Jonas Soares Lana

Jonas Soares Lana é professor no Instituto Federal do Rio de Janeiro (campus Belford Roxo) e desenvolve pesquisas nas áreas de música popular, etnomusicologia e antropologia. Tem bacharelado e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Parte de sua pesquisa de doutorado foi realizada no Departamento de Música da Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio, EUA). É autor do livro Rogério Duprat, Arranjos de Canção e a Sonoplastia Tropicalista? (no prelo), bem como de artigos científicos. Colaborou como redator para a seção "Música" da Enciclopédia Itaú Cultural. Mais recentemente, iniciou uma pesquisa sobre música, memória social e movimentos sociais na Baixada Fluminense, com foco na história do Centro Cultural Donana - Belford Roxo/RJ). Colabora atualmente como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista
Orientador: em Case Western Reserve University ( Robert Walser)
com Valter Sinder. Coorientador: Júlio Cesar Valladão Diniz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Rogério Duprat; Arranjo de Canção; Tropicalismo Musical; Trabalho Compartilhado.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Mestrado em História

2003 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Sob o selo nacional, sobre o solo popular: as ressonâncias de uma nação na obra para violão de Heitor Villa-Lobos,Ano de Obtenção: 2006
Heloisa Maria Murgel Starling.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Heitor Villa-Lobos; Violão solo; Nação; Música popular brasileira; História do Brasil República; História da música. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Graduação em História

1998 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Música, cultura e sociedade no Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: História da Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LANA, Jonas S. . Ciclo de Palestras Artesanato, Cultura e Sociedade. 2019. (Outro).

LANA, Jonas S. ; AL., E. . II Bel Cultural. 2019. .

PIMENTEL, Alexandre ; LANA, Jonas S. ; ROSA, Clariza ; SABRÁ, Flávio ; SANTOS, Heloisa ; LIMA, J. C. ; BUENO, H. . Moda é Cultura + Modaria. 2018. (Outro).

LANA, Jonas S. ; AL., E. . 1a Semana de Integração Acadêmica. 2018. (Outro).

LANA, Jonas S. ; Et al . 1a Bel Cultural. 2018. .

BARROS, F. M. ; LANA, Jonas S. ; RIVRON, V. . Coordenação do Simpósio La producción y el arreglo: composiciones estéticas, técnicas y sociales ((XII Congreso de la IASPM-AL). 2016. (Congresso).

BACAL, T. B. ; SANTOS, N. S. ; MONTARDO, D. L. O. ; LANA, Jonas S. . Coordenação do Simpósio Perspectivas Antropológicas de la Música, Performance y Identidad (IV Congeso Latinoamericano de Antropología). 2015. (Congresso).

GIACOMINI, Sonia Maria ; Parada, M. ; Madiagne, D. ; Hirsch, O. N. ; Canegal, A. L. ; LEVY, A. ; MIRANDA, L. ; LANA, Jonas S. . Seminário Internacional Brasil-Senegal. 2011. (Congresso).

LANA, Jonas S. ; BORGES, A. C. ; MARTINS, B. V. ; REZENDE, C. T. F. ; OLIVEIRA, C. G. ; CORREA., D. M. ; STARLING, H. M. M. ; MATOZINHOS, L. D. ; ELIAN, M. T. ; GOMES, R. L. . 1964 1984 2004: abre as páginas desse livro. 2004. (Exposição).

LANA, Jonas S. ; STARLING, B. P. ; MOTA, B. T. G. ; STARLING, H. M. M. ; BRAGA, G. F. ; MATOZINHOS, L. D. ; ELIAN, M. T. ; SOARES, P. E. F. ; OLIVEIRA, C. G. ; MARTINS, B. V. . Liberdade, essa palavra. 2004. (Exposição).

LANA, Jonas S. . Desafios do Republicanismo. 2002. (Congresso).

LANA, Jonas S. ; OLIVEIRA, C. F. G. ; MARTINS, B. V. ; FOREAUX, F. G. A. ; STARLING, H. M. M. . Exposição Juscelino Prefeito. 2002. (Exposição).

LANA, Jonas S. . Decantando a República: um inventário histórico e político da Música Popular Brasileira. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

43o Encontro Anual da ANPOCS.A CRÍTICA PROFISSIONAL E OUTRAS MEDIAÇÕES NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO SOCIAL DA MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CANÇÕES DE PRINCE (1985-86),. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Regional Sudeste de História Oral.Centro Cultural Donana: arte, sociabilidade e resistência na Baixada Fluminense. 2019. (Encontro).

IV Congreso Latinoamericano de Antropología: Las antropologías latinoamernicanas frente a un mundo en tratransición. Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista. 2015. (Congresso).

IV Congresso de Comunicação & Música. Massa Sonora, Massa Crítica: Experimentação e alteridade nas gravações tropicalistas com arranjos de Rogério Duprat. 2015. (Congresso).

29a Reunião Brasileira de Antropologia. A 'metafonografia' tropicalista e a desnaturalização do realismo fonográfico.. 2014. (Congresso).

IV Reunião Equatorial de Antropologia/XIII Reunião de Antropólogos do Norte e do Nordeste.O artífice eletroacústico: Rogério Duprat, arranjador tropicalista. 2013. (Encontro).

II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro.?A cabrocha escorregando no sabão?: o arranjo musical de Rogério Duprat para a versão de ?Chão de Estrelas? dos Mutantes. 2012. (Simpósio).

Semana acadêmica de História da C. U. Geraldo Di Biase.O Modernismo e suas repercussões na arte brasileira. 2012. (Simpósio).

Colóquio Temático Música Brasileira em Perspectiva (Escola de Música da UFMG).A atuação de Rogério Duprat como arranjador de canções tropicalistas. 2011. (Encontro).

27a Reunião Brasileira de Antropologia. Performance, invenção e subversão: reflexões sobre o uso dos conceitos de estratégia e de tática de Michel de Certeau no estudo da música. 2010. (Congresso).

Seminário do Laboratório de Teorias da Cultura/Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.Os arranjos de Radamés Gnattali (1937-1945) e Rogério Duprat (1967-1973) e a inserção dos arranjadores no processo de construção e desconstrução da identidade nacional brasileira. 2009. (Outra).

XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG.Os Festivais de Canção Popular do Vale do Jequitinhonha: canção, movimentos sociais e identidade regional (1978-89). 2008. (Encontro).

Disciplina História e Música C/UFMG.As ressonâncias de uma nação na obra para violão solo de Heitor Villa-Lobos (1908-1940). 2006. (Outra).

I Encontro de Estudos da Música Popular Brasileira.Os corais orfeônicos de Heitor Villa-Lobos e a catequização nacionalista na Era Vargas: autoritarismo, música popular e educação musical. 2006. (Encontro).

I Encontro de Historiografia Brasileira.Tempo e história, identidade e memória: utopia nacionalista na música de Heitor Villa-Lobos. 2006. (Seminário).

Sétimo Seminário de Pesquisa e Extensão.CD ROM Visionários: imaginação republicana em Minas nos séculos XVIII, XIX e XX. 2005. (Oficina).

XIV Encontro Regional de História.A ressonância de uma nação no violão de Heitor Villa-Lobos. 2004. (Encontro).

Encontros de pesquisa: história e culturas políticas.Acesso ao acervo do DOPS/MG: digitalização, indexação e informatização. 2003. (Encontro).

Projeto Musicart.Decantando a República. 2003. (Encontro).

XIII Encontro Regional de História (ANPUH-MG).A Mediação Cultural na canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. 2002. (Encontro).

Decantando a República: um inventário histórico e político da Música Popular Brasileira.A Mediação Cultural na canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Moritz

SINDER, Valter; BACAL, T. B.;LANA, Jonas S.. Arte, Política e Guerra Cultural - Um estudo antropológico sobre a mostra Queermuseu. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Barreto Pinto

SINDER, Valter;LANA, Jonas S.; CASTRO, R. O.; CUNHA, S. D. B. C.. "Vou fingindo que sou rico pra ninguém zombar de mim": A malandragem nas letras dos sambas de Noel Rosa pelo viés do humor. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Anne Christina Duque Estrada Meyer

LANA, Jonas S.; WOLFF, Marcus; ROMERO, Avelino. VERA JANACOPULOS E A MÚSICA DO SÉCULO XX. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias

BARBEITAS, Flávio; FERNANDES, M. R. C.;LANA, Jonas S.; ASSIS, Ana Cláudia. A canção tropicalista: um percurso crítico. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Victor Henrique de Resende

ASSIS, Ana Cláudia; BARBEITAS, Flávio; CAMPOLINA, Eduardo; FERRETI, D.;LANA, Jonas S.. Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo Rubião de Andrade

LANA, Jonas S.. "O maior carnaval do mundo": discursos e repertórios no carnaval de rua do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tiago dos Santos Souza

VOLPE, M. A.; BARROS, F. M.;LANA, Jonas S.. João Gilberto, Caetano Veloso e a busca pela organicidade seletiva na música popular brasileira (1965-1968). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Henrique de Resende

ASSIS, Ana Cláudia;LANA, Jonas S.; CAMPOLINA, Eduardo. Entre a metralhadora, a quixada de burro e o LSD: sonoridades do rock no Brasil dos anos 1970. 2017.

Aluno: Rafael Barreto Pinto

SINDER, Valter;LANA, Jonas S.; CUNHA, S. D. B. C.. "Vou fingindo que sou rico pra ninguém zombar de mim": uma análise sobre aristocracia e malandragem pela ótica do samba e do humor nas letras de Noel Rosa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Kellen Cristina Xavier Julio

Hirsch, O. N.; GIACOMINI, Sonia Maria;LANA, Jonas S.. De "mucama" à "empreguete": análise da representação da empregada doméstica negra a partir do estudo de caso da novela "Cheias de Charme". 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Afrodescendente) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luzia Schmitd Carvalho

Hirsch, O. N.; GIACOMINI, Sonia Maria;LANA, Jonas S.. Quilombolas do Sacopã: identidade e resistência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Afrodescendente) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Natalia da Luz

GIACOMINI, Sonia Maria; Hirsch, O. N.;LANA, Jonas S.. Circuncisão feminina: ativismo e pertencimento em mulheres somalis na contemporaneidade. 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Santuza Cambraia Naves

NAVES, S. C.; STARLING, H.; DUTRA, E. R. F.. As ressonâncias de uma nação nos cinco Prelúdios para Violão Solo de Heitor Villa-Lobos. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Santuza Cambraia Naves

NAVES, S. C.; LAGROU, E.; ALMEIDA, M. I. M.; SINDER, Valter. A atuação de Rogério Duprat como arranjador de canções tropicalistas: música, agência e invenção. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - PUC-Rio.

Maria Isabel Mendes de Almeida

SINDER, V.; Diniz, J.C.V.; IKEDA, A.T.; ZAN, J.R.;ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; BRITTO, P.F.H.. O artífice eletroacústico: Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista.. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Socias) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Isabel Mendes de Almeida

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de. A atuação de Rogério Duprat como arranjador de canções tropicalistas:música,agência e invenção.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-Rio.

Elsje Maria Lagrou

Santusa Cambraia Naves; Almeida, M.I.; Sinder, V.;LAGROU, Els. Jonas Soares Lana A atuação de Rogério Duprat como arranjador de canções tropicalistas: música, agência e invenção. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em antropologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Paulo Fernando Henriques Britto

BRITTO, PAULO HENRIQUES; SINDER, V.; DINIZ, Júlio Cesar Valladão; IKEDA, A. T.; ZAN, J. R.; ALMEIDA, M. I. M.. O artífice eletroacústico: Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Valter Sinder

SINDER, V.. Rogério Duprat, Song Arrangements and Tropicalist Sound Design. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Valter Sinder

NAVES, S. C.; LAGROU, E.;SINDER, V.. A atuação de Rogério Duprat como arranjador de canções tropicalistas: música, agência e invenção. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Eliana Regina de Freitas Dutra

DUTRA, Eliana de Freitas; STARLING, H. M. M.; NAVES, S. C.. As Ressonãncias de uma nação nos Cinco Prelúdios para Violão solo de Heitor Villa-Lobos. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; DUTRA, Eliana Regina de Freitas; NAVES, Santuza Cambraia. A Ressonância de uma Nação no violão de Villa-Lobos. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.. Exame de Qualificação de Mestrado. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; PIMENTEL, Thaís Veloso Cougo; FURTADO, J. P.. A mediação cultural na canção de Luiz Gonzaga. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rafael Barreto Pinto

Vou fingindo que sou rico pra ninguém zombar de mim: a malandragem nas letras dos sambas de Noel Rosa pelo viés do humor; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Jonas Soares Lana;

Ricardo Correia Carramillo Caetano

Heavy metal e o satanismo: uma perspectiva sociológica sobre a estigmatização e a construção do significado da arte; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Jonas Soares Lana;

Heitor Schmid Zaghetto Gama

Rapaz, nordestino, latino-americano, morador de rua: a identidade plural de Belchior em palavras e músicas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jonas Soares Lana;

Eduardo José Cordeiro

Os FESTIVALEs e os movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha: canção, mediação cultural e identidade regional (1978-1989); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jonas Soares Lana;

Sânzio Carvalho e Silva

Os FESTIVALEs e os movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha: canção, mediação cultural e identidade regional (1978-1989); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jonas Soares Lana;

Sinthia Cassiane Chaves dos Santos

Os FESTIVALEs e os movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha: canção, mediação cultural e identidade regional (1978-1989); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jonas Soares Lana;

Elane Ribeiro Silva

Os FESTIVALEs e os movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha: canção, mediação cultural e identidade regional (1978-1989); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jonas Soares Lana;

Eduardo José Cordeiro

A mediação cultural na canção popular moderna do Vale do Jequitinhonha; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jonas Soares Lana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Santuza Cambraia Naves

Arranjos musicais de Rogério Duprat; Início: 2009; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - PUC-Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Valter Sinder

Rogério Duprat, Song Arrangements and Tropicalist Sound Design; 2013; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Valter Sinder;

Júlio César Valladão Diniz

Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista; 2013; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Julio Cesar Valladão Diniz;

Heloisa Maria Murgel Starling

A Ressonância de uma Nação no violão de Villa-Lobos; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Heloísa Maria Murgel Starling;

Heloisa Maria Murgel Starling

A mediação cultural na canção de Luiz Gonzaga; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Heloísa Maria Murgel Starling;

Adriana Romeiro

O Uso alternativo da fonte musical para o trbalho historiográfico; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adriana Romeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LANA, Jonas S. . Sobre o programa de escuta musical tropicalista: fonografia, agência e alteridade - Trabalho vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Etnomusicologia. EL OÍDO PENSANTE , v. 6, p. 7-31, 2018.

  • LANA, Jonas S. . Ambiguidade e presentifcação no arranjo de Rogério Duprat para a gravação tropicalista de ?Não identificado? por Gal Costa (1969). Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934) , v. 27, p. 17-43, 2014.

  • LANA, Jonas S. . Rogério Duprat arranjador da Tropicália e o arranjo da canção Marginália II. Revista Contemporânea , v. 3, p. 102-124, 2013.

  • LANA, Jonas S. . Trabalho imaterial compartilhado: reflexões sobre o processo de inclusão do músico e da música popular no sistema capitalista de produção. Desigualdade & Diversidade (PUCRJ) , v. 5, p. 63-74, 2010.

  • LANA, Jonas S. ; QUEIROZ, T. P. ; JESUS, L. B. ; PEREIRA, R. A. ; SANTANA, E. N. ; OLIVEIRA, S. S. R. ; MOTA, R. P. S. . República, política e direito à informação: os arquivos do DOPS/MG. Varia História (UFMG. Impresso) , Belo Horizonte, v. 29, n.29, p. 126-153, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LANA, Jonas S. ; MARTINS, B. V. ; REZENDE, C. T. F. ; FENATI, Maria Carolina Junqueira ; STARLING, H. M. M. ; CORREA., D. M. ; OLIVEIRA, C. G. ; BORGES, A. C. ; ELIAN, M. T. ; GOMES, R. L. . Visionários: imaginação republicana em Minas Gerais dos séculos XVIII, XIX e XX. 2003.

LANA, Jonas S. . CAMPOS - Revista de Antropologia Social, publicação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná. 2017.

LANA, Jonas S. . IDEIAS ? Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas.. 2017.

LANA, Jonas S. . Revista Manguinhos: História, Ciências, Saúde. 2013.

LANA, Jonas S. . Revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG - Temporalidades. 2010.

LANA, Jonas S. . Programa de bolsas de iniciação científica - PIBIC/FAPEMIG/UEMG 2007-2008. 2007.

LANA, Jonas S. . Avaliação dos trabalhos apresentados no Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2007.

LANA, Jonas S. . Brazilian Music (Brazilian Seminars). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LANA, Jonas S. . Avaliação de projetos de pesquisa submetidos a editais internos do IFRJ - 2 projetos avaliados. 2019. (Parecerista ad hoc).

LANA, Jonas S. . Samba and Cultural Identities in the 20th Century Brazil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LANA, Jonas S. . Relatório de Atividades de pesquisa e ensino do Pós-Doutorado PNPD. 2015. (Relatório de pesquisa).

LANA, Jonas S. . Sonoplastia Tropicalista. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LANA, Jonas S. ; VIDIGAL, Helber . Música afro-brasileira e indentidade cultural. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LANA, Jonas S. . Relatório parcial de pesquisa (vigência setembro 2007/fevereiro 2008). 2008. (Relatório de pesquisa).

LANA, Jonas S. . Decantando a república. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LANA, Jonas S. . Ritmos afro e identidade cultural. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LANA, Jonas S. . Relatório parcial de pesquisa (vigência março/agosto 2007). 2007. (Relatório de pesquisa).

LANA, Jonas S. . As ressonâncias de uma nação na obra para violão solo de Heitor Villa-Lobos (1908-1940) / Disciplina História e Música C do Curso de Graduação em Música da UFMG. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LANA, Jonas S. . Órgãos vitais da canção: a ligação visceral entre instrumentos e instrumentistas. 2006. (Redação de programas de rádio).

LANA, Jonas S. . As ressonâncias de uma nação nos cinco Prelúdios para Violão Solo de Heitor Villa-Lobos / Curso Decantando a República. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LANA, Jonas S. ; OLIVEIRA, C. F. G. ; FOREAUX, F. G. A. ; MARTINS, B. V. . Decantando a República: inventário histórico e político da Canção Popular Moderna Brasileira. 2004. (Pesquisa Musical e Discográfica).

LANA, Jonas S. . Música Hoje. 2000. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Centro Cultural Donana (Belford Roxo-RJ): Música e Memória Social, Descrição: Este projeto visa fortalecer o Centro Cultural Donana como um importante lugar de memória em Belford Roxo (RJ) e na Baixada Fluminense. A memória do Donana vem sendo construída desde meados dos anos 1980, e refere-se a experiências sociais tão singulares quanto fundamentais para a região. São anos de atividades educativo-culturais para jovens e de promoção de eventos e cursos voltados à valorização das artes, sempre com um viés de inclusão da diversidade. Com essas iniciativas, a instituição busca afirmar e disseminar uma identidade que se forja com memórias de participação em experiências coletivas marcadas pela criatividade e pela luta contra a exclusão e a violência simbólica, a qual é sofrida cotidianamente pela população do município e entorno. Nessa história, a música ocupa um papel central. Na passagem dos anos 1980 para os 1990, o Centro Cultural foi sede para ensaios de grupos de reggae, de onde saíram alguns dos músicos que vieram a formar bandas conhecidas nacionalmente, como o Cidade Negra e O Rappa. O projeto objetiva reunir, organizar, digitalizar e divulgar documentos produzidos pelo e sobre o Donana, assim como produzir - e disponibilizar - vídeos de entrevistas com alguns de seus participantes, a fim de consolidar e publicizar a memória social e musical dessa instituição. Essas ações serão realizadas com base em métodos e arcabouços teórico-conceituais da etnomusicologia, antropologia e história oral. Os diferentes resultados desta pesquisa convergem no sentido de ampliar o alcance e o êxito das iniciativas já realizadas pelos integrantes do Donana. Esses resultados serão alcançados com base no diálogo com esses agentes, que guardam a memória do Centro Cultural e lhe dão vida. Com essa estratégia buscamos assegurar-lhes o efetivo status de sujeitos participantes na realização da pesquisa, desde a definição de seu recorte temático até o seu desenvolvimento e divulgação dos resultados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Jonas Soares Lana - Coordenador / Giuliano Djajah Bonorandi - Integrante / Lara Ovidio - Integrante / Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    CARTOGRAFIAS AFETIVAS: Mapas, Cinema e Territórios, Descrição: Este projeto objetiva construir uma plataforma digital de expressão de memórias, percepções e afetos associadas ao território de Belford Roxo, município da Baixada Fluminense. Para realizar tal feito, o projeto construirá mapas virtuais onde vídeos, imagens e ensaios serão inseridos, visualizados e associados à sua localização geográfica. Esta produção será instigada principalmente nos Cursos de Formação Inicial em Fotografia e Editor de Vídeo oferecidos pelo IFRJ Belford Roxo, assim como na Oficina de Linguagem Audiovisual oferecida como curso de Extensão da mesma instituição no Centro Cultural Donana, localizado também em Belford Roxo. Entretanto, o mapa estará aberto para receber produções de quaisquer pessoas. O projeto pretende aliar as os métodos e arcabouços teóricos-conceituais sobre cartografia afetiva e história oral com as recentes pesquisas em Cinema e Educação, cuja principal transformação conceitual está no entendimento de que a relação do Cinema com a Escola deve superar a tradição conteudista e permitir que o mesmo seja um ferramenta de expressão e relação com o mundo dos educandos. Em suma, ao propor atividades voltadas à relação entre sujeitos e seus territórios a partir do cinema, entende-se que esta ferramenta fomentará de forma priviligiada gestos criativos e singulares. Ao conjugar cinema, memória e cartografia, este projeto pretende investigar como outros pontos de vista do território de Belford Roxo, tão marcado pelos estigmas da violência e de cidades-dormitório, podem contribuir para a invenção de diferentes olhares, percepções e afetos. Ao mesmo tempo, ao utilizar mapas como meio de comunicação, pretende-se também investigar como essa ferramenta de indexação e visualização de conteúdo associados às localizações geográficas, pode fomentar outros regimes de atenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Jonas Soares Lana - Integrante / Giuliano Djajah Bonorandi - Coordenador / Lara Ovidio - Integrante / Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Integrante.

  • 2019 - Atual

    NARRATIVAS VISUAIS DA BAIXADA, Descrição: O Projeto Narrativas Visuais da Baixada faz parte das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos de Cultura e Arte em Periferias Urbanas do Instituto Federal do Rio de Janeiro no campus Belford Roxo. O financiamento deste projeto será importante para o fortalecimento do grupo que envolve a participação discente, uma vez que a experiência de pesquisa representa uma oportunidade de formação acadêmica ímpar. E contribui, com a compra de equipamentos, para a construção de um laboratório de Gravura que não existe no campus Belford Roxo. Este projeto intenciona realizar uma cartografia afetiva da Baixada Fluminense através da aproximação e do diálogo com os moradores dos município de Duque de Caxias e de Belford Roxo. Neste exercício cartográfico pretende-se coletar histórias não oficiais da Baixada Fluminense para, em seguida, disseminar esse conhecimento através de linguagens artísticas diversas. O diálogo se dará através do Museu Vivo de São Bento, um Ecomuseu de Percurso que guarda histórias em seu território e mantém grupos de trabalhos com jovens e mulheres e através do Instituto Federal do Rio de Janeiro, instituição em que a proponente é docente. O método de desenvolvimento do trabalho se baseia nos princípios da cartografia que entende o investigador como artista/pesquisador/professor. A aproximação dos grupos já vem acontecendo desde o ano de 2018 através de ações como oficinas artísticas, realização dos percursos propostos pelo museu, participação dos grupos de trabalho. Estas ações artísticas funcionarão como disparadoras de conversas que acionam memórias, promovem encontros e trocas capazes de gerar material para elaboração de uma cartografia afetiva deste lugar. Os resultados desse trabalho, tais como fotografias, vídeos, publicações e gravuras, devem circular através de publicação de artigos, exposições de arte e devem fortalecer os circuitos periféricos com o envio de materiais impressos para outras instituições periféricas do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Jonas Soares Lana - Integrante / Giuliano Djajah Bonorandi - Integrante / Lara Ovidio - Integrante / Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    A produção fonográfica do círculo colaborativo tropicalista: agência, escuta e criação compartilhada, Descrição: O projeto contempla a produção fonográfica do círculo colaborativo tropicalista, vista como um conjunto de práticas sociais produtoras de significados culturais. A ênfase recai sobre a participação dos diversos agentes na produção compartilhada das gravações, como compositores, cantores, músicos contratados, técnicos de estúdio e o produtor da gravadora. Os fonogramas são abordados como registros de fragmentos de performances criativas marcadas por relações de mútuo agenciamento entre subjetividades colaborativas. O projeto também busca compreender o impacto de determinadas modalidades de escuta, programadas nas gravações, no processo de significação dos conteúdos poético-sonoros que elas registram.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jonas Soares Lana - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NEMUB), Descrição: O NEMUB, fundado por docentes da Escola de Música da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, tem por objetivo investigar o diálogo entre música e cultura brasileira e a inserção de obras e compositores exemplares na tradição, no cânone musical, nos movimentos artísticos e no mercado cultural; subsidiar a discussão de temas fundamentais: ?música brasileira e identidade nacional?, ?música brasileira e pós-modernidade?, entre outras; analisar obras musicais a fim de confirmar, contrastar ou ampliar hipóteses advindas da visão musicológica geral. Performance de obras: fruto da compreensão da pesquisa musicológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Jonas Soares Lana - Integrante / Ana Cláudia de Assis - Integrante / Flávio Barbeitas - Coordenador / Marcos Edson Cardoso Filho - Integrante / Carlos Ernest - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2009

    Os FESTIVALEs e os movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha: canção, mediação cultural e identidade regional (1978-1989), Descrição: Este projeto é dedicado ao estudo das canções apresentadas nos Festivais de Canção Popular do Vale do Jequitinhonha (FESTIVALEs) realizados entre 1980 e 1989, para compreender como seu conteúdo e forma dialogam com o projeto político veiculado pelo jornal Geraes entre 1978 e 1985 e com o projeto defendido pelos organizadores do evento após o encerramento dessa publicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Jonas Soares Lana - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 4

  • 2007 - 2008

    A mediação cultural na canção popular moderna do Vale do Jequitinhonha, Descrição: O projeto consiste no levantamento e análise das canções gravadas pelos compositores e intérpretes oriundos do Vale do Jequitinhonha entre 1980 e 1990, com o objetivo de identificar as estratégias e os mecanismos adotados por esses cancionistas para estabelecer uma mediação entre as culturas de sua região e as culturas da Capital do Estado. Grande parte desses artistas gravou suas obras em Belo Horizonte com a participação e interferência de músicos, produtores e outros profissionais locais não-provenientes do Vale, que teriam contribuído para construir canções que narram em palavras e música, o encontro dos imigrantes do Vale com os habitantes da Capital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jonas Soares Lana - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2001 - 2004

    Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória, Descrição: Interlocução com professores e pesquisadores de grupos afins nacionais e internacionais. Cabe destacar, nesse caso, as reuniões com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Republicanismo, que reúne pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, originários de centros acadêmicos distintos UFMG, USP, IUPRJ, PUCRio , interessados em investigar e analisar as múltiplas afinidades entre a idéia de república, o imaginário político do mundo contemporâneo e os impasses da experiência da modernidade em sociedades periféricas como a brasileira; o Núcleo de Estudos dos Direitos da Cidadania da Universidade de São Paulo (CENEDIC-USP); o grupo Margens Márgenes que reúne pesquisadores da UFMG, UFBA, Universidad Nacional de Mar del Plata e Universidad de Buenos Aires, com o objetivo de discutir as perspectivas contemporâneas transnacionais na literatura, na cultura, nas artes e na política, a partir da noção de margens; o Núcleo de Estudos Musicais do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESAP) da Universidade Candido Mendes, sobre cultura brasileira contemporânea. Em 2004 o Projeto de Cooperação Técnica IICA-MDA Participação Social desenvolveu junto com o Projeto República um abrangente estudo sobre a reforma agrária em diferentes tradições do pensamento social brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jonas Soares Lana - Integrante / Bruno Viveiros Martins - Integrante / Heloisa Maria Murgel Starling - Integrante / Augusto Carvalho Borges - Integrante / Rodrigo Patto Sá Mota - Coordenador / Wilkie Buzatti Antunes - Integrante / Pauliane Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Aprovação em 1o lugar em concurso para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Instituto Federal do Rio de Janeiro.

2015

Prêmio por performance de ensino inovadora no centro de ensino superior para estrangeiros IES Abroad Rio, IES Abroad.

2014

Classificação em terceiro lugar em concurso para vaga de Professor Assistente 40 horas (antropologia cultural), Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Belford Roxo. , Avenida Joaquim da Costa Lima, 32, São Bernardo, 26165225 - Belford Roxo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32936078, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2017

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/2014

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Música, Brazilian Social Debates, Teorias da Cultura

    • 12/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

    • 12/2013 - 12/2013

      Ensino, História e Cultura Afrodescendente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A música brasileira no Atlântico Negro

    • 08/2013 - 11/2013

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Especiais em Antropologia

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Especiais em Antropologia

    • 10/2011 - 10/2011

      Ensino, História e Cultura Afrodescendente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A música brasileira no Atlântico Negro

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docente: Antropologia Cultural, ministrado pela professora Santuza Cambraia Naves (60 horas)

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docente: Antropologia da Música, ministrado pela professora Santuza Cambraia Naves (60 horas)

  • 2020 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador no PPG em Música, Carga horária: 10

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto

    Outras informações:
    Escola de Música, Departamento de Musicologia e Educação Musica, Setor de Etnomusicologia

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 10

  • 2001 - 2002

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista/Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 11/2006 - 12/2006

      Ensino, Decantando a República, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Decantando a República: um inventário histórico e político da canção popular brasileira

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Decantando a República: um inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira

    • 09/2003 - 01/2004

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nação e nacionalismo no Brasil: décadas de 30 e 40

    • 04/2001 - 08/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 12/2001 - 04/2002

      Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Projeto Monumenta.

    • 04/2001 - 11/2001

      Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Projeto Decantando a República.

  • 2013 - 2013

    IES Abroad

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

    Atividades

    • 09/2013 - 12/2013

      Ensino, Alunos de diversos cursos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Music and Society in Brazil

    • 08/2013 - 11/2013

      Treinamentos ministrados , IES Abroad Rio, .,Treinamentos ministrados, Treinamento de professores para a operação da plataforma digital de ensino Moodle

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Alunos de diversos cursos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Music and Society in Brazil

  • 2010 - 2011

    Polo de Pensamento Contemporâneo

    Vínculo: Coordenador de cursos, Enquadramento Funcional: Coordenador de cursos, Carga horária: 10

  • 2005 - 2008

    Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor responsável, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2007 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , FEVALE/FAFIDIA, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2005 - 12/2008

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga, História da Arte, História da Civilização Ocidental (Séc. XIX), História do Brasil (1930-1964), História dos Estados Unidos, História Moderna, Palavra, música e narrativa (optativa)

  • 2002 - 2003

    Arquivo Público Mineiro

    Vínculo: Bolsista/Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Atividades

    • 06/2002 - 02/2003

      Estágios , Arquivo Público Mineiro, .,Estágio realizado, Digitalização, classificação e indexação dos arquivos do DOPS-MG.