Ketlin Jaquelline Santana de Castro
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará (2009), Mestrado (2014) e Doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é docente da Faculdade Cosmopolita, docente da Universidade da Amazônia e docente substituta da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase nos seguintes temas: qualidade de vida, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde pública, comunidade e multidisciplinaridade. Ministra as disciplinas: Anatomia Humana, Fisiologia aplicada à Fisioterapia, Cinesiologia e Biomecânica, Cinesioterapia, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisiopatologia nas disfunções musculoesqueléticas, Fisioterapia em Cuidados Paliativos, Reeducação Funcional. Atualmente participa como colaboradora em projetos na Universidade Federal do Pará..
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Neurociências e Biologia Celular
2015 - 2021
Universidade Federal do Pará
Título: EQUILÍBRIO POSTURAL E PRESSÃO PLANTAR EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Givago da Silva Souza.
Mestrado em Neurociências e Biologia Celular
2011 - 2014
Universidade Federal do Pará
Título: EFEITO COMBINADO DO EXERCÍCIO FÍSICO E DA DEGRADAÇÃO DA MATRIZ EXTRACELULAR NA PLASTICIDADE DO CÓRTEX CEREBRAL APÓS ISQUEMIA. Área de pesquisa: Neurociências, Ano de Obtenção: 2014
Antônio Pereira Jr.Coorientador: Carlomagno Pacheco Bahia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Neuroplasticidade; Exercício Físico; Acidente Vascular Cerebral; Matriz Extra-celular.
Especialização em Fisioterapia Neurológica
2017 - 2019
Faculdade Inspirar
Título: Nivel de Sobrecarga em cuidadores de crianças com paralisia cerebral.
Orientador: Denise Pinto
Graduação em Fisioterapia
2005 - 2009
Universidade do Estado do Pará
Título: Análise do comprometimento neurológico de pacientes com hanseníase: detecção e relação entre nervos afetados e alteração sensitivo-motora.
Orientador: Terezinha de Jesus Carvalho Araújo Filha
Formação complementar
2022 - 2023
Formação Completa em Pilates, Solo, Bola e Aparelhos. (Carga horária: 120h). , VOLL PILATES GROUP, VOLL, Brasil.
2021 - 2021
Fisioterapia Vestibular. (Carga horária: 26h). , Faculdade Inspirar, FI, Brasil.
2020 - 2020
Neurofuncional. (Carga horária: 30h). , Faculdade Inspirar, FI, Brasil.
2020 - 2020
Pélvica. (Carga horária: 30h). , Faculdade Inspirar, FI, Brasil.
2019 - 2019
Instrumento de Avaliação: Desafio e possibilidades. (Carga horária: 4h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2019 - 2019
Transformação Digital: relacionando as metodologias em sala de aula às nova. (Carga horária: 4h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2019 - 2019
Redação e publicação de Trabalhos Científicos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
Fisioterapia e Autismo: Corpo, Movimento, Socialização e Inclusão. (Carga horária: 26h). , Faculdade Inspirar, FI, Brasil.
2018 - 2018
Técnicas e Métodos em Fisiot. Neurol.: New Balance, Therasuit e Neuropilate. (Carga horária: 26h). , Faculdade Inspirar, FI, Brasil.
2018 - 2018
Gameterapia aplicada em Fisioterapia Neurológica. (Carga horária: 26h). , Faculdade Inspirar, FI, Brasil.
2018 - 2018
Reabilitação Vestibular. (Carga horária: 26h). , Faculdade Inspirar, FI, Brasil.
2016 - 2016
Course in Neuroscience. (Carga horária: 60h). , International Brain Research Organization, IBRO, Canadá.
2012 - 2012
Fisiopatologia da Plasticidade Neural. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2011
Advanced Course in English. (Carga horária: 360h). , American School of Languages, ASLAN, Brasil.
2010 - 2010
Globalidade Osteomuscular - Prevenção e Tratamento. (Carga horária: 60h). , Faculdade Grupo Educacional CBES, CBES, Brasil.
2010 - 2010
Drenagem Linfática Manual Corporal. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PA, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Aperf. em Vent. Mecânica e Fisioterapia em U.T.I.. (Carga horária: 20h). , Instituto Investy, INVESTY, Brasil.
2009 - 2009
VOCÊ SABE UTILIZAR O TENS?. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Oficina Preventiva na 3ª Idade. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2007 - 2007
Inibição Muscular Reflexa e Introd. à Terapia Man. (Carga horária: 20h). , Hospital de Aeronáutica de Belém, HABE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
Organização de eventos
CASTRO, K. J. S. ; PEREIRA, A. J. F. . I MINI-CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: O que você deve saber. 2008. (Outro).
CASTRO, K. J. S. ; PEREIRA, A. J. F. . IX Semana Acadêmica de Fisioterapia - UEPA. 2008. (Outro).
CASTRO, K. J. S. . V FEIRA VOCACIONAL DA UEPA. 2007. (Outro).
PEREIRA, A. J. F. ; CASTRO, K. J. S. . VIII Semana Acadêmica de Fisioterapia- UEPA. 2007. (Outro).
Participação em eventos
12 CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. Realidade virtual como recurso na recuperação do equilíbrio em idosos com doença de parkinson. 2022. (Congresso).
I Congresso Internacional de Saúde da Mulher e Longevidade. ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA CISTITE INTERSTICIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2021. (Congresso).
International Foot and Ankle Biomechanics Virtual Meeting 2021. Changes in plantar load distribution in visually-impaired subjects. 2021. (Congresso).
I Simpósio Parkinson: Pesquisa e Cuidado.. 2021. (Simpósio).
Oficina Profissionalizante.Oficina de Verificação da Pressão Arterial. 2019. (Oficina).
Oficina Profissionalizante.Instrumentos de Avaliação do Equilíbrio. 2019. (Oficina).
Oficina Profissionalizante.Métodos de Verificação da Pressão Arterial. 2019. (Oficina).
XIII Reunião Regional da FESBE. Distribuição da pressão plantar em indivíduos com deficiência visual.. 2019. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Avaliação da simetria da descarga de peso no pé de pacientes com AVE em reabilitação.. 2019. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Distribuição da pressão plantar de pacientes com baixa visão.. 2019. (Congresso).
II Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. Hanseníase: uma questão de Saúde Pública. 2013. (Congresso).
Terceira Ação com Famílias.Alterações Posturais no Ambiente Escolar. 2012. (Oficina).
VI Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG: Percepção. 2012. (Simpósio).
II FÓRUM DE ENSINO EM FISIOTERAPIA DA REGIÃO NORTE.Extensão em Fisioterapia: Relato de experiência.. 2010. (Outra).
Acolhimento aos novos monitores do Programa de monitoria bolsista e voluntária do CCBS/UEPA. 2009. (Oficina).
Fisioterapia em Saúde da Mulher: exercícios femininos: a força dos músculos da vagina..Monitora da oficina. 2009. (Oficina).
I Congresso Paraense de Fisioterapia. 2009. (Congresso).
II Ciclo de Palestras do Congresso Paraense de Fisioterapia. 2009. (Outra).
Oficina Pro-Campo. 2008. (Oficina).
II JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA DO CESUPA.A Utilização da Crioterapia em Jogadores de Futebol Acometidos por Entorse de Tornozelo. 2007. (Simpósio).
II JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA DO CESUPA. 2007. (Simpósio).
I Oficina Preventiva na 3ª Idade. 2007. (Oficina).
IV FORPEEXP.Promoção à Saúde da Mulher moradora da área de palafitas da Comunidade da Vila da Barca. 2007. (Outra).
VIII Semana Acadêmica de Fisioterapia. 2007. (Outra).
VIII SEMANA DA SAÚDE.Avaliação e Orientação do Padrão Postural. 2007. (Oficina).
I Encontro de Bioética de Belém: "Por que a Bioética?". 2006. (Encontro).
III FORPEEXP.Uso, Abuso e Dependência de Drogas: Uma Abordagem Multidisciplinar. 2006. (Outra).
I Jornada Acadêmica de Fisioterapia. 2006. (Outra).
I Simpósio Internacional de Alergia e Imunologia em Pediatria. 2006. (Simpósio).
Queimaduras: as últimas novidades do século XXI. 2006. (Simpósio).
VII Semana Acadêmica de Fisioterapia.Uso, Abuso e Dependência de Drogas: Uma Abordagem Multidisciplinar. 2006. (Outra).
VII Semana da Saúde. 2006. (Outra).
Encontro Amazônico de Fisioterapia: Uma Jornada no Paraíso. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
CASTRO, K. J. S.; Serrão, C.. Sequela da Tuberculose Pulmonar em Idosos: uma análise do desempenho funcional.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde/ Saúde do Idoso) - Universidade Federal do Pará.
CASTRO, K. J. S.; Serrão, C.. Avaliação Funcional e de Fragilidade de Idosos com Sequela de Tuberculose Pulmonar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde/ Saúde do Idoso) - Universidade Federal do Pará.
CASTRO, K. J. S.; COELHO, C. S. C.. PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE IDOSOS VÍTIMAS DE LESÕES POR CAUSAS EXTERNAS INTERNADOS EM HOSPITAL REFERÊNCIA NO NORTE DO BRASIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL RETROSPECTIVO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Cosmopolita.
CASTRO, K. J. S.. EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA COM O MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO E NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Cosmopolita.
CASTRO, K. J. S.; NASCIMENTO, R. G.. Risco de quedas em idosos residentes em município rural do interior do Estado do Pará.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.; NASCIMENTO, R. G.. Incidência da diástase abdominal em gestantes de alto risco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.; NASCIMENTO, R. G.. B. Chaves, Raissa dos Santos.Prevalência da Incontinência urinária em gestantes de alto risco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.; NASCIMENTO, R. G.. Ribeiro, Jennefer P. R. Gomes, Maria R. Matias.Perfil dos pacientes atendidos na área de fisioterapia pélvica em uma clínica escola de Belém do Pará.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.; NASCIMENTO, R. G.. O. de Assis, Lanaa P. C. de Jesus, Thais N. Silva.Prevalência de lesão em atletas de futebol americano masculino em uma Universidade Particular em Ananindeua, PA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.; NASCIMENTO, R. G.. Ferreira, Marco A. F. Junior, Renata F. S. Costa.Força Muscular Respiratória em pacientes com COVID-19.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.; ALVES, M. G.. ALVES DOS REIS, ELISANA SILVA REIS, SUZANY DE SOUZA.EFICÁCIA DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISTROFIA MIOTÔNICATIPO 1: REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.; Callegari, B.. Lombalgia em idosos de Belém-PA, Brasil: prevalência e associação a incapacidade funcional.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.
CASTRO, K. J. S.. Costa Fonseca e Suany Sampaio Andrade.Impactos do ambiente enriquecido em animais senis submetidos a uma encefalite viral: ensaios comportamentais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Grupo Educacional Ceuma.
Callegari, B.;CASTRO, K. J. S.; MAGALHÃES, M. O.. PERFIL POPULACIONAL E PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR E INCAPACIDADE FUNCIONAL NA POPULAÇÃO IDOSA DE BELÉM DO PARÁ.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.
CASTRO, K. J. S.. Usuários da Rede Básica de Saúde do Município de Belém-PA e seu conhecimento sobre Hanseníase. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.
CASTRO, K. J. S.. Prática Mental e Atividade de Vida Diária: Análise Eletromiográfica e Eletroencefalográfica em Pessoas Saudáveis.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Pará.
CASTRO, K. J. S.. EEG e EMG como Instrumentos Auxiliares para Avaliação em Terapia Ocupacional.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Pará.
BATISTA, K. N. M.;CASTRO, K. J. S.; GATTI, R. S.. Hanseníase: Fisioterapia, Auto-cuidado e Orientação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia.
CASTRO, K. J. S.. A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA MEDIANTE A PARALISIA CEREBRAL. 2022. FACULDADE PAN AMAZÔNICA.
CASTRO, K. J. S.. INTERVENÇOES FISIOTERAPEUTICAS NA REDUÇÃO DE DIASTASE DO MUSCULO RETO ABDOMINAL (DRAM) EM MULHERES NO PÓS PARTO IMEDIATO. 2022. FACULDADE PAN AMAZÔNICA.
Comissão julgadora das bancas
SOUZA, G. S.; OLIVEIRA, K. R. M.; MATOS, A. P.; VASCONCELOS, B. H. B.;PONTES, LUCIENY DA SILVA; SANTOS, M. C. S.. EQUILÍBRIO POSTURALE PRESSÃO PLANTAR EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2021. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
PEREIRA JUNIOR, A.; BAHIA, C. P.; SAUNIER, G. J. A.;SENA, C B C. Efeito combinado do exercício físico e da degradação da matriz extracelular na plasticidade do córtex cerebral após isquemia. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
PEREIRA JUNIOR, A.; SAUNIER, G. J. A.;SENA, C. B. C.. Efeito combinado da atividade física e da degradação da matriz extracelular na plasticidade do córtex cerebral após isquemia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
CASTRO, K. J. S.;BATISTA, Keila. Nazare. Madureira.. ANÁLISE DO COMPROMETIMENTO NEUROLÓGICO DE PACIENTE COM HANSENÍASE: DETECÇÃO E RELAÇÃO ENTRE NERVOS AFETADOS E ALTERAÇÃO SENSITVO-MOTORA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade do Estado do Pará.
Saunier, Ghislain; SENA, C. B. C.; Bahia, CP; PEREIRA JUNIOR, A.. efeito combinado do exercicio fisico e da degradção da matriz extracelular na plasticidade do cortex cerebral após isquemia. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
SAUNIER, G.; SENA, C. B. C.; Bahia, CP; PEREIRA JUNIOR, A.. Efeito combinado da atividade fisica e da degradação da matriz extracelular na plasticidade do cortex cerebral apos isquemia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, G. S.; OLIVEIRA, K. R. M.;Matos, AP; VASCONCELOS, B. H. B.; PONTES, L. S.; SANTOS, M. C. S.. EQUILÍBRIO POSTURAL E PRESSÃO PLANTAR EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2021. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
PEREIRA JUNIOR, A.; SAUNIER, G. J. A.;SOUZA, Givago da Silva. EFEITO COMBINADO DA ATIVIDADE FISICA E DA DEGRADACAO DA MATRIZ EXTRACELULAR NA PLASTICIDADE DO CORTEX CEREBRAL APOS ISQUEMIA. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
BARRETO, J. G.. Análise do comprometimento neurológico de pacientes com hanseníase: detecção e relação entre nervos afetados e alteração sensitivo-motora.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Estado do Pará.
SOUZA, G. S.; Oliveira, KRM; Matos, AP;VASCONCELOS, B. H. B.; Pontes LS; SANTOS, M. C. S.. Equilíbrio Postural e Pressão Plantar em indivíduos com Deficiência Visual. 2021. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
Orientou
RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS COM AVC ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL DA UEAFTO/CER III/UEPA; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em saúde do idoso) - COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITARIO DA UFPA HUBFS E HUJBB; (Orientador);
UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE PARA AVALIAR O EQUILÍBRIO EM IDOSOS; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Cosmopolita; (Orientador);
Percepções e Práticas dos Agentes Comunitários de Saúde na Atenção à Saúde do Idoso no Município de Benevides/Pa; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência em Estratégia Saúde da Família) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
PERFIL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HANSENÍASE NA REGIÃO DO MARAJÓ - I; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM LOMBALGIA GESTACIONAL ATENDIDAS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PARA A QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM ENDOMETRIOSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
VULNERABILIDADE CLÍNICO-FUNCIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE IDOSOS URBANOS E RIBEIRINHOS AMAZÔNICOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO E OBSTÉTRICO DE GESTANTES ATENDIDAS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS RESIDENTES EM MUNICÍPIO RURAL DO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
PREVALÊNCIA DE LESÃO EM ATLETAS DE FUTEBOL AMERICANO MASCULINO EM UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM ANANINDEUA,PA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Eficácia da fisioterapia na lombalgia gestacional: uma revisão sistemática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Efeitos da Fisioterapia na Qualidade de Vida de Gestantes com Incontinência Urinária: Uma Revisão Integrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Recursos Fisioterapêuticos no tratamento da Incontinência Urinária: Uma Revisão Integrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Atuação da Fisioterapia no tratamento da Diástase Abdominal gestacional: Uma Revisão Integrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
IDENTIFICAÇÃO DE IDOSOS FRÁGEIS ATRAVÉS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CLINICO-FUNCIONAL-20 (IVCF-20); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Capacidade funcional em idosos após internação hospitalar por Covid-19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
; Peeling químico usado na estética para o tratamento de hipercromia solar; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Oliveira, Gláucia L; Melo, Michelle M; F; Freire; Eficácia da radiofrequência no rejuvenescimento cutâneo facial; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
G; Dias, Cayo C; T; Oliveira, Ivete do S; de S; Coelho; Carboxiterapia e seus Benefícios: Aplicação em estrias; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Órtese: solução para Onicocriptose - unhas encravadas; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Uwagoya Nascimento; Drenagem Linfática Manual no Edema Gestacional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Agressões causadas por processos químicos: a reparação através da estética capilar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Geoterapia como alternativa de tratamento para Pitiríase Capitis (caspa) e dermatite Seborréica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Anomalias da Haste Capilar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Atenção à grávida e puépera: Perspectiva de atuação do profissional esteticista; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
A relação entre cabelos e autoestima: Perda de cabelo por tratamento quimioterápico; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Prevenção da trombose em cirurgias plásticas; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Benefícios da massoterapia no idoso portador de fibromialgia; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdades Integradas Ipiranga; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
DESEMPENHO DE ATLETAS DE FUTEBOL AMERICANO AVALIADOS POR MEIO DE TESTES FUNCIONAIS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
CONDIÇÕES DE SAÚDE DE GESTANTES ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA DA UNAMA ANANINDEUA; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Exercícios para Correção do Arco Plantar em pessoas com Deficiência Visual: Uma Revisão de Literatura; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Cosmopolita; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Avaliação do tipo de pé e do equilíbrio postural de pessoas com Deficiência Visual; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Cosmopolita; Orientador: Ketlin Jaquelline Santana de Castro;
Foi orientado por
Efeito combinado do exercício físico e da degradação da matriz extracelular na plasticidade do córtex cerebral após isquemia; 2014; Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlomagno Pacheco Bahia;
EFEITO COMBINADO DO EXERCÍCIO FÍSICO E DA DEGRADAÇÃO DA MATRIZ EXTRACELULAR NA PLASTICIDADE DO CÓRTEX CEREBRAL APÓS ISQUEMIA; 2014; Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Pereira Júnior;
EQUILÍBRIO POSTURAL E PRESSÃO PLANTAR EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; 2021; Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Givago da Silva Souza;
Produções bibliográficas
-
CASTRO, K. J. S. . Nível de sobrecarga em cuidadores informais de crianças com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Qualidade de Vida (RBQV) , v. 14, p. 1-17, 2022.
-
CASTRO, KETLIN JAQUELLINE SANTANA ; SALOMÃO, RAILSON CRUZ ; FEITOSA, NEWTON QUINTINO ; HENRIQUES, LEONARDO DUTRA ; KLEINER, ANA FRANCISCA ROZIN ; BELGAMO, ANDERSON ; CABRAL, ANDRÉ SANTOS ; COSTA E SILVA, ANSELMO ATHAYDE ; CALLEGARI, BIANCA ; SOUZA, GIVAGO SILVA . Changes in plantar load distribution in legally blind subjects. PLoS One , v. 16, p. e0249467-14, 2021.
-
CALLEGARI, BIANCA ; GARCEZ, DANIELA ROSA ; DA CRUZ JÚNIOR, ALEX TADEU VIANA ; DO SOCORRO SOARES CARDOSO ALMEIDA, ALINE ; CANDEIRA, SKARLETH RAISSA ANDRADE ; DO NASCIMENTO, NATHALYA INGRID CARDOSO ; DE CASTRO, KETLIN JAQUELLINE SANTANA ; DE LIMA, RAMON COSTA ; BARROSO, TATIANA GENEROSO CAMPOS PINHO ; DA SILVA SOUZA, GIVAGO ; E SILVA, ANSELMO DE ATHAYDE COSTA . Gait patterns in ischemic and hemorrhagic post-stroke patients with delayed access to physiotherapy. Hong Kong Physiotherapy Journal , v. 41, p. 77-87, 2021.
-
DE ATHAYDE COSTA E SILVA, ANSELMO ; VIANA DA CRUZ JÚNIOR, ALEX TADEU ; CARDOSO DO NASCIMENTO, NATHALYA INGRID ; ANDRADE CANDEIRA, SKARLETH RAISSA ; DO SOCORRO SOARES CARDOSO ALMEIDA, ALINE ; SANTANA DE CASTRO, KETLIN JAQUELLINE ; COSTA DE LIMA, RAMON ; GENEROSO CAMPOS PINHO BARROSO, TATIANA ; DA SILVA SOUZA, GIVAGO ; CALLEGARI, BIANCA . Positive Balance Recovery in Ischemic Post-Stroke Patients with Delayed Access to Physical Therapy. Biomed Research International , v. 2020, p. 1-8, 2020.
-
ALMEIDA, ALINE DO SOCORRO SOARES CARDOSO ; VIANA DA CRUZ, ALEX TADEU ; CANDEIRA, SKARLETH RAISSA ANDRADE ; CARDOSO DO NASCIMENTO, NATHALYA INGRID ; SANTANA DE CASTRO, KETLIN JAQUELLINE ; COSTA DE LIMA, RAMON ; GENEROSO CAMPOS PINHO BARROSO, TATIANA ; SOUZA, GIVAGO DA SILVA ; CALLEGARI, BIANCA . Late physiotherapy rehabilitation changes gait patterns in post-stroke patients. BIOMEDICAL HUMAN KINETICS , v. 9, p. 14-18, 2017.
-
CASTRO, K. J. S. ; SOUZA, G. S. ; Callegari, B. . Changes in plantar load distribution in visually-impaired subjects. In: International Foot and Ankle Biomechanics Virtual Meeting 2021, 2021, SP - ON LINE. Final program & book abstracts [livro eletrônico]. São Paulo: Isabel Sacco, 2021, 2021. v. 1. p. 78-79.
-
FERREIRA, L. K. A. ; CASTRO, K. J. S. . Bexiga Neurogênica e a atuação fisioterapêutica no tratamento conservador: Uma revisão bibliográfica. In: 2 Congresso Internacional de Terapia Manual e Posturologia, 2019, Recife. Anais do II Congresso Internacional de Terapia Manual e Posturologia. Recife, 2019. v. 1. p. 5470-5473.
-
LEAL, K. G. C. ; CASTRO, K. J. S. . Intervenção Fisioterapêutica na Dor Pélvica Crônica. In: 2 Congresso Internacional de Terapia Manual e Posturologia, 2019, Recife. Anais do II Congresso Internacional de Terapia Manual e Posturologia. Recife, 2019. v. 1. p. 5400-5403.
-
CASTRO, K. J. S. ; PUGA, G. R. ; PIEDADE, A. B. S. ; OLIVEIRA, A. K. L. ; GONCALVES, J. A. . AS COMPLICAÇÕES DA EPISIOTOMIA NO PÓS-PARTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: CONSAÚDE (CONGRESSO NACIONAL MULTIDISCIPLINR EM SAÚDE), 2021, ON LINE. CONSAÚDE, 2021.
-
PIEDADE, A. B. S. ; CASTRO, K. J. S. ; PUGA, G. R. ; OLIVEIRA, A. K. L. ; GONCALVES, J. A. . EFEITOS DA VACUOTERAPIA NA DISFUNÇÃO ERÉTIL NA REABILITAÇÃO PÓS-PROSTATECTOMIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: CONSAÚDE (CONGRESSO NACIONAL MULTIDISCIPLINR EM SAÚDE), 2021, ON LINE. CONSAÚDE, 2021.
-
COSTA, C. A. J. ; FERREIRA, W. X. ; CASTRO, K. J. S. . ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA CISTITE INTERSTICIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA MULHER E LONGEVIDADE, 2021, Emas - PB (on line). CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA MULHER E LONGEVIDADE. Emas: ASPEPB, 2021.
-
CASTRO, K. J. S. ; Lima, R. C. ; Callegari, B. ; SOUZA, G. S. . Avaliação da simetria da descarga de peso no pé de pacientes com AVE em reabilitação.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2019, Manaus. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Manaus, 2019. v. 1. p. 131-131.
-
CASTRO, K. J. S. ; Callegari, B. ; SOUZA, G. S. . Distribuição da pressão plantar de pacientes com baixa visão.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2019, Manaus. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Manaus, 2019. v. 1. p. 236-236.
-
CASTRO, K. J. S. ; Lima, R. C. ; Callegari, B. . AVALIAÇÃO DA PRESSÃO PLANTAR DE IDOSOS HEMIPLÉGICOS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014, Belém. CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014.
-
CASTRO, K. J. S. ; Lima, R. C. ; Callegari, B. . ALTERAÇÕES ELETROMIOGRÁFICAS NA MARCHA DE IDOSOS HEMIPLÉGICOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014, Belém. CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014.
-
Lima, R. C. ; Callegari, B. ; CASTRO, K. J. S. . COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS EM AVALIAÇÃO SUBJETIVA E QUANTITATIVA DO EQUILÍBRIO EM HEMIPLÉGICOS. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014, Belém. CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014.
-
Lima, R. C. ; CASTRO, K. J. S. ; Callegari, B. . ANÁLISE DOS RESULTADOS DE ESCALAS CLÍNICAS EM IDOSOS HEMIPLÉGICOS, ANTES E DEPOIS DA FISIOTERAPIA. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014, Belém. CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014.
-
Callegari, B. ; CASTRO, K. J. S. ; Lima, R. C. . AVALIAÇÃO DE IDOSOS HEMIPLÉGICOS: ESCALAS E PLATAFORMA DE EQUILÍBRIO, UMA COMPARAÇÃO METODOLÓGICA. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014, Belém. CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014.
-
CASTRO, K. J. S. ; CEI, R. S. . EFEITO COMBINADO DO EXERCÍCIO FÍSICO E DA DEGRADAÇÃO DA MATRIZ EXTRACELULAR NA PLASTICIDADE DO CORTEX CEREBRAL APÓS ISQUEMIA. In: III Congresso de Educação em Saúde da Amazônia, 2014, Belém. Navegando pelos rios da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do cuidado à população amazônica., 2014. v. 3.
-
CASTRO, K. J. S. ; MONTEIRO, C. R. ; TEIXEIRA, R. C. . Hanseníase: uma questão de Saúde Pública. In: II Congresso de Educação em Saúde da Amazônia, 2013, Belém. Formação Multiprofissional e Interdisciplinar no Cuidado do Indivíduo, Família e Comunidade. Belém: UFPA, 2013. v. 2. p. 201-202.
-
CASTRO, K. J. S. ; CALDAS, R. L. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS TRILHAS E SABERES DO PROJETO RONDON EM MEDICILÂNDIA-PA. In: Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará, 2008, Belém. V FORPEEXP. Belém: EDUEPA, 2008. v. 5.
-
CASTRO, K. J. S. ; ARAGÃO, M. S ; FREITAS, R. G. ; BARROS, I. S. ; NASCIMENTO, S. S. ; Iracildo Pereira Castro ; OMURA, K. M. . Experiência em Educação Especial: Esclarecendo Conceitos e Práticas Acerca da Inclusão social e educacional nos Municípios de Bujarú e Marapanin-PA.. In: IV FORPEEXP - Fórum de Pesquisa, Ensino, Extenção e Pós-Graduação da UEPA, 2007, Belém. Universidade e Sociedade - Interação para o desenvolvimento do Estado do Pará. Belém: EDUEPA, 2007. v. I. p. 61-61.
-
CASTRO, K. J. S. ; MONTEIRO, C. R. ; SANTOS, A. A. ; UCHOA, A. B. D. ; BOULHOSA, M. F. . Promoção à Saúde da Mulher moradora da área de palafitas da Comunidade da Vila da Barca. In: IV FORPEEXP - Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da UEPA, 2007, Belém. Universidae e Sociedade: interação para o desenvolvimento do Estado do Pará. Belém: EDUEPA, 2007. v. 1.
-
CASTRO, K. J. S. ; ARAGÃO, M. S ; FREITAS, C. B ; PINTO, V. L. A. ; Teixeira, B. C. ; Iracildo Pereira Castro ; Rosivan R. Ferreira . Uso,Abuso e Dependência de drogas: Uma abordagem Multidisciplinar. In: III Forpeexp, 2006, Belém. Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia como instrumentos para inclusão social e geração de oportunidades. Belém: Grafitte, 2006. v. 3. p. 258-258.
-
Callegari, B. ; SOUZA, G. S. ; SILVA, A. A. C. ; CASTRO, K. J. S. ; Lima, R. C. . Positive balance recovery in ischemic post-stroke patients with delayed access to physical therapy. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL , 2019.
-
CASTRO, K. J. S. ; Callegari, B. ; SOUZA, G. S. . Distribuição da pressão plantar de pacientes com baixa visão.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, K. J. S. ; Callegari, B. ; Lima, R. C. ; JUNIOR, A. T. V. C . Avaliação da simetria da descarga de peso no pé de pacientes com AVE em reabilitação.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NETO, L. R. ; VELOZO, S. P. F. ; CASTRO, K. J. S. . Avaliação do tipo de pé e do equilíbrio postural de pessoas com Deficiência Visual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, L. K. A. ; VELOZO, S. P. F. ; MARTINS, P. L. B. ; CASTRO, K. J. S. . Bexiga Neurogênica e a atuação fisioterapêutica no tratamento conservador: Uma revisão bibliográfica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEAL, K. G. C. ; CASTRO, K. J. S. . Intervenção Fisioterapêutica na dor pélvica crônica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, A. S. S. C. ; CASTRO, K. J. S. ; Lima, R. C. ; Callegari, B. . Estudo Prospectivo do Equilíbrio pós AVE de Idosos: Análise estabilométrica e Escala de Berg. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, A. S. S. C. ; CASTRO, K. J. S. ; Lima, R. C. ; Callegari, B. . Eletromiografia da marcha hemiplégica: avaliando idosos antes e após intervenção fisioterapêutica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, A. S. S. C. ; CASTRO, K. J. S. . O Ensino da Linguagem Brasileira de Sinais no Contexto da Saúde: a importância da compreensão do paciente com deficiência auditiva.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, A. S. S. C. ; CASTRO, K. J. S. . A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, K. J. S. ; AGUIAR, G. P. S. ; BARBOSA, M. S. ; CEI, R. S. . Effect of exercise and extracellular matrix degradation in the cerebral cortex plasticity after stroke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CASTRO, K. J. S. ; FREITAS, C. B . Grupo de Estudo e Trabalho do Hospital de Clinicas Gaspar Vianna - Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. 2006.
CASTRO, K. J. S. . OFICINA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DE FRAGILIDADES DOS IDOSOS. 2022. .
CASTRO, K. J. S. . FUNCIONALIDADE DO IDOSO COMO AVALIAR?. 2022. .
CASTRO, K. J. S. . INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO. 2020. .
CASTRO, K. J. S. . Oficina de verificação de pressão arterial.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTRO, K. J. S. . Acidente Vascular Encefálico do Experimental ao Clínico: Estratégias diferentes para a qualidade de vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTRO, K. J. S. ; CALDAS, R. L. . PROJETO RONDON 2008 - OPERAÇÃO XINGU. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, K. J. S. ; BOULHOSA, M. F. ; MONTEIRO, C. R. ; UCHOA, A. B. D. . Promoção a Saúde da mulher da Comunidade da Vila da Barca. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAGÃO, M. S ; BARROS, I. S. ; CASTRO, K. J. S. ; FREITAS, R. G. ; Iracildo Pereira Castro ; NASCIMENTO, S. S. ; OMURA, K. M. . Educação Especial: Esclarecendo Conceitos e Práticas Acerca de Inclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Especiais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, K. J. S. ; MONTEIRO, C. R. ; BOULHOSA, M. F. ; SANTOS, A. A. ; UCHOA, A. B. D. . Promoção à Saúde da Mulher moradora da área de palafitas da Comunidade da Vila da Barca. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, K. J. S. ; ARAGÃO, M. S ; FREITAS, C. B ; Iracildo Pereira Castro ; Rosivan R. Ferreira ; Teixeira, B. C. ; PINTO, V. L. A. . Uso, Abuso e Dependência de Drogas: Uma Abordagem Multidisciplinar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, K. J. S. ; FREITAS, C. B ; ARAGÃO, M. S . Pesquisa de identificação de Indicadores de Inclusão/Exclusão das Famílias Moradoras da Área de Palafitas da Vila da Barca. 2006. (Pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE PARA AVALIAR O EQUILÍBRIO EM IDOSOS, Descrição: Introdução: Os distúrbios da marcha e do equilíbrio são, geralmente, de origem multifatorial e exigem uma avaliação abrangente para determinar os causadores e intervenções mais direcionadas (CUEVAS-TRISAN, 2019). Déficits no equilíbrio estão associadas à mobilidade reduzida e ao aumento do risco de queda. Desse modo, a fisioterapia utiliza um conjunto de testes, como Escala de Equilíbrio de Berg e o Índice de Tinetti objetivando avaliar o equilíbrio estático e dinâmico em idosos, a fim de determinar o risco de quedas (MIRANDA et al., 2021; NISSIM et al., 2020 apud TINETTI, 1986). Estes testes clínicos são considerados subjetivos, podendo o examinador ser um viés para o resultado. Outra maneira de avaliar o equilíbrio seria com equipamentos, através do uso de potenciômetros, plataformas de força e sistemas de análise de movimento. Estes equipamentos realizam análise da marcha, análise de outros movimentos, além da avaliação do equilíbrio, porém possuem um custo muito elevado, além de necessitar de treinamento específico. Em contrapartida, métodos mais simples e de baixo custo vêm sendo utilizados para avaliação do equilíbrio, como aplicativos de smartphones, que possuem acelerômetros, unidades de medição inercial, que detectam e convergem a aceleração em sinais elétricos, fornecendo dados contínuos e de alta resolução sobre a estabilidade do indivíduo (O'BRIEN et al, 2019). A avaliação do equilíbrio utilizando smartphones tem grande potencial devido à ampla utilização dos aparelhos pela população, com medições frequentes e objetivas, baixo custo e é possível realizar o teste fora dos ambientes clínicos. Sendo assim, é imprescindível validar os algoritmos e medidas de resultados obtidos a partir do uso de aplicativos, pois os aplicativos mal validados são prejudiciais aos usuários (GREENE et al, 2021). Para Ofori et al (2021) os sensores inerciais permitem a análise cinemática do movimento com menos limitações logísticas, ou seja, a avaliação do equilíbrio utilizando um aplicativo de smartphone validado pode diminuir a necessidade de avaliações clínicas de alto custo, exigindo equipamentos não portáteis e conhecimento especializado (GREENE et al, 2021). Dessa forma, a utilização de um aplicativo de smartphone para avaliação do equilíbrio poderia fornecer dados quantitativos e de alta resolução, com baixo custo e mais fidedignos do que os métodos convencionais de avaliação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / Givago Silva Souza - Integrante / Fernanda Layse Araújo dos Santos - Integrante / Juliana Sabino Cutrim - Integrante / Tainá Siqueira Briglia - Integrante.
-
2021 - Atual
ANÁLISE DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE ATLETAS DO FUTEBOL AMERICANO AVALIADOS PELO ROTARY STABILITY TEST, Descrição: Em meados da década de 1950, três grandes nomes de universidades ? Harvard, Princeton e Columbia ? uniram-se para implementar regras para um novo jogo inspirado no Rugby, dessa forma surgiu o American Football ? Futebol Americano (FA) (SANTOS et al., 2019). O FA é um esporte de contato e de colisão praticado por atletas de alto rendimento e que possuem grande velocidade. É praticado em um campo semelhante ao do Futebol convencional e com onze jogadores de cada lado. Assim como o Rugby, o FA exige destreza, força de explosão ? força bruta ? e capacidade tática, desta forma há grande risco de lesões (SANTOS et al., 2019). Por exigir alta intensidade, há um gasto exorbitante de energia, por consequência existe um desgaste físico. Também, por haver contato e colisões de alto impacto, os atletas submetem-se a elevados riscos de lesões. Para minimizar o impacto, todos os jogadores são obrigados a usar os dispositivos de segurança: capacete, protetor de quadril, camisa, protetores de joelho, protetor bucal, calças, protetores de ombros, meias e protetores de coxa (CBFA Brasil, 2017). Atualmente, existe o método do Functional Movement Screen (FMS) que possui 7 testes específicos é utilizado para avaliar a qualidade de movimentos, permitindo que o avaliador inicie um processo padrão de avaliação em indivíduos com ou sem patologias, identificando alterações funcionais. Este estudo abordará apenas o teste de Rotary Stability Test (RTS) para avaliação de mobilidade e estabilidade do tronco (JUNIOR et al., 2020). A proposta deste método não é diagnosticar disfunções ortopédicas, mas demonstrar limitações ou assimetrias em indivíduos com relação a padrões de movimento. Durante a execução dos testes o indivíduo é avaliado quanto à amplitude de movimento, flexibilidade, força muscular, coordenação, equilíbrio e propriocepção (JUNIOR et al., 2020).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / LUCAS EDUARDO DE ALBUQUERQUE CHAVES - Integrante.
-
2021 - Atual
ANÁLISE DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE ATLETAS DE FUTEBOL AMERICANO AVALIADOS POR MEIO DO IN LINE LUNGE, Descrição: O Futebol americano consiste em um jogo de conquista de território, entram em campo 11 jogadores, cada um deles com uma função atribuída para a jogada, deste modo as equipes são separadas em três unidades: ataque, defesa e os jogadores especiais. (LENCINA, 2019) Duas das maiores preocupações quando se fala de Futebol Americano são a alta incidência de lesões e a preparação física inadequada. (ARAUJO, 2009) Sua prática exige dos seus praticantes: velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta (RODRIGUES, 2015). Muitas vezes o baixo nível de experiência dos atletas, pode leva-los a realizar movimentações usando força e velocidade desnecessárias podendo contribuir com o aumento do risco de lesão (LENCINA, 2019). Pensando nisso, os resultados dos testes funcionais são de suma importância para determinar o desempenho profissional dos atletas, auxiliando a didática dos treinadores e preparadores físicos (ROSCHEL, 2011). A avaliação funcional do movimento (Functional Movement Screen ? FMS) é uma ferramenta de triagem que visa identificar deficiências no movimento funcional, controle e equilíbrio neuromuscular e estabilidade central, o FMS é composto por 7 padrões fundamentais. Entre esses testes o In line Lunge, destaca-se por avaliar a mobilidade do quadril e tronco, estabilidade de tornozelo e joelho, e flexibilidade dos isquiotibiais. O In line Lunge é pontuado em uma escala ordinal de 0 a 3, uma pontuação de 3 indica que o participante foi capaz de realizar o movimento sem compensação e sem dor. Uma pontuação de 2 indica que o sujeito conseguiu completar o movimento sem dor, mas com algum nível de compensação / imperfeição. Uma pontuação de 1 indica que o sujeito é incapaz de completar o movimento conforme as instruções e uma pontuação de 0 é registrada se o sujeito sentir dor durante o movimento (LISMAN, et al, 2018). Os Vingadores FA é uma equipe de futebol americano com sede na cidade de Belém, Pará, fundada em 2013 (RODRIGUES, 2016), que atualmente disputa o campeonato paraense de futebol americano. Dessa forma, a pesquisa apresenta como objetivo avaliar o desempenho funcional de atletas de futebol americano por meio do In Line Lunge, com o intuito de contribuir para o acervo da comunidade científica e auxiliar os jogadores na organização e eficiência do treino, visando o seu melhor preparo físico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / GIOVANA RODRIGUES PUGA - Integrante.
-
2021 - Atual
QUALIDADE DE VIDA EM GESTANTES DE ALTO RISCO, Descrição: Diversas adaptações fisiológicas ocorrem durante a gravidez, dentre estas podemos destacar as alterações cardiovasculares, endócrinas, respiratórias, renais e musculoesqueléticas. Estas adaptações fisiológicas apresentam um grande potencial para interferir na qualidade de vida das gestantes, por isto é importante identificar tais adaptações para detectar agravos e evoluções desfavoráveis materno-fetais, as quais podem gerar o que é classificado como ?gestação de alto risco? (PILLAY et. al., 2016). A gestação de alto risco é caracterizada devido a presença de fatores de risco como, história reprodutiva anterior com intercorrências, condições sociodemográficas desfavoráveis, condições clínicas preexistentes e doenças obstétricas adquiridas na gravidez atual (SILVA, et. al.,2018). É válido ressaltar que fatores como idade, ocupação, estado civil, apoio do parceiro, relação com pessoas com quem convivem e hábitos de vida influenciam na qualidade de vida dessa gestante (GADELHA et. al.,2020). Entre as condições clínicas que mais acometem as gestantes podemos citar a Diabetes mellitus e a Hipertensão arterial (SILVA, et. al.,2018) que estão relacionados com o aumento da morbimortalidade materna e perinatal, favorecendo a ocorrência de parto prematuro, maior risco de macrossomia, bebês a termo com baixo peso e a maior necessidade de admissão em unidade de terapia intensiva neonatal (CASSIANO et. al.,2019; NUNES et. al.,2020). É certo que as adaptações fisiológicas geram piora do humor e diminuição da qualidade de vida devido aos sintomas relacionados a gravidez. No entanto, em casos de gestação de alto risco, há maior probabilidade de alcançar resultados desfavoráveis, tanto para a mãe quanto para o feto, sendo assim, é fundamental que a realização da avaliação da qualidade de vida dessas gestantes torne-se rotineira, com o intuito de possibilitar a promoção do bem-estar materno e fetal (GADELHA et. al.,2020). Portanto, é de extrema importância avaliar da qualidade de vida das gestantes de alto risco, enfatizando a necessidade da investigação da saúde física, psicológica e social da mulher neste cenário por meio de um questionário validado. O alcance de tais conhecimentos irá contribuir na atuação e no desenvolvimento de novas práticas educativas com abordagem holística e integral para a gestante, possibilitando melhorias na qualidade de vida materna.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / Anna Beatriz de Sousa Piedade - Integrante.
-
2019 - 2020
EXERCÍCIOS PARA CORREÇÃO DO ARCO PLANTAR EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: O sistema de controle postural depende de três sistemas sensoriais: o vestibular, o proprioceptivo e o visual (DUARTE, 2000; HORAK, 2006). Os pés, componentes do sistema proprioceptivo, fazem parte das estruturas do corpo humano que mais sofrem alterações estruturais devido às descargas de peso durante a deambulação que é uma das suas principais funções juntamente com a estabilidade corporal (DORNELES, 2014). Segundo Cavanagh 1987 são classificados de acordo com seu índice de arco plantar, e cada tipo de pé vai influenciar diretamente na descarga de peso e nas alterações biomecânicas que podem ocorrer, e consequentemente acarretam em alterações posturais. Já foi demonstrado que indivíduos com deficiência visual (DV) possuem déficit do controle postural e, consequentemente, do controle motor, afetando o equilíbrio (SOARES, 2011). Portanto, alterações biomecânicas no arco plantar associadas à deficiência visual podem acarretar em um grave prejuízo no sistema de controle postural (BATISTA; ENUMO, 2006) A literatura aborda exercícios voltados para melhora do equilíbrio postural em deficientes visuais em diversas modalidades como a gameterapia, a dança outros, entretanto, nenhum destes está associado a exercícios corretivos da alteração do arco plantar, sabendo-se ainda que a homeostase corporal está relacionada diretamente com a biomecânica e ao tipo de pé (MEEREIS, 2011).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / ANA BEATRIZ VASCONCELOS NUNES - Integrante.
-
2018 - 2019
Avaliação do tipo de pé de pessoas com Deficiência Visual, Descrição: Realiza-se a avaliação do tipo de pé de indivíduos com deficiência visual, atravé do sistema de baropodometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / Leandro Ramos Neto - Integrante / Stefane Paloma Ferreira Velozo - Integrante.
-
2018 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AVALIAÇÃO DO RISCO DE QUEDAS, Descrição: As quedas representam um importante problema de saúde pública que podem resultar na imobilidade, diminuição da qualidade de vida e até mesmo levar ao óbito em populações com diminuição da mobilidade. As quedas em idosos representam um problema para o Sistema Único de Saúde (SUS), em decorrência do crescente acometimento e alto custo relacionado às suas consequências. Dessa forma, a prevenção do risco de queda torna-se um importante desafio de saúde pública, visto que a alta incidência de quedas de alguns grupos da população resulta em gastos substanciais do sistema de saúde e piora da qualidade de vida dessas pessoas. O presente projeto é uma proposta interinstitucional, coordenada pela Universidade Federal do Pará com colaboração da Universidade do Estado do Pará, que objetiva criar um aplicativo para dispositivos móveis que registre o padrão de oscilação corporal do usuário e associe este padrão de oscilação corporal com o risco de queda da pessoa. O aplicativo será configurado para avisar o usuário e/ou seus responsáveis (profissionais da área de saúde, familiares e cuidadores) quando o risco de queda for alto. A proposta inclui a participação de docentes pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação das 3 instituições proponentes. O planejamento das atividades visa primeiro desenvolver um protótipo do aplicativo para em seguida realizar a avaliação do sinal acelerométrico obtido pelo dispositivo móvel e comparar com o ruído intrínseco ao equipamento. Com o protótipo devidamente avaliado, os dados de oscilação corporal serão comparados com dados de acelerometria padrão (para ver se há concordância entre as técnicas), de estabilometria (para verificar a força da correlação entre as medidas nas avaliações posturais estáticas) e de cinemetria (para verificar a força da correlação entre as medidas nas avaliações posturais dinâmicas). Em seguida, será realizada a avaliação da oscilação corporal usando o aplicativo, testes de avaliação postural e aplicação de escalas de risco de queda em sujeitos saudáveis de diferentes faixas etárias e em sujeitos com patologias que possam aumentar o risco de quedas. Com esses dados será realizada uma regressão linear múltipla para descrever um modelo de interação entre as variáveis. Tendo o modelo, será possível estimar o risco de queda do usuário a partir dos valores acelerométricos obtidos do aplicativo. A última etapa da proposta será o levantamento de dados normativos para as medidas que serão propostas no aplicativo e a disponibilização do aplicativo para os usuários. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Integrante / Bianca Callegari - Integrante / Anselmo de Athayde Costa e Silva - Coordenador / Givago Silva Souza - Integrante.
-
2015 - 2017
Análise Biomecânica e Eletromiográfica da Marcha de Pacientes com Hanseníase, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Integrante / Bianca Callegari - Integrante / Ramon Costa de Lima - Integrante / ALINE DO SOCORRO SOARES CARDOSO ALMEIDA - Integrante / Tatiana Barroso - Integrante / Givago Silva Souza - Coordenador.
-
2012 - 2015
Implantação de um Laboratório de Análise do Movimento Humano para pacientes hemiplégicos do Sistema Único de Saúde., Descrição: O movimento humano é muito mais do que uma simples alteração postural de segmentos corporais do espaço. Através dele o homem transcende suas limitações, articula-se com o mundo e desempenha papeis sociais durante a vida. Inexistente na Universidade Federal do Pará e, pode-se dizer, na região norte do país, existe demanda para a criação de uma linha de pesquisa relacionada à motricidade humana e que tenha interface com todas as áreas da saúde onde distúrbios do movimento, equilíbrio e postura possam ser encontrados. Os exemplos são inúmeros, tais como: afecções musculoesqueléticas em ortopedia, ergonomia e no esporte; distúrbios neuromusculares relacionados a doenças neurológicas, tropicais, doenças crônicas não transmissíveis, e em pediatria; entre outras. O Laboratório de Estudos da Motricidade Humana (LEMOH) é pioneiro nessa frente de trabalho, e pretende abrir frentes de extensão e pesquisa, articulados aos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA que demonstrem intenções de estudar repercussões clinicas, tratamentos, ou outras investigações relacionadas a motricidade humana e alterações cinético-funcionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Integrante / Bianca Callegari - Coordenador / Ramon Costa de Lima - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
-
2009 - 2009
Hanseníase: uma questão de Saúde Pública., Descrição: Objetivo: descrever o perfil sócio-demográfico e clínico epidemiológico da hanseníase no posto de Saúde Centro-Escola, localizado no bairro do Marco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / Camila Rodrigues Monteiro - Integrante / Renato da Costa Teixeira - Integrante.
-
2009 - 2009
Análise do comprometimento neurológico de pacientes com hanseníase: detecção e relação entre nervos afetados e alteração sensitivo-motora., Descrição: Analisou-se o comprometimento (dor, espessamento ou dor e espessamento) dos nervos ulnar, fibular comum e tibial posterior, correlacionando com a presença de alterações sensitivas e/ou motoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ketlin Jaquelline Santana de Castro - Coordenador / Terezinha de Jesus Carvalho Araújo Filha - Integrante.
Prêmios
2019
Menção Honrosa por Mérito Científico, Sociedade Brasileira de Biomecânica.
2010
Prêmio UEPA de Melhor TCC, Universidade do Estado do Pará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Núcleo de Medicina Tropical. , Avenida Generalíssimo Deodoro - até 1226 - lado par, Umarizal, 66055240 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32010964
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2015 - 2021
Universidade Federal do ParáVínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Doutoranda do PPGNBC
2016 - 2018
Universidade Federal do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora nas áreas de Estágio Fisioterapia aplicada em Neuropediatria e Fisioterapia aplicada em Geriatria e Gerontologia.
2014 - 2016
Universidade Federal do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora do Projeto, Carga horária: 12
Outras informações:
Projeto de Implementação de um Laboratório de Análise do Movimento Humano.
2013 - 2014
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora do Projeto, Carga horária: 12
Outras informações:
Projeto de Implementação de um Laboratório de Análise do Movimento Humano.
2011 - 2014
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda do PPGNBC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Área de Concentração: Neurociências/Neuroplasticidade
Atividades
-
09/2015 - 07/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
-
02/2011 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, Instituto de Ciências Biológicas - ICB.,Linhas de pesquisa
2017 - Atual
Faculdade Cosmopolita, CosmopolitaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente nas Disciplinas: Anatomia Humana, Fisiologia aplicada à Fisioterapia, Cinesioterapia e Mecanoterapia, Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia em Cuidados Paliativos.
Atividades
-
04/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Iniciação Científica.,Linhas de pesquisa
2019 - 2022
Universidade da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente nas disciplinas Anatomia Humana, Fisiologia aplicada à Fisioterapia, Reeducação Funcional, Cinesioterapia, Cinesiologia e Biomecânica, Fisiopatologia nas disfunções musculoesqueléticas, Fisiopatologia em Urologia, Gineco-Obstetrícia e Oncologia, Fisioterapia aplicada à Saúde do Idoso.
Atividades
-
03/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
2015 - 2015
Faculdade de Ciência e Tecnologia da AmazôniaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora (módulo), Carga horária: 16
Outras informações:
Ministrou a Disciplina de Desenvolvimento e Crescimento Humano para o Curso de Licenciatura Plena em Educação Física para o turno da tarde (30 horas) e para o turno da noite (30 horas).
2014 - 2015
Faculdades Integradas IPIRANGAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18
Outras informações:
Disciplinas: Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.
2010 - 2011
Clínica DesenvolverVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuação com Saúde do trabalhador através de Ginástica Laboral, orientações posturais e palestras.
2009 - 2009
Universidade do Estado do ParáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 5
Outras informações:
Projeto intitulado "Hanseníase: uma questão de Saúde Pública", com objetivo de descrever o perfil sócio-demográfico e clínico epidemiológico da hanseníase no Posto de Saúde-Escola do bairro do Marco.
2009 - 2009
Universidade do Estado do ParáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria Bolsista, Carga horária: 15
Outras informações:
Monitora bolsista da disciplina Recursos Terapêuticos Manuais
2008 - 2009
Universidade do Estado do ParáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Carga horária: 15
2008 - 2008
Universidade do Estado do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Projeto de Extensão, Carga horária: 10
Outras informações:
Atividades voltadas para a saúde da mulher em geral, jovem, idosa, gestante, com temas abordados de forma teórico-prática, além de exercícios de cinesioflexibilidade, condicionamento físico e Tai Chi Chuan.
2007 - 2008
Universidade do Estado do ParáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Carga horária: 15
Outras informações:
Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico de Fisioterapia
2007 - 2007
Universidade do Estado do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Projeto de Extensão, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Linhas de pesquisa
-
03/2009 - 03/2009
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Treinamentos ministrados, Monitora da Oficina Fisioterapia em Saúde da Mulher: exercícios femininos: a força dos músculos da vagina.
-
04/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Oficinas voltadas à saúde da mulher, gestantes e idosas; Práticas de vida saudável: exercícios físicos e Tai Chi Chuan. Realizados com a comunidade da Vila da Barca..
-
07/2008 - 07/2008
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Extensão Universitária nas Trilhas e Saberes do Projeto Rondon em Medicilândia. Foram realizados mini-cursos e oficinas voltados à cidadania, educação, educação especial, meio ambiente e saúde, envolvendo universitários de vários cursos, como ciência.
-
04/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Práticas de educação relacionadas à saúde da mulher e da família na comunidade da Vila da Barca.
-
07/2007 - 07/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Educação Especial: esclarecendo conceitos e práticas acerca da inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. Discussões e oficinas de adaptação de pessoas com necessidades especiais..
-
07/2006 - 07/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Uso, Abuso e Dependência de drogas: uma abordagem multidisciplinar. Foram ministradas oficinas sobre os diversos tipos de drogas e suas consequências..
2007 - 2008
Hospital de Aeronautica de BelémVínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária de Fisioterapia, Carga horária: 12
Atividades
-
04/2007 - 01/2008
Estágios , Seção de Fisioterapia.,Estágio realizado, Exercício da Fisioterapia ambulatorial e hospitalar, nas áreas da geriatria, neurologia adulto e infantil, traumato-ortopedia, mediante supervisão profissional.
Você é Ketlin Jaquelline Santana de Castro?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ketlin Jaquelline Santana de Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?