

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - Pós Graduação, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor da disciplina Princípios e Métodos da Gestão e Supervisão Escolar para o curso de Pós-graduação em Gestão e Supervisão Escolar.

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal do Maranhão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Metodologias e Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática (Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática); Metodologia da Pesquisa Científica (Licenciatura em Ciências Biológicas); Metodologia do Ensino das Ciências Agrárias (Licenciatura em Ciências Agrárias); Fisiologia Vegetal (Bacharelado em Agronomia); Anatomia Vegetal (Bacharelado em Agronomia; Licenciatura em Ciências Biológicas); Fisiologia e Anatomia Vegetal (Licenciatura em Ciências Agrárias); Botânica Geral (Licenciatura em Ciências Agrárias); Morfologia Externa e Sistemática Botânica (Bacharelado em Agronomia); Ecologia Básica (Curso Técnico em Meio Ambiente); Biologia I, II e III (Cursos Técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Meio Ambiente e Informática).