Laura Maria Barros Caparelli

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de São Paulo (2015) e mestrado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2019). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Promoção de Saúde

2017 - 2019

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções,Ano de Obtenção: 2019
Regina Helena Pires.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2015

Instituto Federal de São Paulo
Título: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, TIRINHAS E CHARGES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Orientador: Marina Telles Marques da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Fiscal de Vigilância Sanitária. (Carga horária: 110h). , JOBS CURSOS, BUZZERO, Brasil.

2018 - 2018

Gestão de Obras. (Carga horária: 95h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional Ltda, CEDEP, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação em Gestão e Fiscalização Municipal. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional Ltda, CEDEP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

AULA MAGNA: O QUE SERIA UMA NOVA NARRATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO SÉCULO XXI?. 2018. (Outra).

CONFERÊNCIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MOVIMENTO DE CIDADES E MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS NA AMÉRICA LATINA. 2018. (Outra).

PALESTRA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO AMBIENTE ACADÊMICO EM UM MUNDO SEM FRONTEIRAS. 2018. (Outra).

VI Conferência Regional Latinoamericana de Promoção de Saúde, III Congresso Brasileiro Interdisciplicar de Promoção de Saúde, III Seminário de Promoção de Saúde do Interior Paulista. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional de Envelhecimento Ativo: luta e resistência diante dos ataques dos direitos conquistados.. ENVELHECIMENTO E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2017. (Congresso).

"Princípios Ambientais - O novo Código Florestal". 2013. (Outra).

"Sustentabilidade nos meios rurais e urbano"."Sustentabilidade nos meios rurais e urbano". 2013. (Outra).

2º Encontro de Ensino de Ciências Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ISFP) - Campus Barretos.Palestras e Mesa-redonda. 2013. (Encontro).

2º Encontro de Ensino de Ciências Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ISFP) - Campus Barretos.Escolas como Espaços Educadores Sustentáveis, a Escola que temos e a Escola que queremos. 2013. (Encontro).

2º Encontro de Ensino de Ciências Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ISFP) - Campus Barretos.Estratégias Didáticas para o Ensino de Ecologia. 2013. (Outra).

I Simpósio de Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Barretos.I Simpósio de Biologia. 2013. (Simpósio).

O Fantástico Corpo Humano. 2013. (Exposição).

2ª Feria de Profissôes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Barretos. 2ª Feira de Profissões. 2012. (Feira).

I Encontro de Ensino de Ciências Naturais.No Rastro dos Bichos. 2012. (Oficina).

I Encontro de Ensino de Ciências Naturais.Ensinando Química por meio de quadrinhos. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emanuel Carlos Rodrigues

SILVA, M. T. M.; CUNHA, A. V.;RODRIGUES, E. C. ou E. C. Rodrigues. Uso de Histórias em quadrinhos, tirinhas e charges em materiais didáticos de Ciências Biológicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de São Paulo.

Glória Lúcia Alves Figueiredo

FIGUEIREDO, G. L. A.; PIRES, R. H.; MARTINS, C. H. G.. CONTAMINAÇÃO MICROBIANA EM HEMODIÁLISE E SUA ASSOCIAÇÃO AO RISCO DE INFECÇÕES: uma revisão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Carlos Henrique Gomes Martins

Martins, C.H.G.PIRES, R. H.; FIGUEIREDO, G. L. A.. Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções: uma revisão/atualização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Regina Helena Pires Gonçalves

Pires, R. H.; ORLANDI, C. B. C.; MANIGLIA, F. P.. Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções. 2019. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Regina Helena Pires Gonçalves

Pires, Regina HelenaMARTINS, C. H. G.; FIGUEIREDO, G. L. A.. Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções: uma revisão/atualização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Marina Telles Marques da Silva

Cunha, AV; Rodrigues, Emanuel;Telles, M.. Uso de histórias em quadrinhos, tirinhas e charges em materiais didáticos de ciências e biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Barretos.

Reginaldo dos Santos Pedroso

PIRES, R. H.; MANIGLIA, F. P.; ORLANDI, C. B. C.; BRUNHEROTTI, M. A. A.;PEDROSO, R. S.. Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções. 2019. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laura Maria Barros Caparelli

Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções: Uma revisão/atualização; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Anna Isabel Nassar Bautista

O uso de tiras e histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino e aprendizagem em ciências naturais; 2013; Iniciação Científica - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; Orientador: Anna Isabel Nassar Bautista;

Anna Isabel Nassar Bautista

O uso de tiras e histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino e aprendizagem em ciências naturais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; Orientador: Anna Isabel Nassar Bautista;

Regina Helena Pires Gonçalves

Contaminações microbianas em hemodiálise; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marina Telles Marques da Silva

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, TIRINHAS E CHARGES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Barretos; Orientador: Marina Telles Marques da Silva;

Laura Maria Barros Caparelli

Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções: Uma revisão/atualização; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAPARELLI, L. M. B. ; PIRES, R. H. . Contaminação microbiana em hemodiálise e sua associação ao risco de infecções. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZENDE, C. A. P. ; ANDRADE, G. ; CAPARELLI, L. M. B. . Incidência de Leptospirose no Brasil em 2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPARELLI, L. M. B. ; BAUTISTA, A. I. N. . O uso de tiras e histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino e aprendizagem em ciências naturais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAPARELLI, L. M. B. . Cinema Invertido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPARELLI, L. M. B. ; BAUTISTA, A. I. N. . O USO DE TIRAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPARELLI, L. M. B. ; BAUTISTA, A. I. N. . CONFECCIONANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANCO, R. R. ; CAPARELLI, L. M. B. ; SANTANA, A. F. K. . A importância de aulas experimentais no ensino-aprendizagem em ciências: primeiro a prática, depois a teoria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    PIBID, Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) objetiva, primordialmente, o incentivo à formação docente para os alunos de graduação. O Programa é de suma importância para os licenciandos que visam a carreira acadêmica, contribuindo de forma relevante para sua formação, por meio da vivência direta no cotidiano escolar, em contato e em busca de inovação dentro da sala de aula, melhorias no processo de ensino aprendizagem e na criação de novas metodologias de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Laura Maria Barros Caparelli - Coordenador / Alessandra Figueiredo Kikuda Santana - Integrante / Rodrigo Yamacami Camilo - Integrante.

  • 2013 - 2013

    O uso de tiras e histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino e aprendizagem em ciências naturais, Descrição: É notório que um dos grandes desafios da educação brasileira é capacitar o educando para o pleno exercício de sua cidadania, formando indivíduos capazes de acompanhar os progressos científicos e os avanços tecnológicos. Para atingir esse objetivo, a comunidade escolar deve revisar suas ações pedagógicas, reorganizar os conteúdos trabalhados e principalmente utilizar novas estratégias metodológicas de ensino onde o aluno não seja apenas receptor dos conhecimentos transmitidos pelos professores e pelos livros, mas sim protagonista de sua aprendizagem. Estas ações permitirão gerar conhecimentos e habilidades a fim de que o aluno seja capaz de compreender e interagir melhor com o mundo que o rodeia. Diante disso, a utilização de tiras e histórias em quadrinhos (HQ) pode ser considerada uma poderosa linguagem que permite contextualizar o conteúdo do ensino das ciências por meio de linguagem lúdica. O presente projeto visa produzir material didático baseado na utilização de tiras e HQ para a construção de conceitos em ciências naturais na série inicial do ensino fundamental II, com o intuito de dinamizar as aulas e motivar os alunos a participarem ativamente na construção do próprio conhecimento, bem como incrementar a prática pedagógica docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laura Maria Barros Caparelli - Integrante / Anna Isabel Nassar Bautista - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional