Júlia Victoria Casalinho
Graduação em Pedagogia (em andamento) e Especialização em Educação - Ênfase em Educação Infantil (2020) - pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado em Geografia pela UFPel (2015) e Bacharelado em Geografia pela mesma universidade (2011). Trabalhou como bolsista (CNPq) do Desafio Pré-universitário popular, projeto de extensão da UFPel, atuando como coordenadora pedagógica. Atualmente é bolsista (FAPERGS) no projeto intitulado "Da formação a prática: estudos sobre a inclusão escolar de crianças com autismo".
Informações coletadas do Lattes em 10/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2012 - 2015
Universidade Federal de Pelotas
Título: Políticas para a educação inclusiva: uma análise junto a escolas públicas no município de Pelotas-RS,Ano de Obtenção: 2015
Sandro de Castro Pitano.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Especialização em Especialização em Educação Infantil
2018 - 2020
Universidade Federal de Pelotas
Título: Revista do Ensino no Rio Grande do Sul: uma análise dos jogos na seção ?Educação Pré-Primária? no período de 1954 a 1961
Orientador: Vania Grim Thies
Graduação em Bacharelado em Geografia
2007 - 2011
Universidade Federal de Pelotas
Título: Resíduos de serviços de saúde no município de Pelotas-RS: geração, manejo e destino
Orientador: Sandro de Castro Pitano
Formação complementar
2021 - 2021
No chão da escola - desafios e aprendizagens no ensino remoto e presencial. (Carga horária: 9h). , Instituto Alana, ALANA, Brasil.
2015 - 2015
Produção de material didático especializado. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2009 - 2009
Inglês. (Carga horária: 108h). , You And Me Language Center, YOU AND ME, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino em Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Organização de eventos
CASALINHO, J. V. . "Ciclo de debates: O desenvolvimento profissional docente e o lugar da infância". 2019. (Outro).
CASALINHO, J. V. . Seminário HISALES: 10 anos de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares. 2016. (Outro).
CASALINHO, J. V. . I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel. 2014. (Outro).
Participação em eventos
7ª Semana Integrada UFPel 2021 - VII CEG - Congresso de Ensino de Graduação. Ciclo de Formação de Educadores: uma proposta de formação continuada para os colaboradores do Desafio Pré-universitário popular da UFPel. 2021. (Congresso).
Conexões Recidade: Interfaces e Insurgências. Leituras de infâncias: um relato da escrita de cartas a partir de temas propostos em curtas-metragens. 2021. (Congresso).
II CICLO DE DEBATES: outro tempo, outra escola de Educação Infantil pós-pandemia. 2021. (Encontro).
XX Semana de Educação ?Resistir e Humanizar: por uma Pedagogia emancipadora?. Leituras de infâncias: um relato da escrita de cartas a partir de temas propostos em curtas-metragens. 2021. (Congresso).
I Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade. A Bela e a Fera: comércio e arte. 2018. (Congresso).
22 Encontro da ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.O conto "A Bela e a Fera" em três diferentes versões em língua portuguesa. 2016. (Encontro).
7 Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ) - Florianópolis. 2016. (Seminário).
Os usos da História Oral, (auto)biografia e Histórias de vida como metodologia de pesquisa: aproximações e distanciamentos. 2016. (Encontro).
Seminário HISALES: 10 anos de pesquisa em História da Alfabetização, L, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares. 2016. (Seminário).
I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPel. 2014. (Seminário).
Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - X ANPED Sul. 2014. (Seminário).
XVI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.A questão ambiental: abordagens e reflexões na perspectiva de uma educação libertadora. 2014. (Outra).
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusiva: uma análise do cotidiano escolar no município de Pelotas-RS. 2014. (Encontro).
VIII Colóquio Internacional Paulo Freire.A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas. 2013. (Outra).
VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas. 2013. (Seminário).
X Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Resíduos de serviços de saúde: a questão do gerenciamento no município de Pelotas. 2013. (Encontro).
I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: Construindo uma política de gestão ambiental para a FURGde. 2012. (Outra).
XXXI Encontro Estadual de Geografia - O Professor, o Bacharel e o Estudante: diferentes ações, as mesmas geografias?.Resíduos de serviços de saúde no município de Pelotas- RS: Geração, manejo e destino. 2012. (Encontro).
Seminário de Apresentação das Monografias do Curso de Licenciatura em Geografia. 2010. (Seminário).
XIX Congresso de Iniciação Científica. A dinâmica do lixo em Pelotas: da geração à destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU). 2010. (Congresso).
I Seminário de Economia Solidária e Reciclagem. 2009. (Seminário).
Semana Acadêmica da Geografia, Construindo uma Geografia Integrada. 2009. (Outra).
V Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e III Colóquio Internacional sobre Comércio e Consumo Urbano.A dinâmica do lixo em Pelotas: da geração à destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU). 2009. (Seminário).
XXIX Encontro Estadual de Geografia. 2009. (Encontro).
Encontro Nacional de Geógrafos. 2008. (Encontro).
XXVIII Encontro Estadual de Geografia. 2008. (Encontro).
III SEUR e II Colóquio sobre Comércio e Consumo. 2007. (Seminário).
VI Jornada de Estudos do Rio Grande do Sul: Agricultura, Sociedade e Território.. 2007. (Outra).
I Seminário de Gestão Ambiental: Da Qualidade à Gestão Ambiental. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
Pitano, S. C.CASALINHO, J. V.. Perfil da população carcerária do Presídio Regional de Pelotas (PRP). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
Pitano, S. C.CASALINHO, J. V.. Estágio obrigatório no Ensino de Geografia: dificuldades e facilidades enfrentadas no ensino da EJA em uma escola pública na cidade de Pelotas/RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
Comissão julgadora das bancas
PITANO, S. C.GHIGGI, G.NOAL, Rosa Elena; BRITO, E. P. P. E.; COSSIO, M. F.. Políticas Públicas para a Educação Inclusiva: um estudo ancorado no Pensamento de Paulo Freire. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
THIES, V. G.;OLIVEIRA, C. T.. Revista do Ensino no Rio Grande do Sul: uma análise dos jogos na seção ?Educação Pré-Primária? no período de 1954 a 1961. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Área de Concentração: Educação Infantil) - Universidade Federal de Pelotas.
PITANO, S. C.NOAL, Rosa ElenaGHIGGI, Gomercindo. Políticas para a educação inclusiva: uma análise junto a escolas públicas municipais de Pelotas-RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
PITANO, S. C.; SILVA, Maria Angélica Arocha da;NOAL, Rosa Elena. Resíduos de serviços de saúde no município de Pelotas-RS: geração, manejo e destino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
PITANO; NOAL;SILVA, Maria Angélica A.. Resíduos de Serviços de Saúde no Município de Pelotas-RS: Geração, Manejo e Destino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
PITANO, Sandro de CastroNOAL, Rosa ElenaGHIGGI, Gomercindo. Politicas para a Educação Inclusiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
PITANO, Sandro de Castro; GHIGGI, Gomercindo;CÓSSIO, Maria de Fátima; BRITO, Eliana Póvoas. Políticas públicas para a educação inclusiva: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
BRITO POVOAS, E.P. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE JUNTO A ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
Foi orientado por
Projeto Unificado/Ensino - Projeto de formação dos Educadores do Desafio; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Políticas para a educação inclusiva: uma análise junto a escolas públicas municipais de Pelotas-RS; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro de Castro Pitano;
Da formação à prática: estudos sobre a inclusão escolar de crianças com autismo; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A BELA E A FERA SABIAM LER: REPRESENTAÇÕES DE LEITURA, LEITORES E LIVROS NO CONTO ?A BELA E A FERA? (de 1756 aos dias atuais); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Teresinha Peres;
Revista do Ensino no Rio Grande do Sul: uma análise dos jogos na seção ?Educação Pré-Primária? no período de 1954 a 1961; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vania Grim Thies;
Produções bibliográficas
-
CASALINHO, J. V. . Uma análise comparativa entre a versão original e a versão clássica de A Bela e a Fera. In: Elisabete da Costa Leal; Amanda Basílio Santos; Juliana Porto Machado. (Org.). Pesquisa em Ciências Humanas: caminhos trabalhados na graduação. 1ed.Pelotas: BASIBOOKS, 2019, v. 1, p. 260-268.
-
CASALINHO, J. V. . A dinâmica do lixo em Pelotas: da geração à destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU). In: Sidney Gonçalves Vieira. (Org.). Caderno de Estudos Urbanos e Regionais - Comércio e Consumo Urbano. Pelotas. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2009, v. 1, p. 78-81.
-
CASALINHO, J. V. ; ROSA JUNIOR, P. A. F. . 'Quem conta um conto aumenta um ponto': um estudo comparativo entre a versão original e o reconto clássico de A Bela e a Fera. In: 24 Encontro da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação - ?História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita', 2018, Porto Alegre. Anais do 24o Encontro da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação - ?História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita", 2018. v. 1. p. 971-983.
-
CASALINHO, J. V. ; PERES, Eliane ; KOSCHIER, J. T. . O conto A Bela e a Fera em três diferentes versões em língua portuguesa. In: 22 Encontro da ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2016, Bagé. Anais do 22 Encontro da ASPHE, 2016.
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . A questão ambiental: abordagens e reflexões na perspectiva de uma educação libertadora. In: XVI Fórum de Estudos Leituras Paulo Freire, 2014, Santo Ângelo. Anais - XVI Fórum de Estudos Leituras Paulo Freire. Santo Ângelo: FuRi - Campus de Santo Ângelo, 2014. p. 936-946.
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Educação Especial Inclusiva: a realidade das escolas públicas no município de Pelotas. In: I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. Anais I SEMPGEO, 2014. v. 1. p. 48-61.
-
CASALINHO, J. V. . Meio Técnico Científico Informacional: um resgate histórico nas obras de Milton Santos. In: XXXII Encontro Estadual de Geografia, 2013, Porto Alegre. Anais do XXXII Encontro Estadual de Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2013. v. 1. p. 97-99.
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Resíduos de serviços de saúde: a questão do gerenciamento no município de Pelotas. In: X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013, Campinas. Geografias, Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais, 2013. p. 5826-5835.
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2013, Recife. VIII Colóquio Internacional Paulo Freire - Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire, 2013. v. 1.
-
CASALINHO, J. V. . Resíduos de serviços de saúde no município de Pelotas: geração, manejo e destino. In: XXXI Encontro Estadual de Geografia, 2012, Rio Grande. O professor, o bacharel e o estudante: diferentes ações, as mesmas geografias?. Rio Grande: FURG, 2012. p. 776-785.
-
CASALINHO, J. V. ; RAMIL, C. A. ; ABUKAWA, C. ; BORGES, N. B. . Ciclo de Formação de Educadores: uma proposta de formação continuada para os colaboradores do Desafio Pré-universitário popular da UFPel. In: 7ª Semana Integrada UFPel 2021 - VII CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2021, Pelotas. Anais do VII CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2021. p. 1-4.
-
CASALINHO, J. V. ; THIES, V. G. . A Revista do Ensino no Rio Grande do Sul: uma nálise dos jogos na seção Educação Pré-Primária no período de 1954 a 1961. In: 6ª SIIEPE (Semana Integrada da UFPel) XXIII Encontro de Pós-graduação (ENPÓS), 2020, Pelotas. Anais do XXIII ENPÓS, 2020.
-
CASALINHO, J. V. ; PERES, Eliane . O conto 'A Bela e a Fera' em diferentes gêneros textuais. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica CIC, 2017.
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Educação Especial Inclusiva: das políticas públicas às práticas do cotidiano escolar no município de Pelotas. In: XVI Encontro de Pós-Graduação UFPEL, 2014, Pelotas. Anais - XVI Encontro de Pós-Graduação UFPEL, 2014. p. 1-4.
-
CASALINHO, J. V. . A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas. In: VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire, 2013, Rio Grande. VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire - "A educação do(a) trabalhador(a). Rio Grande: FURG, 2013.
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas. In: XV ENPOS - Encontro de Pós-Graduação UFPEL, 2013, Pelotas. XV Encontro de Pós-Graduação UFPEL - Anais 2013, 2013.
-
CASALINHO, J. V. . A Bela e a Fera: comércio e arte. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade, 2018, Pelotas. Cadernos de Resumos - I Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade, 2018. p. 143-143.
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusiva: uma análise do cotidiano escolar no município de Pelotas-RS. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. 1. p. 350-350.
-
CASALINHO, J. V. ; ABUKAWA, C. ; BORGES, N. B. ; RAMIL, C. A. . Ciclo de Formação de Educadores: uma proposta de formação continuada para os colaboradores do Desafio Pré-universitário popular da UFPel. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASALINHO, J. V. ; WURDIG, R. C. . Leituras de infâncias: um relato da escrita de cartas a partir de temas propostos em curtas-metragens. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASALINHO, J. V. ; WURDIG, R. C. . Leituras de infâncias: um relato da escrita de cartas a partir de temas propostos em curtas-metragens. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CASALINHO, J. V. ; THIES, V. G. . A Revista do Ensino no Rio Grande do Sul: uma nálise dos jogos na seção Educação Pré-Primária no período de 1954 a 1961. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASALINHO, J. V. . A Bela e a Fera: comércio e arte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASALINHO, J. V. ; PERES, Eliane . O conto ?A Bela e a Fera? em diferentes gêneros textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASALINHO, J. V. ; PERES, Eliane ; KOSCHIER, J. T. . O conto 'A Bela e a Fera' em três diferentes versões em língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . A questão ambiental: abordagens e reflexões na perspectiva de uma educação libertadora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusiva: uma análise do cotidiano escolar no município de Pelotas-RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Educação Especial Inclusiva: a realidade das escolas públicas no município de Pelotas-RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Educação Especial Inclusiva: das políticas públicas às práticas do cotidiano escolar no município de Pelotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. ; Pitano, S. C. . Resíduos de serviços de saúde: a questão do gerenciamento no município de Pelotas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. . A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CASALINHO, J. V. . Resíduos de Serviços de Saúde no município de Pelotas - RS: geração, manejo e destino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. ; CASALINHO, M. ; DUTRA, D. S. ; MACHADO, T. G. ; MOURA, M. H. G. ; DIAS, L. C. ; SANTIAGO, M. M. . Reciclar Pelotas: acessoramento a uma rede de cooperativas na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, M. H. G. ; DUTRA, D. S. ; CASALINHO, J. V. ; MACHADO, T. G. ; DIAS, L. C. . Elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) para a Cooperativa Crias - BGV: as cooperadas femininas como ferramenta para a sua devida institucionalização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASALINHO, J. V. . Lagoa do Peixe, RS - da gênese do ambiente às estratégias para a conservação (Participante do Projeto de Ensino). 2010.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
POR UMA HISTÓRIA BIOGRÁFICA DA ALFABETIZAÇÃO: PERCURSOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM E USOS DA LEITURA E DE ESCRITA EM CONTEXTOS DE EXCLUSÃO SOCIAL (BRASIL, SÉCULOS XVIII-XIX- XX), Descrição: Em um país cuja marca histórica é o analfabetismo, compreender percursos de aprendizagem da leitura e da escrita é uma das mais prementes tarefas da história da educação. Assim, pergunta-se: como aprende a ler e a escrever quem, historicamente, vive em contextos e situações de exclusão social, mesmo sendo, por vezes, proibido de ter acesso a essa aprendizagem? Como, mesmo nessas condições, de impedimento, de proibição, de interdição, de opressão, indivíduos escravizados, subjugados, dominados, marginalizados, aprenderam a ler e as escrever? Como os excluídos dominam e usam o sistema de escrita e como são inseridos no universo letrado? Quais são as instâncias responsáveis por esses processos? Quais suportes, objetos e materiais são utilizados no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita nesses casos? Quais são as práticas e os usos que esses indivíduos fazem da leitura e da escrita? Essas são questões que sinalizam a problemática dessa proposta de investigação e que se almeja responder ao final da pesquisa. Para tanto, os objetivos propostos são os seguintes: 1) Reconstruir percursos individuais de aprendizagem da leitura e da escrita em contextos de exclusão social; 2) Analisar como, historicamente, indivíduos e grupos sociais que estiveram à margem (os marginalizados, os excluídos) da sociedade aprendem a ler e a escrever (condições de aprendizagem, métodos, processos); 3) Identificar e analisar quais são as instâncias responsáveis por esses processos; 4) Identificar e analisar os objetos, os suportes e os materiais de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita; 5) Analisar práticas e usos da leitura e da escrita de indivíduos em contextos sociais de exclusão. Assim, pretende-se privilegiar quatro dimensões na pesquisa a) os processos de aprendizagem da leitura e da escrita (percursos individuais); b) as instâncias responsáveis por esses processos (familiar, escolar, religiosa, militar, comunitária e outras); c) os objetos, os suportes e os materiais de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita; d) as práticas e os usos da leitura e da escrita (pessoais, religiosos, escolares, profissionais, militares, etc.). A metodologia da investigação proposta é de uma história biográfica da alfabetização, na direção da construção de narrativas que resultem em biografias de indivíduos que historicamente foram marginalizados e excluídos socialmente e que por essa razão estariam impedidos de, entre outras coisas, aprender a ler e a escrever.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Júlia Victoria Casalinho - Integrante / Eliane Peres - Coordenador / Chris de Azevedo Ramil - Integrante / Caroline Braga Michel - Integrante / Lucas Gonçalves Soares - Integrante / Indiara Gaia da Silva - Integrante / Nathalie Rosário Jardim - Integrante.
-
2014 - 2018
A BELA E A FERA SABIAM LER: REPRESENTAÇÕES DE LEITURA, LEITORES E LIVROS NO CONTO ?A BELA E A FERA? (de 1756 aos dias atuais), Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto está vinculado ao grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel). Como o nome indica, o referido grupo de investigação vem se ocupando, desde 2006, da problemática da leitura e da escrita, seja no âmbito da aprendizagem inicial dessas habilidades e dos suportes dados a ler e a escrever na escola, seja no domínio das práticas sociais de leitura e de escritura. A perspectiva histórica e sociológica têm sido a abordagem privilegiada nos estudos do grupo de pesquisa HISALES. Assim, com larga produção sobre história da alfabetização e da leitura, sobre práticas sociais de leitura e escrita, literatura e educação, livros didáticos, o projeto agora proposto, A Bela e a Fera sabiam ler: representações de leitura, leitores e livros no conto ?A Bela e a Fera? (de 1756 aos dias atuais), pretende dar continuidade a uma ?tradição? de pesquisa que temos construido nos últimos anos e intenta, também, articular pelo menos três dimensões que tem sido analisadas separadamente em pesquisas anteriores no mencionado grupo de investigação: história da leitura, representações de leitura e literatura. Objetivo geral: ? Identificar representações de leitura, de leitores e de livros no conto A Bela e a Fera, buscando compreender como uma narrativa do século XVIII, destinada ao público em geral, representava o ler e o escrever, procurarando, ainda, perceber se ao longo do tempo, até os dias atuais, essas representações foram se mantendo ou se alterando no conto que se tornou um clássico da literatura destinada ao público infantil. Objetivos específicos: ? Identificar mudanças e permanências nas versões do século XVIII aos dias atuais, com ênfase nas práticas de leitura e de escrita, no uso da Biblioteca e dos livros; ? Articular as representações de leitura e leitores identificadas nas diferentes versões aos processos educativos do século XVIII; ? Analisar os Diálogos do livro The young misses magazine: containing dialogues between a governes and several young ladies of quality, her scholars. In which each lady is made to speak according to her particular genius, temper, and inclination: their several faults are pointed out, and the easy way to mend them, as well as to think, and speak, and act properly; no less care being taken to form their hearts to goodness, than to enlighten their understandings with useful knowledge. A short and clear abridgement is also given of sacred and profane history, and some lessons in geography. The useful is blended throughout with the agreeable, the whole being interspersed with proper reflections and moral tales, relacionando-os e procurando compreender melhor o sentido da história A Bela e a Fera (Diálogo XXVI, The Twenty Fourth Day) no propósito do referido livro; ? Comparar a versão da história de Madame Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve (1740) com a de Jeanne Marie Leprince de Beaumont (1756); ? Comparar as versões do século XVIII com aquelas editadas posteriormente (séculos XIX, XX e XXI); ? Comparar os livros produzidos com o selo da Disney com os outros da coleção reunida (outras editoras, autores, ilustradores); ? Observar como diferentes culturas e países recontam o clássico A Bela e a Fera; ? Contribuir com o campo de estudo da história da leitura; ? Contribuir com o campo da história da educação; ? Colaborar na construção de referências para a compreensão do conto popular como documento histórico. Aprovado no Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão - COCEPE em 12/06/2014., sob o número 4545.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Júlia Victoria Casalinho - Coordenador / Eliane Peres - Integrante / Chris de Azevedo Ramil - Integrante.
-
2013 - 2016
O conhecimento geográfico de deficientes visuais: investigando os fundamentos para a construção de estratégias e recursos pedagógicos inclusivos na escola regular, Descrição: O projeto busca compreender como os deficientes visuais (cegos e com baixa visão) representam mentalmente conhecimentos geográficos. Investigando os processos de construção do conhecimento que executam, seus recursos e associações na formulação de saberes, será possível qualificar as ações formativas por meio da elaboração de novas estratégias e recursos pedagógicos, identificados com as diferenças e necessidades que os deficientes visuais possuem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Júlia Victoria Casalinho - Integrante / Sandro de Castro Pitano - Coordenador / Rosa Elena Noal - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2015
A representação mental do conhecimento geográfico por cegos congênitos e adquiridos: um estudo ancorado no pensamento de Vigotski, Descrição: No âmbito da Geografia, busca-se compreender melhor como os cegos congênitos e adquiridos, contextualmente considerados, representam mentalmente conceitos geográficos, evidenciando os processos de construção do conhecimento, seus recursos e associações que executam na formulação de saberes. Tem como objetivos: 1. Analisar o pensamento de Vigotski, com ênfase na obra Os fundamentos de defectologia, buscando compreender a influência dos processos mentais superiores na formação do conhecimento por deficientes visuais; 2. Identificar os recursos que cegos congênitos e adquiridos usam na formação de conhecimentos geográficos; 3. Compreender as relações e conexões que cegos congênitos e adquiridos estabelecem no processo de construção de conhecimentos geográficos; 4. Evidenciar as semelhanças e diferenças entre cegos congênitos e adquiridos quanto à representação mental de objetos e fenômenos geográficos. Espera-se obter avanços significativos no conhecimento sobre como os deficientes visuais cegos, que não possuem nenhum grau de visão, processam informações e se utilizam de outros sentidos quando estimulados a explicar objetos e fenômenos geográficos acerca dos quais possuam noções. O impacto dessa pesquisa terá repercussão nas metodologias de ensino utilizadas junto aos cegos, principalmente na escola regular, possibilitando a professores a utilização de recursos e estratégias didáticas efetivamente identificados com a condição de seus alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Júlia Victoria Casalinho - Integrante / Sandro de Castro Pitano - Coordenador / Rosa Elena Noal - Integrante / Alcir Nei Bach - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Projeto Reciclar Pelotas, Descrição: Trabalho voluntário de acessoramento a uma rede de cooperativas na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este Projeto pertence ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL) da Universidade Federal de Pelotas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlia Victoria Casalinho - Integrante / Liz Cristiane Dias - Coordenador.
-
2010 - 2010
Urbanização e formação de territórios no urbano periférico na cidade de Pelotas - RS, Descrição: A temática da urbanização se caracteriza como central na Ciência Geográfica, apresentando um amplo campo de investigação para o desenvolvimento da Pesquisa Científica nas Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Destaca-se o tema da "formação de territórios no urbano", plenamente inscrito nos termos da sociedade urbana contemporânea. Tal tema está inscrito no quadro de mudanças estruturais no período pós anos 70, sob os efeitos das crises sócio-econômica e política (reestruturação produtiva, reformas do Estado, crise do trabalho e crise ambiental) no contexto das políticas neo-liberais que se consolidam na passagem do século XX para o século XXI. De modo generalizado, este contexto requer dos pesquisadores e estudiosos da temática da urbanização, formas renovadas de analisar, compreender e explicar os fenômenos que definem a urbanização como crítica. Neste projeto, entende-se que o processo de urbanização pode ser compreendido com base na análise da formação de territórios no urbano. Estes resultam tanto das estratégias forjadas pela população pobre e trabalhadora, num quadro crítico do mundo do trabalho e condições de vida, quanto pelas estratégias do capital em termos de sua produção e reprodução ampliada, consubstanciadas em frentes de expansão que se apropriam de espaços em situação de desvalorização. Em ambos os casos, a pesquisa se inscreve na esfera do urbano periférico. Este é o nível, ou esfera, dos conteúdos da urbanização que participa da lógica da globalização enquanto negatividade. Ou seja, trata-se justamente das possibilidades constrangidas de realização plena do urbano, realidade presente tanto no contexto das grandes metrópoles, quanto das cidades médias e pequenas, as quais participam de modo contraditório e incompleto da rede de cidades globais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Júlia Victoria Casalinho - Integrante / Gil Passos de Mattos - Integrante / Rosalina Burgos - Coordenador / Gilciane Soares Jansen - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERGS, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica no projeto intitulado "Da formação a prática: estudos sobre a inclusão escolar de crianças com autismo", sob a orientação da profa. Dra. Siglia Pimentel Hoher Camargo.
2021 - 2021
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista - Coordenadora Pedagógica do Projeto de Extensão Desafio Pré-universitário Popular da Universidade Federal de Pelotas.
2017 - 2020
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária no Grupo de Pesquisa HISALES
2016 - 2017
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisadora do Projeto de Pesquisa: A Bela e a Fera sabiam ler: representações de leitura, leitores e livros no conto "A Bela e a Fera" (de 1756 aos dias atuais)
2009 - 2016
Universidade Federal de PelotasVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Integrante do grupo de pesquisa Educação Popular na Geografia: Ação e Pesquisa, da UFPel, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
2013 - 2015
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERGS, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsa de Mestrado
Você é Júlia Victoria Casalinho?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Júlia Victoria Casalinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?