Rafael Antunes Almeida

Rafael Antunes Almeida é professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, onde atua no Bacharelado em Antropologia e Coordena o Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB. É editor da Ayé: Revista de Antropologia. Possui experiência em Antropologia da ciência, Antropologia do corpo e da saúde, Teoria Antropológica, Sociologia do Conhecimento e Sociologia da ciência. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a graduação realizou pesquisas acerca do debate entre os historiadores naturais Geoges Cuvier e Geoffroy Saint-Hilaire, ocorrido na França no século XIX. Posteriormente, por ocasião da concessão de nova bolsa de iniciação cientifica pelo CNPQ, empreendeu uma tentativa de tratar os problemas suscitados pela referida controvérsia desde a perspectiva da chamada "nova sociologia da ciência". Foi aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Mestrado), onde desenvolveu a pesquisa: " O que é um humano? Anotações sobre duas controvérsias", na qual estudou dois momentos nos quais a questão de saber "o que era um humano" foi levada à apreciação de tribunais. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade de Brasília, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a construção de conhecimento entre grupos de paracientistas. Entre Setembro de 2013 e Março de 2014, atuou como pesquisador visitante no departamento de Antropologia da Mount Holyoke College, na qualidade de bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. (PDSE/CAPES) Foi professor substituto no Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais de 2008 a 2010. Foi professor assistente III do Departamento de Ciências Sociais da PUC MINAS (2010) e professor da FEVALE - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha. Entre Agosto de 2015 e abril de 2017 foi Professor do Instituto Federal Catarinense.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

2011 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: "Objetos intangíveis: ufologia, ciência e segredo:
Orientador: em Mount Holyoke College ( Debbora Battaglia)
com Guilherme José da Silva e Sá. Coorientador: Debbora Battaglia. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Controvérsias Científicas; Sociologia da Ciência.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Sociologia

2008 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O que é um humano? Anotações sobre duas controvérsias,Ano de Obtenção: 2010
Renan Springer de Freitas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Controvérsias Científicas; Células-tronco embrionárias.

Graduação em Ciências Sociais

2004 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Quando Controvérsias se fecham...
Orientador: Renan Springer de Freitas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2007

Formação ocmplementar em História e Filosofia da c. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Ciência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FROEHLICH, G. ; Sá, Guilherme ; ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . COORDENAÇÃO DO GT 12 - ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA: RECOMPOSIÇÕES, DECOMPOSIÇÕES E RECOMBINAÇÕES NO VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2019. 2019. (Congresso).

ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES ; DAINESE, G. ; GOMES, A. . I Semana de Antropologia da UNILAB. 2018. (Congresso).

ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES ; SILVA, A. G. . Seminário "Políticas do Corpo: corpos e tecnologias na contemporaneidade". 2018. (Outro).

ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . Narrativas de ex-pacientes da Colônia de Antônio Diogo. 2018. (Outro).

ALMEIDA, R. A. . III Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. 2011. (Congresso).

ALMEIDA, R. A. . II Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia. 2009. (Congresso).

ALMEIDA, R. A. . Seminário de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Reunião de Antropologia da Saúde. A colônia de Antônio Diogo: Memória, Esquecimento e Silêncio. 2019. (Congresso).

31ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Na varanda, o silêncio: Notas para uma etnografia no Leprosário da Canafístula. 2018. (Congresso).

American Anthropological Association Annual Meeting (2017). Intangible objects. 2017. (Congresso).

Annual Meeting - American Anthropological Association. 2013. (Congresso).

1ª Semana da Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico UFMG. 2008. (Congresso).

Primer Congreso Argentino de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnologia. Chismorreos Sociológicos: Por una crítica a la sociología de las controversias científicas. 2007. (Congresso).

5 encontro da ABCP - Associação Brasileira de Ciências Políticas. 2006. (Congresso).

IV Jornada de Ciências Sociais da FAFICH/UFMG. 2006. (Seminário).

Minicurso - Técnicas para obtenção de dados qualitativos - Semana de Ciências Sociais. 2006. (Oficina).

Seminário Discente: Ciência e Tecnologia: História, Filosofia e Educação.Seminário Discente - História da Ciência. 2006. (Seminário).

XVII Semana de Estudos de Biologia: Diversidade e Adversidade.Minicurso Filosofia da Ciência - Semana da biologia. 2006. (Oficina).

Cilco de Debates História da Ciência e da Técnica. 2005. (Simpósio).

Minicurso - Introdução ao SPSS - PET Ciências Sociais. 2005. (Oficina).

Minicurso - Introdução de Análise de Microdados PNAD. 2005. (Oficina).

XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

Movimentos sociais em rede: limites e possiblidades da tecnologia.Movimentos sociais em rede: limites e possiblidades da tecnologia. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: RAFAEL DE MESQUITA FERREIRA FREITAS

GONCALVES, K. R.; LIMA, A. F.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. Uma multidão de pessoas sós: Narrativas de adoecimento e acolhimento na Universidade Federal do Ceará. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA DO SOCORRO MENDES DE VASCONCELOS

FRANCO, R. K. G.; MOURA JUNIOR, J. F.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. Memória, Resistência e Educação das pessoas atingidas pela hanseníase no Ceará (1928-2018). 2019. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: José Wilton Soares de Brito souza

RODRIGUES, L. C.; MOURAO, D. E.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. ENTRE A MANGUEIRA DO FATO E A CORRENTE DE OURO: Um estudo antropológico sobre a memória e os espaços, a partir das narrativas fantásticas de moradores da comunidade quilombola da Serra do Evaristo, Baturité-Ce. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Levindo da Costa Pereira Junior

VARGAS, E. V.; SA, G. J. S. E.; OLIVEIRA, J. C.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. Extra-Humanos na Antropologia: estudo sobre algumas formas de desativação e reativação de agências. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Silva Chagas

RATTES, K.; SILVA, Vera. R. R.; CRUZ, Denise. F. C.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. AS FORMAS DE AUTOINSCRIÇÃO NA MODA AFRO FORTALEZENSE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Messias Douglas Coelho Pessoa

POLVORA, J.; SILVA NETO, F. L. P.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. O Pessoal do Ceará: A Mobilização Social do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua em Fortaleza, Ceará.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: José Wilton Soares de Brito souza

RODRIGUES, L. C.; SILVA, Vera. R. R.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. Entre a mangueira do fato e a corrente de ouro: uma etnografia sobre a memória e os espaços, a partir das narrativas fantásticas de moradores da comunidade quilombola da Serra do Evaristo, Baturité.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA DO SOCORRO MENDES DE VASCONCELOS

FRANCO, R. K. G.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES; MOURA JUNIOR, J. F.. O movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase - MORHAN na luta contra preconceitos e estigmas no município de Redenção - CE - 1983-2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: RAFAEL DE MESQUITA FERREIRA FREITAS

GONCALVES, K. R.; LIMA, A. F.; SILVA, C. M.;ALMEIDA, R. A.. O preço de um sonho: Narrativas de adoecimento e cura na universidade a partir de grupos terapêuticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: RAFAEL DE MESQUITA FERREIRA FREITAS

RATTES, K.; LIMA, A. F.; SILVA, C. M.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. O preço de um sonho: narrativas de adoecimento e cura na universidade a partir de grupos terapêuticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA DO SOCORRO MENDES DE VASCONCELOS

FRANCO, R. K. G.; MOURA JUNIOR, J. F.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. O movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase. 2018.

Aluno: Cristiane Freire Gomes

POLVORA, J.; GOULART, B.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. NO AR: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE AS NARRATIVAS DE UM PROGRAMA DE RÁDIO NO VALE DO ACARAPE-CE.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Karolyne Oliveira Gomes

LOBO, J. C.; SILVA, I. M.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES. A construção da localidade do Lameirão no município de Mulungu-Ceará através da memória coletiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Elisabett Djenaba Cudango

MONTEIRO, A. O. C.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES; CARVALHO, R. O.. A historiografia da escravidão Guiné portuguesa: De porto de cacheu para São Luís ? Maranhão nos séculos XVIII e XX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Juliana Silva Chagas

GONCALVES, K. R.;ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES; SILVA, C. M.. Leonilson: um mergulho antropológico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ALÍCIA MARIA DA SILVA OLIVEIRA

MARIZ, S. F.; MOURA JUNIOR, J. F.;ALMEIDA, R. A.. HANSENIASE: A HISTÓRIA PELO OLHAR DE QUEM VIVEU NO ANTIGO HOSPITAL-COLÔNIA DE ANTONIO DIOGO - CE (1928 ? 1988).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Lucas Jaime Indi

ALMEIDA, R. A.; LIMA, Graziele. C. D.; MELO, Vico. D. S.. A GUINÉ-BISSAU NO CENÁRIO ANTROPOCENO: O CASO DO PARQUE NACIONAL FLORESTAS DE CANTANHEZ. 2018.

Aluno: Samara de Oliveira Marques

ALMEIDA, R. A.; SILVA, Anne-Sophie. M. F. G.; LOPES, Rhuan. C. S.. GERAÇÕES MARCADAS: AS RELAÇÕES AFETIVAS DE IDOSOS INTERNADOS COM HANSENÍASE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Bruno Cá

ALMEIDA, R. A.; CRUZ, Denise. F. C.; SILVA, Vera. R. R.. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PELA VIA DE ORALIDADE NA TRADIÇÃO DA ETNIA BALANTA DA GUINÉ-BISSAU. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Matheus de Sousa Nobre

ALMEIDA, R. A.; LEWANDOWSKI, A.; SILVA, Igor. M.. A RECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO ATRAVÉS DO ENCLAUSURAMENTO DO CORPO: A HANSENÍASE COMO CONSTRUTORA DE UM REFERENCIAL DE CIDADE. 2018 - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: DAYANE DA SILVA MOREIRA HANSENÍASE,

COSTA, J. S.; LOPES, L. P.; MATTIOLI, E. A. K.;ALMEIDA, R. A.. HANSENÍASE, RESISTÊNCIA E ASSISTÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO MOVIMENTO DE REINTEGRAÇÃO DAS PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASE ? MORHAN, ANTÔNIO DIOGO - CEARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: MARIA JARDELE DA SILVA QUEIROZ

MOURA JUNIOR, J. F.; SILVA, V. R. R.;ALMEIDA, R. A.. Trajetórias de vida de mulheres em situação de pobreza no lixão de Baturité-Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Luzia Aparecida Antunes de Souza

VIEIRA, Radamés Andrade;ALMEIDA, R. A.; OLIVEIRA, Silvana Seabra. Relação entre Igreja católica e os leigos nas práticas de comunalização partilhada nas comunidades eclesiais de base. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Rita Boechat e Oliveira

VIEIRA, Radamés Andrade; OLIVEIRA, Silvana Seabra;ALMEIDA, R. A.. Teoria democrática da poliarquia e sua aplicação ao cenário político brasileiro de transição democrática nos anos 80. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bernardo Jefferson de Oliveira

FREITAS, R. S.; Castelfranchi;OLIVEIRA, B. J.. O que é humano? Anotações sobre duas controvérsias. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Emanuel Sautchuk

SÁ, G. J. da S.; COELHO DE SOUZA, M.S.; GIUMBELLI, E.; ARANHA, J.;SAUTCHUK, C. E.. "Objetos intangíveis": ufologia, ciência e segredo. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.

Emerson Alessandro Giumbelli

GIUMBELLI, E.. Objetos intangíveis: ufologia, ciência e segredo. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Eduardo Viana Vargas

FREITAS, R. S.;VARGAS, Eduardo V.. Quando controvérsias se fecham. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Juri Castelfranchi

Freitas, R.S.; Oliveira, B.J.;Castelfranchi, Yurij. O que é um humano? Anotações sobre duas controvérsias. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Antonio Anderson Cancio Mota

NARRATIVAS ACERCA DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE HOMEM E CÃO NA FAMÍLIA MULTIESPÉCIE; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Numna Té

A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: identidade e política nas comunidades de Acarape e Redenção (Ceará); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Samara de Oliveira Marques

GERAÇÕES MARCADAS: AS RELAÇÕES AFETIVAS DE IDOSOS INTERNADOS COM HANSENÍASE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Rafael Antunes Almeida;

Matheus de Sousa Nobre

A RECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO ATRAVÉS DO ENCLAUSURAMENTO DO CORPO: A HANSENÍASE COMO CONSTRUTORA DE UM REFERENCIAL DE CIDADE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Rafael Antunes Almeida;

Bruno Cá

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PELA VIA DE ORALIDADE NA TRADIÇÃO DA ETNIA BALANTA DA GUINÉ-BISSAU; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Rafael Antunes Almeida;

Lucas Jaime Indi

A GUINÉ-BISSAU NO CENÁRIO ANTROPOCENO: O CASO DO PARQUE NACIONAL FLORESTAS DE CANTANHEZ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Rafael Antunes Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Guilherme José da Silva e Sá

Objetos Intangíveis: ufologia, ciência e segredo; ; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia - PPGAS/UnB) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme José da Silva e Sá;

RENAN SPRINGER DE FREITAS

O que é um humano? Anotações sobre duas controvérsias; 2010; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renan Springer de Freitas;

RENAN SPRINGER DE FREITAS

Tradições de Pesquisa, Competição entre Teorias e Progresso Científico; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciëncias Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renan Springer de Freitas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . Na varanda, o silêncio hanseníase, esquecimento e esgotamento narrativo na Colônia de Antônio Diogo. REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 63, p. 35-58, 2020.

  • ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . Notas para uma reflexão sobre as 'teorias da conspiração'. PONTO URBE , v. NSA, p. 1-8, 2018.

  • CASTRO, R. ; ALMEIDA, R. A. . Testemunho, evidência e risco: reflexões sobre o caso da fosfoetalonamina sintética. ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO , v. 42, p. 37-60, 2017.

  • ALMEIDA, R. A. . A recusa das paraciências. Revista Florestan - Graduação em Ciências Sociais UFSCAR , v. 2, p. 47-59, 2016.

  • ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . 'Gradientes de Resistência', 'Modos de existência' e as paraciências em Bruno Latour. Inter-Legere (UFRN) , v. 1, p. 21-34, 2016.

  • BATTAGLIA, D. ; ALMEIDA, R. A. . 'Otherwise Anthropology' Otherwise: The view from technology. Cultural Anthropology , v. 1, p. 1-3, 2014.

  • ALMEIDA, R. A. . Resenha: SAUTCHUK, João Miguel. A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 2012, 363 p.. Anuário Antropológico , v. I, p. 255-258, 2014.

  • ALMEIDA, R. A. ; SANTOS, P. A. . Resenha: Being Alive: Essays on Movement, Knowledge and Description. Anuário Antropológico , v. 2011, p. 253-256, 2013.

  • FROEHLICH, GRACIELA ; ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . No mesmo galho: antropologia de coletivos humanos e animais. Mana (UFRJ. Impresso) , v. 19, p. 597-599, 2013.

  • ALMEIDA, R. A. . Missionary Talk: (re)considerações acerca da polêmica do nascimento virgem. R@U : Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCAR , v. 3, p. 236-257, 2011.

  • ALMEIDA, R. A. ; COLLINS, HARRY M. . Uma conversa com Harry Collins. Revista Três [...] Pontos (UFMG) , v. 2008, p. X-XX, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, R. A. . Parecer sobre as disciplinas ministradas no curso de graduação em ciências sociais - UFMG. 2006.

ALMEIDA, R. A. . Coordenador e Debatedor da Mesa 'Art, Science and Technology' - Society for Social Studies of Science ( 4S/ESOCITE). 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . Introdução à Antropologia da Ciência. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, RAFAEL ANTUNES . Ayé: Revista de Antropologia. 2018. (Editoração/Periódico).

ALMEIDA, R. A. . Estagiário do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública. 2005 (Voluntário) .

ALMEIDA, R. A. . Programa de Iniciação à docência - Monitoria "Sociologia I". 2005 (Voluntário) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Políticas do contágio no interior do Ceará: hanseníase, corpo e envelhecimento, Descrição: Tendo em vista que no final dos anos 20 a política sanitária brasileira voltada ao combate e controle da hanseníase passou a dirigir os seus esforços no sentido da internação dos doentes, multiplicaram-se em todo o Brasil os denominados leprosários, instituições presentes no território nacional pelo menos desde do século XVIII. No estado do Ceará, destaca-se neste cenário o Leprosário da Canafístula- Redenção (CE), centro de internamento de portadores da hanseníase fundado em 1928. Para lá muitos indivíduos diagnosticados com a enfermidade foram levados compulsoriamente e lá ficaram em regime de isolamento até 1967 (Lima,2009), quando foram liberados por ocasião do advento da polioquimeoterapia, que cessava a transmissão da doença assim que iniciado o tratamento. Ocorre que vários dos ex-asilados hoje continuam habitando, juntamente com as suas famílias, as dependências do antigo leprosário, mesmo depois da conversão do asilo em ?Centro de Convivência. ? Tal qual uma série de estudos brasileiros que vem sendo realizados nos antigos leprosários, o presente projeto de pesquisa pretende realizar uma etnografia do referido centro, dando relevo às narrativas de internação e de transformação corporal, à memória da reclusão, aos processos terapêuticos e às socialidades produzidas por ocasião das políticas de contágio colocadas em prática no início do século passado. Para tanto, a pesquisa que ora se propõe se valerá de fontes arquivísticas, de entrevistas e de imersões etnográficas no mencionado centro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Antunes Almeida - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Máquinas de fazer segredo: esboço de uma antropologia da ufologia, Descrição: O presente projeto consiste em um estudo etnográfico junto a um coletivo de ufólogos brasileiros. A etnografia acompanha os seus processos de construção de conhecimento, as relações destes pesquisadores com os seres extraterrestres e a luta pela desclassificação de documentos em posse do Estado. Os eixos mais significativos deste trabalho são a descrição dos processos de conhecimento forjados em relação a uma imagem particular de Ciência, a temática do segredo e o problema da desinformação. Argumenta-se que aquilo que define a ufologia, enquanto uma disposição de relações particular, é o fato de que para que ela perdure, o seu objeto, o seu tema principal, deve se manter nos confins da invisibilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Antunes Almeida - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    O estatuto do embrião extracorporal no Superior Trbinunal Federal Brasileiro - 2005-2008, Descrição: Parte da pesquisa de mestrado, o trabalho compreende uma análise dos documentos resultantes da controvérsia ocorrida no Superior Tribunal Federal Brasileiro em torno do uso de embriões preservados in vitro nas pesquisas envolvendo células-tronco embrionárias. Efetua-se a análise da controvérsia com o objetivo de compreender de que maneira a noção de humano ganhava forma naquele debate.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Antunes Almeida - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Entes inclassificáveis: Las Casas, Sepúlveda e o debate de Valladolid, Descrição: Projeto de Mestrado. O objetivo da pesquisa é descrever o debate quinhentista entre Ginés Sepúlveda e Bartolomé de Las Casas, com o objetivo de analisar de que forma ao debaterem o estatuto ontológico dos índios americanos, negociavam o sentido na noção de humano no ocidente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Antunes Almeida - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Robert Merton e a nova sociologia da ciência, Descrição: O projeto pretende analisar a posição do pensamento de Robert Merton na sociologia da ciência contemporânea. Diante de esforços da sociologia da ciência contemporância que anunciavam uma radical ruptura em relação à obra de Merton, empreendeu-se uma minuciosa investigação de seus estudos com vistas a averiguar a razoabilidade desta afirmação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Antunes Almeida - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Menção de relevância acadêmica na XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG, UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras. , Av. da Abolição, 3, Redenção, 62790000 - Redenção, CE - Brasil, Telefone: (085) 33326101

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2015

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado

2008 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Antroppologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Análise Sociológica

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modernidade e Mudança Social

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Egenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modernidade e Mudança Social

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modernidade e Mudança Social

  • 09/2008 - 12/2008

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Análise Sociológica

  • 09/2008 - 12/2008

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modernidade e Mudança Social

  • 09/2008 - 12/2008

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modernidade e Mudança Social

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências Sociais

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia I

2015 - 2017

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 03/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia I ; Sociologia II e Sociologia III - Cursos Técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Técnico em Informática

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Extensão Rural

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia I ; Sociologia II e Sociologia III - Cursos Técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Técnico em Informática

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e o mundo do trabalho

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia e Sociedade

2010 - 2010

Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Superior, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor Universitário - Fundação educacional Vale do Jequitinhonha e Mucuri

2017 - 2017

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2017 - 04/2017

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia urbana

2017 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto A - Teorias Antropológicas e Temáticas Contemporâneas

Atividades

  • 08/2019

    Direção e administração, Instituto de Humanidades, .,Cargo ou função, Coordenador Geral do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia.

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Instituto de Humanidades.

  • 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pessoal Docente, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente.

  • 07/2018 - 10/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia do corpo e da saúde, Teoria Antropológica I

  • 06/2017 - 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Instituto de Humanidades e Letras.

  • 09/2018 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Receptora e Escrutinadora para o processo eleitoral de escolha do vice-coordenador do Bacharelado em Antropologia.

  • 01/2018 - 06/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica I, Metodologia da Pesquisa Antropológica, Antropologia do corpo e da saúde

  • 01/2018 - 06/2018

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos das Ciências Humanas Aplicadas à Saúde

  • 05/2017 - 05/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades e Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2018 - 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Comissão de Estatuto para a elaboração das condições gerais para a confecção dos regimentos internos para os cursos de graduação do IHL.

  • 08/2017 - 01/2018

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades

  • 08/2017 - 01/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica I

  • 11/2017 - 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para a elaboração de minuta de resolução que dispõe sobre a normatização de afastamentos e licenças no âmbito do IHL.

  • 05/2017 - 08/2017

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades

  • 05/2017 - 08/2017

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica I

  • 06/2017 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para a elaboração do regimento interno do colegiado de antropologia.