Ellen Cristina Ferreira De Deus

Atualmente é Bióloga do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - HEMORIO. Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura (2011) pela Universidade Gama Filho (UGF).

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Análises Clínicas

2012 - 2015

Fundação Técnico-Educacional Souza Marques
Título: Discussão de casos clínicos em leucemia
Orientador: Alessandra Mendonça Teles de Souza

Graduação em Ciências Biológicas

2006 - 2011

Universidade Gama Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Atualização e Capacitação na Nova Versão da Norma PALC - Versão 2016. (Carga horária: 18h). , Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, HEMORIO, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento para membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA. (Carga horária: 20h). , Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, HEMORIO, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação de Auditores Internos da Qualidade-Norma PALC versão 2013. (Carga horária: 26h). , Sociedade Brasileira de Patologia Clinica/Medicina Laboratorial (RJ), SBPC/ML, Brasil.

2013 - 2013

Citologia Hematológica. (Carga horária: 60h). , Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, HEMORIO, Brasil.

2012 - 2012

Hematologia Clínica (Básico e Avançado). (Carga horária: 80h). , Sociedade Brasileira de Análises Clinicas, SBAC, Brasil.

2012 - 2012

Abordagens Básicas para o Controle do Câncer. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Células e Moléculas na Resposta Imunológica. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

Atualização em Epidemiologia do Câncer. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.

2010 - 2010

Novas teorias para doenças crônicas de idade adulta.. (Carga horária: 10h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

2009 - 2009

As várias faces da hematologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio de Oncobiologia - Instituto de Bioquímica Médica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Estudo de alterações do gene BCL2 por Hibridização in situ Fluorescente (FISH) no Linfoma Difuso de Grandes Células B. 2011. (Simpósio).

Encontro Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Parasitologia - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 2009. (Encontro).

Projeto Ensinar para Promover a Saúde - Associação Reagir - Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente.Água - Consumo e Doenças. 2009. (Outra).

XI Seminário de Iniciação Científica da Biologia "Vida Sustentável" - Universidade Gama Filho (UGF).Complementação funcional do gene da AP endonuclease de Leishmania (L.) amazonensis (lamap) em cepas de Escherichia coli deficientes em vias de reparo.. 2009. (Seminário).

1º Congresso de Iniciação Científica da Biologia - Universidade Gama Filho (UGF). 2008. (Congresso).

VIII Seminário de Iniciação Científica da Biologia - Universidade Gama Filho (UGF). 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Plínio Cunha Sathler

SATHLER, P. C.. Discussão de casos Clínicos em Leucemia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Análises Clínicas) - Faculdade Souza Marques.

José Luiz Mazzei da Costa

BELLO, A. R.; VILLELA, E. V.; da Costa, JLM. Metabolismo de tióis em Leishmania sp como alvo de quimioterápicos no tratamento da leishmaniose tegumentar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Biologia) - Universidade Gama Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Ribeiro Bello

Metabolismo de tióis em Leishmania sp como alvo de quimioterápicos no tratamento da leishmaniose tegumenatar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Gama Filho; Orientador: Alexandre Ribeiro Bello;

Claudio Gustavo Stefanoff

Estudo de alterações cromossômicas envolvendo os oncogenes BCL2, BCL6 e MYC no linfoma difuso de células grandes B secundário ao linfoma folicular; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Treinamento em Pesquisa) - Instituto Nacional de Câncer, INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER; Orientador: Claudio Gustavo Stefanoff;

Claudio Gustavo Stefanoff

Desenvolvimento de estratégias metodológicas para a extração automatizada de ácidos nucléicos a partir de tecidos congelados e material obtido por punção aspirativa com agulha fina (PAAF); 2013; Orientação de outra natureza; (Programa de Bolsa de Desenvolvimento Institucional) - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER; Orientador: Claudio Gustavo Stefanoff;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Estudo de alterações cromossômicas envolvendo os oncogenes BCL2, BCL6 e MYC no linfoma difuso de grandes células B secundário ao linfoma folicular., Descrição: O linfoma folicular (LF) é o tipo mais comum de linfoma não-Hodgkin (LNH), de baixo-grau em adultos. As células tumorais expressam os marcadores pan-B, além da proteína BCL2, como consequência da t(14;18)(q32;q21) em 80-90% dos casos. O LF representa um dilema clínico, já que estes pacientes são considerados incuráveis. A transformação histológica a linfoma difuso de células grandes B (LDGCB), caracterizada por uma curta sobrevida, observa-se em 20-60% destes pacientes. Atualmente considera-se que a heterogeneidade de resposta ao tratamento do LF e inclusive o risco de transformação a LDGCB podem refletir diferenças nos mecanismos patogênicos envolvidos na transformação maligna das células tumorais, assim como diferenças na resposta imune do hospedeiro. Dados recentes sugerem que nem todas as neoplasias classificadas como LF teriam a ?capacidade? de transformação a LDGCB. Atualmente não existem marcadores ao diagnóstico que identifiquem o grupo de pacientes com maior risco de transformação a alto grau. Objetivo: avaliar a real incidência das alterações envolvendo os genes BCL2, BCL6 e MYC em uma coorte retrospectiva de pacientes com LF, visando elucidar seu papel nos mecanismos envolvidos na transformação histológica a LDGCB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ellen Cristina Ferreira de Deus - Integrante / Dr. Claudio Gustavo Stefanoff - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 24

  • 2012 - 2013

    Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa do Programa de Desenv Institucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional (PBDI) do INCA. Coordenação de Pesquisa Clínica e Incorporação Tecnológica. Local do desenvolvimento das atividades: Banco Nacional de Tumores e DNA (BNT). Serviço de Pesquisa Clínica - CPQ. Atividades executadas durante o período: 1- Treinamento e operação do Sistema de Gerenciamento do BNT (SISBNT): registro, recebimento, processamento e armazenamento de amostras de sangue e tecido; 2- Processamento das amostras de sangue periférico; 3- Processamento e recebimento de amostras exclusivas para projetos.

  • 2010 - 2012

    Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

    Vínculo: Bolsista - Aperfeiçoamento I, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2010 - 03/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    UERJ - FCM - Disciplina de Parasitologia - Laboratório de Biologia Molecular. Orientador: Dr. Alexandre Ribeiro Bello. Projetos de pesquisa: Complementação funcional do gene da AP endonuclease de Leishmania (L.) amazonensis (lamap) em cepas de Escherichia coli deficientes em vias de reparo.

  • 2008 - 2010

    Escola 24 Horas

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Web, Carga horária: 18

    Atividades

    • 12/2008 - 11/2010

      Estágios , Escola 24 horas S/A, .,Estágio realizado, Atendimento aos usuários para esclarecimento e orientação de dúvidas acadêmicas, dentro da área de Ciências Biológicas, seguindo todas as normas e procedimentos preestabelecidos pela empresa..