Flávia Medeiros Santos
Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora (2016) e Mestre (2012) em Antropologia, Bacharel e Licenciada (2009) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (ICHF/UFF). Realizou período de mestrado - sanduíche (2011) na Universidad de Buenos Aires (UBA) e período de doutorado - sanduíche (2015-2016) na University of California, Hastings College of the Law (UC Hastings). Entre 2017 e 2019, atuou como pesquisadora de pós doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos (NEPEAC/PROPPi/UFF), sede do Instituto Nacional de Tecnologia em Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). Foi professora substituta do Departamento de Segurança Pública (DSP) do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC/UFF). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM) do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/PPGA/UFF). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, Antropologia Política e Antropologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: burocracias, conflitos, polícia, segurança pública e mortos É autora de "Matar o morto: uma etnografia do Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro" (Eduff, 2016) e "Linhas de investigação: uma etnografia das técnicas e moralidades numa Divisão de Homicídios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro" (Autografia, 2018), entre outros produtos.
Informações coletadas do Lattes em 10/02/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Antropologia
2012 - 2016
Universidade Federal Fluminense
Título: "Linhas de investigação": uma etnografia das técnicas e moralidades sobre "homicídios" na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Orientador: em University of California Hastings College of the Law ( George Bisharat)
com Roberto Kant de Lima. Coorientador: Lucía Eilbaum. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: polícia; mortos; homicídios; investigação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Direito.
Mestrado em Antropologia
2010 - 2012
Universidade Federal Fluminense
Título: "Matar o morto": a construção institucional de mortos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro
Orientador: em Universidad de Buenos Aires ( Maria José Sarrabayrouse Oliveira)
com , Ano de Obtenção: 2012.Roberto Kant de Lima.Coorientador: Lucía Eílbaum. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mortos; burocracia; medicina-legal; polícia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Direito.
Graduação em Abi - Ciências Sociais
2006 - 2009
Universidade Federal Fluminense
Título: Policias no Hospital: Práticas, registros e disputas
Orientador: Roberto Kant de Lima
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2017 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das moralidades. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Direito.
Formação complementar
2020 - 2020
Ações Básicas no Moodle: Construindo o Ambiente. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Extensão: CSI - Investigando a Cena do Crime 2.0. (Carga horária: 10h). , BioForense - Projetos Educacionais, BIOFORENSE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Oficina Currículo Lattes. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
Filosofia e Arte Contemporânea. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
Direito, Justiça e Cidadania: uma abordagem antropológica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2003 - 2003
Advanced Course. (Carga horária: 100h). , Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Política.
Organização de eventos
LIMA, R. K. ; EILBAUM, L. ; MEDEIROS, Flavia . V Seminário Internacional do INCT-InEAC. 2017. (Congresso).
MEDEIROS, Flavia ; LIMA, R. K. ; EILBAUM, L. . IV Seminário Internacional do INCT-InEAC. 2016. (Congresso).
LIMA, R. K. ; MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. . III Seminário Internacional do INCT-InEAC. 2013. (Congresso).
MEDEIROS, Flavia ; PRATES, D. A. ; ROCHA, T. . VII Jornada de Alunos do PPGA. 2013. (Congresso).
MEDEIROS, Flavia ; BARRETO, V. H. S. . V Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF. 2011. (Congresso).
LIMA, R. K. ; MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. ; PIRES, L. . II Seminário do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos. 2010. (Congresso).
Participação em eventos
?Morte, luto e trauma? História em Quarentena..Gestão de mortos na pandemia. 2020. (Outra).
2 Webinar Comitê de Antropólogas/os Negras/os da ABA: "População negra em contexto de pandemia".Gestão de mortes e vidas no contexto da pandemia. 2020. (Outra).
32a Reunião Brasileira de Antropologia. GT13 Antropologia dos direitos e das moralidades: Estado, ?violência? e "direitos humanos". 2020. (Congresso).
32a Reunião Brasileira de Antropologia. Por uma antropologia dos mortos: lugar social presente. 2020. (Congresso).
32a Reunião Brasileira de Antropologia. SE 012. Direitos humanos e antirracismo: antropologia e movimentos sociais na construção de estratégias de lutas e resistências. 2020. (Congresso).
32a Reunião Brasileira de Antropologia. MR 006. A vida social dos mortos: circulação e agenciamento. 2020. (Congresso).
Gestão de mortes e mortos em tempos de pandemia.Gestão de mortos em tempos e espaços de pandemia. 2020. (Simpósio).
Letalidade policial e perícia - Segurança Pública e Direitos Humanos no RJ.Politcas públicas de perícia criminal na garantida de direitos humanos. 2020. (Encontro).
Pandemia na Roda n#1 "Cemitérios, mortes e sofrimentos"..Imagens de morte. 2020. (Simpósio).
Por que precisamos falar sobre perícia no Brasil?.Relatório Políticas públicas de perícia na garantia dos direitos humanos. 2020. (Simpósio).
Seminário Devir UFPE.Mesa ?Mortes matadas ou mortes morridas: sobre finitudes e pandemias?. 2020. (Seminário).
Sexta do Mês: A morte e sua ética [Em tempos de pandemia #2].Gestão estatal de mortos em tempos de pandemia. 2020. (Simpósio).
XII Jornada de Alunos PPGA/UFF. Contribuições da Antropologia Política sobre a Covid-19. 2020. (Congresso).
VII Congresso internacional da Abramd. "Mulheres e drogas: feminismo antiproibicionista em tempos de conservadorismo". 2019. (Congresso).
18th IUAES World Congress. Resistindo e sobrevivendo: vidas que importam e demanda de direitos no Rio de Janeiro. 2018. (Congresso).
III Encontro de Pesquisas em Administração de Conflitos.Debatedora da sessão "Seletividade das práticas policiais, discriminação e segurança pública".. 2018. (Encontro).
II Seminário de Pesquisa sobre os usos terapêuticos da maconha.Autocuidado e autocultivo: feminismo antiproibicionista e os usos terapêuticos da maconha. 2018. (Seminário).
Segurança Pública e Universidade: A experiência dos cursos de Segurança Pública e Social da UFF.Os horizontes da pesquisa em segurança pública e social.. 2018. (Seminário).
V Semana Acadêmica de Segurança Pública.Outros olhares para diversidade e Segurança Pública: reparação, emancipação e dignidade. 2018. (Encontro).
XII Jornada de Alunos do PPGA UFF.Debatedora do GT Cultura Jurídica, Segurança Pública e Administração de Conflitos. 2018. (Simpósio).
I Encontro Nacional de Feministas Antiproibicionistas. 2017. (Encontro).
International Meeting on Law and Society.Lines of investigation: muerder, police and bureaucracy at a Homicide Division in Rio de Janeiro, Brazil. 2017. (Encontro).
V Congreso Latinoamericano de Antropología. Entre técnicas e moralidades: etnografia, controle de impressões, homicídios e polícia na região metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil.. 2017. (Congresso).
VI Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia.?Linhas de investigação': homicídios, técnicas e moralidades policiais na gestão de mortos na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).
V Seminário Internacional do INCT - InEAC.Difusão, Mídia e Redes Sociais. 2017. (Seminário).
V Seminário Internacional do INCT - InEAC.Moralidades, Justiça e Conflitos. 2017. (Seminário).
XII Reunión de Antropología del Mercosur. Grupo de Trabajo 25: Etnografías del Estado y demandas de acceso a derechos: burocracias, moralidades y derechos humanos. 2017. (Congresso).
XII Reunión de Antropología del Mercosur.Sobreviver e resistir': notas preliminares sobre repertórios e performances raciais na demanda por direitos e contra a violência institucional no Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).
XVI Congreso de Antropología en Colombia. Entre técnicas e moralidades: etnografia, controle de impressões, homicídios e polícia na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).
30 Reunião Brasileira de Antropologia.De criminosa a vítima: aborto, polícia e direitos humanos na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2016. (Outra).
IV Seminário Inernacional INCT-InEAC.Mesa A "crise" e a "guerra": segurança pública, direitos e diferenças. 2016. (Seminário).
Seminário Antropologia e Direitos Humanos: reflexões etnográficas e a retórica da "crise".A 'guerra' na burocracia: notas sobre a 'investigação' de 'homicídios' vinculados ao 'tráfico de drogas'. 2016. (Seminário).
Seminário Transgerional Summit: The Arab Spring meets Black Lives in Rio de Janeiro.We, the black people: direitos, demandas e ativismo na cidade de São Francisco, Califórnia (EUA). 2016. (Seminário).
X Jornada de Alunos do PPGA.We, the black people: direitos, demandas e ativismo na cidade de São Francisco, Califórnia (EUA). 2016. (Outra).
114th American Anthropological Association Annual Meeting.Resisting Arrest? and ?Justified Homicides?: Notes for a Contrastive Ethnography of Murders By Police in Brazil and United States. 2015. (Encontro).
114th American Anthropological Association Anual Meeting.For a ?Subversive Anthropology? or dealing with moralities and ?repugnant cultural others?. 2015. (Encontro).
CIESAS. Necropolítica da ?guerra? às drogas: um olhar etnográfico sobre ?homicídios? relacionados ao ?tráfico de drogas? na região metropolitana do Rio de Janeiro.. 2015. (Congresso).
IV Congreso Latino Americano de Antropología. Entre a ?burrocracia? e a ?guerra?: apontamentos etnográficos sobre a rotina policial na investigação de homicídios envolvendo o ?tráfico de drogas? na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.. 2015. (Congresso).
38 Encontro Anual da ANPOCS.?Aqui se investiga do morto ao vivo?: discursos, práticas e moralidades numa ?Divisão de Homicídios? da região metropolitana do Rio de Janeiro 2014. 2014. (Encontro).
XI Congreso Argentino de Antropología Social. ENTRE O ?LOCAL? E O ?JÚRI?: Uma análise etnográfica sobre a classificação de ?mortos? em casos de ?homicídio?.. 2014. (Congresso).
III Seminário Internacional do INCT-InEAC.Os casos de repercussão e a repercussão dos casos: moralidades e justiças. 2013. (Seminário).
III Seminário Internacional do INCT-InEAC.Mesa Ciência e Sociedade: tecnologias sociais de transferência e construção de conhecimento. 2013. (Seminário).
Seminário 10 Anos da Formação de Doutores em Antropologia.Mesa Desafios: a atuação discente. 2013. (Seminário).
Simposio Direito à Saúde na América Latina/ II Encuentro de las Ciencias Humanas y Técnológicas para la Integración del Cono Sur.Médicos e Policiais: registros e direitos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. 2013. (Simpósio).
VII Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFF. Solenidade de Abertura. 2013. (Congresso).
VII Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFF. Cultura jurídica, segurança pública e estudos locais. 2013. (Congresso).
VII Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFF.Cabeças humanas como peça de museu: um olhar etnográfico sobre o Museu Forense da Morgue Judicial de Buenos Aires/Argentina. 2013. (Outra).
X Reunión de Antropología del Mercosur.Vidas matáveis, cadáveres ordinários: moralidades e emoções na rotina da construção institucional de mortos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. 2013. (Outra).
28 Reunião Brasileira de Antropologia.'Matar o morto': a construção institucional de cadáveres no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. 2012. (Outra).
III Congreso Latinoamericano de Antropología. ?O corpo fala? : a construção de narrativas sobre cadáveres no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro.. 2012. (Congresso).
II Seminário Internacional de Ciências Forenses. 2012. (Seminário).
VI Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.Trabalho de campo com ?cadáveres? - uma experiência etnográfica. 2012. (Seminário).
III Reunião Equatorial de Antropologia. Etnografar no Instituto Médico-Legal: reflexões metodológicas sobre os procedimentos de produção do morto pela polícia técnico-científica. 2011. (Congresso).
IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Entre papéis e corpos: procedimentos de construção de verdade sobre cadáveres no IML - R. 2011. (Congresso).
Primer Encuentro sobre Antroposemiótica de la Muerte y el Morir: dialogismo(s) transdisciplinare(s). 2011. (Encontro).
X Congreso Argentino de Antrología Social. Produção de registros e identificação de cadáveres no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: sobre as relações de jocosidade. 2011. (Congresso).
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Os papéis dos corpos: a produção de registros policiais no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro.. 2011. (Congresso).
27a Reunião Brasileira de Antropologia. Quem é o morto? Primeiras questões aos procedimentos de identificação de um corpo no IML ? RJ. 2010. (Congresso).
II Encontro Internacional de Ciências Sociais.Policiais no Hospital - dinâmicas de atendimento e administração de conflitos.. 2010. (Encontro).
19° Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcelos Torres.Médicos e Policiais no hospital: disputas, registros e seus efeitos.. 2009. (Seminário).
1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - Etapa Municipal São Gonçalo. A construção de políticas públicas municipais de segurança.. 2009. (Outra).
Ciclo de Debates Administração Institucional de Conflitos e Formação de Políticas Públicas numa Perspectiva Comparada. 2009. (Outra).
Conferência Livre - Administração Institucional de Conflitos e a Formação de Políticas Públicas numa Perspectiva Comparada ? Ciclo de debates..Produção do Relatório Final. 2009. (Outra).
Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2009. (Encontro).
III Semana de Visitas a Delegacias de Polícia. 2009. (Outra).
VIII Reunião de Antropologia do Mercosul. ?Quem não deve, não teme?: as distintas moralidades de policiais e médicos envolvendo pacientes usuários de drogas.. 2009. (Congresso).
18° Seminário de Iniciação Científica - Semana Vasconcellos Torres."Chegou a sirene!": primeiras considerações sobre práticas e representações policiais na emergência do HUAP.. 2008. (Seminário).
26° Reunião Brasileira de Antropologia. "Tem cabeça mas não tem pescoço" : o PSF e as mediações informais para acesso a saúde em São Gonçalo. 2008. (Congresso).
Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2007. (Encontro).
Experiências de Gestão Municipal de Segurança Pública no Brasil: Diagnósticos das mudanças em cursos nas Guardas Municipais. 2007. (Seminário).
III Seminário Municipal de Direitos Humanos. 2007. (Seminário).
Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
POLICARPO, F.LIMA, R. K.MEDEIROS, Flavia. "Lá na turma recursal sou voto vencido: um estudo sobre o controle dos usuários de drogas pelo sistema dos juizados especiais do estado do Rio de Janeiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.
MOUZINH, G. M. P.LIMA, R. K.MEDEIROS, Flavia. O processo de construção do registro policial militar: dinâmicas de produção da informação policial. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense.
VEDANA, V.; PIEROBON, C.;MEDEIROS, Flavia. Entre o protocolo e o vivido: experiências de mobilidade durante a pandemia do coronavírus em Florianópolis. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARDOSO, B. V.; FERREIRA, L. C. M.; VARGAS, J.;MEDEIROS, Flavia. "Eu preciso de um crime para investigar": a construção social do crime cibernético. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LAGO., M. C. S.; SANTOS, M. F. L.; SCHUCMAN, L. V.;MEDEIROS, Flavia; MARTINS, H. V.. Traços da necropolítica: análise de notícias acerca de uma chacina na região metropolitana de Florianópolis.. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
EILBAUM, L.POLICARPO, F.MEDEIROS, Flavia. Uma etnografia sobre o ?braço social? do cumprimento de pena no Estado do Rio de Janeiro: políticas públicas de inserção social, moralidades e direitos.. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
EILBAUM, L.; LIMA, J. V.;MEDEIROS, Flavia. "Quem conhece cadeia não comemora a prisão de ninguém": uma etnografia sobre o MPECT/RJ e a rede pelo desencarceramento no estado do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
BRONZ, D.;MEDEIROS, FlaviaEILBAUM, L.. "#MULHERESPRAFRENTE: discursos e práticas empresariais na adesão dos bancos aos princípios de empoderamente das mulheres (WEPs/ONU)".. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
BEVILAQUA, C. B.;MEDEIROS, Flavia; BAZZO, J.. À PROCURA DA INTENÇÃO: UMA ETNOGRAFIA DO SETOR DE VULNERÁVEIS DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
MEDEIROS, Flavia; GERALDO, P. H. B.; FERREIRA, Marco A.; CAMPOS, Marcelo. Quando a cadeia balangar: uma análise das práticas de controle do encarceramento feminino. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, Flavia; FERREIRA, L. C. M.;EILBAUM, L.. Mortos e desaparecidos políticos: a construção da "vítima" a partir da Comissão Nacional da Verdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
SIMAN, Maíra; MAGALHÃES, B; SIQUEIRA, I R; ROQUE, S.;MEDEIROS, Flavia. Morrer em El Salvador: A vida das estatísticas de homicídio e a trégua entre as pandillas.. 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
PIRES, L. S.; ALBERNAZ, E. R.;EILBAUM, L.MEDEIROS, Flavia; SILVA, G. B.; AMOROSO, M.. "É uma questão de saber falar": conflitos e narrativas em uma favela do Rio de Janeiro. 2021. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, Flavia; RIOS, F. M.; CAMPOS, L. A.. Sobre os discursos que buscam interpretar as razões que estariam vinculadas à vitimização homicida de jovens negros no Brasil: uma análise dos debates da Comissão Parlamento de Inquérito Violência Contra Jovens Negros e Pobres da Câmara de Deputados. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VICENTIN, M. C. G.; FERREIRA, E. D. S.;MEDEIROS, Flavia; SURJUS, L. T. L. E. S.. Mulheres usuários de drogas e seus filhos: uma análisee de um duplo sequestro em uma perspectiva feminista. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
HARTUNG, M.; CESARINO, L.; SOUZA, A. M.;MEDEIROS, Flavia. Identidades negras em territórios de colonização açoriana. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
HARTUNG, M.;MEDEIROS, Flavia; COELHO, A. C.. Maternidade universitária: o desafio de permanência das mães negras. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHEINVAR, E.; SEBASTIAO JUNIOR, A. A.; GONCALVES, H. S.;MEDEIROS, Flavia; AGUIAR, K. F.. De novo, redução da maioridade penal: explosões incessantes do discurso punitivo.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GUEDES, S. L.; LOBAO, R. J. S.;MEDEIROS, Flavia. Representações coletivas e a noção de pessoa no judiciário brasileiro: "os sujeitos do direito".. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
CUNHA, L. G.; TEIXEIRA, C. P.; BUDO, M. D.;MEDEIROS, Flavia. Discricionariedade e arbitrariedade: o projeto ressocializado da remição de pena pela leitura.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.
EILBAUM, L.MEDEIROS, FlaviaPIRES, L.. LUTA POR JUSTIÇA: Formas de mobilização e investigação por familiares em casos de violência de estado. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, Flavia; LIMA, J. V.;EILBAUM, L.. O "Mecanismo": direitos humanos, encarceramento e movimentos sociais.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
EILBAUM, L.MEDEIROS, Flavia; ALVES, M. A judicialização como ativismo: casos, causas e violência policial na atuação de advogados defensores de direitos humanos.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
GERALDO, P. H. B.; PAES, Vivian;MEDEIROS, Flavia; FERREIRA, Marco A.; CAMPOS, Marcelo. Quando a cadeia balanga: uma análise das práticas de controle do encarceramento feminino. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.
GROSSI, Miriam;MEDEIROS, Flavia; ALENCAR, Alexandra. Conscientização Identitária de Mulheres Negras no Ensino Médio e Magistério em Florianópolis.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
EILBAUM, L.MEDEIROS, Flavia; COZZI, E.. Ser Pibe não é delito: discursos sobre estigmatização e violência da juventude marginalizada em Buenos Aires.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.
PIRES, L.MEDEIROS, FlaviaEILBAUM, L.. ?PRESA NO SISTEMA?: UMA PESQUISA COMPARADA SOBRE PROCESSOS JURÍDICOS DE MULHERES NO RIO DE JANEIRO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.
MILLER, J;MEDEIROS, Flavia. ?Não é apenas um estribo da vida: o conceito de corpo e pessoa pra alunos de farmácia da Universidade Federal Fluminense?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
GERALDO, P. H. B.; ARÊAS, J A M; LAMBERT, Lucia;MEDEIROS, Flavia. Mesmo com o risco da própria vida! O significado da morte para o policial militar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.
ALVES, M;MEDEIROS, Flavia; CHAGAS, Gisele. Refugiados árabes no Rio de Janeiro: a cultura como forma de integração e suas problemáticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.
EILBAUM, L.MEDEIROS, FlaviaPIRES, L.. ?Nenhum direito a menos?: uma etnografia das reuniões e atos relativos ao 8M-RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, FlaviaEILBAUM, L.. ."A testemunha hoje é a vítima de amanhã": uma etnografia sobre a construção dos depoimentos das testemunhas no tribunal do júri de Niterói.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
EILBAUM, L.PIRES, L.MEDEIROS, Flavia. Entre a "Judaria Interna", a "Pista Salgada" e o "Medo de se Entregar": uma etnografia das representações de medo entre policiais militares do Estado do Rio de Janeiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.
PATRICIO, L.;MEDEIROS, Flavia; GERALDO, P. H. B.. "Tudo é importante": A produção e a gestão da informação pela Central Disque - Denúncia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.
PIRES, L.EILBAUM, L.NUNEZ, I.MEDEIROS, Flavia. Sobre um cenário: uma audiência de instrução e julgamento (AIJ) em um caso de "repercussão". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.
PIRES, L.EILBAUM, L.NUNEZ, I.MEDEIROS, Flavia. As moralidades envolvidas na construção da acusação e administração de conflitos no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, Flavia. Concurso Teses e Dissertações ANPOCS 2020 - categoria dissertação de mestrado. 2020. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
MEDEIROS, Flavia. IX Prêmio Antropologia e Direitos Humanos: lutas sociais, mobilização política e alteridades, edição 2020 - categoria mestrado. 2020. Associação Brasileira de Antropologia.
MEDEIROS, Flavia. Prêmio Antropologia e Direitos Humanos 2018 - VIII Edição - categoria graduação. 2018. Associação Brasileira de Antropologia.
Comissão julgadora das bancas
GUEDES, S. L.; LIMA, Roberto Kant de; EILBAUM, L.; VARGAS, J.; FERREIRA, L.; PIRES, L.. Linhas de investigação: uma etnografia das técnicas e moralidades sobre. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
KANT DE LIMA, Roberto; EILBAUM, Lucia; PIRES, L.;FERREIRA, L. C. M.. A necropolítica da "burrocracia": uma etnografia sobre a investigação de homicídios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
KANT DE LIMA, Roberto; EILBAUM, Lucia; PIRES, L.;FERREIRA, L. C. M.. Entre o "local" e o "Júri": esboço de uma etnografia sobre "homicídios" na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael. Médicos e Policiais no Hospital: registros, disputas e efeitos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.
MOTA, F. R.LIMA, Roberto Kant de. Médicos e policiais no hospital:registros, disputas e efeitos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, E. M. A.; LIMA, R. K.; BARBOSA, A. R. (Antonio Rafael Barbosa). ENTRE PAPÉIS E CORPOS: PROCEDIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE VERDADES SOBRE CADÁVERES NA SEDE DO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DO RIO DE JANEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
PIRES, L. S.DE LIMA, ROBERTO KANTEILBAUM, Lucía; CARVALHO, L.. Entre o local e o júri. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
EILBAUM, LuciaKant de Lima, Roberto; BARBOSA, A. R.; FERREIRA, L. C.. "Matar o morto": a construção institucional de mortos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
Kant de Lima, RobertoEILBAUM, Lucia; FERREIRA, L. C.;Pires, Lenin. Entre o "local"e o juri: esboço de uma etnografia sobre "homicídios"na Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
EILBAUM, LuciaKant de Lima, Roberto; SILVA, E. M. A.; BARBOSA, A. R.. Entre papéis e corpos: procedimentos de construção de verdades sobre cadáveres na sede do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
Orientou
"Prisão e pobreza na Nova Alta Paulista: uma análise etnográfica?; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
A vida social de cadáveres em um laboratório de Anatomia Human; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Etnografia em audiências de instrução e julgamento de mulheres rés: intervencionando gênero, raça e classe; ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Racismo estrutural e necropolítica: implicações no contexto carcerário de detentas transexuais negras na penitenciária masculina de Florianópolis; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Coorientador);
Violência estatal, direitos humanos e a transpenalização às famílias de encarcerados no sistema prisional do Rio de Janeiro; ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Construções de si e o olhar do outro: Uma etnografia com estudantes negras numa escola pública na Grande Florianópolis/SC; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Mulheres encarceradas do abandono a necropolítica: os impactos da pandemia da covid-19 nas relações familiares; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Contando como a história é contada: morte e vida no caso de assassinato de crianças negras baleadas no Brasil; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Coorientador);
Cadeia, substantivo negro e feminino (ato (III); Início: 2021; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Coorientador);
?Direito humano à alimentação? em perspectiva etnográfica; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Desencarceramento e racismo estrutural nos livros didáticos de licenciatura; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Direitos Humanos e Memória: uma revisão bibliográfica na antropologia brasileira contemporânea; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Entre graça e desgraça: uma etnografia da circulação de maconha em Florianópolis; ; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
A gestão institucional de mortes violentas na Grande Florianópolis; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
?A gente tá na porta da cadeia, mas não somos ?porta de cadeia?, não?: representações e disputas sobre o fazer judicial nas audiências de custódia; ; 2022; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Flavia Medeiros Santos;
Uma questão de carimbo: A perícia papiloscópica no Rio de Janeiro, seus atores e a construção da verdade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Medeiros Santos;
; Saberes e práticas envolvendo latrocínios na cidade do Rio de Janeiro: análise crítica dos registros de ocorrência de roubo seguido de morte no ano de 2013; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Medeiros Santos;
Narrativas de ?violências? vividas por homens quando crianças contadas na fase adulta; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavia Medeiros Santos;
Direitos humanos, violências e desigualdades: a relação entre ONGs e Estado no município de Florianópolis; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavia Medeiros Santos;
?Um trabalho como outro qualquer?: O corpo humano morto enquanto objeto pela perspectiva dos Coveiros de um Cemitério Municipal da Grande Florianópolis; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavia Medeiros Santos;
Foi orientado por
Matar o morto": a construção institucional de mortos no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro; 2012; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - UFF - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Kant de Lima;
Tradição Judiciária Inquisitorial, Desigualdade Jurídica e Contraditória em uma Perspectiva Comparada: a Cidadania Tutelada; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Kant de Lima;
"Matar o morto": a construção institucional de mortos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro; 2012; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lucia Eilbaum;
"Linhas de investigação": uma etnografia das técnicas e moralidades sobre "homicídios" na Polícia Civil da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2016; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lucia Eilbaum;
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, Flavia ; ANJOS, P. . Doença, violências e racismo: a pandemia do novo coronavírus em Florianópolis/SC 1Disease, violence and racism: the new coronavirus pandemic in Florianópolis / SC. PONTO URBE , v. 1, p. 1-17, 2020.
-
ARAUJO, F. ; MALLART, F. ; MEDEIROS, Flavia . As valas comuns: Imagens e políticas da morte.. DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL , v. Pandemia33, p. 1 - 12, 2020.
-
MEDEIROS, Flavia ; HATTORI, M. L. . Apresentação do Dossiê 10: Dispositivos Estatais e Construção Social dos Mortos. REVISTA M. ESTUDOS SOBRE A MORTE, OS MORTOS E O MORRER (ONLINE) , v. 5, p. 188-199, 2020.
-
MEDEIROS, Flavia . Sobre discursos e práticas da brutalidade policial: um ensaio interseccional e etnográfico. Revista ABPN , v. 11, p. 108-129, 2019.
-
EILBAUM, L. ; CHAGAS, Gisele ; MEDEIROS, Flavia . Apresentação: Por uma abordagem etnográfica dos direitos humanos: conflitos, moralidades e direitos.. ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA , v. 47, p. 8-31, 2019.
-
MEDEIROS, Flavia . Adversidades e lugares de fala na produção do conhecimento etnográfico com policiais civis no Rio de Janeiro. CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 26, p. 327-347, 2018.
-
MEDEIROS, Flavia . 'Linhas de investigação?: técnicas e moralidades policiais na gestão de mortos na região metropolitana do Rio de Janeiro. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , v. 19, p. 238-256, 2018.
-
MEDEIROS, Flavia . O morto no lugar dos mortos: classificações, sistemas de controle e necropolítica no Rio de Janeiro. Revista M. Estudos sobre morte, os mortos e o morrer , v. 3, p. 72-91, 2018.
-
MEDEIROS, Flavia . 'We, The Black People': um percurso etnográfico sobre Direitos, Violências e Demandas públicas na Baía de São Francisco, Califórnia (EUA). ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA , v. 41, p. 1-487, 2017.
-
MEDEIROS, Flavia . A necropolítica da 'guerra': tecnologias de governo, 'homicídios' e 'tráfico de drogas' na região metropolitana do Rio de Janeiro. ABYA-YALA: revista sobre acesso à justiça e direitos nas Américas , v. 1, p. 73-94, 2017.
-
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. . ?Onde está Juan??: moralidades e sensos de justiça na administração judicial de con itos no Rio de Janeiro. Anuário Antropológico , v. 41, p. 9-33, 2016.
-
MEDEIROS, Flavia . Visão e o cheiro dos mortos: uma experiência etnográfica no Instituto Médico-Legal. Cadernos de Campo (USP. 1991) , v. 23, p. 77-89, 2015.
-
EILBAUM, L. ; MEDEIROS, Flavia . Quando existe ?violência policial?? Direitos, moralidades e ordem pública no Rio de Janeiro. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social , v. 8, p. 407-428, 2015.
-
MEDEIROS, Flavia . O '?Monstro'? e o '?Homem?': Aspectos da construção institucional de mortos no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro Flavia Medeiros Santos. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social , v. 7, p. 347-365, 2014.
-
MEDEIROS, Flavia . ?Presente!?: um olhar etnográfico sobre o lugar social dos mortos em Buenos Aires. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia , v. 37, p. 319-338, 2014.
-
MEDEIROS, Flavia . Corpos sem vida com fé-pública: a perícia necroscópica no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. Segurança, Justiça e Cidadania: Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública , v. 9, p. 27-48, 2014.
-
MEDEIROS, Flavia . Linhas de investigação: uma etnografia das técnicas e moralidades numa Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2018. v. 1. 352p .
-
MEDEIROS, Flavia . Matar o morto : uma etnografia do Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. 1. ed. Niterói: EdUFF, 2016. v. 1. 217p .
-
LIMA, R. K. (Org.) ; EILBAUM, L. (Org.) ; MEDEIROS, Flavia (Org.) . "Casos de repercussão": perspectivas antropológicas sobre rotinas burocráticas e moralidades.. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2016.
-
MEDEIROS, Flavia . a ?Burrocracia? da ?guerra?: a investigação de hoMicídios relacionados ao ?trÁfico de drogas? na região MetroPolitana do rio de Janeiro. In: Beatriz Cauby Labate; Thiago Rodriges. (Org.). Política de drogas no Brasil conflitos e alternativas. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 223-249.
-
MEDEIROS, Flavia . ?De criminosa a vítima?: abortos, polícia e direitos humanos na região metropolitana do Rio de Janeiro. In: Lucía Eilbaum; Patrice Schuch; Gisele Fonseca Chagas. (Org.). Antropologia e Direitos Humanos 7. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2017, v. , p. 51-80.
-
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. . Entre rotinas, temporalidades e moralidades: a construção de processos de repercussão em dois casos etnográficos. In: Roberto Kant de Lima; Lucía Eilbaum; Flavia Medeiros. (Org.). Casos de repercussão: perspectivas antropológicas sobre rotinas burocráticas e moraldiades. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2017, v. 1, p. 15-42.
-
MEDEIROS, Flavia . Vidas ordinárias, corpos matáveis. Moralidades e emoções na construção institucional de mortos no Instituo Médico-Legal do Rio de Janeiro. In: Roberto Kant de Lima; Lucía Eilbaum. (Org.). Pensando o Rio: administração policial e judicial de conflitos. 1ed.RIo de Janeiro: Intertexto, 2016, v. 1, p. 1-300.
-
MEDEIROS, Flavia . Quem é o morto? Procedimentos de identificação de um corpo no IML-RJ. In: Kátia Sento Sé Mello; Fabio Reis Mota; Jacqueline Sinhoretto. (Org.). Sensibilidades Jurídicas e Sentidos de Justiça na Contemporaneidade: interlocução entre Antropologia e Direito. 1ªed.Niterói: Editora da UFF, 2013, v. , p. 189-204.
-
MEDEIROS, Flavia . "O corpo fala": uma etnografia da produção de registros burocráticos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. In: Felipe Asensi; Paula Lucia Arévalo Mutiz; Roseni Pinheiro. (Org.). Direito e Saúde: enfoques interdisciplinares. 1ed.Curitiba: Juruá, 2013, v. 1, p. 431-442.
-
MEDEIROS, Flavia . Dos corpos aos papéis: breve descrição dos procedimentos referentes a um cadáver na sede do Instituto Médico ? Legal do Rio de Janeiro. In: Felipe Dutra Asensi;Roseni Pinheiro. (Org.). Direito Sanitário. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2011, v. 1, p. 449-461.
-
MEDEIROS, Flavia . Policiais no hospital: práticas, disputas e seus efeitos.. In: Roberto Kant de Lima; Lucía Eilbaum; Lenin Pires. (Org.). Burocracias, direitos e conflitos: pesquisas comparadas em antropologia do direito.. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2011, v. , p. 203-230.
-
LIMA, R. K. ; GERALDO, P. H. B. ; MOTA, F. R. ; POLICARPO, F. ; MEDEIROS, Flavia . O coronavírus evidencia as desigualdades estruturais de nossa sociedade.. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 30 mar. 2020.
-
MEDEIROS, Flavia . Nécro-pouvoir au Brésil.. Revue Relations., Québec, p. 30 - 31, 01 jan. 2020.
-
MEDEIROS, Flavia . Políticas de vida e de morte no controle proibicionista das drogas. Le Monde Diplomatique, Brasil, 07 ago. 2019.
-
MEDEIROS, Flavia . ENTRE O ?LOCAL? E O ?JÚRI?: Uma análise etnográfica sobre a classificação de ?mortos? em casos de ?homicídio?.. In: XI Congreso Argentino de Antropologia Social, 2014, Rosário. Anais do XI Congreso Argentino de Antropologia Social, 2014.
-
MEDEIROS, Flavia . 'Aqui se investiga do morto ao vivo': discursos, práticas e moralidades numa Divisão de Homicídios da região metropolitana do Rio de Janeiro. In: 38 Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu. Anais do 38 Encontro Anual da Anpocs, 2014.
-
MEDEIROS, Flavia . ?Cabeças humanas? como ?peça? de museu: um olhar etnográfico sobre o ?Museu Forense da Morgue Judicial? de Buenos Aires/Argentina. In: VII Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFF, 2013, Niterói. Anais da VII Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFF, 2013.
-
MEDEIROS, Flavia . Etnografar no Instituto Médico-Legal: reflexões metodológicas sobre os procedimentos de produção do morto pela polícia técnico-científica. In: III Reunião Equatorial de Antropologia, 2011, Boa Vista. Anais da III Reunião Equatorial de Antropologia, 2011.
-
MEDEIROS, Flavia . Entre papéis e corpos: Procedimentos de construção de verdade sobre cadávers na sede do IML-RJ. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba. Anais da IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011.
-
MEDEIROS, Flavia . Os papéis dos corpos: a produção de registros policiais no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. In: XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2011.
-
MEDEIROS, Flavia . Produção de registros e identificação de cadáveres no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: sobre as relações de jocosidade. In: X Congreso Argentino de Antropología Social, 2011, Buenos Aires. Anales do X Congreso Argentino de Antropología Social, 2011.
-
MEDEIROS, Flavia . Policiais no Hospital - dinâmicas de atendimento e administração de conflitos.. In: II Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2010, Pelotas. Anais do II Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2010.
-
MEDEIROS, Flavia . Quem é o morto? Primeira questões aos procedimentos de identificação de um corpo no IML-RJ. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Anais da 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010.
-
MEDEIROS, Flavia ; ARAUJO, F. M. B. ; SOUZA, J. R. O . SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS E CURRÍCULO. In: II Congresso Nacional de Licenciaturas, 2009, São Paulo. II Congresso Nacional das Licenciaturas - CoNLic 2009 - Ciência, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores, 2009. v. 1. p. 112-112.
-
MEDEIROS, Flavia . ?Quem não deve, não teme?: as distintas moralidades de policiais e médicos envolvendo pacientes usuários de drogas.. In: VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. Anais da VIII RAM, 2009.
-
MEDEIROS, Flavia . ?Perícia Criminal e Políticas Públicas?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . ?Vidas que importam: demandas por direitos e denúncias de violência policial no Brasil e nos EUA?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia ; GUEDES, H. . 'Pontos de vista e lugares de fala: uma perspectiva antropológica'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . 'Gestão de mortes e controle social?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . 'Racismo, Violência e Gestão de Mortos?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . ?Necropolítica e extermínio: os impactos do racismo na segurança pública?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . A gestão de mortos em tempos de pandemia?.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Políticas de drogas: uma questão de mulheres. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Gênero, drogas e violência:como o proibicionismo influencia na violência contra a mulher?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia ; LABRONICI, R. B. . Etnografia dos tabus: moralidades e a construção do conhecimento antropológico em tempos de conservadorismo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . 'Marielle Vive': vida, direitos e justiça em tempos de política de morte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . La vida social de los muertos: memoria y violencia en perspectiva etnográfica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. ; LUPETTI, B. . Antropologia, Direitos Humanos e Crimes de Repercussão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Necropolítica, racismo e o lugar social dos mortos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . ?Resisting and Surviving': Black Lives and State Violence in Rio de Janeiro, Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Lugar de fala: entendendo e dialogando sobre o conceito e os caminhos institucionais possíveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Flavia . Drogas, crime e gêenro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Drogas, gênero e militarização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Autocuidado e autocultivo: feminismo antiproibicionista e os usos terapêuticos da maconha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Reparação, emancipação e dignidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Flavia M. . Direitos humanos, violência institucional e demandas públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia ; SERAFINI, F. ; ZACCONE, O. ; VIEIRA, Henrique . Segurança Pública Municipal, Direitos Humanos e Conflitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Técnicas de Preservação de Local de Crime: perspectivas etnográficas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Discussão das atribuições e das relações entre as diferentes instituições envolvidas na segurança pública e social.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. . Direitos Humanos e Processo - reflexões sobre os casos judiciais de grande repercussão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . ?Se não tem equipamento, vai no talento?: práticas, conhecimentos e moralidades de ?técnicas? de investigação de ?homicídios? no Rio de Janeiro sob uma perspectiva etnográfica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . A ?linha? de um ?homicídio?: um olhar etnográfico sobre as técnicas de ?investigação policial?.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . 'Onde os mortos tem a vez': corpos, papéis e políticas numa perspectiva etnográfica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia ; POLICARPO, F. ; ALVES, M. ; COLACO, J. ; SILVA, E. M. A. . Políticas públicas em uma perspectiva comparada: Brasil, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Argentina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Oralidade e Escrita na Academia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Trabalho de campo entre cadáveres: reflexões e diálogos sobre mortos, burocracias, direitos e medicina.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Cabeças humanas como peça de museu: um olhar etnográfico sobre o Museu Forense da Morgue Judicial de Buenos Aires/Argentina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Flavia . 'Matar o morto': a construção institucional de mortos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Flavia . Entre papéis e corpos: Procedimentos de construção de verdade sobre cadáveres na sede do IML-RJ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . Os papéis dos corpos: a produção de registros policiais no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . Policiais no hospital - dinâmicas de atendimento e administração de conflitos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . Quem é o morto? Primeiras questões aos procedimentos de identificação de um corpo no IML ? RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . ?Quem não deve, não teme?: as distintas moralidades de policiais e médicos envolvendo pacientes usuários de drogas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . Médicos e Policiais no hospital: disputas, registros e seus efeitos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS, Flavia . Policiais no Hospital: práticas, registros e disputas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Flavia . "Chegou a sirene!": primeiras considerações sobre práticas e representações policiais na emergência do HUAP.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS, Flavia . ?Tem cabeça mas não tem pescoço" ? O PSF e as mediações informais para o acesso a saúde no município de São Gonçalo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Flavia . Operações policiais, produção de mortos e investigação de mortes: violência policial em meio à pandemia.. Osasco: CAAF Unifesp, 2020 (Comunicação).
-
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. . 'A tal reparação': moralidades e emoções do ponto de vista de familiares de vítimas letais. Rio de Janeiro: ISER, 2018 (Comunicação).
-
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. ; LIMA, R. K. . Apresentação: Casos de repercussão. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MEDEIROS, Flavia . Crônica de uma traição, ou a importância do segredo. RIo de Janeiro: Intertexto, 2016. (Tradução/Artigo).
-
MEDEIROS, Flavia . Antropologia Política e jurídica: Problemas de investigação e intervenção pública em perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. (Tradução/Artigo).
-
MEDEIROS, Flavia . Estratégias jurídicas e políticas do CELS - Centros de Estudos Legais e Sociais (Argentina) através do processo de documentação. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. (Tradução/Artigo).
Outras produções
MEDEIROS, Flavia . Promoting independent and human-rights-sensitive forensics institutions in Brazil. 2020.
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. . Pesquisa e ação sobre Políticas de Reparação à violência de Estado no Brasil - ontem e hoje. 2018.
MEDEIROS, Flavia . Consultoria de Prevención a Violência y Seguridad Ciudadana. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Políticas Públicas de Perícia Criminal na garantia dos direitos humanos: Relatório Final sobre a autonomia da Perícia Técnico-Científica no Brasil.. 2020.
MEDEIROS, Flavia . Manual de Organización y Funcionamiento de la Unidad Técnica de Prevención del Municipio de San Pedro Sula. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Manual Institucional y Genérico de Funcionamiento de Unidades Municipales de Seguridad Ciudadana. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Manual de Organización y Funcionamiento de la Unidad Técnica de Convivencia y Seguridad Ciudadana del Municipio de Choloma. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Manual de Organización y Funcionamiento de la Oficina Municipal de Prevención del Municipio de Tela. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Manual de Organización y Funcionamiento de la Oficina Municipal de Prevención del Municipio de La Ceiba. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista AdHoc Revista Platô: drogas e políticas. Chamada Afro/Cebrap. 2020.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista AdHoc Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2020.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista AdHoc Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS). 2020.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista AdHoc Revista Antropolítica. 2020.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista AdHoc Horizontes Antropológicos (HA). 2020.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc Revista de Ciências Humanas (RCH). 2020.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc Revista Antropolítica. 2019.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc Revista Abya Ayla. 2019.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2019.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc Revista Mosaico. 2019.
MEDEIROS, Flavia . Políticas Públicas de Perícia Criminal na garantia dos direitos humanos: Relatório Final sobre a autonomia da Perícia Técnico-Científica no Brasil.. 2019.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc PIBIC Proppi/UFF. 2018.
SANTOS, Flavia M. . Parecerista Ad Hoc Revista Equatorial. 2018.
SANTOS, Flavia M. . Parecerista Ad Hoc Revista M: Estudos sobre a morte e morrer. 2018.
SANTOS, Flavia M. . Parecer para monografia intitulada A testemunha de hoje é a vitima de amanhã: uma etnografia sobre a construção dos depoimentos das testemunhas no Tribunal do Juri de Niterói. 2018.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc Revista Antropolítica. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc Revista de Estudos de Empíricos em Direito. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc PIBIC Proppi/UFF. 2017.
SANTOS, Flavia M. . Parecer para monografia intitulada Não é apenas um estribo da vida: o conceito de corpo e pessoa para alunos de farmácia da Universidade Federal Fluminense. 2017.
MEDEIROS, Flavia . Relatório Semestral Discente. 2016.
MEDEIROS, Flavia . Violência Institucional, direitos humanos e demandas públicas. 2016.
MEDEIROS, Flavia . Relatório de Atividades de bolsista de Apoio Técnico (AT). 2016.
MEDEIROS, Flavia . Parecerista Ad Hoc - Boletín de Antropologíade la Universidad de Antioquia. 2015.
MEDEIROS, Flavia . Como se negociam os ?homicídios?? Uma etnografia comparada sobre os mecanismos de construção de verdades em casos de ?crimes intencionais contra vida? no Rio de Janeiro/Brasil e em São Francisco/EUA,. 2014.
MEDEIROS, Flavia . Como se negociam os ?homicídios?? Uma etnografia comparada sobre os mecanismos de construção de verdades em casos de ?crimes intencionais contra vida? no Rio de Janeiro/Brasil e em São Francisco/EUA,. 2014.
MEDEIROS, Flavia . Como se investigam os ?homicídios?? Uma etnografia sobre os mecanismos de construção de verdades e as moralidades em casos de crimes intencionais contra vida na região metropolitana do Rio de Janeiro.. 2014.
MEDEIROS, Flavia . Entre o 'local'e o juri: esboço de uma etnografia sobre 'homicídios'na Regio Metropolitana do Rio de Janeiro.. 2014.
MEDEIROS, Flavia . Relatório de Atividades Bolsistas do Projeto INSTRUMENTOS E INTERFERÊNCIAS NO DESEMPENHO DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO. 2014.
LIMA, R. K. ; MEDEIROS, Flavia . Proposta de criação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - NEPEAC. 2013.
MEDEIROS, Flavia . Relatório de Atividades de bolsista de Apoio Técnico (AT). 2012.
MEDEIROS, Flavia . Construindo a verdade: a investigação de ?homicídios? pela Polícia Técnico-Científica do Rio de Janeiro.. 2012.
MEDEIROS, Flavia . Entre papéis e corpos: procedimentos de construção de verdades sobre cadáveres na sede do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro.. 2011.
LEMGRUBER, Julita ; SILVA, Klarissa ; MEDEIROS, Flavia . IV Semana de Visitas a Delegacias de Polícia. 2010.
MEDEIROS, Flavia . Relatório Final de Atividades e Pesquisa de Bolsa de Iniciação Científica - CNPq. 2010.
LEMGRUBER, Julita ; RIBEIRO, Ludmila ; SILVA, Klarissa ; MEDEIROS, Flavia . III Semana de Visitas a Delegacias de Polícia. 2009.
MEDEIROS, Flavia . Relatório Final de Estágio de Prática de Ensino. 2009.
MEDEIROS, Flavia . Ethnographic Research ? The Study of Us.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEDEIROS, Flavia . Delegacia de Homicídio vira tema de pesquisa na UFF. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEDEIROS, Flavia . Página oficial do InEAC no Facebook. 2015; Tema: Pesquisa e Inovação. (Rede social).
MEDEIROS, Flavia ; EILBAUM, L. ; MAIA, Bóris . Sala de Aula Antropologia _ MOODLE. 2014. (Site).
SANTOS, Flavia M. . Relatório de Atividades - Pesquisadora de Pós Doutorado. 2017. (Relatório de pesquisa).
MEDEIROS, Flavia . Curso de Capacitação em Políticas Públicas de Segurança Pública Social e Municipal para a Guarda Municipal de Niterói. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Flavia M. . Relatório de Atividades - Bolsa de Doutorado SWE (Processo E-26/101.505/2014). 2016. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, Flavia M. . Relatório Final de Bolsa Doutorado FAPERJ nota 10 (Processo E-26/101.505/2014). 2016. (Relatório de pesquisa).
MEDEIROS, Flavia . Técnica de Preservação de Local de Crime. 2015. .
MEDEIROS, Flavia . Discussão das atribuições e das relações entre as diferentes instituições envolvidas na Segurança Pública e Social.. 2015. .
SANTOS, Flavia M. . Relatório de Renovação - Bolsa FAPERJ nota 10 (Processo E-26/101.505/2014. 2015. (Relatório de pesquisa).
MEDEIROS, Flavia ; LOBAO, R. J. S. . Oficina de Texto em Segurança Pùblica I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
SANTOS, Flavia M. . Relatório de Atividades - Bolsista. 2014. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, Flavia M. . Oficina de Editoração. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Flavia M. . Relatório Parcial de Pesquisa: A verdade pericial na investigação de homicídios. 2013. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, Flavia M. ; LIMA, R. K. . Relatório de Acompanhamento de Projeto do INCT - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos. 2012. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, Flavia M. . Relatório de Atividades - Bolsista INCT-InEAC. 2012. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, Flavia M. . Relatório de Atividades - Bolsista Missão de Estudo (Mestrado Brasil-Argentina). 2011. (Relatório de pesquisa).
MEDEIROS, Flavia . Relatório do Projeto de IC - Chegou a sirene!: primeiras considerações sobre práticas e representações policiais na emergência do HUAP (Processo 504799/2007-0). 2010. (Relatório de pesquisa).
VIANNA, A. ; RIBEIRO, A. P. A. ; FACUNDO, A. ; BRONZ, D. ; ALEIXO, E. ; MEDEIROS, Flavia ; SOGBOSSI, H. B. ; EILBAUM, L. ; GUIMARAES, R. ; EFREM FILHO, R. ; CARRARA, S. . Evocação. 2020. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Impactos sociais, políticas públicas e estratégias locais de enfrentamento à pandemia de Covid-19: saúde, proteção social e direitos - uma abordagem interdisciplinar a partir das ciências humanas, Descrição: Esta proposta foi aprovada no Edital CAPES 12/2021 Programa Estratégico Emergencial De Combate A Surtos, Endemias, Epidemias E Pandemias "Programa De Desenvolvimento Da Pós-Graduação (Pdpg) Impactos da Pandemia". Ela articula diversas universidades e Programas de Pós Graduação (PPGAS/UFSC, PPGA/UFPB, PPGCS/UERJ, PPGAS/UFRR, PPGAS/UFMT e PPGSC/UFMT), e se desdobra em diversos objetivos articulados: compreender os efeitos duradouros da pandemia de Covid-19 na vida das populações em situação de vulnerabilidade social - entendidas de forma ampla como os diferentes grupos que tiveram suas condições de vida pioradas, não só em termos de renda, mas também de acesso a direitos e serviços públicos; descrever e analisar os modos locais de enfrentamento à pandemia; compreender como diferentes modalidades de acesso a serviços públicos, que relacionam setores do Estado e populações em situação de vulnerabilidade social, foram afetadas durante a pandemia; analisar as respostas e formas de enfrentamento à pandemia nas diferentes fases da crise sanitária, em setores como educação, saúde, trabalho, assistência social e renda nas cinco macrorregiões do país. Buscará se compreender de forma comparativa os efeitos da pandemia no cotidiano das famílias vulneráveis em relação a: 1) trabalho formal e informal, desemprego e desafios em relação ao momento pós-pandemia; 2) educação, acesso dos estudantes de baixa renda ao ensino remoto, dificuldades no retorno presencial; 3) acesso a políticas de proteção social, de distribuição de renda, de enfrentamento às desigualdades, incluindo alternativas articuladas por movimentos sociais, redes de solidariedade, ONGs e voluntariado; 4) acesso aos serviços públicos de saúde, cobertura da vacinação, situação dos serviços de atenção básica e de média e alta complexidade no pós-pandemia; 5) confluência da pandemia de Covid-19 com outras pandemias e problemas sanitários, como Zika Vírus, HIV-Aids e o crescimento de questões de saúde mental, entre outros... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Coordenador / Viviane Vedana - Integrante / Sonia Weidner Maluf - Integrante / Mónica Lourdes Gutierrez Franch - Integrante / Manuela Souza Cordeiro Siqueira - Integrante / Marcos Aurélio da Silva - Integrante / Paula Lacerda - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2021 - Atual
Produção, circulação, uso e consumo do laudo pericial no fluxo criminal: tecnologias, impactos e inovação da perícia técnico-científica na construção da verdade jurídica em casos de letalidade violenta, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Kant de Lima em 16/11/2022., Descrição: O presente projeto, proposto por equipe coordenada pelo coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ? Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC ? www.ineac.uff.br), tem por objetivo estimular a inovação científica e tecnológica no estado do Rio de Janeiro, a partir da associação entre os saberes próprios das Ciências Forenses - como Biologia Forense; Química Forense; Antropologia Forense; Balística; Medicina Legal, entre outros; o Direito e as Ciências Sociais, em especial aquelas de natureza socioantropológica. Por meio de pesquisa para analise e inovação nas condicoes de implementacao e efetivação da gestao da cadeia de custodia no estado do Rio de Janeiro, serão descritas e analisadas as práticas dos agentes de segurança pública e justiça criminal em pericias criminais e médico-legais nos processos de produção e circulação de laudos periciais, desde a preservação de cenas e coleta de evidências materiais em locais de morte e sua análise por peritos técnico-científicos até seu uso e consumo nas fases de investigacao policial e processo judicial por investigadores, autoridades policiais, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e juízes criminais. Visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que favoreçam a elucidação em casos de letalidade violenta, em especial os tipificados como crimes de homicídio. Ao promover a interação da Academia com agentes e órgãos de segurança pública e da justiça criminal, pretende-se produzir novas técnicas e metodologias para aperfeiçoar o acompanhamento e avaliação dos produtos elaborados por eles na área de Ciências Forenses e em suas especialidades... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Lucia Eilbaum - Integrante / Frederico Policarpo - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Integrante / Lenin dos Santos Pires - Integrante / Victor Rangel - Integrante / Daniel Ganem Misse - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Desigualdades, moralidades e conflitos: perspectivas etnográficas sobre dispositivos estatais e direitos humanos., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Coordenador / Natália Barroso Brandão - Integrante / Giovanna Barros - Integrante / Deane de Jesus - Integrante / Isadora Assis Bandeira - Integrante / João Pedro Klinkerfus - Integrante / Bruna Soares Overbeck - Integrante / Débora Luiza Pereira - Integrante / Kellyn Gaiki - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Bolsa.Número de orientações: 1
-
2020 - 2021
Regulações sociais e morais da pandemia do novo coronavírus no Brasil: uma análise etnográfica e interseccional, Descrição: Este projeto tem como objetivo gera analisar as regulações sociais e morais implementadas durante a pandemia covid-19 no Brasil desde a perspectiva de grupos sociais vulnerabilizados nas regiões metropolitanas de Florianópolis, Rio de Janeiro, João Pessoa e Salvador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Coordenador / Nicolle Andrade - Integrante / William Araújo Rosa - Integrante / Giovanna Barros - Integrante / Edilma Nascimento - Integrante / Mariana Queiroz - Integrante / Priscilla dos Anjos - Integrante / Deane de Jesus - Integrante / Aron Elvis de Siqueira - Integrante / Isadora Assis Bandeira - Integrante., Financiador(es): The Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research - Outra.
-
2019 - Atual
Desigualdades, moralidades e conflitos: perspectivas etnográficas sobre raça, direitos e Estado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Coordenador / Nicolle Andrade - Integrante / William Araújo Rosa - Integrante / Giovanna Barros - Integrante.
-
2017 - 2019
Violência institucional, direitos humanos e demandas públicas., Descrição: Este projeto propõe a realização de uma etnografia e o estudo de casos que permitam analisar a categoria ?direitos humanos? como um valor moral que confere um sentido e paradigma para a justiça, considerando políticas públicas, a investigação de crimes envolvendo policiais e a denúncia de casos de violência institucional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 20
-
2017 - Atual
INCT - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT-InEAC, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Kant de Lima em 04/05/2018., Descrição: O presente projeto, apresentado no tema Segurança Pública, do Programa Institutos de Ciência e Tecnologia/CNPq, é resultado de articulação de uma rede nacional e internacional de instituições de ensino, pesquisa e extensão, reunidos há 06 anos no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/In-EAC), aprovado em abril de 2009. Esse programa é aqui consolidado e ampliado no sentido de promover ainda mais o trabalho de interlocução, inédito no Brasil, entre as ciências sociais e as ciências sociais aplicadas, especialmente entre a Antropologia e o Direito. A rede reunida nesse projeto integra instituições ? grupos de pesquisa e programa de pós-graduação- de sete estados brasileiros (RJ, MG, SP, PE, BA, RS, DF) e cinco países (Canadá, Argentina, França, Estados Unidos, Portugal). Este novo INCT tem como escopo da atuação a análise dos processos de administração institucional de conflitos e as formas não institucionais, especialmente, os processos de demanda de direitos e por reconhecimento por parte de diversos atores. Essas duas vias de pesquisa articulam-se com as ações propostas na área da transferência de conhecimento. No primeiro caso, trata-se de ações fortemente ancoradas nas tecnologias de formação, capacitação e interlocução como operadores dos sistemas de Segurança Pública, de Justiça e de outras burocracias estatais, gerando espaços de desconstrução e construção de matrizes e práticas institucionais e corporativas arraigadas nas formas de fazer do Estado no Brasil. No segundo caso, as ações serão inovadoras no sentido da construção de tecnologias sociais que promovam não a aplicação unilateral do conhecimento, mas a construção conjunta de formas de intervenção na esfera e no espaço públicos que consideremos diferentes pontos de vista e reivindicações das pessoas envolvidas nos conflitos tratados pelas agências públicas. No campo da atuação internacional do Instituto, as estratégias são tendentes à internacionalização de nossos pesquisadores e não só da produção por eles elaborada, como a publicação em revistas estrangeiras e participação em eventos acadêmicos internacionais. O foco da internacionalização do presente projeto é vencer os obstáculos impostos pela exclusão de nossa área do Programa Ciência Sem Fronteiras, para promover o intercâmbio institucional e fluido entre pesquisadores, estudantes e professores dos países envolvidos, como vistas à troca de experiências de pesquisa, de ambientes acadêmicos mas, principalmente, para criar oportunidades para realização de pesquisas de campo em outros países, com a finalidade de produzir resultados que possam ser contrastados àqueles aqui obtidos. Assim, destaca-se que esse projeto se funda em uma perspectiva comparada e multidisciplinar de análise, pioneira no Brasil em relação à interlocução entre o Direito e as Ciências Sociais, no entendimento da Segurança Pública como um campo de disputas e consensos que vai além da criminalidade e da intervenção repressiva... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Lucia Eilbaum - Integrante / Lenin Pires - Integrante / Tiscornia, Sofia - Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Frederico Policarpo - Integrante / Edílson Márcio Almeida da Silva - Integrante / Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão - Integrante / Maria Stella Amorim - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Marco Antônio da Silva Mello - Integrante / Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto - Integrante / Fabio Reis Mota - Integrante / Daniel Simião - Integrante / Vivian Ferreira Paes - Integrante / Kátia Sento Sé Mello - Integrante / Fernanda Duarte - Integrante / Haydée Caruso - Integrante / Herbert Toledo Martins - Integrante / Jaqueline Sinhoretto - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante / Carlos Abraão Moura Valpassos - Integrante / Eduardo Cerqueira Batitucci - Integrante / Neiva Vieira da Cunha - Integrante / Soraya Silveira Simões - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18
-
2017 - Atual
Moralidades, Justiça e Conflitos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucia Eilbaum em 03/05/2018., Descrição: Através da produção de etnografias em agências dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça, este sub-projeto busca a articulação entre as formas de administração de justiça e as moralidades envolvidas nas atividades de registro, investigação, processamento e julgamento de diversos conflitos, transformados através dessas atividades em "crimes". Busca-se, assim, aprofundar teórica e metodologicamente o conhecimento e compreensão sobre a relação entre "moral" e "direito", objeto clássico de reflexões na área da Antropologia do Direito. Em especial, buscamos explorar a reflexão sobre a dimensão moral do tratamento judicial dos conflitos, de modo a entender sua administração como um espaço de interação ? mais ou menos tensa - entre valores morais distintos, que resulta em uma dada decisão judicial e, ao mesmo tempo, em um certo "sentimento de justiça". Isto é, entender, a partir da pesquisa empírica, quais os valores morais reconhecíveis nos agentes públicos, nas pessoas envolvidas nos conflitos e em outros atores externos a eles - diferentes mídias, organizações civis e políticas - que orientam as formas de "fazer justiça" e como esses valores são construídos e intervém nessa atividade... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Lucia Eilbaum - Coordenador / Izabel Nuez - Integrante / Juliana Coelho de Almeida - Integrante / Cristina Marins - Integrante / Andreza Cunha - Integrante., Financiador(es): Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional Conflitos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 21
-
2015 - 2016
Como se negociam os ?homicídios?? Uma etnografia comparada sobre os mecanismos de construção de verdades em casos de ?crimes intencionais contra vida? no Rio de Janeiro/Brasil e em São Francisco/EUA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
-
2014 - 2016
Como se investigam os ?homicídios?? Uma etnografia sobre os mecanismos de construção de verdades e as moralidades em casos de crimes intencionais contra vida na região metropolitana do Rio de Janeiro., Descrição: Este projeto teve como objeto central a categoria ?homicídio?, tendo sido o foco de observação as práticas e os discursos, que permitem acessar os saberes e as moralidades, acionados nos procedimentos ?técnicos? e ?burocráticos? que estabelecem uma determinada morte como ?homicídio?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17
-
2013 - 2015
Entre a verdade e a mentira: a dimensão moral na administração policial e judicial de conflitos no estado do Rio de Janeiro., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucia Eilbaum em 20/07/2014., Descrição: O presente projeto propõe a realização de etnografias sobre as formas de administração policial e judicial de conflitos no Estado do Rio de Janeiro, a fim de apresentar e aprofundar uma discussão em torno das moralidades envolvidas nesse campo. Isto é, entender, a partir da pesquisa empírica, quais os valores morais reconhecíveis nos agentes públicos, nas pessoas envolvidas nos conflitos e em outros atores externos a eles - diferentes mídias, organizações civis e políticas, que orientam as formas de ?fazer justiça? e como esses valores são construídos e intervém nessa atividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Lucia Eilbaum - Coordenador / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Marta Fernandez y Patallo - Integrante / Izabel Nuez - Integrante / Sabrina de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
2012 - 2015
?Os ?crimes de repercussão?: racionalidades e moralidades na administração judicial de conflitos no estado do Rio de Janeiro?, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucia Eilbaum em 20/07/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Integrante / Lucia Eilbaum - Coordenador / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Marta Fernandez y Patallo - Integrante / Izabel Nuez - Integrante / Sabrina de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11
-
2011 - 2014
Crimes de repercussão x crimes comuns : a administração judicial de conflitos no estado do Rio de Janeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Lucia Eilbaum - Integrante / Izabel Nuez - Integrante / Sabrina de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2010 - 2015
Instrumentos e Interferências no Desempenho do Judiciário Brasileiro, Descrição: O edital n 20 de 2010 Capes CNJ propunha como objetivo geral ?promover e fomentar a realização e a divulgação de pesquisas científicas em áreas de interesse prioritário para o poder judiciário nas universidades brasileiras estimulando a criação de linhas de pesquisas e redes de discussões nessas áreas?. Nosso projeto aprovado para financiamento se inseriu na área temática 3 do edital, aprimoramento dos instrumentos para uma prestação jurisdicional mais eficiente como mencionado no edital o principal propósito dessa área de pesquisa era o de analisar os mecanismos as inovações institucionais e as mudanças normativas e gerenciais que podem contribuir para entrega de serviços Judiciários de qualidade com celeridade e eficácia. Nesse sentido, o conhecimento exato dimensionamento dos problemas crônicos do Poder Judiciário assumem particular importância, bem como as soluções que podem se apresentar para mitigar ou solucioná-los. Também relevante se torna o exato conhecimento da medida em que a estrutura física, humana e operacional dos órgãos do Poder Judiciário está compatível com a evolução da demanda por seus serviços. Para a formulação e execução da nossa proposta intitulada ?Instrumentos e interferências no desempenho do Judiciário brasileiro? reunimos pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, o antigo Programa de Pós-graduação em direito da Universidade Gama Filho hoje vinculado à Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro e o Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília, que vem realizando pesquisa sobre objeto de interesse jurídico em parcerias realizadas em editais de fomento como os dos centros Associados de pós-graduação Brasil Argentina (CAPG-BA) CAPES SPU 2005-2009, do PRONEX/2006-2008 ? FAPERJ/CNPq, da Chamada de Ciências Sociais FINEP/2006-2008 e recentemente INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos InEAC, entre outros. Tais parcerias tem possibilitado a rede de instituição de rede que participam de pesquisadores brasileiros e estrangeiros todos fazendo uso de foco e multidisciplinar e empírico no trato de objetos de interesse jurídico. Neste contexto de parcerias em redes, boa parte das investigações já desenvolvidas tem recaído sobre a administração institucional de conflitos levados aos tribunais, muitas delas envolvendo a prestação jurisdicional oferecida aos atores do conflito, personagens do cenário investigado. Essa perspectiva se fez presente Nessa proposta de maneira acentuada sem desprezar subtemas de várias áreas elencados sob a coordenação de pesquisadores associados a rede já construídas e que se encontram vinculadas a Núcleos de Pesquisas, associadas aos referidos programas de Pós-graduação da presente proposta embora estejam vinculados a outros programas de Pós-graduação também reconhecidos pela Capes essa circunstância foi admitida para incentivar o impacto do cisto diz aqui reunidos em outras instituições brasileiras e também reforçar visões interdisciplinares em investigações de caráter jurídico... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Maria Stella Amorim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Justiça - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8
-
2009 - 2016
INCT-InEAC - Programa de Pesquisa e Formação em Segurança Pública, Justiça Criminal e Processos de Administração Institucional de Conflitos. Entre a Proximidade e a Macrocriminalidade, em perspectiva comparada., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Kant de Lima em 17/10/2014., Descrição: Edital N 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/ FAPERJ/FAPESP INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Promover um programa de pesquisa e formação, nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, a respeito das formas institucionais de administração de conflitos nos diferentes âmbitos dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal. O principal objetivo e, assim, a produção de pesquisas empíricas, em suas bases quantitativas e qualitativas, que permitam propor e avaliar políticas públicas, em nível federal, estadual e municipal, na área de Segurança Pública e do Acesso Justiça, bem como desenvolver tecnologias de intervenção social nesses campos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Lucia Eilbaum - Integrante., Número de produções C, T & A: 23
-
2009 - 2012
A crença na igualdade e a produção da desigualdade nos processos de administração institucional dos conflitos no espaço público fluminense: religião, direito e sociedade, em uma perspectiva comparada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Lucia Eilbaum - Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2010
Tradição Judiciária inquisitorial, desigualdade jurídica e contraditório em uma perspectiva comparada, Descrição: O presente projeto vem sendo desenvolvido desde 1982, buscando sistematizar uma reflexão sobre o campo jurídico, político e acadêmico ocidental, através do método da antropologia, mas centrada em uma discussão central das nossas tradições. Agrega desde então, pesquisadores seniores e juniores, graduados e alunos de graduação e pós-graduação de diversas formações profissionais. A pesquisa se desenvolve e consolida em linhas que conduzem à comparação dos processos de produção de verdades e administração de conflitos na esfera acadêmica e judiciária, e que se refletem no espaço público, lugar de exercício efetivo da cidadania, no intuito de compreender os princípios que informam as diferentes práticas - muitas vezes aparentemente contraditórias que são observáveis no quotidiano. Dentro desta problemática mais geral se pretende investigar, em particular, questões referentes à permanência de uma noção de cidadania "tutelada", em um Estado de Direito democrático, como o que se aponta estar em vigência no Brasil, em especial depois da constituição de 1988. Como se sabe, a noção de cidadania está historicamente associada a um conjunto de direitos que se estabelecem a partir das transformações de um contrato feudal, vigente no Antigo Regime, em que seus componentes eram considerados desiguais em direitos e deveres, para um contrato em que seus elementos são considerados juridicamente iguais, mesmo que tenham posições social, política e economicamente diferenciadas (Marshall, 1967). A consequência que nos interessa desta transformação é que a desigualdade política, econômica e social produzida pelo mercado é justificável neste sistema jurídico-político em função da igualdade jurídica que a sustenta. Desta forma, a hierarquia social parte de um ponto comum em que todos são formalmente iguais e depois se desigualam progressivamente no mercado. Tenho associado este modelo ao formato de um paralelepípedo, em que a base é igual ao topo e, portanto, a igualdade é naturalizada (Kant. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
-
2006 - 2009
Segurança Pública e violência urbana: a descentralização de formas institucionais de conflitos. FINEP 2006, Descrição: Este projeto propõe a formação de um Instituto na área induzida do Programa Institutos do Milênio de Violência e Segurança Pública (VI.3.11), cuja finalidade é a produção de pesquisas empíricas, nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas, a respeito do funcionamento de duas instituições da área de segurança pública e da Justiça: os Juizados Especiais Estaduais e os Juizados Especiais Federais (Civis e Criminais) e as delegacias da Polícia Civil. Neste escopo, a abrangência inicial das pesquisas abarca Juizados e delegacias dos Estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal, integrando instituições como Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Estado do Norte Fluminense (UENF-RJ), a Fundação João Pinheiro (FJP-MG), o Instituto de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) e a Universidade Gama Filho (UGF-RJ).Sendo assim, é objetivo geral deste projeto disponibilizar pesquisas empíricas que permitam avaliar as políticas públicas envolvidas no desempenho dos Juizados Especiais Civis e Criminais, no âmbito estadual e federal, e das delegacias da Polícia Civil, bem como produzir comparações do seu desempenho entre diferentes estados do Brasil e com instituições semelhantes em outros países, tais como os Estados Unidos, o Canadá, a França e a Argentina. Coordenador: Roberto Kant de Lima.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2005 - 2011
Burocracias penais, processos institucionais de administração de conflitos e formas de construção de cidadania. Experiência comparada entre Brasil e Argentina, Descrição: Esta proposta tem como objetivo associar, por convênio institucional, as atividades de centros e programas de Pós -Graduação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e da Argentina, privilegiando o intercâmbio de docentes, estudantes e pesquisadores a fim de propiciar a troca de experiências acadêmicas e de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, particularmente da Antropologia. O projeto será desenvolvido no âmbito do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, no Brasil, e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, contando com o apoio dessas instituições e de seus pesquisadores/professores. Também, se beneficiará da participação do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Nacional de Misiones, na Argentina, e, no Brasil, do Programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília e do Programa pós-graduação em Direito da Universidade Gama Filho (RJ). A presente proposta visa promover estudos sobre as estruturas curriculares dos respectivos cursos de pós-graduação, nas áreas correlatas, procurando adaptá-las reciprocamente. A observância dessa premissa, desejavelmente, permitirá o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes do programa. Estas metas, uma vez atingidas, concorrerão para a renovação e aperfeiçoamento do intercâmbio entre pesquisadores dos dois países, condição fundamental para o prolongamento da abordagem proposta e, por conseguinte, do refinamento dessa interlocução acadêmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Medeiros Santos - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
Prêmios
2019
1 lugar concurso de Professor Adjunto do Departamento de Antropologia. Campo de conhecimento: Relações Raciais., Universidade Federal de Santa Catarina.
2018
1 lugar no Concurso para Professor Substituto na área Conflitos, Violência e controle social: contribuições sócio-antropológicas, Departamento de Segurança Pública - Universidade Federal Fluminense.
2017
Menção Honrosa do Prêmio Capes Tese da Área de Antropologia, CAPES.
2016
2 lugar no V Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, Categoria Trabalho Acadêmico, Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.
2016
Menção Honrosa - Prêmio Antropologia e Direitos Humanos 2016 VII Edição - Categoria Doutorado, Associação Brasileira de Antropologia.
2014
1° lugar no concurso de Professor Substituto na área de Teorias do Conflito, Departamento de Segurança Pública - Universidade Federal Fluminense.
2014
Bolsa FAPERJ nota 10 - Doutorado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Antropologia. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37214129, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2021
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia
-
05/2021
Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia
-
12/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação em Antropologia Social - PPGAS.,Linhas de pesquisa
-
03/2020
Direção e administração, Departamento de Antropologia.,Cargo ou função, Coordenação de Estágios do curso de Antropologia.
-
02/2021 - 05/2021
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Afro-Brasileiros
-
02/2021 - 05/2021
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Violência e Conflitos
-
03/2020 - 12/2020
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Afro-brasileiros
-
03/2020 - 12/2020
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia
-
11/2019 - 02/2020
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Afro-brasileiros
2018 - Atual
Associação Brasileira de AntropologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Antropóloga
Outras informações:
Sócia efetiva
2010 - 2018
Associação Brasileira de AntropologiaVínculo: Associado Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Pós-graduando
Atividades
-
03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Antropologia, Comissão de Direitos Humanos.,Cargo ou função, Integrante.
-
05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Antropologia, Comitê de Antropólogas/os Negras/os.,Cargo ou função, Membro.
-
06/2010
Serviços técnicos especializados , Associação Brasileira de Antropologia.,Serviço realizado, Antropólogo (Sócio).
-
08/2020 - 11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Antropologia.,Cargo ou função, Comissão Ad Hoc 2 novembro que elaborou a vídeo instalação Evocação, parte da 32a RBA.
2018 - Atual
Foro Latinoamericano de Antropología del Derecho.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Dirección de Relaciones Académicas, Carga horária: 10
Outras informações:
El FLAD tiene como misión la articulación de investigadores/as y estudiantes latinoamericanos y latinoamericanistas de instituciones de alto nivel académico, cuyos proyectos de investigación estén centrados en el trabajo etnográfico, cualitativo y/o comparativo en el estudio del derecho estatal desde una perspectiva sociocultural.
Atividades
-
02/2017
Direção e administração, FLAD Brasil.,Cargo ou função, Diretora de Relações Acadêmicas.
2018 - 2019
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2017 - 2019
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Bolsista PNPD/CAPES no âmbito do Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF).
2017 - 2018
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenação da disciplina de Antropologia do Direito no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social
2016 - 2016
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 30
Outras informações:
Bolsista de Apoio Técnico para o desenvolvimento do projeto em pesquisa "Programa de Pesquisa e Formação em Segurança Pública, Justiça Criminal e Processos de Administração Institucional de Conflitos: A proximidade e a macrocriminalidade em perspectiva comparada", coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Kant de Lima no âmbito do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (NEPEAC/UFF).
2007 - 2016
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em formação
Outras informações:
Entre novembro de 2007 a fevereiro de 2010, atuou como bolsista de Iniciação Científica (IC) financiada pelo CNPq.
Entre março de 2010 a abril de 2012, atuou como bolsista de mestrado (Demanda Social) com recursos da CAPES. A bolsa esteve suspensa com intervalo de 3 meses, setembro a dezembro de 2011, para efetivação de Mestrado Sanduíche, também financiado pela CAPES.
Entre maio de 2012 a agosto de 2012, atuou como bolsista de Apoio Técnico (AT) Nível Mestre (CNPq).
Entre setembro de 2012 a julho de 2014, atuou como bolsista de doutorado (CAPES).
Desde agosto de 2014 a setembro de 2016 foi bolsista FAPERJ Nota 10 de doutorado (FAPERJ), com intervalo e suspensão do pagamento da bolsa de março de 2015 a fevereiro de 2016, para realização de Doutorado Sanduíche, financiado pelo CNPq.
Em novembro de 2016 finalizou o doutorado.
2014 - 2014
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2012 - 2012
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 30
2006 - 2009
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduando
Atividades
-
01/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa
-
08/2018 - 07/2019
Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia do Direito I, Métodos e Técnicas em Pesquisa I, Oficina de Texto I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais V: Antropologia das Moralidades
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia do Direito
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
11/2016 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração de Conflitos.,Linhas de pesquisa
-
09/2012 - 11/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa
-
03/2013 - 12/2014
Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Texto em Segurança Pública II, Antropologia do Direito I, Métodos em Pesquisa II, Métodos em Pesquisa IV
-
02/2012 - 12/2012
Estágios , Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Estágio realizado, Estágio docência na disciplina Oficina de Texto em Segurança Pública I do curso de bacharelado de Segurança Pública da Faculdade de Direito/UFF.
-
05/2012 - 08/2012
Serviços técnicos especializados , Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa.,Serviço realizado, Atualização de páginas de web e redes sociais ; Sistematização e organização de documentos; Elaboração de projetos e relatórios.
-
03/2010 - 04/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa
-
02/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos.,Linhas de pesquisa
2015 - 2016
University of California Hastings College of the LawVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting Foreign Scholar
Atividades
-
03/2015 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Visiting Foreign Scholars Program.,Linhas de pesquisa
2011 - 2011
Universidad de Buenos AiresVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando visitante
Atividades
-
09/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Facultad de Filosofía y Letras, Equipo de Antropología Politica y Juridica.,Linhas de pesquisa
2017 - 2017
Programa das Nações Unidas para o DesenvolvimentoVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor Internacional, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2017 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNDP Latin America and the Caribbean Regional Centre.,Cargo ou função, Consultora Internacional.
2012 - 2014
Instituto de Pesquisa Econômica e AplicadaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa
Outras informações:
Realização de transcrição de entrevistas e sistematização de material
Atividades
-
04/2012 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada.,Linhas de pesquisa
Você é Flávia Medeiros Santos?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Flávia Medeiros Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?