PHILLIP LUIZ VIANA

Atualmente é Engenheiro de software pela IBM Brasil. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de computação, Arquitetura de Software e Qualidade de Software.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia Elétrica

2013 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador: Profa. Dra. Liria Matsumoto Sato

Mestrado em Engenharia Elétrica

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: USO DE COMPOSIÇÃO AUTOMÁTICA DE SERVIÇOS E SIMILARIDADE PARA ANÁLISE DE INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luis Risco Becerra
Palavras-chave: SOA; arquitetura de software; ciclo de vida de software; engenharia de software; orientação a serviços.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Computabilidade e Modelos de Computação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.

Graduação em Engenharia da Computação

2005 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO DINÂMICA NO ENSINO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Orientador: Prof. Dr. Jorge Kinoshita

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa

SATO, Liria Matsumoto;PEDRO CORRÊA; RADY, Jorge de Almeida; RODAMILANS, C.; LAINE, J.. Uma arquitetura de preservação a longo prazo de Big Data com gerenciamento de elasticidade em nuvem. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Usp.

Liria Matsumoto Sato

SATO, L. M.ALMEIDA JUNIOR, Jorge Rady de. Proposta de Arquitetura de preservação a longo prazo de dados não estruturados. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Marcos Antônio Simplicio Júnior

SATO, L. M.; ALMEIDA JR, J. R.;SIMPLICIO JR, M. A.. Uma arquitetura de preservação a longo prazo de dados não estruturados. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liria Matsumoto Sato

Uma arquitetura de preservação a longo prazo de Big Data com gerenciamento de elasticidade em nuvem; 2018; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Liria Matsumoto Sato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIANA, PHILLIP LUIZ . Applying Ontological Similarity to Automatic Service Composition to Generate Alternative Business Processes. In: 2012 Sixth Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse (SBCARS), 2012, Natal. 2012 Sixth Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse, 2012. p. 111.

  • VIANA, P. L. ; SATO, L. M. . Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo - ERAD, 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ibm Coorporation. , R. Eng. Francisco Pitta Brito, Santo Amaro, 04753080 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 29271208

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    IBM Research Brazil

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação no Laboratório de Software da IBM no departamento de garantia de qualidade para Gestão da Informação (IM). Trata-se de uma equipe internacional (parte dela situada em Toronto, no Canadá) que desenvolve soluções de hardware e software para grandes bancos de dados que contemplam tanto OLTP quanto Data warehousing.

  • 2007 - 2009

    Pirus Tecnologia

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação como engenheiro de software e gestor de equipe de desenvolvimento para criação de sistemas em mobilidade que correspondam aos padrões da OGC , para sistemas geográficos de informação (GIS). Principais atividades envolvem a geração de software para visualização e manipulação de mapas georreferenciados e utilização da linguagem GML para troca de informações. Paralelamente, atuando como consultor em processos de desenvolvimento de software e gestão de projetos, sendo responsável por documentar e padronizar sistemas, além da estruturação e contratação de equipe técnica especializada. Anteriormente, desempenhava o mesmo papel como desenvolvedor, porém o foco se mantinha nas áreas de fiscalização em tempo real e pesquisas de opinião com mobilidade.

  • 2006 - 2007

    Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação no núcleo de Telessaúde e Informática médica nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para meios eletrônicos interativos. Utilização de banco de dados, tecnologias de desenvolvimento web e linguagens orientadas a objeto para colaboração médica à distância e aplicações de automação hospitalar. Geração de aplicativos de bioestatística e certificação digital para a área da saúde. Elaboração de artigos acadêmicos.