Eduardo Ismael Murguia Marañon

Pesquisador CNPq 2. Possui bacharelado em História pela Pontificia Universidad Catolica Del Peru (1981), Post Graduate Diploma in Information Work at the Leeds Polytecnich (1987), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós doutorado plo Instituto Brasileiro de Informação e Ciêcnia e Tecnologia (2010). Atualmente é professor efetivo, adjunto I, do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense (UFF); e do PPGB da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e Documentação, atuando principalmente com colecionismo, memória e e história da Ciência da Informação. E-mail: murguia@vm.uff.br

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1992 - 1997

Universidade Estadual de Campinas
Título: Da tela à tela: os anseios da pintura na imagem digital
Vani Moreira Kenski. Palavras-chave: Imagem digital.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Metodologia do Ensino. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Biblioteconomia

1989 - 1990

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: A contradição da biblioteca pública: a biblioteca popular,Ano de Obtenção: 1990
Solange Puntel Mostafa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bibliotecas públicas.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia. Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.

Especialização em Librarianship and Information Work

1987 - 1987

Leeds Polytechnic
Bolsista do(a): British Council.

Graduação em Historia

1972 - 1981

Pontificia Universidad Católica Del Perú
Título: O Retrato na píntura colonial
Orientador: José Antono del Busto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Teoria Geral da Informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Especialização em Organização de Arquivos. (Carga horária: 32h). , Instituto de Estudos Brasileiros.

2004 - 2004

Documentação Audiovisual. (Carga horária: 16h). , Instituto de Estudos Brasileiros.

1999 - 1999

Estudos da Imagem. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Comércio.

1987 - 1987

English Language Study. (Carga horária: 240h). , The Bell School.

1985 - 1985

Curso Nacional Para Trabajadores En Centros de Doc. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Investigación y Desrrollo Educacional.

1985 - 1985

Planejamiento, Org y Servicios de Info Educacional. , Instituto Nacional de Investigación y Desrrollo Educacional.

1979 - 1979

Extensão universitária em Documentaria En Archivos Históricos. (Carga horária: 30h). , Pontificia Universidad Catolica Del Peru.

1979 - 1979

Descripción Documental. (Carga horária: 112h). , Pontificia Universidad Catolica Del Peru.

1978 - 1978

Extensão universitária em El Barroco. (Carga horária: 30h). , Pontificia Universidad Catolica Del Peru.

1978 - 1978

Introducción a La Museologia. (Carga horária: 30h). , Pontificia Universidad Catolica Del Peru.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV Seminário de Iniciação Científica.Ciências Sociais Aplicadas. 2014. (Seminário).

Seminário Integridade da Pesquisa, Ética da Ciência e Regimes de Informação.Seminário Integridade da Pesquisa, Ética da Ciência e Regimes de Informação. 2014. (Seminário).

XV ENANCIB.Os arquivos de Direitos Humanos no Brasil: Pressupostos e Hipóteses. 2014. (Encontro).

XIX Encuentros Internacionales sobre Sistemas de Información y Documentación - IBERSID..Determinaciones políticas en la producción científica en ciencia de la información.. 2014. (Encontro).

Twelfth International ISKO Conference. CNPq´s Knowledge Area Table as a knowledge and power apparatus. 2012. (Congresso).

XIII Eancib.Ciência e História na articulação epistemológica da ciência da informação. 2012. (Encontro).

XIII Enancib.Documentação de fé: Reflexões sobre ex-votos e a Sala das Promessas dp Santuário de Nossa Senhora de Aparecida. 2012. (Encontro).

XIII Enancib.O documento e os sistemas de pensamento: Enunciações de verdade e validações disciplinares. 2012. (Encontro).

Workshop: Reflexões sobre ensino e pesquisa.A pesquisa no ensino de graduação e a articulação com a pós-graduação. 2012. (Outra).

I Colóquio Internacional de Ciência da Informação..Epistemologoa de la Ciencia de la Información. Objeto de estudio y principales categorias. 2012. (Outra).

XI Enancib. O patrimônio como determinação da memória: Os bastidores da dinâmica processual do tombamento da casa do Presidente Prudente de Moraes. 2011. (Congresso).

II Seminárioo de Estudos da Informação.Estudos Comparados: Uma abordagem possível na ciência da informação?. 2011. (Seminário).

XIII EREBD/SUL.Arquivo Nacional e Biblioteca nacional. Rediscutindo a questão da nação e representação. 2011. (Encontro).

XI ENANCIB. Discursividade da Ciência da Informação e sua institucionalização na biblioteconomia e na arquivologia: Um estudo comparado. 2010. (Congresso).

1º Seminário Científico: Arquivologia e Biblioteconomia. Desafios e Perspectivas de Interlocução.Expositor na Mesa-Redonda: Arquivologia e bilioteconomia: desafios e perspectivas de interlocução (realizado no dia 13 de abril). 2010. (Seminário).

1º Seminário de Estudos da Informação. Documento, gênese e contextos de uso.Palestra: Documento: Insitucionalizacao e poder (realizado no período de 28 a 30 de abril). 2010. (Seminário).

Instituições, Dispositivos e Mediações.Palestra: Coleçõees, insitucionalização e formação (realizado no período de 29 a 31 de março). 2010. (Outra).

II Encontro de Centros de Documentação e Fórum de História e Memória. Palestra: O documento no arquivo (realizado no dia 6 de julho). 2009. (Congresso).

X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2009. (Encontro).

Workshop - Ensino de Graduação em Ciência da Informação.Debatedor - O projeto Pedagógico (realizado no período de 20 a 22 de agosto). 2008. (Oficina).

IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2008. (Encontro).

A pesquisa em Tecnologias de Informação: Cruzando Fronteiras Disciplinares.As tecnologias de informação e comunicação: Novos conhecimentos, novos artefatos? (realizado no dia 28 de abril). 2008. (Outra).

II Ciclo de Estudos em Filosofia.Palestra: Os lugares do conhecimento no Renascimento (realizado no dia 14 de novembro). 2008. (Outra).

Conference Material Worlds. 2008. (Outra).

V Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação.Expositor da Conferência: Espaço 3D e outras convenções de representação (realizado no dia 19 de outrubro). 2007. (Encontro).

I Seminário Temático das Linhas de Pesquisa do Departamento de Ciência da Informação.Palestra: Exposição aos discentes dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia sobre a linha de pesquisa Informação e Sociedade. 2006. (Seminário).

VII Encuentro de Educadores e Investigadores en Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información de la Documentación de Iberoamerica y el Caribe - EDIBCIC. 2006. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. 2006. (Encontro).

VII Encuentro de Educadores e Investigadores en Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información y de la Documentación de Iberoamerica y el Caribe - EDIBCIC.Relator do VII EDIBCIC. 2006. (Encontro).

Arquivologia e Ciência da Informação.Palestra: Arquivologia e Ciência da Informação. 2006. (Outra).

VI Congreso de Arquivologia do Mercosul. 2005. (Congresso).

XVII Congresso de Iniciação Científica. Debatedor de Mesa Temática. 2005. (Congresso).

VI Congresso de Arquivologia do Mercosul. Presidente da Sessão Ensino e Pesquisa em Arquivística. 2005. (Congresso).

VI Congresso de Arquivologia do Mercosul. Presidente da Primeira Sessão da III Reunião da Rede Íbero-Americana de Ensino Arquivístico Universitário (realizado no dia 18 de outubro). 2005. (Congresso).

AsTecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como Ferramenta Pedagógica no Processo de Ensino-Aprendizagem em Ciência da Informação. 2005. (Oficina).

II Encontro de Arquivologia de Marília.Coordenador (realizado no dia 31 de maio). 2005. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2005. (Encontro).

Workshop - Gestão da Documentção Pública: a Responsabilidade do Administrador na Gestão de Documentação Pública.Palestra: O papel e a necessidade de profissionais arquivistas numa instituição (realizado no dia 28 de setembro). 2005. (Outra).

Conferência - As Relações entre a Arquivologia, a Bibliteconomia e a Ciência da Informação: Impactos na Formação e na Pesquisa. 2005. (Outra).

I Reunião Regional de Arquivos Municipais.Coordenador (realizada no dia 30 de maio). 2005. (Outra).

IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink.Coordenador da Conferência: A informação como patrimônio: realidade e perspectivas (realizado no período de 13 a 16 de abril). 2004. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink.Coordenador da Conferência: Informação e sociedade contemporânea (realizado no período de 13 a 16 de abril). 2004. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink.Coordenador da Palestra: Informação e diversidade (realizado no período de 13 a 16 de abril). 2004. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink.Coordenador da Palestra: Suportes e registros da informação na era digital (realizado no período de 13 a 16 de abril). 2004. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink. 2004. (Simpósio).

I Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação.Mesa-Redonda: A dimensão epistemológica da área de Ciência da Informação (realizado no período de de 6 a 9 de julho). 2004. (Encontro).

Museus, Arquivos e Bibliotecas: Espaços Educacionais?.Palestra: As relações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Ciência da Informação: impactos na formação e na pesquisa (realizada no dia 3 de junho). 2004. (Outra).

Jornadas Bibliotecológicas.Palestra: Desarrollo de Colecciones (realizada no dia 22 de setembro). 2004. (Outra).

Jornadas Bibliotecológicas.Mesa-Redonda: Enseñanza de la Bibliotecología (realizada no dia 22 de setembro). 2004. (Outra).

XI Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília.Debatedor da Mesa: Informação, memória e sociedade I (realizada no dia 30 de novembro). 2004. (Outra).

Pelos Trilhos da Memória.Coordenador da Oficina de Príncipios e Práticas Fotográficas (realizado no dia 16 de outubro. 2004. (Outra).

I Seminário Científico em Ciência da Informação. 2003. (Seminário).

V Simpósio em Filosofia e Ciência.Coordenador da Mesa: A dimensão arquivística e museológica da informação (realizado no período de 3 a 6 de junho). 2003. (Simpósio).

I Encontro de Arquivologia de Marília.Expositor da Mesa-Redonda: Concepção pedagógica do Curso de Arquivologia da Unesp-Marília: reflexões sobre uma trajetória (realizado nos dias 2 e 3 de outubro). 2003. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia.Palestra: O Curso de Arquivologia da UNESP-Marilia e sua proposta curricular (realizado no período de 23 a 25 de outubro). 2003. (Encontro).

I Encontro de Arquivologia de Marília. 2003. (Encontro).

Educação, Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social. 2003. (Outra).

IX Jornada de Iniciação Científica do Campus Marília.Debatedor da Mesa: Informação, memória e sociedade (realizada no dia 25 de junho). 2003. (Outra).

II Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica. 2002. (Seminário).

II Semana do Turismo.Debatedor na Palestra: A produção do saber turístico. 2001. (Outra).

Pensar os 500 anos.Coordenador da Mesa: História: Torre de Babel ou Torre de Marfim? (realizado no dia 27 de setembro). 2000. (Outra).

II Seminário Interno de Pesquisa.Coordenador dos Debates (realizado no período de 31 de maio a 2 de junho). 1999. (Seminário).

IX Encontro de História e Informática. 1999. (Encontro).

IX Encontro de História e Informática.Palestra: O ensino de história e as novas tecnologias (realizado no período de 26 a 28 de maio). 1999. (Encontro).

I Simpósio Nacional de Políticas Arquivísticas. 1996. (Simpósio).

VI Encontro da Sociedade Brasileira de História e Computação. 1996. (Encontro).

Encontro da daCi - Dance and the Child International.Palestra: Tempo, espaço e ensino da história da arte (realizada no dia 16 de setembro). 1995. (Encontro).

Seminário Internacional Liberalismo e Socialismo: Velhos e Novos Paradigmas. 1993. (Seminário).

IV Jornada Paulista de Biblioteconomia e Documentação e do III Encontro de Bibliotecários de Jaboticabal e das Cidades Vizinhas.Palestra: A crise da informação (realizada no período de 17 a 19 de setembro). 1993. (Encontro).

V Semana de Estudos de Filosofia.Palestra: Pós-modernidade e cultura popular (realizada no dia 16 de junho). 1993. (Outra).

XII Encontro dos Cursos de Pós-Graduação em Ciências da Informação e Biblioteconomia. 1992. (Encontro).

Seminario - Una Década de Comunicación Popular en el Peru.Comentarista en el tema: Las prácticas de comunicación en los sectores populares. 1991. (Seminário).

Seminário sobre Administração de Treinamento de Pessoal em Biblioteconomia. 1989. (Seminário).

Third Annual Conference on Information Technology for Developing Countries. 1987. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Kelly Castelo Branco da Silva Melo

RIBEIRO, L. B.; ORRICO, E. G. D.; GEIGER, A.; SOUSA, M. C.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Bibliófilos e bibliodetives: personagens de patrimônio e memória.. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Derek Warwick da Silva Tavares

LOUREIRO, J. M. M.; OLIVEIRA, B. M. J. F.; NETTO, C. X. A.; ASSIS, J. M. F.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Dispositivos de Informação: Arquivos, Memórias e Informação. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata Silva Borges

MURGUIA, Eduardo Ismael. A intitucionalização de arquivos pessoais na FIOCRUZ: o processo de aquisição dos fundos Cláudio Amaral e Virginia Portocarrero. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Martins Ferro

MURGUIA, Eduardo Ismael. Os direitos humanos, a UNESCO e os arquivos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elizabeth Maria Freire de Jesus

MURGUIA, Eduardo Ismael. Um olhar sociotécnico para a construção de artefato informacionl: A trajetória da construção de sistema de Business Intelligence. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Álea Santos de Almeida

MIRANDA, M.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Os agentes da partrimonialização do samba. 2013. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tarcila Peruzo

OLINTO, G.;MURGUIA, Eduardo Ismael. A seção de obras raras da biblioteca da Fundação Osvaldo Cruz. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia.

Aluno: Carla Regina Pteropolis Vieira de Castro Freitas

RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael. Diplomática como método para a padronização da produção documental: Contribuições para a deginição de requisitos para o prgrama de gestão documental do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Danilo André Bueno

RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael. Mapeamento de fluxos documentais como elemento de identificação arquivística no âmbito da gestão de documentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nina Rosa Silva Aguiar

RODRIGUES, M. E. F.;MURGUIA, Eduardo Ismael. A instrumentalização da interdisciplinaridade: Entre discursos e práticas pedagígicas no campo da informação nos cursos de biblioteconomia da UFF e da UNIRIO. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Bazan Pedrão

MURGUIA, Eduardo Ismael. O ARQUIVO ZEFERINO VAZ: UM LUGAR DE CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA UNICAMP. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Claudio Muniz Viana

RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael. Identificação de tipologia documental como metodologia para a organização de arquivos de arquitetura. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Álea Santos de Almeida

MIRANDA, M. L. C.;MURGUIA, Eduardo Ismael. A patrimonialização do samba. 2012. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danilo André Bueno

RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael; SILVA, S. C. A.. A identificação arquivística como parâmetro para o mapeamento de fluxos documentais no contexto da gestão de documentos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Torres Thomé

RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael. Elementos de identificação de tipologia documental para a gestão de documentos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carla Regina Petrópolis Vieira de C

RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael. Freitas. A diplomática como fundamento teórico para a padronização da produção documental. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Miriam de Cassia do carmo Mascarenas Mattos

Murguia, Eduardo Ismael;MURGUIA, Eduardo Ismael. Multicuralismo em Ciência da Infomrção. Percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Natalia Bolfarini Tognoli

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; SOUSA, R. T. B.. A contribuição epistemológica canadense para constituição da arquivística contemporânea. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Silvia Nathaly Yassuda

MURGUIA, Eduardo Ismael; CURY, M. X.; CARVALHO, T. C.. Documentação museológica: uma reflexão sobre o tratamento descritivo do objeto no Museu Paulista. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lucilene Nunes

MURGUIA, Eduardo Ismael; OLIVEIRA, E. F. T.; GRACIOSO, L. S.. Epistemologia e ciência da informação: um estudo das comunicações do GT1 do ENANCIB. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maira Cristina Grigoleto

MURGUIA, Eduardo Ismael; MARINS, P. C. G.; MORAES, João Batista Ernesto de. A documentação patrimonial: gênese e fluxo dos processos de tombamento no Museu Prudente de Moraes. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Iuri Rocio Franco Rizzi

MURGUIA, Eduardo Ismael; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; MEY, E. S. A.. A paz nos instrumentos de organização do conhecimento: uma análise dos conceitos de paz e guerra, da Cultura de Paz e dos Estudos para a paz na classificação decimal de Dewey. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mara Angélica Pedrochi

MURGUIA, Eduardo Ismael; MORAES, João Batista Ernesto de; CARVALHO, V. C.. A coleção de automóveis de Eduardo André Matarazzo: o processo de institucionalização de uma coleção. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Claudia Ferreira Pinheiro

SIRGADO, Angel Pino;MURGUIA, Eduardo Ismael; CHRISTOFOLETTI, Rogério. Leitura das imagens contemporâneas: uma prática necessária na educação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Jane Lessa Monção

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; SMIT, Johanna Wilhelmina;MURGUIA, Eduardo Ismael. O conceito de assunto na arquivística: uma reflexão em arquivos permanentes a partir do evento. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabio Assis Pinho

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; MIRANDA, M. L. C.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Aspectos éticos em representação do conhecimento: em busca do diálogo entre Antonio García Gutiérrez, Michèle Hudon e Clare Beghtol. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Cristina de Albuquerque

MURGUIA, Eduardo Ismael; LIMA, Solange Ferraz de; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Catalogação e descrição de documentos fotográficos: um estudo comparativo entre o AACR2 e a ISAD (G). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Tania Cristina Registro

MURGUIA, Eduardo Ismael. Pressupostos práticos e fundamentos teóricos para o arranjo de fotografias em unidades de informação: as fotografias de José Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Henny Aguiar Bizarro Rosa Favaro

MURGUIA, Eduardo Ismael. Design e computação gráfica: estudo das relações entre o ensino - aprendizagem de desenho técnico e o Cad. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maria Amelia Eliseo

AZEVEDO, W. L.; SANT'ANNA, S. B. B.;MURGUIA, Eduardo Ismael. A tecnologia digital CAD no ensino do design de produto: o objeto presencial-matérico e não presencial-virtual. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Meire Vibiano

MURGUIA, Eduardo Ismael. O design gráfico de homepages de laboratórios de medicina diagnóstica. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Aluno: Alvaro Guillermo Guardia Souto

MURGUIA, Eduardo Ismael. Design virtual: a potencialidade do ensino de design no ambiente digital. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Hamilton Cesar Moura

MURGUIA, Eduardo Ismael. Educação e Tecnologia. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Walter Moreira

MURGUIA, Eduardo Ismael. Biblioteca tradicional X biblioteca virtual: modelos de recuperação da informação. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Gentil José Leme

MURGUIA, Eduardo Ismael. A busca da qualidade do ensino superior associada à arte. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Aluno: Vera Regina Brock

MURGUIA, Eduardo Ismael. A educação para a autonomia e as possíveis aplicações para o ensino superior. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Aluno: Sabrina Damasceno Silva

GOMEZ, M. N. G.; LOUREIRO, J. M. M.; SOUZA, R. F.; PINHEIRO, L. V. R.; THIESEN, I.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Curadoria em museus de história natural: processos disruptivos nas comunicação da informação em exposições museológicas de longa duração, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ). 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Henrique Bragato Barros

MORAES, João Batista Ernesto de;MURGUIA, Eduardo Ismael. A representação arquivística: uma análise do discurso teórico e insitucional dos contextos espanhol, canadense e brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maira Grigoleto

MURGUIA, Eduardo Ismael. Documento, poder e governo. Os agenciamentos políticos na construção patrimonial no Arquivo Central do IPHAN/Seção RJ. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bianca Golçalves de Souza

MURGUIA, Eduardo Ismael. A documentação da fé: Fluxos, apropriações e enquadramentos de objetos votivos no Santuário Nacional de Aparecida. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wilmara Rodrigues Calderon

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; SOUSA, R. T. B.. O arquivo e a informação arquivística: da literatura científica à prática pedagógica no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Pós graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabio Assis Pinho

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; MORAES, João Batista Ernesto de; Miriam Figueiredo Vieira da Cunha; Juan Carlos Fernandez Molina; MURGUIA, E. I.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Aspectos éticos em representação do conhecimento em temáticas relativas a homossexualidade masculina: Uma análise de precisão em linguagens de indexação brasileiras. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria de Lourdes Lima

MURGUIA, Eduardo Ismael; CARVALHO, T. C.; BIZELLO, M. L.; SMIT, Johanna Wilhelmina; MANINI, M. P.. A gênese do arquivo fotográfico de Sebastião Leme: uma leitura da acumulação. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Silvia Maria do Espírito Santo

MURGUIA, Eduardo Ismael; Ceravolo, Sueli Moraes; CURY, M. X.; LAMOUNIER, M. L.; ALMEIDA JUNIOR, O. F.. O colecionador público documentalista: Museu Histórico e de Ordem geral Plínio Travassos dos Santos de Ribeirão Preto. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Rabello da Silva

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; KOBASHI, N.; DODEBEI, V. L. L. M.; GOMEZ, M. N. G.. A face oculta do documento. Tradição e inovação no limiar da Ciência da Informação. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcelo Araújo Franco

SIRGADO, Angel Pino;MURGUIA, Eduardo Ismael. O ambiente virtual: uma investigação sobre a relação entre técnica e semiótica. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Thereza de Oilveira Azevedo

PALLOTTINI, R.;MURGUIA, Eduardo Ismael. O tarô e a dramaturgia: apontamentos para a criação de um roteiro cinematográfico. 2003. Tese (Doutorado em Dramaturgia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

KENSKI, V. M.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Colaboração, trabalho em equipe e as tecnologias de comunicação: relações de proximidade em cursos de Pós-Graduação. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Emília Barroso Cruz

MURGUIA, Eduardo Ismael; OLINTO, G.; SCHNEIDER, M.; SOUZA, R. F.; SMIT, Johanna Wilhelmina. Direito de acesso à informação governamental e gestão de documentos: os valores atribuídos pelos agentes públicos aos documentos de arquivos e a efetivação de uma política de acesso à informação no governo federal brasileiro, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina Damasceno Silva

GOMEZ, M. N. G.;MURGUIA, Eduardo Ismael. As singularidades dos adicionamentos enunciativos da informação como verdade nas exposições dos museus de História Natural. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCI) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Aluno: Natalia Bolfarini Tognoli

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael. A construção espistemológica da diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Patricia Tiemi Lopes Fujita

MACHADO, C. J. S.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Análise dos processos de construção da bula de medicamento para a saúde das poulações. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maira Grigoleto

MURGUIA, Eduardo Ismael. Documento, poder e governo. Os agenciamentos políticos na construção patrimonial no Arquivo Central do IPHAN/Seção RJ. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bianca Gonçalves de Souza

MURGUIA, Eduardo Ismael; CARVALHO, V. C.; LOUREIRO, J. M. M.. Documentação de fé: Reflexões sobre ex-votos e a Sala das Promessas dp Santuário de Nossa Senhora de Aparecida. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabio Assis Pinho

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; MORAES, João Batista Ernesto de. Aspectos éticos na representação do conhecimento em temáticas relativas à homossexualidade masculina. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Emilena Josimari Lorenzon

MORAES, João Batista Ernesto de; GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael. Desafios para a organização da informação em ambientes complexos como cadeias produtivas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wilmara Rodrigues Calderon

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; SOUSA, R. T. B.;MURGUIA, Eduardo Ismael. O arquivo e a informação arquivística. Da literatura científica às práticas pedagógicas no Brasil.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Silvia Maria do Espírito Santo

MURGUIA, Eduardo Ismael; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; Ceravolo, Sueli Moraes. No corredor do café: as mediações da informação no museu histórico de Ribeirão Preto. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Rabello da Silva

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; KOBASHI, N.. O documento na Ciência da Informação: em busca da construção de um objeto a partir das concepções da Diplomática e da Documentação. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria de Lourdes Lima

MURGUIA, Eduardo Ismael; GUIMARÃES, José Augusto Chaves; SMIT, Johanna Wilhelmina. A gênese do arquivo fotográfico de Sebastião Leme: uma leitura da acumulação. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

KENSKI, V. M.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Telemática, outras mídias e o professor no ensino superior: saberes em transformações compromissadas. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roseane Souza de Mendonça

MURGUIA, Eduardo Ismael; PINHO, Fabio Assis; SILVA, F. M. E.. A organização documental das fotografias do CAV-UFPE e sua contribuição para a memória institucional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Derek Warwick da Silva Tavares

MURGUIA, Eduardo Ismael; LOUREIRO, J. M. M.; LIMA, M. G.; NETTO, C. X. A.; OLIVEIRA, B. M. J. F.. Dispositivos de informação: arquivos, memórias e informação.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gabriela Bazan Pedrão

MURGUIA, Eduardo Ismael; BIZELLO, M. L.; LIMA, M. H. T. F.. O Arquivo Zeferino Vaz. Um lugar de legitimação da memória da UNICAMP. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Raquel Pret Coelho

MURGUIA, Eduardo Ismael. Documento Arquivístico: prova e verdade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline Hermínia Leonardo da Silva

MURGUIA, Eduardo Ismael. Acesso à informação. O proceso de abertura dos arquivos da ditarura durante a redemocratização do Braail. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lidiane Garcia Alves

MURGUIA, Eduardo Ismael; RODRIGUES, Ana Célia; Margareth da Silva. A formação do arquivista e as habilidades requeridas nos concursos federais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nara Siqueira da Silva

RODRIGUES, Ana Célia; Margareth da Silva;MURGUIA, Eduardo Ismael. Classificação de documentos de arquivo: Estudo comparado da área de gestão de bens patrimoniais nos planos de classificação do Conarq e do Saesp. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Pereira dos Santos

Margareth da Silva;MURGUIA, Eduardo Ismael; RODRIGUES, Ana Célia. A gestão arquivística do documento digital: Um estudo de caso na empresa de construção civil AP S/A. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Laís Barbudo Carrasco

MURGUIA, Eduardo Ismael. Codicologia e disseminação digital: circulação e mudanças das características de informação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Coralina Fonseca Pedrazzi

MURGUIA, Eduardo Ismael. Percursos e tensões do colecionismo bibliográfico: a biblioteca de história da Medicina da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Cintra Borges

MURGUIA, Eduardo Ismael. O setor de microfilmagem da Universidade de Marília: o estudo sobre as aplicações dos métodos arquivísticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Edwilson Gama

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael. Estudo das diretrizes de práticas de tratamento de conteúdo informacional de centros de documentação de universidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: João Paulo de Aguiar Januário

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RODRIGUES, Ana Célia;MURGUIA, Eduardo Ismael. Delimitação conceitual de termos da Arquivística: uma abordagem terminológica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Janaína Zaffani

MURGUIA, Eduardo Ismael. Memória e História Oral: políticas de recolhimento e práticas de produção: estudo de caso do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lucilene Nunes

MURGUIA, Eduardo Ismael; SILVA, H. C.; SILVA, R. R.. Tendências epistemológicas da Ciência da Informação na Revista DataGramaZero. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcos Paulo de Passos

MURGUIA, Eduardo Ismael; CARVALHO, T. C.; LIMA, M. de L.. Imagens em movimento: uma aplicação de métodos analíticos no vídeo-documentário Ilha das Flores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Charlene Kathen Lemos

BARROS, M. H. T. C.;MURGUIA, Eduardo Ismael; POKER, J. G.. Bibliotecas comunitárias em regiões de exclusão social na cidade de São Paulo: estudo de caso da Biblioteca Comunitária Solano Trindade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gabriela Pereira de Oliveira

MURGUIA, Eduardo Ismael. A problemática da memória e suas instituições: o estudo da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Claudia da Silva

MURGUIA, Eduardo Ismael. Câmara Brasileira do Livro: políticas de divulgação e promoção do livro em relação às bibliotecas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Silvia Nathaly Yassuda

MURGUIA, Eduardo Ismael. Patrimônio histórico-cultural: critérios para tombamento de bibliotecas pelo IPHAN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rebeca Lilian Rodrigues

MURGUIA, Eduardo Ismael. Critérios para seleção de fotografias inseridas no meio digital: estudo de caso do Arquivo Edgar Levenroth. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Débora de Moura Luciano

CALDAS, R. F.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Ambiente organizacional em Ciência da Informação: relatos de experiência de 1995 a 2004 no periódico Ciência da Informação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Rabello da Silva

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael. Poder legislativo municipal e a imprensa em Marília: um estudo temático-comparativo entre a documentação oficial e a jornalística. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marta Luciana Toyoda

MURGUIA, Eduardo Ismael. A história da Biblioteca Mário de Andrade e seu desempenho à cultura de São Paulo: um tributo dedicado ao seu protetor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cleber Jovane Vilela Mendes

BARROS, M. H. T. C.;MURGUIA, Eduardo Ismael. O papel e a atuação da Biblioteca Pública Municipal de Echaporã/SP frente aos problemas sócio-econômico-culturais apresentados na comunidade local. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Flávio Rodrigo Xavier Pires Cichon

MURGUIA, Eduardo Ismael. O grafite como canal de informação alternativa e sua relação com o espaço urbano. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Cristina de Albuquerque

MURGUIA, Eduardo Ismael. O grafite como canal de informação alternativa e sua relação com o espaço urbano. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Giuliane Aparecida de Souza Nascimento

MORAES, João Batista Ernesto de;MURGUIA, Eduardo Ismael. A trajetória do Clube do Cinema de Marília no período de 1952 a 1960. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriano Madaleno Miossi

BARROS, M. H. T. C.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Role Playng Games: o incentivo à leitura em bibliotecas públicas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Roberta Honorato Goria

MORAES, João Batista Ernesto de;MURGUIA, Eduardo Ismael. Motivação de leitura para crianças em meios eletrônicos: um estudo de caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

VELHO, L.; BRASCHER, M.; MARTELETO, R.; SOUZA, R. F.; ISBERBER, L. R.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Banca exminadora concurso público cargo Pesquisador I. 2012. Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia.

BIZELLO, M. L.;MURGUIA, Eduardo Ismael; RODRIGUES, J.. Membro da Comissão Julgadora para preenchimento de uma função de Professor Assistente em RDIDP nas disciplinas Evolução dos Suportes de Informação, Arquivos Permanentes e História da Cultura, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Doutor, junto ao Departamento de Física e Matématica, na área de Conhecimento em Planejamento e Gestão de Unidades de Informação. 2009. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora para seleção de Professor Assistente, na área de Gestão de Unidades e Serviços de Informação, sub-área: Formação e Desenvolvimento de Coleções. 2008. Universidade Federal de São Carlos.

MURGUIA, Eduardo Ismael; SILVA, H. C.; VALENTIM, M. L. P.. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Estudo de Usuário e Disseminação da Informação, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael; MORAES, João Batista Ernesto de; CARVALHO, T. C.. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Direito Notarial, Introdução ao Direito Público e Privado e Documentação Contábil, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael; SILVA, H. C.; VALENTIM, M. L. P.. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Estudo de Usuário e Disseminação da Informação, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael; MORAES, João Batista Ernesto de; SOARES, E.. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Comunicação e Evolução dos Suportes da Informação, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Doutor, junto ao Departamento de Física e Matématica, na área de Sociedade da Informação e Teoria Social da Informação. 2007. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

SMIT, Johanna Wilhelmina; MORAES, João Batista Ernesto de; SOUSA, R. T. B.;MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro Suplente da Comissão Julgadora para Provimento de um cargo de Professor Assistente em RDIDP, nas disciplinas: Arquivo, Memória e Sociedade, Paleografia, Arquivos Permanentes, Conservação e Restauro, Reprografia e Prática Profissional em Arquivologia, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; MORAES, João Batista Ernesto de. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Introdução do Direito Público e Privado, Direito Notarial e Tópicos em Arquivologia e Direito, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Doutor, junto ao Departamento de Física e Matemática, na área de Conhecimento em Fundamentos da Ciência da Informação. 2006. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

MURGUIA, Eduardo Ismael; LOPEZ, André Porto Ancona; RODRIGUES, Georgete Medleg. Membro da Comissão Julgadora para Provimento de um cargo de Professor Assistente nas disciplinas: Arquivo, Memória e Sociedade, Paleografia, Arquivos Permanentes, Conservação e Restauro e Reprografia e Prática Profissional em Arquivologia, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão julgadora para provimento de um cargo de Docente, categoria de Auxiliar de Ensino em RTP, junto ao Departamento de Fisica e Matemática. 2005. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; MORAES, João Batista Ernesto de. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Paleografia e Evolução dos Suportes de Informação, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves;MURGUIA, Eduardo Ismael; MORAES, João Batista Ernesto de. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Documentação Audiovisual e Gestão Eletrônica, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MORAES, João Batista Ernesto de;MURGUIA, Eduardo Ismael; GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Substituto das disciplinas Documentação Contábil, História Política, Social e Econômica do Brasil Contemporâneo, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael; POKER, J. G.; CORREA, A. M. M.. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Assistente no conjunto de disciplinas Arquivos Correntes e Intermediários, Descrição Documentária, Classificação e Arranjo, Introdução ao Direito Público e Privado, Direito Notarial e Documentação Contábil, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro Suplente da Comissão Julgadora para o provimento de um cargo de Professor Assistente, na disciplina Disseminação da Informação, junto ao Departamento de Ciência da Informação. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora do processo seletivo de Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Docente, nas disciplinas História do Brasil I e II, História da Cultura e História da Arte, na área de História, no Curso de Turismo. 2001. Universidade Metodista de Piracicaba.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora para contratação de Professor. 1998. Universidade Metodista de Piracicaba.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Membro da Comissão Julgadora para contratação de um Professor, em caráter de substituição, para as disciplinas História do Processo de Trabalho, História Medieval I e História do Brasil IV (Contemporânea), junto aos Cursos de Análise de Sistemas e História. 1995. Universidade Metodista de Piracicaba.

MURGUIA, Eduardo Ismael. II Workshop de Avaliação do programa de Bolsas VPPRL. 2013. Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz.

MURGUIA, Eduardo Ismael. Banca de avaliação de renovação de bolsa pesquisador visitante. 2013. Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz.

MURGUIA, Eduardo Ismael. I Workshop de Avaliação do programa de Bolsas VPPRL. 2012. Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Milton José de Almeida

ALMEIDA, Milton José de. Da tela à tela. Arte e imagem na sociedade tecnológica. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Maria Pereira Cardoso

CARDOSO, A. M. P.; MOSTAFA, S. P.; VALIO, E. B. M.. A contradição da Biblioteca Pública: a biblioteca popular. 1990. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

José Lima Júnior

LIMA JÚNIOR, J.. Imagens. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Asy Pepe Sanches Neto

A construção da segregação: o documento como dispositivo de controle sanitarista no Hospital Psiquiatrico de Jurujuba no ano de 1953; ; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alexandre Carlos Gugliotta

UM CIENTISTA BRASILEIRO NA UNESCO: Paulo Carneiro e sua rede de ligações em busca da expansão de bibliotecas e centros de documentação no Brasil; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Iuri Rocio Franco

O processo de curadoria na Ciência da Informação: uma investigação das metodologias para classificação de acervos em museus etnográficos; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Bianca Gonçalves de Souza

Início: 2014; Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Renata Silva Borges

A institucionalizaçãode arquivos pessoais na FIOCRUZ: O processo de aquisição dos fundos Cláudio Amaral e Virginia Portocarrero; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Elizabeth Maria Freire de Jesus

Um olhar sociotécnico para a construção de artefato informacionl: A trajetória da construção de sistema de Business Intelligence; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Carolina Martins Ferro

Os direitos humanos, a UNESCO e os arquivos; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Gabriela Bazan Pedrão

O ARQUIVO ZEFERINO VAZ: UM LUGAR DE CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA UNICAMP; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos

Multiculturalismo em Ciência da Informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Silvia Nathaly Yassuda

Documentação museológica: uma reflexão sobre o tratamento descritivo do objeto no Museu Paulista; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Maira Cristina Grigoleto

A documentação patrimonial: gênese e fluxo dos processos de tombamento no Museu Prudente de Moraes; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Lucilene Nunes

Epistemologia e ciência da informação: um estudo das comunicações do GT1 do ENANCIB; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Iuri Rocio Rizzi

A paz nos instrumentos de Organização da Informação: Una análise dos conceitos de paz e guerra, da Cultura da Paz e dos Estudos para a paz na classificação decimal Dewey; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Mara Angélica Pedrochi

A coleção de automóveis de Eduardo André Matarazzo: o processo de institucionalização de uma coleção; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Ana Cristina de Albuquerque

Catalogação e descrição de documentos fotográficos em bibliotecas e arquivos: uma aproximação comparativa dos códigos AACR2 e ISAD (G); 2006; 195 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Tania Cristina Registro

Pressupostos práticos e fundamentos teóricos para o arranjo de fotografias em unidades de informação: as fotografias de José Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Maira Cristina Grigoleto

Documento, poder e governo: os agenciamentos políticos na construção patrimonial no Arquivo Central do IPHAN/Seção Rio de Janeiro; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Bianca Gonçalves de Souza

A documentação da fé: Fluxos, apropriações e enquadramentos de objetos votivos no Santuário Nacional de Aparecida; 2012; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Silvia Maria do Espírito Santo

Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos: entre o colecionismo e a organização da informação; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Maria de Lourdes Lima

A gênese do arquivo fotográfico de Sebastião Leme: a leitura da acumulação; 2009; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Aline Cristina Pereira

As entidades e suas ações de fomento: Políticas públicas para o livro e a leitura no Brasil (1930-2010); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Aline Hermínia Leonardo da Silva

Acesso à informação; O proceso de abertura dos arquivos da ditarura durante a redemocratização do Braail; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Raquel Luise Pret

Documento Arquivístico: prova e verdade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Lidiane Garcia Alves

A formação dos arquivistas e as habilidades requeridas nos concursos federais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Luis Alberto Polydoro Tritto

Arquivos correntes e documentação; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Carlos Gomes

Ordenamento e arranjo da documentação do INSS de Ribeirão Preto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Patrícia Helena Gomes da Silva

A biblioteca como cenário: a teatralidade da memória na coleção Sérgio Buarque de Holanda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Janaína Zaffani

Memória e História Oral: Políticas de recolhimento e práticas de produção, o Centro de Memória da UNICAMP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Fagner Araujo

Sebos e colecionismo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Lucilene Nunes

Tendências epistemológicas da Ciência da Informação na Revista DataGramaZero; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Marcos Paulo de Passos

Imagens em movimento: uma aplicação de métodos analíticos no vídeo-documentário "Ilha das Flores"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Gabriela Pereira de Oliveira

Memória e Identidade nos acervos informacionais: o estudo de caso da Companhia Cinematográfica Vera Cruz; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pet Biblioteconomia; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Ana Claudia da Silva

Câmara Brasileira do Livro: promoção e divulgação do livro em relação as bibliotecas; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Marta Luciana Toyoda

A história da biblioteca Mário de Andrade e seu desempenho à cultura de São Paulo: um tributo dedicado ao seu protetor; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Rebeca Lilian Rodrigues

Critérios de seleção de fotografias inseridas no meio digital: estudo de caso do Arquivo Edgar Leuenroth; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Ana Cristina de Albuquerque

Informação não convencional: grafite urbano; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Flávio Rodrigo Xavier Pires Cichon

Comunicação visual em bibliotecas, arquivos e museus: estudo comparativo de catálogos de difusão de acervos e serviços; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Geneviewe da Cruz de Cerqueira

Políticas de informação nacionais e internacionais e programas de informação: aplicações e repercussão em instituições arquivísticas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Tamara Cruz

Centro Cultural Cartola: memória e patrimonialização do samba carioca; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Coralina Fonseca Pedrazzi

Percursos e tensões do colecionismo bibliográfico: a formação da Biblioteca de História da Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Gabriela Bazan Pedrão

Formação de coleções bibliográficas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Cência da Informação e Documentação) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Guilherme Marchi Neto

Formação de coleções; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Cência da Informação e Documentação) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Patrícia Helena Gomes da Silva

A biblioteca como cenário: a teatralidade da memória na coleção Sérgio Buarque de Holanda na UNICAMP; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Vanessa Ribeiro Lima

Fundamentos e andamentos: uma reflexão sobre as bibliotecas a partir da formação de coleções de livros; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Silvia Nathaly Yassuda

As bibliotecas como patrimônio histórico-cultural: critérios seguidos pelo IPHAN para o tombamento de bibliotecas; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Ana Carolina Ferreira

Levantamento bibliográfico sobre coleções; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Apoio Ao Estudante Unesp; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Luciana Maria de Melo

Iniciação ao trabalho museológico; Atividades de pesquisa e difusão no MHPM; 2002; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Apoio Ao Estudante Unesp; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Hadassa Viviane Rodrigues

Iniciação ao trabalho museológico; Atividades de pesquisa e extensão no MHPM; 2002; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Apoio Ao Estudante Unesp; Orientador: Eduardo Ismael Murguia Marañon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Janaína Zaffani

Memória e Historia oral: políticas de recolhimento e práticas de produção - estudo de caso do Centro de Memória da Unicamp; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Janaina Zaffani;

Solange Puntel Mostafa

Biblioteca Pública versus Biblioteca Popular: as contradições da biblioteca pública; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Solange Puntel Mostafa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Saber/poder: Os agenciamentos da Ciência da Informação com a Biblioteconomia e a Arquivologia no Brasil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação , v. 5, p. 4, 2014.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; SOUZA, Bianca Gonçalves de . L ordre des objets et la documentation de la foi : LES ex-voto du Sanctuaire national d Aparecida (SNA), Brésil. Etudes de Communication , v. 42, p. 77-98, 2014.

  • SOUZA, Bianca Gonçalves de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . As passagens do sagrado: da mercadoria ao ex-voto no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida/Brasil. MIDAS. Museus e estudos interdisciplinares , v. 2, p. s.p.-s.p., 2013.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . As articulações políticas na criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 14, p. s.p.-s.p., 2013.

  • Grigoleto, Maira Cristina ; MURGUIA, Eduardo Ismael . O documento e seus agenciamentos institucionais: a construção do tombamento patrimonial da casa de Prudente de Moraes. Agora (Florianopolis) , v. 23, p. 5-34, 2013.

  • PEDRAO, G. B. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Formação de bibliotecas: Uma abordagem desde a perspectiva do colecionismo. Em Questão , v. 19, p. 2-17, 2013.

  • ALVES, L. G. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . O profissional arquivista e as habilidades requeridas nos concursos federais. Arquivo e Administração , v. 12, p. 59-79, 2012.

  • SOUZA, Bianca Gonçalves de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Documentação de Fé: Reflexões sobre os ex-votos e a Sala de Promesas do SNSA. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação , v. 5, p. 1-s.p., 2012.

  • ALBUQUERQUE, Ana Cristina de ; Murguia, Eduardo Ismael ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Descrição de documentos fotográficos através da ISAD (G) e a AACR2. Revista de Documentación (Plasencia) , v. IV, p. 43-56, 2011.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Archivo, memoria e historia: cruzamientos y abordajes. Íconos (Quito) , v. 41, p. 17-37, 2011.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Percepções e Aproximações do Documento na Historiografia, Documentação e Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação , v. 2, p. 42-53, 2011.

  • ALBUQUERQUE, Ana Cristina de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A DESCRIÇÃO DE DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS ATRAVÉS DA ISAD (G) E AACR2: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS. Biblos (Rio Grande) , v. 24, p. 25, 2010.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O colecionismo bibliográfico. Uma abordagem do livro para além da informação. Encontros Bibli (Online) , v. Edição, p. 87-104, 2009.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; Yassuda, Silvia Nathaly . Patrimônio histórico-cultural: critérios para tombamento de bibliotecas pelo IPHAN. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso) , v. 12, p. 65-82, 2007.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Comentário IV. Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 15, p. 61-69, 2007.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; REGISTRO, Tânia Cristina . O arranjo arquivístico como escrita: uma reflexão sobre a narrativa em imagens a partir do Fundo Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribairão Preto. Transinformação , Campinas, v. 18, n.1, p. 71-82, 2006.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; REGISTRO, Tânia Cristina . O arranjo arquivístico como escrita: uma reflexão sobre a narrativa em imagens a partir do Fundo Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. Páginas a & b. Arquivos & Bibliotecas , Lisboa, v. 16, p. 115-134, 2005.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Historiografia e memória no filme Nós que aqui estamos por vós esperamos. Revista Estudos de História , São Paulo, v. 11, n.2, p. 85-102, 2004.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Algunas consideraciones museológicas para el desarrollo de colecciones bibliográficas. Bibliopucp, LIma, Peru, v. 1, n.5, p. 8-11, 2004.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS): o documento audiovisual e suas determinações históricas. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia) , Campinas, v. 13, p. 5-9, 2003.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A técnica e a arte. Cultura Visual , Salvador BA, v. 4, n.2, p. 19-27, 2002.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O ensino de história e as novas tecnologias. Impulso (Piracicaba) , Piracicaba, v. 13, p. 1-2, 2001.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; RIBEIRO, R. D. P. . Memória, História e Novas Tecnologias. Impulso (Piracicaba) , v. 12, p. 175-186, 2001.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Cenário histórico do movimento impressionista. Impulso (Piracicaba) , Piracicaba, v. 11, p. 25-42, 1999.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A crise da racionalidade moderna. Impulso (Piracicaba) , Piracicaba, v. 7, n.14, p. 9-26, 1994.

  • MOSTAFA, S. P. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Os intelectuais e sua produtividade. Reflexão (PUCCAMP) , Campinas, v. 22, n.59, p. 22-29, 1994.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A crise na informação. Transinformação , Campinas, v. 6, n.1,2,3, 1994.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; MOSTAFA, S. P. . Replay to Alvin Schrader on The domains of de Information Science. Transinformação , PUC-Campinas, v. 3, n.1/2/3, p. 31-42, 1993.

  • MOSTAFA, S. P. ; LIMA, A. B. A. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Paradigmas teóricos da Ciência da Informação. Ciência da Informação (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 21, n.3, p. 216-222, 1992.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; MOSTAFA, S. P. . O segredo da informação e a cidadania. Revista de Biblioteconomia da Ufmg, Belo Horizonte, v. 21, n.2, p. 78-93, 1992.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; RODRIGUES, M. E. F. (Org.) . Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Identidades, contrastes e perspectivas de interlocução. 1. ed. Niteroi: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012. v. 1. 256p .

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Memória: Um lugar de diálogo para Arquivos, Bibliotecas e Museus. 1. ed. São Carlos: Compacta, 2010. 135p .

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; SALES, R. . Práticas Discursivas: Organização do Conhecimento em Otlet, Bliss e ISKO. In: Fernanada Ribeiro; Elisa Cerveira. (Org.). Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano.. 1ed.Porto: Faculdade de Letras da Universidade de Porto - CETAC.MEDIA, 2013, v. , p. 446-461.

  • Murguia, Eduardo Ismael ; SALES, R. . CNPq´s knowledge area table as a knowledge and power apparatus. In: Isko (Indian Chapter) and University of Mysore. (Org.). Categories, contexts and relations in knowledge organization. 1ed.Wurzburg: Ergon Verlag, 2012, v. 13, p. 183-189.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; RODRIGUES, M. E. F. . A Discursividade da Ciência e da História na Formação da Ciência da Informação. In: Murguia, Eduardo Ismael e Mara Eleine F. Rodrigues. (Org.). Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Identidades, contrastes e perspectivas de interlocução. 1ed.Niteroi: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012, v. 1, p. 41-72.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; FURTADO, J. P. . Memória homossexual da terceira idade. Lembranças de uma vivência em São Paulo. In: Moreira Adaison; Bezerra, Carlos Eduardo, Silva, Telma Maciel. (Org.). Arco-íris Rvisitado. Diversidade sexual em pauta. 1ed.Porto Alegre: Escándalo, 2012, v. , p. 157-176.

  • SOUZA, Bianca Gonçalves de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Documentação de fé: Biografia e história social de objetos.. In: M. Asensio, E. Pol; E., Asenjio ; Y. Castro (Eds.). (Org.). Nuevos Museos, Nuevas Sensibilidades. Series de Investigación Iberoamericana de Museología (. 1ed.Madrid: Universidade Autónoma de Madrid, 2012, v. 4, p. 163-173.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Percepções e Aproximações do Documento na Historiografia, Documentação e Ciência da Informação. In: Crippa. G.: Mostafa, S.P.. (Org.). Ciência da Informação e Documentação. 1ed.Campinas: Alínea, 2011, v. , p. 37-52.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Collecting and knowledge organization: a theoretical approach from the material culture studies. In: GNOLI, C.; MAZZOCCHI, F. (org).. (Org.). Paradigms and conceptual systems in knowledge. Würzburg: Ergon-Velag, 2010, v. 12, p. 391-404.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Documento e Instituição: produção, diversidade e verdade. In: Freitas, L.S.; Marcondes, C.H.; Rodrigues, A.C.. (Org.). Documento: Gênese e contextos de uso. : , 2010, v. , p. 123-140.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A memória e sua relação com arquivos, bibliotecas e museus. In: Murguis, Eduardo Ismael. (Org.). memória: Um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. 1ed.São Carlos: Compacta, 2010, v. , p. 11-32.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A produção social do documento: Valor, informação e instituição. Um lugar de reflexão para as Ciências Humanas. In: Furnival, Chloe. (Org.). Olhar: Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos: Centro de CECH-UFSCar, 2008, v. , p. 225-234.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O arquivamento da memória e a memória no arquivo. In: José Augusto Chaves Guimarães; Mariângela Spotti Lopes Fujita. (Org.). Ensino e Pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: A Emergência de um Novo Olhar. Marilia: Fundep, 2008, v. , p. 195-214.

  • MOSTAFA, S. P. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Percursos transversais nos estudos de informação e comunicação. In: Solange Puntel Mostafa; Rogério Christofoletti. (Org.). Mídia e Conhecimento: Percursos Transversais. Itajai: Editora Univali, 2006, v. , p. 77-77.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Por que visitar o Museu de Marília. Diario de Marília, Marilia, 23 maio 2002.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A Bienal de São Paulo e a desmaterialização da arte. Jornal de Piracicaba, Piracicaba.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; SALES, R. . Práticas Discursivas: Organização do Conhecimento em Otlet, Bliss e ISKO. In: Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano, 2013, Porto. Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano. Porto: CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, 2013. p. 446-461.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Tempos e espaços da documentação. In: 10 anos do PPGCIN/UFSC, 2013, Florianópolis. Anais do 10 anos do PPGCIN/UFSC, 2013.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Ciência e História na articulação epistemológica da ciência da informação. In: XIII Enancib, 2012, Rio de Janeiro. A informação na sociedade em rede para inovação e o desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Ancib, 2012.

  • PRET, R. L. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . O documento e os sistemas de pensamento: Enunciações de verdade e validações disciplinares. In: XIII Enancib, 2012, Rio de Janeiro. A informação na sociedade em rede para inovação e o desenvolvimento humano, 2012.

  • SOUZA, Bianca Gonçalves de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Documentação de fé: Reflexões sobre ex-votos e a Sala das Promessas dp Santuário de Nossa Senhora de Aparecida. In: XIII Enancib, 2012, Rio de Janeiro. A informação na sociedade em rede para inovação e o desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Ancib, 2012.

  • SOUZA, Bianca Gonçalves de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Representação e biografia de ex-votos votivos. In: II Seminário de investigação em museologia dos países de línguas portuguesa e espanhola. O pensamento museológico contemporâneo, 2011, Buenos Aires. II Seminário de investigação em museologia dos países de línguas portuguesa e espanhola.. Buenos Aires: Comité Internacional del ICOM para la Museologia ICOFOM, 2011. v. II. p. 380-392.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Memória e informação: Os usos políticos do passado. In: Segundo Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia. Usos e usuários da informação, 2011, Marília. Anais do egundo Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia. Usos e usuários da informação, 2011.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Patrimônio: Documento ou inscrição documental?. In: Segundo seminário Ibero-americano de arquiteura e documentação, 2011, Belo Horizonte. Anais do Segundo seminário Ibero-americano de arquitetura e documentação, 2011.

  • Grigoleto, Maira Cristina ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Política cultural, memória e informação: Práticas e articulações para a construção social da identidade.. In: XI ENANCIB, 2010, Rio de Janieiro. Inovação e inclusão social: questões contemporãneas da informação, 2010.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Discursividade da Ciência da informação e sua insitucionalização na Biblioteconomia e na Arquivologia: Um estudo comparado. In: XI ENANCIB, 2010, Rio de Janeiro. Inovação e inclusão social: questões contemporâneas da informação, 2010.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; Grigoleto, Maira Cristina . O documento e seu valor patrimonial. Os processos de tombamento do museu histórico pedagógico Prudente de Morais. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2009, João Pessoa, PB. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Ideia, 2009.

  • NUNES, Lucilene ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Epistemologia da Ciência da Informação: o GT1 do ENANCIB em foco. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2009, João Pessoa, PB. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Ideia, 2009.

  • Mattos, Miriam ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Multiculturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2009, João Pessoa, PB. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Ideia, 2009.

  • LIMA, M. de L. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Fotografia e Informação. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2008, São Paulo, SP. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo, SP: USP, 2008. v. 1 CD.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Epistemologia da Ciência da Informação: um estudo das comunicações do GT1 do ENANCIB. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2008, São Paulo, SP. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2008.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . The National Sanctuary of Nossa Senhora da Conceição Aparecida: documents, collection and information. In: Material Worlds Conference, 2008, Leiscester - England. Anais do Material Worlds Conference, 2008.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O Colecionismo Bibliográfico. Uma reflexão sobre o livro além da informação. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador, BA. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.

  • LIMA, M. de L. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A fotografia contemporânea, entre o documento e a arte. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador, BA. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; PREDROCHI, M. A. . O devir de uma coleção: a institucionalização do Museu "Eduardo Andrea Matarazzo" de Armas, Veículos e Máquinas. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador, BA. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.

  • RIZZI, Iuri Rocio ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Considerações a respeito da representação temática e do tratamento documental de imagens. In: I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007, Londrina, PR. Anais do I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O arquivo como dispositivo de memória e identidade: um estudo do fundo 'grupo somos' do arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP. In: XXX Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação ENEBD, 2007, São Carlos, SP. Anais do XXX Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação ENEBD, 2007.

  • LIMA, M. de L. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A gênese do arquivo fotográfico de Leme: Uma leitura indiciária da acumulação. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2006, Marília, SP. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2006.

  • SANTO, Silvia Maria Do Espirito ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Relações pendulares na mediação da informação: arquivo, biblioteca e museu. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2006, Marília, SP. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2006.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O Curso de Arquivologia da UNESP: uma reflexão teórica sobre a epistemologia e práticas profissionais da área. In: VII Encuentro de Educadores e Investigadores en Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información de la Documentación de Iberoamerica y el Caribe - EDIBCIC, 2006, Marília, SP. Anales do VII Encuentro de Educadores e Investigadores en Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información de la Documentación de Iberoamerica y el Caribe EDIBCIC, 2006. p. 243-256.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; REGISTRO, Tânia Cristina . O arranjo arquivístico como escrita: uma reflexão sobre a narrativa em imagem a partir do Fundo Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2005, Florianópolis, SC. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2005.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS): o documento audiovisual e as tênues fronteiras do museu e do arquivo. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência, 2003, Marília. Anais do V Simpósio em Filosofia e Ciência. Marília: Unesp Marília Publicações, 2003.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O trabalho historiográfico e as novas tecnologias. In: X Encontro de História e Informática, 1999, Uberlândia, MG. Anais do IX Encontro de História e Informática. Uberlândia: UFU, 1999.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A crise da informação. In: IV Jornada Paulista de Biblioteconomia, 1993, Jaboticabal, SP. Anais do IV Jornada Paulista de Biblioteconomia. São Paulo, SP, 1993.

  • SILVA, P. H. G. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A biblioteca como cenário: a teatralidade da memória na coleção Sérgio Buarque de Holanda na Universidade Estadual de Campínas (UNICAMP). In: 16º Simpósio Internacional de Inciação Científica da Universidade de São Paulo, 2008, São Paulo, SP. Anais do 16º Simpósio Internacional de Inciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP: USP, 2008.

  • SILVA, P. H. G. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A biblioteca como cenário: a teatralidade da memória na coleção Sérgio Buarque de Holanda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2008, São Carlos, SP. Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP: UFSCAR, 2008.

  • ALBUQUERQUE, Ana Cristina de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A construção do conceito de documento fotográfico através da descrição em unidades de informação: um estudo comparativo. In: VI Simpósio de Filosofia e Ciência: Universidade e contemporaneidade: produção do conhecimento e formação profissional, 2005, Marília, SP. Anais do VI Simpósio de Filosofia e Ciência, 2005.

  • ALBUQUERQUE, Ana Cristina de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A análise do documento fotográfico através da descrição em arquivos e bibliotecas: um estudo comparativo. In: XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores de AUGM, 2005, Montevidéu. Libro de Resúmenes da XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores de AUGM, 2005. p. 63-63.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Memória e história da cidade de Marília: a recuperação da memória da APM para a consolidação do arcervo de História Oral do CEDHUM. In: VI Congresso de Arquivologia do Mercosul, 2005, Campos do Jordão, SP. Anais do VI Congresso de Arquivologia do Mercosul, 2005.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Memória e identidade nos acervos informacionais: o estudo de caso da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. In: V Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste, 2005, Vitória, ES. Anais do V Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste, 2005.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A análise do documento fotográfico através da descrição em arquivos e bibliotecas: um estudo comparativo. In: VI Congresso de Arquivologia do Mercosul, 2005, Campos do Jordão, SP. Anais do VI Congresso de Arquivologia do Mercosul, 2005.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; REGISTRO, T. C. . O valor informacional da fotografia no contexto do arquivo público e histórico de Ribeirão Preto. In: IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink, 2004, Marília, SP. Anais do IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink. Marília, SP: UNESP, 2004. v. 1. p. 29-30.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Os sebos e a formação de coleções bibliográficas. In: IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink, 2004, Marília, SP. Anais do IV Simpósio Internacional de Ciência da Informação Professor Paulo Tarcisio Mayrink. Marília, SP: UNESP, 2004. v. 1. p. 32-33.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; OLIVEIRA, Gabriela Pereira de . O resgate da memória: o Centro de Documentação e a revitalização da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. In: XI Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília, 2004, Marília, SP. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília. Marília, SP: UNESP, 2004. v. 1. p. 8-8.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; YASSUDA, Sílvia Nathaly . Patrimônio Histórico Cultural: critérios de tombamento usado pelo IPHAN para bibliotecas. In: XI Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília, 2004, Marília, SP. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília. Marília, SP: UNESP, 2004. v. 1. p. 64-65.

  • ALBUQUERQUE, Ana Cristina de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . O grafite como canal de informação alternativa e sua relação com o espaço urbano: o caso da cidade de Marília. In: 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Paulo, SP. Anais do 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo, SP: USP, 2003.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de . O grafite como canal de informação alternativa e sua relação com o espaço urbano: o caso da cidade de Marília. In: X Jornada de Iniciação Científica do Campus Marília, 2003, Marília. Anais da X Jornada de Iniciação Científica do Campus Marília. Marília: UNESP, 2003.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de . O grafite como canal de informação alternativa e sua relação com o espaço urbano: o caso da cidade de Marília. In: XV Congresso de Iniciação Científica, 2003, Marília, SP. Anais do XV Congresso de Iniciação Científica. Marília, SP: UNESP, 2003.

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Tempos e espaços da documentação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Práticas Discursivas: Organização do Conhecimento em Otlet, Bliss e ISKO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Ciência e História na articulação epistemológica da ciência da informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O documento e os sistemas de pensamento: Enunciações de verdade e validações disciplinares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Patrimônio: Documento ou inscrição documental?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Grigoleto, Maira Cristina ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Memória e informação: Os usos políticos do passado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Bianca Gonçalves de ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Representação e biografia de ex-votos votivos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Grigoleto, Maira Cristina ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A documentação patrimonial: gênese e fluxo dos processos de tombamento no Museu Prudente de Moraes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Murguia, Eduardo Ismael ; DISCURSIVIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO NA BIBLIOTECONOMIA E A ARQUIVOLOGIA: UM ESTUDO COMPARADO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Política cultural, memória e informação: Práticas e articulações para a construção social da identidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Mattos, Miriam ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Multiculturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Murguia, Eduardo Ismael ; Grigoleto, Maira Cristina . O documento e seu valor patrimonial. Os processos de tombamento do museu histórico e pedagógico Prudente de Moraes . 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Epistemologia da Ciência da Informação: o GT1 do ENANCIB em foco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, Lucilene ; MURGUIA, Eduardo Ismael . Epistemologia da Ciência da Informação: um estudo através das comunicações do GT1 do ENANCIB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; SOUZA, Bianca Gonçalves de . The National Sanctuary of Nossa Senhora da Conceição Aparecida: documents, collection and information. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTO, Silvia Maria Do Espirito ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A atuação do colecionador Plínio Travassos dos Santos para formar o acervo do Museu Histórico de Ribeirão Preto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTO, Silvia Maria Do Espirito ; MURGUIA, Eduardo Ismael . A coerência do Museu-Texto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; LIMA, M. de L. . Fotografia e Informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A biblioteca como cenário: a teatralidade da memória na coleção Sérgio Buarque de Holanda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A biblioteca como cenário: a teatralidade da memória na coleção Sérgio Buarque de Holanda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Sousa de, G.A. ; MURGUIA, Eduardo Ismael . O arquivo como dispositivo de memória e identidade: um estudo do fundo 'grupo somos' do arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O COLECIONISMO BIBLIOGR�??FICO: uma reflexão sobre o livro para além da informação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A fotografia contemporânea, entre o documento e a arte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Considerações a respeito da representação temática e do tratamento documental de imagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O devir de uma coleção: a institucionalização do Museu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTO, Silvia Maria Do Espirito ; MURGUIA, Eduardo Ismael . RELAÇÕES PENDULARES NA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO: ARQUIVO -BIBLIOTECA MUSEU. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . O Curso de Arquivologia da UNESP: uma reflexão teórica sobre a epistemologia e práticas profissionais da área. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . A gênese do arquivo fotográfico de Leme: Uma leitura indiciária da acumulação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; GUIMARÃES, José Augusto Chaves ; PINHO, Fabio Assis ; NAVAS, Márcio Barrio Nuevo ; DANTAS, Willy de Macedo ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de ; MILANI, Suellen de Oliveira . Aspectos éticos de actuación profesional bibliotecaria en organización y representación del conocimiento (ORC) en el ambito internacional: un análisis del estudio de Vaagan. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . As bibliotecas como patrimônio histórico-cultural: critérios seguidos pelo IPHAN para o tombamento de bibliotecas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; REGISTRO, Tânia Cristina . O ARRANJO ARQUIVÍSTICO COMO ESCRITA: UMA REFLEXÃO SOBRE A NARRATIVA EM IMAGENS A PARTIR DO FUNDO PEDRO MIRANDA NO ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO DE RIBEIRÃO PRETO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Memória e história da cidade de Marília: a recuperação da memória da APM para a consolidação do acervo de História Oral do CEDHUM.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Memória e identidade nos acervos informacionais: o estudo de caso da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . a análise do documento fotográfico através da descrição em arquivos e bibliotecas: um estudo comparativo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; REGISTRO, T. C. . O valor informacional da fotografia no contexto do arquivo público e histórico de Ribeirão Preto.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; OLIVEIRA, Gabriela Pereira de . O resgate da memória: o Centro de Documentação e a revitalização da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; ZAFFANI, Janiana . Memória e História Oral da cidade de Marília: rumo a inserção histórica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; Yassuda, Silvia Nathaly . Patrimônio Histórico Cultural: critérios de tombamento usado IPHAN para bibliotecas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; Yassuda, Silvia Nathaly . Patrimônio Histórico Cultural: critérios de tombamento usado IPHAN para bibliotecas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; Yassuda, Silvia Nathaly . Patrimônio Histórico Cultural: critérios de tombamento usado IPHAN para bibliotecas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de . O grafite como canal de informação alternativa e sua relação com o espaço urbano: o caso da cidade de Marília.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael ; BORBA, M. do S. de A. ; WOLKOFF, D. B ; CARELLI, A. E. . Satisfação do usuário ( corpo discente) da Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Biblioteconomia em Filosofia. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORBA, M. do S. de A. ; CARELLI, A. E. ; MURGUIA, Eduardo Ismael ; RODRIGUES, M. L. ; MARTINS, N. do R. . O emprego da técnica de Cloze em textos literários e informativos e sua eficiência em sujeitos com escolaridade de 3º grau. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MURGUIA, Eduardo Ismael . Passado, presente, futuro. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista do projeto de pesquisa - PROPPI / UFF. 2014.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Apoio a Eventos Científicos.. 2014.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer Revista História y Memória (Colômbia). 2014.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - projeto de pesquisa. 2014.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - projeto de pesquisa. 2014.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - projeto de pesquisa. 2014.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista das comunicações científicas no XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) no GT10. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer - CAPES - programa MINCYT REDE 2013. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista - II Workshop de Avaliação do Programa de Bolsas da VPPRL - FIOCRUZ. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - apoioa eventos científicos.. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPQ - Bolsas no País. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc CNPQ (Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal). 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Apoio a Projetos de Pesquisa.. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - apoioa eventos científicos.. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Apoio a Eventos Científicos.. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Apoio a Eventos Científicos.. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Universal. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Universal. 2013.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista das comunicações científicas no XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) no GT10. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Bolsas do Programa de Pesquisa e Laboratórios de Referência. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - FAPESP. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista FIOCRUZ. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Apoio a Projetos de Pesquisa.. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc CNPQ - Apoio a Eventos Científicos. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPQ - Universal. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - apoioa eventos científicos.. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista do XXII Seminário de Iniciação Científica - UFF. 2012.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista CAPES. 2011.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Apoio a Projetos de Pesquisa.. 2011.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPQ - Bolsas no País.. 2011.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPQ - Bolsas Doutorado no Exterior.. 2011.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista Projetos de Pesquisa e Infra estrutura. 2010.

Murguia, Eduardo Ismael ; Parecerista das comunicações científicas no XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) nos GT1. GT2 e GT10. 2010.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPq - Apoio a Eventos Científicos.. 2010.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - FAPESP. 2010.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista das comunicações científicas no X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) nos GT1. 2009.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista FAPESP. 2009.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPQ - Bolsas no País.. 2009.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPQ - Universal. 2009.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista FAPEMIG. 2009.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista das comunicações científicas no IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB).. 2008.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - CNPQ - Bolsas no País / Produtividade em Pesquisa - PQ.. 2008.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - FAPEMIG. 2008.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista das comunicações científicas no VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) nos GT2 e GT3. 2007.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista das comunicações científicas no VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) nos GT2 e GT3. 2006.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc do Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina. 2005.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista da Comissão Científica do 3º Congresso de Extensão Universitária da UNESP.. 2004.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecer ad hoc - Bolsa PIBIC - UNESP. 2002.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista de projeto e plano de atividades referente à solicitação de Bolsa PIBIC 2002/2003 - UNESP de Presidente Prudente. 2002.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista ad hoc na análise de mérito científico de Projeto de Pesquisa subsidiado pelo FAP - Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIMEP.. 2002.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista ad hoc da seleção de trabalhos encaminhados ao GT 16 Educação e Comunicação da Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2000.

MURGUIA, Eduardo Ismael . Parecerista de projetos de Iniciação Científica da Coordenadoria de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIBAN - Universidade Bandeirante de São Paulo. 1999.

Murguia, Eduardo Ismael ; Relatório de Estágio de Pós-doutorado. 2011. (Relatório de pesquisa).

MURGUIA, Eduardo Ismael . A Coleção Bibliográfica: em Busca de Traços Distintivos para sua Sedimentação Conceitual na Área de Ciência da Informação. 2010. (Relatório de pesquisa).

MURGUIA, Eduardo Ismael . Para que guardar?. 2009 (Exposição).

MURGUIA, Eduardo Ismael . Montagem da exposição permanente do Museu Histórico Pegógico de Marília. 2002 (Exposição).

MURGUIA, Eduardo Ismael . MInistrou aulas na Disicplina de Orientação de Monografia. 1996 (Aula em Disciplina de Graduação) .

MURGUIA, Eduardo Ismael . A imagem e seus suportes e pintura. 1995 (Aula em Disciplina de Graduação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    CONTRIBUIÇOES PARA A HISTÓRIA DA DOCUMENTAÇÃO E SUAS INSTITUIÇÕES NO BRASIL DO SÉCULO XX, Descrição: O presente projeto considera que nos últimos anos lançou-se um novo olhar sobre a Documentação em âmbito internacional e nacional, o que coloca importantes interrogações para o trabalho historiográfico. Propõe-se que o entendimento da Documentação europeia como origem da Ciência da Informação, e Paul Otlet como seu idealizador, deva ser redimensionada. Desde a perspectiva do pensamento de Foucault e a história narrativa, sugere-se que a Documentação possa ser entendida como um acontecimento histórico. Considera que os relativamente escassos estudos sobre a Documentação do Brasil devam ser ampliados. Para tal, destacando-se o aspecto institucional das ciências, pretende-se colocar o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação como eixo articulador dos discursos e agentes que configuraram a Documentação no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Eduardo Ismael Murguia Marañon - Coordenador / Bianca Gonçalves de Souza - Integrante / Maira Cristina Grigoleto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2014

    DISCURSIVIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO NA BIBLIOTECONOMIA E A ARQUIVOLOGIA: UM ESTUDO COMPARADO, Descrição: O presente projeto considera que, na modernidade a Ciência se instaura como regime de validação de verdade. Apesar de serem anteriores, disciplinas como a Biblioteconomia e a Arquivologia são impelidas a aceitar e desenvolver discursos e dispositivos com o fim de se legitimar socialmente. Para tal, focalizamos seu estudo na descrição e análise das associações epistemológicas e institucionais da ciência da informação no Brasil no período de 1950 a 2000. O método comparativo serve para mostrar que os percursos que cada uma dessas disciplinas percorreu para obter seu estatuto de cientificidade, totalmente ou parcialmente apelando à ciência informação, com a finalidade de 1) Identificar as modalidades sob as quais os agenciamentos, os discursos e estratégias institucionais da Biblioteconomia e a Arquivologia, no Brasil, se articularam com a Ciência da Informação, no período de 1950 a 2000. 2) Comparar as modalidades mencionadas, com a finalidade de identificar as possíveis relações hierárquicas e assimétricas de apropriação e /ou subordinação, que se estabeleceram entre essas disciplinas a partir do imperativo científico moderno. Essa pesquisa está sendo realizada com auspícios do CNPq, havendo obtido bolsa de Pesquisador para o triênio 2011-2013. Ela está inserida dentro dos objetivos da ementa da linha de pesquisa 1) Informação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, a qual pretende: estudar a informação como processo e produto sócio-histórico, analisando sua constituição como objeto disciplinar e das políticas que a regem. Paralelamente, a pesquisa forma parte também das atividades do grupo de pesquisa Instituições, Políticas e Cultura da Informação cujo objetivo é estudar os fundamentos teóricos e metodológicos da informação e da Ciência da Informação, assim como as práticas e políticas de saberes e fazeres informacionais. O presente trabalho, ainda em andamento, tem articulado defesas de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Ismael Murguia Marañon - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    O Colecionismo Bibliográfico: uma Abordagem do Livro para Além da Informação, Descrição: O projeto procura recuperar o aspecto subjetivo das bibliotecas destacando as possíveis relações que se estabelecem com o livro no ato de colecionar. Busca-se detectar e explicar as mudanças que ocorrem no processo de institucionalização da coleção à biblioteca. Diferentes atividades estão sendo desenvolvidas como desdobramento desta pesquisa (exposições, pesquisas de alunos envolvidos). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Ismael Murguia Marañon - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    A Coleção Bibliográfica: em Busca de Traços Distintivos para sua Sedimentação Conceitual na Área de Ciência da Informação, Descrição: Existe um objeto de estudo e de atuação constante e indispensável na Biblioteconomia e a Museologia: a coleção. Ela é um elemento muito pouco estudado nessas profissões, pelo menos na Biblioteconomia. Faz alguns anos, os estudos da área de Ciência da Informação, deslocaram-se para a observação e interpretação das mudanças, que se apresentavam nas rotinas e, mesmo, no plano teórico da área, por causa do advento das Novas Tecnologias. Este momento, merece especial importância porque unido a um pensamento que começava a privilegiar o objeto Informação, esqueceu da materialidade da nossa profissão encarnada no objeto livro. O centro de nosso tema: a relação coleção/colecionismo/biblioteca e museu; fica um pouco difícil de delimitar. Portanto, aponto para a importância da cultura material e dos objetos na nossa área de Biblioteconomia. Seguidamente resgato brevemente o como se formaram as coleções bibliográficas e museográficas. Afunilando meu interesse, focalizo meu olhar nas abordagens de diferentes áreas, em especial e Biblioteconomia e a Museologia, sobre coleções. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Ismael Murguia Marañon - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Memória Médica da APM de Marília, Descrição: O CEDHUM (Centro de Documentacão e Historia Universitaria de Marilia) objetivou realizar um projeto de Historia Oral que contemplasse diversos setores sociais da cidade. Um primeiro estagio do projeto, em parceria com a Associaão Paulista de Medicina foi realizar a memoria da medicina atraves da recuperacão da memoria insitucional. Entrevistas foram realziadas com todos os ex-diretores da associacão. O produto final foi uma publicacão com as entrevistas em formato eletronico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Ismael Murguia Marañon - Coordenador / Janiana Zaffani - Integrante., Financiador(es): Associação Paulista de Medicina - Cooperação / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2006

    Política e Acaso no Desenvolvimento de Coleções: a Formação do Acervo Fotográfico do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos acervos fotográficos do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). A escolha da fotografia deve-se ao fato da importância que ela teve no momento da criação do Museu e que se mantém ate os dias contemporâneos. A escolha da formação dos acervos se deve ao fato de acreditarmos que esse momento seja de vital importância para o posterior funcionamento do Museu assim como de sua organização. A pesquisa apresenta no inicio, um panorama da fotografia considerando questões teóricas no que diz respeito à produção, circulação e recepção fotográfica. Para o qual s e faz um seguimento da trajetória de alguns dos fundadores da fotografia. Num segundo momento, a discussão é localizada no Brasil, para o qual foram escolhidos alguns gêneros fotográficos desenvolvidos principalmente por alguns fotógrafos paulistas da segunda metade do século XIX até a metade do século XX. Na terceira parte é apresentado um panorama da política e cultura paulistana das décadas de 70 e 80. Momento no qual é criado o Museu da imagem e do SOM (MIS-SP). Esta parte apresenta documentação oficial do ato de criação assim, como objetivos e diretivas para o funcionamento do Museu. Uma quarta parte consiste na elaboração de quadros tabelas descriminadas a seguir. No quadro I foram apontados os períodos nos quais entraram as fotografias. Colocamos como parâmetro os anos de gestão de cada um dos seus diretores, com a finalidade de localizar os períodos de maior ou menos crescimento do acervo. O Quadro II refere-se á quantidade, seja por doação, transferência de fundos, troca, compra, etc. E, á quantidade de itens, discriminada por suportes. No Quadro III elaboramos esta lista de temas fotográficos com a finalidade de observar, na medida do possível, o centro temático das fotografias que chegaram no Museu. Finalmente, O que fica claro, quando observamos as circunstâncias nas quais se criou o Museu é o imediatismo de sua fundação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Ismael Murguia Marañon - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    A Festa do Cemitério de Santa Bárbara D´Oeste. A Formação da Memória Coletiva, Descrição: Reflexão historiográfica sobre a relação entre história e memória no grupo de descendentes americanos da cidade de Santa Barbara D´Oeste. O trabalho focaliza a questão da identidade coletiva do grupo na construção da memória a través da invenção das tradições concretizadas no cemitério da cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Ismael Murguia Marañon - Coordenador., Financiador(es): Universidade Metodista de Piracicaba - Remuneração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Melhor Trabalho do GT3 3, ANCIB.

2008

Menção Honrosa., 16º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais. , Rua Lara Vilela 126, Ingà, 24210-590 - Niteroi, RJ - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Não possui

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção de Mestrado para o período 2014.

    • 03/2013

      Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Comissão de afastamento do GCI.

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

    • 01/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro Conselho de Curso de PGCI.

    • 09/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro do Conselho do PPGCI.

    • 08/2010

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa II, Políticas de Informação, Fundamentos da cencia da Informação II

    • 08/2010

      Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa II, Políticas de Informação, Fundamentos da Ciência da Informação II

    • 08/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro Conselho do DCI.

    • 04/2012 - 08/2012

      Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Informação

    • 10/2011 - 11/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção do Mestrado para o período 2012.

    • 04/2011 - 08/2011

      Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trajetos Epistemólogicos da Ciência da Informação

  • 2008 - 2010

    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor Assistente Doutor RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2008 - 07/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Letras USP-RP, Departamento de Física e Matemática.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Equivalência de Disciplina (CED).

    • 07/2008 - 07/2010

      Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Letras USP-RP, .,Atividade de extensão realizada, Organização da Rede de Centros de Documentação e Memória da região de Ribeirão Preto, a qual organiza encontros e cursos de capacitação a profissionais atuantes nesses centros..

    • 02/2008 - 07/2010

      Ensino, Cência da Informação e Documentação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquivo Memória e Sociedade, Desenvolvimento de Coleções, Desenvovlvimento do Trabalho de Conclusão de Curso I, Informação Cultura e Sociedade, Introdução à Ciência da Informação

  • 2008 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

  • 2002 - 2008

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Assessor Científico da Diretoria de Fomento à Pesquisa da FUNDUNESP.

    • 08/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

    • 08/2003 - 09/2013

      Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, As coleções como determinantes da organização do conhecimento

    • 05/2002 - 01/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Representante da UNESP no Conselho Curador do Museu Histórico e Pedagógico.

    • 09/2006 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências.

    • 04/2006 - 12/2007

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Ciência da Informação.

    • 10/2005 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Representante docente titular no Conselho de Curso de Arquivologia.

    • 01/2005 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Colaborador-direto do Grupo PET Biblioteconomia.

    • 01/2004 - 12/2007

      Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Coordenação do Grupo de pesquisa "Informação e Sociedade".

    • 10/2003 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Membro Titular Docente junto ao Conselho de Curso de Arquivologia.

    • 02/2007 - 07/2007

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura

    • 02/2007 - 07/2007

      Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquivo, Memória e Sociedade, História da Cultura

    • 07/2006 - 12/2006

      Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imagem e informção

    • 07/2006 - 12/2006

      Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução dos suportes da informação

    • 07/2006 - 12/2006

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução dos suportes da informação

    • 02/2006 - 12/2006

      Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia da Cultura

    • 02/2006 - 12/2006

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia da Cultura

    • 08/2004 - 08/2006

      Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Coordenador do Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília - CEDHUM.

    • 10/2005 - 04/2006

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Coordenador de curso de Arquivologia.

    • 08/2003 - 04/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Membro Titular Comissão Permanente de Ensino.

    • 08/2003 - 04/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Representante Titular do Curso de Arquivologia no Comitê de Ética na Pesquisa.

    • 11/2005 - 03/2006

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Vice Chefe de Departamento de Ciência da Informação.

    • 09/2005 - 12/2005

      Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Marcos teóricos e conceitos da Ciência da Informação

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura I, Historia da Cultura I

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura I

    • 05/2005 - 05/2005

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento do Trabalho Científico

    • 08/2002 - 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Publicações.

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Desenvolvimento de coleções, História politica, social e econômica do Brasil Contemporâneo

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução dos suportes informacionais

    • 10/2003 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Conselho de Curso de Arquivologia.

    • 05/2002 - 08/2004

      Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Vice Coordenador do Centro de Documentação Histórico Universitário de Marília - CEDHUM.

    • 03/2004 - 06/2004

      Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Imagem e Informação

    • 12/2003 - 04/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Vice-Presidente do Comitê de Ética na Pesquisa.

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Imagem e Informação

    • 08/2002 - 12/2003

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura II, História do Brasil Contemporâneo, História da Cultura I

    • 04/2003 - 10/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho Departamental do Departamento de Ciência da Informação.

    • 04/2003 - 09/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Conselho Provisório do Curso de Arquivologia.

    • 02/2002 - 07/2003

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquivo, Memória e Sociedade, Desenvolvimento de Coleções, História da Cultura

    • 05/2002 - 05/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Curricular e Adequação do Curso de Biblioteconomia da UNESP - Marília às Novas Diretrizes.

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil contemporâneo, Tratamento Audiovisual em Unidades de Informação

    • 08/2002 - 10/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Representante do curso de Biblioteconomia na Comissão encarregada de estudar a Expansão de Cursos da Unidade (UNESP de Marília).

    • 02/2002 - 07/2002

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de coleções, Introdução à Editoração, Teoria e prática museológicas

  • 1994 - 2001

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2000 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Comissão de Vestibular.

    • 03/2000 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora, Editora.,Cargo ou função, Consultor da Revista Impulso.

    • 02/2000 - 12/2001

      Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura, História da Arte

    • 01/2000 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do CONSEPE.

    • 02/1994 - 12/2001

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes Historiográficas, História Moderna I, História da América I, História da Arte, História dos Movimentos Sociais Contemporâneos

    • 02/1994 - 12/2001

      Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte II, História da Arte I

    • 02/1994 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Curso de História.

    • 07/2000 - 08/2001

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização Latu Senso "História e Cultura: Diálogos e Fronteiras".

    • 02/1994 - 02/2001

      Ensino, Rádio e TV, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte

    • 08/1997 - 12/1999

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Ciência e da Técnica II

  • 2000 - 2001

    Museu da Imagem e do Som

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Coordenador do Acervo, Carga horária: 30

    Atividades

    • 07/2000 - 11/2001

      Direção e administração, Secrataria do Estado da Cultura, Departamento de Museus e Arquivos.,Cargo ou função, Coordenador do Acervo.

    • 10/2000 - 10/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secrataria do Estado da Cultura, Departamento de Museus e Arquivos.,Cargo ou função, Coordenador do 1 Encontro de Museus da Imagem e do Som.

  • 1991 - 1991

    Pontificia Universidad Católica Del Perú

    Vínculo: Professor TC, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1988 - 1988

    Pontificia Universidad Católica Del Perú

    Vínculo: Professor TPA, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

  • 1988 - 1988

    Pontificia Universidad Católica Del Perú

    Vínculo: Professor TC, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1982 - 1985

    Pontificia Universidad Católica Del Perú

    Vínculo: Bibliotecario, Enquadramento Funcional: Bibliotecario, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1983 - 1984

    Pontificia Universidad Católica Del Perú

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/1987 - 12/1989

      Ensino, Bibliotecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia del conocimiento registrado, Organización y recuperación de la información, Seminario de información, Práctica pre-profesional, Metodo de investigación II, Información y Sociedad, Seminario de tesis