Paulo Ricardo dos Santos Gonçalves

Possui Bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (2007). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Evangelical Latino Americana e Liderança Cristã. Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2015), atuou em 2017 e 2018 como professor contratado de Filosofia na rede Estadual de Ensino em Rondonópolis - MT. Buscando trilhar novos caminhos na educação e no ensino pela participação no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Cuiabá.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Mestrado em Educação Profissional Tecnológica - ProfEPT

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso
Título: Não Definido, Ano de Obtenção:
Orientador: Dra Sueli Correia Lemes Valezi
Coorientador: Não Definido.

Graduação em Filosofia

2012 - 2014

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Graduação em Teologia

2005 - 2007

Faculdade Teologica Sul Americana
Título: O Caráter Libertador da Missão Integral a Partir de uma Realidade Latino Americana
Orientador: Ênio Caldeira Pinto

Formação complementar

2018 - 2018

Programa Ensino Médio Inovador. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2018 - 2018

Programa Ensino Médio Inovador. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2018 - 2018

Jornada Pedagógica - A Escola dos meus sonhos - Moacir Gadotti. (Carga horária: 8h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.

2018 - 2018

Sem. do E.M: Da teoria e prática: A mediação simbólica do planej. escolar. (Carga horária: 16h). , Centro de Formação e Atualização dos Professores, CEFAPRO, Brasil.

2017 - 2017

Inclusão Escolar. (Carga horária: 50h). , Faculdade de Tecnologia do Ipê, FAIPE, Brasil.

2017 - 2017

Trabalhando a música na educação. (Carga horária: 50h). , Faculdade de Tecnologia do Ipê, FAIPE, Brasil.

2017 - 2017

Gênero e diversidade na escola. (Carga horária: 50h). , Faculdade de Tecnologia do Ipê, FAIPE, Brasil.

2017 - 2017

Pró-Escolas Formação continuada. (Carga horária: 9h). , Centro de Formação e Atualização dos Professores, CEFAPRO, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Filosofia e Humanidades V - as ciências humanas e sociais no ensino nos cur. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Ética: Reflexões sobre a conduta pautada na dignidade e cidadania. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.

Participação em eventos

I Seminário de Autoavaliação Local do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT. 2020. (Seminário).

II SELP - Simpósio sobre o Ensino de Língua Portuguesa: Literatura, ensino e tecnologias: leitores e leituras no século XXI XXI.Proficiência em língua portuguesa e letramento em leitura: o que dizem os índices oficiais no contexto brasileiro e regional. 2019. (Simpósio).

JEnPEx 2019 - Jornada de Ensino, Pesquisa, e Extensão.IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER AS CAPACIDADES DE LEITURA COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS. 2019. (Outra).

JENPEX - Os desafios da formação em nível de mestrado e doutorado pra regiões Centro Oeste e Norte. 2019. (Outra).

JENPEX - Trabalho e Educação na prática do Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019. (Outra).

Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: Integrando conhecimentos tecnológicos e sociais ? JENPEX 019. 2019. (Outra).

SEMIEDU - Seminário Educação 2019.Educação Matemática e BNCC: estreitando relações entre o desenvolvimento de competências e o letramento matemático. 2019. (Seminário).

XXII Semana de Letras - UFMT. 2019. (Outra).

Conpeduc - Congresso de Pesquisa em Educação da UFMT. 2018. (Congresso).

Conpeduc - Congresso de Pesquisa em Educação da UFMT. 2016. (Congresso).

Evento de Extensão - Filosofia e Humanidades V - UFMT. 2015. (Outra).

Conpeduc - Congresso de Pesquisa em Educação da UFMT. 2013. (Congresso).

Evento de Extensão Filosofia e Humanidades III - UFMT. 2013. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Sueli Correia Lemes Valezi

VALEZI, S. C. L.; Cox, Maria Inês Pagliarini; CINTRA, E. M. D.; CASTRO, P. G.; BORGES, F. G. B.. Implementação de uma Sequência Didática para desenvolver as capacidades de leitura com alunos do 2o. ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual de Rondonópolis. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProEPT) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Ema Marta Dunck Cintra

VALEZI, S. C. L.; Pagliarini Cox, Maria Inês;Dunck-Cintra. Implementação de uma sequência didática para desenvolver as capacidades de leitura com alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual do ensino médio de Rondonópolis. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional - Profept) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Foi orientado por

Sueli Correia Lemes Valezi

Sequência Didática sobre Leitura; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProEPT) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso,; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, P. R. S. ; VALEZI, S.C.L. . Proficiência em língua portuguesa e letramento em leitura: o que dizem os índices oficiais no contexto brasileiro e regional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TOMASI, Simone ; VALEZI, S.C.L. ; GONÇALVES, P. R. S. . Educação Matemática e BNCC: estreitando relações entre o desenvolvimento de competências e o letramento matemático. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, P. R. S. ; VALEZI, S.C.L. . IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER AS CAPACIDADES DE LEITURA COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CARTAS DO LEITOR: UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO LEITORA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, Descrição: Esta pesquisa filia-se à área de Ensino e trata da implementação de uma Sequência Didática como Produto Educacional, utilizando como base textos do gênero ?Cartas do Leitor?, com a finalidade de desenvolver as capacidades de leitura de estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual na cidade de Rondonópolis ? MT. Tem como subsídio teórico-metodológico para a construção de atividades para o desenvolvimento de capacidades de leitura a proposta de análise linguística de base bakhtiniana. Utiliza como método a pesquisa-ação, pois conta com a colaboração efetiva de todos os sujeitos envolvidos e enfoca uma abordagem qualitativa que propõe um envolvimento entre pesquisador e pesquisado, contemplando seu contexto e suas necessidades. Destacam-se, como instrumentos de pesquisa, inicialmente uma pesquisa bibliográfica e em seguida a própria Sequência Didática que será aplicada e validada. O referencial teórico focaliza inicialmente uma análise do Ensino Médio como formação integral para o mundo do trabalho com Frigotto, (2012); Kuenzer (2009); Saviani (2007); em seguida observa as avaliações SAEB e PISA que vislumbram a realidade com respeito à Proficiência em Língua Portuguesa e o letramento em leitura no Brasil, Centro Oeste e Estado de Mato Grosso com Brasil Inep PISA, (2015); Press Kit SAEB, (2017); propõe uma discussão sobre a importância da leitura no processo de autonomia do estudante com Bakhtin (2006, 2010); Freire (1989); Marcuschi (2008). Essa pesquisa relaciona-se diretamente a uma realidade já identificada há algum tempo em nosso país e contribuirá com os estudos sobre a formação leitora dos estudantes do ensino médio, pois pretende apresentar caminhos de mudança e ressignificação a partir de ações investigativas com um grupo focal de sujeitos da aprendizagem, mas que pode ser replicada, replantada, reproduzida para a geração de novos e maiores frutos para a melhoria da educação no país. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (34) . , Integrantes: Paulo Ricardo dos Santos Gonçalves - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Presbiteriana da Vila Aurora. , Avenida Sagrada Família, 748, Vila Aurora I, 78740032 - Rondonópolis, MT - Brasil, Telefone: (66) 34222568

Experiência profissional

2013 - Atual

Igreja Presbiteriana do Brasil

Vínculo: Ministro de Ordem Religiosa, Enquadramento Funcional: Pastor Auxiliar, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pastor Auxiliar com ênfase no ensino, na formação de liderança. Responsável pela comunidade do Jd. Europa.

2003 - 2007

Associação Cristã Evangélica Sul Americana

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Pastoral, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Seminário Teológico Sul Americano de Campo Grande - MS e Rondonópolis - MT, sustentados pela instituição mantenedora: Acesa: Associação Cristã Evangélica Sul Americana. Professor de Teologia Sistemática, Teologia Evangelical Latino Americana, Aconselhamento Pastoral e Antigo Testamento.

2008 - 2012

Projeto Com Cristo no Cerrado

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor e Diretor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Teologia Sistemática, Teologia Evangelical Latino Americana, Liderança Cristã. Aconselhamento Cristão. Diretor do Centro de Treinamento Ministerial Sul Americano

2018 - 2018

Escola Estadual Dom Wunibaldo Talleur

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Filosofia no E.M. Inovador

2017 - 2017

Escola Estadual Dom Wunibaldo Talleur

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Filosofia no E.M. Inovador